agr

2
Administração Geral e Relações Industriais Engenharia mecânica Os novos modelos de administração surgem pelas exigências de um ambiente que estar sempre mudando , no qual as empresas precisam adaptar-se para sobreviver e crescer. As teorias organizacionais existentes foram surgindo à medida que novos contextos as exigiam, como novas alternativas, seguindo o que poderia se chamar de processo evolutivo, adequando às mudanças do ambiente. Nas últimas décadas, novos modelos de gestão passaram a ser adotados, formas alternativas, mistos dos conhecimentos existentes com diferentes concepções. Assim, temos as metáforas, comparando os modelos de gestão, como é o caso do fordismo, comparado à metáfora da máquina, do toyotismo, comparado à dos organismos, e o volvismo, este último, comparado à metáfora do cérebro, sendo o "de ponta".cabe a mim fala que os princípios acima brevemente citados podem ser válidos em condições especificas de cada empresa, meio ambiente,tecnologia e etc. Devemos sempre questionar modelos “certos” já que no meu ponto de vista cada caso exige um tratamento diferente do outro. Já que no inicio dessas organizações administrativas a forma de coordenação correta era a centralização depois veio a descentralização e acredito eu que a forma mais adequada hoje em dia seja o trabalho em equipe. As organizações devem ser flexíveis para definirem suas estruturas. (centralizadas, descentralizadas, equipe) de acordo com a natureza de suas tarefas. Devem seguir um principio que eu acho básico que seria o da transparência, ou seja, a empresa deve conhecer seus consumidores e estes por sua vez devem conhecer e compreender a estrutura de organização dessa empresa. Não esquecendo que a introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais, que se podem chamar de “impactos sociais”, repercutiram nos

Upload: tarcisio-lopes

Post on 29-Jul-2015

25 views

Category:

Science


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Agr

Administração Geral e Relações Industriais Engenharia mecânica

Os novos modelos de administração surgem pelas exigências de um ambiente que estar sempre mudando , no qual as empresas precisam adaptar-se para sobreviver e crescer. As teorias organizacionais existentes foram surgindo à medida que novos contextos as exigiam, como novas alternativas, seguindo o que poderia se chamar de processo evolutivo, adequando às mudanças do ambiente. Nas últimas décadas, novos modelos de gestão passaram a ser adotados, formas alternativas, mistos dos conhecimentos existentes com diferentes concepções. Assim, temos as metáforas, comparando os modelos de gestão, como é o caso do fordismo, comparado à metáfora da máquina, do toyotismo, comparado à dos organismos, e o volvismo, este último, comparado à metáfora do cérebro, sendo o "de ponta".cabe a mim fala que os princípios acima brevemente citados podem ser válidos em condições especificas de cada empresa, meio ambiente,tecnologia e etc.

Devemos sempre questionar modelos “certos” já que no meu ponto de vista cada caso exige um tratamento diferente do outro. Já que no inicio dessas organizações administrativas a forma de coordenação correta era a centralização depois veio a descentralização e acredito eu que a forma mais adequada hoje em dia seja o trabalho em equipe. As organizações devem ser flexíveis para definirem suas estruturas. (centralizadas, descentralizadas, equipe) de acordo com a natureza de suas tarefas.

Devem seguir um principio que eu acho básico que seria o da transparência, ou seja, a empresa deve conhecer seus consumidores e estes por sua vez devem conhecer e compreender a estrutura de organização dessa empresa. Não esquecendo que a introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais, que se podem chamar de “impactos sociais”, repercutiram nos processos de trabalho, na qualificação da força de trabalho, nas próprias condições de trabalho, na saúde dos trabalhadores e, afetando diretamente a questão do emprego O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário, que se traduz na economia do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação , começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.

Os novos modelos de gestão devem ser estudados e analisados, a fim de criar novas percepções da organização e sua gestão adequando ao meio em que será empregado assim atendendo a todas as partes envolvidas (empregado,empregador e consumidor).

Resenha feita a partir do texto; fordismo ,toyotismo e volvismo(os caminhos das industria em busca do tempo perdido)

Aluno: Tarcisio Lopes de Souza Neto matricula : 0508024-0