alexandria

17

Upload: amanda

Post on 21-Jul-2015

40 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Alexandria
Page 2: Alexandria
Page 3: Alexandria

• Informações básicas de Alexandria• Ficha Técnica •Resenha

•Eixos Norteadores•Mitologia•Religiosidade•Filosofia•Economia

Page 4: Alexandria

Informações básicas de Alexandria•Antigamente era um centro urbano em que se deu origem ao reino egípcio dos Ptolomeus.•Fundada em 332 A.C, pelo macedônio Alexandre Magno ou Alexandre o Grande.•Em pouco tempo tornou-se uma das maiores cidades do mundo grego•Principal base marítima de mediterrâneo. -Abrigava grandes embarcações, permitindo que exportasse sua produção.•Tornou-se capital do Egito.•Construído grandes palácios, instituições públicas, museus, biblioteca e templos.

Page 5: Alexandria

Ficha TécnicaGênero: Drama País: EspanhaDireção: Alejandro AmenábarRoteiro: Alejandro, Meteo GilElenco: Rachel Weiz (Hipátia) , Max Minghella (Davus), Oscar Isaac (Oreste), Ashraf Barhom (Ammonius) , Michael Lonsdale (Theon), Rupert Evans (Synesius), Richard Durden (Olympius), Sami Samir (Cirilo).Produção: Alvaro Augustin, Fernando BovairaFotografia: Xavi GiménezTrilha Sonora: Dario MarianelliDuração: 127 min.Ano: 2009

Page 6: Alexandria

ResenhaAspectos de uma cultura iniciada por Alexandre o Grande-Depois da dominação Romana-Conturbada por ideais religiosos: Cristianismo, convivendo com judaísmo e cultura greco-romana. Filme refere a história da filósofa e professora Hipátia-Única mulher do enredo.-Ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola Alexandria, junto a Biblioteca. Tem um de seus alunos, Oreste, que a ama sem ser correspondido.-Não deseja se casar, pois dedica sua vida aos estudos, com sua principal preocupação com movimento da Terra em torno do sol. Tem um outro aluno, Sinésio, adepto do cristianismo-Ele passa a questionar tudo, mas não questiona o que ele acredita.-Afirma que ela não pode se converter ao cristianismo, optando pela neutralidade e o amor a filosofia. Seu escravo Davus, também a ama, secretamente.

Page 7: Alexandria

ResenhaPolítica e religião acopladas nesta época.No decorrer, ocorre enfrentamentos entre cristãos, judeus, e cultura greco-romana.-Cristãos se apoderam da situação.Cristão passam a dominar territórios.Oreste pagão que se tornou cristão, e prefeito-Quem não fosse cristão seria morto-O líder cristão Cyril (Cirilo), domina a cidade. -Encontra em Oreste a ligação com a filósofa, um ponto de fragilidade do poder romano.-Usa da escrituras sagradas, um meio para acusá-la.-Hipátia foi taxada de bruxa e atéia e por isso pagou caro.

Page 8: Alexandria

Eixos norteadoresAceitar que o sol ocupava o centro do cosmo-Contradiz com passagens da bíblia. *Terra tinha sido criada por Deus antes do sol.*Deus criou 2 luminárias: uma para iluminar a Terra durante o dia e a outra, durante a noite. Para o novo universo era necessário uma nova física.-Começou a ser escrita por Galileu, defensor do RACIONALISMO, observação e experimentação possível a chegar a verdade.-Igreja o acusou de heresia, já que como descrevia, assim a bíblia estaria errada.

Page 9: Alexandria

Eixos norteadores. No filmeHipátia, grande mulher nascida na época errada.-Defendia fervorosamente ao livre pensamento, seus ensinamentos Neoplatônicos, sua religiosidade vista como pagã, pontos de vista sobre o cosmo.Enquanto Oreste, um ex aluno, fosse prefeito sua vida estaria protegida.Mas quando Cirilo, um cristão fanático, árduo defensor da igreja, acirrado do adversário dos que ele considerava serem hereges, tornou-se bispo de Alexandria, determinado a destruir todo movimento pagão, Hipátia foi um alvo e sua morte anunciada.

O FILME ÁGORA FOI PROIBIDO NO BRASIL PELA IGREJA CATÓLICA, ENTRANDO COMO ALEXANDRIA.

Page 10: Alexandria

Mitologia“ O cristianismos é uma religião greco-romana, não judaica’’. Diz Jacyntho Lins Brandão. (UFMG)“ Ela é fruto de um grupo de judeus helenizados e teve que passar por adaptações. As próprias imagens eram coisas que os judeus não tinham, eram proibidas’’A força da mitologia era tão grande que os padres tiveram de engolir a manutenção de certos costumes. Sobreviveu algo do paganismos nas maiores datas cristãs.

Page 11: Alexandria

MitologiaNatal não cai dia 25 de Dezembro, Jesus não nasceu nesse dia. -Desconhecido a data real.-Era comemorado uma grande festa pagã Saturnália, ao deus Saturno,Cronos, Zeus, em latim, em 17 a 23 de Dezembro.-Igreja decidiu sobrescrever esse festival.-Decoravam a casa, davam presentes, faziam um grande banquete com direito a muito álcool.-A parte mais selvagem de toda essa festança, mudou-se para hoje o Ano Novo.-A páscoa cristã, não cai no mesmo dia da judaica.-Mesmo propósito para obscurecer antigos festivais pagãos. -Deuses da mitologia possuíam endereço físico, ocupavam o Olimpo. Ao alcance dos humanos.-Deus cristão como sobre humano.

Page 12: Alexandria

ReligiosidadeRetrata o contexto social vivido pela população da cidade de Alexandria, Edigo-Conflitos entre: •Pagãos •Cristão•JudeusHipátia, filósofa, matemática e astrônoma•Era diferente das outras mulheres•Ela dedicava-se a busca de conhecimento•Funcionamento da órbita da TerraDavus (escravo), Oreste (prefeito) Sinésio(bispo)Biblioteca de Alexandria•Templo de saber dedicado ao conhecimento•Cultos as divindades das religiões politeísta greco-romana •O cristianismo tendia a crescer exponencialmente

Page 13: Alexandria

ReligiosidadePostura de Hipátia•Assemelha-se a figura do homem justo de Platão*Alma racional deveria ser superior“A plenitude humana coincidia com aperfeiçoamento da razão” (crescimento)*Sem distinção de homens, mulheres e escravos. (Conhecimento)“Há mais coisas que nos unem do que nos separam”

Page 14: Alexandria

DAVUS Conflito: Fé x PAIXÃO x RAZÃO

Alma:irascível Desejante

Racional

ORESTE: Alma concupiscente e irascível Alma racional

Cabeça, apetite sexual excessivoOBS: Busca em Hipátia o conhecimento que em si não desenvolvia

SINÉSIO: Alma irascível*Equilíbrio entre o bom e o mal.

Justo e injusto.

Page 15: Alexandria

FilosofiaQuesito do centro da Terra e sua rotação. A questão central prendia-se com a forma e a localização da Terra no UniversoA teoria de Hipátia em tese, questionava a teoria Geocêntrica, de Cláudio Ptolomeu, o grego, aceita à época pela ciência e pela Igreja.Quase todos astrônomos situavam a Terra no Centro do Universo, exceto Aristarco de Samos-Sistema solar com centro ocupado pelo sol e no qual a Terra percorria uma orbita circular, com outros planetas Pensamento da filósofa e seus experimentos estabeleceram as bases da teoria formulada por Nicolau Copérnico, séculos depois, que seria a teoria heliocêntrica.O heliocentrismo rompe e supera a idéia de que a Terra era o centro e o limiteRevolucionando assim, os horizontes do conhecimento, fazendo os homens erguer a cabeça para observar o ilimitado universo e a profunda dimensão da natureza humana, mesmo que para isso, fosse necessário enfrentar a ira dos tribunais da fé católica.

Page 16: Alexandria

EconomiaO filme mostra cenas em que aparece o comércio e a grandeza da cidade de Alexandria, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Cidade grande e próspera, vital dentro do Império Romano. Comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo, vinhedos, artesanato grego, destaque a cerâmica. Ânfora gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península.Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obraComo mostra nesse filme, a maioria do poder aquisitivo e terras estava nas mãos do governante. Devido desigualdade de classes, parâmetro religioso e as intrigas, percebe-se no filme um povo em miséria, plena fome.O filme mostra conflitos graves causados pelo radicalismo religioso e pela busca do domínio político. Pagãos matam cristãos, cristãos (maioria) matam pagãos, judeus matam cristãos e vice-versa. Tudo em nome das verdades de fé defendidas pelos religiosos. Os conflitos acabam refletindo-se na destruição da Biblioteca de Alexandria.

Page 17: Alexandria

Fonte bibliográfica. HISTÓRIA DO MUNDO: http://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/alexandria.htmRESENHA: http://netnature.wordpress.com/2011/03/14/alexandria-critica-do-filme-com-resenha/FILMES ÉPICOS: http//www.filmesepicos.com/2010/03/agora-2009.html?m=1AVENTURAS NA HISTÓRIA: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/saiba-mais-mitologia-grega-729488.shtmlTEORIA DA CONSPIRAÇÃO: http://www.deldebbio.com.br/2010/02/15/hipatia-de-alexandria/MITOLOGIA:http://www.mitologia.templodeapolo.net/textos_ver.asp?Cod_textos=216&value=Os%20Ptolomeus%20e%20a%20Biblioteca%20de%20Alexandria&civ=Civiliza%C3%A7%C3%A3o%20GregaBIOGRÁFIA CLAUDIO PTOLOMEU: http://www.suapesquisa.com/biografias/claudio_ptolomeu.htmIMAGENS: http://www.virginiaplaces.org/ ARTIGO HIPÁTIA DE ALEXANDRIA: http://professoraldosantos.blogspot.com.br/2011/08/hipatia-de-alexandria-e-o-compromisso.htmlFILOSOFIA NO DIA A DIA: http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com.br/2013/10/o-uso-de-filmes-no-ensino-de-filosofia.html