alfredo chaves em foco 06

8
Informativo da Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves N° 06 - Janeiro a Abril de 2013 Mais de sete mil pessoas na 49ª Festa da Uva e do Vinho Pág. 06 Pavimentação de ruas em vários pontos da cidade Pág. 08 Últimos ajustes para realização de Campeonato Municipal. Mutirão do Trabalhador Rural realiza mais de 2 mil atendimentos. Prefeitura investe na capacitação e motivação de funcionários. AGRICULTURA ESPORTE EVENTOS OBRAS GOVERNO com Alfredo Chaves COMPROMISSO Pág. 04 Pág. 07 Pág. 06 Nova Escola Municipal Ana Araújo inicia atividades Pág. 04

Upload: alfredo-chaves-prefeitura

Post on 22-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Informativo da Prefeitura de Alfredo Chaves

TRANSCRIPT

Page 1: Alfredo Chaves Em Foco 06

Informativo da PrefeituraMunicipal de Alfredo ChavesN° 06 - Janeiro a Abril de 2013

Mais de sete mil pessoas na 49ª Festa da Uva e do VinhoPág. 06

Pavimentação de ruas em

vários pontos da cidade

Pág. 08

Últimos ajustes para realização de Campeonato

Municipal.

Mutirão do Trabalhador Rural

realiza mais de 2 mil atendimentos.

Prefeitura investe na capacitação e motivação de funcionários.

AGRICULTURA ESPORTE

EVENTOS OBRAS

GOVERNO

com Alfredo ChavesCOMPROMISSO

Pág. 04 Pág. 07 Pág. 06

Nova Escola Municipal Ana Araújo inicia

atividades Pág. 04

Page 2: Alfredo Chaves Em Foco 06

Ação Social

Compromisso com Alfredo Chaves

Iniciadas aulas de alongamento

Alfredo Chaves: Trabalhador atingido pela enchente irá resgatar FGTS

Núcleo de Assistência à Criança e ao Adolescente inicia atividades

Qualidade de vida para todos! É com esse propósito que a Secretaria Municipal de As-sistência Social e Cidadania iniciou as aulas de alongamento disponibilizadas para pessoas da terceira idade, no Centro de Convivência da Terceira Idade, no bairro Macrina. Cerca de 100 pessoas são contempladas com o projeto.De acordo com a secretária da pasta, Jacirley de Almeida Silva, as aulas são oferecidas em horários especiais para atender essas pesso-as. “A iniciativa tem como finalidade melhorar o condicionamento físico e estimular a prática regular de exercícios desse grupo”, disse.A Secretaria também realiza atividades de en-tretenimento para o Grupo Bons Amigos da 3ª Idade. Todas as sextas-feiras, às 20h, acon-tece o baile com muito forró e outros ritmos.O objetivo é integrar o grupo e desenvol-ver ações para o fortalecimento social dos membros.

Informações:27 3269-2727

933trabalhadores foram atendidos

Cerca de 930 trabalhadores de Alfredo Cha-ves, atingidos pela enchente no final do ano passado, foram atendidos pela Secretaria da Assistência Social para garantir o recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Foram cerca de 50 dias de muito trabalho para atender a todos e garantir o be-nefício.Têm direito a receber o fundo, todos os traba-lhadores com vínculo empregatício que foram atingidos pela enchente no ano passado e fo-ram cadastrados pela Defesa Civil Estadual e Municipal.

Para receber, o trabalhador teve que realizar um cadastro na Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Iniciaram em março as atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes no Núcleo de As-sistência à Criança e ao Adolescente. O espaço atende 110 alunos com atividades pedagógicas, artesanais, artísticas e recreativas, em dois tur-nos, dependendo do horário escolar do usuário.O objetivo é integrar o grupo e desenvolver ações para o fortalecimento social, desenvol-vendo diversas atividades intelectuais e ar-tísticas, além de complementar as disciplinas aplicadas na escola.O Núcleo, que funciona no Centro da cidade, ainda desenvolve diversas atividades com jo-vens, por meio do Programa ProJovem.

Informações:27 3269-2727

FalaPrefeito

Amigos alfredenses, estamos iniciando uma nova gestão. Mesmo herdando uma ad-

ministração totalmente organizada e eficiente, teremos pela frente alguns desafios. Muita coisa foi feita nesses últimos oito anos em nossa cidade. Alfredo Chaves conquistou novamente a autoestima e a confiança nos serviços públicos. Mas, temos ainda algumas prioridades para serem executadas em nosso município nesses quatro anos em que estare-mos à frente da administração. Com a mudança no Fundap deixaremos de arrecadar a partir deste ano cerca de R$ 2 milhões por ano, com isso, teremos que desti-nar, dos recursos próprios, o dinheiro para dar continuidade a algumas obras e para executar novos investimentos. Também, com o prejuí-zo causado pela maior enchente registrada na história da cidade, teremos que nos empenhar em novas prioridades e reconstruir o que foi danificado, como pontes, ruas, estradas rurais, prédios públicos e outros. Apesar disso, não deixaremos de honrar nos-sos compromissos para a qualidade nos ser-viços de saúde, educação e de outras áreas importantes como agricultura, infraestrutura, tu-rismo e também ao pagamento dos servidores.

Teremos sim desafios, mas, com compromis-so, competência e participação popular iremos continuar transformando Alfredo Chaves em uma cidade ainda melhor. Juntos, iremos fazer jus ao nosso slogan: Alfredo Chaves, uma ci-dade cada vez melhor! Boa leitura.

Roberto Fortunato FiorinPrefeito de Alfredo Chaves

“Não deixaremos de honrar nossos compromissos para a qualidade nos serviços de saúde, educação e de outras áreas importantes como agricultura, infraestrutura, turismo e também ao pagamento dos servidores”

02

Page 3: Alfredo Chaves Em Foco 06

Prefeito: Roberto Fortunato FiorinVice-prefeito: Ademir José BoldriniChefe de Gabinete: Orlando José PessaliProcurador: Nelson GuimarãesControladora: Edilézia AlvesAgricultura: Antônio Carlos PetriAdministração: Demócrito Torres LafayetteAssistência Social e Cidadania: Jacirley de Almeida SilvaComunicação Social: Dirceu de Souza CettoEducação: Vera Lúcia BonaEsportes e Lazer: Cledson MeiraFinanças: Carlos Eugênio TavaresMeio Ambiente e Serviços Urbanos: Ronivaldo Gaigher NataliPlanejamento e Desenvolvimento: Rotiléia da Penha GaigherObras: Aldinei CardosoSaúde: Gabrielle Roveta Melo (Interina)

Turismo e Cultura: Gabriel FiorinSaae: Osvaldo SgulmaroCoordenador de Planejamento e Desenvolvimento: João Luiz MonteiroCoordenador de Assuntos Tributários: Éricson GaigherTextos: Dirceu Cetto e Luziane de SouzaColaboração: Fernando Volponi e Clovis RangelFotos: Secretaria de Comunicação SocialTelefone: 27 3269-2724E-mail: [email protected]: @prefeitura_acFacebook: Prefeitura De Alfredo Chaveswww.alfredochaves.es.gov.br Tiragem: 3.000 exemplaresEdição e Editoração Eletrônica: HM Edição de JornaisTel.: 27 3361-4163 Email: [email protected]

Agricultura

Cultivo de morango ganha destaque em Alfredo Chaves

Piscicultura ganha espaço em terras alfredenses

Agricultura familiar: inovação para garantir mercado

Iniciaram em março as atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes no Núcleo de As-sistência à Criança e ao Adolescente. O espaço atende 110 alunos com atividades pedagógicas, artesanais, artísticas e recreativas, em dois tur-nos, dependendo do horário escolar do usuário.O objetivo é integrar o grupo e desenvolver ações para o fortalecimento social, desenvol-vendo diversas atividades intelectuais e ar-tísticas, além de complementar as disciplinas aplicadas na escola.O Núcleo, que funciona no Centro da cidade, ainda desenvolve diversas atividades com jo-vens, por meio do Programa ProJovem.

Além de inhame, uva e verduras, o distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, está se destacando com uma nova cultura: o morango. A fruta vem sendo cultivada pela família de Ivan Pianzola, 33, na comuni-dade de Redentor, a cerca de 1.400 metros de altitude. O produtor é pioneiro na região. Em um hectare ele plantou cerca de 20 mil pés, que rendem 450 kg de morango por semana.

“Por motivo de concorrência, larguei o plantio de tomates e parti para outra cultura”, destaca o agricultor. Ele, a mulher e os pais trabalham na lavoura diariamente. A renda familiar é com-plementada com o plantio de inhame e cereais. De acordo com a Secretaria de Agricultura,o relevo de Alfredo Chaves guarda grande po-tencial para a diversidade agrícola, com alturas que variam de 20 metros a 1.800 metros em relação ao nível do mar.

O relevo de Alfredo Chaves guarda grande potencial para a diversidade agrícola

A agropecuária de Alfredo Chaves é bem di-versificada. Além dos consagrados banana e leite, o município sai na frente na produção de inhame, uva, verduras e outras frutas. A piscicultura é outra área que vem crescendo no município. Na comunidade de São Vicente de Crubixá temos um bom exemplo na agri-cultura familiar.Lá, os irmãos Marcos e Lúcio Salvador inicia-ram a produção de tilápias e foram aprimo-rando o negócio. A iniciativa deu certo e vem contribuindo para fortalecer a renda da famí-lia, que ainda cultiva banana, laranja e café. Em uma área com cerca de cinco mil metros

quadrado, os irmãos têm 14 tanques, onde criam as tilápias. Os alevinos, das espécies Tilápia Tailandesa Gift, são comprados no Estado e criados no tanque, sendo alimen-tados duas vezes por dia. Segundo Marcos, com cerca de sete meses eles estão prontos para serem comercializados. Hoje a família realiza a despesca a cada 15 dias, dependendo da venda. Por ano, são abatidas cerca de 10 toneladas. Marcos con-ta que os peixes são vendidos na região e em outras cidades capixabas. “O mercado é bom, tem espaço para todos”, completa Sal-vador.

Uma família comum, mas com ideias em-preendedoras inspiradas no passado. Assim é a família do casal de agricultores Virgílio Cebim, 58 e Rosalina Zechini Cebim, 56, moradores da localidade de São Bento de Urânia. Eles, com apoio das filhas e genros, cultivam inhame e verduras, além da uva, que é a favorita da família e a responsável pela origem de toda história.Hoje, eles produzem cerca de três toneladas da fruta e, a partir dela, fabricam vinhos, ge-leias e licores que comercializam na região e em cidades vizinhas. Os produtos são re-gistrados e levam o nome de “De La Soca”. Antes de iniciar todo o processo de comer-cialização, eles buscaram incentivo em um dos seus patriarcas, o italiano Germano Ze-chini, avó de Rosalina. Segundo a agricul-

tora, Germano chegou da Itália no final do século XIX e se estabeleceu nas terras altas de Alfredo Chaves, onde, ele e a família, se abrigaram durantes alguns anos em um grande tronco de árvore, que em italiano é denominado como soca. O italiano trouxe a cultura de cultivar uva e fabricar vinho, per-manecendo o costume na comunidade até os dias atuais.Em um comércio na comunidade, a família Zequini Cebim cuida da fabricação, atende os turistas e visitantes e realiza a entrega dos produtos em estabelecimentos da região. A família ainda vende pães, biscoitos e mas-sas. O técnico agrícola, Givago Andrade, namorado de uma das cinco filhas do casal, é o mentor de diversas ideias que são apli-cadas para agregar mais valor aos produtos.

www.alfredochaves.es.gov.br

EXPEDIENTE

03

Page 4: Alfredo Chaves Em Foco 06

Agricultura|Educação

Alfredo Chaves é contemplado com mais uma retroescavadeira

Mutirão para emissão de documentos gratuitos

Comunidade é pioneira na produção de uva

Alfredo Chaves foi contemplado com mais uma máquina retroescavadeira. A aquisição se deu por meio do Programa de Aceleração do Cres-cimento (PAC 2), do Ministério do Desenvolvi-mento Agrário. A máquina será utilizada para

fomentar a atividade agrícola no município, bem como manutenção das estradas, a fim de ofe-recer segurança e condições para que as es-tradas se mantenham conservadas para escoar a produção agropecuária do município.

Curso para piscicultores do municípioA Secretaria de Agricultura promoveu, em mar-ço, o curso de Cultivo de Peixes em Tanque Es-cavado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Inca-per). As aulas aconteceram no salão comunitário da comunidade de São Joaquim. Cerca de 20

produtores rurais participaram da capacitação.A técnica consiste em escavar tanques nos ter-renos dos agricultores, utilizando a fartura de água do município e introduzindo alevinos de qualidade para serem cultivados.

A Prefeitura de Alfredo Chaves e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promoveram em março um mutirão para oferta de diversos serviços à população. Foi o Mutirão da Trabalhadora e do Trabalha-dor Rural, que aconteceu na escola Camila Motta, com emissão de documentos, serviços de saúde e ações recreativas.O evento teve intuito de comemorar o mês da mulher, em especial dar mais cidadania às mulheres rurais. Foram disponibilizados gra-tuitamente mais de 2 mil atendimentos, en-tre emissão da segunda via de documentos, reconhecimento de paternidade, inscrição do

INSS, vacinação, corte de cabelo, orientação jurídica, serviços de manicure e pedicure e muitos mais.

De acordo com o Incaper, o distrito de São Bento de Urânia é responsável pela produção de 128 das 135 toneladas de uva produzidas por ano em Alfredo Chaves. As espécies mais cultivadas são Isabel precoce, niágara, violeta e bordô. Dos 26 produtores do distrito, nove estão legalmente registrados para a fabricação de vinho de forma artesanal. Mais de 10 mil gar-rafas são produzidas na região. O produtor Izair Simoni está satisfeito com a colheita. “Estou finalizando a produção, acre-dito que irei colher um total de seis tone-ladas”, disse. Da produção, Izair vende boa parte da fruta in natura na propriedade e usa o restante na fabricação de vinho. Ele prevê a produção de mil garrafas com a atual colheita.

“Estou finalizando a produ-ção, acredito que irei colher um total de seis toneladas”

Recepção para marcar início do ano letivo na nova escola Ana AraújoAlfredo Chaves iniciou o ano letivo escolar em grande estilo, com uma bela recepção para pais e alunos na nova sede da Escola Municipal Ana Araújo Localizada no bairro Siribeira, em uma área de 7.128 m², a nova unidade educacional atende 600 alunos (com capacidade para 1.000 vagas) e foi construída em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Com dois pavimentos, a unidade conta com blocos pedagógicos, didáticos e administrativos, salas amplas, banheiros adap-

tados e acessíveis, e ainda refeitório e pátio. Aline dos Santos Igreja de Paula, moradora da comunidade de Cachoeira Alta, mãe da es-tudante Tainá de cinco anos, parabenizou a estrutura da escola. “Fico fora o dia todo e a minha filha já vem com segurança desde casa, porque no ônibus tem um responsável que cui-da do embarque das crianças. E quando che-ga na escola encontra este ambiente seguro e espaçoso. Fiquei satisfeita e todos estão de parabéns”, elogiou a mãe.

A nova unidade educacional atende 600 alunos

Números dos principais atendimentos

Emissão de CPF: 156Certidão de nascimento e casamento: 310Carteira de identidade: 210Carteira de trabalho: 211Fotos: 506Previdência social: 55Corte de cabelo: 88Odontologia: 17Fisioterapia: 14Recreação: 200

04

Page 5: Alfredo Chaves Em Foco 06

Auditório da Secretaria de Educação recebe acabamento

Alfredo Chaves é contemplado com dois ônibus escolares

Moradores de Matilde ganharam escola reformada e ampliada

Novo material didático para a educação infantil

Educação

O início de fevereiro foi de festa para a comu-nidade de Matilde, interior de Alfredo Chaves. Foi inaugurada a reforma e a ampliação da Escola Municipal Felipe Módolo que atende cerca de 170 alunos, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. A solenidade contou com a presença do pre-feito Roberto Fiorin, da secretária de Educa-ção Vera Bona e de diversas autoridades e membros da comunidade.A diretora da unidade, Patrícia Grillo dos San-tos, está feliz com as melhorias. “Foi um ganho muito grande para nossa escola, que já não

estava mais atendendo a demanda de alunos. Com esse novo espaço iremos melhorar ainda mais a qualidade no ensino”, destacou.Os alunos Carlos Felipe Fardin e Maria Eduar-da Medeiros, 13 anos, estudantes da 8ª série, também comemoram as mudanças. “Dá mais motivação para estudar”, disseram. Para a obra, foram investidos dos recur-sos próprios R$ 339.289,09 que permitiu a construção de mais três salas de aula, dois banheiros, um refeitório, um auditório e um depósito de merenda além de melhorias em todo o prédio.

As obras do auditório da Secretaria Educação Fernanda de Paula Lafayette, situado no bairro Santa Terezinha, estão em andamento. O au-ditório será utilizado, principalmente, para as atividades pedagógicas dos professores e ou-tras capacitações de servidores da educação.

Em janeiro, a Secretaria de Educação recebeu dois ôni-bus de plataforma, graças a um convênio firmado en-tre a Secretaria de Estado de Educação, por meio do programa Caminhos da Es-cola. Os veículos foram en-tregues em janeiro e pos-suem 17 lugares normais e dois para cadeirantes, qua-lificando o atendimento de pessoas portadoras de al-guma necessidade especial que precisem utilizar o meio de transporte.

As escolas da educação infantil de Alfredo Chaves foram contempladas com um vasto material didá-tico encaminhado pela Editora Positivo, por meio de um convênio com a Secretaria de Educação. O material foi distribuído no início do ano letivo.As crianças de dois anos receberam uma maleta com uma agenda, material didático, CD com mú-

O auditório será utilizado, principalmente, para as atividades pedagógicas

Capacitação para professores da educação infantilProfessores da educação infantil estiveram reu-nidos antes do início das aulas para uma capa-citação. Participaram educadores de 1º a 5º ano do ensino fundamental e profissionais das dis-ciplinas de artes, com o tema, Arte em Cena. Um dos objetivos foi preparar os profissionais para o III Seminário da Educação Infantil, pre-visto para acontecer no dia 30 de setembro. Bernadete Pontini Delfino, educadora da cre-che Comecinho de Gente, no bairro Cachoeri-nha gostou muito do encontro. “É um momento importante para troca de ex-periências. Pudemos expor nossos projetos e conhecer as atividades dos nossos colegas, sendo assim, poderemos levar novas experi-ências em sala de aula”, disse.

O Centro Educacional Municipal da Educação Infantil (Cemei) José de Anchieta, antigo Jar-dim de Infância, que no final do ano passado foi totalmente inundado pela enchente, vem sendo reformado e revitalizado. As obras, no valor de R$ 362.617,39, estão sendo execu-

Centro Educacional José de Anchieta passa por reformas

As aulas do curso Preparatec para alunos da rede municipal de Alfredo Chaves, ma-triculados na 7ª e 8ª série já começaram. Implantado no município desde 2008, o curso Preparatec vem preparando jovens alfredenses para o ensino médio técnico,

Iniciadas aulas do PreparatecVale ressaltar que Alfredo Chaves, teve o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação

Básica (Ideb), divulgado em agosto de 2012, colocando o município em

primeiro lugar no Estado

principalmente para aprovação em escolas técnicas federais. As aulas acontecem três vezes por sema-na, das 18h às 22h, na nova sede da esco-la Ana Araújo e contemplam as disciplinas de português, matemática, geografia, biolo-

gia, química, física e história. Um exemplo do bom trabalho desenvolvido no curso foi a aprovação de 16 jovens para o ingresso deste ano no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), dos 25 alunos que concorre-ram a prova.

tadas pela empresa BR Construtora e Admi-nistradora Ltda EPP. Conforme informações da Secretaria de Educação, a Centro Educacional conta hoje com 300 alunos matriculados e fun-ciona em dois turnos. Móveis e equipamentos também já foram adquiridos.

sicas educativas, brinquedos e um livro que será construído ao longo do ano com a colaboração da família.Os alunos entre três e cinco anos e professores também receberam material pedagógico completo. “A maleta dará suporte ao trabalho desenvolvido em sala aula e motivará ainda mais a aprendizagem do

aluno. Os materiais são dinâmicos, interativos e fá-ceis de serem manuseados pelas crianças”, explicou Marta Ferreira, orientadora da Educação infantil.Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 600 crianças, distribuídas nas 15 unidades de ensino, entre sede e interior do município, receberam o ma-terial.

05

Page 6: Alfredo Chaves Em Foco 06

Eventos|Esporte e Lazer

Mais de sete mil pessoas passaram pela 49ª Festa da Uva e do Vinho

Campeonato de futebol infantil para comemorar 122 anos da cidade

População festeja 122º aniversárioda cidade

Alfredo Chaves sediou competições do Joabes

Alfredo Chaves irá promover Campeonato Municipal de Futebol

Quadras de esportes do interior recebem reformas

Dia da Mulher com diversas atrações

Carnaval de sucesso e para toda a família em Alfredo Chaves

Durante as comemorações pelos 122 anos de Alfredo Chaves, a população contou também com uma bela competição esportiva no Estádio Carlos Soares Pinto entre os dias 22 e 26 de janeiro. Com o nome de I Taça Cidade Alfredo Chaves, o evento reuniu mais de 360 jovens nas categorias mirim e infantil das equipes de Rio Branco de Venda Nova do Imigrante, Olímpico de Carangola (MG), Itaperuna (RJ), Democrata de Cariacica e Desportiva Ferrovária.Comprovando que Alfredo Chaves é sempre destaque nas competições que participa, todos os títulos de campeões foram levantados pelas equipes da casa. Na categoria Mirim, Alfredo Chaves venceu a partida nos pênaltis, por 4 a 2 contra Olím-pico de Carangola (MG). Já a categoria infantil ficou em 1 a 0 também contra o Olímpico.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Alfredo Chaves realizou diver-sas reuniões para promover o Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Os jogos estão previstos para iniciar no dia 02 de junho.O campeonato objetiva integrar as comunidades rurais e urbanas de Alfredo Chaves por meio do esporte. De acordo com os or-ganizadores, cerca de 10 comunidades irão participar da compe-tição, nas categorias titular e aspirante. “Pretendemos fazer um grande campeonato, integrando as comunidades e valorizando o nosso futebol de várzea”, disseram os organizadores.Os jogos irão acontecer nas comunidades que possuem campo de futebol e no estádio Carlos Soares Pinto, na sede.

A prefeitura de Alfredo Chaves vem realizando reformas em várias quadras poliesportivas no interior do município, a fim estruturar os patrimônios públicos ao mesmo tempo incentivar atividades esportivas. Atualmente, a quadra da comunidade de Aparecida está passando por reformas. As obras estão sendo realizadas pela empresa Factor Construtora Ltda. As quadras de esportes dos distritos de Matilde e Sagrada Família também já foram contempladas com reforma. No ano passado a comunidade de São Martinho recebeu uma quadra por meio de uma parceria entre o governo estadual e a pre-feitura.

Alfredo Chaves completou no dia 24 de janeiro, 122 anos de Emancipação Política. Algumas festividades marcaram a data importante para a história do município. As come-morações começaram pela manhã com hasteamento das bandeiras em frente a sede do executivo, na presença dos servidores municipais. A noite foi celebrada uma missa solene na Igreja Matriz em homenagem ao município e em seguida foi realizada uma confraternização com distribuição de bolo de aniver-sário e lanche. A parte cultural ficou por conta da banda Alto Benevente que desde o início abrilhantou a noite e fez o público cantar e dançar ao ritmo de músicas antigas de moda de viola e folclóricas.

Alfredo Chaves sediou os Jogos Abertos do Espírito Santo (Joabes) no Ginásio Municipal. A equipe de voleibol de Alfredo Chaves com-petiu nas modalidades masculino e feminino adulto, com os municí-pios de Guarapari, Anchieta, Piúma, Rio Novo do Sul e Marataízes. Conforme informações da Secretaria de Esportes e Lazer, os jogos contaram com a participação de vários jogadores da seleção capi-xaba, alguns integrantes da Super Liga 2012 e 2013.O Joabes é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), com o objetivo de promover um intercâmbio sociocultural e esportivo dos atletas capixabas.

Aconteceu em fevereiro, em São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves, a 49ª Festa da Uva e do Vinho. Desfile de microtratores, shows, apresentações culturais, escolha do melhor vinho e desfile para eleger a rainha da festa foram as atividades do evento que reuniu mais de sete mil pessoas. Cerca de seis toneladas de fruta foram comercializadas durante os dois dias de festa.Desfile de microtratores, eleição para escolha das princesas e rainhas da festa, escolha da melhor uva e do melhor vinho são as principais atrações do evento.Durante os festejos, os moradores da comunidade comercializaram derivados da fruta como geléia, compotas, suco natural e o vinho, além de outros serviços como almoço típico, salgados e churrasco a quilo.“A Festa da Uva e do Vinho é um evento importante porque valoriza a cultura e divulga os produtos da nossa região, além de incentivar o produtor”, disse o presidente da Associação de Moradores de São Bento de Urânia, Lauro Cebin. Uma manhã cheia de comemorações marcou o Dia Internacional

da Mulher em Alfredo Chaves (08/03). As festividades começaram com missa solene na Igreja Matriz com a participação da população e servidoras municipais. O prefeito Roberto Fiorin também marcou presença na celebração. Seguindo a manhã de comemorações, foi servido um café da ma-nhã no Salão Paroquial acompanhado de sorteio de prêmios e di-versas atividades voltadas ao dia, com a parceria da Associação de Mulheres de Alfredo Chaves (Amurac), Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.Quem esteve presente garantiu que compensou deixar os afazes domésticos para mais tarde. “Tudo estava muito organizado. Assisti a missa e adorei o sermão do padre a nosso favor. Já fiz um lanche e agora estou concorrendo a vários prêmios”, festejou a agricultora e moradora da comunidade de Nova Mântua, dona Marlene Rodri-gues Coelho. Não faltaram elogios para as comemorações e quem também pa-rabenizou a iniciativa, foi a dona de casa, Ana Ataídes, moradora do bairro Cachoeirinha. “Estão todos de parabéns, porque hoje me senti lembrada. Se Deus quiser, espero estar aqui de novo no ano que vem”, prometeu.

O Carnaval 2013 de Alfredo Chaves foi marcado com a pre-sença de muita gente e animação. Foram cinco dias de folia, que iniciou com o Grito de Carnaval da 3ª Idade. A Unidos da Macrina sacudiu a avenida com muitas cores e criatividade em um desfile emocionante com o tema “superação”. Desfiles de blocos e shows também fizeram parte da programação.Muitos visitantes passaram por Alfredo Chaves durante os dias de festa e elogiaram a programação. A cidade se consagrou com um dos melhores carnavais de rua da região. “Parabéns aos organizadores. Foi com certeza um carnaval de família, que tem atração para todas as idades”, disse a comerciante Ana Lara Farias Silva, da cidade de Campos, no Rio de Janeiro.

06

Page 7: Alfredo Chaves Em Foco 06

Governo

Internet mais rápida e com menos custos na Prefeitura

Concurso fotográfico para divulgar paisagens alfredenses

Administração conta com programa semanal de rádio

Prefeitura capacita servidores para melhorar atendimento

Prefeito participa de encontro em Brasília

1º Encontro com Agentes de Comunicação

Prefeitura irá economizar R$ 80 mil por ano com salário do prefeito

Prefeitura convoca novos aprovados em concurso

Dia da Mulher com diversas atrações

O sistema de internet da prefeitura de Alfredo Chaves teve a velocidade aumenta-da para 10 megas, tornan-do a execução de diversos serviços importantes para a população, como cadas-tro em programas sociais, marcação de consultas on line e outros programas mais rápidos, facilitando o dia a dia do servidor e da comunidade em geral. A

medida ainda trouxe economia mensal para os cofres públicos de 150%, em comparação ao serviço anterior.Quem gostou da novidade foi a funcionária do Setor de Compras, Luana Bósio Borges. “Nosso sistema de cadastro necessita de internet ágil para funcionar e já notei a di-ferença no andamento dos trabalhos. Ficou bem mais rápido”, elogiou. Novo site: A Prefeitura de Alfredo Chaves também está de cara nova na rede mundial de computadores.Confira! www.alfredochaves.es.gov.br

A Prefeitura de Alfredo Chaves deu posse a novos servidores, aprovados no último con-curso público (nº 001/2011) para apresentar documentação. Foram empossados 22 novos candidatos: 01 enfermeiro, 02 técnicos de en-fermagem, 01 agente de endemias urbanas e rurais, 04 motoristas, 13 vigias e 01 auxiliar administrativo.

O prefeito Roberto Fortunato Fiorin recebeu em fevereiro uma boa notícia do Instituto Na-cional de Seguridade Social (INSS). Ele, que é servidor público concursado do órgão, foi cedido para o município de Alfredo Chaves para exercer a função de chefe do Executivo. Isso significa que os seus vencimentos serão pagos pelo INSS e não pela Prefeitura de Al-fredo Chaves.Com a medida, o município deixará de pagar o salário do prefeito, que atualmente é de R$ 7 mil. Sendo assim, a prefeitura irá economi-zar mais de R$ 80 mil por ano.

O prefeito de Alfredo Chaves esteve em Bra-sília em janeiro para participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios fortes, Brasil sustentável. Durante o encontro, o prefeito participou de palestras, oficinas e mesa redondas sobre temas ligados à cidadania, segurança, meio ambiente, comunicação, juventude e empre-go, que foram promovidos pelos organizado-res. O prefeito ainda aproveitou a viagem à Capital do país para visitar diversos ministérios a fim de conquistar recursos para o município por meio de convênios para as áreas de saúde, educação, turismo, infraestrutura e construção de casas populares.

Para quem gosta de fotografar paisagens, a Prefeitura de Alfredo Chaves, por meio da Secretaria de Comunicação Social, lançou um concurso fotográfico que dará prêmios às fo-tos mais populares.Com o tema, “Um olhar sobre as belezas al-fredenses”, o concurso estimula os internau-tas, através das mídias sociais, a enviarem fotos de paisagens do município. As fotos se-rão publicadas em um álbum na fanpage da Prefeitura no Facebook. Para participar basta

enviar uma ou mais fotos de paisagens turís-ticas da cidade para o e-mail [email protected]. Não irá valer fotos com pessoas. As regras do concurso poderão ser acessadas na página da prefeitura no Face-book. Após o concurso, a Secretaria de Comunica-ção Social pretende realizar uma exposição fotográfica com algumas das fotos do concur-so, no mês de julho, na Estação Ferroviária de Mathilde.

A Secretaria de Comunicação Social de Alfre-do Chaves realizou em março o 1º Encontro dos Agentes de Comunicação da Prefeitura de Alfredo Chaves. O evento aconteceu na Secretaria de Educação.Os 12 novos agentes serão uma espécie de interlocutores, responsáveis em recolher as informações e repassá-las para a secretaria de Comunicação Social, que tem a tarefa de divulgar as ações e eventos à população, ser-vidores e turistas em diversas ferramentas.

A Prefeitura de Alfredo Chaves firmou parceria com a Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo (Esesp) para a realização de capacitações para os servidores munici-pais. O objetivo é melhorar o atendimento dos servidores com os usuários, qualificando os serviços oferecidos. Para abrir o Programa de Capacitações para os Servidores de Alfredo Chaves, foi realizada uma palestra motivacional no dia 19 de março,

A Administração Municipal conta com um programa semanal na Rádio Cultura 98,5 FM: o Alfredo Chaves em Foco. O programa vai ao ar nas terças e quintas-feiras, sempre às 8h30. Nas quintas-feiras é transmitido o quadro Bom dia Prefeito, onde o prefeito Roberto Fiorin esclarece a população sobre as obras em andamento e de onde são aplicados os recursos públicos. Já nas terças-feiras, são entrevistados secretários e servidores da municipalidade, a fim de dar transparência das ações.

no Centro de Referencia da Assistência Social (Cras). Planejamento Estratégico. Em março tam-bém, secretários e gerentes se reuniram para participar do curso planejamento estratégico. Até agosto, de acordo com um cronograma, serão ofertados cursos de qualidade no aten-dimento ao cidadão, liderança estratégica, gestão criativa e resolução de conflitos para os servidores, certificados pelo Esesp.

Servidores interessadosdevem acompanhar no

www.alfredochaves.es.gov.bras informações e imprimira ficha de inscrição para

validar a participaçãonos cursos

07

Page 8: Alfredo Chaves Em Foco 06

Obras | Meio Ambiente | Saúde

Ação para limpeza e recuperação de ruas

Obras de pavimentação na reta final

Equipe itinerante paraatender comunidades rurais

Obras de recuperaçãono bairro Cachoeirinha

Nova Unidade de Saúde Obras na rede de água são concluídas

Mutirão para combater adengue

A Prefeitura de Alfredo Chaves realizou no mês de janeiro diver-sas ações para limpezas das ruas atingidas pela enchente no final do ano passado. Foram beneficia-das ruas dos bairros Cachoeirinha, Ouro Branco, Macrina, Recanto da

Por meio de uma parceria com o go-verno do Estado estão em andamento obras de recuperação vários pontos da cidade. No bairro Cachoeirinha, por exemplo, umas das localidades mais atingidas pela tragédia, o De-partamento de Estradas e Rodagem (DER-ES) está refazendo trechos danificados na ES 146, com recons-trução do calçamento, construção de muro de contensão e ainda estrutu-ração da ponte de acesso ao bairro.

A Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves reiniciou as visitas da equipe itinerante de saúde no interior, onde ainda não há Es-tratégia de Saúde da Família. Além de um médico, fazem parte uma enfermeira e uma auxiliar de enfer-magem, uma agen-

A Prefeitura de Alfredo Chaves rea-liza todas as terças-feiras uma ação para combater o mosquito transmissor da dengue. Uma equipe formada por agentes de endemias e funcionários da limpeza pública está percorrendo as margens do Rio Benevente com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito.

Uma ampla Unidade de Saúde vem sendo construída no bairro Parque Re-sidencial Alfredo Chaves (Cajá), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para abrigar duas unida-des de Estratégias de Saúde da Família (ESF) da sede. Ela deve ser inaugurada no segundo semestre deste ano.Para a construção deste importante in-vestimento em saúde, o município re-alizou a compra de um terreno no valor de R$ 250 mil com mais de dois mil metros quadrados. A obra, no valor de R$ 1, 2 milhões, terá uma estrutura com auditório para campanhas pre-ventivas, várias salas de atendimentos:

A Prefeitura de Alfredo Chaves está realizando drenagem e pavimenta-ção em diversas ruas da cidade. Cerca de oito ruas do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves, conhe-cido como Cajá, estão sendo dre-nadas e pavimentadas. As obras, orçadas no valor de R$ 1.619.193,73, que vêm sendo exe-cutadas em parceria com a Secre-taria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento (Se-durb), estão na reta final e deverão ser inauguradas em abril. Quem está feliz com a iniciativa é a dona de casa Joneci Adolfo Car-doso. “Esperávamos há muito tem-po por esse serviço, estamos muito felizes com essa melhoria, que vem facilitando o nosso acesso”, disse.Também estão em fase final as obras de drenagem e pavimentação

Siribeira, Araponga, Centro e Par-que Residencial Alfredo Chaves. Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos tra-balharam com muito empenho para deixar os logradouros em ótimas condições.

da primeira etapa da avenida Egisto Benicá, no final da cidade, sentido parque de exposições. Mais de 20 famílias comemoram o andamento das obras.

Outra rua, que liga o Parque Re-sidencial Alfredo Chaves (Cajá) ao bairro Parque Residencial Arapon-ga, está com as obras de drenagem e pavimentação iniciadas.

As obras na parte da avenida Lauro Ferreira Pinto, no Centro, e a amplia-ção da ponte Feliciano Garcia, que dá acesso ao bairro Portal dos Imigran-tes, serão também,de responsabilida-de do Estado.Já as casas atingidas, as pontes mu-nicipais e a passarela que dá aces-so ao parque de exposições, foram mapeadas e formalizado um projeto que foi encaminhado ao Ministério da Integração.

Um dos problemas enfrentados pela população de Alfredo Chaves com a enchente do ano passado foi a falta d’água, devido aos rompimentos das adutoras do interior do município. Mas com o trabalho de equipe do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae), em parceria da administração municipal, todo o sistema de tubulação foi refeito com recursos próprios. Conforme informações do Saae, foram 500 metros de reconstrução de redes de água bruta que possibilitaram a normalização de todo o abastecimento da cidade.

Foram 500 metros de reconstruçãode redes de água

Qualquer vazamento de água, o Saae deve ser informado imediatamente através do telefone 27 3269-2306.

te de saúde da localidade na equipe que atende 15 comunidades rurais.“No interior há dificuldade de con-tratação de médicos para atuar. Lá tem muitas famílias que precisam desse serviço e atenção”, destacou o médico da equipe, Fernando Vi-deira Lafayette. Conforme um cronograma estabele-cido pela Secretaria de Saúde, as visitas são realizadas nas localidades de segunda a sexta-feira, durante todo o dia. Cada comunidade recebe a visita da equipe a cada 15 dias.

Confira os locais que recebem atendimento: São João; Rio Veado eIndependência; Aparecida eRibeirão do Cristo;Caco do Pote;São Bento de Urânia;Quarto Território e Boa Vista;Sagrada Família; Ibitirui;São Bento de Batatal eSão Francisco de Batatal;Nova Estrela e Nova Mantua

curativos, imunização, consultas médi-cas, odontologia e saúde da mulher com condições sanitárias adequadas.Hoje, Alfredo Chaves conta com três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Duas localizadas na sede que atendem aproximadamente 2.800 famílias e no interior do municí-pio, no ESF de Iriritimirim, que abrange 720 famílias das comunidades de Ca-rolina, Matilde, São Marcos e Ribeirão de Santo Antônio, Vila Nova de Ma-ravilha, são Roque e São Brás. Nas demais localidades, ainda descobertas, os atendimentos são realizados por uma equipe itinerante de saúde.

08