a formação de professores e as novas tecnologias

Post on 06-Jun-2015

4.964 Views

Category:

Education

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Trabalho da disciplina EAD - CEDERJ/2011-2 Pólo: Angra dos Reis Alunos: Rubens Pinto Junior Neide Valente Moraes referências: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3363-professores-precisam-trabalhar-com-novas-tecnologias. http://www.cedu.ufal.br/projetos/internet/brasiliadef.htm Ilustrações: Caderno didático V.1 - da disciplina Informática Instrumental – CEDERJ 2010

TRANSCRIPT

A formação de professores e as novas tecnologias.

Apesar de reconhecermos que a sociedade esta cada vez mais tecnológica, ainda não existe uma conscientização da necessidade de incluir, e como incluir, nos currículos as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias.

Na chamada Sociedade da Informação, processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque e passam a exigir um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo.

O aumento exponencial da informação no ciberespaço levou a uma nova organização do trabalho onde é imprescindível a colaboração e o fazer interdisciplinar.

O papel do professor nesta nova realidade esta ligado a como ele interage com estas novas tecnologias, desenvolvendo atividades de interesse didático pedagógico no mundo virtual.

O Professor deve saber: Usar o ciberespaço e suas ferramentas para

desenvolver os ambientes de aprendizagem centrados nas atividades dos alunos, na interação social e no desenvolvimento do espírito colaborativo e autônomo do aluno.

• Conhecimento das novas tecnologias e da maneira de operá-las;

• Curiosidade para pesquisas para construção de conteúdos;

• Capacidade para provocar hipóteses e deduções para compreensão de conceitos;

• Capacidade de dialogar com o conhecimento sejam em grupo ou individualmente

• Capacidade de divulgar resultados e multiplicar descobertas.

O professor deve ser formado para ter:

Orientar os docentes sobre onde colher informações no ciberespaço e como tratá-las,ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por áreas de interesses.

o professor não pode ser colocada á margem do processo tecnológico, ele tem debater a apropriação destes recursos e das formas de gestão que possibilitam sua implantação no ambiente escola.

A incorporação das novas tecnologias como ferramentas básicas na escola é um elemento que pode contribuir para uma maior vinculação entre os contextos de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do âmbito escolar.

A escola tem o desafio de não apenas incorporar as novas tecnologias, mas também, de promover o desenvolvimento de reflexões sobre o conhecimento e o uso das novas tecnologias.

Cabe a instituições formar este profissional e para isso, não se sustenta apenas o saber usar as tecnologias, é necessário saber interagir com ela e criar espaços efetivamente educacionais, talvez seja este o grande desafio educacional deste início de século.

Alunos:

Neide Valente MoraesRubens Pinto Júnior

Pólo: Angra dos Reis

Referencias: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3363-professores-precisam-trabalhar-com-novas-tecnologias

.http://www.cedu.ufal.br/projetos/internet/brasiliadef.htm

Ilustrações: Caderno didático V.1 - da disciplina Informática Instrumental – CEDERJ 2010

top related