a escola na perspectiva da educ inclusiva

Post on 08-Jul-2015

817 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Funcionários da escola

Profissionais do ensino

Indivíduos

Unidade escolar

• Escola pública brasileira vive um momento de perda de identidade cultural e pedagógica convencional e a construção de outro referencial identitário.

• Ampliação desordenada de suas tarefas, é instada a assumir resposabilidades e compromissos educacionais bem mais amplos do que a tradição da escola pública sempre o fez.

• Delineia uma realidade em que as necessidades sociointegradoras assumem uma posição primordial no cotidiano escolar;

Ideário da democracia racial contaminando também outras relações.....Concepção de líderes brasileiros, mesmo no mercado de trabalho de multinacionais, barraram ações : “se há problema, é social”.... Coincidências... Falsa idéia de que “outros” não são bons, apenas “nós”..... Mérito é essencial! – Ele paira acima do nosso tempo e lugar... Importante é a diversidade de idéias..... Ações Afirmativas: Se não há problemas, não há busca de solução. Fases: “nem pensar!”; “nem falar”; “fazer e não falar”; “fazer e falar”; .....

Marcadores IdentitáriosDinâmicos, complexos...

TEMPERAMENTO

FAMÍLIA

MORADIA

ESTILO DE VIDALINGUA

BAIRRO

CLASSE SOCIAL

CONDIÇÃO FÍSICA

RENDA

ESTILO DE TRABALHOETNIA

HABITO PESSOAL

HOBBIES

NACIONALIDADE

PADRÃO MENTAL

CRENÇAS E VALORES

OPÇÃO POLÍTICA

ATITUDES

EDUCAÇÃO

RELIGIÃO/FÉ

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

IDADE

SAÚDE

CIDADE ONDE MORA

APARÊNCIA

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ORIENTAÇÃO SEXUAL

RAÇA /COR DA PELE

GÊNERO

CULTURA

Diversidade

Constatar, reconhecer como

característica

Implica, não necessariamente,

em lidar com diferenças e semelhanças presentes na

organização escolar

Valorização da Diversidade

Promoção da Diversidade

Gestão da Diversidade

Cuidar da qualidade das relações –

respeito

Desenvolver interações entre

pessoas considerando a

diversidade

Considerar em tudo que se é

e que se faz

Explicitar apreço: valor que interage

com valores da organização; práticas que consideram diversidade.

Realizar ações afirmativas,

buscar e acolher a diversidade;

promover respeito formalmente (políticas ,

normas, etc.)

Inserir no modelo de

gestão e buscar adição de valores.

Valorização da Diversidade é uma abordagem positiva queinclui a negação das práticas de discriminação, mas vai além de uma mera abordagem no P.P.P;

Diversidade não é tema que trata de minorias, mas daqualidade das relações entre todos.

Foco na qualidade das relações produz soluções comengajamento de todos, não apenas das minorias.

Da imposição para a necessidade - o desejo de ter maiorDiversidade por crença em seu valor e suas potencialidades;

NESSA ABORDAGEM ......QUAIS POSSIBILIDADES NO ESTABELECIMENTO DE AÇÕES CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO ??

NESSA ABORDAGEM ......QUAIS POSSIBILIDADES NO ESTABELECIMENTO DE AÇÕES CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO ??

NESSA ABORDAGEM ......QUAIS POSSIBILIDADES NO ESTABELECIMENTO DE AÇÕES CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO ??

NESSA ABORDAGEM ......QUAIS POSSIBILIDADES NO ESTABELECIMENTO DE AÇÕES CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO ??

Co-Existência

Com-Vivência

Co-Operação

Comum-Unidade

Jogos Cooperativos

Aprendizagem Cooperativa

Diálogo

Danças Circulares

Atitudes

Comportamentos

Relacionamentos colaborativos

Ambientes colaborativos

Ensinagem cooperativa

Focalização na cooperação

PROJETO – apoia-se no verbo “projetar” que entre outros, tem o significado de estender, prolongar

continuar, espichar. PROJETOS é, pois, ação continuada, sem final em si mesma e, possivelmente, provocadora de nossas ações.....Todo PROJETO inclui o novo, o diferente, o possuído, em seu íntimo, por um lado, certa dose

de crítica ao presente. Por outro, certa dose de utopia a ser alcançada (....)

PROJETO requer dois sentimentos: PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA .....

(RONCA, 2001)

SINTETIZANDO ....A DEFESA É A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO ECO-POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PEPP).

NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ...EXIGE POSTURA COLETIVA ......

TRANSVERSAL: Articular no projeto as metas, objetivos, ações que perpassam o segmento, a escola e cheguem a comunidade e que a avaliação seja para articular mudanças durante sua realização, sua efetividade, tendo sempre os marcadores identitários da instituição, da rede pública como foco central. INTERDISCIPLINAR : Entendo-a como estratégia de ação docente e pedagógica na articulação dos conteúdos e “não se trata de propor eliminação de disciplinas, mas sim, da criação de movimentos que propiciem o estabelecimento de relações entre as mesmas, a ação num trabalho cooperativo e reflexivo, é (re) descoberta e construção coletiva de conhecimentos...” (Fazenda,1996) CONTEXTUALIZADO: Articular ações envolvendo acontecimentos atuais no país e no mundo,no município, na comunidade, contextualizando as temáticas a partir da referência dos sujeitos da escola – do HOJE – com a “educação do olhar” para o AMANHÃ.Significa projetar a escola para os próximos dez anos e não para uma gestão.

SOCIOINTERACIONISTA: Criar situações-problema, espaços para que surjam situações-problemas que estimulem a inteligência e criatividade em apoio à aprendizagem significativa, que articulem a prática pedagógica à prática social.

INTERTRANSCULTURAL: Organizado em eixos, sendo que o primeiro está relacionado a uma reflexão permanentemente crítica e atualizada sobre a própria relação com o Estado, educação escolar e democracia. Retomar a reflexão sobre as suas experiências, alunos, pais professores, funcionários, direção e toda comunidade escolar, superando suas práticas. O segundo eixo está relacionado a continuidade dos projetos.Discutindo esses eixos, estaremos priorizando o sujeito social, uma vez que todos os envolvidos no processo educacional possuem histórias identitárias diferenciadas.

EXIGE REORGANIZAÇÃO DE ETAPAS...POR PARTE DA GESTÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Construir o Projeto da Escola, perspectiva cidadã, desenvolvendo ações articuladas com os objetivos, diretrizes e metas dos planos de Governo do município, Nacional de Educação, Estadual de Educação e Municipal de Educação; Acompanhar - no sentido de caminhar junto - e assessorar à equipe na SE e nas Escolas, no processo de organização do trabalho pedagógico para o desenvolvimento das atividades relacionadas a este projeto junto às unidades educacionais da rede municipal de ensino;Atualizar a prática didático-pedagógica dos segmentos envolvidos no processo de formação, estimulando para que se assumam como sujeitos do processo educativo, aceitando os desafios da prática, aprimorando os seus conhecimentos e exercendo suas ações educacionais com ousadia e criatividade; Mobilizar a atenção, o prazer, a criatividade dos(as) participantes(as), respeitando seus saberes, incentivando os seus potenciais criativos e expressivos e desenvolvendo suas capacidades de expressão, que muitas vezes se encontram desprezadas em razão de intensos e históricos processos de educação, formal e informal, que apenas dão atenção à formação individualizante e cognitivista do sujeito.

EXIGE A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES COMO .....

Assessoria para definição das diretrizes e princípios da Política Educacional de acordo com os eixos da política de governo: desenvolvimento sustentável, democracia e inclusão social; Criação e/ou atualização do Sistema Municipal de Ensino, tendo em vista as mudanças conjunturais de Educação; Atualização do Plano Municipal de Educação e acompanhamento da execução e avaliação. Educação continuada para organização e atualização dos Projetos Eco-Político-Pedagógicos (PEPP) de acordo com diretrizes e princípios da política educacional da SE aos gestores da unidade educacional;Fortalecimento da gestão democrática (educação para e pela cidadania): formação inicial e educação continuada aos representantes dos diferentes segmentos dos Conselhos de Gestão;

EXIGE A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES COMO .....

Fortalecimento do Protagonismo Infanto-Juvenil: exercício da cidadania desde a infância e criar condições para a participação ativa e criativa das crianças, adolescentes e jovens na elaboração do PEPP na perspectiva do Estatuto da Criança e do Adolescente e da cultura da paz e da sustentabilidade; Avaliação institucional Formativa, Dialógica e Continuada. Formação com funcionários de apoio. Formação de professores(as) sobre elaboração da proposta pedagógica da escola e oficinas artísticas continuadas sobre diferentes linguagens aplicadas aos processos educacionais;Garantir a assessoria para atualizar os instrumentais de avaliação, para formação de Grupos de Trabalho de Avaliação(GTA), para sistematização de dados e geração de relatórios reflexivo-propositivos anuais; Realização de oficinas artístico-culturais, fortalecendo o uso de múltiplas linguagens nos processos pedagógicos, sobre o Projeto Eco-Político-Pedagógico relacionado às seguintes temáticas: Estatuto da Criança e do Adolescente, Educação em Direitos Humanos, Diversidade Étnico-Racial, Registro e Sistematização (RS), Educação para o Trânsito, Educação Socioambiental, Literatura Infantil, Canais de Comunicação (para os representantes dos Conselhos de Gestão Compartilhada), Informática e Educação a Distância.

top related