a química na medicina trabalho a ser entregue a profª. ana carolina braz de química. talita nº....

19
A Química na A Química na Medicina Medicina Trabalho a ser entregue a Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz profª. Ana Carolina Braz de química. de química. Talita nº. 28 1° AEM. Talita nº. 28 1° AEM.

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

123 views

Category:

Documents


14 download

TRANSCRIPT

Page 1: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

A Química na A Química na MedicinaMedicina

Trabalho a ser entregue a profª. Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química.Ana Carolina Braz de química.

Talita nº. 28 1° AEM.Talita nº. 28 1° AEM.

Page 2: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

O que é química?O que é química?Química é a ciência que estuda a matéria e suas Química é a ciência que estuda a matéria e suas

transformações. Estuda também a energia transformações. Estuda também a energia que está envolvida nessas transformações.  que está envolvida nessas transformações.  

A química está muito ligada ao nosso dia a dia. A química está muito ligada ao nosso dia a dia. Nos alimentos, medicamentos, construções, Nos alimentos, medicamentos, construções, nas plantas, no vestuário, nos combustíveis. nas plantas, no vestuário, nos combustíveis. Tudo o que existe no universo é formado por Tudo o que existe no universo é formado por química. No nosso organismo também há química. No nosso organismo também há diversas transformações químicas.diversas transformações químicas.

Page 3: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

O que é medicina?O que é medicina?A Medicina é a ciência que trata da prevenção, A Medicina é a ciência que trata da prevenção,

tratamento e atenuação das patologias e tratamento e atenuação das patologias e distúrbios que afetam o organismo Humano. distúrbios que afetam o organismo Humano. Hoje, o médico tem acesso a mais alta Hoje, o médico tem acesso a mais alta tecnologia na área de equipamentos médicos tecnologia na área de equipamentos médicos para auxiliá-lo no exercício de sua profissão, para auxiliá-lo no exercício de sua profissão, mas nas regiões interioranas esse tipo de mas nas regiões interioranas esse tipo de recurso ainda é muito escasso. Para ser um recurso ainda é muito escasso. Para ser um bom profissional, o médico precisa ser bom profissional, o médico precisa ser bastante interado das disciplinas de bastante interado das disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Bioquímica e Anatomia, Fisiologia, Histologia, Bioquímica e Patologia, além de Estatística e Psicologia.Patologia, além de Estatística e Psicologia.

Page 4: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

A junção da química e A junção da química e medicinamedicina

Já sabemos que a química é uma ciência Já sabemos que a química é uma ciência experimental , que esta presente em experimental , que esta presente em praticamente tudo , e uma das áreas que praticamente tudo , e uma das áreas que ela atua e tem grande importância é na ela atua e tem grande importância é na medicina !medicina !

Encontramos a química em diversos Encontramos a química em diversos desenvolvimentos das técnicas medicinais desenvolvimentos das técnicas medicinais , nas diversas substâncias do organismo e , nas diversas substâncias do organismo e em vários processos .em vários processos .

  

Page 5: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

A junção da química na A junção da química na medicinamedicina

O que prova sua importância na medicina é O que prova sua importância na medicina é o fato de ter aplicação de química , na o fato de ter aplicação de química , na descoberta de remédios , tratamentos e descoberta de remédios , tratamentos e até nos aprimoramento de conhecimento até nos aprimoramento de conhecimento do nosso corpo . O estudo da química do nosso corpo . O estudo da química é necessário até mesmo para entender é necessário até mesmo para entender diversas atividades necessárias ao nosso diversas atividades necessárias ao nosso metabolismo . E assim contribuir para o metabolismo . E assim contribuir para o profundo desenvolvimento de cada profundo desenvolvimento de cada atuante na medicina .atuante na medicina .

Page 6: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

A junção da química na A junção da química na medicinamedicina

Observando de forma mais detalhada , as Observando de forma mais detalhada , as nossas atividades biológicas , que são nossas atividades biológicas , que são fundamentais para o nosso corpo funcionar , fundamentais para o nosso corpo funcionar , e a estrutura química dos indivíduos , e a estrutura química dos indivíduos , conseguimos perceber que a relação entre conseguimos perceber que a relação entre a química e a medicina , é a química e a medicina , é de importância vital para o diagnostico do de importância vital para o diagnostico do paciente . paciente . 

O desenvolvimento da medicina se baseia no O desenvolvimento da medicina se baseia no auxilio de estudos mais aprofundados de auxilio de estudos mais aprofundados de outras áreas , entre uma das mais outras áreas , entre uma das mais importantes , a química , apresentando e importantes , a química , apresentando e revelando com maior eficiência as revelando com maior eficiência as necessidades de cada paciente .necessidades de cada paciente .

Page 7: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

A junção da química na A junção da química na medicinamedicina

A partir de 1954 começaram a ser abertas A partir de 1954 começaram a ser abertas discussões sobre o assunto , que é estudado discussões sobre o assunto , que é estudado até hoje , trazendo novas tecnologias e até hoje , trazendo novas tecnologias e inovações na área da saúde para estudar inovações na área da saúde para estudar como matar certos vírus e criar substancias como matar certos vírus e criar substancias que matem doenças .que matem doenças .

Hoje em dia se não fosse a química Hoje em dia se não fosse a química não teríamos os exames de grande não teríamos os exames de grande sofisticação  , e não teríamos o diagnostico sofisticação  , e não teríamos o diagnostico de doenças como temos , e de doenças como temos , e a indústria farmacêutica não a indústria farmacêutica não fabricaria remédios , pois sem química não a fabricaria remédios , pois sem química não a diagnostico , não a remédios , não há curadiagnostico , não a remédios , não há cura . .

Page 8: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

A junção a química na A junção a química na medicinamedicina

Basicamente , a química na Basicamente , a química na medicina é tudo , sem a química medicina é tudo , sem a química seria praticamente impossível , seria praticamente impossível , entender o funcionamento do entender o funcionamento do nosso corpo , para depois nosso corpo , para depois diagnosticar o que esta diagnosticar o que esta acontecendo , para estudar acontecendo , para estudar como matar certo vírus e criar como matar certo vírus e criar as substâncias que curem as as substâncias que curem as doenças !doenças !

Page 9: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

QuimioterapiaQuimioterapiaA quimioterapia é o método que utiliza A quimioterapia é o método que utiliza

compostos químicos, chamados compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.quimioterapia antiblástica.

Page 10: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

QuimioterapiaQuimioterapiaO primeiro quimioterápico antineoplásico foi O primeiro quimioterápico antineoplásico foi

desenvolvido a partir do gás mostarda, usado desenvolvido a partir do gás mostarda, usado nas duas Guerras Mundiais como arma nas duas Guerras Mundiais como arma química. Após a exposição de soldados a este química. Após a exposição de soldados a este agente, observou-se que eles desenvolveram agente, observou-se que eles desenvolveram hipoplasia medular e linfóide, o que levou ao hipoplasia medular e linfóide, o que levou ao seu uso no tratamento dos linfomas malignos. seu uso no tratamento dos linfomas malignos. A partir da publicação, em 1946, dos estudos A partir da publicação, em 1946, dos estudos clínicos feitos com o gás mostarda e das clínicos feitos com o gás mostarda e das observações sobre os efeitos do ácido fólico observações sobre os efeitos do ácido fólico em crianças com leucemias, verificou-se em crianças com leucemias, verificou-se avanço crescente da quimioterapia avanço crescente da quimioterapia antineoplásica. antineoplásica.

Page 11: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

QuimioterapiaQuimioterapiaAtualmente, quimioterápicos mais ativos e Atualmente, quimioterápicos mais ativos e

menos tóxicos encontram-se disponíveis menos tóxicos encontram-se disponíveis para uso na prática clínica. Os avanços para uso na prática clínica. Os avanços verificados nas últimas décadas, na área verificados nas últimas décadas, na área da quimioterapia antineoplásica, têm da quimioterapia antineoplásica, têm facilitado consideravelmente a aplicação facilitado consideravelmente a aplicação de outros tipos de tratamento de câncer e de outros tipos de tratamento de câncer e permitido maior número de curaspermitido maior número de curas

Page 12: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

MedicamentosMedicamentosOS MEDICAMENTOS OU FARMÁCOS OS MEDICAMENTOS OU FARMÁCOS

SÃO SUBSTÂNCIAS USADAS PARA O SÃO SUBSTÂNCIAS USADAS PARA O TRATAMENTO DAS DOENÇAS; TRATAMENTO DAS DOENÇAS; PODEM ALIVIAR OS SINTOMAS PODEM ALIVIAR OS SINTOMAS (EFEITOS), ABRANDAR A DOR, (EFEITOS), ABRANDAR A DOR, PREVENIR OU CURAR AS DOENÇAS, PREVENIR OU CURAR AS DOENÇAS, E ATÉ PARA SALVAR VIDAS. OS E ATÉ PARA SALVAR VIDAS. OS MEDICAMENTOS TAMBÉM TEM MEDICAMENTOS TAMBÉM TEM UTILIZAÇÃO PARA TRATAR UM UTILIZAÇÃO PARA TRATAR UM GRANDE NÚMERO DE GRANDE NÚMERO DE PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS, PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS, COMO A DEPRESSÃO.COMO A DEPRESSÃO.

Page 13: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

MedicamentosMedicamentosHÁ MILHARES DE ESPÉCIES HÁ MILHARES DE ESPÉCIES

DIFERENTES DE FÁRMACOS; CADA DIFERENTES DE FÁRMACOS; CADA UM TEM UMA FUNÇÃO DIFERENTE E UM TEM UMA FUNÇÃO DIFERENTE E ACTUA, GRANDE PARTE DAS VEZES, ACTUA, GRANDE PARTE DAS VEZES, NUMA ÚNICA REGIÃO DO CORPO, NUMA ÚNICA REGIÃO DO CORPO, COMO O ESTÔMAGO. OS COMO O ESTÔMAGO. OS MEDICAMENTOS TÊM VÁRIAS MEDICAMENTOS TÊM VÁRIAS ORIGENS; PODEM SER NATURAIS ORIGENS; PODEM SER NATURAIS OU SINTÉTICOS (ARTIFICIAIS). AS OU SINTÉTICOS (ARTIFICIAIS). AS PLANTAS E ERVAS MEDICINAIS PLANTAS E ERVAS MEDICINAIS FORNECEM MEDICAMENTOS FORNECEM MEDICAMENTOS NATURAIS QUE SÃO JÁ USADOS HÁ NATURAIS QUE SÃO JÁ USADOS HÁ MILHARES DE ANOS.MILHARES DE ANOS.

Page 14: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

MedicamentosMedicamentosOS CIENTISTAS PROCURAM OS CIENTISTAS PROCURAM

CONSTANTEMENTE NOVOS CONSTANTEMENTE NOVOS FÁRMACOS E MUITAS VEZES FÁRMACOS E MUITAS VEZES PRODUZEM-NOS A PARTIR DE PRODUZEM-NOS A PARTIR DE PRODUTOS QUÍMICOS. EM MUITOSPRODUTOS QUÍMICOS. EM MUITOS

CASOS A DESCOBERTA DE UM CASOS A DESCOBERTA DE UM MEDICAMENTO ABRANDA O MEDICAMENTO ABRANDA O SOFRIMENTO E SALVA MUITAS SOFRIMENTO E SALVA MUITAS VIDAS. OS ANTIBIÓTICOS COMO A VIDAS. OS ANTIBIÓTICOS COMO A PENICILINA, POR EXEMPLO, PENICILINA, POR EXEMPLO, CURAM INFECÇÕES QUE TERIAM CURAM INFECÇÕES QUE TERIAM SIDO FATAIS HÁ 50 ANOS.SIDO FATAIS HÁ 50 ANOS.

  

Page 15: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

MedicamentosMedicamentosMUITOS MEDICAMENTOS SÃO MUITOS MEDICAMENTOS SÃO

TOMADOS POR VIA ORAL (PELA TOMADOS POR VIA ORAL (PELA BOCA). O MEDICAMENTO PASSA BOCA). O MEDICAMENTO PASSA PELO APARELHO DIGESTIVO E PELO APARELHO DIGESTIVO E ENTRA NA CORRENTE SANGUÍNEA, ENTRA NA CORRENTE SANGUÍNEA, QUE O TRANSPORTA ATÉ À REGIÃO QUE O TRANSPORTA ATÉ À REGIÃO DO CORPO A TRATARDO CORPO A TRATAR

Page 16: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

Origem dos Origem dos medicamentosmedicamentos

A ORIGEM DOS MEDICAMENTOS VEM A ORIGEM DOS MEDICAMENTOS VEM DO PASSADO ONDE OS DO PASSADO ONDE OS MEDICAMENTOS TIVERAM ORIGEM MEDICAMENTOS TIVERAM ORIGEM NAS ERVAS E PLANTAS. NAS ERVAS E PLANTAS. ACTUALMENTE, GRANDE PARTE DOS ACTUALMENTE, GRANDE PARTE DOS MEDICAMENTOS É FEITA DE MEDICAMENTOS É FEITA DE PRODUTOS QUÍMICOS, SENDO OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS, SENDO OUTROS ELABORADOS PELA ENGENHARIA ELABORADOS PELA ENGENHARIA GENÉTICA, UM MÉTODO ATRAVÉS DO GENÉTICA, UM MÉTODO ATRAVÉS DO QUAL AS CÉLULAS DAS BACTÉRIAS OU QUAL AS CÉLULAS DAS BACTÉRIAS OU BOLORES SÃO ALTERADAS PARA BOLORES SÃO ALTERADAS PARA PRODUZIR MEDICAMENTOS.PRODUZIR MEDICAMENTOS.

Page 17: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

RadioterapiaRadioterapiaA radioterapia é um método capaz de destruir A radioterapia é um método capaz de destruir

células tumorais, empregando feixe de radiações células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.irradiada.

Page 18: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

RadioterapiaRadioterapiaAs radiações ionizantes são eletromagnéticas As radiações ionizantes são eletromagnéticas

ou corpusculares e carregam energia. Ao ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos como a hidrólise da criam efeitos químicos como a hidrólise da água e a ruptura das cadeias de ADN. A água e a ruptura das cadeias de ADN. A morte celular pode ocorrer então por morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.incapacidade de reprodução.

Page 19: A Química na Medicina Trabalho a ser entregue a profª. Ana Carolina Braz de química. Talita nº. 28 1° AEM

RadioterapiaRadioterapiaA resposta dos tecidos às radiações depende A resposta dos tecidos às radiações depende

de diversos fatores, tais como a de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada. tempo total em que ela é administrada.

Para que o efeito biológico atinja maior Para que o efeito biológico atinja maior número de células neoplásicas e a tolerância número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose dos tecidos normais seja respeitada, a dose total de radiação a ser administrada é total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias habitualmente fracionada em doses diárias iguais, quando se usa a terapia externa.iguais, quando se usa a terapia externa.