ambiente e saÚde -...

2
Conquistar um ambiente saudável é um exercício que se realiza todos os dias em nossa casa, em nosso trabalho e em nossa comunidade. Ambiente e saúde são interdependentes e inseparáveis. Muito mais que a essencial preservação dos nossos recursos naturais, um ambiente saudável é resultado de um conjunto de ações sociais, culturais, econômicas e políticas que dependem da participação de todos. Iniciativas individuais e coletivas que vão desde a adoção de hábitos e alimentação saudáveis até a busca do desenvolvimento sustentável, da gestão democrática e da construção da legítima qualidade de vida: são essas práticas cotidianas que nos trazem a verdadeira cidadania e a mais plena e completa promoção da saúde. Participe desta campanha. Compartilhe essa ideia para seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Conheça as ações de incentivo ao ambiente saudável e todas as outras ações de promoção da saúde no www.saude.gov.br/promocaodasaude, pela #promocaodasaude ou em toda a rede SUS. AMBIENTE E SAÚDE Promoção da Saúde – SUS Do Ambiente em que Vivemos se Cuida Todos os Dias Incentivo ao Ambiente Saudável Promoção da Saúde – SUS @minsaude @minsaude /minsaude É o Governo Federal trabalhando para o Brasil avançar.

Upload: lengoc

Post on 20-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AMBIENTE E SAÚDE - portalms.saude.gov.brportalms.saude.gov.br/images/campanhas/ambientes_saudaveis/Folder... · individuais e coletivas que vão desde a adoção de ... de Saúde

Conquistar um ambiente saudável é um exercício que se realiza todos os dias em nossa casa, em nosso trabalho e em nossa comunidade. Ambiente e saúde são interdependentes e inseparáveis. Muito mais que a essencial preservação dos nossos recursos naturais, um ambiente saudável é resultado de um conjunto de ações sociais, culturais, econômicas e políticas que dependem da participação de todos. Iniciativas individuais e coletivas que vão desde a adoção de hábitos e alimentação saudáveis até a busca do desenvolvimento sustentável, da gestão democrática e da construção da legítima qualidade de vida: são essas práticas cotidianas que nos trazem a verdadeira cidadania e a mais plena e completa promoção da saúde.

Participe desta campanha. Compartilhe essa ideia para seus amigos, familiares e colegas de trabalho.

Conheça as ações de incentivo ao ambiente saudável e todas as outras ações de promoção da saúde no www.saude.gov.br/promocaodasaude, pela #promocaodasaude ou em toda a rede SUS.

AMBIENTE E SAÚDE

Promoção da Saúde – SUS

Do Ambiente em que Vivemos

se Cuida Todos os Dias

Incentivoao Ambiente

SaudávelPromoção da Saúde – SUS

@minsaude @minsaude/minsaude

É o Governo Federal trabalhando para o Brasil avançar.

Page 2: AMBIENTE E SAÚDE - portalms.saude.gov.brportalms.saude.gov.br/images/campanhas/ambientes_saudaveis/Folder... · individuais e coletivas que vão desde a adoção de ... de Saúde

AMBIENTE E TRABALHO

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora estabelece a participação deles como fundamental na promoção da saúde e de ambientes e processos de trabalho saudáveis, garantindo assim a preservação de seus direitos e da sua dignidade no trabalho. Para tanto, na construção de um ambiente de trabalho saudável deve-se:

• Adotar o conceito de sustentabilidade socioambiental;

• Entender que a qualidade de vida e a saúde envolvem o direito de trabalhar e viver em ambientes saudáveis e com dignidade;

• Evitar o aprofundamento de iniquidades e injustiças sociais;

• Garantir a manutenção de relações éticas e de respeito no trabalho;

• Reconhecer os direito dos trabalhadores e das trabalhadoras à informação, à participação e à livre manifestação;

• Entender a defesa e a promoção da qualidade de vida e da saúde como valores absolutos e universais.

Da saúde do trabalhador e de ambientes de trabalho saudáveis se cuida todos os dias.

ÁGUA DE QUALIDADE PROMOVE SAÚDE Por ser um elemento ambiental condicionante e determinante da saúde, a água também é objeto de atuação do SUS e deve ser cuidada por todos nós. A garantia da oferta de água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade significa Promoção da Saúde. Nesse sentido, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano - VIGIAGUA utiliza instrumentos que avaliam os riscos à saúde relacionados ao abastecimento de água, desde a captação até o seu fornecimento à população conforme os princípios dos Planos de Segurança da Água, propostos pela Organização Mundial da Saúde. Para mantermos nosso ambiente saudável e termos sempre este bem tão valioso, devemos evitar o desperdício e a poluição da água.

Da qualidade da água se cuida todos os dias.

DESASTRES, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E NOSSA SAÚDE

Desastres são uma interrupção grave do funcionamento normal de uma comunidade ou sistema cujos efeitos nas pessoas, assim como as perdas e danos materiais ou ambientais, superam a capacidade de resposta e recuperação dessa comunidade.

AR PURO É QUALIDADE DE VIDA

Quem não gosta de respirar um ar puro e limpo? A qualidade do ar que respiramos também é outro fator ambiental que influencia muito na nossa saúde. Um ar poluído pode nos trazer diversos problemas. De acordo com estudos, os mais afetados pela baixa qualidade do ar são as crianças, os idosos e as pessoas com problemas respiratórios (bronquite, asma e alergias). Algumas ações simples realizadas por nós no dia a dia podem contribuir para um ar mais limpo e de qualidade: uso de transporte coletivo, utilização de bicicleta para se locomover, evitar e prevenir queimadas, plantar árvores... O planeta e a nossa saúde agradecem!

Da qualidade do ar se cuida todos os dias.

SOLO E ALIMENTOS SAUDÁVEIS SÃO SINÔNIMOS DE VIDA E AMBIENTES SAUDÁVEIS

Você sabia que a maneira como nos alimentamos afeta, além da nossa saúde, também o ambiente em que vivemos? Por isso, devemos fazer escolhas que cada vez mais contribuam para a promoção da saúde e proteção do meio ambiente. Uma boa alternativa é a inclusão de alimentos de origem agroecológica em nossa dieta. A agroecologia é compreendida como um sistema produtivo mais sustentável que respeita a vitalidade do solo, a biodiversidade, os recursos hídricos, e oferece opção ao uso de agrotóxicos e exposição da natureza e a saúde das pessoas a contaminantes químicos. Incrível essa relação entre saúde e ambiente, não é?! E como simples escolhas, hábitos e comportamentos podem gerar ambientes mais saudáveis para todos!

Da vitalidade do solo e de uma alimentação saudável se cuida todos os dias.

Os impactos dessas ocorrências estão diretamente ligados às condições de riscos presentes no território. Conhecer esses fatores de risco e as particularidades da região possibilita priorizar a adoção de medidas preventivas e de preparação, reduzindo esses efeitos sobre a saúde da população.

Em situações de desastres, principalmente inundações e seca/estiagem, devemos ter atenção à percepção do risco ao nosso redor e comportamentos que reduzam a nossa exposição aos riscos dessas ocorrências, e principalmente:

• Cuidados com a água para consumo humano;

• Cuidados com os alimentos;

• Orientações sobre prevenção de doenças e agravos relacionados aos desastres;

• Orientações sobre limpeza de ambientes e utensílios.

O tema mudanças climáticas, seus potenciais efeitos sobre a saúde e as ações necessárias para mitigação (redução de emissão de gases de efeito estufa) e adaptação (redução de vulnerabilidades) estão em ampla discussão.

Estudos apontam que a atividade humana tem grande responsabilidade sobre as mudanças climáticas. Dentre os impactos esperados estão mudanças no comportamento de doenças e na ocorrência de desastres naturais além de alterações no perfil epidemiológico. Nesse contexto, algumas orientações são importantes para cuidarmos do clima e da nossa saúde:

Mudança de comportamento individual e coletivo, cuidado com o ambiente e consumo consciente:

• Em casa - água e Energia: redução do consumo e consumo consciente; Resíduos: incentivo à cultura da reutilização e reciclagem;

• No trabalho - incentivo à cultura de reciclagem e redução de resíduos;

• No trânsito – incentivo à redução de emissão de gases de efeitos: priorizar o transporte coletivo ou alternativo - carona solidária, pedalar ou caminhar.

Comportamento em situações de risco de exposição a extremos climáticos e desastres:

• População em geral: incentivo à adoção de medidas preventivas (orientação para mudança na percepção de risco e do comportamento);

• Profissional de saúde: incentivo à promoção de cuidados com a população (orientação para mudança na percepção de risco e do comportamento) e com os próprios profissionais de saúde (cuidado com quem cuida).