a freguesia onde vivo

Post on 13-Jul-2015

474 Views

Category:

Documents

7 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

RURALIDADE E URBANIDADERURALIDADE E URBANIDADEO lugar onde vivoO lugar onde vivo

MatosinhosFreguesia de Lavra

Lavra é uma freguesia portuguesa de concelho de Matosinhos, com 10,60Km2 de área e 9408 habitantes (2001). Densidade: 887,5hab/hm2. Foi elevada a vila em 1 de Julho em 2003.

A Vila de Lavra, situa-se no extremo norte do concelho de Matosinhos, no Distrito do Porto. Confronta com o concelho de Vila do Conde (a norte), a Freguesia de Perafita (a sul), o concelho da Maia (a nascente) e confina com o mar (a poente).

Tem uma área de 12 Km2 e é constituída por 8 lugares: Angeiras, Antela, Cabanelas, Avilhoso, Lavra, Paiço, Praia de Angeiras e Pampelido

Lavra é uma povoação antiquíssima, certamente anterior ao domínio Romano. Não há dados concretos relativos à data da sua formação, no entanto sabe-se que já existia no século XI e que nesta época teve grande importância.

Nesse século existia um complexo fabril romano de salga e transformação de pescado — onde actualmente ainda se pode visitar um monumento nacional constituído por 23 tanques cavados nos penedos da praia de Angeiras, que servia durante a época romana para a salga de peixe e preparação de garum

Lavra conjuga na perfeição a Terra e o Mar. Rodeada de casas rurais seculares e verdes campos que se estendem até ao mar. É uma zona essencialmente piscatória e agrícola os seus sectores de economia mais abrangentes são o primário e secundário embora actualmente esteja a ter um desenvolvimento muito patente noutras áreas.

Com uma costa extensa e praias magníficas, dispõe de estruturas privilegiadas, nomeadamente, o único Parque de Campismo do Concelho e um dos melhores do país.

Nos últimos anos, e por várias vezes, os autarcas da freguesia de Lavra chamaram a atenção para a falta de transportes que pudessem servir a população, sobretudo aqueles que residem em lugares mais distantes da freguesia.

A resolução do problema, passa por uma conjugação de esforços entre a empresa concessionária e Direcção Geral dos Transportes Terrestres no sentido de ir ao encontro às necessidades da freguesia.

Tem sido notória a alteração das características da

população tradicionalmente agrícola, piscatória e

migrante, durante o período estival, para um

progressivo incremento da população residente de

forma permanente

Nos finais do século passado as habilitações literárias nesta freguesia, correspondiam ao 4ºano de escolaridade. Nos nossos dias, foram largamente superadas alcançando já o nível secundário,

existindo até uma percentagem considerável de licenciados.

Lavra tem a sua História e Monumentos milenares dignos de serem visitados. Pode-se viver momentos de absoluto prazer, é um lugar onde lhe proporciona sensações únicas de tranquilidade, de romantismo, desfrutando do sol, praia, mar e dunas numa tela pintada todos os dias, usufruindo dos passadiços pela areia em passeio no final da tarde.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOSPrograma Formativo: Educação e Formação (Despacho Conjunto

230/2008)

Júlia Oliveira17 de Janeiro 2011

top related