alterações psicológicas pós parto - aula 4

15
ALTERAÇÕES PSICOLÓGICAS PÓS- PARTO Dra. Andressa Teodoro Silva NASF – SÃO JOSÉ

Upload: andressa-teodoro-silva

Post on 13-Apr-2017

77 views

Category:

Health & Medicine


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

ALTERAÇÕES PSICOLÓGICAS PÓS-

PARTODra. Andressa Teodoro Silva

NASF – SÃO JOSÉ

Page 2: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

O QUE É O DISTÚRBIO PSICOLÓGICO PÓS-PARTO? São sintomas de tristeza e desesperança que ocorrem logo após o

parto. Muitas novas mães experimentam alterações de humor e crises de choro após o parto, que se desvanecem rapidamente. Elas acontecem principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez. No entanto, algumas mães experimentam esses sintomas com mais intensidade, dando origem à depressão pós-parto. Raramente, pode ocorrer uma forma extrema de depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto.

Acreditava-se que somente as mães sofriam desse mal, no entanto, novos estudos mostram que elas também podem afetar os pais.

Page 3: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

CAUSAS DE DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS PÓS-PARTO: Não há uma única causa. Fatores físicos, emocionais e de estilo de

vida podem influenciar de alguma forma no surgimento da doença. Mudanças físicas Fatores emocionais Estilo de vida

Page 4: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Mudanças físicas Após o parto, ocorre uma queda dramática nos hormônios estrogênio e progesterona, e essas mudanças por si só podem contribuir para um quadro de depressão pós-parto. Outros hormônios produzidos pela glândula tireoide também pode cair bruscamente - o que pode aumentar o cansaço e sensação de tristeza. Mudanças no seu volume de sangue, pressão arterial, sistema imunológico e metabolismo podem contribuir para a fadiga e alterações de humor.

Page 5: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Fatores emocionais Quando você está privado de sono e sofrendo algum tipo de estresse

ou pressão psicológica, você pode ter problemas para lidar com situações do dia a dia. A mãe também pode se sentir menos atraente ou sentir que perdeu o controle sobre sua vida.

No caso dos homens, a depressão pós-parto pode surgir por conta da preocupação com sua própria capacidade de educar um recém-nascido. A ansiedade em prover uma boa vida para a criança, o aumento das responsabilidades e o suporte que se deve dar ao parceiro(a) estão entre as causas do problema.

Page 6: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Estilo de vida Muitos fatores de estilo de vida podem levar à depressão pós-parto,

incluindo um bebê exigente, dificuldade de amamentação, filhos mais velhos com ciúmes, problemas financeiros, falta de apoio do parceiro ou de outros entes queridos.

Page 7: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

“baby blues” Episódios de melancolia pós-parto -manifestação transitória e

frequente do humor - Período de ocorrência: primeiros dias pós-parto (com intensidade maior em torno do 3º ao 6º dia após o parto). - Sintomas: puérpera apresenta um estado de fragilidade e hiperemotividade transitória (choro fácil, irritabilidade, tristeza ou hipersensibilidade) que não é considerado depressão pós-parto. - Conduta: orientação sobre a sua frequência e transitoriedade, o estímulo à manifestação de sentimentos e a aceitação de apoio.

Page 8: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Depressão pós-parto - Estado de tristeza mais intenso e duradouro ( pelo menos cinco dos sintomas acima por duas semanas ou mais) - Incidência: varia entre 12% e 19% das puérperas - Início dos sintomas: mais tardio do que o princípio dos eventos de “baby blues”, em torno da 5ª e 6ª semana puerperal

Page 9: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Depressão pós-parto Fatores de risco para depressão pós-parto incluem: História de depressão pós-parto anterior Falta de apoio da família, parceiro e amigos Estresse, como um recém-nascido doente, problemas financeiros ou problemas

familiares Limitações físicas anteriores ou após o parto Depressão durante a gravidez Depressão anterior Transtorno bipolar História familiar de depressão ou transtorno bipolar História de desordem disfórica pré-menstrual (PMDD), que é a forma grave de tensão

pré-menstrual (TPM) Violência doméstica, que podem aumentar durante a gravidez e quando um casal está

se ajustando a um novo bebê. Se o seu parceiro é violento ou emocionalmente abusivo, você e seu bebê estão fisicamente em risco, e você tem um maior risco de depressão pós-parto. Procure ajuda se possível.

Page 10: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Depressão pós-parto Sintomas de Depressão pós-parto: Os dois sintomas mais comuns da depressão são: Sentimento de tristeza ou desespero constante Perder o interesse ou não sentir prazer na maioria das atividades diárias. Um sintoma particularmente grave de depressão é pensar na morte e

suicídio. Algumas pessoas com depressão pós-parto também podem ter uma vontade súbita e assustadora de prejudicar seus bebês.

Vontade de comer mais ou menos do que o habitual Dormir muito ou não dormir o suficiente Inquietação ou indisposição Sentimento de indignação ou culpa Dificuldade para se concentrar ou tomar decisões Ansiedade e excesso de preocupação.

Page 11: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Psicose pós-parto

Esta condição grave é mais susceptível de afetar as mulheres que têm distúrbio bipolar ou histórico de psicose pós-parto anterior. Os sintomas, que começam geralmente durante as primeiras três semanas após o parto, incluem:

Sentir-se desconectada com seu bebê e com as pessoas em seu entorno Sono perturbado, mesmo quando o bebê está dormindo Pensamento extremamente confuso e desorganizado, aumentando o risco de

prejudicar o bebê, a si mesma ou qualquer pessoa Mudanças drásticas de humor e comportamento bizarro Extrema agitação ou inquietação Alucinações, que pode ser visuais, auditivas, olfativas ou pode contato Pensamento delirante que não se baseia na realidade.

Page 12: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Tratamento: - O primeiro passo é procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica - O tratamento é feito com antidepressivos e psicoterapia, podendo ser usado ainda terapia hormonal - Os sintomas melhoram em 2 a 3 semanas após o início do tratamento.

Page 13: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Depressão pós-parto geralmente não é uma condição que você pode tratar por conta própria - mas você pode fazer algumas mudanças que ajudam o tratamento a ser mais efeito. Veja:

1. Faça escolhas de vida saudáveis, como praticar atividade física, manter uma dieta equilibrada e evitar vícios como tabaco e álcool 2. Não coloque cobranças excessivas em cima de você 3. Arranje um tempo para si mesma 4. Se concentre em manter seus pensamentos positivos 5. Evite o isolamento.

Page 14: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

Complicações possíveis: Se não for tratada, a depressão pós-parto pode interferir com o

vínculo mãe-filho e causar problemas familiares. Filhos de mães que têm depressão pós-parto não tratada são mais propensos a ter problemas de comportamento, como dificuldades para dormir e comer, crises de birra e hiperatividade. Os atrasos no desenvolvimento da linguagem são mais comuns também.

Depressão pós-parto não tratada pode durar meses ou mais, por vezes tornar-se um distúrbio depressivo crônico. Mesmo quando tratada, depressão pós-parto aumenta o risco de futuros episódios depressivos.

Page 15: Alterações psicológicas pós parto - aula 4

OBRIGADA!!!