a arte na pré história

Post on 05-Jun-2015

39.860 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

marinenha mala

TRANSCRIPT

A Arte na Pré-História.(Pré= antes; História= escrita)

“Por não saber ainda se expressar através de signos escritos, o homem pré-histórico deixou a sua marca registrada em pedras, nas paredes das cavernas, em objetos utilitários, armas, adornos ritualísticos, etc.”

A Pré-História é um dos períodos mais fascinantes da história humana. Devido à sua longa duração, os historiadores a dividiram em períodos. Se tomarmos como base o desenvolvimento técnico, podemos considerar os seguintes períodos:

* PALEOLÍTICO (ou “Idade da Pedra Lascada”);* NEOLÍTICO (ou “Idade da Pedra Polida”);* IDADE DOS METAIS.

Como, porém, ela (a Pré-História) é anterior ao desenvolvimento da escrita, não temos nenhum documento ou relato escrito desse período: tudo o que sabemos sobre nossos ancestrais pré-históricos é resultado de pesquisas de antropólogos e historiadores. Eles reconstituíram a cultura humana pré-histórica com base nos objetos encontrados em várias regiões do mundo e nas pinturas e gravações no interior de muitas cavernas na Europa, no norte da África, na Ásia e no continente americano.

A Arte no Paleolítico.(do surgimento do ser humano até cerca de 12 mil anos atrás)

• Período também chamado de “Idade da Pedra Lascada” porque as armas e os instrumentos de pedra produzidos pelos grupos humanos eram lascados para adquirir bordas cortantes.

• São do Paleolítico as primeiras manifestações artísticas de que se tem registro: Chauvet e Lascaux (França) e Altamira (Espanha).

• Os traços eram em geral muito simples e não havia uma preocupação estética (ou seja, com a beleza), havia sim uma preocupação ritualística.

• As primeiras formas de registro foram as chamadas Mãos em Negativo. Somente muito tempo depois de dominar essa técnica é que o homem passou a representar animais.

A Idade da Pedra Lascada.Os objetos utilitários do homem primitivo.

Os objetos utilitários do homem primitivo II.

Sala dos Touros – Lascaux (França)

Sala dos Touros II – Lascaux (França)

A técnica das Mãos em Negativo.

Para fazer pinturas como essa, primeiramente o artista da Paleolítico obtinha um pó colorido a partir da trituração de rochas. Depois, por um canudo, soprava esse pó sobre a mão encostada na parede da caverna: a área em volta da mão ficava colorida; a parte coberta, não. Assim, ele obtinha a silhueta de uma mão, como no negativo de uma fotografia.

Desenhos e Pinturas do Paleolítico.

A principal característica dos desenhos e pinturas do período é o NATURALISMO, ele reproduzia a natureza tal qual sua visão captava.

Que razões levaram o ser humano pré-histórico a fazer essas pinturas em locais de difícil acesso?

Uma das explicações mais frequentes é que seriam obras de caçadores, como parte de rituais de magia.

Os animais eram representados com traços fortes expressando uma ideia de vigor, representando os animais que temia, ou os grandes animais que caçava como o Bisão.

A Matéria-Prima para os Pigmentos.

Em pinturas como essa, o ser humano das cavernas utilizava óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura dos animais caçados. Como pincel, ele utilizava inicialmente o dedo, mas há indícios também do emprego de pinceis feitos com penas e pelos.

A Escultura no Paleolítico.

O artista do Paleolítico também fazia esculturas. Nelas, nota-se o predomínio das figuras femininas e a ausência de figuras masculinas. Entre esses trabalhos, destaca-se a Vênus de Willendorf, encontrada em 1908, perto de Willendorf, na Áustria, datada de 24 mil anos atrás.

Vênus de Willendorf: a cabeça sem diferenciação evidente em relação ao corpo, os seios volumosos, o ventre saliente e grandes nádegas. Culto à Fertilidade.

A Arte no Neolítico.(de 12 mil até 6 mil anos atrás)

• Período também chamado de “Idade da Pedra Polida” porque nele se desenvolveu a técnica de produzir armas e instrumentos com pedras polidas por atrito, que as tornava mais afiadas.

• REVOLUÇÃO NEOLÍTICA: início da agricultura e da domesticação de animais, o que permitiu aos homem a substituição da vida nômade, errante, por uma vida mais estável.

Revolução NeolíticaTransformação profunda na história humana.

• Com a fixação de grupos humanos, houve um rápido aumento populacional e o desenvolvimento dos primeiros núcleos familiares, além da divisão do trabalho nas comunidades.

• Criam-se técnicas como as da tecelagem e da cerâmica.

• Construção das primeiras moradias.• Como ele já havia conseguido produzir o fogo por

atrito (e “dominá-lo”), pôde, com o tempo, derreter e trabalhar metais.

• A Arte no Neolítico refletiu todas essas conquistas técnicas. “O poder de observação e os aguçados sentidos do caçador-coletor do Paleolítico deram lugar a atividade mental e reflexiva do camponês do Neolítico”.

• O estilo naturalista é substituído por um estilo mais simples e geométrico, com sinais e figuras que mais sugerem do que representam os seres. Eis, aí, a primeira grande transformação na história da arte!

Pinturas do Neolítico: figuras com poucos traços e poucas cores. As formas são apenas sugeridas.

Pinturas do Neolítico – Argélia.

Pinturas do Neolítico – Argélia II.

As mudanças no novo estilo.

• Não foram, porém, apenas as características das formas representadas que sofreram mudanças. Os temas também mudaram: o ser humano passou a ser representado em suas atividades cotidianas e coletivas.

• NOVO DESAFIO: sugerir movimento por meio da imagem fixa. Pinturas com cenas de danças coletivas, talvez ligadas ao trabalho de plantio e colheita, evidenciam que o artista de Neolítico venceu esse desafio de forma eficiente.

• Preocupação com o movimento figuras cada vez mais leves, ágeis, pequenas e com poucas cores traços e linhas muito simples ESCRITA PICTOGRÁFICA: onde os seres e as ideias são representados por meio de desenhos.

A arquitetura no Neolítico.

• MONUMENTOS MEGALÍTICOS: Monumentos feitos com grandes pedras; pedra monumental dos tempos pré-históricos; do grego mega= grande + lithos= pedra.

• A grandeza e a dificuldade em se criar tais obras pressupõem a utilização de mão de obra abundante e a estruturação da sociedade.

• O que levaria o homem a carregar por quilômetros blocos de pedras, organizá-los em fileiras, círculos ou erguê-los na forma de gigantescas mesas?

• A resposta a essa pergunta é que o homem deve ter sido motivado pela religião.

Os Monumentos Megalíticos.MENIR (es): men= pedra; hir= compridas. Grandes blocos fincados no

chão.

Os Monumentos Megalíticos.DÓLMENS: dol= mesa; men= pedra. Dois ou mais menires fincados

verticalmente no chão, sobre os quais repousa, horizontalmente uma terceira pedra.

Os Monumentos Megalíticos.CROMLECHS: menires dispostos em círculos, normalmente em torno

de um ou mais dolmens.

Cromlech de Stonehenge.

É importante lembrar que essas obras se espalharam por toda a Europa Ocidental, embora os exemplares mais importantes se encontrem na Grã-Bretanha, na França e na Espanha. Não é sem motivo que o símbolo desse período é o famoso Cromlech de Stonehenge, na Grã-Bretanha. Sabe-se que essa obra, verdadeiramente arquitetônica, foi levantada em honra ao SOL porque sua estrutura inferior está orientada de maneira que coincide com o nascer do astro no dia mais longo do ano.

A Arte no Idade dos Metais.(de 6 mil anos atrás até o desenvolvimento da escrita)

• No final do Neolítico, surge a Metalurgia, que deu origem a maior estruturação social e econômica e culminou com o aparecimento das civilizações e da escrita.

• Na Idade dos Metais, o ser humano já havia dominado a produção do fogo. Com isso, o artista pôde começar a trabalhar o metal.

• Técnica da forma de barro.• Técnica da cera perdida.• Esculturas de metal: representações de guerreiros e de

mulheres, são ricas em detalhes e servem de documento dos costumes do período.

Escultura Neolítica (guerreiro).

As técnicas usadas nas primeiras esculturas de metal.

Técnica da forma de barro.

O primeiro passo era fazer uma forma com o barro, dentro do qual era despejado o metal já derretido em um forno. Depois do esfriamento do metal, a forma de barro era quebrada, obtendo-se, então, uma escultura com o formato anteriormente dado ao barro.

Técnica da cera perdida.

Nessa técnica, começa-se com a construção de um modelo em cera que era, depois, revestido de barro aquecido, tendo-se um cuidado de deixar nele um orifício. Com o calor do barro, a cera derretia e escorria pelo orifício, obtendo-se, assim, um objeto oco. Depois, por esse mesmo orifício, preenchia o objeto com metal fundido. Quando este esfriava e endurecia, quebrava-se o molde de barro: dentro dele encontrava-se a escultura em metal, igual à que o artista havia moldado em cera.

Técnica da Cera Perdida.

P.S.:

Aula preparada a partir do livro “História da Arte”, de “Graça Proença”. Editora Ática. Páginas 09 à 13.

Professor: Emerson Simões.

Fevereiro de 2011.

top related