amor a serviÇo do equilÍbrio mental - … · representar um transtorno mental não é o bastante....

8
ANO 5 - BELO HORIZONTE - MG - MARÇO / ABRIL - 2006 - NÚMERO 19 Jornal do Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla www.gruposcheilla.org.br EXEMPLO DE BONDADE Página 4. AS BASES DO CONHECIMENTO Como preservar a pureza doutrinária do Espiritismo? Entenda melhor as especificidades da Doutrina e de sua codificação. Página 5. AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL Conheça mais sobre Irmã Scheilla e sua importância como uma das mentoras no Movimento da Fraternidade. ulto do Evangelho no Lar, passe, água fluidificada, preces, tarefas no bem e estudo podem ajudar no tratamento de pessoas com transtornos mentais e auxiliar a família a lidar melhor com a situação. Página 3.

Upload: hoangliem

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL - … · representar um transtorno mental não é o bastante. Os fatores biológicos, psicológicos e ... base no Espiritismo e o que dele foge

ANO 5 - BELO HORIZONTE - MG - MARÇO / ABRIL - 2006 - NÚMERO 19

Jornal do Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheillawww.gruposcheilla.org.br

EXEMPLO DEBONDADE

Página 4.

AS BASES DOCONHECIMENTO

Como preservar a pureza doutrinária

do Espiritismo? Entenda melhor

as especificidades da Doutrina

e de sua codificação.Página 5.

AMOR A SERVIÇODO EQUILÍBRIO MENTAL

Conheça mais sobre Irmã

Scheilla e sua importância

como uma das mentoras no

Movimento da Fraternidade.

ulto do Evangelho no

Lar, passe, água

fluidificada, preces,

tarefas no bem e estudo

podem ajudar no

tratamento de pessoas

com transtornos mentais

e auxiliar a família a lidar

melhor com a situação.

Página 3.

Page 2: AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL - … · representar um transtorno mental não é o bastante. Os fatores biológicos, psicológicos e ... base no Espiritismo e o que dele foge

Editorial

O Fraternista - 02

Princípios Fundamentais

da Doutrina Espírita

MEDIUNIDADE

Vera Mendes

Fraternista do Grupo Scheilla

COMPROMISSO

C a r a c t e r í s t i c a

extraordinária do Cristo,

a sol ic itude é uma

referência em seu

roteiro luminoso. No

Cristianismo nascente,

quando instado pelo

comandante da centúria,

age prontamente. Aos

reclamos do f i lho de

Timeu, na tr i lha de

Jericó, orienta: chamai-o.

A ávido maioral dos

publ icanos sobre um

sicômoro diz : desce,

Zaqueu, depressa.

Ao céptico, Tomé

lembra: sabeis o

caminho. E completa,

dizendo: sou eu caminho,

verdade e vida. Dezenas

de situações mostram o

Mestre atuando em

solícito compromisso

com o Pai. Ao longo dos

séculos, t imoneiro

seguro, está sempre

presente. Chamados

a co-construir com

Ele, é para isso neces-

sário que tenhamos

também compromisso.

Compromisso com a

tarefa que abraçamos em

Seu nome. Com a assi-

duidade que tranqüiliza,

com a pontualidade que

assegura. Compromisso

com o auto-aprimo-

ramento que nos torna

melhores a cada dia.

Expediente

Comitê Editorial - Antônio Carmo Rubatino,

Daltro Rigueira Vianna, Liziane Vasconcelos

Teixeira Lima e Walmor Barros de Camargos

Edição Janaina Barcelos - MTb/MG 6010

Reportagem - Flávia Vieira, Janaina Barcelos,

Marcelo Diniz Guerra, Vivian Teixeira

Ilustrações - Lucas Rodrigues Alves

Layout e Diagramação - Luís André A. Almeida

DISTRIBUIÇÃO GRATUITARua Aquiles Lobo, 52 - Floresta

CEP: 30150-160 Tel. (31) 3226-3911Belo Horizonte - MG

O FRATERNISTAPublicação bimestral do Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla

Mediunidade é umprincípio fundamental daDoutrina Espírita, assimdefinido por Allan Kardec

em o “O Livro dos Médiuns”,capítulo XIV, i tem 159:“Todo aquele que sente,num grau qualquer, a influênciados Espír itos é, por essefato, médium. Essa faculdadeé inerente ao homem, nãoconst itui , portanto, umprivilégio exclusivo. Por issomesmo, raras são as pessoasque dela não possuem algunsrudimentos. Pode, pois ,d izer-se que todos são,mais ou menos, médiuns”. Ostipos de Mediunidade maiscomuns são: a ps icofoniaatravés da fala, a psicografiaatravés da escrita e a deefeitos físicos, por meio dadoação de ectoplasma .

Foi pela Mediunidadeque a Doutrina Espír itasurgiu, para resgatar o homemda ignorância espir itual ,conduzindo-o à luz da evolução.A Mediunidade é a ponte deunião entre os dois planos da

vida que permite ao homemconhecer a sua realidade deespírito eterno. Conscientedessa realidade, ele poderáaprimorar-se e cumprir comresponsabilidade o exercíciodo seu mandato mediúnico.

A Mediunidade sempreexist iu desde que existe ohomem. Jesus Cristo foi omaior médium que a Terraconheceu, o médium deDeus, portador da eternamensagem de Amor aoscorações endurecidos.

Através da Mediunidade,compreendemos o objetivoda nossa permanência naTerra, a nossa visão torna-semais ampla e a sensibilidade,mais aguçada. É a oportunidadede entendermos quando a doré uma benção e o sofrimento,a chancela que nos permiteencontrar um oásis no desertoda vida. É a luz que surge naescuridão da ignorância ,despertando-nos para otrabalho com Jesus.

Fotolito - Times Editorial

Impressão - Multicromo

Tiragem - 2.000 exemplares

Page 3: AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL - … · representar um transtorno mental não é o bastante. Os fatores biológicos, psicológicos e ... base no Espiritismo e o que dele foge

O Fraternista - 03

TRANSTORNOS MENTAIS:PROVA DE VIDA E AMOR

Tratamento espiritual e conhecimento da Doutrina auxiliam

portadores de sofrimento mental e familiares

iferente, distante, estranho.Essas são algumas formasutilizadas para descrever ocomportamento daquelas

pessoas tidas como “fora dospadrões” ou o popular “louco”.Mas pensar que apenas umcomportamento diferente possarepresentar um transtorno mentalnão é o bastante. Os fatoresbiológicos, psicológicos eespirituais precisam serconsiderados em conjunto.

Como nos relata opsiquiatra e tarefeiro do GrupoScheilla, Watercides França Filho,os transtornos mentais seapresentam em duas grandesclasses. A das neuroses em que odistúrbio é percebido após algumevento específico, como odesencarne de alguém próximo oua perda do emprego. A depressãoe a síndrome do pânico se

encaixam no grupo das neuroses.A segunda, e menos comum, é adas psicoses, que sãomanifestações nas quais oindivíduo tem um comportamentoconsiderado bizarro; pode ouvirvozes e ter alucinações, masnão tem consciência de suasações. “Seja qual for o tipo detranstorno mental do paciente,ele tem a seu favor o principalinstrumento de auxílio: a família”,pondera França.

Lembrando que todapessoa está no lar que lheproporciona o ajuste adequado, oindivíduo tem condições deperceber, à luz da DoutrinaEspírita, os transtornos mentaisde forma interdisciplinar, mas comfortes raízes nas vidas pretéritas.Como nos orientou Bezerra deMenezes, ainda encarnado, em seulivro “A loucura sob novo prisma”,

a grande maioria dos casos detranstornos mentais éproveniente da vida espiritual etoda essa parcela é seguida dealguma manifestação obsessiva.Os casos restantes são fruto dediversos tipos de lesões cerebraise não apresentam ligações diretascom processos obsessivos.As Casas Espíritas oferecemtratamento desobsessivo demuita valia.

Nessas condições, éfundamental a intervenção dafamíl ia no tratamento dodoente, incentivando-o aprocurar o tratamento espiritual.O culto do Evangelho no lar,o passe, a água fluidif icada,as tarefas no bem e o estudosão alguns dos recursosque podem ser uti l izadosconcomitantemente aosmétodos terapêuticos. “Apesardo medicamento não ser capazde curar, ele ajuda no controledas crises agudas e alivia osmales trazidos pelostranstornos”, explica França.Segundo ele, apesar do avançodos processos cl ínicos emedicamentosos, ainda épreciso buscar auxílio baseadona aprendizagem e convivênciaentre os indivíduos. O diálogosaudável, o contato carinhoso, osorriso franco, o olhar fraterno,uma prece são formas simplesque ajudam na compreensão doser “diferente” e que constroemuma saúde mental maisequilibrada e feliz para todos.

Page 4: AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL - … · representar um transtorno mental não é o bastante. Os fatores biológicos, psicológicos e ... base no Espiritismo e o que dele foge

O Fraternista - 04

AS VIDAS DE SCHEILLA

lemanha. Segunda GuerraMundial. Uma dedicadaenfermeira se esmeranos cuidados com os

feridos. Sua simplicidade emeiguice ajudam na tarefa, aqual se dedica inteiramente,esquecendo-se até de simesma. Pele clara, cabelolouro, olhos azuis-esverdeados, com um brilhointenso que reflete a grandezade seu Espírito. Mas erachegado o momento. Emconseqüência de um ataqueaéreo, ela desencarna, aos 28anos, na cidade de Hamburgo.Foi “o mais violento de todo oconflito, realizado nos meses dejulho e agosto de 1943, duranteo qual foi destruída maisda metade das edificações”,conforme a Enciclopédia Mirador.A enfermeira era a nossa queridaIrmã Scheilla, mentora do Grupoda Fraternidade Irmã Scheilla,em uma de suas encarnações,segundo informações do médiumPeixotinho, transmitida aChico Xavier.

Há notícia apenas de duasencarnações de Scheilla, deacordo com Vivaldo da CunhaBorges, colaborador da tarefamediúnica de Chico Xavier,proveniente de revelaçõesmediúnicas: uma na França, nosécu1o XVI, e outra na Alemanha,onde ela desencarnou em 1943.

Santa na França

Na existência francesa,Scheilla chamava-se JoanaFrancisca Frémiot, que viveu de1572 a 1641, mais conhecida

Comunicações mediúnicas revelam duas encarnações

de Irmã Scheilla, mentora deste Grupo da Fraternidade

como Santa Joana de Chantal,canonizada em 1767, ouBaronesa de Chantal. Em 1610,junto com o bispo de Genebra,S. Francisco de Salles, fundou,em Annecy, a congregação daVisitação de Maria, que contava,à data de sua morte, com 87conventos e, no primeiroséculo, 6500 religiosos. De1612 a 1619, ela dirigiu, comoSuperiora, a casa que haviafundado em Paris. São Vicentede Paulo era seu confessor ediretor espiritual.

Tudo indica que Scheillavinculou-se, algum tempo apósa sua desencarnação em terrasalemãs, às falanges espirituaisque atuam em nome do Cristo,no Brasil. Conta R. A. Ranierique a figura de Scheilla surgiunuma das primeiras reuniões dematerialização, iniciadas em1948 pelo médium Peixotinho,em Belo Horizonte, numencontro para submeter atratamento Dona Ló de BarrosSoares, esposa de Jair Soares.

No silêncio e na escuridão,apareceu a figura luminosade mulher, vestida de tecidosde luz e ostentando duasbelas tranças: era Scheilla.Nas mãos, trazia umaparelho semelhante a umapedra verde-claro, dizendotratar-se de um emissorde radioatividade, aindadesconhecido na Terra. Fezaplicações em Dona Ló.Depois de alguns minutos,levantou-se da cadeira eproferiu belíssima pregaçãoevangélica com sotaque alemão.

Mentora da Fraternidade

Em 16 de outubro de 1949,no Centro Espírita Oriente, oespírito Scheilla avalizou ainstalação do primeiro Grupo daFraternidade no País. “Meusamigos, que a paz do Mestrefortifique os nossos propósitos. Onosso Grupo da Fraternidade seráum dos baluartes queproporcionará a nós e a todos quedele se aproximarem, momentosde recompensa e de alegria íntima!Breve estaremos conseguindobelos trabalhos que irão propiciar-nos renovadas e crescentesalegrias. Que o Pai nos ouça e nosabençoe!”, pronunciou-se,referindo-se ao futuro Grupo daFraternidade Espírita Irmã Scheilla.

Em 21 de junho de 1952,o Centro Espírita Orienteintegrou-se ao Movimento daFraternidade, ocorrendo a fusãoe o surgimento oficial do GrupoScheilla, do qual também faz partea Casa Espírita André Luiz (Ceal),inaugurada em 1957.

Page 5: AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL - … · representar um transtorno mental não é o bastante. Os fatores biológicos, psicológicos e ... base no Espiritismo e o que dele foge

O Fraternista - 05

DOUTRINA CARACTERIZA-SEPELA SIMPLICIDADE

Espiritismo é conjunto de conhecimentos estruturados e baseados

na verificação feita por Kardec, que garantem sua pureza doutrinária

hegou um tempo em quepalavras como alma,reencarnação, vidaspassadas – conceitos antes

restritos às religiõesespiritualistas, dentre elas oEspiritismo – passaram a ter livreacesso à mídia escrita e/oueletrônica. Novelas, revistas,livros e até filmes hollywoodianosvêm tratando da temáticaespiritual. Muitas dúvidas chegamàs casas espíritas. Como lidar coma divulgação destes temas e, aomesmo tempo, preservar apureza doutrinária do Espiritismo?Chamamos de Espiritismo adoutrina codificada por AllanKardec que trata da natureza, daorigem e da destinação dosespíritos e das suas relações como mundo corporal. Segundo ofraternista Felipe Estabile, ofundamental na Doutrina Espíritaé nos reconhecermos comoespíritos imortais e compossibilidade de evoluirmosvivendo e aprendendo.

Outras religiões,principalmente as orientais, noentanto, também sãoreencarnacionistas. O quediferencia, portanto, oEspiritismo? De acordo comEstabile, o fundamento diferencialdo Espiritismo frente aoespiritualismo é que aquele é umconjunto de conhecimentosestruturados e baseados naexperimentação. “Todo oconhecimento espírita foi trazidopelos espíritos e Kardec procurou

verificar cientificamente asinformações”. Segundo ele, nacasa espírita isso deve ocorrerdiariamente. Quando chega umacomunicação espírita, o materialnão é recebido sem análise críticae confrontação com os PrincípiosDoutrinários e instrução dosespíritos superiores. Frente aquaisquer comunicações, explicaEstabile, deveríamos fazero mesmo: “Nem toda obrapsicografada é Espírita” eas pessoas precisam terconhecimento Doutrinário paradiscernir entre o que encontrabase no Espiritismo e o quedele foge.

O Sincretismo religioso

Falar em sincretismo noBrasil é falar da nossa própriacultura. Somos uma mistura depovos, costumes e religiões. Aprática do Espiritismo no País nãoescapa a essa diversidade decrenças. O Espiritismo abarcapessoas vindas de váriasreligiões, o que traz diferentesculturas ao seu meio. AfirmaEstabile que muitos aindaprocuram pelos ritos decasamento, batizado ehierarquias dentro das casasespíritas, esquecendo-se deque a Doutrina pauta-sesempre pela simplicidade.“Essa mistura nosproporciona uma riquezade conhecimentos e aprática da solidariedade,

podendo nos levar também acompartilhar erros e acertos deoutras crenças”, diz.

A conduta do espírita frenteao sincretismo religioso e àdiversidade de ensinamentosespirituais que chegam de váriasfontes deve ser, portanto, semprea de uma análise racional. “O quenão quer dizer que obrasespiritualistas não possam nosajudar bastante”, ressalta,esclarecendo que a espiritualidadetem falado aos homens de todosos tempos através de diversosmodos. E isso hoje inclui filmes enovelas também. “O despertarpode vir de muitas maneiras”,afirma Estabile.

Page 6: AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL - … · representar um transtorno mental não é o bastante. Os fatores biológicos, psicológicos e ... base no Espiritismo e o que dele foge

O Fraternista - 06

AS VIRTUDES DO AMOR

Mensagem psicografada por Wagner Gomes da Paixão, em

reunião pública no dia 22/11/05, no Centro Espírita Oriente.

Quais as grandezas do Mundo podem ser comparadas à beleza peregrina doAmor?!... Monumentos foram e são erigidos na Terra, através das civilizações. Semdúvida, materializam o primor da inteligência humana, chegando a assombrar ascomunidades que se sucedem no tempo.

Todavia, sobre todo esse acervo da engenharia humana e anseio dos homens,vige o poder de Deus no Amor que fala do espírito imortal. A suavidade da música

natural, pela sinfonia harmoniosa dos elementos danatureza... O fulgor das estrelas e dos sóis estelaressinalizando o caminho infindo da arte celestial... Asuavidade de uma flor e o refrescante hálito da brisa...

Entre os Filhos de Deus, a gentileza que patrocinao bem-estar; a compreensão que enseja as permutassentimentais; a solidariedade que sedimenta a cultura doBem e a fraternidade que fala pujantemente do amor!...

A dificuldade financeira é prova amargurosa paraos que necessitam prover a família. A enfermidade éestágio doloroso de reajuste perante a Lei. A solidão seafigura cárcere de pessimismo. E a irritação sistematizadaé pesadelo a corroer esperanças...

Mas, sobre dificuldades e grandezas do Mundo, aLuz do Amor brilha por poder invencível. É por isso queJesus permanece como o roteiro definitivo da felicidade. Com o Mestre, tudo é lição e nada, na Terra,poderá obstar a marcha de quem o vive cada dia. Ele é o Amor Divino e Sua Mensagem a própriapresença de Deus em nós.

Toda obra de benemerência em favor do próximo e do mundo terreno é culto desse Amor quese faz ponte entre as circunstâncias exteriores e nossas necessidades internas. As virtudes queefetivamente salvam o orbe das misérias oriundas das ilusões são as dádivas do Excelso Pai a nosconclamar: “Vinde a Mim...”

Que a caridade santificante nos inspire a suprir as deficiências momentâneas e que possamos vencerno bem, incansavelmente, os males que nos surjam por fruto de nossas imperfeições!

Scheilla.

Atenção: fiquem atentos ao nosso Mural, emfrente às escadas que dão acesso ao salãoprincipal do Grupo Sheilla. Sempre hánovidades a respeito de reuniões, tarefas einformações sobre o Movimento Espírita e oMovimento da Fraternidade. Fique pordentro! Leia também os outros quadros deaviso, nos corredores e o da Mocidade.

AJUDE A AJUDAR

O Grupo Scheilla está precisando de

voluntários com formação profissional

em Direito Trabalhista, Direito

Comercial, Engenharia Civil e/ou

Arquitetura. Contatos através do

telefone 3212-4856, das 8 às 10 horas,

nos dias úteis.

Page 7: AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL - … · representar um transtorno mental não é o bastante. Os fatores biológicos, psicológicos e ... base no Espiritismo e o que dele foge

O Fraternista - 07

A LUZ DO MUNDOm oceano de dificuldades,assemelhando-se às vezes aum tsunami, soçobra a frágilembarcação humana,

tornando náufragos seresextenuados que vagueiam olharesperdidos à miragem de um salva-vidas. Esperançosas por um portoseguro, vêem que, a um obstáculosuperado, outro sucedâneoemerge e, quando sereno pareceo mar, a paz, como um arco-íris,mantém-se distante. Conflitos edissidências atormentam ovelejador, mantendo a nau emconstante vascolejo. Afelicidade torna-se, assim, umautopia distante, desconhecida,fora do alcance de reclamantesmãos estendidas. Talvezpor isso, Salomão já houveradito, em tempos idos,no livro Eclesiastes,que a felicidade não édeste Mundo.

Antônio Rubatino, coordenador

de Educação Espírita do Grupo

da Fraternidade Espírita Irmã Sheilla

Com Jesus vamosaprendendo que felizes não são osque alcançam posse, poder,prestígio ou fama nas ondasrevoltas das águas da vida. Ou osque possuem beleza e juventude.Porque são grandezas relativas,perecíveis, de efêmera duração.

Surpreso, o homem, emalgum momento, aporta a enseadada fé e constata, no manuseio dostextos evangélicos, que felizes são

os pacificadores,aqueles que a-brem mão. Quevalorizam a mansuetude daconvivência, a brandura de umcoração amigo. Aqueles que,exercitando a tolerância,mostram-se robustos emmisericórdia. Os que buscam, nasimplicidade, a natureza simplesdo amor que compreende ejustifica, entende e estimula. Do

amor que desculpa, repetidasvezes, vendo o semelhantecomo o próximo mais próximo,alguém que vive suas própriasimpropriedades e entende que,para mudar, basta viver.

Os Evangelhos são a Luzdo Mundo. A trilha certa.O caminho mais curto.

COMEB REÚNE MAIS DE 100

Com o tema “Sede Perfeitos”, mais de cem jovensparticiparam da XXVI Comebh (Confraternizaçãode Mocidades Espíritas de Belo Horizonte) daRegião Sudeste. Em regime de internato, a equipese reuniu durante o carnaval, na Escola MunicipalAnísio Teixeira, no Bairro União, em Belo Horizonte.Os jovens assistiram a palestras, realizaramestudos e confraternizaram com integrantes deoutras casas espíritas.

Aconteceu

COMEMOFRA

A XVII Confraternização das Mocidades Espíritas doMovimento da Fraternidade (Comemofra) reuniucrianças, adolescentes e jovens para estudar o tema“Fazei-me instrumento de Vossa paz”, durante o carnaval.O encontro reúne participantes de diversas regiõesfraternas do Brasil na Cidade da Fraternidade. Mais de300 pessoas, entre trabalhadores e confraternistas,participaram do encontro.

Foi um sucesso o Encontro Fraterno Regionalda 4ª e 12ª regiões fraternas, que aconteceuna Casa Espírita André Luiz (Ceal), nodomingo, dia 19 de março.

ENCONTRO FRATERNO

Page 8: AMOR A SERVIÇO DO EQUILÍBRIO MENTAL - … · representar um transtorno mental não é o bastante. Os fatores biológicos, psicológicos e ... base no Espiritismo e o que dele foge

O Fraternista - 08

FRASES COM PALAVRASCIFRADAS

Olá amiguinhos(as) da Evangelização Infantil! Propomos a vocês, nesta edição, a decifraremalgumas palavras para descobrirem frases ditas por Jesus. À medida que forem decifrando as palavras,

complete cada tracinho com a letra correspondente.

Instruções:

1 -A tabela de letras mostra qual o número equivale a uma letra do alfabeto.

Exemplo: A = 1; N = 14; W = 25

2 – As palavras cifradas são formadas por um número ou uma expressão aritmética que se encontra entre parêntesis.

Exemplo: A palavra cifrada equivalente a Paz é:

P = ((15 + 17) / 2); A = (12 - 11); Z = (26); Então Paz = ((15 + 17) / 2)(12-11)(26)

3 – Resolva a expressão aritmética entre parêntesis e a partir do número encontrado, procure na tabela das letras qual a

letra equivale a este número.

Tabela das letras

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y W Z

Ç

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

Frase 1 “ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ para que não entreis em _ _ _ _ _ _ _ _.”

“(22)((8 + 10) / 2)(1+6)((8+10) / 2)(1)(10 – 1) e (15)(9 + 9)(1)((10+ 8)/2), para que não

entreis em (26 – 6)(5)(14)(26 - 6)(20 – 19)(3)(1)(15).”

Frase 2 “Em _ _ _ _ _ _ _ vos digo que, quando _ _ _ _ _ _ _ _ a um destes _ _ _ _ pequeninos _ _ _ _ _ _, a mim

mesmo o fizestes.”

“Em (22)(10 – 5)(18)(6 – 2)(1)(6 – 2)(15 / 3) vos digo que, quando o

(6)((8 + 10) / 2) (26)(5)(19 + 2 – 2)(20)(1+4)(19) a um destes (5 + 5 +3)(5)(21)(19) pequeninos ((8 + 10) /

2)(18)(13)(1)(20 – 7 + 2)(19), a mim mesmo o fizestes.”

RE

SP

OS

TA:

FR

AS

E 1

: V

IGIA

I;,

OR

AI;

EN

TR

EIS

; T

EN

TA

ÇÃ

O F

RA

SE

2:

VE

RD

AD

E;

FIZ

ES

TE

S;

ME

US

; IR

OS

Atualize seu cadastro, entregue a ficha na secretaria e aproveite para contribuir