alfredo chaves em foco - edição 15

8
Informativo da Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves - N° 15 - Abril a Junho de 2015 Saúde Meio Ambiente Assistência Social Dengue: o número de casos diminuiu, mas é preciso continuar a prevenção. Pág. 07 Conferências de Assistência Social discutem direitos de minorias. Pág. 02 Três toneladas de lixo são retiradas em mais um mutirão no Benevente. Pág. 06 Obras Turismo Confira as obras que estão acontecendo no seu bairro/ comunidade. Pág. 05 Tudo pronto para a 43ª Festa da Banana e do Leite. Pág. 08 O futuro ao alcance Dez escolas da rede municipal já contam com lousas digitais, proporcionando aulas mais criativas e dinâmicas. A novidade animou professores e alunos, iniciando um novo tempo na Educação de Alfredo Chaves, já considerada uma das melhores do Estado. Pág. 03 das mãos Moradores comemoram o andamento das obras de calçamento no bairro Ipanema. Virada dos Tachos de doce de banana e requeijão é uma das principais atrações do evento.

Upload: prefeitura-alfredo-chaves

Post on 22-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo da Prefeitura de Alfredo Chaves com registro das ações realizadas entre os meses de abril e junho de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Alfredo Chaves em Foco - edição 15

Informativo da Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves - N° 15 - Abril a Junho de 2015

SaúdeMeio AmbienteAssistência Social

Dengue: o número de casos diminuiu, mas é preciso

continuar a prevenção. Pág. 07

Conferências de Assistência Social discutem direitos de

minorias. Pág. 02

Três toneladas de lixo são retiradas em mais um mutirão

no Benevente. Pág. 06

Obras TurismoConfira as obras que estão acontecendo no seu bairro/comunidade. Pág. 05

Tudo pronto para a 43ª Festa da Banana e do Leite. Pág. 08

O futuro ao alcance

Dez escolas da rede municipal já contam com lousas digitais, proporcionando aulas mais criativas e dinâmicas. A novidade animou professores e alunos, iniciando um novo tempo na Educação de Alfredo Chaves, já considerada uma das melhores do Estado. Pág. 03

das mãos

Moradores comemoram o andamento das obras de calçamento no bairro Ipanema.

Virada dos Tachos de doce de banana e requeijão é uma das principais atrações do evento.

Page 2: Alfredo Chaves em Foco - edição 15

Muito se tem falado em crise, e realmente ela existe e vem afetando todos os bra-sileiros. Empresas, empreendedores, con-sumidores e o setor público, todos estão sofrendo com essa recessão na economia. Alfredo Chaves, por exemplo, recebe me-nos recursos do Ministério da Saúde como em outras cidades capixabas e as verbas federais para algumas obras conveniadas chegam a passos lentos.Mesmo com esse período de baixo cresci-mento na economia, a Administração vem realizando diversos projetos com objetivo de dar mais qualidade de vida à popula-ção. A educação é um grande exemplo: Lousas digitais foram instaladas nas esco-las da rede municipal, a fim de incentivar o aprendizado e acompanhar o processo tecnológico.

FalaPrefeito

Lançamento do Programa Rural Total

Despesca em São Vicente de Crubixá

Conferências para discutir direito de minorias Café da manhã para combater o tabaco

Produção de caqui ganha destaque A Secretaria de Agricultura em parceria com

o Sebrae e Incaper, oficializaram em maio o início do projeto Rural Total. O lançamento teve a participação do prefeito Roberto Fiorin, do superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira e diversos produtores rurais da região de São Bento de Urânia e Batatal. O secretário de agricultura do município, Antô-nio Carlos Petri está otimista com a novidade. “Vamos capacitar o produtor para que ele ob-tenha bons resultados, porque uma proprie-dade é uma empresa que precisa de gestão”.

Não só as frutas, mas a piscicultura também vem ganhando destaque. Nas comunidades de São Bento de Urânia e São Vicente de Cru-bixá, produtores estão investindo no negócio. Em junho, foi feita a despesca de 2,5 mil qui-los de tilápias nas propriedades dos agricul-tores Armindo Pezzim e dos irmãos Marcos e Lúcio Salvador.

Durante os meses de maio e junho a Secreta-ria de Assistência Social e Cidadania promo-veu três conferências juntamente com o muni-cípio de Iconha para discutir políticas públicas voltadas aos idosos, crianças e adolescente e pessoas com deficiência. As conferências dos direitos das crianças e adolescentes e das pessoas com deficiência foram realizadas no Centro de Referência da Assistência Social de Alfredo Chaves (Cras). Já a que discutiu os direitos dos idosos ocorreu na cidade de Iconha.

No dia 31 de maio foi comemorado o Dia Mun-dial sem Tabado e para mobilizar a população sobre os malefícios do cigarro, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), sede II, localizada no Bairro Parque Residencial Alfredo Chaves, promoveu um dia diferente com oferta de café da manhã. Na oportunidade foi aberto as inscrições para o novo Grupo de Atendimento Terapêutico ao Tabagismo (GATT). Os encontros serão realizados semanalmente, com previsão para começar em julho.

A nossa agricultura é bem diversificada e isso é possível por estarmos localizados em uma região privilegiada, com altitudes que variam de 16 a mais de 1.400 metros em relação ao nível do mar. E a cada dia, novos cultivos são experimentados com sucesso.Na localidade de Córrego Fortuna, no distrito de São Bento de Urânia, por exemplo, o ca-qui vem ganhando espaço. A família Fassarela plantou cerca de 3 mil pés da fruta e já colheu este ano cerca de 90 toneladas. A produção é vendida em feiras e mercados. A lavoura ocupa uma área de seis hectares e está a 950 metros de altitude.O produtor Hilton Fassarela, 62, comemora e faz planos para o futuro. “Estamos verificando a possibilidade de investir em uma câmara de resfriamento e outra de climatização, a fim de podermos ter a fruta durante todo ano. Quere-mos ainda melhorar o manejo para colhermos frutos com padrões de qualidade”, comenta o patriarca, que também pretende receber visi-tantes na própria lavoura, onde poderão com-prar direto no pé.

www.alfredochaves.es.gov.br | AGRICULTURA/ASSISTÊNCIA SOCIAL

Vamos capacitaro produtor para que eleobtenha bons resultados

Uma equipe de produtores da região, volun-tariamente, ajudou nos trabalhos, acompa-nhados de técnicos do Incaper e Secretaria de Agricultura. Os peixes foram abatidos, colocados em um tanque com gelo para não prejudicar a qualidade do sabor e vendidos para a Associação de Aquicultores de Muniz Freire.

“Vemos, por exemplo, que a inclusão de uma pessoa com deficiência na sociedade depen-de dos acessos e apoios encontrados desde a infância, seja no ambiente educacional, na atenção à saúde adequada, no acesso ao en-sino técnico e superior, na acessibilidade do trajeto casa e trabalho e no próprio ambiente em que exerce as funções”, disse o prefeito Roberto Fiorin, que lembrou ainda que re-centemente foi aprovado o Plano de Educa-ção garantindo direitos iguais para todos, sem discriminação.

Essa realidade acontece aqui, já em muitos municípios ainda é utopia.Na saúde, as campanhas são dedicadas à promoção da qualidade de vida do cida-dão. Esportes, lazer, turismo e assistência social, todas essas pastas têm atenção e estão fortemente amparadas nas demandas que vêm de vocês, moradores. Temos muitas obras em andamento. Os moradores do bairro Ipanema já estão comemorando o início do calçamento das ruas. Quadras foram reformadas pelo inte-rior. Pontes estão sendo erguidas e o anti-go prédio da escola Ana Araújo, no centro da cidade, está em reformas e em breve irá abrigar a biblioteca municipal e outros setores públicos.Estamos caminhando e dependemos do apoio de todos para avançarmos ainda mais e tornar o nosso município ainda me-lhor para se viver.Grande abraço e boa leitura!

Roberto Fiorin, Prefeito Municipal.

Mesmo com esse período de baixo crescimento na

economia, a Administração vem realizando diversos

projetos com objetivo de dar mais qualidade de vida à

população

02

Page 3: Alfredo Chaves em Foco - edição 15

03

Projovem retrataviagens em jornal mural

Alunos da Ufes são apresentados a serviços sociais

Palestra orienta alunossobre o problema das drogas

Adolescentes inscritos no Projovem descobriram uma boa maneira de divulgar as atividades e as viagens que são realizadas pela turma. A partir deste ano, todas as ações es-

Cerca de 150 alunos do 9º ano das escolas Ana Araújo, Escola Esta-dual Camila Motta e Escola Família Agrícola assistiram a uma palestra preventiva em lembrança ao Dia In-ternacional da Luta contra o Uso e Tráfico de Drogas. O evento mais uma das ações do Projeto Nossa Juventude, com apresentação da psicóloga do Creas, Fernanda Mag-nago.Gabriela Rangel, estudante da Ana Araújo, compreendeu a lição. “Meus pais sempre me falam sobre o pe-

O dever de casa na Educação é cumprido com nota dez. Prova disso são os investimentos e as inúmeras ações realizadas no município. Re-centemente a Secretaria de Educa-ção adquiriu 28 lousas digitais que já estão em funcionamento nas es-colas da sede e do interior.Em junho, 80 profissionais da edu-cação, incluindo professores, peda-gogos e diretores, participaram de uma capacitação para uso dessa nova ferramenta pedagógica. Du-rante o encontro, os profissionais aprenderam manusear os quadros e transformar as aulas mais criativas e dinâmicas.Foi instalado um equipamento em cada uma das sete escolas de ensi-

Cerca de 50 anos alunos do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) fi-zeram uma visita a Alfredo Chaves, em junho, para conhecer de perto como funcionam os serviços desen-volvidos pela Secretaria de Assis-tência Social e Cidadania.Pela manhã os universitários visi-taram o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e a tarde conheceram o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e a Unidade de Saúde da sede.

ASSISTÊNCIA SOCIAL/EDUCAÇÃO | www.alfredochaves.es.gov.br

tão destacadas no jornal mural “A Voz do Projovem” que, de maneira simples, mostra o cotidiano do gru-po, incluindo visitas técnicas, proje-tos, ações voluntárias e campanhas.

Projovem: É um serviço para adolescentes e jovens ente 11 e 17 anos que tem por foco, o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o re-torno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino.

Projeto Nossa Juventude: Criado em parceria com o Instituto de Aten-dimento Sócio Educativo do Espírito Santo (Iases), o projeto tem como pretensão qualificar o atendimento psicossocial de adolescentes e jovens com idade entre 12 e 18 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.

rigo das drogas e também sempre ouço meu professores dizendo para ficar atenta. Vou dizer “não”, sempre para as drogas”, relatou. Um momento importante foi o de-poimento do Senhor Odacir Santia-go. Alcoólatra em remissão comple-ta, ele ainda frequenta a grupo dos Alcoólatras Anônimos (AA). “Co-mecei a beber muito jovem, casei, formei família, mas o vício sempre foi um problema. Depois de muito tempo, consegui me livrar do álcool, que também é uma droga”, disse.

Nova era nas escolasde Alfredo Chaves

Iniciadas aulas do Pré-Ifes

Nova modalidade de avaliação na Felipe Módolo Aprovado no PlanoMunicipal de Educação

no fundamental do interior, além da Creche Pequerruchos e do Centro Educacional José de Anchieta. Já na Escola Municipal Ana Araújo, na sede, todas as salas receberam os quadros digitais.Segundo a secretária Rogéria Lúcia Fiorin Gaigher, os alunos irão rece-ber uma senha pessoal para revisa-rem o conteúdo estudado em sala de aula em casa. Quem não possuir internet em casa poderá acessar no laboratório da escola ou nas salas

Já foram iniciadas na as aulas do curso Pré-Ifes 2015 para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamen-tal da Escola Municipal Ana Araújo. As aulas acontecem três vezes por semana, de segunda a quarta-feira, das 18h às 21h45 e contemplam as disciplinas de Português, Matemática,

A Escola Felipe Módolo, no distri-to de Matilde, aderiu ao simulado como novo tipo de avaliação. O objetivo é sistematizar as notas e a aprendizagem. A primeira pro-va foi aplicada em maio com as turmas do 6º ao 9º ano do En-sino Fundamental. As avaliações acontecerão sempre no 1º e no 3º

digitais à disposição da comunidade na Biblioteca Municipal e na Câmara de Vereadores. Para a professora Glaucia Dutra Stefanon, os equipamentos refor-çam o apoio aos recursos peda-gógicos. “Nós, educadores teremos mais esse apoio para aprimorar e desenvolver uma prática pedagógica qualificada e eficaz”, disse. Os alunos também estão empol-gados com a novidade. É o caso do jovem Victor Sant’Anna Lovati, 7 anos, que cursa a 1ª série da Escola Ana Araújo.Outra novidade, de acordo com a Seme, é que todas as escolas de Ensino Fundamental terão acesso à internet dentro de alguns meses.

28 lousas digitaisA Secretaria de Educação adquiriu

que já estão em funcionamento

Geografia, Biologia, Química, Física e História. Durante o ano, serão realizados qua-tro simulados e, além das aulas te-óricas, os estudantes participarão de visitas técnicas aos polos do Ifes. O curso é gratuito e toda equipe docente é especialista na área de atuação.

bimestre.Conforme a direção da escola, o simulado irá apontar pontos for-tes e fracos de cada disciplina, testar os conhecimentos dos alu-nos, prepará-los para o vestibular, concursos e outros processos se-letivos assim como servir de base para avaliações internas.

Em junho foi aprovado pela Câmara de Vereadores o Plano Municipal de Educação (PME). Dos nove vereado-res, cinco compareceram à sessão e aprovaram por unanimidade o docu-mento com alteração. Na ocasião, foi constatada junto à Seme a necessida-

de de modificação no inciso III do Art. 2º do projeto de lei, sendo aprovado com a seguinte redação: “superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de quaisquer formas de discriminação”.

Page 4: Alfredo Chaves em Foco - edição 15

www.alfredochaves.es.gov.br | EDUCAÇÃO/ESPORTE E LAZER

Município participa pelo 10º ano do programa Agrinho Alunos do Ana Araújorealizam simulação de júri

Animação paracomemorar Dia das Mães

Inaugurado alambradodo campo de São Vicente

Servidores em clima caipira

Em junho foi realizado pela Secre-taria de Educação com apoio do Senar-ES mais uma capacitação do Programa Agrinho. Cerca de 90 professores da rede municipal de ensino marcaram presença. Este ano, o programa vai trabalhar o tema “Uso sustentável da Água”, desenvolvendo em sala de aula as atividades específicas como, por exemplo, redações e desenhos.A professora Rita Trugilho Ofrante, que atua nas escolas municipais de Crubixá e Celita Bastos Garcia, afirma que nos 31 anos dedicados a alfabetização nunca abriu mão des-sas capacitações. “Gosto de parti-cipar e de abrir novos horizontes. No Agrinho, por exemplo, participei

O ginásio de esportes ficou bem mo-vimentado no final de junho por conta da realização da Copa Taça Cidade de Alfredo Chaves de Futsal. Cinco ti-mes, em quatro categorias, disputaram os jogos com muita garra. As equipes Boca Júnior e Bola na Rede foram as grandes vencedoras da competição.Os jogos foram realizados entre as categorias sub 8, 10, 12 e 14 anos dos times Boca Júnior, Bola da Rede,

A equipe do Projeto Nossa Juven-tude, implantado este ano, realizou em junho, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) a si-mulação de um tribunal judiciário.A ação envolveu duas turmas do 9º ano da Escola Municipal Ana Araújo

Em maio, as creches Comecinho de Gente, no bairro Cachoeirinha, e Pequerruchos, na sede, realiza-ram homenagens ao Dia das Mães. Houve distribuição de lembranci-nhas e um momento de confrater-nização. “Tudo estava muito organizado é bonito. Deu para perceber que foi feito com muito carinho”, elogiou Elba Ferreira Mendes, mãe da Cla-ra, aluna do Maternal II da creche Pequerruchos.

O campo de futebol da comuni-dade de São Vicente de Crubixá ganhou alambrados. A inaugura-ção aconteceu no início de julho. A obra é uma parceria entre a

Os servidores do prédio anexo à Pre-feitura Municipal, no bairro Araponga, também festejaram o mês das festas juninas. Um café da manhã farto em clima caipira com direito a bolo de

os dez anos e agora já esperava o tema voltado ao meio ambiente devido à atual crise de água. Como cidadã e educadora, vou fazer o meu dever de casa”, garantiu.

Uso sustentável da Água

DE JULHO

O programa vai trabalhar o tema

A inauguração aconteceu no início

que na oportunidade fizeram uma encenação com o tema liberação ou proibição do uso de drogas. As dis-cussões foram acompanhadas por técnicos do projeto e pela psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Kelly Bull.

Copa de Futsalmovimentou a cidade

OS VENCEDORES

Missão Vida, Futsal Espírito Santo e Alfredo Chaves. As equipes alfredenses, apesar de não se classificarem, mostraram preparo e determinação nos jogos.De acordo com a Secretaria de Es-portes e Lazer (Semel), cerca de 200 crianças e adolescentes participaram dos jogos. Os times visitantes ficaram hospedados em escolas públicas do município e na Escola Família Agrícola.

SUB 08 ANOS CAMPEÃO: BOLA NA REDE ARTILHEIRO: KAUÃ (BOLA NA REDE)GOLEIRO: LUCAS (BOLA NA REDE)SUB 10 ANOS CAMPEÃO: BOLA NA REDE ARTILHEIRO: KAWÊ DE OLIVEI-RA (BOCA JUNIOR)GOLEIRO: KAUÃ SIMÕES (BOLA NA REDE)SUB 12 ANOS CAMPEÃO: BOCA JUNIORARTILHEIRO: JOÃO PEDRO (BOCA JUNIOR)GOLEIRO: ALEX DE OLIVEIRA (BOCA JUNIOR)SUB 14 ANOS CAMPEÃO: BOLA NA REDE ARTILHEIRO: ARTHUR (BOLA NA REDE)GOLEIRO: FILIPE (BOLA NA REDE)

Prefeitura e a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer.

Torneio Soçaite no Dia do Trabalho

OS VENCEDORESMASCULINO: CAMPEÃO: Bona Bonadiman VICE: Credibilidade

FEMININO:CAMPEÃO: Cachoeirinha VICE: Meninas de Ouro

fubá, pamonha, canjica, pé de mole-que e outras guloseimas foi organiza-do pelos funcionários. Os ambientes foram ornamentados os funcionários vieram vestidos à caráter.

Como parte das comemorações ao Dia do Trabalhador (1º de maio), a Secretaria de Esporte e Lazer pro-moveu o 12º Torneio do Trabalhador de Futebol Soçaite, nas categorias masculino e feminino. Os jogos fo-ram realizados na arena esportiva Carlos Soares Pinto, no bairro Ouro Branco. Treze equipes disputaram as competições que já são tradicio-nais na data. “Todos se divertem muito, pois as partidas são muito animadas com a participação de vários bairros, co-mércio local e grupos de amigos”, disse o secretário da pasta, Cled-son Meira, o Baiano.Atenção: Em agosto inicia o Cam-peonato Municipal de Futebol.

04

Page 5: Alfredo Chaves em Foco - edição 15

05GOVERNO/OBRAS | www.alfredochaves.es.gov.br

Acesso pela BR 262 ganha sinalização Após solicitação da Prefeitura ao Departa-mento Nacional de Infraestrutura de Trans-portes (Dnit-ES), as placas de identificação no acesso ao município na BR 262 foram ins-taladas. O pedido foi oficializado pelo prefeito Roberto Fiorin no início do ano.Foram instaladas duas placas aéreas e duas verticais, informando o acesso ao município pela ES 146 na altura do Km 58, no local conhecido como ‘Posto do Café’. A sinaliza-ção destaca ainda as vocações do município: cachoeiras, voo livre e agroturismo. Outra solicitação foi feita a ECO 101, conces-sionária que administra a BR 101 no Estado. “Pedimos a instalação de placas de identifica-

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvi-mento de Alfredo Chaves alerta a população sobre a compra de lotes irregulares no muni-cípio. Muitos terrenos, informa o setor, princi-palmente os da sede, não estão regulares e

A Secretaria de Comunicação Social realizou no mês de junho, no auditório da Câmara Muni-cipal, a 3ª Semana de Cinema Brasileiro nas Escolas. Cerca de 250 alunos foram contem-plados com a iniciativa, além de integrantes da Melhor Idade do município.Os alunos da Escola Família Agrícola, Isabelli Bungstab (7ºano), Patrick Losada (6º ano ) e Miryan Mateus (8º ano) elogiaram a iniciativa. “Gostamos muito. Cada filme contava uma his-tória diferente. O que nos chamou atenção foi também o documentário sobre a vida do Padre José de Anchieta”, disseram. As aposentadas que frequentam o grupo Bons Amigos da Terceira Idade, Arlete Maria Mocelin

Serviço. A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento funciona na sede da prefei-tura, no centro da cidade e atende pelo telefone 27 3269-2743.

Serviço: O Procon Municipal funciona das 8h às 16h, na rua Moacir Saudino¸ no Centro da cidade e atende pelo tel: 27 3269-2734.

Os agentes de comunicação da Prefeitura de Alfredo Chaves se reuniram em junho para mais um encontro. Na ocasião, a jornalista Gabriely Sant’Ana, do jornal Folha da Cidade, realizou uma palestra com o tema “Comunicação e Hu-manização. Técnicos da Secom aproveitaram o encontro para apresentar al-guns trabalhos desenvolvidos com apoio dos agentes.O cargo de agente de comunicação foi criado pelo Decreto nº 738-N/2013 com objetivo de pluralizar as informações das secretarias e dar ção no acesso ao município na BR 101, e a

empresa garantiu que o serviço será concluído até agosto”, aguarda o prefeito.

Agentes de Comunicação participam de palestra

Prefeitura alerta sobreconstrução em imóveis irregulares

Iniciada reforma no antigo prédio do Ana Araújo

Ouro Branco: pavimentação e nova rede de esgoto

Semana de Cinema Brasileiro nas escolas

mais acesso aos serviços oferecidos pela muni-cipalidade, por meio de notícias, aos servidores e à população. Foram designadas 13 agentes de comunicação, que já são servidores.

impossibilitados de executar construções, em virtude de estarem em área de risco ou em área de preservação permanente (APP). A principal recomendação é procurar a prefeitura antes de construir ou efetuar a compra de terrenos.

Palestra sobre adequaçãode vitrines reúne comércio

‘Valão da Palha’ ganha macrodrenagem

Lojistas estiveram reunidos em junho para participar de uma palestra sobre adequação de vitrines, organizada pelo Procon Municipal.A ação realizada em parceria com o Setor de Fiscalização repassou noções sobre arru-mação, placas informativas sobre horários de atendimento e entregas, preços, qualidade na prestação de serviços e artigos do Código de Defesa do Consumidor. Denise Venturini Cominotti, proprietária de uma locadora de filmes, gostou das suges-tões. “Temos mesmos que estar de acordo com a lei e também deixar nosso ambiente comercial agradável. Afinal, o cliente deve fi-car sempre bem informado e sair satisfeito com a compra”.

Já começou a reforma e ampliação do anti-go prédio onde funcionava a Escola Municipal Ana Araújo, no centro da cidade. Após as obras, o imóvel irá abrigar novas salas, re-vestimento das paredes, espaço para reuni-ões, banheiros mais amplos e elevador para pessoas com deficiência. A empresa respon-sável pela obra é a AF Construções e servi-ços Ltda., que terá 270 dias para concluir os

O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Alfredo Chaves (Saae) e a Pre-feitura finalizaram em junho os serviços de reconstrução da rede de esgoto e a pavimentação de um trecho da rua Pedro Bonacossa, no bairro Ouro Branco. Foram pavimentados 200m2 em sistema PAVS.O Saae também já finalizou a construção da rede de água e esgoto da rua princi-pal do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves, na região próxima a Unidade de Saúde. Os serviços irão atender diversas famílias.

Natal e Maria Ayres de Paula Gaigher também gostaram do que viram. “É muito bom participar de algo assim diferente, que mostra um pouco sobre a vida das pessoas. Vamos participar no-vamente o ano que vem”, prometeram.

FilmES ExiBiDOS:

Raiz que Racha a RuaCaminho ImperialPassos de Anchieta. Mestre Vitalino e Nós No BarroVitória pra MimZen ou não Zen? Eis a Questão

serviços.No andar térreo será instalada a nova Bi-blioteca Municipal e serviços e atendimento ao cidadão como Nosso Crédito, Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC) e emissão de documentos. Já nos demais pavimentos irão funcionar as salas de aula e a extensão do projeto Mais Educação, com aulas de mú-sica, balé, entre outras.

Um amplo trabalho de macrodrenagem está sendo feito no córrego conhecido como ‘Valão da Palha’. O canal, com 1,5 km de extensão, nasce no bairro Macrina e passa por mais três bairros antes de desaguar no rio Benevente. O traba-

lho consiste na limpeza, alargamento e aprofun-damento do córrego, além da substituição das manilhas de 0,80 cm por aduelas de concreto com 2,50 m2, em quatro entroncamentos. Cerca de 300 famílias serão beneficiadas com a ação.

Page 6: Alfredo Chaves em Foco - edição 15

www.alfredochaves.es.gov.br | OBRAS/MEIO AMBIENTE

Prefeito: Roberto Fortunato FiorinVice-Prefeito: Ademir José BoldriniProcurador: Nelson Mello GuimarãesAgricultura: Antônio Carlos PetriAssistência Social e Cidadania: Jacirley de Almeida SilvaComunicação Social: Dirceu de Souza CettoEducação: Rogéria Lúcia Fiorin GaingerEsportes e Lazer: Cledson Meira GuimarãesAdministração/Finanças: Edilézia Eduardo dos Santos AlvesMeio Ambiente e Serviços Urbanos: Ronivaldo Gaigher NataliPlanejamento e Desenvolvimento: Rotiléia da Penha GaigherObras: Orlando José PessaliSaúde: Gabrielle Roveta MeloTurismo e Cultura: Gabriel FiorinServiço Autônomo de Água e Esgoto (Saae): Osvaldo Sgulmaro

ALFREDO CHAVES EM FOCOTextos: Dirceu Cetto e Luziane de SouzaColaboração: Clovis Rangel, Mateus Tobias, Jorge Fiorin e Agentes de Comunicação.Fotos: Secretaria de Comunicação SocialE-mail: [email protected] Tel.: 27 3269-2724Twitter: @prefeitura_acFacebook: Prefeitura De Alfredo Chaveswww.alfredochaves.es.gov.br / turismo.alfredochaves.es.gov.brTiragem: 3.000 exemplaresEdição e Editoração Eletrônica: HM Edição de JornaisTel.: 27 3361-4163 Email: [email protected]

www.alfredochaves.es.gov.br

EXPEDIENTE

alfredochaves.es.gov.br

27 3269-2724

Prefeitura de Alfredo Chaves 01

Prefeitura de Alfredo Chaves

@prefeitura_ac

@alfredochaves_es

Ruas ganham sinalização horizontal

Mutirão para limpeza do rio Benevente

Diversas ruas e avenidas rece-beram sinalização horizontal para facilitar o fluxo do trânsito na ci-dade e garantir mais segurança para pedestres e motoristas. A iniciativa faz parte do projeto de sinalização iniciado no final do ano passado, onde foram insta-ladas 80 placas, sendo 11 aére-as. A sinalização irá destinar áre-as de estacionamentos exclusi-vos para motocicletas, identificar pontos de estacionamento prefe-rencial e especial. O trânsito de Alfredo Chaves não é municipali-zado, dessa forma, o Detran-ES é o órgão regulador.

Após um amplo trabalho de dre-nagem pluvial, as oito ruas do bairro Ipanema começaram a ganhar calçamento e a alegria começa ser desenhada no rosto dos moradores. O projeto inclui ainda a construção de calçada cidadã na avenida principal, gra-ças a convênio firmado entre a Prefeitura e o governo do Estado no valor de R$ 1,2 milhão. Os moradores já comemoram as benfeitorias. É o caso do ferrei-ro Clovis Paganini, que elogia o andamento dos trabalhos de pa-vimentação e sinaliza valorização em seu imóvel. “Aqui em épocas

No bairro Macrina, já estão quase prontos os muros de arrimo com objetivo de garantir a segurança e a tranquilidade dos moradores residentes em áreas próximos a barrancos e lugares que foram atingidos pela enchente de 2012. Para essa obra, incluindo recursos

A comunidade de Santa Maria do Engano ganhou uma ponte de concreto. A construção possui sete metros de comprimento e irá subs-tituir uma antiga passagem de ma-deira na estrada principal que tem grande movimentação de veículos

As ruas João Pamparra, na Beira Rio e das ruas Ernane Bonacossa e Silvino Boldrini, no Parque Resi-dencial Alfredo Chaves (Cajá) agora já são pavimentadas e mais vias da sede estão na lista de espera. É o que informa o prefeito Roberto Fiorin.

A Prefeitura com apoio do Incaper re-alizou, em maio, o segundo mutirão para limpeza do Rio Benevente. A ação contou com ajuda de homens e máquinas e foi realizado em um trecho da área urbana do município. Cerca de três toneladas de lixo foram retiradas, entre lixos domésticos, pneus, galhos e troncos de árvores. O mutirão faz parte do projeto “Bene-vente Urgente” , que tem o objetivo de mobilizar a comunidade para o desenvolvimento de ações de prote-ção e preservação do rio, fortemente impactado pela ausência de chuvas no começo deste ano.

Já estão sendo finalizadas as obras de reforma das quadras po-liesportivas das comunidades de Carolina, Macrina e São Bento de Urânia. Os serviços contemplam melhorias no piso, telhado e ba-nheiros, entre outras intervenções. Em Carolina e na Macrina os es-paços já estão sendo utilizados

Macrina: muros quase concluídos

Obras em quadras poliesportivas

Sede: calçamento concluído

Santa Maria do Engano: ponte de concreto

próprios, gastos com materiais e mão-de-obra, soma o valor de R$ 235 mil, permitindo a construção de 141 metros de muros. Cerca de 40 famílias serão beneficiadas di-retamente com os muros de con-tenção com altura que varia entre três e seis metros.

devido a escoação de produtos agrícolas. Para a edificação, o servidor res-ponsável pela obra, Luiz Benicá explica que foi utilizada mão-de--obra própria da Prefeitura, redu-zindo o custo final.

pela comunidade. Já na de São Bento de Urânia, ainda faltam pe-quenos ajustes.As quadras são utilizadas pelos moradores das comunidades e pe-las escolas locais para a prática de educação física. O investimento para essas obras foi de R$ 477 mil.

ipanema: ruas começam a receber pavimentação

de chuva é muita lama, com o calçamento não iremos ter mais esse problema. O nosso bairro vai ficar mais bonito e valoriza-do”, disse.

R$ 1,2 milhão

Um convênio firmado entre a Prefeitura e o governo do Estado no valor de

“Estamos com diversas obras em andamento, algumas foram tem-porariamente paralisadas pela falta de recursos do governo federal e outras estão bem adiantadas e são realizadas com recursos próprios”, disse.

06

Page 7: Alfredo Chaves em Foco - edição 15

07MEIO AMBIENTE/SAÚDE | www.alfredochaves.es.gov.br

mudas gratuitasno Viveiro municipal

Alunos plantam e batizam mudas de ipês

Cidade é destaque na Campanha Antirrábica

Agentes enfrentam dificuldades para cadastrar famílias

Queda nos casos de dengue,mas Saúde alerta sobre prevenção

Centro de Controle de Natalidade Animal

Gripe: cidade cumpre meta de vacinação

O Viveiro Municipal está com mui-tas mudas de árvores nativas e frutíferas para serem distribuídas à população. A iniciativa faz parte de um projeto da Secretaria de Agri-cultura para incentivar produtores a reflorestarem áreas em suas pro-priedades.São diversas mudas, incluindo plantas ornamentais que serão uti-lizadas em jardins e praças públi-cas. Para requerer as mudas, os interessados devem comparecer ao local e assinar um termo de com-promisso, se responsabilizando em plantá-las em até quinze dias. O agricultor José Marcos Demonte

Cerca de 50 alunos das duas turmas do 1º ano da Escola Municipal Ana Araújo realizaram, em junho, o plantio de mudas de ipês. A ação ocorreu em uma área de preservação perma-nente (APP) ao lado da instituição.De acordo com o gerente de Meio Ambiente, Jamir Pietralonga, foram plantados três pés de ipê-roxo e 02

Alfredo Chaves foi o município capi-xaba que mais vacinou animais no Estado durante a Campanha Nacio-nal de Vacinação Antirrábica, ocorrida em abril. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o muni-cípio imunizou bem acima da meta, 117,45% dos animais, muito além do preconizado pelo Ministério da Saúde que era 80%.

Com apoio da população, a Se-cretaria de Saúde comemora a grande queda no número de casos de dengue notificados e confirma-dos no município este ano. Em 2015 foram confirmados apenas dois casos da doença, e todos importados, ou seja, as pessoas foram contaminadas pelo mosquito em outras cidades. A secretária Gabriele Rovetta Melo destaca que esse resultado é uma prova do compromisso dos mora-dores nas atividades de preven-ção. “A população é guerreira com a causa. Mesmo com essa que-

Desde a sua inauguração em abril, o Centro de Controle de Natalida-de Animal já recebeu 57 cães e

da comunidade de São Martin le-vou 15 mudas e pretende plantá--las nas proximidades do córrego de sua propriedade para recuperar nascentes. Já o produtor Pedro Paulo Gaigher recebeu cerca de 20 mudas de ár-vores frutíferas, que serão planta-das em volta da do seu sítio em Caco do Pote. “As frutas vão servir para consumo próprio e para ali-mentar os peixes da lagoa”, disse.

Serviço. O viveiro municipal fun-ciona na Fazenda Municipal e está aberta das 8h às 16h, de segunda a sexta.

de ipê-rosa. As cinco mudas foram batizadas pelos alunos e receberam os nomes de Amor, Futuro, Esperan-ça, Paciência e Dedicação.Os alunos da Felipe Módolo, em Matilde, também realizaram uma ação educativa em defesa do meio ambiente com apoio dos familiares e comunidade.

Ou seja, de acordo com o MS o município possui em média cerca de 2.395 animais, mas foram imunizados 2.814 cães e gatos. A visitou todas as localidades rurais e ainda realizou dois dias de ampla va-cinação na sede.

da não podemos relaxar. Temos que estar atentos todos os dias. A dengue é uma doença que pode até matar”, alerta.De acordo com dados do Sistema Nacional de Agravos e Notifica-ções (Sinan), em Alfredo Chaves, no período de janeiro a maio de 2015, foram notificados 30 casos, sendo apenas dois confirmados como positivos, mas importados. No mesmo período do ano passa-do foram notificados 100 casos e confirmados como positivos 17. Em 2013, o número de casos positivos foi 71.

A Secretaria de Saúde realizou em maio um ciclo de palestras para pais de alunos das creches Comecinho de Gente (Cachoeirinha), Pequer-ruchos (sede) e Cmei José de An-chieta (sede). Em foco, as doenças infectocontagiosas. As palestras foram realizadas pelo clínico geral da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Parque Resi-

No mês de maio foi realizada a Campanha Nacional de Vacina-ção contra Gripe. As imunizações aconteceram na Unidade de Saúde da sede e comunidades do interior. O município conseguiu cumprir a meta, que foi vacinar 85,6% do pú-blico alvo.

O Ministério da Saúde está cadastran-do todos os domicílios e seus morado-res em todas as cidades do país para alimentar o sistema E-SUS. O objetivo é colher informações para melhorar e implantar novas políticas públicas na saúde. Para realizar o cadastro, as famílias devem receber o agente co-munitário de saúde munidas com os documentos pessoais e o Cartão SUS.

CASOS DE DENGUE REFERENTE AOS mESES DE JANEiRO A mAiO

2015 Notificados: 30Confirmados: 02Importados: 022014 Notificados: 100Confirmados: 17Importados: 082013Notificados: 558Confirmados: 319Importados: 7

Palestras preventivas nas crechesdencial Alfredo Chaves, Dr. Wesley Rosmann. Segundo a Secretaria de Educação, o número de crianças matriculadas em creches tem aumentado nos últi-mos anos, portanto o ciclo de pales-tras pretende orientar sobre medidas indispensáveis de controle e preven-ção de doenças transmissíveis em ambientes de convívio coletivo.

desses, 28 foram adotados pela população. A iniciativa, implanta-da pela Secretaria Municipal de

SAIBA MAISPara a implantação do projeto, a prefeitura construiu um espaço com baias e sala de cirurgia na Fazenda Municipal, que fica próxima ao par-que de exposições da cidade. Vete-rinários e técnicos da Secretaria de Saúde acompanham os trabalhos no novo espaço. Adoção. De acordo com a veteriná-

Saúde, tem objetivo de diminuir a quantidade de cães que vivem pelas ruas da cidade.

ria responsável pelo projeto, Érica de Paula Lafayette, os animais são capturados e após serem castra-dos, ficam em observação por um período de quinze dias no espaço, depois, são novamente soltos no local de origem, quando não fo-rem adotados pela população. Para adotar um dos animais, basta pro-curar o Centro e se cadastrar.

Crianças na faixa etária de seis me-ses e menores de cinco anos, tra-balhadores em saúde, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres pós-parto e grupos portadores de doenças crônicas foram imuniza-das. A vacinação ainda continua em alguns grupos.

Em Alfredo Chaves, os agentes co-munitários de saúde, responsáveis por essa tarefa, estão encontrando dificul-dades. Todos devem possuir o Cartão SUS, até mesmo as crianças que ain-da não têm CPF. Esse documento é importante no cadastramento e no dia a dia de qualquer cidadão. A apresen-tação dele é necessária em qualquer unidade de saúde do Brasil.

Page 8: Alfredo Chaves em Foco - edição 15

www.alfredochaves.es.gov.br | TURISMO

Fé e tradiçãonas montanhas Duas edificações religiosas nas montanhas de Alfredo Chaves re-ceberam muitos fiéis neste primeiro semestre. Em Santa Luzia do Ipê, centenas de moradores visitaram a capela de Santa Cruz, que fica a 977 metros de altitude para celebrar o dia de Santa Cruz, em maio.Em abril, foi a vez do conventinho

O milenar processo de fabricação de vinho, amassando as uvas com os pés, foi a grande novidade deste ano na Festitália. A pisa da uva acon-teceu ao som de músicas italianas. Durante os três dias de festa hou-ve shows, apresentações culturais, desfile, tombo da polenta e outras atrações.Os visitantes puderam participar do

da Penha, em Carolina ser palco de uma celebração pelo dia da pa-droeira do Estado, Nossa Senhora da Penha. A tradição é repetida há décadas por muitos fiéis da região, que não medem esforços para che-gar à capelinha erguida há 100 anos no alto da montanha com 850 metros de altitude.

Sucesso em mais uma Caminhada do Trabalhador

Sucesso no 1º Liquida Alfredo Chaves

Tudo pronto para a 43ª Festa da Banana e do Leite

Cerca de 300 pessoas participaram da tradicional Caminhada do Trabalhador, ocorrida em maio. O percurso iniciou na praça Colombo Guardia e seguiu até a Biquinha, no bairro Cachoeirinha.Para iniciar o trajeto de quatro quilô-metros, os participantes participaram de alongamento, orientado por pro-fessores de educação física. Após o retorno, os caminheiros puderam de-

Comerciantes juntamente com a Prefeitura, promoveram o 1º Liquida Alfredo Chaves e o evento foi um sucesso. Cerca de 26 empresas par-ticiparam da ação, que foi realiza-da no ginásio de esportes, onde os

Os preparativos estão a todo vapor para a 43ª Festa da Banana e do Leite, que ocorre de 30 de julho a 02 de agosto no parque de exposições da cidade. A festa é um dos principais eventos de inverno que acontecem nas montanhas capixabas. Nesta edi-ção, a dupla Thaeme e Thiago será a principal atração musical.Além de 23 shows, a festa ofere-

Preparadas sempre com muita ani-mação, foram realizadas as tradi-cionais festas caipiras nos meses de junho e julho. Brincadeiras, danças, jogos, comidas e bebidas típicas fizeram parte da programa-ção.As escolas da rede municipal e en-

Cerca de 200 voluntários participa-ram da confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, ao longo da avenida Getúlio Vargas, no centro. De acordo com informações da pa-róquia Nossa Senhora da Conceição, escolas e demais instituições da sede e do interior, além das pastorais, fo-ram responsáveis pela ornamentação de quase 300 metros da via.

gustar um gostoso café da manhã e participar do sorteio de diversos brin-des, doados pelo comércio local.A dona de casa Maria das Graças Santos, 53, moradora do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves, aprovou. “É o segundo ano que participo, gos-tei muito, cada ano melhor. Fazemos exercícios e podemos rever amigos e participar de sorteios”, disse.

consumidores alfredenses e região puderam compara peças de vestuá-rio, calçados e outros produtos com descontos especiais. A Prefeitura dis-ponibilizou os estandes.De acordo com a secretária municipal

ce outras atividades, entre culturais e esportivas. Feira da agroindústria familiar, concurso de gado leiteiro e de bananas, feira distrital, campeo-nato de voo livre à fantasia, corrida rústica, desfile cultural, são algumas das atrações. Outra novidade neste ano será a ins-talação de uma praça de alimentação, em um amplo espaço, com oferta de

de Planejamento e Desenvolvimento, Rotiléia da Penha Gaigher, o Liquida Alfredo Chaves foi uma forma que o município encontrou para fomentar as vendas e atrair mais consumidores, incentivando o comércio local.

comidas típicas e apresentações mu-sicais e culturais. A ‘Virada dos Tachos’, que ocorreu pela primeira vez no ano passado, quando foram produzidas perante o público uma grande quantidade de doce de banana e requeijão, será ou-tro momento esperado por turistas e moradores. A atração será no domin-go (02), às 15h.

Pisa da uva foi novidade na Festitália 2015

Voluntários confeccionaram tapetes de Corpus Christi

Escolas e entidades promovem festas juninas

processo. As uvas utilizadas foram colhidas no interior do município. Como em todos os anos, a Carretela Italiana abriu o evento com um mega desfile na avenida Getúlio Vargas. Nos demais dias, as atividades foram realizadas no parque de exposições da cidade. Outra novidade nesta edi-ção foi a destilação de cachaça du-rante o evento e o tombo da polenta.

tidades organizaram os arraiás com mui-ta animação. Além de muita comida, em todas as festas houve diversos tipos de danças, pescaria e outros jogos.

No Facebook Prefeitura de Alfredo Chaves

NOELITA MARCARINI: MINHA CIDADE É LINDA. TENHO MAIOR ORGULHO DE SER ALFREDENSE!

GENILDO RONCHI: MUITO BOM ESTAS FANTÁSTICAS POSTAGENS SOBRE OS CONTEúDOS CULTURAIS HISTóRICOS DA REGIÃO E DO POVO DE ALFREDO CHAVES! MANDAM MUITO BEM!

CARINE VIDAL R. PAGANINI: FICOU SIMPLESMENTE PERFEITO! BELíSSIMO TRABALHO DO POVO ALFREDENSE... PARABÉNS!

VANESSA COELHO: QUE BELA INICIATIVA! PARABÉNS!

MARIVALDA SILVA SOARES: PARABÉNS PREFEITURA!

Sobre turismo em Alfredo Chaves: Sobre os tapetes de Corpus Christi

Sobre as inaugurações da ponte de Santa Maria do Engano

Sobre a campanha municipal de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Sobre postagens históricas:

08