a conquista de canaã lição 12

Post on 11-Feb-2017

163 Views

Category:

Spiritual

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CANAÃA conquista de

Livros de Josué, Juízes e Rute

Altos e baixos na vida de um povoJuízes 21.25

Nestes três últimos capítulos nós vamos ver o desenrolar de uma história macabra envolvendo um levita e sua mulher, dando origem a uma guerra e ao quase extermínio de uma das tribos de Israel.

O mal superando o bem ( Jz 19.1-14)

Essa é uma história das mais tristes deste tempo turbulento do povo de Deus. Note no verso 1 que falta de uma liderança levou o povo a um descontrole de ações. Cada uma agia como bem queria, não importando as consequências. Em Israel o mal superava o bem.

Uma história terrível ( Jz 19.15-30)

Parece mais uma crônica policial dos jornais escandalosos. Esse fato mostra o quanto aquela terra estava contaminada pelo pecado.

Uma história terrível ( Jz 19.15-30)

Os homens daquela cidade agiram da mesma forma que o povo de Sodoma quando queriam possuir os anjos, hóspedes de Ló.Para satisfazer suas perversões violentaram até a morte a pobre mulher do levita.

Uma história terrível ( Jz 19.15-30)

O lugar deveria ser perigoso, por isso o receio do pai da mulher em deixá-los ir embora. Até mesmo o levita não queria posar em cidade que não fosse de Israel e o senhor que o abrigou demonstrou temor em deixá-los na praça.

Uma história terrível ( Jz 19.15-30)Nada porém evitou a

tragédia. A atitude do levita diante da tragédia foi também um tanto absurda e incompreensível, mas que na época iria marcar profundamente a pecaminosidade do povo de Gibeá. Todos ficaram espantados diante do fato.

Uma história terrível ( Jz 19.15-30)

Isso irá desencadear uma brutal vingança.O pecado é sempre assim. Não tem limites em sua expressão. Pode começar com pequenos atos, mas se tolerado, torna-se avassalador logo.

O preço do desatino ( Jz 20.1-10)

As tribos todas se uniram e pelejaram contra a tribo de Benjamim.Esta história comprova que, dados os primeiros passos na maldade fica difícil voltar atrás, e com isto, o mal se acumula e as consequências tornam-se cada vez mais trágicas.

O preço do desatino ( Jz 20.1-10)

Algumas Lições: 1.A recusa em disciplinar jovens trouxe a sodomia, motivo de destruição de Sodoma. 2.A posição defensiva quando se trata de iniquidade, em vez de enfrentá-la com arrependimento. 

O preço do desatino ( Jz 20.1-10)Às vezes, podemos indagar-nos intimamente por que histórias como esta foram registradas na Bíblia? Na verdade, o Senhor queria que, apesar da crueza do texto, nós aprendêssemos de forma dramática, mas clara e profunda, sobre as consequências da malignidade do pecado quando se instala no coração do homem.

O difícil recomeço ( Jz 21.1-25)Depois de uma queda moral e espiritual, o recomeço é sempre muito difícil.Praticamente a tribo de Benjamim havia desaparecido, com exceção de 600 homens que escaparam. As demais tribos ficaram muito transtornadas e buscaram resolver o problema. Vão mais uma vez agir de forma incompreensível, matando toda uma cidade e poupando só as virgens e depois sequestrando outras jovens para dar continuidade a tribo de Benjamim.

O difícil recomeço ( Jz 21.1-25)O autor faz questão de repetir no final deste capítulo:

“Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.”Juízes 21:25

Essa ênfase dada pelo autor comprova que tais atos não eram aprováveis.

CONCLUSÃO

Recomeços são sempre difíceis. Se o crente se afasta do Senhor, a volta ao seu redil é sempre problemática. Daí ser muito melhor não pecar, não se deixar levar pelo mal, de forma que não haja necessidade de recomeços, pois a nossa vida será sempre vivida estável e equilibrada na presença de Deus.

PROMESSA DE CONQUISTA

ALTOS E BAIXOS NA VIDA DE UM POVO

Lembrar sempre que todo pecado tem um

preço.

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO

Prof. Mariângela Domeniche Perdomo

top related