agosto 2013

40
AGOSTO 2013 ANO 1 EDIÇÃO N° 6 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA VIDA MANSA Pensando no futuro “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...” HELÔ PINHEIRO De cara com a maturidade Fapesp e Geraldo Alckmin valorizam transporte intermunicipal para idosos Aberta a temporada de Cruzeiros! Confira FAPESP CVC

Upload: revistaexperientes

Post on 26-Mar-2016

280 views

Category:

Documents


48 download

DESCRIPTION

Helô Pinheiro - De cara com a maturidade | Fapesp e Geraldo Alckmin valorizam o transporte intermunicipal para idosos.

TRANSCRIPT

Page 1: Agosto 2013

AG

OS

TO 2

013

A

NO

1

ED

IÇÃ

O N

° 6

D

ISTR

IBU

IÇÃ

O G

RA

TUIT

A

vida manSa

Pensando no futuro

“Olha que coisa mais linda, mais

cheia de graça...”

Helô PinHeiro De cara com a maturidade

Fapesp e Geraldo Alckmin valorizam transporte intermunicipal para idosos

Aberta a temporada de Cruzeiros! Confira

FaPeSP CvC

Page 2: Agosto 2013
Page 3: Agosto 2013

Editorial

Helô Pinheiro passeava pelas ruas de ipanema nos anos 1960 e era capturada pelos olhares e pela criatividade de Tom Jobim e vinicius de moraes. Tornou-se a musa inspiradora de uma das músicas brasileiras mais conhecidas da história: “Garota de ipanema”. Heloisa Pinheiro, com apenas 17 anos, desfrutava do auge de sua juventude. Passadas algumas décadas, muito mais vivida e experiente do que naquela época, Helô se tornou uma mulher que é modelo para as mais jovens. Já passando dos sessenta anos, a artista ainda apresenta vitalidade e amor pela vida e deve servir de exemplo para os nossos leitores e leitoras. Julgamos importante contarmos a história deste símbolo brasileiro em nossa matéria de capa.

Também contamos as novidades políticas, que foram muito boas para a FaPeSP nos últimos meses. após a inauguração de nossa nova sede, conseguimos marcar um encontro com o governador Geraldo alckmin que deu frutos: nossa proposta de passagens intermunicipais gratuitas para pessoas com mais de 60 anos foi aprovada e em breve dois assentos dos ônibus do estado serão reservados para essa faixa etária. Uma vitória marcante e fundamental. em breve, o governador irá receber a diretoria da FaPeSP para um café, onde outros pontos de importância para a categoria serão discutidos.

ainda nesta edição, comemoramos os 14 anos de uma das associações mais fortes

Antonio Alves Presidente da Fapesp

o futuro é hojeDiretoria e representantes da FAPesP

do estado. matão, uma cidade charmosa do interior paulista, conta com uma entidade muito bem comandada pelo presidente Sabiá e com uma estrutura muito boa para os associados. Trata-se de uma associação que em quase uma década e meia conquistou o respeito pela seriedade de seu trabalho.

a visita do Papa Francisco também mereceu nossa atenção, já que se trata da presença mais ilustre que o País terá neste ano. o respeito aos idosos por parte da juventude que acompanhará o pontífice nesta visita é um dos pontos que devem ser reforçados. os jovens de hoje, que com fé seguem o santo Papa, serão os idosos do futuro e precisam pensar no que virá. defender a aposentadoria hoje é defender o futuro desta juventude. e ainda tem muito mais, com a seção vida mansa visitando a pequena e fascinante Águas de São Pedro, nossas colunas de saúde, os assuntos jurídicos e todas as informações que os aposentados e pensionistas precisam para estarem cientes de seus direitos.

Boa leitura!

Page 4: Agosto 2013

Diretoresalexandre Toniolo

marlon alexandre dutra Justo

Conselho Editorialantonio alves da Silva

adonias Cesário de SouzaJair diniz martinsalexandre Toniolo

marlon alexandre dutra Justo

Diretor de PlanejamentoGuilherme Toniolo

Diretor Financeiro e Administrativo margareth Ferrari

Diretor de PublicidadeBeto GalassiDiagramação

maira Belasco Ilustração

Fernando lazJornalista Responsável

Jeanne margareth dos Santos mTB 18.027Jornalista

andré Toso mTB 54.450Tiragem

50.000 exemplaresDistribuição

54 associações e entidades (pág. 35)Circulação

estado de São PauloCâmara Federal

Senado24 ministérios

Presidência da repúblicaImpressãoGrafilar

Presidente FAPESPantonio alves da Silva

Vice-PresidenteJosé Carlos da Cruz PratesDiretor de Comunicação Socialadonias Cesário de Souza

Secretário GeralJosé Goulart da Silva

2º Secretáriamercedes lopes mendes

Tesoureirooctaviano Pereira Santos

2º TesoureiroFelicio Pereira Barbosa

Diretor Adjuntoana maria martins

Diretor de Assuntos Jurídicososmar de Jesus Fernando

Diretor Adjuntovaldemar venâncio

Diretor de Relações Sindicais e Movimentos SociaisJair diniz martins

Diretor AdjuntoJuraci Goes

Diretor de Patrimônioantero Ferreira lima

Diretor AdjuntoJaime da Silva Cortez

Diretor Previdência SocialJandir Teixeira Diretor Adjunto

nelson Gonçalves Diretor de Eventos

rupert martins Silva Diretor Adjuntolydia roque

Diretor de Cultura e Lazereva narciso miguel

Diretor Adjuntonorma lopes Golçalves

Conselho Fiscal TitularJosé veiga de oliveira, laércio Carolino e José nunes

Conselheiros SuplentesJosé roberto Scarpari e ramios Pereira do nascimento

CORRESPOnDênCIARua 24 de Maio, 250 • 1° andar • República

São Paulo • CEP: 01041-000(11) 3362-9393 - 32216064

[email protected]

COMERCIAL [email protected](11) 9 5028.9064 | (11) 9 7379.5816

a revista experientes não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos assinados ou pelas opniões emitidas pelos

entrevistados, fontes e dos anúncios publicitários

www.revistaexperientes.com.brfacebook.com/revistaexperientes

sumárioagosto /2013

20 CapaHelô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema

16 vida mansaConheça a pequena e encantadora Águas de São Pedro

32 especialPapa Francisco visita o Brasil, emociona a todos e fala sobre a terceira idade

6 acontece

7 entidades

14 dr. Bactéria

25 receitas

28 entidades

30 visão Jurídica

34 instituição

37 entretenimento

38 Biblioteca

39 entidades

26 FapespGeraldo Alckmin recebe Fapesp e categoria ganha benefício nos ônibus intermunicipais

20

16

32

26

Page 5: Agosto 2013
Page 6: Agosto 2013

experientes AGo 20136

Acontece

Senado aprova projeto para gratuidade em viagens aéreas para idosos

Um projeto aprovado no Senado agora prevê viagens de graça para idosos com mais de 60 anos ou ainda o benefício do desconto de 50% na passagem para voos adicionais. a conquista está no novo estatuto da Terceira idade, que prevê até duas gratuidades de um estado para outro do Brasil para maiores de 60 anos e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. a Comissão de direitos Humanos (CdH) do Senado vota na próxima semana o Projeto de lei Suplementar 482/11, que modifica o estatuto do idoso e tem como iniciativa do senador vital do rêgo (PmdB-PB). Para adquirir a passagem gratuita, que é válida sempre na base de duas vagas em cada viagem, o idoso precisa apresentar a Carteira do idoso, expedida pela Secretaria de assistência Social da cidade onde mora. Caso não tenha o documento a tempo, pode apresentar um comprovante de renda e a carteira de identidade. no entanto, todo idoso beneficiado é obrigado a pagar taxas de pedágio ou do terminal de embarque em uso, caso seja necessário. as reservas devem ser feitas com 15 dias de antecedência da data da viagem, em média.

FaPeSP organiza ii Seminário Jurídico e Previdenciáriodias 28, 29 e 30 de agosto serão especiais para a Federação das associações e departamento de aposentados, Pensionistas e idosos do estado de São Paulo (FaPeSP). Será realizado na cidade de Poços de Caldas, em minas Gerais, o ii Seminário Jurídico e Previdenciário da FaPeSP. o local escolhido foi o Hotel vilage inn, localizado na av. vereador edmundo Cardilo, 3500, em Poços de Caldas (mG). Para saber mais acesse www.vilageinn.com.br. o valor será de r$ 260 (incluso a hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e material do seminário). a entrada no hotel será dia 28/08 (quarta-feira) a partir das 10h e saída 30/08 (sexta-feira) após o almoço. Pagamento das inscrições até o dia 15/08/2013. entre os convidados para as palestras, atnágoras Teixeira lopes, membro da Secretaria executiva nacional da CSP- Conlutas, e denise Gentil, professora do instituto de economia da UFrJ.

Geraldo alckmin recebe Fapesp e categoria tem vitória fundamentalao receber a diretoria da FaPeSP em seu gabinete, o governador Geraldo alckmin assinou um decreto de que as pessoas a partir de 60 anos de idade possam viajar em todo o estado (dois por ônibus) gratuitamente. esse compromisso foi assumido com o diretor de patrimônio da Federação, Sr. antero Ferreira, em audiência anterior. o Governo irá determinar essa ação por decreto, mas para transformar em lei, o deputado estadual Campos machado, presente no encontro e solicitante da audiência, irá apresentar o projeto de lei na assembleia legislativa. alckmin confirmou que irá receber a diretoria da FaPeSP para um café da manhã, confirmando o compromisso agendado pelo seu assessor particular, João meireles. leia matéria completa na seção FaPeSP.

Page 7: Agosto 2013

experientes AGo 20137

de forte tradiçãoAssociação dos Aposentados e Pensionistas de Matão, uma das mais fortes do Estado, comemora o aniversário e suas conquistas

Foi ao ouvir uma chamada de rádio onde advo-gados convocavam os aposentados da cidade de Matão para comparecerem ao seu escritório

com o objetivo de entrar com processos previdenci-ários para reaver diferenças salariais que Laurindo de Mattos teve a certeza de que queria auxiliar a classe dos aposentados a defender seus direitos. Es-ses advogados dá rádio diziam fazer parte da asso-ciação dos aposentados do município. No entanto, até aquele momento não existia nenhuma organi-zação com essa finalidade. Laurindo, desconfiado, foi averiguar os fatos e descobriu que tudo não se passava de uma farsa para enganar os aposentados.

Em seguida, após uma conversa informal com os amigos Sebastião de Deus Moreira (conhecido como Tiãozinho), Luis Albano, José Carlos Pelegri-ne, Basileu de Souza Pinheiro, Beto Bottura, Onofre Pascoal (conhecido como Branco) e o Dr. Apareci-do Grosso, Laurindo iniciou os preparativos para a constituição da Associação dos Aposentados e Pen-sionistas de Matão. O apoio de Aparecido Ferrari, na época presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Matão, foi fundamental, já que forneceu uma sala para as primeiras reuniões onde foi constituída a lista dos primeiros diretores da entidade. O presi-dente da Cobap, Warley Martins Gonçalles e Osmar de Jesus Fernandes, presidente da associação de Rio Preto, também auxiliaram Laurindo em todas as fases. A primeira reunião foi realizada no dia 11 de agosto de 1999. Exatos 14 anos.

Hoje, com mais de cinco mil associados, a sede da entidade está situada na Avenida Saldanha da Gama, 531, no centro de Matão. O presidente José

Assoc. dos Aposentados e Pensionistas de Matão | Endereço: AV. Saldanha da Gama, 531 - Centro - MatãoTel.: 16-33826429 ou 16-33841139 | E-mail: [email protected] Site: www.aapmr.org.br | www.facebook.com/associacaodosaposentadosdemataoeregiao

14 anosEntidades

Serviço

Veiga de Oliveira, conhecido por todos como Sabiá, conta que os associados encontram uma recepção de atendimento, farmácia, sala de consultas médi-cas, salão de beleza dos aposentados, sala de reuni-ões, sala de injetáveis, sala de atendimento jurídico, estoque, cozinha e um amplo quintal. A farmácia dos aposentados é um dos destaques e comerciali-za medicamentos a preço de custo proporcionando aos associados uma considerável economia.

O departamento jurídico, afirma Sábia, atua nas áreas previdenciária, criminal, civil e trabalhista com atendimento na própria sede. Presta serviço aos associados nos processos de defasagens sala-riais, pedidos de aposentadoria rural, processos de poupança, entre outros. As consultas são gratuitas e realizadas mensalmente com agendamento. Sábia ainda destaca que todas as quintas-feiras um mé-dico, clínico geral, atende os aposentados gratuita-mente com horário marcado. Já o Salão de Beleza do Aposentado atende todos os dias das 8h as 18h horas também com hora marcada. Outra atração são as viagens que acontecem o ano todo. Sabiá conta que ainda este ano haverá viagens para Olím-pia, Caldas Novas, Holambra, Praia Grande, Goiás, entre outras.

Uma das mais fortes e representativas associa-ções do País comemora neste ano 14 anos e a festa será à altura. No dia 17 de agosto, a partir das 20 horas, o Salão da Paróquia Nossa Senhora Apareci-da, localizada no Bairro Alto, se transformará em um local de confraternização entre os aposentados e pensionistas de Matão e região. Haverá show de uma banda ao vivo e os convites custam R$ 20.

Page 8: Agosto 2013

Hoje em dia temos remédio para tudo! Se o nariz entope, se ele escorre, se a cabe-ça dói, se a pressão sobe ou se a autoes-

tima está baixa. Sempre há algum remédio que pode nos ser útil. A grande questão é que todos os remédios que usamos não agem apenas em um ou outro lugar, mas atuam em todo nosso corpo. Dessa maneira, precisamos sempre nos atentar aos efeitos colaterais dos fármacos e sa-ber se alguma outra região do nosso corpo pode sofrer modificações pelo seu uso. Iremos conver-sar hoje sobre os efeitos bucais dos principais remédios utilizados atualmente.

Para tornar o entendimento desta questão um pouquinho mais fácil, vamos fazer uma di-visão das medicações em alguns grupos. Iremos abordar sobre os grupos dos remédios que atu-am no nosso humor, na nossa pressão arterial, no controle das infecções e na circulação.

Os medicamentos que atuam sobre o nosso humor são os antidepressivos e os benzodiazepí-nicos. Os primeiros conseguem nos deixar mais propensos a sentir felicidade nos fatos do dia a dia e os segundos são os responsáveis por nos deixar mais sedados e conseguirmos relaxar ou mesmo nos fazem dormir. Pois bem, estas me-dicações, podem acabar ocasionando uma di-minuição do fluxo salivar, levando a quadros de xerostomia (boca seca), que podem aumentar os quadros de cárie, mal cheiro, infecções gerais e até a formação de lesões.

Os remédios que atuam na nossa pressão ar-terial são os anti-hipertensivos. Estes remédios fazem com que os vasos sanguíneos da periferia fiquem “mais frouxos” e “apertem menos” dimi-nuindo a pressão além de diminuírem a potên-cia e a velocidade com que o coração bombeia o sangue. Com isso, a pressão arterial do nosso corpo diminui. Estes medicamentos costumam levar a quadros de alterações do paladar cha-

mada de disgeusia. A disgeusia é a alteração ou distorção do sentido do gosto fazendo com que sintamos gostos metálicos, de terra, salgados ou de sangue. Além disso também podem causar diminuição do fluxo salivar e, finalmente, oca-sionar queimações bucais.

Os antibióticos agem nas bactérias quebran-do sua parede celular, ou impedindo que as mes-mas produzam proteínas levando assim a sua destruição. É uma droga utilizada em ampla es-cala vista a necessidade de controlarmos diver-sas infecções pelo corpo. Estes remédios podem causar diversos tipos de alterações, mas as mais preocupantes estão associadas ao uso contínuo dos antibióticos. A diminuição de um determi-nado grupo de bactérias na boca pode “deixar espaço” para que fungos oportunistas ou mesmo outros grupos bacterianos cresçam e infestem a região, causando quadros de candidose, eri-temas, glossite (infecção da língua) e mucosite (infecção da mucosa). Além disso, alguns anti-bióticos podem levar a manchas nos dentes ou a alterações de sabor.

E, finalmente, os remédios que atuam sobre a nossa circulação. Os anticoagulantes diminuem a capacidade do sangue se agregar para que haja uma menor propensão a formação de trombos circulatórios e com isso uma redução do risco de trombose nos vasos sanguíneos. Estes remédios levam a um aumento da possibilidade de san-gramentos gengivais e de formação e manchas de sangue quando acidentalmente traumatiza-mos nossas bochechas ou língua.

Pois é, como podemos ver, existem muitas coisas que podem alterar as condições normais da nossa boca! Por isso mesmo que sempre deve-mos informar nosso Cirurgião-Dentista de todos os remédios que tomamos para que ele possa nos orientar e nos tratar caso alguma alteração seja constatada.

Como as medicações que tomamos diariamente podem influenciar o funcionamento normal da nossa boca.

Será?

Se não tem remédio,

experientes AGo 20138

Saúde Dr. PAulo ZuPelAri GonçAlves Cirurgia e Traumatologia BucomaxilofacialContato para sugestões: [email protected]

REMEDIADO ESTÁ!

Page 9: Agosto 2013

Segurança para falar, sorrir e comer.

corega.com.br(*) Protesistas – fonte: Sinergia 2012.

Como você quer aproveitara vida na sua melhor idade?

Viver +50, um portal com dicas especiais para você viver os seus grandes momentos e aproveitar tudo o que a vida oferece de bom.

CHPL

D/0

029e

-JU

N 1

3

www.vivermais50.com.brAcesse o site e descubra.

AF-AN_COREGA_VIVER+50_210X300MM.indd 1 7/24/13 3:28 PM

Page 10: Agosto 2013

experientes AGo 201310

Saúde

Alterações do

eqUilíBrio

e dificuldade em ouvir

MAriA JAquelini DiAs Dos sAntos CRFa 18.098Fonoaudióloga - Mestre em Ciências pela USP-Bauru/SP

A “presbiacusia”, ou perda auditiva decorren-te do envelhecimento, foi apresentada e discutida em edições anteriores da Revista

Experientes, com informações sobre o diagnósti-co e tratamento. Nesta edição vamos discutir um pouco mais sobre outros sintomas associados fre-quentes, como o zumbido, a vertigem e a tontura.

O envelhecimento saudável depende prin-cipalmente de fatores presentes durante toda uma vida e também são determinados por ba-ses genéticas. No entanto, ao avaliar a popula-ção idosa a condição de saúde atual deve ser investigada, especialmente quanto ao uso de remédios e presença de outras doenças. É co-mum, e você deve ter alguém em sua família ou algum amigo, que possui uma “mini farmácia” em casa, e ao sentir qualquer tipo de dor, recor-re a sua “mini farmácia” e se auto medica. Isso é extremamente perigoso!

O processo de envelhecimento afeta o meta-bolismo hepático e renal, portanto, metabolismo e eliminação de substâncias medicamentosas são menos eficientes, e a substância pode ficar no sangue por mais tempo, especialmente quan-do vários remédios são utilizados pelo idoso.

A orelha interna, formada pelo labirinto e pela cóclea, é extremamente sensível à distúr-bios metabólicos e reações medicamentosas. O uso inadequado e excessivo de remédios aumen-ta as chances de efeitos colaterais se manifes-tarem. Portanto, o uso indiscriminado de remé-dios pode ser o responsável por sintomas como a perda auditiva, zumbido e tontura.

O zumbido ou tinnitus é um problema comum em idosos, frequentemente acompanha a perda auditiva e alterações do equilíbrio. O barulho é referido pelos pacientes como um apito, cachoei-ra, som de uma televisão fora do ar, grilos e outros

tipos de sons. Quando constante, e em muitos ca-sos com intensidade elevada, afeta de forma sig-nificativa a qualidade de vida. Distúrbios metabó-licos, circulatórios, medicações anti-inflamatórias e especialmente a aspirina em doses elevadas são causadores do zumbido. O tratamento inclui psi-coterapia, suspensão das medicações que podem causar tinnitus, indicação de exercícios físicos em alguns casos, e uso de próteses auditivas com di-ferentes objetivos: amplificação da perda auditiva ou mascaramento do zumbido.

Os problemas de equilíbrio, que afetam o sistema vestibular, podem ser causados por al-terações na própria cóclea, após traumas ou in-fecções virais, como a malária. As desordens do equilíbrio são investigadas pelo médico Otorri-nolaringologista, e de acordo com o tipo de alte-ração, é indicada a reabilitação vestibular reali-zada por um Fonoaudiólogo.

A tontura e a vertigem são efeitos colaterais da maioria dos remédios. Mais um argumento para evitar a auto medicação, uma vez que vá-rios medicamentos comuns do dia-a-dia podem causar esses sintomas. A presença de desequilí-brio, tontura ou vertigem, podem aumentar as chances de quedas, o que por sua vez implica em uma condição ainda mais delicada que é a reabilitação motora em idosos.

Apresentamos para você leitor, o risco da au-tomedicação para audição e equilíbrio, porém, não são somente remédios que podem provocar estes sintomas. A tontura e a vertigem podem ser sinais de outras doenças e demonstra uma condição de saúde alterada. Portanto, lembre--se sempre: procure tratamento médico no iní-cio dos sintomas auditivos ou de desequilíbrio, o tratamento e a reabilitação é mais fácil e com melhores resultados.

Page 11: Agosto 2013

experientes MAi 201311

0

5

25

75

95

100

Page 12: Agosto 2013

O Uso de Medicamentos

A população brasileira está envelhecendo, assim como acontece em todos os países, sejam desenvolvidos ou em desenvolvi-

mento. Cada vez mais a atendimento a popu-lação idosa que é a rotina no dia-dia do geria-tra, passará a ser uma realidade para a grande maioria das especialidades medicas ou interpro-fissionais, como nutrição, odontologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Dentro de uma avaliação holística e completa um fator que deve ser avaliado com atenção especial é o que diz respeito ao uso de medicamentos.

Sabemos que a prescrição de medicamen-tos à população idosa não deve seguir as mes-mas regras e cuidados os quais temos diante da prescrição de drogas para os adultos, ou mesmo crianças. Cada indivíduo é único e isso se aplica também a cada fase da vida desse indivíduo. O processo do envelhecimento normal trás consigo inúmeras alterações fisiológicas no organismo do individuo que serão fundamentais na ocorrência de efeitos adversos ao uso das medicações, al-terações estas relacionadas à forma com que o organismo interage com a droga, mas também as reações que estas desencadeiam nesse organis-mo. Os processos de absorção, distribuição, me-tabolismo e eliminação das medicações podem estar alterados diante do envelhecimento.

Prescrever uma medicação sempre foi uma parte importante e fundamental no cuidado dos pacientes, ainda mais quando se fala do pacien-te idoso. Esse processo se torna mais comple-xo quando levamos em conta alguns aspectos, como: indicação precisa da medicação, a escolha da melhor droga, dose de inicio e manutenção e orientação do paciente frente à possibilidade de efeitos colaterais. Inúmeros fatores contribuem para o aumento do risco de desenvolvimento de uma interação entre as várias medicações utiliza-das, dentre eles: fragilidade, presença de doenças

associadas, comprometimento cognitivo, além do uso de muitas medicações, prescritas ou não.

Alguns estudos mostram que os idosos con-somem aproximadamente um terço de todas as medicações disponíveis, e o principal, nem sem-pre com prescrição médica. Idosos que vivem na comunidade chegam a usar até quatro me-dicações de uso contínuo de rotina, chegando a oito medicações quando falamos nos idosos que vivem em instituições ou asilos.

Na pratica geriátrica do dia a dia não raro encontram-se pacientes fazendo uso de inúme-ras medicações simultaneamente, caracterizan-do a chamada “polifarmácia”, que é definida como a utilização simultânea de duas ou mais drogas por um período de 240 dias ou mais e está relacionada ao uso de pelo menos uma me-dicação desnecessária num rol de prescrições de medicações supostamente necessárias. Sabemos também que quanto maior o número de medica-ções usadas simultaneamente maior também o risco de interações entre essas medicações, que podem ocasionar problemas sérios para a saúde deste indivíduo.

Desta forma todo profissional deve questio-nar o paciente sobre o uso das medicações, in-clusive daquelas ditas “naturais” que podem ser compradas pelo telefone e vendidas indiscrimi-nadamente pela televisão. Deve-se lembrar de que toda e qualquer medicação do mesmo modo trazem a cura ou o conforto podem trazer efei-tos adversos dependendo da dose que é utiliza-da e que nos idosos, muitas vezes, a dose eficaz é menor do que no jovem.

Cada ano que passa mais e mais drogas che-ga ao mercado, sem contar às milhares que es-tão em estudos. Associando-se a isso o número cada vez maior de medicações ditas “naturais” ou fitoterápicas (que são drogas e também tem efeitos colaterais e podem interagir com

experientes AGo 201312

Saúde Dr. rAFAel F. b. cAnineu CRM 118.110Título de Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

E SEUS RISCOS

Page 13: Agosto 2013

O Uso de Medicamentos

outras medicações) o conhecimen-to das reações, interações e asso-ciações torna-se muito mais neces-sário. Desta forma é fundamental e importante o cuidado em usar apenas as medicações prescritas pelo seu médico, pois ele te conhece e sabe se essa medicação pode interferir com a ação de outra medicação que você pos-sa estar usando e principalmente, caso ocorra algum efeito colateral desta me-dicação ele saberá interpretar e tomar as devidas condutas para resolvê-lo.

O profissional que se dispõe a tratar a população idosa não está imune à ocorrência de efeitos adversos na prescrição de me-dicamentos, principalmente pelas inúmeras patologias que acompanham o pro-cesso do envelhecimento; deve ter a consciência de sua importância, conside-rando que quaisquer mo-delos de ação médica, para diagnóstico, tratamento e prevenção não tem apenas efeitos be-néficos. O conhe-cimento médico pode estar mu-dando, mas “ser médico” nunca vai mudar. A ser humano sempre foi e sempre deve-rá ser o foco e a razão pela qual a medicina é feita.

experientes AGo 201313

Saú[email protected]

pelos Idosos

Page 14: Agosto 2013

Dr. Bactéria roberto M. FiGueireDo Biomédico

Durante o dia e, principalmente após um período de ginástica, o nosso or-ganismo solicita uma reposição de

água. Não é para menos, o organismo hu-mano é constituído de 60 a 70% de água, logo, uma pessoa de 80 Kg apresenta nada menos que 56 Kg de água, então, não é nenhum exagero afirmar que somos uma verdadeira caixa d’água ambulante.

A água é importante para realização de to-das as funções metabólicas de nosso organis-mo e, após perdas repentinas como as ocorri-das por horas no sol de uma praia, acessos de diarreia ou vômitos por doenças veiculadas por alimentos e até por seções prolongadas de ginástica sem reposição hídrica, podemos entrar em estados de desidratação com con-sequências terríveis para nosso organismo.

Nas academias sempre está (ou deveria estar) a disposição dos frequentadores gar-rafões contendo água mineral mas, o que vem a ser “água mineral”.

Por definição, águas minerais são aque-las provenientes de fontes profundas natu-rais (nascentes), ou artificialmente captadas (poços), que possuem propriedades físico--químicas distintas de outras águas (chuva, rios, lagos, mares e torneiras), por absorver das rochas sais minerais (oligoelementos) que lhe conferem uma ação terapêutica.

No Brasil há 17 variedades de água mi-neral, comercializadas em copos, garrafas de vidro e garrafões.

Quando o assunto é embalagem plástica para água mineral, o mercado oferece uma grande variedade de opções para que o con-sumidor possa escolher aquela que melhor atender às suas necessidades e conveniências.

As versões de embalagens retornáveis disponíveis no mercado são as seguintes:PC - Policarbonato, frasco de cor azulada mais utilizado nos vasilhames de 10 e 20 litros, com alta durabilidade, transparên-cia e resistência ao impacto.PP - Polipropileno frasco de cor azul leitoso, é o mais utilizado nos vasilhames de 500ml, 1, 1,5, 5, 10 e 20 litros, com média dura-bilidade e resistência ao impacto e baixa transparência. Os copos confeccionados em

polipropileno correspondem a aproximada-mente 12 por cento do volume de água mi-neral envasado no país anualmente.PVC - Cloreto de Polivinila, também utili-zado em garrafões e garrafas, possui bai-xa durabilidade e resistência ao impacto e média transparência. PET - Poliestireno Terifitalato, utilizado nos vasilhames descartáveis de 500ml, 1, 1,5 e 5 litros e também no copos, possui média durabilidade e resistência ao impac-to e alta transparência.

As principais vantagens da embalagem plástica são o baixo custo, facilidade no ma-nuseio e transporte, leveza, praticidade e re-aproveitamento do material utilizado (reci-clagem, exceto para contato com alimentos).

Por conta disso, objetivando a qualida-de do produto a fim de preservar a exce-lência das nossas águas minerais naturais, é necessário que nos garrafões retornáveis de 10 e 20 litros haja identidade quanto a fixação de prazo de validade, à transpa-rência, ao diâmetro dos gargalos e outros elementos que possam tornar homogêneas ditas embalagens, de forma a levar plena segurança do produto desde sua captação até o consumidor, em harmonia com as di-retrizes da Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor).

Nesse contexto, foram elaboradas, em conjunto com o INMETRO, o SETEA e a ABNT, normas técnicas de boas práticas para os garrafões retornáveis de 10 e 20 li-tros destinados às águas minerais naturais, conforme rezam as normas: NBR 14222/98, NBR 14328/99 e NBR 14637/01 anexas, que tratam dos garrafões, das tampas e da distribuição, respectivamente.

aGUA MINERAL DE GARRAFaO,

experientes AGo 201314

Page 15: Agosto 2013

Dr. Bacté[email protected]

1. Solicitar ao seu Distribuidor que lhe forneça sempre garrafões em bom estado de conservação, de modo a não prejudicar a qualidade da água.

2. Os garrafões devem ser armazenados em local arejado, longe da luz solar, para evitar que a água fique com cor esverdeada em função da proliferação de algas.

3. Vire o recipiente de cabeça para baixo para ter certeza de que não há vazamento. Olhe o vasilhame na contraluz para ver se há sujeira interna

4. Verifique o lacre: ele deve estar bem aderente, sem folgas, rasgos e não pode estar mal encaixado.

5. Preste atenção à data de validade. Depois do prazo, a água pode ser contaminada, levando ao surgimento de bactérias, as chamadas ‘‘algas’’, ou ‘‘lodo’’

6. Garrafão autorizado por lei a circular é transparente. Não compre água em embalagem opaca

7. Antes de se colocar o garrafão na cuba, devem ser removidos totalmente, o plástico, lacre e a tampa. Para remover a tampa tomar cuidado para não utilizar facas com cheiro de alho, cebola ou outro tempero qualquer, que possa ser repassado para a água.

8. Limpar a boca e a parte de cima do garrafão que fica em contato com a cuba do bebedouro, utilizando-se de preferência, toalha em papel descartável embebida em detergente ou água sanitária.

9. Da mesma forma, limpar a cuba do bebedouro, antes de colocar o garrafão.

10. Ao utilizar copos que estejam em armários que passam algum tipo de cheiro, enxaguá-los antes de tomar a água mineral.

11. Respeitar o prazo de validade para consumo de água que é de 2 (dois) meses.

aGUA MINERAL DE GARRAFaO

Estas são as exigências e boas práticas que devem ser seguidas pelos distribuidores:

1. Estar legalmente instalados

2. Seguir as normas da Vigilância Sanitária para estocagem e comercialização de alimentos.

3. Atender as seguintes recomendações básicas para água mineral:

• estocar garrafões cheios em área arejada, livre da incidência solar;

• nunca estocar o produto diretamente no chão; usar sempre um estrado;

• estocar garrafões vazios em áreas suspensas, para evitar que pó e outras impurezas em seu interior;

• não colocar garrafões cheios ou vazios perto de banheiros;

• não acondicionar produtos de limpeza perto dos garrafões;

• rejeitar garrafões velhos, opacos, amassados ou com outros defeitos que possam prejudicar a qualidade da água;

• só comprar garrafões de empresas fabricantes que obedecem as normas da ABNT;

• manter funcionários registrados, uniformizados e identificados, para dar segurança ao consumidor ;

• expor na distribuidora e entregar ao consumidor cópias dos laudos de análise de água;

• nas entregas, sempre cobrir os garrafões com lona, para evitar a incidência solar;

• esmerar-se no atendimento, pois um cliente satisfeito é para sempre;

• se revender água purificada adicionada de sais, alertar o consumidor de que não se trata de água mineral natural;

• consultar ou comunicar à Abinam - Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais - quaisquer irregularidades com relação à agua que está comprando.

Cuidados básicos que o consumidor deve tomar para preservar a qualidade da água mineral

a obrigação dos distribuidores e sua relação com o consumidor

Page 16: Agosto 2013

Vida Mansa

experientes AGo 201316

inesquecíveis

Águas de São Pedro é uma cidade feita para o lazer e para a saúde, visitá-la é como entrar em um mundo ideal e feito sob encomenda para o turista mais exigente

Cidade-saúde. É assim que de Águas de São Pedro é conhecida desde a sua fundação, em 1940. Trata-se da única Estância brasi-

leira construída de acordo com um projeto ante-rior e com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer, garantias da qualidade de vida de seus habitantes e turistas. Sendo o menor muni-cípio brasileiro em extensão territorial e fazendo somente limite de território com o município de São Pedro, possui diversos parques e áreas livres.

O paraíso existe e fica aqui. Em Águas de São Pedro não existe indústria e nem zona rural: a cidade tem sua economia voltada exclusivamen-te ao turismo. Com clima temperado, ligeira-mente quente (28ºC) no verão e ameno (8ºC) no inverno, com dias ensolarados e noites fres-cas. Tem uma altitude ideal, 470 metros, sendo indicada tanto pra hipertensos como para quem

tem pressão baixa. É um prato cheio para quem quer descansar e precisa reestabelecer a saúde.

Uma das grandes atrações da cidade é o Balne-ário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade. Um ambiente reservado para o bem-estar, estética e principalmente tratamento da saúde à base das tão conhecidas águas medicinais do município. O banho principal é o de imersão com a Água da Juventude (água sulfurosa), realizado em ba-nheiras individuais com box privativo, e dura en-tre 15 e 20 minutos. Além do banho medicinal, há diversos banhos alternativos (relaxante, esfo-liante, aromatizante, estimulante, terapêuticos, entre outros), que duram de 20 a 25 minutos. Para completar os tratamentos de saúde e bem--estar, tem também sauna, massagens e estética. E a degustação das águas está disponível a todos, no fontanário. A entrada é franca.

Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade | Av. Carlos Mauro, s/nº - Fone: (19) 3482-1333Capela Nossa Senhora da Aparecida | Missas aos domingos às 8 horas. Rua Izaura de Algodoal Mauro.Clube da Melhor Idade Olga Gomes | Localizado na Represa do Limoeiro.

Águas

Serviço

Page 17: Agosto 2013

Vida Mansa

AnDAR COM FéA Capela Nossa Senhora Aparecida é outro

programa fundamental para quem anda com fé. Construída em 1940 em estilo suíço e loca-lizada no ponto mais alto da cidade, a capela é cercada por doze pinheiros que representam os doze apóstolos, é o “Pequeno Santuário da Mãe de Deus”. É o local ideal para o recolhi-mento, o silêncio e a oração. Um dos raros pontos onde se encontra uma réplica fiel e per-feita da Padroeira do Brasil.

Para a terceira idade não faltam atrações. Um dos símbolos que provam que a cidade é sob medida para os aposentados e pensionistas é o Clube da Melhor Idade Olga Gomes. Com uma área de 10 hectares junto à Represa do Limoei-ro, o local oferece uma sede social com salão de festas, quadra de bocha, malha, e vôlei de areia. É mantido pela Secretaria da Promoção Social e Termal numa integração que visa beneficiar os associados com uma melhor expectativa de vida.

Outra pedida tradicional no município é o Parque das Águas, localizado próximo ao portal de entrada da cidade. Entretenimento, esporte, lazer e natureza são opções diárias do local. São 6400 m² de jardins e gramados em harmonia com ambientes para a prática de exercícios físi-cos: pista de cooper, rampa de skate e ciclovia. Com entrada franca e aberto 24 horas, é um dos sucessos entre os visitantes que chegam a Águas de São Pedro. Já o Parque Municipal Dr. Oc-tavio Moura Andrade, tem uma impressionante área de mais de um milhão de m², com várias espécies de árvores, bom local para caminha-das (5 km de trilhas leves), cavalgadas, passeios com trenzinho e charretes; lago com gansos e patos. Dentro deste grande parque, encontra-se o Grande Hotel São Pedro, o Balneário, o Fon-tanário e o Monumento das Águas. A entrada também é franca.

Como se pode perceber, Águas de São Pe-dro é uma cidade encomendada para o lazer, o bem-estar, a saúde e o entretenimento daque-les que a procuram.

Respirar o ar puro de suas matas, banhar--se nas belas cachoeiras de águas cristalinas e caminhar pela tranquilidade de suas trilhas são programas para todas as idades e gostos. O apo-sentado e pensionista que decidir ir para Águas de São Pedro pode ter certeza de que será bem recebido e de que terá uma experiência de paz e tranquilidade inesquecível.

• Área territorial: 3,640 km²• Altitude: 470 m • Temperatura Média: 28ºC (verão) e 8ºC (inverno)• Pluviosidade: 500 mm/ano • Estimativa da População: 2.613 habitantes (IBGE)• PIB em 2007: R$ 41.999 mil (IBGE)• PIB per capita em 2007: R$ 17.948,00 (IBGE)

raio X da cidade

Page 18: Agosto 2013

Desde o início da democratização dos cru-zeiros marítimos entre os brasileiros há mais de uma década, o setor tem procu-

rado investir em novidades a cada temporada para atrair novos clientes e fidelizar os aficiona-dos pelas viagens em alto mar.

Por ser uma modalidade de viagens que já caiu no gosto do brasileiro e em especial do público da melhor idade, a CVC, maior operadora de viagens da América Latina, também tem incrementado seu portfolio de cruzeiros pelo Brasil e exterior.

Já são mais de 110 transatlânticos disponíveis em seu sistema de vendas. Só para a Tempora-da de Cruzeiros no Brasil 2013/2014, que acon-tecerá de novembro de 2013 a abril de 2014, a programação da CVC terá 12 transatlânticos, que vão realizar 242 roteiros no período.

Ou seja, 100% dos navios que estarão no Brasil a partir de novembro já começam a ser comercializados pelas agências da operadora. A frota está completa e será operada pelas compa-nhias Pullmantur, Costa Cruzeiros, MSC, Íbero, Louis e Royal Caribbean.

As vantagens de viajar em cruzeiro são mui-tas, tais como a possibilidade de conhecer a cada dia uma cidade diferente. Já a bordo, os passa-geiros encontram um mundo de atrativos em alto mar: música ao vivo, teatro, piscina, lojas, entre outras comodidades. E por falar em comodidade, há navios que operam com o sistema “tudo inclu-ído”, com refeições e bebidas à vontade.

Ao longo dos anos, com o aumento da expecta-tiva de vida, o público da Melhor Idade se tornou um dos principais consumidores de viagens. Afinal, todo mundo gosta de viajar e se divertir. O que se nota atualmente é que o público prefere planejar a viagem com antecedência, para ir pagando mês

deSCanSo eUma das novidades do próximo verão no

Page 19: Agosto 2013

a mês, sem comprometer o orçamento, e por isso prefere uma operadora que possa cuidar de todos os detalhes de sua viagem e ofereça parcelamento em até 10 vezes em parcelas fixas e sem juros.

TEMPORADA nO BRASILA próxima temporada de cruzeiros no Brasil

terá início em 11 de novembro de 2013, quando começam a vir da Europa os transatlânticos que percorrerão a costa brasileira durante o verão: Empress (o primeiro a chegar, em 5 de novem-bro), MSC Orchestra (11 de novembro), Splen-dour of the Seas (23 de novembro), MSC Preziosa (27 de novembro), Louis Aura (28 de novembro), Sovereign (30 de novembro), Costa Favolosa (06 de dezembro), Zenith (09 de dezembro), MSC Magnifica (10 de dezembro), Costa Fascinosa (12 de dezembro), Grand Mistral (18 de dezembro) e Grand Amazon (navio permanente na Amazônia).

Uma das novidades da temporada será a estreia do MSC Preziosa no Brasil, que é um dos mais novos e luxuosos transatlânticos da companhia, que tem como destaque a bordo uma inusitada escadaria cujos degraus são cravejados de cristais Swarovski.

Outro estreante será o navio Louis Aura, que na-vegará pela paradisíaca Fernando de Noronha (PE) com partidas dos portos de Recife, Fortaleza, Natal e Cabedelo (João Pessoa) cujo roteiro também pode ser combinado com bloqueios aéreos semanais.

A temporada também trará grandes sucessos em cruzeiros temáticos, todos sendo comerciali-zados pela CVC. São eles os cruzeiros Motorcycle Rock Cruise, Bem-Estar, Tango & Milonga, Fit-ness, Beleza sem Fronteiras, Baila Comigo, Mar & Ação, Royal Life e Royal Dance.

Embarque nessa!

experientes AGo 201319

liBerdade em alTo marBrasil será o retorno dos cruzeiros pela paradisíaca ilha Fernando de Noronha

Page 20: Agosto 2013

experientes AGo 201320

HelôPinh

Capa

Delicada e sorridente como a brisa que vem do mar...

Foi assim que nos rece-beu em seu apartamento, Heloisa Eneida

Menezes Paes Pinto Pinheiro, a elegante Helô Pinheiro. Ícone de um momento da musica brasileira pelas mãos de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que a tornou musa inspi-radora da canção “Garota de Ipanema”.

A música que por razões óbvias nos torna cada vez mais aclamados no exterior, sempre que alguém dedilha seus primeiros acordes no violão é puro encantamento. E não é para me-nos, o olhar da musa é um presente da beleza aprimorada pelos anos, com especial cuidado e dedicação. Na sala de estar onde nos aguarda-va tudo era impecável, desde a mesa repleta de iguarias até a alegria de uma entrevista concedi-da á você leitor da Revista EXPERIENTES, para falar da vida, carreira, filhos e sonhos.

Page 21: Agosto 2013

experientes AGo 201321

“OLHA QUE COISA MAIS LInDA, MAIS CHEIA DE GRAçA...”.

Assim inicia a letra da musica brasileira com maior execução nas rádios, televisões, bares e violões do mundo inteiro. Além de ser a segunda mais tocada dentro e fora do Brasil, perdendo apenas para “Yesterday” dos Beatles. Desde que foi escrita pela primeira vez em 1962, no bar do Veloso com o nome inicial “A garota que passa”, por conta do caminhar de uma jovem chama-da Heloisa Eneida Menezes Paes Pinto Pinhei-ros que “A Garota de Ipanema” foi eternizada. Mas somente em 1964, que sentada no banco da praia de Ipanema a jovem ouviu de Tom Jobim que a canção em parceria com Vinicius de Mo-rais havia sido feita para ela.

“E O MUnDO InTEIRInHO SE EnCHE DE GRAçA”A letra virou símbolo da cidade, e foi reproduzi-

da por Frank Sinatra, Amy Winehouse, Diana Krall, Louis Armstrong, Cher, Mariza Monte, Sepultura, Madonna, Ella Fitzgerald e mais um sem nume-ro de artistas encantados. Virou sucesso interna-

cional, e mesmo assim a dúvida sobre sua musa inspiradora permanecia. Ninguém sabia quem era ela oficialmente, até que em 1965 a identidade da jovem foi revelada pelo próprio poeta Vinícius de Moraes nas páginas da revista Manchete:

“Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Pinto, mas todos a chamam de Helô. (...) Do nosso posto de observação, no (bar) Veloso, enxugan-do a nossa cervejinha, Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa”.

Hoje alguns anos mais tarde, a Helô Pinheiro continua hipnotizando pela beleza e elegância quer seja na TV, revistas, catálogos ou simples-mente caminhando.

“Ser escolhida como a musa inspiradora de dois mestres da MPB, realmente foi um presente inesperado que me deixou lisonjeada.” A única coisa complicada disso tudo é que não sou mais uma jovem e as cobranças surgem especialmente por características que hoje estão diferentes. Por isso, prefiro ser chamada de “A musa da canção – Garota de Ipanema- afinal não sou mais a garota e me chamar assim fica estranho.” Revela.

Helôeiro

Musa de Ipanema brilh

a co

mo

o so

l

Pinh

Page 22: Agosto 2013

Casada com o engenheiro Fernando Pinhei-ro, seu primeiro e único marido, é mãe de 04 fi-lhos: Kiki Pinheiro, Ticiane Pinheiro, Jô Pinheiro, Fernando Mendes Pinheiro Junior e avó de três netas: Rafaella, Lolle e Bruna. Convicta da che-gada e alegria que os anos e experiência lhe trou-xeram, é direta ao dizer que não mede esforços quando o assunto são os filhos, netos e trabalho.

“Ainda tenho muitos sonhos e tanta coisa para fazer...” revela.

Apesar disso não diz a idade e limita-se ape-nas a comentar em tom de brincadeira -

“Já passei dos sessenta.”

“UM DOCE BALAnçO A CAMInHO DO MAR”Feliz e ativa apesar de tímida, esta mulher é

pura adrenalina e agilidade chegando a surpre-ender quem, dela se aproxima.

“Custei acreditar que era a verda-deira Garota de Ipanema, mas hoje sei que sou um personagem desta linda historia e musica de amor platônico.” Conta.

Aliás, Helô Pinhei-ro revela não ter ne-nhum arrependimen-to em toda esta

história, a não ser por sua hesi-

tação sempre presente frente às oportunidades que surgiram em sua vida por conta do titulo.

“Perdi alguns contratos porque meus pais eram os ídolos que eu respeitava e obedecia ce-gamente. E com isso aceitei todas as imposições e vontades que eram impostas a mim, porque sabia que eles queriam minha felicidade.”

“MOçA DO CORPO DOURADO DO SOL DE IPAnEMA...”.

Sempre bonita Helô Pinheiro nunca parou de trabalhar com sua imagem, foi retratada por diversos artistas plásticos e arrasa na televisão. Entre os programas que já fez na telinha estão: “Ela” na TV Bandeirantes, Show da Tarde no SBT, programa The Girl from Ipanema canal 42 Miami, programa “Código de Honra” TV Justiça, Helô Pinheiro na Rede Mulher, Rio Mulher na

CNT Rio e atualmente em ótima fase pro-fissional, o DE CARA COM A MA-

TURIDADE na Rede Bandei-rantes e SER MULHER, no canal pago Bem Simples.

Nascida em 17 de Julho, é canceriana, li-gada a família e espe-cialmente preocupada com os compromis-sos. Formada em

ela é pura alegria de viver!

Page 23: Agosto 2013

Capa

jornalismo escolha que a impulsionou para a TV e Direito que a fez entender melhor os con-tratos que assinava, chegou lá. No entanto sua grande paixão foi a Psicologia que estudou como parte do curso para professora e ajudou até na educação dos filhos.

ExPERIEnTES: QUEM é A HELô PInHEIRO HOJE?HP: Sou mãe, empresaria, jornalista, bacharel em direito e professora que faz concessões e descobriu ser o estudo e a dedicação, à conquis-ta da sabedoria.

ExPERIEnTES: COMO é SEU DIA A DIA DE ExERCíCIOS?HP: Vivo em movimento, faço aerojazz duas ve-zes por semana com a Professora Regina Calil e musculação na academia Body Tech. Mas sou louca por dança também, tanto que ao partici-par do quadro “Dança dos Famosos” no progra-ma do Faustão/ Rede Globo descobri uma ener-gia incrível que sempre esteve comigo. Dançar é um delicia em qualquer idade!

ExPERIEnTES: E QUAnDO ESTA COM PREGUIçA COMO

FAz PARA DRIBLAR ESTE MOMEnTO? HP: Penso na saúde que vou receber e deve estar sempre em primeiro lugar, digo: Xô! Preguiça! E faço tudo para não ter esta palavra no meu dicionário de vida.

ExPERIEnTES: COMO é SUA DIETA, O QUE nãO COME DE JEITO nEnHUM E O QUE GOSTARIA DE COMER A VOnTADE?HP: Não faço dieta, aliás, nem posso pela vida cor-rida que tenho. Mas consumo muitos legumes menos jiló, verduras, frutas, arroz e feijão. Só não gosto muito de doce, tanto que para os líquidos, uso só adoçante. E procuro não resistir a nada, tudo que eu gosto aproveito com moderação. Meu pai sempre disse; “Comer é uma necessidade e não uma afronta ao estomago.”! RS..

Lembrar que a velhice poderá um dia chegar é um dever que lhe fará desde já, não desprezar quem possui tanta bagagem e se encontra nesta idade, e deixa...

“O SEU BALAnçADO é MAIS QUE UM POEMA..”Recentemente escreveu sua biografia no li-

vro, inglês/português, A ETERNA GAROTA DE IPANEMA, onde conta toda sua trajetória. O li-vro surgiu das inúmeras perguntas que sempre lhe fazem sobre a fase em que conheceu os po-etas Tom Jobim e Vinicius de Morais, composi-tores da canção que até hoje encanta o mundo como a própria Helô Pinheiro diz:

“Lembrar que a velhice poderá um dia chegar é um dever que lhe fará desde já, não desprezar quem possui tanta bagagem e se encontra nesta idade, e deixa...”

Fica mais lindo, por causa do amor...

Conheça na entrevista abaixo um pouco mais sobre esta mulher inesquecível e símbolo de uma época especialmente brasileira.

“”

texto Jeanne Margareth | FotoGrAFiA CaptancAbelo Rodrigo e Laércio | MAquiAGeM Fabiana Nascimento | Conceito Hef- Alameda Itu, 1479 Jardins • São Paulo/SP • Tel:11-3898.1217 / 3081.4253

um painel fantástico mostra toda sua trajetóriaquem é musa jamais perde a majestadeFotos da família fazem parte da decoração linda ao lado da pintura de Aurélio Dalincourt/rJ

Page 24: Agosto 2013

experientes AGo 201324

Capa

ExPERIEnTES: SAúDE é UMA PREOCUPAçãO?HP: Sem dúvida e acho que agora estou mais ligada, já que estou dobrando o cabo da boa esperança. Assim para poder ter longevidade, preciso estar em boas condições.

ExPERIEnTES: O QUE é ESTAR nA IDADE DOS ExPE-RIEnTES?HP: É ter a alegria das grandes recordações e conquistas com muita bagagem e know how. Sa-bedoria e aborrecimentos existem em qualquer idade. Tudo na vida é um aprendizado que te-mos que valorizar sempre.

ExPERIEnTES: COMO FAz PARA EnCOnTRAR, PAz E EQUILIBRO?HP: Tenho um Deus forte dentro de mim, consi-deração e respeito pelo próximo. E uso a psico-logia como arma para enfrentar as desavenças. Outro coisa que faço são os bebes/bonecas para minhas netas, passo horas assim é uma delicia.

ExPERIEnTES: VOCê é UMA MULHER DInâMICA?HP: Não consigo ficar parada, fiz desde novelas como Cara a Cara na Band, Água Viva, Coração Alado na Rede Globo, documentários e até filme como o Dia do Gato com o ator David Cardoso. Ainda sonho fazer radio, dublagem e voltar a atuar porque adoro. Mas por enquanto conti-nuo com apenas nos programas TV.

ExPERIEnTES: E QUAIS OS PROJETOS LOnGE DAS TV?HP: Depois que alguns ruíram como minha loja Garota de Ipanema que fechei por certas amar-guras que não me deixaram boas recordações, consegui ter a grife Helo Pinheiro by Amarras que só me traz alegrias e é acessível a todo mun-do. Meus parceiros Vera Nascimento e Edgard Elias são pessoas de um profissionalismo inve-jável, sou uma das modelos que representam a grife e é um trabalho que quero sempre comigo.

ExPERIEnTES: CASA, TRABALHO, TELEVISãO E nETOS COMO ORGAnIzAR TUDO SEM STRESS?HP: Com muita organização e determinação.

Aprendi com meu pai militar a ter muita res-ponsabilidade e dar prioridade ao trabalho e a família. Quando estou em casa ou no trabalho, vivo aquele momento.

Só para você ter uma ideia, no programa - “De Cara Com a Maturidade” da Rede Bandeirantes senti que precisava “trocar figurinhas com al-guém” e meu patrocinador com o plano de saúde Prevent Sênior que é ótimo, me deram a oportu-

• Programa De Cara com a MaturidadeRede Bandeirantes de Televisão. Todo sábado às 10h da manhã.• Programa Ser Mulher - da Fox canal Bem Simples que em Dezembro passa a ser Fox life e é apresentado por ela e a filha Ticiane Pinheiro, com a promessa de Gustavo Sarti já para o próximo ano na apresentação. Canal 81 da net, atualmente à meia noite.• www.garotadeipanema.com.br• www.helopinheiro.com.br• Livro: A Garota de Ipanema - Editora Aleph

rouPAs Roupa preta - Valença RJ e Helô Pinheiro by Amarras | AcADeMiA Academia Body Tech e professora Regina Calil

Olha que coisa mais lindaMais cheia de graçaÉ ela meninaQue vem e que passaNo doce balanço, a caminho do mar.Moça do corpo douradoDo sol de IpanemaO seu balançado é mais que um poemaÉ a coisa mais linda que eu já vi passarAh, porque estou tão sozinhoAh, porque tudo é tão tristeAh, a beleza que existeA beleza que não é só minhaQue também passa sozinha.Ah, se ela soubesseQue quando ela passaO mundo inteirinho se enche de graçaE fica mais lindoPor causa do amor.

Garota de Ipanema

Serviço

nidade. Assim nasceu o Preventino, boneco que representa a 3a idade e trabalha ao meu lado.

ExPERIEnTES: QUE COnSELHO DARIA A JOVEM HELô EnEIDA HOJE SE A EnCOnTRA-SE A CAMInHO DO MAR?HP: Diria para ela aproveitar com dignidade e respeito a sua juventude fazendo o melhor. Que continue usando o coração sem ser egoísta. E contribua cada vez mais para um mundo me-lhor sem agressões e mais compreensão. Diria: ”A juventude é uma passagem, suas atitudes e decisões o futuro.”.

Page 25: Agosto 2013

experientes AGo 201325

Receitas

InGREDIEnTES

• 01 kg de filé de frango• 02 pães italiano médio (sem cascacortado em cubinhos pequenos)• 03 ovos • Farinha de trigo • 300 ml de leite

InGREDIEnTES

• 250 g de grão de bico• 200 g de calabresa• 300 g de copa lombo suína• 250 g de cenoura• 1 cebola média• 3 dentes de alho• Óleo de canola para fritar• Sal e pimenta do reino e cheiro verde a gosto• 300 g de mandioca crua

MODO DE PREPARO• Cozinhar o grão de bico com água em umapanela de pressão por aproximadamente 35min. Reservar grão de bico e o caldo• Em outra panela refogar a carne de porcocortada em cubos pequenos com sal epimenta do reino até ficar bem dourada(aproximadamente 1 hora). Reservar• Em outra panela por as calabresasfatiadas para dar uma aferventada emágua quente. Jogar a água fora e deixar acalabresa fritar . Reservar• Fatiar as cenouras em rodelas médias, e,em outra panela, refogar com azeite e sal(ao dente). Reservar• Em uma panela de fundo do grosso,coloque o óleo frite cebola e alho evá juntando todos os ingredientespreviamente preparados começando do

Frango nobre

Grão debico à Moda da Areia que CantaPrato do Hotel Fazenda Areia que Canta, que será apresentado no Segundo Brotas Gourmet, entre os dias 15 e 17 de agosto

criAção eneida Farsoni Malagutti, nutricionista e chef de cozinha, sócia proprietária do Hotel Fazenda Areia que canta

rendimento6 porções

tempo de preparo2h

Grau de dificuldade Médio

MODO DE PREPARO• Temperar o filé de frango á gosto• Reserve por duas horas

grão de bico, depois a carne em seguida a calabresa e porúltimo as cenouras. Acrescentar sal a gosto e deixar o caldoengrossar em fogo baixo. No final salpicar salsa e cebolinha.

Mandioca crocanteDescasque a mandioca (prefira a branca) e fatie rodelas bem finas de mandioca crua em cortador de frios. Deixe em água gelada por uns 4 min. Fritar em óleo bem quente e salpicar sal depois de pronto.

MOnTAGEM DO PRATONum prato de bom tamanho desenforme uma porção de arrozbranco recém cozido e ao lado coloque uma boa concha de porçãode grão de bico pronto. Ao lado coloque a mandioca crocante.

DICA DO CHEF • As cenouras refogadas devem ser acrescentadas porúltimo na mistura. Prefira sempre as cenouras menores.• Fica muito bom acrescentar uma pimentinha vermelhasem semente na hora do cozimento final do prato.• Pode se amassar umas 3 colheres de grão de bico paraengrossar um pouco mais o caldo.

• Passe os filés na farinha de trigo• Bata os ovos com o leite• Passe os filés na farinha de trigo, depois no ovo;• Repita o processo acima, passe os filés na farinha de trigo e no ovo;• Por ultimo, pegue o pão italiano, junte ao filéde forma que o pão fique “grudado” no filé.

Obs.: aperte bem o pão junto ao filé, para quenão solte no momento de fritar;• Frite em fogo baixo até dourar

Page 26: Agosto 2013

experientes AGo 201326

Fapesp

Governador recebe

Vitória da categoria! Em encontro fundamental, Geraldo Alckmin reforçou o compromisso de liberar viagens intermunicipais gratuitas para pessoas com mais de 60 anos

No último dia 18 de julho, a FAPESP foi rece-bida em audiência pelo Governador Geraldo Alckmin. No encontro, foi entregue um ofí-

cio ao governador agradecendo o compromisso que assumiu com os aposentados, pensionistas e idosos do Estado de São Paulo de que as pessoas a partir de 60 anos de idade possam viajar em todo o Estado (dois por ônibus) gratuitamente. Esse compromisso foi assumido com o diretor de patrimônio da Fede-ração, Sr. Antero Ferreira, em audiência anterior.

O Governo irá determinar essa ação por decreto, mas para transformar em lei, o Deputado estadual Campos Machado, presente no encontro e solicitan-te da audiência, irá apresentar o projeto de lei na Assembleia Legislativa. Alckmin confirmou que irá receber a diretoria da FAPESP para um café da ma-nhã, confirmando o compromisso agendado pelo seu assessor particular, João Meireles.

Resumindo, a medida garante duas passagens gratuitas para idosos em 2.800 ônibus intermuni-cipais e ganhou o nome de “Passe Livre Intermuni-cipal”. Para assegurar seu direito nos 670 itinerá-rios, pessoas com mais de 60 anos devem realizar a reserva com ao menos 24 horas de antecedência e comprovar a idade com a apresentação de um do-cumento de identidade. O projeto de lei, que é uma iniciativa da Artesp (Agência Reguladora de Servi-ços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), atinge ao menos cerca de 3,4 milhões de passageiros com mais de 65 anos que já utilizam transporte rodoviário. “As pessoas acima de 60 anos vão poder conhecer melhor o Estado, aproveitar a baixa temporada. Isto vai movimentar as nossas ci-dades, ajudar no turismo e melhorar a saúde men-tal das pessoas”, explicou Alckmin. A ação, que pas-

FaPeSP

As pessoas acima de 60 anos vão poder conhecer

melhor o Estado, aproveitar a baixa temporada. Isto vai

movimentar as nossas cidades, ajudar no turismo e melhorar a saúde mental das pessoas

“”

Page 27: Agosto 2013

experientes AGo 201327

“São Paulo é amigo do Aposentado, do Pensionista e também do Idoso”. “Inclusive estamos hoje organizados para formar a primeira parceria

permanente com o Governo do Estado através da Secretária de Turismos”

sa a integrar o Programa São Paulo Amigo do Idoso, prevê multa de R$ 3.874,00 para as empresas que se negarem a conceder o benefício. O valor pode dobrar em caso de reincidência.

O governador viu com bons olhos a proposta da Federação de São Paulo em formar parceria com o Governo Estadual na divulgação dos serviços sociais aos aposentados, serviços amplamente divulgados na Revista Experientes.

Na edição do decreto acima especificado, a FA-PESP estará presente como entidade principal e que falará em nome dos aposentados. Nesta importante

audiência, estavam presentes, o Sr. Antônio Alves, presidente da federação, o seu vice, José Carlos Pra-tes, o diretor de assuntos jurídicos, Osmar Fernan-do, o diretor geral da revista Experientes, Alexandre Toniolo, o presidente da Associação de Votorantim, Sr. Aristides Vieira Fernandes e um dos seus direto-res Sr. Jomar Teles.

O mais relevante de todo este encontro foi no-vamente a FAPESP ter oportunidade de pleitear de nossos governantes melhores serviços aos aposen-tados, pensionistas e idosos de nosso Estado, fazen-do valer o que está escrito no Estatuto do Idoso.

AGRADECIMEnTOSDe acordo com o presidente da FAPESP, Antônio

Alves, a ideia dessa iniciativa foi do diretor Antero Ferreira Lima e foi transformada em Projeto de Lei pela ARTESP a pedido de Alckmin, que no mesmo ato assinou o seu envio à Assembleia Legislativa para votação em caráter de urgência. “Agradecemos o se-nhor Governador por ser sensível a nossa ideia e por transformá-la em Projeto de Lei”, comentou Alves.

Para Alves, pode-se dizer que a partir de ago-ra, São Paulo não é mais amigo do idoso, agora “São Paulo é amigo do Aposentado, do Pensionis-

ta e também do Idoso”. “Inclusive estamos hoje organizados para formar a primeira parceria per-manente com o Governo do Estado através da Se-cretária de Turismos”, aponta o presidente. Alves ainda agradeceu ao Sr. Antero Lima, diretor da FAPESP, que junto com os diretores Jair Diniz e José Goulart levaram a ideia adiante. “Agradece-mos também a União dos Aposentados do Trans-porte Coletivo, na pessoa de seu presidente Sr. José Aureliano Ribeiro, que apoiou a iniciativa, inclusive participando da entrega do documento ao senhor Governador”, finaliza Alves.

Page 28: Agosto 2013

experientes AGo 201328

Entidades

CategoriaorganizadaA União dos Aposentados em Transportes Coletivos e Cargas de São Paulo foi criada há 33 anos e luta por salários e melhorias reais para a categoria

Fundado em 1980 por um grupo que fazia parte do antigo Sindicato dos Condutores do Estado de São Paulo, a União dos Apo-

sentados em Transportes Coletivos e Cargas de São Paulo expressa a necessidade dos apo-sentados deste segmento em começar a lutar pelos seus direitos. “Naquela época só existia dentro dos sindicatos uma pequena organiza-ção de aposentados, mas não uma entidade formada; a criação da União foi fundamental para focar a luta nas prioridades da categoria”, afirma José Aureliano Ribeiro de Vasconcelos, presidente da entidade há 10 anos. Apesar de a União ser uma das mais antigas, várias entida-

des para os aposentados do transporte foram criadas em todo o Brasil na mesma época.

Ribeiro diz que, desde a sua fundação, a União está envolvida em todas as lutas dos aposentados. “Desde a nossa fundação, acom-panhamos todos os movimentos dos aposen-tados. Temos até uma van própria, que vai para todos os eventos de peso”, conta o pre-sidente. Isso é possível, de acordo com ele, pelo foco da luta. “Quando a organização dos aposentados está dentro dos sindicatos, a luta não tem tanto espaço, ficando restrita à dire-ção do sindicato. Uma entidade independente tem mais foco para lutar pelos aposentados”, comenta Ribeiro. Com uma média de oito mil envolvidos, a União está de portas abertas para motoristas de todos os tipos de transpor-te, além de cobradores.

As principais lutas da União hoje são pela re-cuperação do salário mínimo e pelo fim do fator previdenciário, além das campanhas constan-tes pelo aumento de salário dos aposentados. “A condição dos aposentados do nosso setor é igual a de todos os outros: uma situação de luta. Ao invés de descansar, voltar para sua ci-dade de origem e viver em paz, o aposentado é obrigado a lutar para conseguir sobreviver com tantas perdas salariais”, afirma o presidente.

Além da luta pelos seus direitos, a União oferece aos associados viagens de turismo para praias ou campos e também em congressos para discutir os temas. Oferece ainda fisioterapia, bai-les para aniversariantes e outros eventos sociais. Para se associar, basta ir ao endereço e procurar a secretaria (veja endereço abaixo e telefone).

Page 29: Agosto 2013

experientes AGo 201329

Ribeiro, além de presidente da União, é di-retor de relações internacionais da Cobap e destaca o suporte que a categoria tem no Bra-sil. “A luta dos aposentados cresceu muito de uns anos para cá. Hoje com o Presidente War-ley Martins a frente da COBAP, tornou-se a enti-dade mundialmente conhecida: os aposentados brasileiros estão organizados mundialmente”, afirma. Mas para Ribeiro, além desta organi-zação, o que é mais necessário é ir à luta, ir para as ruas, fazer manifestações. “Acredito em movimentos de rua. Os aposentados precisam estar atentos para irem para as ruas como está acontecendo em todo o Brasil. Os aposentados não podem se acomodar”, finaliza.

No dia 12 de julho de 2013, o idealizador de um importante projeto “PASSE GRATUITO PARA PESSOAS A PARTIR DE 60 ANOS”, o Di-retor de Patrimônio da FAPESP, Sr. Antero Fer-reira Lima que também é Vice-Presidente da União e neste ato representando o Presiden-te da FAPESP, Sr. Antonio Alves, juntamente com o Presidente da União dos Aposentados e diretor de Assuntos Internacionais da COBAP, Ribeiro, e o diretor de Finanças do SINDFI-COT, Cocada, estiveram reunidos com o Go-vernador do Estado Geraldo Alckmin.

Os representantes dos aposentados e pensio-nistas foram levar a reivindicação da categoria a respeito do passe gratuito para as viagens inter-municipais de São Paulo para pessoas com idade a partir de 60 anos.

Alckmin foi sensível à solicitação e, na opor-tunidade, consultou seus assessores sobre a via-bilidade do passe gratuito e qual seria o cami-nho mais rápido para sua implantação.

Os nossos dirigentes tiveram uma grata sur-presa. Por decisão do Governador, todas as pes-soas com mais de 60 anos, independente da sua renda econômica, terão direito de viajar gratui-tamente pelas cidades do Estado de São Paulo. Em todos os ônibus intermunicipais haverá dois bancos destinados aos idosos, que deverão fazer a reserva com 24 horas de antecedência.

O texto final constará de um decreto que o Governador Alckmin assinará em uma cerimô-nia, ainda a ser agendada, com a presença dos aposentados e pensionistas da União e de todas as entidades representativas da categoria como COBAP e FAPESP.

Para o presidente da União, Ribeiro, todos merecem os parabéns. “O passe gratuito é mais uma grande conquista da unidade e luta dos aposentados pensionistas”

União dos Aposentados em Transportes Coletivos e Cargas de São PauloEndereço: Rua Urupiara, 83 – SantanaTel.: (16) 3105.0649 Site: www.uniaoaposentadostransporte.org.br

Serviço

A condição dos aposentados do nosso setor é igual a de todos os outros: uma situação de luta. Ao invés de descansar, voltar para sua cidade de origem e viver em paz, o aposentado é obrigado a lutar para conseguir sobreviver com tantas perdas salariais

Page 30: Agosto 2013

experientes AGo 201330

Visão Jurídica JorGe AlexAnDre lAnGonA OAB-SP 249.180

A desoneração da folha de pagamentos é uma regra que foi instituída pelo Governo Federal com o objetivo de eliminar a atual

contribuição previdenciária sobre a folha de pa-gamentos através da implantação de uma nova contribuição sobre a receita bruta das empresas.

Com a implantação da desoneração da folha de pagamentos houve uma mudança da base de calculo da contribuição previdenciária efetuada pelas empresas, substituindo a base folha pela base faturamento, sendo que todas as demais contribuições incidentes sobre a folha de paga-mentos permanecerão inalteradas, inclusive o FGTS e a contribuição dos próprios emprega-dos para o Regime Geral da Previdência Social.

A proposta de desoneração da folha de pagamentos, segundo o Governo, beneficia-ria diversos setores da economia brasileira, priorizando o crescimento da produção, redu-zindo os custos das empresas, incentivando a formalização dos registros de empregos e au-mentando a competitividade internacional.

O Governo sustenta que a desoneração da folha de pagamentos é também uma medida que foi implementada com o intuito de aumen-tar a competitividade de alguns setores econô-micos, em especial aqueles que geram maior número de empregos, substituindo a contribui-ção patronal (da empresa) de 20% do INSS so-

Desoneração da Folha de Pagamentosbre a folha, por um percentual (de 1% ou 2%, dependendo do setor) sobre a receita bruta.

Ocorre que, por se tratar de um benefício fiscal concedido às empresas com o fim de promover o desenvolvimento social, caberia ao empresariado a obrigação de investir no setor e ofertar mais empregos, porém, ao in-vés disso, as pesquisas mostram que na maio-ria dos casos os recursos decorrentes de tal benefício são desviados para remunerar seus acionistas ou remetidos as suas matrizes.

Vale dizer que a regra da desoneração da folha de pagamentos não é válida para todas as empresas, mas tão somente para aquelas que se enquadrarem nas atividades econômi-cas ou que fabricarem produtos industriais listados na Medida Provisória, além daquelas já beneficiadas pela Lei nº 12.546/2011, que inaugurou a desoneração da folha.

Existem muitas opiniões acerca do impac-to que a desoneração da folha de pagamentos poderá causar na Previdência Social. O Go-verno garante que a medida irá aumentar o emprego e que o Tesouro Nacional cobrirá as perdas da Previdência, porém, na opinião de diversos especialistas sobre o assunto, a deso-neração da folha de pagamentos poderá gerar uma perda de receita da Previdência Social de aproximadamente R$ 60 bilhões nos pró-ximos quatro anos, ou seja, um prejuízo de R$ 15 bilhões ao ano.

Não restam dúvidas que a desoneração da folha de pagamentos é mais uma medida eli-tista implantada pelo Governo para beneficiar os empresários e torná-los mais ricos. Duvidas emergem, no entanto, em relação aos benefí-cios que tal medida irá trazer para os traba-lhadores brasileiros, bem como quais serão os prejuízos a serem suportados pelos aposenta-dos e pensionistas vinculados ao Regime Ge-ral de Previdência Social.

A redução das alíquotas da Previdência Social e de programas educacionais, sem que se definam fontes alternativas para o seu fi-nanciamento é uma medida considerada por

Page 31: Agosto 2013

4,5 bilhões

16 bilhões

24,7 bilhões

As informações mais recentes sobre o assunto comprovam que o Governo

deveria repassar à Previdência social r$ 4,5 bilhões para cobrir

a arrecadação perdida com a desoneração da folha, sendo que

as perdas deverão bater em r$ 16 bilhões no presente ano e chegar a

r$ 24,7 bilhões em 2014.

DESOnERAçãO

experientes AGo 201331

Visão Jurí[email protected]

Desoneração da Folha de Pagamentosmuitos um retrocesso, pois atualmente é im-prescindível que sejam tomadas medidas com o objetivo de preservar a receita da Previdên-cia ao invés de condená-la.

A justificativa apresentada pelos represen-tantes do Governo se baseia na própria legis-lação que instituiu a desoneração da folha de pagamentos, a qual estabelece que a União compensará o Fundo do Regime Geral de Pre-vidência Social no valor correspondente à es-timativa de renúncia previdenciária decorren-te da desoneração, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, de forma a não afetar a apuração do resultado financeiro do Regime Geral de Previdência Social.

As informações mais recentes sobre o as-sunto comprovam que o Governo deveria repassar à Previdência Social R$ 4,5 bilhões para cobrir a arrecadação perdida com a de-soneração da folha, sendo que as perdas deve-rão bater em R$ 16 bilhões no presente ano e chegar a R$ 24,7 bilhões em 2014.

Não faltam críticas ao Governo e ao Con-gresso Nacional sobre a tentativa falaciosa de afirmar que a Previdência é deficitária. Entre-tanto, estudos realizados pelos auditores fis-cais da Receita Federal do Brasil comprovam que as fontes de financiamento da Seguridade Social, onde além da Saúde e da Assistência Social esta também inserida a Previdência So-cial, é superavitária em de 60 bilhões de reais ano, segundo a Anfip-Associação dos Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Para avaliar a efetividade da desoneração da folha de pagamentos será necessário saber se haverá mesmo o aumento da competitivi-dade, aumento do emprego e incentivo à for-malização, bem como conhecer quais o s pos-síveis impactos da desoneração nos diversos setores e nas receitas previdenciárias. Resta saber se os aposentados se sentirão confortá-veis com o fato de estarem sendo instituídas medidas governamentais em benefícios dos empresários, cujos efeitos poderá ocasionar em um rombo na Previdência Social.

Além do mais, muitos questionamentos permanecerão sem respostas, pois não é pos-sível saber o que o Governo pretende real-mente com a implantação de medidas como a desoneração da folha de pagamentos. Será que o Governo deseja mesmo privatizar a Pre-vidência para atender aos anseios das institui-ções financeiras e fortalecer suas parcerias na área privada? Acreditamos que a desoneração da folha mostra exatamente isso.

Aposentados, pensionistas e idosos, lutem pelo que vocês conquistaram.

Page 32: Agosto 2013

experientes AGo 201332

Papa

Peregrinos de todo o mundo invadem o Brasil para Jornada Mundial da Juventude e presença do Papa no evento é sinônimo de união pela fé

O Papa Francisco veio ao Brasil e conquistou a todos. Com carisma e uma simplicidade dignas de seu papel, o Papa falou para mul-

tidões na praia de Copacabana e encheu de espe-rança e alegria os jovens que o acompanhavam. Isso, porque o Brasil foi palco do evento internacio-nal que mais reúne jovens fiéis de todo o mundo. Com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, a Jornada Mundial da Juventude aconte-ceu no Rio de Janeiro no mês de Julho e contou com a presença de mais de 1,5 milhão de católicos de toda a América Latina.

O objetivo da JMJ, que ocorre anualmente nas dioceses de todo o mundo e que a cada dois ou três anos acontece em âmbito internacional, é transmi-tir a mensagem de paz e fraternidade pregada por Cristo e unir o coração dos jovens pela fé e pela es-perança no amor divino. Traz como símbolos de fé a Cruz dos Jovens, entregue por João Paulo II no ano de 1984 para que peregrinasse pelo mundo e, o íco-ne de Nossa Senhora, cópia de um antigo e sagrado ícone encontrado na Basílica de Santa Maria Maior.

Nem o clima de tensão que paira sobre os bra-sileiros nem as inúmeras manifestações que ocor-reram nas últimas semanas em território nacional foi suficiente para desestimular o desembarque do Papa Francisco, no dia 22 de julho, no país com o maior número de católicos do mundo, são cerca

Papa Francisco conquistou os brasileiros de todas as idades

Papa Francisco conquista o Brasil

de 123,3 milhões de seguidores. Durante a visita ao Brasil, o sumo pontífice, bem como sete sacerdotes e trinta cardeais, dispensou tratamento luxuoso tanto em seus aposentos como na comida servida a ele du-rante sua estada. Dentre os compromissos da agenda intensa na JMJ, o Papa passou pela Comunidade da Varginha, no Complexo do Manguinhos e fez uma visita de poucas horas por Aparecida, em São Paulo.

Mas o Papa não direcionou suas palavras apenas aos jovens. Pediu, em oração, que a sociedade abra espaço e valorize o diálogo entre jovens e idosos, reforçando sua mensagem de que ninguém deve ser “descartado”. Na oração do Ângelus no Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, pontífice fez questão de insistir na importância dos mais idosos para a socie-dade. Ele pede um diálogo entre as gerações, “um tesouro que deve ser conservado e alimentado”. Em oração no Dia dos Avós, Francisco afirmou: “Nesta Jornada Mundial da Juventude, os jovens querem saudar os avós e agradecem pelo testemunho de sabedoria que nos oferecem continuamente”, disse.

Page 33: Agosto 2013

experientes AGo 201333

VEJA TRECHO DA ORAçãO DO PAPA PARA OS IDOSOS“Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Sant’Ana,

no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da famí-lia, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família. O Documento de Aparecida nos recorda: “Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas”. Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado! Nesta Jornada Mundial da Juventude, os jovens querem saudar os avós. Eles saúdam os seus avós com muito carinho e lhes agrade-cem pelo testemunho de sabedoria que nos oferecem continuamente. E agora, nesta praça, nas ruas adja-centes, nas casas que acompanham conosco este momento de oração, sintamo-nos como uma única grande família e nos dirijamos a Maria para que guarde as nossas famílias, faça delas lares de fé e de amor, onde se sinta a presença do seu Filho Jesus”, Papa Francisco.

Robe

rto S

tuck

ert F

ilho/

PR

Page 34: Agosto 2013

Para alguns demora mais, para outros me-nos. Mas é inevitável e chega uma hora em que o idoso não tem mais condições de fi-

car sozinho. O avanço da idade aumenta o grau de dependência dele em relação a seus familia-res e, no dia a dia corrido da vida moderna, nem sempre a família pode dar a atenção necessária, seja por falta de tempo, seja por falta de condi-ções financeiras.

É quando as ca-sas de acolhimento surgem como uma alternativa, princi-palmente vencido o receio de ter que deixar um familiar em um lar. Uma de-cisão dolorosa a ser tomada, seja para o idoso, seja para a fa-mília. Mas que, uma vez superada, dá origem a um perío-do que tem de tudo para dar certo.

“Muitos idosos não tem em casa a qualidade de vida que eles tem aqui. Muitas vezes a fa-mília acaba não dando muita aten-ção pela agitação do dia a dia ou mes-mo com trabalho em casa, e o idoso acaba fi-cando o dia todo em frente à TV ou dormindo. Aqueles que levantam cedo, fazem atividades, participam de eventos comemorativos, pas-seios e atendimento”, diz Edvany Toledo da Silva, assistente social do Lar Nossa Senho-ra dos Desamparados, em Lençóis Paulista. A instituição é administrada pela Congregação

das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. Ela ressalta a diversidade de ações para

manter cheia a agenda dos internos. “Tem a missa para quem quiser participar, quem não quer fica à vontade, fazemos eventos em todas as datas festivas, não deixamos nenhuma pas-sar e organizamos passeios com frequência”, acrescenta Edvany. “Aqui eles também tem mé-

dico, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e as irmãs, que não deixam faltar nada”, conta.

A assistente so-cial diz que um dos principais desafios do trabalho é justa-mente a adaptação. “O idoso precisa aceitar vir para cá, se não, não vai ser feliz”, afirma Ed-vany. Segundo ela, quando o idoso che-ga para o Lar, vem coberto de receios. “É um lugar onde tudo é diferente e ele está cercado de pessoas estranhas. Nós temos que adaptá-lo até que ele se sinta como se estivesse em casa

e com a família dele. E é muito gratificante quando percebemos que, em pouco tempo, as pessoas já se sentem bem. Nosso desafio é fazer com que eles se sintam em casa, todos os dias”, finaliza.

Atualmente o Lar Nossa Senhora dos Desam-parados atende 79 internos. A casa tem 16 quar-tos na ala masculina e 17 na ala feminina.

Qualidade de vida em casas de acolhimento pode ser maior que a oferecida pela família; ‘O idoso precisa aceitar, se não, não vai ser feliz’, diz assistente social do Lar Nossa Senhora dos Desamparados, em Lençóis Paulista

O trabalho de cuidar não é muito diferente nos outros países, conhecemos outras

irmãs e outros velhinhos que precisam de cuidado, são como

crianças”, observa. Segundo ela, uma diferença é bastante

sensível. “O Brasil é mais acolhedor, as pessoas são mais atentas e com um envolvimento

maior no acolhimento e carinho com os velhinhos. Aqui

eu encontrei muito disso.

experientes AGo 201334

Instituição

Page 35: Agosto 2013

‘O BRASIL é MAIS ACOLHEDOR’, DIz IRMã TERESA FLORES VILLABOnA

Em entrevista à revista Experientes, a irmã Te-resa Flores Villabona, religiosa do Lar Nossa Se-nhora dos Desamparados, ressalta o perfil acolhe-dor do brasileiro no cuidado com a terceira idade. Natural da Colômbia, ela está na instituição em Lençóis Paulista há 23 anos, depois de passar por casas de acolhimento no Chile e na Argentina.

“O trabalho de cuidar não é muito diferente nos outros países, conhecemos outras irmãs e outros velhinhos que precisam de cuidado, são como crianças”, observa. Segundo ela, uma di-ferença é bastante sensível. “O Brasil é mais aco-lhedor, as pessoas são mais atentas e com um en-volvimento maior no acolhimento e carinho com os velhinhos. Aqui eu encontrei muito disso”, diz.

Ela ressalta a evolução da entidade ao longo dos anos. “Quando eu cheguei aqui era um lugar bem simples, um quarto para homem com dez camas, banheiros pouco aconchegantes. Hoje temos quartos individuais e para até três pesso-as, temos um lugar bastante acolhedor e muitas pessoas nos ajudando, porque sozinhas não con-seguimos nada”, declarou.

Irmã Tereza também destaca a importância social do acolhimento e cuidado com idosos. “É importante saber cuidar dos velhinhos, é para isso que existe nossa congregação”, diz. “São pessoas que precisam e merecem toda a nossa atenção e carinho, porque já trabalharam e já sofreram bastante. Cuidamos deles como se fos-sem nossos pais”, completa.

Page 36: Agosto 2013
Page 37: Agosto 2013

experientes AGo 201337

Entretenimento

Vive em meio a milhõesde rostos sem faces, de seres sem identidadeOlha para trás, não sabe quem foiNo presente, não sabe quem éno futuro, não sabe quem será Caminha pelas ruasalamedas e avenidas, das vilas, dos lugarejosdos bairros e da cidadePensa ter direitos por pagar impostoster livre passagem por pagar pedágioMas é ninguém, é cidadão Vida civil, de nome individualcom registro em cartório e função socialVida cheia de deveres com o Estadomas com direito nenhum, feito menor abandonado.

Carlos Moura

[email protected]

CAçA PALAVRAS

POES

IA

• AGitADo

• AMiGo

• bonito

• cAlMo

• cAPricHoso

• cAseiro

• cHAto

• cHeiroso

• ciuMento

• corAJoso

• culto

• curioso

• DivertiDo

• esPerto

• esquisito

• FoFoqueiro

• leviAno

• MoDesto

• otiMistA

• venceDor

CidadãoPALAVRAS CRUzADAS

re

SP

oS

Ta

Adjetivos • Difícil

Page 38: Agosto 2013

Biblioteca

Direção: Juan José CampanellaDuração: 125 min.Ano: 2002País: ArgentinaGênero: Drama

O filme argentino “O Filho da Noiva” é de

Autora: Fani G. KaufmanLançamento: 2012Páginas: 112Editora: Casa do Psicólogo

FILME

MúSICA LIVR

O

O Filho da noiva

novo velho envelhecimento, olhares e perspectivas

Ser de Luz - Uma homenagem a Clara nunes

uma beleza e delicadeza ímpares. O filme conta a história de um homem (vivido pelo famoso ator Ricardo Darín) que dirige o restaurante fundado pelo pai. A mãe está internada num asilo, sofre de Mal de Alzheimer e está perdendo a memória rapidamente. O filho, após um ataque cardíaco, começa a ver a vida com outros olhos e inicia uma aproximação maior de seus pais. Trata-se de um lindo filme argentino de Juan José Campanella.

Sinopse: Neste livro são apresentadas reflexões, propostas e recursos para dar continuidade ao desenvolvimento pessoal do idoso. A vitalidade é necessária para dobrar a curva da velhice, fase que muitas vezes é somente considerada de perdas, mas que traz também ganhos e pode ser enriquecida mediante a criação de novas atitudes. O ser que envelhece precisa descobrir que renasce, necessita reavivar projetos, perceber sutilezas e integrar a sabedoria que vem com o envelhecimento. Esta leitura é dirigida para todos aqueles que buscam encontrar pujança energética nas vivências da maturidade.

experientes AGo 201338

Cantor: Mariene de CastroLançamento: 2013Gravadora: UniversalCantora baiana que está conquistando o Brasil, Mariene de Castro esbanja carisma e arrebata a plateia em emocionado tributo a Clara Nunes. O show reúne músicas que foram sucesso na voz da cantora mineira, como “Guerreira”, “Morena de Angola”, “Feira de Mangaio”, “Conto de Areia”, “Portela na Avenida”, entre outras. Zeca Pagodinho e Diogo Nogueira dividem o palco com Mariene nas canções “Coisa da Antiga” e “Juízo Final”. Reconhecida como uma das principais revelações do canto brasileiro, Mariene se apresentou no último Réveillon de Copacabana para uma plateia de mais de dois milhões de pessoas.

Page 39: Agosto 2013

dez 2012experientes 39

sinDAPFer | sindicato dos Aposentados, Pensionistas, Ferroviários e demais categorias do estado de são Paulo (11) 3229.8295 / [email protected]

uAPo | união dos Aposentados e Pensionistas de osasco(11) [email protected]

Associação dos trabalhadores Aposentados nas indústrias químicas do AbcD(11) 4433.5835 / 4432.3624 [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mauá(11) [email protected]

Associação dos trabalhadores têxteis Aposentados de são Paulo(11) 3313.4011 / 3313.3679 [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas da sAbesP(11) 3372.1000 / Fax: 3372.1099 [email protected]

Associação dos Aposentados idosos de são carlos e região(16) [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araraquara(16) [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de sorocaba(15) 3211.3554 / [email protected]

ADMAP – Associação Democrática dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de são José dos campos e região(12) 3922.1341 / 3923.8298 [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mogi das cruzes(11) 4727.5157 / 4794.5806 [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e região(11) 4583.1190 / [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de salto(11) 4028.0112 / 4029.8639

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e região “eclética”(19) 3447.3447/ 3447.3440 [email protected] união dos Aposentados e Pensionistas de transporte coletivo de são Paulo(11) 2921.5747 / 2976.7492 [email protected]

Departamento de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria stu – sindicato dos trabalhadores da unicAMP(19) 3289.4242 / [email protected] Associação dos Aposentados e Pensionistas de catanduva(17) 3523.1148 [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e região(16) 3384.1139 / 3386.1433 [email protected]

sintAeMA – sindicato dos trabalhadores de Água, esgoto e Meio Ambiente do estado de são Paulo – Política social(11) 3329.2500 / 3329.2509 [email protected]

Associação dos Aposentados de taquaritinga(16) 3253.1224 / [email protected]

Associação dos trabalhadores Aposentados e Pensionistas da região do Grande AbcDMrPrGs(11) 4992.4702 / 4427.8977 [email protected] Associação dos Aposentados e Pensionistas de Presidente epitácio(18) [email protected]

união dos Aposentados e Pensionistas de embu e região(11) 4782.1541 / 4149.0477

união dos Aposentados, Pensionistas de Guarulhos(11) 2087-7788 / 2087-3815 [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de ribeirão Preto(16) 3636.6914 / [email protected]

Associação regional dos Aposentados e Pensionistas de são José do rio Preto(17) [email protected]

sindicato de trabalhadores em empresas Ferroviárias de bauru, Mato Grosso do sul e Mato Grosso(14) 3223.6642 / 3223.6532 [email protected]

Associação dos Aposentados, Pensionistas e idosos de Monte Alto e região(16) 3242.6925 [email protected]

Fenix – Movimento dos trabalhadores Aposentadose Pensionistas de são Paulo(11) 3258.6514 / [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araras(19) [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas do setor da Alimentação de catanduva e região(17) [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de são José dos campos(12) 3942.2930 | [email protected]

Associação dos Aposentados de campo limpo Paulista(11) [email protected]

Associação dos Aposentados de caraguatatuba(12) 3883.2418 / 3883-2174 [email protected]

Associação Aposentados de votorantim(15) [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Penápolis(18) 3652.8555 / 3652.5446 [email protected]

AAPiAr – Associação Aposentados, Pensionistas e idosos de Andradina e região(18) 3723.7557 / 3722.8616

AAPinHor – Associação dos Aposentados, Pensionistas e idosos de novo Horizonte e região(17) [email protected]

AAPv – Associação dos Aposentados e Pensionistas de valinhos(19) 3849.2656 / [email protected]

sAAP – secretária de Assuntos de Aposentados e Pensionistas – sintius – sAntos(13) 3226.3200 (ramal 3215) [email protected]

APJr – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jaú e região(14) 3601.6870 | [email protected]

Associação dos trabalhadores Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba(19) [email protected]

Associação dos Aposentados, Pensionistas e idosos de birigui e Alta noroeste(18) 3641.2701 | [email protected] Associação regional dos Aposentados Pensionistas pela Previdência social rio claro – ArAPs(19) [email protected] Associação dos Aposentados, Pensionistas e idosos e lençóis Paulista (14) [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Porto Ferreira(19) [email protected]@hotmail.com

Associação dos Metalúrgicos Aposentados de sorocaba e região(15) 3334.5404 / 3031.4271 [email protected]

Associação eclética de Aposentados e Pensionistas de Mogi Guaçu(19) 3841.8841 / 3861.7755 [email protected]

Associação dos Aposentados e Pensionistas de tupã e região(14) [email protected]

universidade do sagrado coração (uAti-usc) (14) 2107.7027 [email protected]

Associação dos Aposentados, Pensionistas e idosos de bauru e região(14) 3233.6437 [email protected]

casa dos conselhos (coMuPi)(14) 3227.5433 [email protected]

ENTIDADES QUE REALIZAM A DISTRIBUIÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Mais InformaçõesLigue para

(11) 3362-9393 ou acesse

www.federacaofapesp.com.br

Page 40: Agosto 2013

RESORTSViaje com a CVC

Viaje com a CVC para os melhores resorts do Brasil. A melhor opção para as férias da sua família com completa estrutura de esporte, lazer e diversão. 10X

SEM JUROS

OCEAN PALACELocalizado de frente para o mar da Via Costeira, em Natal (RN).5 e 8 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com café da manhã + passeio pela cidade + praia de Pirangi. Preço válido para pacote 5 dias.

10x sem juros de 141 REAISA partir de R$ 1.410 à vista.

PESTANA NATALResort à beira-mar localizado na Via Costeira, em Natal (RN).5 e 8 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com sistema tudo incluído + passeio pela cidade + praia de Pirangi. Preço válido para pacote 5 dias.

10x sem juros de 174 REAISA partir de R$ 1.740 à vista.

PRODIGY BEACH RESORTResort à beira-mar na ilha de Santa Luzia, pertinho de Aracaju (SE).5 e 8 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com café da manhã. Preço válido para pacote 5 dias.

10x sem juros de 104 REAISA partir de R$ 1.040 à vista.

VILA GALÉ CUMBUCO Resort à beira-mar na praia de Cumbuco, a 33 km de Fortaleza (CE).5 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com sistema tudo incluído.

10x sem juros de 167 REAISA partir de R$ 1.670 à vista.

BEACH PARK OCEANIÀ beira-mar e a 500 metros do parque aquático Beach Park, no Ceará. 5 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com café da manhã.

10x sem juros de 115 REAISA partir de R$ 1.150 à vista.

SERRANO RESORTLocalizado bem no centro de Gramado, no coração da Serra Gaúcha.4, 5 e 8 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com café da manhã. Preço válido para pacote 5 dias.

10x sem juros de 131 REAISA partir de R$ 1.310 à vista.

SALINAS MACEIÓLocalizado em frente ao mar da praia de Ipioca, em Maceió (AL)5 e 8 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com pensão completa. Preço válido para pacote 5 dias.

10x sem juros de 147 REAISA partir de R$ 1.470 à vista.

IGUASSU RESORTResort integrado à natureza perto das cataratas de Foz do Iguaçu (PR).5 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com café da manhã + cataratas brasileiras (não inclui ingresso) + visita panorâmica à hidrelétrica de Itaipu + transporte ao Duty Free Iguazu.

10x sem juros de 86 REAISA partir de R$ 860 à vista.

VILLAGE PRATAGYÀ beira-mar, está localizado na praia de Pratagy, em Maceió (AL). 5 e 8 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com café da manhã. Preço válido para pacote 5 dias.

10x sem juros de 104 REAISA partir de R$ 1.040 à vista.

SAUÍPE FUNLocalizado à beira-mar da Costa do Sauípe, no norte da Bahia.5 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com sistema tudo incluído.

10x sem juros de 179 REAISA partir de R$ 1.790 à vista.

GRAND PALLADIUM À beira-mar, fi ca em Imbassaí, na Bahia, pertinho da Praia do Forte.5 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com sistema tudo incluído.

10x sem juros de 193 REAISA partir de R$ 1.930 à vista.

IBEROSTAR BAHIA Resort em frente ao mar da Praia do Forte, no norte da Bahia.5 dias - Saídas diáriasPacote incluindo passagem aérea + transporte + 4 diárias com sistema tudo incluído.

10x sem juros de 212 REAISA partir de R$ 2.120 à vista.

RESORTEXCLUSIVO

CVC

Prezado cliente: os preços publicados são por pessoa, com hospedagem em apartamento duplo, com saídas de São Paulo. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajuste. Condições para pagamento: parcelamento 0+10 vezes sem juros no cartão de crédito. Ofertas válidas para compras até um dia após a publicação deste anúncio. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão incluídas nos preços. Descontos informados já estão aplicados nos preços anunciados. As passagens aéreas anunciadas nos pacotes são em classe econômica. Preços válidos para seguintes saídas: Sauípe Fun : 16/setembro; Village Pratagy: 19/setembro; Ocean Palace: 10/setembro; Vila Galé Cumbuco: 17/setembro; Grand Palladium: 16/setembro; Salinas Maceió: 25/setembro; Pestana Natal: 10/setembro; Beach Park Oceani: 24/setembro; Iberostar Bahia: 16/setembro; Prodigy Beach Resort: 12/setembro; Iguassu Resort: 1º/setembro; Serrano Resort: 24/setembro.

cvc.com.br

VÁ ATÉ UMA LOJA CVC, TEM SEMPRE UMA PERTO DE VOCÊ, OU FALE COM SEU AGENTE DE VIAGENS.Paraíso ..........................................................2146-7011

Alfonso Bovero .............................................3803-9272

Cachoeirinha ................................................3985-7575

Carrefour Tatuapé ........................................2225-3111

CCS Lapa .......................................................4306-8851

Consolação ...................................................2103-1222

Grand Plaza Shopping II ..............................4436-7602

Hiper Carrefour Anchieta.............................2948-3148

Hiper Carrefour Aricanduva ........................2269-5380

Hiper Carrefour Demarchi ...........................4352-2770

Hiper Carrefour Oratório - Sto. André .........4997-6880

Hiper Coop Mauá ..........................................4544-8111

Hiper D Avó Oratório ....................................2143-6200

Hiper D Avó São Miguel ...............................2058-1657

Hiper Extra Itaim ..........................................3078-6443

Hiper Extra Jaguaré .....................................3297-8282

Hiper Extra Vila Luzita .................................4451-5031

Hiper Negreiros Ponte Rasa.........................2046-2668

Hiper Pão de Açúcar Jabaquara...................5015-7933

Hiper Sonda Jaçanã ......................................2243-2020

Horto Florestal .............................................2261-3878