aem

4
UFRGS | FABICO | ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM COMUNICAÇÃO Gabriel Capitaneo e Igor Campos CASA NOTURNA: CUCKO ANÁLISE ESTRATÉGICA DA MARCA ANÁLISE DOS CLIENTES TENDÊNCIAS: Interatividade dos consumidores com a marca por meio da internet, como o Beco já iniciou ao reestruturar o site. A tendência é a DIVERSIDADE, tanto de comunicação quanto de entrega de produto; é um mercado que aos poucos está ganhando espaço, os conservadores estão perdendo. MOTIVAÇÃO: Comemoração de aniversários (facilidades dadas aos aniversariantes=free + acompanhante, lista especial). Set de músicas pop e indie. NECESSIDADES NÃO ATENDIDAS: Falta de área para os fumantes. Social Media responsável por responder reclamações na internet (facebook, twitter, reclameaqui). 1 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA IMAGEM/IDENTIDADE DA MARCA: Não existe uma unificação visual nos matérias gráficos produzidos pelo CUCKO. A maioria das casas noturnas de Porto Alegre tem suas logomarcas destacadas na entrada do estabelecimento (CASA DO LADO, ASTRO, BECO, entre outras). POTENCIALIDADES, ESTRATÉGIAS: A SINNERS já foca no público universitário organizando festas com listas específicas para grupos de faculdades no facebook. CASA DO LADO, ASTRO E BECO são mais antenados na cultura pop atual. Já que o CUCKO tem um público tão grande que gosta de festas Pop, seria interessante a casa se atualizar mais nos temas das festas e postagens em redes sociais. O CUCKO está perdendo os memes que surgem e desaparecem rapidamente. VULNERABILIDADES: ASTRO já oferece sistema de fichas; CUCKO não é central na CB; SINNERS dá prioridade para os aniversariantes na fila. AUTOANÁLISE IMAGEM DA MARCA EXISTENTE: A logomarca é bem construída. O símbolo do pássaro remete a sua sonoridade (CUCKO) que também pode remeter ao CUCKO do relógio. A empresa poderia deixar essa relação mais marcada na consciência dos seus clientes através de postagens em redes sociais ou até em materiais dispostos dentro da casa (PDV). A logomarca rabiscada e preta remete mais ao ROCK do que POP e/ou INDIE (estilos mais 1 O CUCKO tem um Social Media responsável pela as suas redes sociais, porém, não existe nenhuma reclamação respondida nos canais de divulgação da casa na internet.

Upload: igor-campos-de-borba

Post on 18-Feb-2016

1 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

aem

TRANSCRIPT

Page 1: aem

UFRGS | FABICO | ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM COMUNICAÇÃOGabriel Capitaneo e Igor Campos

CASA NOTURNA: CUCKO

ANÁLISE ESTRATÉGICA DA MARCA

ANÁLISE DOS CLIENTESTENDÊNCIAS: Interatividade dos consumidores com a marca por meio da internet, como o Beco já iniciou ao reestruturar o site. A tendência é a DIVERSIDADE, tanto de comunicação quanto de entrega de produto; é um mercado que aos poucos está ganhando espaço, os conservadores estão perdendo.MOTIVAÇÃO: Comemoração de aniversários (facilidades dadas aos aniversariantes=free + acompanhante, lista especial). Set de músicas pop e indie.NECESSIDADES NÃO ATENDIDAS: Falta de área para os fumantes. Social Media responsável por responder reclamações na internet (facebook, twitter, reclameaqui).1

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIAIMAGEM/IDENTIDADE DA MARCA: Não existe uma unificação visual nos matérias gráficos produzidos pelo CUCKO. A maioria das casas noturnas de Porto Alegre tem suas logomarcas destacadas na entrada do estabelecimento (CASA DO LADO, ASTRO, BECO, entre outras). POTENCIALIDADES, ESTRATÉGIAS: A SINNERS já foca no público universitário organizando festas com listas específicas para grupos de faculdades no facebook. CASA DO LADO, ASTRO E BECO são mais antenados na cultura pop atual. Já que o CUCKO tem um público tão grande que gosta de festas Pop, seria interessante a casa se atualizar mais nos temas das festas e postagens em redes sociais. O CUCKO está perdendo os memes que surgem e desaparecem rapidamente.VULNERABILIDADES: ASTRO já oferece sistema de fichas; CUCKO não é central na CB; SINNERS dá prioridade para os aniversariantes na fila.

AUTOANÁLISEIMAGEM DA MARCA EXISTENTE: A logomarca é bem construída. O símbolo do pássaro remete a sua sonoridade (CUCKO) que também pode remeter ao CUCKO do relógio. A empresa poderia deixar essa relação mais marcada na consciência dos seus clientes através de postagens em redes sociais ou até em materiais dispostos dentro da casa (PDV). A logomarca rabiscada e preta remete mais ao ROCK do que POP e/ou INDIE (estilos mais reconhecidos pelo os seus clientes), tento uma proposta mais “alegre”, a Logomarca ainda carrega a ideologia da sua criação: manter os clientes “maduros” do DHOMBA.TRADIÇÃO DA MARCA: Até dezembro de 2013, o DHOMBA era reconhecido como um dos melhores PUBs de Porto Alegre direcionado para um público mais maduro (<25). Logo após a mudança de nome, a casa continuou servindo refeições no seu cardápio, reservando um espaço para o CUCKO BISTRÔ no seu site. Com a mudança do público alvo, o CUCKO se tornou uma casa noturna mais jovem e diversificada. As temáticas mais “maduras” (ROCK e SAMBA DE RAIZ) não são mais as prioridades da casa.PONTOS FORTES/CAPACIDADES: Uma das únicas casas noturnas que oferece petiscos e até “open de comida” (JUNKIE!). O CUCKO não é um PUB nem um BAR, porém agrega uma característica importante para os “consumidores da noite”: a possibilidade de comer durante uma festa.VALORES DA ORGANIZAÇÃO: Empresa preocupada com a diversidade (REVER).

SISTEMA DE IDENTIDADE DE MARCAIDENTIDADE DE MARCA

1 O CUCKO tem um Social Media responsável pela as suas redes sociais, porém, não existe nenhuma reclamação respondida nos canais de divulgação da casa na internet.

Page 2: aem

A MARCA COMO PRODUTO1. ESCOPO DO PRODUTO (que remetem à marca)

Música bem escolhida e diversificada (POP, Indie, Rock, Funk, Eletrônica). Promoções como festa OPEN acessíveis com batatas fritas.

2. ATRIBUTOS DO PRODUTO

Ampla gama de estilos musicais valorizam a diversidade de públicos.

3. QUALIDADE / VALOR

Segurança externa. Promoções criativas (Tinder). Descontos para estudantes (meia entrada) em algumas festas = R$15,00 (abaixo do preço para festas de mesma categoria).

4. USOS Festa sempre com bastante público.?????? REVER5. USUÁRIOS Público-alvo principal é homossexual na faixa dos 22 anos que

valoriza a diversidade sexual e é um lugar quase sem preconceitos. Mas o posicionamento atual é englobar diversos públicos heterossexuais e homossexuais e com variados estilos musicais.

6. PAÍS DE ORIGEM Brasil – cidade baixa. Região remete à festa.A MARCA COMO ORGANIZAÇÃO

7. ATRIBUTOS DA ORGANIZAÇÃO (P. EX., INOVAÇÃO COM O CLIENTE)

Liberdade sexual e de gênero na festa. Pássaro remete à liberdade, noite à festa. Uma das poucas casas localizadas na Cidade Baixa direcionadas às classes mais baixas.

8. LOCAL VERSUS GLOBAL

A MARCA COMO PESSOA9. PERSONALIDADE (P. EX., AUTÊNTICA, ENERGÉTICA, ROBUSTA...)

Homem jovem, gay, com até 22 anos que valoriza a diversidade, liberdade. Seria uma pessoa descolada e simpática.

10.RELACIONAMENTO MARCAS-CLIENTES (P. EX., AMIGA, CONSELHEIRA)

Relacionamento amigável/festeiro. O CUCKO seria o melhor parceiro para todas as festas (FUNK, POP, INDIE) que beberia junto com os amigos na fila e dentro da balada dançaria até a casa final. O CUCKO não seria o amigo que deixa de curtir uma festa para cuidar do bêbado que está passando mal.

A MARCA COMO SÍMBOLO11. IMAGENS VISUAIS E METÁFORAS

LOGOMARCA: desenho de um pássaro (rabiscos) em preto, CUCKO escrito logo abaixo e três pequenos raios rodeando a cabeça do animal.CUCKO: Cucko como uma “cabeça pensante” (descrição do twitter - Cucko - fora da casinha!) Cucko do relógio (meia noite) – Cucko é a batida das músicas (mencionado por entrevistado).

12. TRADIÇÃO DA MARCA

A marca é considerada nova (apenas dois anos de atividade). Porém, conseguiu se desprender por completo da sua antiga persona, o DHOMBA (onde uma rosa vermelha com contornos em preto era o centro de atenção, o slogan ficando logo após seu nome, a noite me movimento).

PROPOSTA DE VALORBENEFÍCIOS FUNCIONAIS: O CUCKO oferece festas para o público jovem sem preconceitos. Em um mesmo flyer vemos anúncios de festas pop, funk e indie (onde o Mr. Catra divide espaço com Rihanna e triângulos hipsters). A “ostentação” do funkeiro e o estilo “desligado” hipster mostram como a diversidade de público é tradada pela casa. Diferentemente de

Page 3: aem

outras festas noturnas na capital, o CUCKO não abraça apenas um público. O BECO203, CASA DO LADO e SINNERS podem até diversificar suas festas, mas não diversificam o público; a “diva pop” ou “rainha alternativa” do momento sempre irão estampar a cara das suas festas. No CUCKO, os gostos mudam e as festas também.BENEFÍCIOS EMOCIONAIS: sensação de liberdade frente à questão de gênero, diversidade sexual, sensação de prazer ao estar no ambiente por meio da sequência musical.BENEFÍCIOS DE AUTO-EXPRESSÃO: Pessoa Eclética, sem preconceitos de classe social e gêneros musicais.