alice edição comemorativa 150 anos - zahar.com.br§ão... · o resultado são cer - ca de 120...

1
Alice: edição comemorativa 150 anos Lewis Carroll Ilustrações: colagens de Adriana Peliano a partir de originais de John Tenniel Para comemorar os 150 anos do instante mágico em que Alice entrou na toca atrás do Coelho Branco – levando com ela gerações de leitores e fãs −, a Zahar lança uma edição de luxo com tiragem limitada, que reúne em um só volume as duas obras mais emblemáticas de Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Alice: edição comemorativa 150 anos traz texto integral em tradução vencedora do Prêmio Jabuti, além de projeto gráfico primoroso, em dupla face, capa dura e com ilustrações de uma especialista “ perfei- ta habitante” do mundo de Alice: Adriana Peliano, artista plástica e presidente da Sociedade Lewis Carroll do Brasil. Peliano utilizou a colagem para recriar o inesgotável caleidoscópio de Alice. O trabalho foi realizado a partir das ilustrações originais de John Tenniel e referências variadas que vão desde Salvador Dalí, M.C. Escher, Hieronymus Bosch até a arte pop. O resultado são cer- ca de 120 ilustrações que fisgam e provocam o leitor, convidando-o a jamais deixar de seguir o Coelho Branco. O livro tem ainda com O Marimbondo de peruca, episódio extra de Através do espelho, e um depoimento de Peliano sobre sua relação visceral com o universo de Alice e o processo de criação das imagens. LEWIS CARROLL (1832-1898) é pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson. Suas obras mais famosas são Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do espelho. Foi também matemático, lógico e fotógrafo. JOHN TENNIEL (1820-1914) era cego de um olho e com uma memó- ria fotográfica prodigiosa desenhava sem modelos. Colaborou para a revista satírica Punch, para qual produziu mais de 2 mil ilustrações e caricaturas. Ilustrou diversos livros, incluindo as fábulas de Esopo. Seus trabalhos mais importantes foram Alice no País das Maravilhas e Através do espelho. ADRIANA PELIANO, artista e designer, trabalha com colagens há mais de 20 anos. Com dois mestrados em artes virtuais, no Kent Institute of Art, na Inglaterra, e na Universidade de São Paulo, recebeu o Prêmio Jabuti pelo projeto gráfico de Aventuras de Alice no subterrâneo, que tra- duziu junto com Myriam Ávila. É fundadora da Sociedade Lewis Carroll do Brasil. comunicação e marketing | 21 2529-4750 Priscila Corrêa | r.4781 coordenadora [email protected] Lívia Costa | r.4778 assessora de imprensa [email protected] zahar.com.br 320pp Preço livro impresso: R$ 89,90 Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges Posfácio: Adriana Peliano

Upload: ngothuy

Post on 09-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Alice: edição comemorativa 150 anosLewis Carroll Ilustrações: colagens de Adriana Peliano a partir de originais de John Tenniel

Para comemorar os 150 anos do instante mágico em que Alice entrou na toca atrás do Coelho Branco – levando com ela gerações de leitores e fãs −, a Zahar lança uma edição de luxo com tiragem limitada, que reúne em um só volume as duas obras mais emblemáticas de Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá.

Alice: edição comemorativa 150 anos traz texto integral em tradução vencedora do Prêmio Jabuti, além de projeto gráfico primoroso, em dupla face, capa dura e com ilustrações de uma especialista “ perfei-ta habitante” do mundo de Alice: Adriana Peliano, artista plástica e presidente da Sociedade Lewis Carroll do Brasil.

Peliano utilizou a colagem para recriar o inesgotável caleidoscópio de Alice. O trabalho foi realizado a partir das ilustrações originais de John Tenniel e referências variadas que vão desde Salvador Dalí, M.C. Escher, Hieronymus Bosch até a arte pop. O resultado são cer-ca de 120 ilustrações que fisgam e provocam o leitor, convidando-o a jamais deixar de seguir o Coelho Branco.

O livro tem ainda com O Marimbondo de peruca, episódio extra de Através do espelho, e um depoimento de Peliano sobre sua relação visceral com o universo de Alice e o processo de criação das imagens.

LEWIS CARROLL (1832-1898) é pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson. Suas obras mais famosas são Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do espelho. Foi também matemático, lógico e fotógrafo.

JOHN TENNIEL (1820-1914) era cego de um olho e com uma memó-ria fotográfica prodigiosa desenhava sem modelos. Colaborou para a revista satírica Punch, para qual produziu mais de 2 mil ilustrações e caricaturas. Ilustrou diversos livros, incluindo as fábulas de Esopo. Seus trabalhos mais importantes foram Alice no País das Maravilhas e Através do espelho.

ADRIANA PELIANO, artista e designer, trabalha com colagens há mais de 20 anos. Com dois mestrados em artes virtuais, no Kent Institute of Art, na Inglaterra, e na Universidade de São Paulo, recebeu o Prêmio Jabuti pelo projeto gráfico de Aventuras de Alice no subterrâneo, que tra-duziu junto com Myriam Ávila. É fundadora da Sociedade Lewis Carroll do Brasil.

comunicação e marketing | 21 2529-4750

Priscila Corrêa | r.4781 coordenadora

[email protected]

Lívia Costa | r.4778 assessora de imprensa

[email protected]

zahar.com.br

320ppPreço livro impresso: R$ 89,90

Tradução: Maria Luiza X. de A. BorgesPosfácio: Adriana Peliano