africa

1
AS AVENTURAS DE NUGUNGA: DA REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NA GUERRA DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA Tema: Literatura Luso-africana Justificativa “As Aventuras de Ngunga”, de Pepetela (Arthur Mauricio Pestana dos Santos), representa a construção de uma Nação, cujo processo identitário constitui-se no surgimento do Novo- Homem angolano. Dessa maneira, visa-se à análise de como ocorre e esse processo tão importante para a cultura africana, especificamente a angolana, levando-se em conta a representação da mulher para a continuidade da guerra de libertação. Objetivos Analisar a personagem “Ngunga” durante sua trajetória em busca da libertação do território e da construção da identidade de Angola; Estudar a representação da personagem “Uassamba” e sua contribuição para a continuidade da guerra de libertação de Angola; Relacionar a obra com o contexto histórico-político-cultural, vivenciado naquele período; Analisar de que maneira a narrativa de Pepetela representa essas evidências, considerando as nuances culturais presentes na tessitura narrativa. Metodologia A análise investiga a obra de Pepetela, mais especificamente, a personagem feminina Uassamba, a partir de seus elementos constituidores da representação do Novo-Homem angolano e de uma nova Nação, contextualizada em um enfoque histórico-literário. Assim, leva-se em consideração sua representatividade, por meio do cotejamento da obra com o corpus crítico e teórico fundamentado por Bakhtin, em sua análise dialógica e de construção de sentido.

Upload: adam-erlon

Post on 28-Dec-2015

7 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Africa

AS AVENTURAS DE NUGUNGA: DA REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NA GUERRA

DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA

Tema: Literatura Luso-africana

Justificativa“As Aventuras de Ngunga”, de Pepetela (Arthur Mauricio Pestana dos Santos), representa a construção de uma Nação, cujo processo identitário constitui-se no surgimento do Novo-Homem angolano. Dessa maneira, visa-se à análise de como ocorre e esse processo tão importante para a cultura africana, especificamente a angolana, levando-se em conta a representação da mulher para a continuidade da guerra de libertação.

Objetivos• Analisar a personagem “Ngunga” durante sua

trajetória em busca da libertação do território e da construção da identidade de Angola;

• Estudar a representação da personagem “Uassamba” e sua contribuição para a continuidade da guerra de libertação de Angola;

• Relacionar a obra com o contexto histórico-político-cultural, vivenciado naquele período;

• Analisar de que maneira a narrativa de Pepetela representa essas evidências, considerando as nuances culturais presentes na tessitura narrativa.

MetodologiaA análise investiga a obra de Pepetela, mais especificamente, a personagem feminina Uassamba, a partir de seus elementos constituidores da representação do Novo-Homem angolano e de uma nova Nação, contextualizada em um enfoque histórico-literário. Assim, leva-se em consideração sua representatividade, por meio do cotejamento da obra com o corpus crítico e teórico fundamentado por Bakhtin, em sua análise dialógica e de construção de sentido.