6 ano 3 trimestre exercicios rev provao

Post on 17-Jun-2015

40.553 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1) Leia as frases abaixo:

I) “Governo de poucos geralmente dos que eram donos das terras.”II) “Governo de um homem que assumia o poder pela força. Na maioria, freqüentemente era

apoiado pela aristocracia.”III) Sistema em que todos os cidadãos tomavam parte na elaboração das leis. Mulheres,

crianças e escravos não eram considerados cidadãos.”

A partir dos fragmentos anteriores assinale a alternativa CORRETA:

A) II e III correspondem respectivamente à Tirania e à Oligarquia.B) I e III correspondem respectivamente à Democracia e Monarquia.C) I e III correspondem respectivamente à Oligarquia e à Democracia.D) II e III correspondem respectivamente à Aristocracia e à Tirania.

2) Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes.

Coloque a letra E se referir a EspartaColoque a letra A se referir a Atenas

( ) Havia preocupação com o desenvolvimento físico e com o desenvolvimento intelectual: “ a mente sã em corpo são”.

( ) A Apela era a assembléia política da cidade e a Gerúsia era a assembléia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis.

( ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura e a escrita.( ) Os jovens freqüentavam a escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam participar

da Eclésia (assembléia política).

A seqüência correta é:

a) AAEEb) EAEAc) AEAEd) AEAA

3) Relacione os períodos históricos da Grécia Antiga da coluna da esquerda com as respectivas características localizadas na coluna da direita.

1. Período Pré-Homérico ( ) Desagregação das antigas comunidades rurais decorrentes do

crescimento populacional; surgimento das primeiras cidades-estados.

2. Período Homérico ( ) Tentativa de Alexandre da Macedônia em promover a fusão da/

cultura grega ocidental com a cultura oriental.3. Período Arcaico ( ) Ocupação do território grego pelos aqueus, que fundaram

Micenas.4. Período Clássico ( ) Guerra Médicas; “Governo de Péricles”, extraordinárias

realizações artísticas e culturais, guerra do Peloponeso.5. Período Helenístico ( ) Época da invasão dos dórios; a compreensão desse período

deve-se à análise da “Ilíada” e da “Odisséia”.

A numeração correta é:

a) 3 5 1 4 2b) 4 2 3 5 1c) 2 5 4 1 3d) 5 1 2 4 3

Atenas foi a grande rival de Esparta. Essa cidade-estado da região da Ática ficou célebre por dois aspectos: pela vida cultural e pelo regime político democrático.Do mesmo jeito que em outras cidades-estados gregas, Atenas foi, durante muito tempo, dominada pelos aristocratas proprietários de terras. Esses nobres eram chamados de eupátridas.SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 1999, p.141.

4) Sobre a evolução política de Atenas, marque a única alternativa INCORRETA:

a) O legislador Sólon extinguiu a escravidão por dívidas.b) Dracon estabeleceu leis mais brandas, acabando com a pena de morte.c) Psístrato promoveu a redistribuição de terras férteis e crédito agrícola aos camponeses.d) Clístenes permitiu a extensão dos direitos políticos a todos os cidadãos atenienses e criou a

Lei do Ostracismo.

5) A civilização grega e a romana deram origem à civilização ocidental da qual fazemos parte. Podemos afirmar que entre vários indícios dessa influência destaca-se:

I) O conceito de cidadania como se realizava na pólis grega.II) A concepção de Estado que vigorava na Grécia antiga.III) A influência da língua grega na formação do vocabulário português.IV) A influência da filosofia grega, principalmente Platão e Aristóteles até nossos dias.

Responda a questão utilizando o seguinte código:

A) Todas as alternativas estão corretas.B) As alternativas III e IV estão corretas.C) Nenhuma das alternativas está correta.D) Somente a alternativa I está correta.

6) Na Grécia Antiga, não havia distinção clara entre a filosofia e a ciência. Entretanto, um dos pensadores dedicou-se á Medicina procurando fazer registros com objetividade dos sintomas, deixando de lado práticas mágicas, sem fundamento científico.

Identifique, dentre as alternativas abaixo, o nome desse grego considerado o “Pai da Medicina”:

A) Heródoto.B) Tucides.C) Hipócrates.D) Homero.

7) No poema grego Odisséia, que narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem chega a um país habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como "homens sem leis", porque "não têm assembléias que julguem ou deliberem" e "cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com os outros".

(Homero, Odisséia. São Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 117).

Leia as afirmativas.

I. As cidades-estado gregas diferenciavam-se do país lendário pela existência do Estado organizado e de um sistema de leis para regular as relações sociais.

II. A cidade de Esparta era estruturada politicamente num modelo oligárquico e militarista, já Atenas, adotaria o modelo democrático.

III. A democracia grega era participativa, inclusive os escravos deveriam participar das assembléias para a deliberação das questões ligadas à cidade.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II.b) I e III.c) II e III.d) I, II e III.

8) Leia o trecho abaixo.

"Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada, da humanidade."

(A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977)

Sobre a religião praticada pelos Gregos antigos podemos considerar, EXCETO:

a) Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.b) A religião grega era antropomórfica.c) As cerimônias religiosas gregas proibiam os sacrifícios de animais e de seres humanos.d) Os gregos antigos colocaram o Estado acima da religião, valorizaram os ideais da

liberdade humana.

9) Levando em conta que:

os metecos eram os estrangeiros, que se dedicavam ao comércio em Atenas; os cidadãos de Atenas eram conhecidos como eupátridas e os de Esparta eram os

espartanos; os periecos eram homens livres que se dedicavam ao comércio e ao artesanato em

Esparta; Atenas possuía em torno de 200 mil escravos; os hilotas eram os servos em Esparta

Construa duas pirâmides: uma da sociedade ateniense uma da sociedade espartana

10) Ao longo dos tempos os gregos se notabilizaram pela grandeza de suas obras no campo cultural.

A partir da palavra-chave CULTURA, complete a cruzadinha de acordo com a legenda dada.

1. C

2. U

3. L

4. T

5. U

6. R

7. A

Legenda:

1. Importante filósofo grego que refletiu sobre os valores morais e o aprimoramento do caráter humano.2. Principal deus dos gregos, soberano do mundo, que reinava no Monte Olimpo.3. Gênero artístico, representado nas obras de grandes artistas como Fídias e Míron.4. Manifestação artística que surgiu na Grécia e teve representantes como Ésquilo, Sófocles e Aristófanes.5. Matemático grego que desenvolveu importantes princípios da Geometria.6. Templo localizado em Atenas, considerado o melhor exemplo da arquitetura grega.7. Ciência na qual se destacou Hipócrates, famoso pelo seu Juramento.

11) As cidades gregas antigas, apesar da proximidade cultural e geográfica, tinham uma grande rivalidade entre si que, volta e meia, resultavam em guerras, como a do Peloponeso, a mais famosa delas. Com base nisso:

a) CARACTERIZE a Guerra do Peloponeso.b) IDENTIFIQUE sua principal conseqüência para a cidade de Atenas.

12) Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental. A sociedade romana alcançou um desenvolvimento intelectual e artístico tão grande que até hoje as suas obras são admiradas em todo o mundo. Roma foi a cidade que atingiu maior concentração demográfica em toda a Antiguidade. No século III, a cidade contava com 1 milhão de habitantes.

Sobre Roma é INCORRETO afirmar:

a) Roma se localiza na Península Itálica, que ocupa uma posição de destaque no Mar Mediterrâneo.

b) Roma surgiu da fusão de sete pequenas aldeias de pastores fundadas pelos povos latinos e sabinos.

c) As casas tradicionais romanas possuíam um saguão central e arejado denominado átrio.d) Os romanos ofereciam a mesma educação aos meninos e às meninas.

13) Os romanos foram um povo extraordinário, pois conseguiram transformar uma aldeia

num império que regeu quase todo o mundo ocidental da época. A história de Roma divide-se em três períodos: Monárquico, Republicano e Imperial.

Durante o período monárquico, que se estendeu de 753 aC a 509 aC,

a) Roma foi governada por sete reis, sendo os três últimos de origem gaulesa.b) A autoridade do rei era subordinada ao Senado e à Assembléia Curiata.c) Os clientes eram os grandes proprietários de terras e detentores dos direitos políticos.d) A escravidão tornou-se a base principal da economia romana.

14)Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não

possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a

escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre

patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.

FARIA, Ricardo de Moura; ADHEMAR Marques; BERUTTI Flávio. História e Companhia- 5ª série. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998. 126 p.

Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da

a) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)b) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)c) Lei Canuléia (445 a.C)d) Lei Licínia (367 a.C)

15) Os irmãos Tibério e Caio Graco tentaram fazer uma série de reformas para amenizar os problemas sociais. Tibério foi assassinado e Caio pediu a um escravo para que o matasse, para que não caísse nas mãos de seus inimigos. Num discurso, Tibério falou assim: “As feras selvagens que rondam a Itália têm covas e cavernas onde dormir, enquanto os homens que vão à guerra e dão sua vida por Roma só possuem ar e fogo. Os soldados dão suas vidas na guerra para manter o luxo e a riqueza de outras pessoas, enquanto eles não possuem nem um pedacinho de terra própria.”

Os irmãos Graco

a) defenderam os camponeses contra a aristocracia;b) conseguiram acabar com a escravidão por dívida;c) foram os autores da Lei das Doze Tábuas;d) conseguiram realizar a reforma agrária em Roma.

16) Leia atentamente as afirmativas abaixo:

I – Júlio César transformou-se em ditador vitalício, promoveu reformas que favoreceram os patrícios e foi assassinado pelos plebeus.

II – A disputa pelo poder, entre os integrantes do Segundo Triunvirato, terminou com a vitória de Otávio Augusto.

III – No governo do imperador Constantino, foi promulgado o Edito de Milão, concedendo a liberdade de culto aos seguidores do Cristianismo.

ASSINALE:

a) Se II e III forem verdadeiras;b) Se I e II forem verdadeiras;c) Se I e III forem verdadeiras;d) Se I, II e III forem verdadeiras.

17) O texto a seguir servirá de base para a questão 06. Leia-o atentamente.

Escravos

A cada vitória dos romanos, aumentava o número de escravos. Eram trazidos a Roma como

prisioneiros e seu destino era trabalhar para os vencedores. (...) Trabalhavam a terra sob a

vigilância de um encarregado, escolhido por seu dono. (...) Nas cidades trabalhavam em

oficinas -- como artesãos --, no comércio e em tarefas domésticas. (...) Se em seu país de

origem tivessem recebido qualquer tipo de instrução, podiam ter melhor situação que os

demais escravos: trabalhavam para grandes famílias como gramáticos, arquitetos, cantores,

preceptores. (...) Todos tinham uma condição comum: eram considerados inferiores por

natureza, não importando o que fossem ou fizessem; não tinham direitos, podendo ser

castigados e condenados à morte por seus donos.

DREGUER Ricardo; TOLEDO, Eliete. História: Cotidiano e Mentalidades. São Paulo: Atual, 1996. p. 122

18) Sobre o escravismo no Império Romano é INCORRETO afirmar que:

a) As condições para alguém se tornar escravo eram múltiplas: por dívida (até 326 a.C) e através da guerra de conquista.

b) O escravo exercia as mais diversas funções: agricultor, artesão, carregador e até a função de professor.

c) Os senhores, para obter a submissão dos escravos, puniam brutalmente os desobedientes, gerando fugas e revoltas.

d) O gladiador grego Crasso comandou uma revolta de escravos, da qual participaram mais de cem mil pessoas.

19) Leia o trecho abaixo.

"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar."

(Bruna R. Cancele, História dinâmica antiga e medieval)

Leia as afirmativas abaixo.

I. Apenas os filhos de ricos têm uma boa instrução.II. A educação romana tinha como uma de suas metas o aprendizado da obediência.III. Um bom romano deveria saber manejar uma espada e cavalgar.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II.b) I e III.c) II e III.d) I, II e III.

20) Sobre a sociedade romana, analise as afirmativas abaixo.

I. Os Clientes eram aliados dos Patrícios, votando sempre segundo sua indicação.II. A alimentação dos pobres em Roma era à base de pão e queijo, ou comida quente,

comprada à tarde em nas barracas de rua.III. As mulheres desempenham papel importante na área econômica da sociedade

romana.IV. A toga era a mais importante peça do vestuário romano, podendo ser usada por todas

as classes sociais.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II.b) I, II e III.c) II, III e IV.d) I, II, III e IV.

21) "A partir de então, passou-se a eleger cônsules em número de dois, ao invés de um único rei, com o propósito de que, se um deles tivesse a intenção de agir mal, o outro, investido de igual autoridade, o coibisse."

(Flávio Eutrópio. Sumário da história romana, in Historiadores latinos, NOVAK, G., M e outros (orgs.), trad., São Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 259)

O trecho acima se refere ao período da história de Roma conhecido como:

a) Monarquia, onde o monarca exercia funções jurídicas, religiosas e militares.b) Alto Império, período inaugurado pela “Pax Romana” c) República, estabelecida pela aristocracia patrícia.d) Baixo Império, marcado pelo expansionismo dos bárbaros germânicos.

22) Leia as afirmativas abaixo.

I. A expansão de Roma durante a República, com o conseqüente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas.

II. Na Roma antiga, o escravo era considerado um animal de trabalho sobre o qual o senhor detinha o direito de vida e de morte.

III. cristianismo, após ter sido durante muito tempo combatido pelo Império Romano, tornou-se sua religião oficial no século IV.

IV. Entre anos 509 e 31 a.C. se situa a segunda fase da história política de Roma, a República, período em que os patrícios passaram a lutar pela igualdade de direitos com os plebeus.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II.b) I, II e III.

c) II, III e IV.d) I, II, III e IV.

23) Veja no quadro a seguir os principais componentes do governo na Antiga Roma.

FUNÇÕES PÚBLICAS EM ROMA

CARGO NÚMERO

CônsulesPretores

EdisQuestoresCensores

Tribunos da PlebeDitador

22282

101

Sobre as funções públicas é CORRETO afirmar:

I – Cônsules: responsáveis pelas funções jurídicas, militares e políticas, eleitos pela aristocracia romana para um mandato de um ano.II – Pretores: exerciam funções judiciárias, ocupavam-se da análise de processos entre os romanos.III – Questores: eram os responsáveis pelas finanças.IV – Edis: faziam o recenseamento dos cidadãos para saber com quem e com o quê se podia contar em caso de guerra.Assinale:

a) Se I – II – III e IV estiverem corretas.b) Se apenas II – III e IV estiverem corretas.c) Se apenas III e IV estiverem corretas.d) Se apenas I – II e III estiverem corretas.

top related