6_atitudes facilitadoras

Post on 09-Jul-2016

225 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Atitudes Facilitadoras ACP

TRANSCRIPT

Tendência Atualizante ou Realizadora:“(...) Uma tendência formativa direcional no universo, que

pode ser seguida e observada tanto no espaço estelar, como nos cristais, nos microorganismos, na vida orgânica, nos seres humanos. Esta tendência é uma tendência evolutiva, no sentido de maior complexidade, maior inter-relação. Na espécie humana ela desenvolve-se a partir de uma simples origem celular, até ao funcionamento orgânico complexo, até ao saber e sentir abaixo do nível da consciência, até um dar-se conta conscientemente do organismo e do mundo externo, até uma consciência transcendente da harmonia e da unidade do sistema cósmico, incluindo a humanidade” (ROGERS, 1959, p. 184,185)

“ Esta tendência é chamada de tendência atualizante quando aplicada ao desenvolvimento humano. É operativa, durante todo o tempo, para o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa, em sentidos que sirvam para a manutenção ou crescimento do organismo” (1959, p. 255, 256)

Albert Szent-Gyoergyi (1974) – Biólogo Ganhador do prêmio Nobel - Sintropia

Lancelot Whyte (1974) Historiador das ideias – Tendência mórfica

A tendência sempre atuante em direção a uma ordem crescente e a uma complexidade inter-relacionada, visível tanto no nível orgânico como no inorgânico. O universo está em constante construção e criação, assim como em deterioração. Este processo também é evidente no ser humano.

Hipótese central

As pessoas possuem dentro de si vastos recursos para a autocompreensão e para modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo.

Esses recursos

podem ser ativados

Por um clima de atitudes psicológicas facilitadoras

ATITUDES FACILITADORAS

Contato psicológico;Incongruência do Cliente;Congruência do terapeuta;Consideração positiva incondicional;Compreensão empática;Comunicação clara do terapeuta e a qualidade na criação das outras condições afim de que sejam percebidas e experienciadas pelo cliente.

“Duas pessoas estão em contato psicológico, a primeira chamaremos de cliente, está incongruente, vulnerável ou ansioso; a segunda chamaremos de terapeuta, está congruente ou integrado na relação; o terapeuta vivencia um cuidado incondicional positivo pelo cliente; o terapeuta vivencia uma compreensão empática dos quadros de referência interna do cliente e comunica-a ao cliente; a comunicação ao cliente da compreensão empática e do cuidado incondicional positivo é minimamente conseguida.” (Rogers, 1957)

Atitudes psicológicas facilitadoras

Congruência

Aceitação incondicional

Compreensão empática

CONGRUÊNCIACONGRUÊNCIA

CONGRUÊNCIA

Descobri que quanto mais conseguir ser genuíno na relação, mais útil esta será. Isso significa que devo estar consciente de meus próprios sentimentos, o mais que puder, ao invés de apresentar uma fachada externa de uma atitude, ao mesmo tempo em que mantenho uma outra atitude em nível mais profundo ou inconsciente.

CONGRUÊNCIA

Ser genuíno também envolve a disposição para ser e expressar, em minhas palavras e em meu comportamento, os vários sentimentos e atitudes que existem em mim. É somente desta maneira que o relacionamento pode ter realidade, e realidade parece ser profundamente importante como uma primeira condição.

CONGRUÊNCIA

Sentir

Agir Pensar

Correspondência entre o que está sendo vivido em nível profundo, o que está presente na consciência e o que está sendo expresso.

CONGRUÊNCIA

Sinônimo de:

AutenticidadeSinceridadeInteirezaTransparência

CONGRUÊNCIA

Quanto mais o terapeuta for ele mesmo na relação com o outro, quanto mais puder remover as barreiras profissionais ou pessoais, maior a probabilidade de que o cliente mude e cresça de um modo construtivo.

CONGRUÊNCIA

Transparência do terapeuta

Transparência do cliente

É somente ao apresentar a realidade genuína que está em mim, que a outra pessoa pode procurar pela realidade em si com êxito.

ATITUDES FACILITADORAS

ACEITAÇÃO INCONDICIONALACEITAÇÃO INCONDICIONAL

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL

Por aceitação, quero dizer uma consideração afetuosa pela pessoa como um ser de autovalia incondicional – de valor, independente de sua condição, de seu comportamento ou de seus sentimentos.

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL

Significa um respeito e apreço pelo ser como uma pessoa separada, um desejo de que ela possua seus próprios sentimentos à sua própria maneira.

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL

Significa uma aceitação de suas atitudes ou consideração pelas mesmas, independentemente de quão negativas ou positivas elas sejam, ou de quanto elas possam contradizer outras atitudes sustentadas no passado.

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL

Sinônimo de:

Interesse Consideração

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL

Quando o terapeuta está tendo uma atitude positiva, aceitadora, em relação ao que quer que o cliente seja ou vivencie naquele momento, a probabilidade de ocorrer um movimento terapêutico ou uma mudança aumenta.

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL

Essa aceitação de cada aspecto flutuante desta outra pessoa constitui para ela uma relação de afeição e segurança, e a segurança de ser querido e prezado como uma pessoa parece ser um elemento sumamente importante em uma relação de ajuda.

COMPREENSÃO EMPÁTICACOMPREENSÃO EMPÁTICA

COMPREENSÃO EMPÁTICA

A relação é significativa na medida em que sinto um desejo contínuo de compreender – uma empatia sensível com cada um dos sentimentos e comunicações do cliente como estes lhe parecem no momento.

COMPREENSÃO EMPÁTICA

A aceitação não significa muito até que esta envolva a compreensão. É somente à medida que compreendo os sentimentos e pensamentos que parecem tão terríveis para você, ou tão fracos, ou tão sentimentais, ou tão bizarros – é somente quando eu os vejo como você os vê , e os aceito com a você, que você se sente realmente livre para explorar todos os cantos recônditos e fendas assustadoras de sua experiência interior e frequentemente enterrada.

COMPREENSÃO EMPÁTICA

Essa liberdade constitui uma condição importante da relação. Aqui está implicada uma liberdade para explorara a si próprio tanto em níveis conscientes quanto inconscientes, o mais rápido que se puder embarcar nessa busca perigosa.

COMPREENSÃO EMPÁTICA

Há também uma liberdade completa de qualquer tipo de avaliação moral ou diagnóstica, já que todas estas avaliações são, a meu ver, sempre ameaçadoras.

COMPREENSÃO EMPÁTICA

O terapeuta capta com precisão os sentimentos e significados pessoais que o cliente está vivendo e comunica essa compreensão ao cliente.

DE QUE MODO ESTE CLIMA LEVADE QUE MODO ESTE CLIMA LEVAÀ MUDANÇA? À MUDANÇA?

De que modo este clima leva à mudança?

As pessoas quando são aceitas e consideradas, elas tendem a desenvolver uma atitude de maior consideração em relação a si mesmas

De que modo este clima leva à mudança?

Quando as pessoas são ouvidas de modo empático, isto lhes possibilita ouvir mais cuidadosamente o fluxo de suas experiências internas .

De que modo este clima leva à mudança?

À medida que uma pessoa compreende e considera o seu eu, este se torna mais congruente com suas próprias experiências.

A pessoa torna-se então mais verdadeira, mais genuína .

Estas condições se aplicam a qualquer situação na qual o objetivo seja o desenvolvimento da pessoa.

Clima

administrador e equipe

líder e grupo pais-fiIhos

relação terapeuta-paciente

Referências

ROGERS, C. Algumas hipóteses com relação à facilitação do crescimento pessoal. In: Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1961/1997, p. 35-44.

ROGERS, C. Os Fundamentos de uma abordagem centrada na pessoa. In: Um jeito de ser. São Paulo: EPU, 1983. p. 37-51.

top related