albras e alunorte

14
Pesquisa De Oficina De Trabalho 1 Valmir

Upload: jose-emilio

Post on 19-Dec-2014

2.739 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

1

Pesquisa De Oficina De Trabalho

Valmir

2

Alunorte

Adilson

3

Alunorte

Em,1978,um acordo entre os governos do Brasil e do Japão que contou com a participação da Vale ( na época chamada de Companhia Vale do Rio Doce )Criou a Empresa Alunorte (Alumina Do Norte Do Brasil S.A),idealizada para integrar a cadeia produtiva do alumínio no Pará,Estado Rico em bauxita ,matéria-prima da alumina.

Adilson

4

Alunorte

Construída estrategicamente em barcarena,município situado a 40 quilômetros,em linha reta,de Belém(PA),a Alunorte iniciou suas operações em julho de 1995,após um período de paralisação das obras em função de uma crise no mercado,que retardou a implantação do projeto.

Adilson

5

Albrás

Thierry

6

Albrás

A Albrás é a maior empresa com sede no Pará e na Amazônia.Em 24 anos de funcionamento,sua produção acumulada já alcança 9 milhões de toneladas de alumínio ,destinado principalmente ao exterior e ,em particular,ao Japão,que ficou com quase metade desse total.

Thierry

7

Lados Positivos Da implantação dessas empresas :

Um dos lados positivos é o desenvolvimento que essas empresas trazem para os municípios em que elas se instalam .No caso Albrás/Alunorte Elas ajudaram muito no desenvolvimento populacional de Barcarena (PA).

Emilio

8

Lados Negativos da implantação dessas empresas:

Um dos Lados negativos é a degradação do meio-ambiente,estas fábricas despejam no meio-ambiente produtos químicos que atingem a natureza,trazendo um prejuízo ambiental a Amazônia.

Emilio

9

Empresa Alunorte

Adilson

10

Empresa Albrás

Valmir

11

Os Problemas Ambientais

Alexandre

12

A Pesquisa No Rio Murucupi

“No rio Murucupi os parâmetros que estiverem em não conformidade com o CONAMA 357/05 foram o oxigênio dissolvido, a turbidez, o cloreto, alumínio, ferro, cádmio e cobre. A conclusão deste estudo foi que o vazamento de efluentes da empresa Alunorte no rio Murucupi e conseqüente espalhamento pela área em estudo foi o responsável pelas alterações verificadas e a redução do oxigênio dissolvido causou a mortandade dos peixes no rio em questão e em outros corpos hídricos próximos ao local do vazamento. Além dos peixes e répteis, outros animais, inclusive animais terrestres, também sofreram com o aporte do material tóxico. Alterações no pH do rio Murucupi, a presença de grandes quantidades de cloreto e sua excelente correlação com o sódio, apontam para o uso de ácido clorídrico, um ácido forte, como agente neutralizante”. (PEREIRA, 2009: p. 09).

Alexandre

13

O que concluímos!

O transbordamento da bacia de rejeito da Albrás/Alunorte e despejo de esgoto doméstico no rio Murucupi, acaba comprometendo a sobrevivência do rio e das populações que residem em sua margem e entorno como é o caso da comunidade que vive no Sítio de São Lourenço (no bairro do Laranjal).

Alexandre

14

Muito Obrigado Pela Atenção de Todos!

Boa Tarde!