agenda - opf.pt · para isso vamos fazer um trabalho de equipa: 1. uns meninos vão colorir os 5...

4
NOTÍCIAS 2 2016 N O V E M B R O Obra da Infância Missionária AGENDA Obra da Infância Missionária www.infancia.opf.pt :-) https://www.facebook.com/infanciaomp.portugal Infância Missionária: Rua ilha do Príncipe, 19 - 1170-182 Lisboa Encontro de animação da IM em Vila Real no dia 29 Outubro. Encontro de animação da IM na Guarda no dia 7 janeiro de 2017. Encontro de animação da IM com catequistas em Aveiro no dia 8 Janeiro de 2017. Encontro de animação da IM na diocese do Algarve no dia 28 de janeiro de 2017. Infância Missionária de Santarém, sempre amigos! Encontro de animação da IM em Vila Real no dia 29 Outubro.

Upload: doanque

Post on 07-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AGENDA - opf.pt · Para isso vamos fazer um trabalho de equipa: 1. Uns meninos vão colorir os 5 continentes com as cores respetivas: ... pães e dois peixes e, erguendo os olhos

NOTÍCIAS

Nº 2 2016 N O V E M B R O

Obra da Infância Missionária

AGENDA

Obra da Infância Missionáriawww.infancia.opf.pt :-) https://www.facebook.com/infanciaomp.portugal

Infância Missionária: Rua ilha do Príncipe, 19 - 1170-182 Lisboa

Encontro de animação da IM em Vila Real no dia 29 Outubro.

Encontro de animação da IM na Guarda no dia 7 janeiro de

2017.

Encontro de animação da IM com catequistas em Aveiro no

dia 8 Janeiro de 2017.

Encontro de animação da IM na diocese do Algarve no dia 28

de janeiro de 2017.

Infância Missionária de Santarém, sempre amigos!

Encontro de animação da IM em Vila Real no dia 29 Outubro.

Page 2: AGENDA - opf.pt · Para isso vamos fazer um trabalho de equipa: 1. Uns meninos vão colorir os 5 continentes com as cores respetivas: ... pães e dois peixes e, erguendo os olhos

Acolhimento: I. M. no coração da Igreja - Amigos nos 5 continentes

“COM AS CRIANÇAS DO MUNDO, SEMPRE AMIGOS”

Passo a Passo

2

Depois de ouvir as crianças vamos mostrar-lhes onde moram esses outros

pequenos amigos missionários. Para isso vamos fazer um trabalho de equipa:

1. Uns meninos vão colorir os 5 continentes com as cores respetivas: amarelo-vermelho-azul-branco- verde.

2. Outros vão cortar os barcos/meninos que vamos colar no nosso mosaico missionário.

3. Outros preparam as folhas das árvores que vamos colar no nosso mosaico.4. Depois de preparar tudo colocamos 2 cartolinas em cima de uma messa.

Depois distribuímos os 5 continentes, os meninos /barcos e as folhas coloridas das árvores.

5. Colocamos tudo nas 2 cartolinas e montamos o cartaz final que será apresentado na eucaristia de consagração.

A intenção deste trabalho é ensinar a todas as crianças aquilo que os pais lhes falaram sobre os outros meninos que moram nos 5 conti-nentes e que sofrem. Importante identificar as crianças com cada cor dos 5 continentes.

Cartaz finalInfância Missionária no coração da Igreja

Resultado

Recomendações:

Não esquecer que os frutos devem pendurar-se na nossa arvore para que o animador tenha oportunidade de colocar o próximo compromisso.

Hoje vamos cumprimentar os nossos miúdos da seguinte forma: O animador diz: Meninos missionários bem-vindos!

As crianças respondem: Missionários presentes!

IMPORTANTE: Iniciamos o nosso encontro partilhando a resposta que deram os pais aos miúdos.

1. Cortar

2. Colorir

3. Colar

Material1. Folhas de árvores de diferentes cores.2. Recortar barco/meninos de cada continente.3. Mapas dos 5 continentes para colorir.4. Duas Cartolinas coladas.5. Cola.

Page 3: AGENDA - opf.pt · Para isso vamos fazer um trabalho de equipa: 1. Uns meninos vão colorir os 5 continentes com as cores respetivas: ... pães e dois peixes e, erguendo os olhos

Formação: Vivemos como Jesus

3

Passo a PassoPara iniciar este momento o animador diz: Todos os meninos devem ajudar os que mais precisam. Se amamos a Deus devemos amar o nosso próximo, por isso amamos e ajudamos as crianças do mun-do inteiro.Como podemos ajudar? Vamos Aprender de Jesus: MC 6, 34,44. Jesus deu de comer a muita gente pois viu que estavam cansados. Jesus tomou, cinco

pães e dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e deu-os aos seus discípulos, para que eles os repartissem. Dividiu também os dois peixes por todos. Comeram até ficarem saciados.

Oficina do pão de Deus Este momento de formação pode ser feito numa forma real com a ajuda dum padeiro ou podemos simular o processo com as crianças. Precisamos simplesmente que entendam o processo da elaboração do pão.Começamos então: lembram-se que no anterior encontro aprendemos a semear? Hoje vamos aprender a fazer pão para dar a todos aqueles miúdos que falamos que sofrem e têm fome.

1. Num copo colocamos alguns grãos de trigo ou centeio que os miúdos possam esmagar com facilidade.

2.Depois colocamos algo de agua e um pouco de farinha verdadeira, não muita, (estamos apenas simulando o processo).

3.Depois com plasticina pedimos aos miúdos que façam diferentes formas para esse pão que vamos levar ao forno, trata-se de jogar com essas formas dizendo que vamos enviar pães bonitos de diferentes formas e cores (não esquecer que isto é uma simulação, não precisamos correr nenhum perigo com fornos).

Noutra mesa o animador deve preparar um pão de verdade para representar com os miúdos o evangelho. O animador faz que os meninos le-vantem as mãos para dar a bênção e eleva o pão. Pedimos que todos os miúdos repitam a seguinte oração: “Pai Santo, te damos graças por este pão que sempre recebemos de ti, pedimos que chegue também a todas as crianças que tem fome. Ámen”.O animador explica que para repartir o pão de-vemos cortar um pedaço e dar a um amigo dos que estão presentes no encontro. Como jesus vamos partilhar com os nossos amigos. Assim ensinámos-lhes que estamos sempre dispostos a dar. (é importante que o animador veja que todos os miúdos partilhem, porque é um mo-mento importante de grupo).Bom encontro de partilha do pão (podem acom-panhar com alguma bebida).

Resultado

Material1. Palavra de Deus: MC 6, 34;442. Grãos de trigo ou centeio (ou outro fácilde triturar) 3. Plasticina4. Pão grande e bebidas

Fotos: www.liceudesaopaulo.com.br

Page 4: AGENDA - opf.pt · Para isso vamos fazer um trabalho de equipa: 1. Uns meninos vão colorir os 5 continentes com as cores respetivas: ... pães e dois peixes e, erguendo os olhos

Oração / Envio

Mais informações : [email protected] / +351 935 899 233 4

Com Jesus e com Maria Missionários todo o dia!

1. Pedir a cada criança que para o próximo encontro traga um pão para partilhar. O ani-mador da infância entragará a uma instituição de mais precise.2. No inicio do próximo encontro, falar primeiro sobre o que responderam os pais,sobre os nossos padroeiros. Assim podemos continuar com o encontro #3.3. Não esqueças os lemas em cada encontro:

“DAS CRIANÇAS DO MUNDO, SEMPRE AMIGOS”“COM JESUS E COM MARIA, MISSIONÁRIOS TODO O DIA”

Recomendações:

No meio da sala para ao momento de oração final colocámos o cartaz (5 continentes) feito no início, um pão pequeno , uma luz e a sagrada escritura.Finalizamos este encontro com a oração do Pai Nosso. Fazemos uma paragem no momento de dizer: O pão nosso de cada dia nos dai hoje; e nomeamos cada continente. O Animador diz: Para todas as Crianças da África, Europa, América, Oceânia e Ásia. As crianças respondem: dai-lhes Senhor o pão de cada dia.

(Continuamos o Pai Nosso e damos nossa próxima missão).

Missão # 2 [No fruto colar a pergunta do filho com as imagens.

E para os pais enviar a respostas (cartas) ]

O filho pergunta: Pai sabes quem são estes santos?

Em casa respondem: Sim filho. Vou ler-te 2 cartas muito especiais:

Infância Missionária ao encontro de Jesus

Carta enviada pelo nosso padroeiro S. Francisco Xavier aos meninos: “Ao entrar nos povoados, as crianças não me deixaram rezar o ofício divino, nem comer, nem dormir, só queriam que lhes ensinasse algumas orações.”

A nossa padroeira Sta Teresinha Menino Jesus nos ensina: “Quereria anunciar o Evangelho nas cinco partes do mundo, e até nas ilhas mais longínquas... Quereria ser Missionário não apenas durante alguns anos, mas quereria tê-lo sido desde a criação do mundo, até à consumação dos séculos...”

Tema do próximo encontro #3: