administração pública – disposições gerais e servidores públicos

70
1 - Q318387 ( Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública  Disposições Gerais e Servidores Pú blicos; )  Julgue os próximos itens, com base no que dispõe a CF acerca da administração pública e da União. É vedada a realização de novo concurso público para o mesmo cargo ou emprego público durante o período de validade de concurso anteriormente realizado. ( ) Certo ( ) Errado 2 - Q318396 ( Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública  Disposições Gerais e Servidores Pú blicos; )  Julgue o item a seguir, relativo aos servidores públicos. A CF, ao indicar o rol de agentes públicos remunerados por subsídio, veda que a remuneração de servidores organizados em carreira seja fixada por meio dessa espécie remuneratória. ( ) Certo ( ) Errado 3 - Q260086 ( Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /  Administração Pública  Disposiçõ es Gerais e Servidores Públic os; ) No que concerne ao direito constitucional e à Constituição Federal de 1988 (CF) , julgue os itens a seguir. Alguns dos princípios que regem a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, como, por exemplo, o da legalidade e o da impessoalidade, estão expressamente previstos na CF, ao passo que outros, como o da moralidade, constituem princípios implícitos. ( ) Certo ( ) Errado 4 - Q171027 ( Prova: CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase / Direito Constitucional / Administração Pública  Disposiçõ es Gerais e Servidores Públicos; ) Com relação aos servidores públicos, assinale a opção correta. a) O servidor portador de deficiência não pode ter requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria. b) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público não se aplica o regime geral de previdência social. c) Pode-se estabelecer forma de contagem de tempo de contribuição fictício, desde que mediante lei complementar. d) Servidor público que exerça atividade de risco pode ter requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria.

Upload: rafael-veneto

Post on 09-Feb-2018

236 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 1/70

- Q318387 ( Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os próximos itens, com base no que dispõe a CF acerca da administração pública e danião. 

vedada a realização de novo concurso público para o mesmo cargo ou emprego público durante oeríodo de validade de concurso anteriormente realizado.

) Certo ( ) Errado

- Q318396 ( Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue o item a seguir, relativo aos servidores públicos.

CF, ao indicar o rol de agentes públicos remunerados por subsídio, veda que a remuneração deervidores organizados em carreira seja fixada por meio dessa espécie remuneratória.

) Certo ( ) Errado

- Q260086 ( Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que concerne ao direito constitucional e à Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens aeguir.

guns dos princípios que regem a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da

nião, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, como, por exemplo, o da legalidade e o dampessoalidade, estão expressamente previstos na CF, ao passo que outros, como o da moralidade,onstituem princípios implícitos.

) Certo ( ) Errado

- Q171027 ( Prova: CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação aos servidores públicos, assinale a opção correta.

) O servidor portador de deficiência não pode ter requisitos e critérios diferenciados para a concessãoe aposentadoria.

) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público não se aplica o regime gerale previdência social.

) Pode-se estabelecer forma de contagem de tempo de contribuição fictício, desde que mediante leiomplementar.

) Servidor público que exerça atividade de risco pode ter requisitos e critérios diferenciados para aoncessão de aposentadoria.

Page 2: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 2/70

- Q196947 ( Prova: CESPE - 2009 - OAB - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase / Direito Constitucional / AplicabilidadeInterpretação das Normas Constitucionais; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

art. 37, VII, da CF, dispõe que “a administração pública direta e indireta de qualquer dosoderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aosrincípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, aoeguinte: (...) o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em leispecífica.” Acerca da interpretação e da aplicação dessas disposições constitucionais,ssinale a opção correta. 

) O direito de greve dos servidores públicos é norma de eficácia plena.

) A lei específica pode conter matéria estranha à disciplina do direito de greve dos servidoresúblicos.

) Na ausência de lei específica, é cabível a impetração de mandado de injunção.

) Compete à justiça do trabalho julgar os dissídios relativos ao direito de greve dos servidoresúblicos estatutários da administração direta, dos das autarquias e dos das fundações da União.

- Q197050 ( Prova: CESPE - 2008 - OAB - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase / Direito Constitucional / Direitos eeveres Individuais e Coletivos; Defesa do Estado e as Instituições Democráticas; Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

om relação ao que dispõe a CF acerca da disciplina das forças armadas, assinale a opçãocorreta. 

) A sindicalização é proibida ao militar.

) Ao militar que esteja em serviço ativo é proibida a filiação a partido político.

) Os eclesiásticos são isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz.

) É garantida ao militar a remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.

- Q29690 ( Prova: CESPE - 2008 - PRF - Policial Rodoviário Federal / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

uanto às normas constitucionais sobre a administração pública e seus servidores, julgue os itens a

eguir

É possível a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração de cargo emomissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

A prática de atos de improbidade administrativa implica a perda dos direitos políticos, adisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário.

I O teto remuneratório, como limite máximo de remuneração no serviço público, alcança também osetentores de mandato eletivo nas esferas federal, estadual e municipal.

V O servidor público investido em mandato eletivo federal, estadual, distrital ou municipal seráastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração de servidor.

Com a extinção do cargo público ou a declaração de sua desnecessidade, o servidor estávelcupante deste será aposentado, com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

Page 3: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 3/70

stão certos apenas os itens

) I e II.

) I e III.

) II e IV.

) III e V.) IV e V.

- Q346369 ( Prova: CESPE - 2013 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 2 / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que se refere à administração pública, aos servidores públicos e aos direitos sociais, cada um dosróximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva que deve ser julgada àz da jurisprudência do STF.

eterminado sindicato ajuizou ação em defesa de direito e interesse coletivo dos integrantes daategoria que representa e obteve sentença favorável ao pleito. Para que os interessados fossembrangidos pela decisão judicial, o juiz exigiu-lhes, na execução do julgado, a comprovação da filiaçãoo sindicato na fase de conhecimento da ação. Nessa situação, a exigência do juiz está emonformidade com a CF, segundo a qual o interessado somente se pode beneficiar da decisão seomprovar a filiação ao sindicato quando da fase de conhecimento da ação.

) Certo ( ) Errado

- Q346370 ( Prova: CESPE - 2013 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 2 / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

administração pública declarou a nulidade de contrato de trabalho por ela firmado com o empregadoúblico Júlio, sob o fundamento de que não teria sido respeitada a exigência constitucional de préviaprovação em concurso público para a investidura no emprego público, reconhecendo, porém, o direitoe Júlio ao salário pelos serviços prestados no período. Logo em seguida, Júlio requereu oconhecimento do seu direito ao depósito do FGTS, mas a administração pública negou-lhe talconhecimento. Nessa situação, embora declarada a nulidade do vínculo contratual, subsiste o direito

e Júlio ao depósito do FGTS, já que lhe foi reconhecido o direito ao salário pelo serviço prestado.

) Certo ( ) Errado

0 - Q342376 ( Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

luz da CF, julgue os itens subsequentes, acerca da organização do Estado.

s vencimentos dos cargos dos Poderes Executivo e Legislativo não poderão ser superiores aos pagos

elo Poder Judiciário.

) Certo ( ) Errado

1 - Q342377 ( Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

Page 4: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 4/70

luz da CF, julgue os itens subsequentes, acerca da organização do Estado.

proibição de investidura em cargo ou emprego público sem prévia aprovação em concurso público derovas ou de provas e títulos decorre do princípio da moralidade, expressamente constante na CF.

) Certo ( ) Errado

2 - Q342378 ( Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle Externo / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

luz da CF, julgue os itens subsequentes, acerca da organização do Estado.

vinculação do salário de servidor público ao salário mínimo, para fins de aumento salarial, nãoende o princípio da legalidade.

) Certo ( ) Errado

3 - Q346773 ( Prova: CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base nas normas constitucionais que versam sobre o regime de previdência e sobre aposentadoria do servidor público titular de cargo efetivo, assinale a opção correta.

) A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão instituir regime de previdênciaomplementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, podendo a esse regimederir apenas os servidores que tiverem ingressado no serviço público após a data da publicação deeu ato de instituição.

) Segundo a jurisprudência do STF, o regime especial de aposentadoria do professor fixado naonstituição Federal de 1988 deve ser estendido aos professores de carreira que exerçam, emstabelecimentos de ensino básico, as funções de direção, coordenação e assessoramento pedagógico

) Não incide contribuição sobre os proventos de aposentadoria e pensão concedidos pelo regime derevidência dos servidores públicos de cargo efetivo.

) É vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência doservidores públicos titulares de cargo efetivo.

) A aposentadoria dos servidores públicos pode ocorrer em virtude de invalidez permanente;ompulsoriamente, aos setenta anos de idade; ou voluntariamente, desde que cumpridos os requisitosxigidos, não havendo previsão legal de qualquer espécie de aposentadoria especial para esseservidores.

4 - Q349173 ( Prova: CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ssinale a opção correta acerca da administração pública.

) A CF veda qualquer possibilidade de acumulação remunerada de cargos públicos.

) A CF prevê a possibilidade de acesso a cargos, empregos e funções públicas por estrangeiros.

) Nos termos da CF, o servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão tem direito aposentadoria estatutária.

Page 5: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 5/70

) Com base nos princípios da universalidade e do direito adquirido, todos os servidores aposentadosor invalidez têm direito à aposentadoria com proventos integrais.

) Os princípios constitucionais explícitos da administração pública não se aplicam às sociedades deconomia mista, haja vista que elas são formadas pela conjugação de capital público e privado.

5 - Q346177 ( Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos Básicos / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir, referentes a administraçãoública e servidores públicos.

argos, empregos e funções públicas não são acessíveis aos estrangeiros.

) Certo ( ) Errado

6 - Q346178 ( Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos Básicos / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

direito dos servidores públicos à greve é garantido na CF nos termos e nos limites definidos em leispecífica.

) Certo ( ) Errado

7 - Q346179 ( Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos Básicos / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

servidor público estável manterá o vínculo com a administração pública, mesmo que o seu cargoeja extinto.

) Certo ( ) Errado

8 - Q346180 ( Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos Básicos / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

princípio da eficiência, que se caracteriza como um princípio implícito, não está previstoxpressamente na CF.

) Certo ( ) Errado

9 - Q329552 ( Prova: CESPE - 2013 - PRF - Policial Rodoviário Federal / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da organização político-administrativa do Estado e da administração pública, julgue os itensue se seguem.

onforme o STF, a responsabilidade civil das empresas prestadoras de serviço público é objetiva,esmo em relação a terceiros não usuários do serviço público.

Page 6: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 6/70

) Certo ( ) Errado

0 - Q329553 ( Prova: CESPE - 2013 - PRF - Policial Rodoviário Federal / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s atos de improbidade administrativa importarão ao agente a suspensão dos direitos políticos, aerda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma eradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

) Certo ( ) Errado

1 - Q327517 ( Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Agente Penitenciário / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om referência à administração pública e seus agentes, julgue os itens subsequentes.

m agente penitenciário federal pode ser promovido na carreira por ascensão funcional, pois aromoção de servidor por ascensão funcional constitui forma de provimento derivado compatível comConstituição Federal.

) Certo ( ) Errado

2 - Q327518 ( Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Agente Penitenciário / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à greve no serviço público, o STF tem decidido aplicar a legislação existente para o setorrivado aos servidores públicos. Entretanto, em razão da índole de suas atividades públicas, o STFecidiu pela inaplicabilidade do direito de greve a certos servidores, como os que exercem atividades

lacionadas à manutenção da ordem pública, à segurança pública e à administração da justiça.

) Certo ( ) Errado

3 - Q327519 ( Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Agente Penitenciário / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

princípio da impessoalidade, referido na Constituição Federal de 1988, nada mais é que o clássicorincípio da finalidade, o qual impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim

gal. E o fim legal é unicamente aquele que a norma de direito indica como objetivo do ato, de formampessoal.

) Certo ( ) Errado

4 - Q326275 ( Prova: CESPE - 2013 - CPRM - Analista em Geociências - Direito / Direito Constitucional /acionalidade; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que se refere à organização político-administrativa do Estado e à administração pública,

ulgue os itens a seguir. 

mbora os estrangeiros não gozem de direitos políticos, a Constituição Federal de 1988 (CF) previuara estes a possibilidade de acesso a cargos, empregos e funções públicas.

) Certo ( ) Errado

Page 7: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 7/70

5 - Q327378 ( Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que se refere à organização político-administrativa do Estado e à administração pública, julgue osens a seguir.

s verbas de caráter indenizatório deverão ser consideradas para efeito do cumprimento do tetoonstitucional remuneratório dos servidores públicos.

) Certo ( ) Errado

6 - Q327379 ( Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que se refere à organização político-administrativa do Estado e à administração pública, julgue osens a seguir.

m regra, a investidura em emprego público não depende da prévia aprovação em concurso público,ado que o regime jurídico aplicável ao caso é o celetista.

) Certo ( ) Errado

7 - Q327456 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Administrador / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens seguintes a respeito do estatuto constitucional da administração pública.

s servidores concursados para cargo de provimento efetivo serão considerados estáveis após doisnos de efetivo exercício no cargo.

) Certo ( ) Errado

8 - Q327457 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Administrador / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens seguintes a respeito do estatuto constitucional da administração pública.

s vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aosencimentos do Poder Executivo.

) Certo ( ) Errado

9 - Q327458 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Administrador / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

Page 8: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 8/70

ulgue os itens seguintes a respeito do estatuto constitucional da administração pública.

s atos de probidade administrativa importarão a perda da função pública, na forma da lei.

) Certo ( ) Errado

0 - Q327459 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Administrador / Direito Constitucional / Administração Pública–

 Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens seguintes a respeito do estatuto constitucional da administração pública.

servidor público considerado estável poderá perder o cargo mediante processo administrativo emue lhe seja assegurada ampla defesa.

) Certo ( ) Errado

1 - Q338987 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Bibliotecário / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens seguintes a respeito do estatuto constitucional da administração pública.

s atos de probidade administrativa importarão a perda da função pública, na forma da lei.

) Certo ( ) Errado

2 - Q338988 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Bibliotecário / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

s servidores concursados para cargo de provimento efetivo serão considerados estáveis após doisnos de efetivo exercício no cargo.

) Certo ( ) Errado

3 - Q338989 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Bibliotecário / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

s vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aosencimentos do Poder Executivo.

) Certo ( ) Errado

4 - Q338990 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Bibliotecário / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

servidor público considerado estável poderá perder o cargo mediante processo administrativo emue lhe seja assegurada ampla defesa.

) Certo ( ) Errado

Page 9: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 9/70

5 - Q323639 ( Prova: CESPE - 2013 - ANS - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m relação ao direito constitucional brasileiro, julgue os itens de 41 a 50 à luz da Constituição Federale 1988 (CF).

eria inválida disposição legal que reservasse ao menos um cargo de diretor da ANS a servidorcupante de cargo efetivo na administração federal porque a CF veda a reserva de cargosomissionados aos servidores de carreira.

) Certo ( ) Errado

6 - Q331357 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Eletricista / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens seguintes a respeito do estatuto constitucional da administração pública.

s servidores concursados para cargo de provimento efetivo serão considerados estáveis após doisnos de efetivo exercício no cargo.

) Certo ( ) Errado

7 - Q331358 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Eletricista / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos

encimentos do Poder Executivo.

) Certo ( ) Errado

8 - Q331359 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Eletricista / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s atos de probidade administrativa importarão a perda da função pública, na forma da lei.

) Certo ( ) Errado

9 - Q331360 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Eletricista / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

servidor público considerado estável poderá perder o cargo mediante processo administrativo emue lhe seja assegurada ampla defesa.

) Certo ( ) Errado

0 - Q339046 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Civil / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

Page 10: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 10/70

ulgue os itens seguintes a respeito do estatuto constitucional da administração pública.

s servidores concursados para cargo de provimento efetivo serão considerados estáveis após doisnos de efetivo exercício no cargo.

) Certo ( ) Errado

1 - Q339047 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Civil / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens seguintes a respeito do estatuto constitucional da administração pública.

s vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aosencimentos do Poder Executivo.

) Certo ( ) Errado

2 - Q339048 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Civil / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s atos de probidade administrativa importarão a perda da função pública, na forma da lei.

) Certo ( ) Errado

3 - Q339049 ( Prova: CESPE - 2013 - MS - Engenheiro Civil / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

servidor público considerado estável poderá perder o cargo mediante processo administrativo em

ue lhe seja assegurada ampla defesa.

) Certo ( ) Errado

4 - Q343457 ( Prova: CESPE - 2013 - DPE-DF - Defensor Público / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsiderando as disposições constitucionais acerca da administração pública e de seus servidores,lgue os itens a seguir.

omo regra, compete ao Congresso Nacional dispor sobre a criação, transformação ou extinção deargos, empregos ou funções públicas, mesmo que a iniciativa para sua proposição seja do Poderudiciário ou do chefe do Poder Executivo.

) Certo ( ) Errado

5 - Q343458 ( Prova: CESPE - 2013 - DPE-DF - Defensor Público / Direito Constitucional / Direitoslíticos; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsiderando as disposições constitucionais acerca da administração pública e de seus servidores,lgue os itens a seguir

ervidor público da administração direta, autárquica ou fundacional eleito vereador poderá acumular o

Page 11: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 11/70

Page 12: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 12/70

cerca da administração pública e dos servidores públicos, julgue os itens subsequentes.

servidor público que for eleito para o cargo de vereador deverá ficar afastado de seu cargo, empregou função.

) Certo ( ) Errado

1 - Q309043 ( Prova: CESPE - 2013 - STM - Juiz / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais eervidores Públicos; ) 

respeito do servidor público e do regime jurídico a que se sujeita, assinale a opção correta à luz daF, da jurisprudência do STF e da doutrina.

) Não há direito adquirido contra mudança de regime jurídico se o patrimônio consolidado do servidorão se alterou.

) Os dispositivos constitucionais têm vigência imediata, alcançando efeitos futuros de fatos passadosetroatividade máxima), e, salvo disposição expressa em contrário, que pode constar da própria CF,ão alcançam os fatos consumados no passado nem as prestações anteriormente vencidas e nãoagas (retroatividades mínima e média, respectivamente).

) A existência de direito subjetivo constitucionalmente previsto não é pressuposto do mandado dejunção.

) A realização prática dos direitos sociais, subordinada à reserva do possível, exige apenas asponibilidade financeira do Estado para tornar efetivas as prestações positivas pleiteadas.

) Ressalvada a revisão prevista em lei, os proventos de inatividade regulam-se pela lei vigente aompo em que o militar ou o servidor civil tiver requerido a aposentadoria ao órgão ao qual senculava, independentemente de ter preenchido em data anterior os requisitos necessários para seposentar.

2 - Q303140 ( Prova: CESPE - 2013 - TRF - 2ª REGIÃO - Juiz Federal / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

e acordo com os dispositivos constitucionais e o entendimento do STF atinentes ao exercício deandato eletivo por detentor de cargo no serviço público, assinale a opção correta.

) O servidor público investido no mandato de prefeito deverá ser afastado do cargo, emprego ounção, sendo-lhe possível cumular os vencimentos, todavia, sempre observando o teto constitucional,

u seja, o subsídio fixado para os ministros do STF.

) Segundo o entendimento do STF, ao servidor público que seja eleito vice-prefeito aplicar-se-á assposições aplicáveis ao servidor eleito para o cargo de vereador.

) Em qualquer caso que exija o afastamento do servidor para o exercício de mandato eletivo, seumpo de serviço será computado para todos os efeitos legais.

) Independentemente de o mandato eletivo ser federal, estadual, municipal ou distrital, o servidorcará afastado de cargo ou função.

) Considere a seguinte situação hipotética.úlio foi aprovado em concurso de promotor de justiça estadual, tendo sido empossado no cargo em/12/1984 e exercido esse cargo durante dez anos, após os quais resolveu se candidatar ao cargo deeputado federal de seu estado, tendo sido eleito com votação expressiva. Após o exercício doandato eletivo, ele tentou a reeleição, mas não obteve sucesso, razão por que reassumiu suasnções no MP de seu estado. Nas eleições gerais de 2006, Júlio tentou novamente concorrer a uma

Page 13: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 13/70

adeira na Câmara dos Deputados, mas sua candidatura não foi aceita, tendo em vista vedação aoxercício de atividade político-partidária.essa situação, segundo o entendimento dominante no STF, foi correta a não aceitação da candidaturae Júlio.

3 - Q301080 ( Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens seguintes, relativos à organizaçãoolítico-administrativa e à administração pública, considerando osposto na Constituição Federal (CF) e a interpretação doutrinária

obre a matéria.

direito à livre associação sindical é assegurado ao servidor público federal.

) Certo ( ) Errado

4 - Q305267 ( Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca do regime constitucional da administração pública, assinale a opção correta.

) A associação sindical foi proibida pela CF para os servidores públicos, inclusive os civis.

) A CF protege a participação dos usuários de serviços públicos na administração pública,specialmente no que se refere ao acesso a registros administrativos e a informações sobre atos deoverno.

) A nomeação de sobrinho de governador para o cargo de secretário de segurança pública viola orincípio constitucional da moralidade.

) Servidor público que ocupe o cargo de assessor jurídico pode ser investido no cargo de procuradorstadual por meio do instituto da ascensão funcional, independentemente da realização de concursoúblico.

) A CF autoriza a acumulação remunerada de dois cargos públicos de professor, independentementea compatibilidade de horários.

5 - Q305268 ( Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base nas normas constitucionais relacionadas aos servidores públicos, assinale a opção correta.

) A aposentadoria compulsória do servidor público aos setenta anos de idade não é norma deprodução obrigatória pelos estados.

) Em situações específicas, a CF autoriza a contagem de tempo de contribuição fictício no cômputo dompo de contribuição ao regime estatutário de previdência.

) Independentemente do oferecimento de defesa, o servidor público pode perder seu cargo efetivoediante procedimento de avaliação periódica de desempenho.

Page 14: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 14/70

) Servidor público estadual aposentado no cargo de arquiteto pode acumular os seus proventos comremuneração de cargo público efetivo de professor, desde que sua investidura neste cargo decorrae prévia aprovação em concurso público.

) Viola o princípio da igualdade o estabelecimento de critérios diferenciados para a aposentadoria deervidores públicos portadores de deficiência.

6 - Q297680 ( Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que concerne ao regime constitucional da administraçãoública, julgue os itens seguintes.

CF autoriza a acumulação remunerada de dois cargos de técnico-administrativo, desde que hajaompatibilidade de horários e seja observado o teto constitucional da remuneração do serviço público.

) Certo ( ) Errado

7 - Q304091 ( Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que se refere à organização político-administrativa do Estado eadministração pública, julgue os próximos itens.

e um servidor público ocupar, em horários compatíveis, dois cargos de professor, ao se aposentar eleeverá optar pela remuneração de um dos cargos, embora haja previsão constitucional acerca decumulação remunerada de cargos públicos.

) Certo ( ) Errado

8 - Q304094 ( Prova: CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

mbora seja vedado na CF o acesso de estrangeiros a cargos e funções públicas, não constituiquisito para a investidura nesses cargos e funções a condição de brasileiro nato.

) Certo ( ) Errado

9 - Q289326 ( Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

e acordo com o regime constitucional da administração pública, assinale a opção correta.

) O servidor público que estiver no exercício de mandato eletivo de deputado estadual ficará afastadoo seu cargo, desde que haja incompatibilidade de horários entre os dois cargos.

) A criação de autarquias e fundações públicas independe de lei.

) As parcelas de caráter indenizatório serão desconsideradas para efeito do cumprimento do tetoonstitucional remuneratório.

Page 15: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 15/70

) Aplica-se o regime geral de previdência social ao servidor público federal que ocupe cargo públicoetivo.

) A Constituição veda a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão deposentadoria a servidores públicos portadores de deficiência.

0 - Q289418 ( Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Contabilidade / Direito Constitucional / Direitoslíticos; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base nas normas constitucionais aplicáveis à administração pública, assinale a opção correta.

) As funções de confiança destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

) O prazo de validade do concurso público é fixado pelo órgão que o realiza e pode ser alterado ourorrogado indefinidamente.

) Por força de disposição constitucional, determinados cargos públicos devem ser ocupadosxclusivamente por portadores de deficiência.

) É inadmissível a contratação temporária de pessoal pela administração pública.

) Durante o prazo improrrogável previsto no edital, o candidato anteriormente aprovado em concursoúblico pode ser preterido por novos concursados, se estes forem considerados mais bem qualificados.

1 - Q289419 ( Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Contabilidade / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

nda com base nas disposições constitucionais aplicáveis à administração pública, assinale a opçãoorreta.

) A CF autoriza a vinculação de espécies remuneratórias para efeitos de remuneração de pessoal doerviço público

) As autarquias federais poderão ser criadas por decreto do presidente da República.

) A licitação para contratação de obras pela administração é excepcional e somente se justifica senvolver valores de grande monta.

) A CF assegura a irredutibilidade de subsídios e vencimentos aos ocupantes de cargo público.

) A CF garante aos servidores ocupantes de cargos nos Poderes Judiciário e Legislativo vencimentosuperiores aos pagos pelo Poder Executivo.

2 - Q289420 ( Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Contabilidade / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito do tratamento dado aos servidores públicos pela CF, assinale a opção correta.

) O agente de autarquia federal responde pessoal e exclusivamente pelos danos que, nessaualidade, causar a terceiros.

) O servidor público de órgão da administração direta investido no mandato de senador da Repúblicaoderá acumular ambas as funções.

) A perda de função pública em razão de improbidade administrativa prejudica eventual ação penalabível.

Page 16: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 16/70

) É imprescritível a ação de ressarcimento de prejuízo ao erário decorrente de ato ilícito praticado porervidor.

) É vedada a percepção simultânea de proventos decorrentes de aposentadoria em cargo público comremuneração de outro cargo público, independentemente de serem eles acumuláveis.

3 - Q289436 ( Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judiciário - Análise de Sistemas / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsiderando o que dispõe a CF acerca da administração pública, assinale a opção correta.

) As funções de confiança podem ser livremente preenchidas pela administração.

) A CF garante ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

) Os servidores públicos não possuem direito constitucional à greve.

) É exigida a prévia aprovação em concurso público de provas e títulos para a investidura em cargoúblico, ainda que o cargo seja declarado, em lei, de livre nomeação e exoneração.

) O prazo de validade de concurso público pode ser de até cinco anos, vedada qualquer prorrogação.

4 - Q289437 ( Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judiciário - Análise de Sistemas / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação aos servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional no exercício deandato eletivo, assinale a opção correta.

) No caso de afastamento de servidor público para exercício de mandato eletivo, os valores devemer determinados, para efeito de benefício previdenciário, como se o servidor em exercício estivesse.

) O servidor público eleito prefeito deve ficar afastado do cargo que ocupa e perceber,ecessariamente, a remuneração referente ao cargo eletivo.

) O servidor público investido no mandato de vereador deve ser necessariamente afastado do cargo,dependentemente da compatibilidade de horários.

) O tempo de serviço de servidor público afastado do cargo para o exercício de mandato eletivo deveer contado para todos os efeitos, inclusive para efeito de promoção por merecimento.

) O servidor público investido em mandato de deputado estadual deve acumular o exercício do cargo,mprego ou função pública com o cargo para o qual tenha sido eleito.

5 - Q280095 ( Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Conhecimentos Básicos Áreas 1, 2 , 3, 4 e 5 /reito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito das normas constitucionais relacionadas à administraçãoública, julgue os itens subsequentes.

gestor público que põe o seu nome em determinado programa social viola o princípio dampessoalidade previsto na CF.

) Certo ( ) Errado

Page 17: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 17/70

6 - Q280096 ( Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Conhecimentos Básicos Áreas 1, 2 , 3, 4 e 5 /reito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

e acordo com o disposto na CF, os princípios da eficiência e da moralidade não se aplicam àsgências reguladoras, devido ao fato de estas serem entes independentes, dotados de regulamentaçãorópria.

) Certo ( ) Errado

7 - Q255102 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Técnico Judiciário / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

nda com base no que determina a CF, julgue os itens a seguir.

ervidor público efetivo investido no mandato de prefeito deve ser afastado do cargo, podendo, nontanto, optar por receber a respectiva remuneração.

) Certo ( ) Errado

8 - Q279976 ( Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Direitosociais; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à administração pública e sua regulamentaçãoonstitucional, julgue os seguintes itens.

CF não previu o direito de greve nem o direito à livre associação aos servidores públicos.

) Certo ( ) Errado

9 - Q279977 ( Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onforme o texto constitucional, a administração pública deverá obedecer aos princípios da eficiência,a publicidade, da moralidade, da impessoalidade e da legalidade.

) Certo ( ) Errado

0 - Q279978 ( Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ma das garantias constitucionais do servidor público é a irredutibilidade dos subsídios e vencimentos,alvo os casos previstos na própria constituição.

) Certo ( ) Errado

1 - Q289214 ( Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil - Conhecimentos Básicos /reito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base no que dispõe a CF acerca da administração pública,lgue os itens que se seguem.

Page 18: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 18/70

ado o princípio da separação de poderes, os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo podem seruperiores aos pagos pelo Poder Executivo.

) Certo ( ) Errado

2 - Q289215 ( Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil - Conhecimentos Básicos /reito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

dmite-se a acumulação por servidor público de proventos de aposentadoria em cargo público com amuneração percebida pelo exercício de cargo em comissão.

) Certo ( ) Errado

3 - Q289216 ( Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil - Conhecimentos Básicos /reito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

servidor público estável não poderá perder seu cargo mediante processo administrativo, mas apenasm virtude de sentença judicial transitada em julgado.

) Certo ( ) Errado

4 - Q254691 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Administrador / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

luz das disposições constitucionais relativas à administração pública bem como da jurisprudênciaertinente, julgue os itens que seguem.

inconstitucional a edição de lei criadora de cargos em comissão que não estejam relacionados aribuições de direção, chefia e assessoramento superior, em virtude de violar o princípio do concurso

úblico para a investidura em cargo público.

) Certo ( ) Errado

5 - Q254692 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Administrador / Direito Constitucional / Administração Pública – 

sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsidere que a companheira de um servidor investido em cargo de direção de uma empresa públicai nomeada para exercer função gratificada na mesma entidade. Nessa situação, a nomeaçãoalizada é caracterizada como prática de nepotismo, sendo passível de anulação, visto que fere os

rincípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade.

) Certo ( ) Errado

6 - Q275210 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-RO - Técnico Judiciário / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m relação aos contornos constitucionais da administração pública, assinale a opção correta.

Page 19: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 19/70

) O direito de greve outorgado pela Constituição Federal constitui norma não autoaplicável, sendo,ortanto, legítimo o ato administrativo que promova o desconto dos dias não trabalhados.

) O servidor público civil não tem direito a perceber horas extras.

) Toda investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso públicoe provas ou de provas e títulos, na forma estabelecida em lei.

) A Constituição Federal autoriza que os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder

udiciário sejam superiores aos pagos pelo Poder Executivo.) Assegura-se a servidor público da administração direta afastado para exercer mandado eletivo aontagem de seu tempo de serviço para todos os efeitos, até mesmo para promoção por merecimento.

7 - Q274739 ( Prova: CESPE - 2012 - FNDE - Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetosducacionais / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da organização político-administrativa, do modeloderal do Estado brasileiro e da administração pública, julgue osens subsequentes.

CF admite a percepção simultânea de proventos de aposentadoria de servidor aposentado em cargoetivo da União com a remuneração de cargo em comissão, declarado em lei como de livre nomeaçãoexoneração.

) Certo ( ) Errado

8 - Q277603 ( Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração PúblicaDisposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens subsecutivos, acerca da organizaçãoolítico-administrativa do Brasil e da administração pública no país.

e acordo com dispositivo expresso da Constituição Federal, a administração pública deve agir decordo com o princípio da proporcionalidade.

) Certo ( ) Errado

9 - Q286591 ( Prova: CESPE - 2012 - DPE-SE - Defensor Público / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ssinale a opção correta com referência à administração pública direta e indireta de qualquer dosoderes da União, dos estados, do DF e dos municípios.

) É permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito demuneração de pessoal do serviço público.

) É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

) A proibição de acumulação de cargos públicos não se estende a empregos e funções e não abrangeutarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitosstabelecidos em lei, mas não aos estrangeiros.

Page 20: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 20/70

) À lei cabe estabelecer os casos de contratação por tempo determinado, independentemente daecessidade temporária de excepcional interesse público.

0 - Q282929 ( Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Museólogo / Direito ConstitucionalAdministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da organização do Estado, julgue os itens seguintes.

s funções de confiança devem ser exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargoetivo.

) Certo ( ) Errado

1 - Q282930 ( Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Museólogo / Direito ConstitucionalAdministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da organização do Estado, julgue os itens seguintes.

ervidor público federal aposentado que assumir cargo de vereador faz jus ao recebimento simultâneoos proventos da aposentadoria e do subsídio de vereador.

) Certo ( ) Errado

2 - Q269393 ( Prova: CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração PúblicaDisposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da administração pública, julgue os próximos itens.

s servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de aprovação em concursoúblico adquirem a estabilidade após três anos de efetivo exercício.

) Certo ( ) Errado

3 - Q269394 ( Prova: CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração PúblicaDisposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

e acordo com as normas constitucionais, se houver compatibilidade de horários, é possível a

cumulação de dois cargos técnicos de natureza administrativa. Em face dessa permissãoonstitucional, um servidor poderia, por exemplo, exercer o cargo de técnico administrativo na ANCINEem outro órgão público federal.

) Certo ( ) Errado

4 - Q281429 ( Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Conhecimentos Básicos - Médicodas as Áreas / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da organização do Estado, julgue os itens seguintes.

s funções de confiança devem ser exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargoetivo.

) Certo ( ) Errado

Page 21: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 21/70

5 - Q281508 ( Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Técnica Legislativa / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que concerne à administração pública, julgue os itens que se seguem.

ervidor público eleito para o cargo de vice-prefeito poderá continuar recebendo salário, vencimento eemais vantagens de seu cargo de servidor, além do vencimento do cargo para o qual foi eleito.

) Certo ( ) Errado

6 - Q281509 ( Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Técnica Legislativa / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

e a prefeitura de determinado município, ao final de dois anos, prazo de validade do concurso públicoor ela realizado para preenchimento de vagas no cargo de professor, não tiver empossado todos osprovados nesse certame, poderá prorrogá-lo uma vez por dois anos.

) Certo ( ) Errado

7 - Q260816 ( Prova: CESPE - 2012 - TCU - Técnico de Controle Externo / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito dos princípios previstos na Constituição Federal de 1988CF), julgue os itens seguintes.

princípio da proporcionalidade ou da razoabilidade é um princípio constitucional não positivado.

) Certo ( ) Errado

8 - Q269808 ( Prova: CESPE - 2012 - MPE-RR - Promotor de Justiça / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à administração pública e aos servidores públicos, assinale a opção correta.

) Os servidores ocupantes exclusivamente de cargos em comissão declarados, por lei, de livre

omeação e exoneração serão regidos pelo RGPS, e não pelo regime previdenciário dos servidorestulares de cargos efetivos.

) A CF não estende aos servidores públicos o salário-família e o FGTS, mas lhes assegura outrosreitos garantidos aos trabalhadores celetistas, como o adicional de insalubridade e a assistênciaratuita, em creches e pré-escolas, aos filhos e dependentes com até cinco anos de idade.

) O presidente da República dispõe de legitimidade para extinguir, por ato administrativo, quaisquermpregos, funções e cargos públicos que julgar, a seu critério, inconvenientes ao bom funcionamentoa administração pública federal.

) A criação, pelo Poder Executivo, de empresas públicas e de sociedades de economia mista somenteode ocorrer se houver lei autorizadora, mas a criação de subsidiárias independe de autorizaçãogislativa, por decisão da entidade primária à qual incumbe seu controle e gestão.

Page 22: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 22/70

) A remuneração e o subsídio dos servidores públicos somente podem ser fixados por leiomplementar, sendo inconstitucional a edição de decreto do Poder Executivo ou de resolução, dooder Legislativo ou Poder Judiciário, dispondo sobre o tema.

9 - Q323429 ( Prova: CESPE - 2012 - MCT - Técnico - Tema VII / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca do direito constitucional, julgue os itens que se seguem.

eria inconstitucional uma regra de edital de concurso público para servidores do Instituto Nacional deesquisas da Amazônia que reservasse 20% das vagas para candidatos residentes há mais de cinconos em estados da região Norte.

) Certo ( ) Errado

0 - Q323431 ( Prova: CESPE - 2012 - MCT - Técnico - Tema VII / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca do direito constitucional, julgue os itens que se seguem.

omo os cargos públicos de provimento efetivo são constitucionalmente reservados aos brasileirosatos e naturalizados, seria inconstitucional lei federal que permitisse o acesso de estrangeiros aargos efetivos de pesquisadores em institutos federais de pesquisa.

) Certo ( ) Errado

1 - Q288604 ( Prova: CESPE - 2012 - DPE-AC - Defensor Público / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à administração pública, assinale a opção correta.

) Conforme entendimento do STF, o candidato que, aprovado em concurso para provimento de cargoúblico, seja classificado dentro do número de vagas especificado no respectivo edital goza de meraxpectativa à nomeação.

) É constitucional o recebimento de subsídio mensal e vitalício por ex-governadores de estados quenham exercido mandato integral em caráter permanente antes da vigência da atual CF.

) Segundo entendimento do STF, a responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito privado

restadoras de serviço público é objetiva relativamente a terceiros usuários e não usuários do serviço.

) Dado o princípio constitucional da isonomia, a jurisprudência do STF considera cabível a inovaçãoe lei federal para reger os vencimentos dos servidores públicos estaduais.

) Consoante jurisprudência do STF, é constitucional o estabelecimento do exercício de função públicaomo título a ser apresentado em prova de títulos de concurso para provimento de cargo público.

2 - Q268071 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-BA - Juiz / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais

Servidores Públicos; ) 

ssinale a opção correta acerca da administração e dos servidores públicos.

) Segundo a CF, para a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistemamuneratório dos servidores públicos, devem ser observados, além da natureza, do grau de

Page 23: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 23/70

sponsabilidade e da complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para avestidura e as peculiaridades dos cargos.

) O regime de previdência assegurado aos servidores titulares de cargos efetivos da administraçãoreta da União, dos estados, do DF e dos municípios tem caráter contributivo e solidário, distinto dogime geral de previdência social aplicável aos servidores das autarquias, fundações e entidades dereito privado que integram a administração pública.

) A CF prevê que o prazo de validade dos concursos públicos é de até dois anos, prorrogável uma vez

or igual período, e determina que a não observância dessa regra constitucional implicará a revogaçãoo ato e a sujeição da autoridade responsável a julgamento por crime de responsabilidade.

) A remuneração dos servidores públicos só pode ser fixada ou alterada por lei específica, observadainiciativa privativa em cada caso, enquanto os subsídios dos membros de poder, dos detentores deandato eletivo, dos ministros de Estado e dos secretários estaduais e municipais só podem serxados por decreto legislativo, instrumento por meio do qual se veiculam as competências exclusivaso Congresso Nacional e das casas legislativas.

) O servidor público da administração direta, autárquica ou fundacional investido no mandato derefeito municipal tem direito a perceber as vantagens de seu cargo ou função e a remuneração doargo eletivo, se houver compatibilidade de horários, ou a optar pela remuneração de servidor, se nãoouver compatibilidade.

3 - Q336288 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-PA - Juiz / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições GeraisServidores Públicos; ) 

onsiderando a disciplina constitucional e jurisprudencial relativa à administração e aos servidoresúblicos, assinale a opção correta.

) Não são computadas, para efeito dos limites remuneratórios do teto salarial previsto no textoonstitucional, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei.

) Aos agentes públicos é aplicável a garantia da irredutibilidade de vencimentos, salvo medianteonvenção ou acordo coletivo.

) Para que um servidor público estável seja exonerado do cargo em consequência de avaliação que oonsidere inapto ao exercício de suas funções, é suficiente a abertura de sindicância na qual lhe sejamssegurados o contraditório e a ampla defesa, não sendo necessário prévio processo administrativosciplinar.

) De acordo com a CF, somente lei federal pode disciplinar a aplicação de recursos orçamentáriosrovenientes da economia com despesas correntes no desenvolvimento de programas de qualidade eodernização do serviço público, sendo vedada a concessão de adicionais ou prêmios de produtividade

om tais recursos.

) Sendo a extinção de cargos públicos decorrente de juízo de conveniência e oportunidade dadministração, em caso de extinção do cargo ocupado pelo servidor, este, ainda que estável, deve serxonerado do serviço público, não lhe sendo permitido o aproveitamento em outro cargo.

4 - Q234381 ( Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - Área Administrativa - Cargo 1 / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os seguintes itens, acerca da administração pública.

Page 24: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 24/70

s atos de improbidade administrativa praticados por agentes públicos geram como consequências auspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e ossarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível

) Certo ( ) Errado

5 - Q234382 ( Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - Área Administrativa - Cargo 1 / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

texto constitucional contempla norma de eficácia plena que garante ao servidor público civil e militardireito à livre associação sindical.

) Certo ( ) Errado

6 - Q235183 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Juiz / Direito Constitucional / Poder Executivo – Presidente e Ministros detado; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base no que dispõe a CF acerca do Poder Executivo e da administração pública, assinale a opçãoorreta.

) Como auxiliares diretos do presidente da República, os ministros de Estado podem ser convocadosara prestar, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado perante o plenárioo Senado Federal e o da Câmara dos Deputados; contudo, no que diz respeito às comissões, oomparecimento deles só pode ocorrer por sua própria iniciativa e mediante entendimento com a Mesaspectiva.

) A CF determina que os servidores públicos organizados em carreira sejam remuneradosxclusivamente por subsídio fixado em parcela única.

) O sistema constitucional condiciona a criação de autarquias, fundações públicas, sociedades deconomia mista e empresas públicas à aprovação de lei específica na qual se definam suas áreas deuação.

) O presidente e o vice-presidente da República não podem ausentar-se do país por mais de quinzeas sem autorização do Congresso Nacional, sob pena de perda do cargo.

) As competências privativas do presidente da República, dispostas no texto constitucional, nãoodem ser objeto de delegação, uma vez que representam prerrogativas inerentes à sua condiçãomultânea de chefe de governo e chefe de Estado.

7 - Q209455 ( Prova: CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca do Poder Executivo e dos servidores públicos dadministração pública federal, julgue os itens seguintes.

servidor público estável pode ser demitido mediante processo administrativo que lhe assegure amplaefesa, mesmo quando pendente o julgamento da ação penal ajuizada para apuração do mesmo fato.

) Certo ( ) Errado

Page 25: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 25/70

8 - Q207689 ( Prova: CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador - conhecimentos específicos / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

uito embora vise à contratação de agente público, torna-se dispensável o concurso público ou orocesso seletivo simplificado para

) a contratação dos agentes das paraestatais.

) a contratação de servidor autárquico.

) a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidades decorrentes dealamidade pública.

) a contratação de servidor pelo regime trabalhista.

) o contrato de locação de serviços realizado com dispensa de licitação.

9 - Q203865 ( Prova: CESPE - 2011 - TRF - 1ª REGIÃO - Juiz / Direito Constitucional / Funções Essenciais à justiça – nistério Público, Advocacia e Defensoria Pública; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

elativamente à disciplina constitucional sobre a administração pública, o MP e a AGU, assinale apção correta.

) Segundo decisão liminar exarada pelo STF, permanece em vigor a redação original do dispositivo daF que consagra o regime jurídico único no âmbito da administração direta, das autarquias e dasndações, tanto na esfera federal como estadual e municipal.

) Conforme a CF, o MPU compreende o MP Militar, o MP do Trabalho, o MP Militar e o MP Eleitoral,dos dotados de estrutura própria.

) Ao MP é assegurada autonomia funcional e administrativa, mas não financeira, pois a elaboração deua proposta orçamentária é realizada pelo Poder Executivo.

) A AGU é instituição chefiada pelo advogado-geral da União, cargo de livre nomeação peloresidente da República, entre os membros da carreira da advocacia da União.

) As funções de confiança e os cargos em comissão, no âmbito da administração pública direta, sóodem ser exercidos por servidores ocupantes de cargo efetivo.

00 - Q257900 ( Prova: CESPE - 2011 - MEC - Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

nda com relação ao direito constitucional, julgue os itens seguintes.

o servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral derevidência social.

) Certo ( ) Errado

01 - Q207203 ( Prova: CESPE - 2011 - CBM-DF - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsiderando as disposições constitucionais sobre a administração pública e os servidoresúblicos, julgue os itens subsequentes. 

Page 26: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 26/70

servidor público estável somente perderá o cargo mediante sentença judicial transitada em julgado.

) Certo ( ) Errado

02 - Q207204 ( Prova: CESPE - 2011 - CBM-DF - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsiderando as disposições constitucionais sobre a administração pública e os servidoresúblicos, julgue os itens subsequentes. 

s cargos, funções e empregos públicos são acessíveis aos brasileiros, natos ou naturalizados, masão aos estrangeiros, por não serem estes destinatários de direitos civis.

) Certo ( ) Errado

03 - Q142824 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-PB - Juiz / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (TCU); ) 

onsiderando as normas constitucionais que regem a administração, os servidores públicosa fiscalização contábil, financeira e orçamentária exercida pelo Poder Legislativo, assinaleopção correta. 

) Somente mediante lei ordinária pode-se fixar ou alterar a remuneração dos servidores públicos,endo incabível a edição de decreto do Poder Executivo ou de resoluções do Poder Legislativo ou dooder Judiciário para esse fim, sob pena de inconstitucionalidade formal.

) As funções de confiança devem, preferencialmente, ser exercidas por servidores ocupantes deargo de carreira técnica ou profissional, nos casos e condições previstos em lei.

) Cabe ao TCU apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, aualquer título, na administração direta e indireta, nos quais se incluem as nomeações para cargos derovimento em comissão e para funções de confiança.

) No auxílio ao controle externo exercido pelo Congresso Nacional, compete ao TCU julgar as contasrestadas anualmente pelo presidente da República, pelos administradores e demais responsáveis pornheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.

) O teto salarial do funcionalismo público, previsto no texto constitucional e cujo parâmetro é oubsídio dos ministros do STF,aplica-se aos servidores da administração direta, autárquica endacional, mas não, aos empregados das empresas públicas e sociedades de economia mista,

ntidades que dispõem de rubrica orçamentária própria para pagamento de despesas de pessoal ou deusteio em geral.

04 - Q104781 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens subsequentes, que se referem à administração

ública e ao Poder Executivo.

proibição de acumular cargos, empregos ou funções não atinge os empregados de sociedades deconomia mista, já que estas são regidas pelas regras do direito privado.

) Certo ( ) Errado

Page 27: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 27/70

05 - Q107396 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Taquigrafia - Específicos / Direito Constitucional /rganização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidoresblicos; ) 

ulgue os itens seguintes, acerca da organização dos poderes e do regime constitucional doservidores públicos.

remuneração ou o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos do poder

diciário do estado-membro não poderá exceder o subsídio mensal dos desembargadores dospectivo tribunal de justiça, limitado a 90,25% do subsídio mensal, em espécie, dos ministros doupremo Tribunal Federal (STF).

) Certo ( ) Errado

06 - Q83529 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polícia - Específicos / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue o item subsecutivo, referente à administração pública e aos servidores públicos.

CF assegura ao servidor público a revisão geral anual de sua remuneração ou subsídio mediante leispecífica de iniciativa do chefe do Poder Executivo e estabelece o direito à indenização na hipótese deão cumprimento da referida determinação constitucional.

) Certo ( ) Errado

07 - Q89164 ( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Técnico Administrativo - Básicos / Direito Constitucional / Administração

blica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que concerne ao direito constitucional, julgue os itens de 40 a5 à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

a forma da CF, os atos de improbidade administrativa importam, entre outras consequências, auspensão dos direitos políticos e a indisponibilidade dos bens.

) Certo ( ) Errado

08 - Q90195 ( Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Específicos / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à administração pública, julgue os itens seguintes.

s atos de improbidade administrativa que, nos termos da Constituição Federal, importem nauspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade de bens e nossarcimento ao erário têm natureza penal.

) Certo ( ) Errado

09 - Q90196 ( Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Específicos / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

Page 28: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 28/70

egalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência são princípios constitucionais quegem a administração pública, traduzindo-se o princípio da impessoalidade no princípio da finalidade,

ue impõe ao administrador público o dever de praticar o ato administrativo apenas para o seu fimgal.

) Certo ( ) Errado

10 - Q88690 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscópico - Específicos / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itensubsecutivos.

ara que um edital de concurso público possa exigir idade máxima, é necessário que tal exigênciasteja devidamente prevista em lei que regulamente o cargo.

) Certo ( ) Errado

11 - Q78928 ( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - AGENTE TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE TECNOLOGIA DAFORMAÇÃO / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que concerne a aspectos constitucionais, julgue os itens a seguir.

autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta edireta pode ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poderúblico, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade.

) Certo ( ) Errado

12 - Q79199 ( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE DIREITO / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m relação ao regime jurídico dos servidores e empregadosúblicos e à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itense 55 a 60.

e acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), podem ser estabelecidos, por meio de leiomplementar, requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria dos servidoresúblicos portadores de deficiência.

) Certo ( ) Errado

13 - Q92784 ( Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Advogado / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsiderando o que dispõe a CF sobre a administração pública,lgue os itens subsequentes.

criação de subsidiárias de empresa pública e de sociedade de economia mista, assim como aarticipação de qualquer delas em empresa privada, depende de autorização legislativa.

) Certo ( ) Errado

Page 29: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 29/70

14 - Q92785 ( Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Advogado / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

administração indireta está excluída da disposição constitucional que prevê a obrigatoriedade de asnções de confiança serem exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo.

) Certo ( ) Errado

15 - Q92786 ( Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Advogado / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s entidades que compõem a administração indireta, como empresa pública, a sociedade de economiaista, a autarquia e a fundação, somente podem ser criadas por lei específica.

) Certo ( ) Errado

16 - Q92787 ( Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Advogado / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

remuneração e o subsídio dos agentes públicos somente podem ser fixados ou alterados por leispecífica.

) Certo ( ) Errado

17 - Q93059 ( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à organização político-administrativa e à administraçãoública no arcabouço constitucional, julgue os itens que se seguem.

egundo jurisprudência do STF, não é possível a acumulação de proventos de aposentadoria eencimentos de um cargo da ativa, ainda que se trate de cargos, funções ou empregos acumuláveis naividade na forma prevista na CF.

) Certo ( ) Errado

18 - Q79236 ( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE DIREITO / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à administração pública, julgue os itens subsecutivos.

única exceção ao princípio constitucional do concurso público, que compreende os princípios daoralidade, da igualdade, da eficiência, entre outros, consiste na possibilidade, expressa na CF, deomeação para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

) Certo ( ) Errado

Page 30: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 30/70

19 - Q93060 ( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à organização político-administrativa e à administraçãoública no arcabouço constitucional, julgue os itens que se seguem.

o que se refere ao regime de previdência de caráter contributivo e solidário assegurado aoservidores públicos, o tempo de contribuição federal, estadual ou municipal será contado para efeitoe aposentadoria, e o tempo de serviço correspondente, para efeito de disponibilidade.

) Certo ( ) Errado

20 - Q79237 ( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE DIREITO / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à administração pública, julgue os itens subsecutivos.

administração pública deve obedecer a vários princípios expressos na CF, como o da legalidade e dampessoalidade, e, ainda, a princípios implícitos ao texto constitucional, tais como o do interesseúblico, que é fundamental à discussão no âmbito da administração.

) Certo ( ) Errado

21 - Q93072 ( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que diz respeito aos servidores públicos, à Lei n.º 8.112/1990 e à Lei n.º 11.416/2006, julgue oseguintes itens.

ntre os cargos vitalícios estipulados na CF, encontra-se o de defensor público, inserido na reforma

azida pela EC n. º 45/2004.

) Certo ( ) Errado

22 - Q70909 ( Prova: CESPE - 2010 - MPU - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Organização do Estado -a organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da organização político-administrativa do Estado e da administração pública, julgue os itensue se seguem, à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

e acordo com a CF, cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente a brasileiros quereencham os requisitos estabelecidos em lei, não havendo, portanto, a possibilidade de obtenção demprego público por estrangeiros.

) Certo ( ) Errado

23 - Q54174 ( Prova: CESPE - 2010 - Caixa - Advogado / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

o que concerne às disposições constitucionais relativas à administração pública, assinale a opçãoorreta.

Page 31: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 31/70

) A contratação de advogados para o exercício da função de defensor público estadual só édmissível se devidamente justificada a excepcionalidade por ato motivado da autoridade competentedesde que por tempo determinado.

) Por se submeterem a regime jurídico tipicamente privado, os empregados das empresas públicas eas sociedades de economia mista não estão submetidos ao teto salarial determinado pela CF aoservidores públicos estatutários.

) O STF fixou jurisprudência no sentido de que não há direito adquirido a regime jurídico-funcional

ertinente à composição dos vencimentos ou à permanência do regime legal de reajuste de vantagem,nda que eventual modificação introduzida por ato legislativo superveniente acarrete decréscimo dearáter pecuniário.

) A CF autoriza a acumulação de dois cargos de médico, sendo compatível, de acordo com arisprudência do STF, interpretação ampliativa para abrigar no conceito o cargo de perito criminal

om especialidade em medicina veterinária.

) A regra é a admissão de servidor público mediante concurso público. As duas exceções à regra sãoara os cargos em comissão e a contratação de pessoal por tempo determinado para atender aecessidade temporária de excepcional interesse público. Nessa segunda hipótese, deverão serendidas as seguintes condições: previsão em lei dos cargos; tempo determinado; necessidademporária de interesse público; e interesse público excepcional.

24 - Q93698 ( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Técnico Administrativo - Área 1 / Direito Constitucional / Organização dotado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da organização político-administrativa do Estadorasileiro e da administração pública, julgue os itens seguintes.

ara efeitos de remuneração de pessoal do serviço público, a CF permite a vinculação ou equiparaçãoe quaisquer espécies remuneratórias.

) Certo ( ) Errado

25 - Q43849 ( Prova: CESPE - 2010 - Caixa - Técnico Bancário - Administrativo / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação aos princípios constitucionais da administração pública, assinale a opção correta.

) Os princípios constitucionais a serem observados pela administração pública direta são maisbrangentes do que aqueles a serem observados pela administração pública indireta.

) Considerando a rigidez que deve ser observada quanto aos princípios constitucionais que regem administração pública, a aplicação do princípio da legalidade não comporta exceção.

) O princípio da legalidade se revela como uma das garantias dos administrados. Esse princípioonsiste na necessidade de prévia legislação que permita a atuação do poder público

) De acordo com o princípio da publicidade, todos os atos da administração devem ser públicos, nãoabendo exceção à aplicação desse princípio.

) A exigência de concurso público para ingresso em cargo ou emprego público está relacionada aorincípio da publicidade.

Page 32: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 32/70

26 - Q93594 ( Prova: CESPE - 2010 - IPAJM - Advogado / Direito Constitucional / Ordem Social – Seguridadeocial; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação às disposições constitucionais acerca da organização do regime próprio de previdênciaocial (RPPS) dos servidores públicos federais, assinale a opção correta.

) A legislação sobre previdência é de competência concorrente da União, dos estados, do DF e dosunicípios, o que importa dizer que cabe à União a edição de normas gerais sobre a matéria,vogando disposições normativas dos demais entes federativos com elas incompatíveis.

) A competência concorrente dos estados, do DF e dos municípios alcança todas as áreas daeguridade social previstas no art. 194 da CF, inclusive assistência social e saúde.

) A CF trata de aposentadoria e pensão de servidor submetido a RPPS, o que impede a instituição deutros benefícios pelos entes da Federação.

) Os benefícios de aposentadoria e pensão, no sistema constitucional vigente, observam o princípioa solidariedade, que impõe contributividade às entidades públicas e também aos servidores ativos eativos.

) O princípio da solidariedade, sintetizado na ideia de que as contribuições servem para aanutenção de toda a rede protetiva, não se aplicava ao RPPS, tendo sido introduzido nesse sistemaela Emenda Constitucional n.º 41/2003.

27 - Q119231 ( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Técnico Administrativo - Área 2 / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da organização político-administrativa do Estadorasileiro e da administração pública, julgue os itens seguintes.

ara efeitos de remuneração de pessoal do serviço público, a CF permite a vinculação ou equiparaçãoe quaisquer espécies remuneratórias.

) Certo ( ) Errado

28 - Q41144 ( Prova: CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; Intervenção; ) 

om base nas normas constitucionais referentes à administração direta e indireta e ao instituto da

tervenção, assinale a opção correta.

) A exigência constitucional de reserva de vaga para portadores de deficiência física em concursoúblico é exigência de caráter geral que não pode ser afastada, salvo se o número de cargossultante do percentual legalmente previsto for inferior a um, caso em que a fração poderá ser

esprezada.

) Em razão da proibição de acumular remuneradamente cargos públicos, não se admite o acúmulo deroventos da inatividade com subsídios ou vencimentos oriundos de cargo, função ou emprego público,esmo que acumuláveis na atividade.

) Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresaública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, nesse últimoaso, definir as áreas de sua atuação.

) Na intervenção federal, o presidente da República age por provocação e deve decretar o atoterventivo quando se trate de reorganizar as finanças da unidade da Federação que suspender o

Page 33: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 33/70

agamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, ou que deixar de entregar aosunicípios receitas tributárias fixadas na CF, nos prazos estabelecidos em lei.

) Além das hipóteses descritas na CF, o legislador constituinte estadual pode prever outros casos detervenção do estado nos municípios.

29 - Q40742 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca das normas constitucionais sobre administração pública, julgue os itens subsequentes.

mbora o princípio da isonomia não conste expressamente do rol dos princípios da administraçãoública insertos na Constituição Federal (CF), esse princípio deve ser observado no trato da coisaública, especialmente nos procedimentos licitatórios.

) Certo ( ) Errado

30 - Q40743 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s vencimentos pagos aos ocupantes de cargos do Poder Legislativo e do Poder Executivo não podemer superiores aos pagos pelo Poder Judiciário.

) Certo ( ) Errado

31 - Q40744 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca das normas constitucionais sobre administração pública, julgue os itens subsequentes.

e o governo do estado de São Paulo editar uma lei estabelecendo a relação entre a maior e a menormuneração dos servidores públicos do Poder Executivo, essa lei deve ser declarada inconstitucional,

ois a CF veda a vinculação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração deessoal do serviço público.

) Certo ( ) Errado

32 - Q40745 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s verbas de caráter indenizatório percebidas pelos servidores públicos são computadas para amitação dos vencimentos ao teto remuneratório.

) Certo ( ) Errado

33 - Q40747 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte II

Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsidere que o estado de Goiás, na vigência da atual CF e respeitando as normas constitucionaisplicáveis, tenha criado uma autarquia estadual responsável por fomentar e regulamentar aomercialização de produtos agrícolas. A respeito dessa situação hipotética, é correto concluir que aferida autarquia foi criada por meio de uma lei estadual.

Page 34: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 34/70

) Certo ( ) Errado

34 - Q40748 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ão imprescritíveis as ações que buscam o ressarcimento ao Erário de prejuízo causado pela prática deo ilícito por qualquer agente, servidor ou não.

) Certo ( ) Errado

35 - Q40749 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

empresa privada prestadora de serviço público responde subjetivamente pela reparação do danoofrido pelo usuário desse serviço, por ato praticado por funcionário dessa empresa.

) Certo ( ) Errado

36 - Q40750 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m biólogo, nascido nos Estados Unidos da América, chegou ao Brasil em 2008 para pesquisar a faunao cerrado. Sem requerer a cidadania brasileira, prestou concurso para o cargo derofessor titular da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no final de 2008, tendo sidoprovado na 4.ª colocação. O prazo de validade do concurso era de um ano e meio, improrrogável. Aonal de doze meses de validade do concurso, a UFMT abriu novo

oncurso para o mesmo cargo e, três meses após a abertura do novo certame, começou a convocar osprovados nesse último certame para tomar posse.

ante dessa situação hipotética e com enfoque nas disposições constitucionais e legais sobre oservidores públicos

UFMT não poderia ter admitido a inscrição do referido biólogo no concurso público, pois os cargos,mpregos e funções públicas na administração pública federal são inacessíveis aos estrangeiros.

) Certo ( ) Errado

37 - Q40751 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

inconstitucional a fixação do prazo de validade do concurso em um ano e meio.

) Certo ( ) Errado

38 - Q40752 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDireito Constitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

UFMT deveria convocar os aprovados no concurso público de 2008, antes de convocar os novosoncursados, para assumir o cargo de professor titular.

Page 35: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 35/70

) Certo ( ) Errado

39 - Q32050 ( Prova: CESPE - 2010 - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Finanças Públicas / Direito ConstitucionalAdministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onforme o artigo 37, inciso XVI, da CF, havendo compatibilidade de horários, configura-se acumulação lícita de cargos públicos quando

) os cargos públicos forem acumulados em quadros de pessoal de pessoas jurídicas de direito públicoterno diversas.

) a acumulação for de dois cargos ou empregos públicos privativos de profissionais de saúde, comrofissões regulamentadas ou não.

) a acumulação for de dois cargos ou empregos públicos privativos de profissionais de saúde, comrofissões regulamentadas.

) a acumulação for de dois cargos ou empregos públicos privativos de profissionais de educação, comrofissões regulamentadas.

) a acumulação for de dois cargos ou empregos públicos privativos de professor, em regime deedicação exclusiva, ainda em atividade.

40 - Q32051 ( Prova: CESPE - 2010 - SAD-PE - Analista de Controle Interno – Finanças Públicas / Direito ConstitucionalAdministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m relação ao regime de previdência do servidor público, assinale a opção correta.

) A aposentadoria compulsória do servidor público ocorre aos setenta anos de idade, com proventostegrais.

) Os proventos de aposentadoria podem exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargoetivo em que se deu a aposentadoria.

) A lei pode estabelecer forma de contagem de tempo de contribuição fictício, desde que paraervidores portadores de deficiência, que exerçam atividades de risco ou prejudiciais à saúde.

) Os requisitos de idade e de tempo de contribuição são reduzidos em cinco anos para o professorue comprove tempo de efetivo e exclusivo exercício das funções de magistério na educação superior.

) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão aplica-se o regime geral derevidência social.

41 - Q64977 ( Prova: CESPE - 2010 - DPU - Defensor Público / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsidere que a Lei X, segundo a qual os servidores públicos deveriam estar submetidos à cargaorária de 30 horas semanais, tenha sido alterada pela Lei Y, que passou a exigir cumprimento dearga horária de 40 horas semanais. Nesse caso, se a Lei Y não tiver previsto aumento namuneração desses servidores, está caracterizada a violação ao princípio da irredutibilidade de

encimentos.

) Certo ( ) Errado

Page 36: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 36/70

42 - Q133598 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Direito - Legislação Pública em Saúde / Direitoonstitucional / Organização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições GeraisServidores Públicos; ) 

onsiderando a organização do Estado e a administração pública,mas tratados na CF, julgue os itens de 09 a 12.

omo exemplo da autonomia conferida aos estados-membros pelo pacto federativo brasileiro,enderá ao disposto na CF a hipótese de o edital de um concurso público, organizado pelo estado X,

eterminar que somente possa participar do certame candidato que tenha residência no próprio estado

de forma a promover o desenvolvimento regional.

) Certo ( ) Errado

43 - Q133600 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Direito - Legislação Pública em Saúde / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que se refere à remuneração de pessoal no serviço público, o STF já decidiu que viola a CF normastadual que preveja reajuste automático em favor de determinada categoria de servidores quando

aja reajuste para categoria distinta, em razão de ser vedada qualquer espécie de vinculação ouquiparação remuneratória.

) Certo ( ) Errado

44 - Q133601 ( Prova: CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Direito - Legislação Pública em Saúde / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

omo exemplo do controle de despesas públicas que o constituinte almejou, encontra-se o de que,

ara a hipótese de acumulação legal de cargos, será respeitado o teto estabelecido pela CF para oerviço público.

) Certo ( ) Errado

45 - Q44840 ( Prova: CESPE - 2010 - MS - Analista Técnico - Administrativo - PGPE 1 / Direito Constitucional /acionalidade; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca da administração pública e dos servidores públicos, julgue

s itens a seguir.

cargo de deputado federal pode ser exercido por brasileiro naturalizado.

) Certo ( ) Errado

46 - Q44594 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca das disposições gerais da administração pública e dos servidores públicos, estipulados na CF,ssinale a opção correta.

) No caso de moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei, oervidor público será aposentado por invalidez permanente com proventos proporcionais ao tempo deontribuição.

Page 37: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 37/70

) Existe vedação absoluta à percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime derevidência próprio.

) É vedada a existência de mais de um regime próprio de previdência social para os servidoresúblicos civis titulares de cargos efetivos.

) A CF não assegura ao servidor público a contagem do tempo de serviço e de contribuição para suaposentadoria quando o regime de previdência seja próprio de outro ente federativo distinto daqueleara o qual o servidor contribuiu anteriormente.

) O servidor público será aposentado voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de quinzenos de efetivo exercício no serviço público e dez anos no cargo efetivo em que se dará aposentadoria, entre outros requisitos específicos.

47 - Q120735 ( Prova: CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

ara atender ao princípio da isonomia, o Poder Judiciário pode estender a determinada categoria deervidores públicos vantagens concedidas por lei a outra categoria.

) Certo ( ) Errado

48 - Q120737 ( Prova: CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

utarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista podem ser criadas por ato do Poderxecutivo.

) Certo ( ) Errado

49 - Q120738 ( Prova: CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m caso de extinção do cargo que ocupa, o servidor estável possui o direito de ficar em disponibilidadeé a sua reintegração em outro cargo.

) Certo ( ) Errado

50 - Q42416 ( Prova: CESPE - 2010 - MPS - Agente Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca do direito constitucional, julgue os itens de 31 a 40. 

princípio da moralidade administrativa, que deve reger a atuação do poder público, confere

ubstância e dá expressão a uma pauta de valores éticos sobre os quais se funda a ordem jurídica dostado. Nesse contexto, a inobservância do referido princípio pode configurar improbidadedministrativa e acarretar, para o agente público, a suspensão dos direitos políticos, a perda da funçãoública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, sem prejuízo da ação penal cabível,e sua conduta configurar, também, a prática de ato tipificado como crime.

Page 38: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 38/70

) Certo ( ) Errado

51 - Q72646 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Taquigrafia / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsiderando as disposições da CF acerca da administração públicados servidores públicos, julgue os próximos itens.

norma constitucional que veda a possibilidade ampla e geral de acesso dos estrangeiros a cargos,mpregos e funções públicas é de eficácia limitada, havendo necessidade de edição de lei ordináriaara regulamentar a matéria.

) Certo ( ) Errado

52 - Q72647 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Taquigrafia / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a remuneração do cargo,mprego ou função pública, ainda que se trate de cargo eletivo ou cargos em comissão declarados emi de livre nomeação e exoneração.

) Certo ( ) Errado

53 - Q72648 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Taquigrafia / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios,cluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e

olidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dosensionistas.

) Certo ( ) Errado

54 - Q65235 ( Prova: CESPE - 2010 - MS - Técnico de Contabilidade / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da administração pública segundo a CF, julgue os

róximos itens.

prazo de validade de concurso público é de até dois anos, prorrogável, uma única vez, por igualeríodo.

) Certo ( ) Errado

55 - Q65236 ( Prova: CESPE - 2010 - MS - Técnico de Contabilidade / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ão há vedação expressa para que determinado servidor público seja beneficiado com o cômputo decréscimos pecuniários já percebidos nos vencimentos-padrão na concessão de acréscimososteriores, o que a doutrina denomina efeito repique.

) Certo ( ) Errado

Page 39: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 39/70

56 - Q65237 ( Prova: CESPE - 2010 - MS - Técnico de Contabilidade / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s proventos de aposentadoria e as pensões, quando forem concedidos, não podem exceder amuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu deferência para a concessão da pensão.

) Certo ( ) Errado

57 - Q27627 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca das disposições gerais da administração pública, julgue o item que se segue.

proibição de acumular cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias,ndações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades

ontroladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

) Certo ( ) Errado

58 - Q27628 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional / Podergislativo; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação ao Poder Legislativo, julgue os próximos itens.

e acordo com a Constituição Federal de 1988, o deputado federal que for investido em cargo de

ecretário de Estado, independentemente da pasta que assumir, perderá seu mandato de deputado

) Certo ( ) Errado

59 - Q48697 ( Prova: CESPE - 2009 - DPE-AL - Defensor Público / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca dos servidores públicos, julgue o item abaixo.

vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para efeito demuneração pessoal do serviço público.

) Certo ( ) Errado

60 - Q19745 ( Prova: CESPE - 2009 - TCE-RN - Assessor Técnico Jurídico / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da administração pública brasileira, suas estruturas e

ervidores, e dos princípios constitucionais, julgue os itenseguintes.

s servidores da administração direta e indireta - aí compreendidas as entidades de direito público erivado -, são ocupantes de cargos ou empregos. Os cargos são providos por concurso público, e os

Page 40: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 40/70

mpregos, mediante livre contratação. As funções públicas, por outro lado, são de livre provimento,ujo preenchimento depende de relações de confiança.

) Certo ( ) Errado

61 - Q94988 ( Prova: CESPE - 2009 - TCE-ES - Procurador Especial de Contas / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

uanto aos princípios e regras fundamentais que regem a atuação da administração pública e de seusgentes, assinale a opção correta.

) São de observância obrigatória os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa emrocesso administrativo disciplinar, configurando cerceamento de defesa a ausência de defesa técnica,or advogado, em tal hipótese.

) O princípio constitucional que exige a aprovação em concurso público de provas ou de provas etulos para a investidura em cargo ou emprego público não se aplica ao caso do titular de serventiasxtrajudiciais, nem ao ingresso na atividade notarial e de registro.

) O Estado responde civilmente pelos prejuízos causados a particular em virtude de ato praticadoom fundamento em lei declarada inconstitucional.

) A CF estabelece a regra da obrigatoriedade de licitação para a administração pública direta edireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios. Nesse sentido, é

onstitucional a lei estadual que estabelece como condição de acesso à licitação pública, para aquisiçãoe bens ou serviços, que a empresa licitante tenha a fábrica ou sede no estado-membro.

) As regras constitucionais de cumulação de vencimentos no setor público escapam da observânciabrigatória pelos estados-membros e municípios.

62 - Q15699 ( Prova: CESPE - 2009 - TRF - 1ª REGIÃO - Juiz / Direito Constitucional / Organização do Estado - Daganização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da administração pública e dos servidores, assinale a opção correta.

) Apesar de a responsabilidade civil do Estado não se confundir com a responsabilidade criminal edministrativa dos agentes públicos, a absolvição do servidor no juízo criminal afasta asponsabilidade civil do Estado, ainda que não se comprove que o dano tenha decorrido de culpa

xclusiva da vítima.

) A administração pública, segundo posicionamento do STF, pode alterar a forma de cálculo deratificação percebida por servidores, desde que mediante processo administrativo próprio,ssegurando aos servidores ativos ou inativos o exercício do contraditório e da ampla defesa.

) Em face da atual CF, não se podem acumular proventos com remuneração na inatividade, mesmoue os cargos efetivos de que decorram ambas as remunerações sejam acumuláveis na atividade.

) O militar dos estados, do DF e dos territórios que, de acordo com a lei, tomar posse em cargo,mprego ou função pública civil temporária, não eletiva, ainda que da administração indireta, ficarágregado ao respectivo quadro e poderá, enquanto permanecer nessa situação, ser promovido porntiguidade e por merecimento.

) Conforme orientação do STF, os dados obtidos em interceptação de comunicações telefônicas e emscutas ambientais, judicialmente autorizadas para produção de prova em investigação criminal ou emstrução processual penal, não podem ser usados em procedimento administrativo disciplinar, contramesma ou as mesmas pessoas em relação às quais foram colhidos, ou contra outros servidores

ujos possíveis ilícitos teriam despontado da colheita dessa prova.

Page 41: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 41/70

63 - Q17270 ( Prova: CESPE - 2009 - DPE-ES - Defensor Público / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à administração pública e aos servidores públicos,lgue os itens seguintes.

endo-se aposentado em 1995, um servidor público federal, após aprovação em concurso público, foivestido em novo cargo público em 1997, no âmbito estadual. Nesse caso, ele não pôde acumular osroventos da sua aposentadoria no regime próprio dos servidores públicos federais com amuneração do novo cargo efetivo.

) Certo ( ) Errado

64 - Q17271 ( Prova: CESPE - 2009 - DPE-ES - Defensor Público / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

aso um servidor público, detentor de cargo efetivo, tenha exercido cargo em comissão durante oeríodo de cálculo de sua aposentadoria, os valores recebidos pelo exercício do cargo em comissãooderão ser considerados para fins de fixação dos proventos desse servidor, de forma que o valor dosroventos seja maior que o valor da remuneração no cargo efetivo que ocupava no momento daposentadoria.

) Certo ( ) Errado

65 - Q17675 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

respeito da administração pública, julgue os itens que seeguem.

União, os estados e o DF manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento doservidores públicos, constituindo a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção naarreira.

) Certo ( ) Errado

66 - Q17676 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo / Direito Constitucional / Direitos e Deveresdividuais e Coletivos; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

penas os brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei podem assumir cargos,mpregos e funções públicas, os quais não são acessíveis a estrangeiros.

) Certo ( ) Errado

67 - Q17498 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Poder Executivo – esidente e Ministros de Estado; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que concerne à gestão de recursos humanos, julgue osróximos itens.

Page 42: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 42/70

facultado ao presidente da República, por meio de decreto, o estabelecimento dos casos deontratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesseúblico.

) Certo ( ) Errado

68 - Q13168 ( Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo - Medicina - Prova 1 / Direito Constitucional /rganização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidoresblicos; ) 

o tocante ao regime constitucional da administração pública, julgue os próximos itens.

aso o governador de um estado da Federação, diante da aproximação das eleições estaduais ereocupado com a sua imagem política, determine ao setor de comunicação do governo a inclusão doeu nome em todas as publicidades de obras públicas realizadas durante a sua gestão, taleterminação violará a CF, haja vista que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços eampanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, delaão podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridadesu servidores públicos.

) Certo ( ) Errado

69 - Q13169 ( Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo - Medicina - Prova 1 / Direito Constitucional /rganização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidoresblicos; ) 

o tocante ao regime constitucional da administração pública, julgue os próximos itens.

e, após regular procedimento licitatório voltado à aquisição de computadores, verificar-se que, no atoa celebração do contrato, o ente público responsável pelo certame modificou diversas condiçõesrevistas expressamente no ato convocatório, essas alterações irão de encontro à CF, tendo em vistaue as obras, serviços, compras e alienações, ressalvados os casos especificados na legislação, serãoontratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos osoncorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condiçõesetivas da proposta, nos termos da lei.

) Certo ( ) Errado

70 - Q13170 ( Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo - Medicina - Prova 1 / Direito Constitucional /rganização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidoresblicos; ) 

o tocante ao regime constitucional da administração pública, julgue os próximos itens.

stá expresso na CF que as pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos e asessoas jurídicas de direito público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade,ausarem a terceiros, restando assegurado o direito de regresso contra o responsável apenas nosasos de dolo.

) Certo ( ) Errado

71 - Q17805 ( Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas - Prova 1 /reito Constitucional / Organização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

Page 43: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 43/70

uanto à organização do Estado brasileiro, julgue os itenseguintes.

onforme recente entendimento do STJ, o prazo do estágio probatório dos servidores públicos é de 24eses, visto que tal prazo não foi alterado pela Emenda Constitucional n.º 19/1998, que trata apenasa estabilidade dos referidos servidores.

) Certo ( ) Errado

72 - Q17380 ( Prova: CESPE - 2009 - TCU - Técnico de Controle Externo - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que se refere à administração pública e aos servidoresúblicos, julgue os itens que se seguem.

CF exclui, para efeito de teto salarial do funcionalismo, as parcelas de caráter indenizatório previstasm lei.

) Certo ( ) Errado

73 - Q17381 ( Prova: CESPE - 2009 - TCU - Técnico de Controle Externo - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

pós a aquisição da estabilidade, o servidor público não pode perder o cargo mediante procedimentoe avaliação periódica.

) Certo ( ) Errado

74 - Q60505 ( Prova: CESPE - 2009 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação à administração pública e aos servidores públicos, assinale a opção correta.

) Conforme recente entendimento do STJ, o prazo do estágio probatório é de 24 meses, não tendodo modificado ante a alteração constitucional que fixou o prazo de 3 anos como requisito objetivoara a obtenção da estabilidade.

) Considere que Maria seja servidora pública aposentada e, em janeiro de 1997, tenha sido aprovadam concurso público. Nessa situação hipotética, Maria não pode acumular os proventos de suaposentadoria com a remuneração do novo cargo efetivo.

) Suponha que, em determinado local onde haja prática reiterada de roubo, tenha ocorrido umtrocínio e que a família da vítima tenha ingressado com ação judicial, visando condenar o Estado assarcir os danos morais e materiais experimentados. Nessa situação hipotética, a responsabilidade é

bjetiva, visto que está caracterizado um dever específico de agir de forma a evitar o dano.

) No âmbito de um estado-membro, o limite da remuneração ou do subsídio para os respectivosrocuradores de estado é o mesmo previsto para o chefe do Poder Executivo estadual.

) Suponha que seja construído grande e moderno estádio de futebol para sediar os jogos da copa doundo de 2014 em um estado e que o nome desse estádio seja o de um político famoso ainda vivo.essa situação hipotética, embora se reconheça a existência de promoção especial, não há qualquerconstitucionalidade em se conferir o nome de uma pessoa pública viva ao estádio.

Page 44: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 44/70

75 - Q60566 ( Prova: CESPE - 2009 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco editou a Lei n.º X/2008, de iniciativa doovernador, reformulando vários aspectos (criação de cargos, regime jurídico dos servidores,muneração, transferência de detentos, procedimentos etc.) do sistema penitenciário do Estado.

ntre os dispositivos dessa lei, incluem-se os seguintes:

rt. 4.º Fica criado, na estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Justiça e de Direitosumanos, o quadro suplementar de assistente jurídico penitenciário, sendo assegurado ao servidorstadual investido na função de assistente jurídico de estabelecimento penitenciário o direito deermanecer nessa função, que será extinta com a respectiva vacância.

arágrafo único - Fica limitado a cinquenta o número de funções do quadro suplementar a que sefere o caput deste artigo, sendo atribuída a seus ocupantes a remuneração correspondente à de

efensor público de 1.ª classe, observada a carga horária deste.

rt. 5.º O estágio probatório dos servidores ocupantes do quadro criado no artigo 4.º é de dois anos.

rt. 6.º A remuneração dos agentes penitenciários passa a ser de R$ 1.125,00 (um mil, cento e vintenco reais).

m face dos aspectos hipotéticos da Lei n.º X/2008 e das disposições constitucionais relativas àdministração pública e aos servidores públicos, assinale a opção correta.

) Considerando que tenham sido colocados no quadro criado pelo art. 4.o da lei em questãoervidores originariamente aprovados em concurso público - para os cargos de analista dedministração e guarda penitenciário - que já auxiliavam juridicamente os presos, é correto afirmarue tal lei não violou o princípio do concurso público, pois a norma apenas regularizou uma situação deto existente.

) Segundo o entendimento mais recente do STJ, a redação do art. 5.º da Lei n.º X/2008 seriacompatível com o dispositivo constitucional, que confere estabilidade ao servidor público após trêsnos de efetivo exercício.

) Somente será necessária nova publicação do valor da remuneração dos agentes penitenciáriosuando houver modificação desse valor.

) Não há vício de constitucionalidade no art. 6.º da lei em apreço.

) A referida lei não violou o dispositivo constitucional que veda a vinculação ou equiparação de

uaisquer espécies remuneratórias para efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

76 - Q60567 ( Prova: CESPE - 2009 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca do regime jurídico, das características e de outros temas relacionados à administração indireta,ssinale a opção correta.

) Prevalece o entendimento de que, no âmbito da União, os contratos celebrados pelas empresas

úblicas prestadoras de serviço público, via de regra, se submetem ao controle prévio do TCU.

) É vedada a participação de outras pessoas de direito público interno ou entidades da administraçãodireta da União, dos estados, do DF e dos municípios na composição do capital de empresa públicae propriedade da União.

Page 45: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 45/70

) As regras sobre aposentadoria e estabilidade, constantes dos artigos 40 e 41 da CF, se aplicam aoessoal das sociedades de economia mista que exercem atividade econômica.

) A penhora de bens de sociedade de economia mista prestadora de serviço público pode seralizada ainda que esses bens sejam essenciais para a continuidade do serviço.

) O TRF da 5.ª Região acompanha o entendimento do STF de que os bens da ECT gozam do atributoa impenhorabilidade.

77 - Q47836 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-MA - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base nas disposições contidas na CF relativas à administração pública, assinale a opção correta.

) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário podem ser superiores aosagos pelo Poder Executivo, em razão da iniciativa privativa de cada poder para dispor a respeito damuneração de seus servidores.

) É proibida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias com vistas àmuneração de pessoal do serviço público.

) A vedação de acumular dois cargos públicos não abrange empregados de empresas públicas,ociedades de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente,elo poder público.

) Os cargos, os empregos e as funções públicas são acessíveis apenas aos brasileiros que preenchams requisitos estabelecidos em lei, não havendo qualquer acessibilidade aos estrangeiros.

) O prazo de validade de concurso público é de até um ano, prorrogável uma vez, por igual período.

78 - Q18020 ( Prova: CESPE - 2009 - TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens a seguir, acerca dos atos administrativos, dosoderes administrativos, do processo administrativo e dasponsabilidade civil do Estado.

Estado não responde civilmente pelos danos causados por atos praticados por agrupamentos deessoas ou multidões, por se tratar de atos de terceiros que caracterizam uma excludente deausalidade, salvo quando se verificar omissão do poder público em garantir a integridade doatrimônio danificado, hipótese em que a responsabilidade civil é subjetiva.

) Certo ( ) Errado

79 - Q80786 ( Prova: CESPE - 2009 - MMA - Agente Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

uanto às disposições acerca de servidores públicos previstas na CF, julgue os seguintes itens.

ervidor público federal portador de deficiência pode ter critérios diferenciados para a concessão deposentadoria.

) Certo ( ) Errado

Page 46: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 46/70

80 - Q80787 ( Prova: CESPE - 2009 - MMA - Agente Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ara que uma servidora pública federal, que exerça o magistério no ensino superior possa reduzir emnco anos os requisitos de idade para aposentadoria, ela deverá comprovar tempo de serviçoxclusivo nessa função.

) Certo ( ) Errado

81 - Q80788 ( Prova: CESPE - 2009 - MMA - Agente Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

uanto às disposições acerca de servidores públicos previstas na CF, julgue os seguintes itens.

a CF vigente, servidor público é o gênero, sendo espécies os civis e os militares.

) Certo ( ) Errado

82 - Q17896 ( Prova: CESPE - 2009 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direitoonstitucional / Organização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições GeraisServidores Públicos; ) 

o tocante à organização do Estado brasileiro, a CF

onsiderou os cargos, empregos e funções públicas de acesso exclusivo dos brasileiros natos eaturalizados.

) Certo ( ) Errado

83 - Q46856 ( Prova: CESPE - 2009 - ANATEL - Técnico Administrativo / Direito Constitucional / Administração PúblicaDisposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

nda com base na CF, julgue os itens subsequentes.

os servidores públicos são garantidos o direito à livre associação sindical e o direito de greve, nosrmos e limites definidos em lei específica.

) Certo ( ) Errado

84 - Q18248 ( Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (TCU); ) 

ulgue os próximos itens relativos à organização do poderes.

s agências reguladoras federais possuem elevado grau de independência em face do poder central,zão pela qual não estão submetidas ao controle por parte do Tribunal de Contas da União, no que se

fere aos aspectos de eficiência do serviço público concedido, fiscalizado pelas agências.

) Certo ( ) Errado

Page 47: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 47/70

85 - Q50816 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-MG - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas / Direito Constitucional /sposições Constitucionais Gerais; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

egundo a CF, constitui direito do servidor público

) o fundo de garantia do tempo de serviço.

) o repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos.

) o seguro-desemprego.

) a participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração.

) o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, no mínimo, de trinta dias antes da demissão.

86 - Q12218 ( Prova: CESPE - 2009 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 1ª Etapa BRANCO / Direito Constitucional /rganização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidoresblicos; ) 

estinatária de minucioso artigo na Constituição Federal, a administração pública brasileira é regidaor princípios que fundamentam a atuação dos agentes do Estado. Nesse sentido, com base nosrincípios

) da moralidade e da eficiência, é vedada a acumulação de cargos em qualquer hipótese.

) da impessoalidade e da nacionalidade, é vedada a investidura, em cargo público, de estrangeiros,alvo os naturalizados.

) da impessoalidade e da nacionalidade, é vedada, em qualquer hipótese, a investidura, em cargoúblico, de estrangeiros.

) da discricionariedade e da soberania, apenas brasileiros natos ou naturalizados podem serdmitidos na carreira diplomática, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos.

) da isonomia e das liberdades fundamentais, é facultada a sindicalização e o exercício de greve, nosrmos da lei.

87 - Q35027 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-MG - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca dos preceitos aplicáveis ao servidor público, assinale a opção correta.

) Antes de adquirir a estabilidade, o titular do cargo efetivo somente poderá ser exonerado medianteecisão judicial transitada em julgado.

) Após três anos contados do início do exercício nas atribuições do cargo, ocorre o encerramento dostágio probatório, ocasião em que o servidor adquire automaticamente a estabilidade.

) A estabilidade garante ao servidor a manutenção do vínculo com o Estado, mesmo se o cargo deue é titular vier a ser extinto.

) Na hipótese de invalidação da demissão de servidor estável, por sentença judicial, este deverá serintegrado. O eventual ocupante da vaga, se estável, deverá ser reconduzido ao cargo de origem,

om direito à respectiva indenização.

Page 48: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 48/70

) O servidor público nomeado para cargo em comissão adquire a estabilidade no serviço público apósês anos de efetivo exercício nesse cargo.

88 - Q35032 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-MG - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ssinale a opção correta quanto às disposições gerais relativas à atuação da administração pública.

) É vedado o acesso de estrangeiros a cargos, empregos e funções públicas, por se tratar dererrogativa exclusiva de brasileiro nato ou naturalizado.

) Serão computados ou acumulados os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público, parafim de concessão de acréscimos ulteriores.

) A contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcionalteresse público afronta o princípio constitucional do concurso público.

) A proibição de acumulação remunerada de cargos públicos não se estende a empregos e funções,zão pela qual não abrange autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economiaista.

) O servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, investido no mandato deereador, poderá perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo damuneração do cargo eletivo, se houver compatibilidade de horários.

89 - Q11581 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m relação ao controle da administração pública, assinale a opção correta, segundo o disposto na CF.

) O Poder Judiciário exerce o controle externo da administração com auxílio dos tribunais de contas.

) As entidades da administração indireta não são fiscalizadas pelos tribunais de contas.

) Compete ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo presidente daepública e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo.

) O Congresso Nacional, mediante aprovação da maioria absoluta de seus membros, poderá convocarpresidente da República e seus ministros para prestarem, pessoalmente, informações sobre assuntoreviamente determinado.

90 - Q11585 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ssinale a opção correspondente a princípio constitucional aplicável à administração pública,orém não previsto expressamente na CF, Capítulo VII, Seção I, art. 37, que trata das disposiçõeserais aplicáveis à administração pública.

) princípio da moralidade

) princípio da proporcionalidade

) princípio da eficiência

Page 49: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 49/70

) princípio da impessoalidade

91 - Q11586 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca do tratamento constitucional dado à administração pública, assinale a opção correta.

) Os cargos, empregos e funções públicas são vedados aos estrangeiros.

) É vedado ao servidor público civil associar-se a sindicato.

) As funções de confiança e os cargos em comissão podem ser exercidos por servidores ocupantes deargo efetivo ou por pessoas de fora do serviço público.

) É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito demuneração de pessoal do serviço público.

92 - Q11587 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

nda considerando o tratamento constitucional dado à administração pública, assinale a opçãoorreta.

) As autarquias serão criadas por decreto presidencial específico, que será submetido ao Congressoacional para apreciação.

) São imprescritíveis os ilícitos que causem prejuízo ao erário, bem como as respectivas ações dessarcimento.

) Os estados e o Distrito Federal podem fixar, em seu âmbito, mediante emenda às respectivasonstituições e Lei Orgânica, como limite único, o subsídio mensal dos desembargadores do respectivoibunal de justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensalos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

) A proibição de acumular cargos, prevista na CF, não se estende aos empregos e funções dasmpresas públicas e sociedades de economia mista.

93 - Q11603 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

endo em vista o regime jurídico aplicável aos servidores públicos federais, assinale a opção correta.

) O regime estatutário é o regime jurídico aplicável aos servidores da administração direta, mas nãoos das autarquias e fundações públicas, pois estas, como entidades que integram a administraçãodireta, submetem-se ao regime celetista.

) Com a Emenda Constitucional n.º 19/1998, não mais se exige, para os servidores da administraçãoreta, autárquica e fundacional, que seja observado unicamente o regime estatutário, podendo esses

ervidores, além do disposto nos estatutos, ter suas relações laborais norteadas também pela CLT.

) Os órgãos da administração direta têm de observar unicamente o regime estatutário, no qualonstam todos os requisitos necessários para investidura, remuneração, promoção, aplicação deanções disciplinares, entre outros.

) A Lei n.º 8.112/1990 é aplicável tanto aos servidores da administração direta quanto aosmpregados das empresas públicas. Estão sujeitos ao regime geral das empresas privadas apenas os

Page 50: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 50/70

Page 51: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 51/70

) Ao servidor ocupante de cargo público estendem-se os direitos sociais previstos para osabalhadores urbanos e rurais, como o direito ao seguro-desemprego e ao aviso prévio proporcionalo tempo de serviço.

) Quando o servidor ocupa o cargo de vereador ou de prefeito municipal, poderá optar pelamuneração de seu cargo efetivo, embora tenha de obrigatoriamente se afastar dele, abdicando damuneração do cargo eletivo.

) O servidor tem direito a férias anuais de trinta dias, podendo voluntariamente acumulá-las, até o

áximo de três períodos, desde que o requeira com pelo menos sessenta dias de antecedência.

97 - Q11611 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

onsiderando as normas acerca de concurso público e estabilidade, assinale a opção correta.

) A norma constitucional que proíbe tratamento discriminatório em razão da idade, para efeito degresso no serviço público, não tem caráter absoluto, sendo legítima, em consequência, a estipulaçãoa exigência de ordem etária quando esta decorrer da natureza e do conteúdo ocupacional do cargo aer provido.

) O servidor estável que for investido em cargo de natureza e carreira diversas está dispensado deumprir o estágio probatório no novo cargo, pois a estabilidade já é direito que lhe assiste após oeríodo de três anos de efetivo exercício.

) Adquirida a estabilidade, o servidor somente poderá ser demitido em virtude de sentença judicialansitada em julgado.

) Ao dispor que o direito de acesso ao serviço público é conferido aos brasileiros que preencham osquisitos estabelecidos em lei, a CF proíbe terminantemente a admissão de estrangeiros a cargos,

mpregos e funções públicas.

98 - Q32880 ( Prova: CESPE - 2009 - AGU - Advogado / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

om relação aos preceitos constitucionais aplicáveis àdministração pública, julgue os próximos itens.

egundo entendimento do STF, a vedação ao nepotismo não exige edição de lei formal, visto que aroibição é extraída diretamente dos princípios constitucionais que norteiam a atuação administrativa.

) Certo ( ) Errado

99 - Q32881 ( Prova: CESPE - 2009 - AGU - Advogado / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

inconstitucional a ascensão funcional como forma de investidura em cargo público, por contrariar orincípio da prévia aprovação em concurso público.

) Certo ( ) Errado

Page 52: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 52/70

00 - Q11696 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ara a criação de uma empresa pública voltada para o processamento de dados durante as eleições, éecessário e suficiente

) lei específica que diretamente preveja a sua criação.

) ato do Poder Executivo.

) ato do Poder Executivo, autorizado por lei específica.

) lei complementar que estabeleça a sua criação e área de atuação.

01 - Q37391 ( Prova: CESPE - 2009 - PGE-AL - Procurador de Estado - Prova Objetiva / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca dos direitos dos servidores públicos previstos na CF, assinale a opção correta.

) A irredutibilidade dos subsídios e vencimentos prevista na CF alcança somente os ocupantes deargo efetivo. Assim, poderá haver redução dos valores fixados para os cargos em comissão e para osmpregos públicos.

) Depois de convertida em lei a medida provisória que aumentar os salários dos servidores públicos,chefe do Poder Executivo poderá encaminhar ao Poder Legislativo novo projeto de lei reduzindo os

encimentos. Se a crise financeira justificar a redução, o Poder Legislativo poderá aprovar a lei semualquer vício de constitucionalidade.

) É vedada, em regra, a cumulação remunerada de cargos públicos. Essa proibição, contudo, não sestende aos empregos e funções nas empresas públicas e sociedades de economia mista.

) A CF assegura a revisão geral anual dos vencimentos dos servidores públicos. Caso o chefe dooder Executivo não encaminhe o projeto de lei com essa revisão, o Poder Judiciário não poderáocorrer os servidores, uma vez que eventual decisão impondo ao Estado o dever de indenizargnificaria a própria concessão de reajuste sem previsão legal.

) É constitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais adices federais de correção monetária.

02 - Q23819 ( Prova: CESPE - 2008 - MTE - Agente Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca da ordem social, julgue os itens que se seguem.

esmo que um servidor público federal possua regime próprio de previdência social, ele poderá serontribuinte facultativo do regime geral de previdência social.

) Certo ( ) Errado

03 - Q152699 ( Prova: CESPE - 2008 - MTE - Economista / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições

erais e Servidores Públicos; ) 

Page 53: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 53/70

 

om base na situação hipotética acima apresentada, julgue osens de 31 a 40.

a hipótese apresentada, operou-se a decadência do direito de anular o ato administrativo quecorporou os quintos na remuneração de Pedro, já que se ultrapassou o prazo de 5 anos entre a dataa concessão do benefício, 7/7/2002, e a data do acórdão do TCU, 10/10/2008, sem que tenhaavido, na espécie, qualquer interrupção no prazo.

) Certo ( ) Errado

04 - Q152704 ( Prova: CESPE - 2008 - MTE - Economista / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

restituição da quantia recebida indevidamente poderá ser feita de forma parcelada,dependentemente do número de meses, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a 10%a remuneração de Pedro.

) Certo ( ) Errado

05 - Q152705 ( Prova: CESPE - 2008 - MTE - Economista / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposições

erais e Servidores Públicos; ) 

stá prescrita a pretensão punitiva da penalidade de demissão prevista para o servidor que autorizou oagamento dos quintos.

) Certo ( ) Errado

06 - Q152706 ( Prova: CESPE - 2008 - MTE - Economista / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

edro, mesmo que preenchidos os demais requisitos legais, não poderia ocupar cargo público sestivesse em débito com a seguridade social.

) Certo ( ) Errado

Page 54: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 54/70

07 - Q152805 ( Prova: CESPE - 2008 - MTE - Administrador / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base na situação hipotética acima apresentada, julgue osens de 31 a 40.

stá prescrita a pretensão punitiva da penalidade de demissão prevista para o servidor que autorizou oagamento dos quintos.

) Certo ( ) Errado

08 - Q204991 ( Prova: CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distritoederal (DF) e dos municípios, os cargos em comissão

) serão exclusivamente preenchidos por servidores de carreira, ainda que requisitados de outrosrgãos.

) serão preenchidos exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos.

) destinam-se apenas às atribuições de direção e chefia.

) serão preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstosm lei.

09 - Q41783 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligência / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

o que se refere à administração pública, julgue os itensubseqüentes.

regra constitucional que determina o limite máximo de remuneração e subsídio na administraçãoública não é auto-aplicável.

Page 55: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 55/70

) Certo ( ) Errado

10 - Q41784 ( Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligência / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ão seria inconstitucional a lei que estabelecesse que a remuneração dos agentes de inteligência daBIN seria vinculada à remuneração dos oficiais de inteligência, de forma que, sendo majorada amuneração destes, a remuneração daqueles seria majorada no mesmo percentual de forma

utomática.

) Certo ( ) Errado

11 - Q18691 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

cerca da administração pública, julgue os próximos itens.

aso um servidor público ocupe cargo efetivo cuja remuneração seja composta do vencimento básicoomado a uma gratificação de produtividade (X) e, além dessas parcelas, tal servidor faça jus a umaratificação (Y) que incida sobre o vencimento básico e a gratificação X, não haverá vício deconstitucionalidade quanto à percepção da gratificação Y.

) Certo ( ) Errado

12 - Q18692 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s formas de participação popular na gestão da coisa pública previstas na CF incluem a autorização

ara a lei disciplinar a representação do usuário do serviço público contra o exercício negligente oubusivo do cargo público.

) Certo ( ) Errado

13 - Q18686 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional / Direitos eeveres Individuais e Coletivos; Aplicabilidade e Interpretação das Normas Constitucionais; Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

uanto à aplicabilidade das normas constitucionais e aos direitosgarantias fundamentais, julgue os itens a seguir.

aso um servidor público federal responda a processo administrativo disciplinar sem a participação dedvogado, nesse caso, não haverá nulidade por violação ao princípio da ampla defesa e doontraditório, já que a ocorrência dessa espécie de vício deve ser analisada no caso concreto e não derma abstrata.

) Certo ( ) Errado

14 - Q205087 ( Prova: CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; Tribunais e Juízes dos Estados; ) 

Constituição Federal (CF) dispõe que o subsídio mensal dos desembargadores do tribunal de justiçastadual

Page 56: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 56/70

) poderá ser fixado como limite único das remunerações e subsídios dos ocupantes de cargo, funçãoempregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes dostado, mediante lei de iniciativa privativa do governador.

) poderá ser fixado como limite único das remunerações e subsídios dos ocupantes de cargo, funçãoempregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes dostado, mediante emenda à respectiva Constituição estadual.

) poderá ser fixado como limite único dos subsídios dos deputados estaduais e dos vereadores,

ediante lei de iniciativa privativa da Mesa da assembléia legislativa estadual.) somente poderá ser considerado como limite dos subsídios dos magistrados estaduais e, não, doinistério Público (MP), da Defensoria e da Procuradoria do estado.

15 - Q26745 ( Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental - Prova 1 / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ma fundação pública federal firmou contrato derestação de serviços com uma organização social, tendo porbjeto execução de atividade contemplada no contrato de gestão,onsistente na instalação de um posto de atendimentoédico-hospitalar. Conforme os termos desse contrato, andação seria responsável pelo aporte de R$ 3.000.000,00, e aferida organização social ficaria incumbida da contratação de

essoal, do fornecimento de equipamentos e da prestação doserviços previstos, nos termos do contrato de gestão.

om referência à situação hipotética acima apresentada e àatureza jurídica das entidades da administração pública, julgues itens a seguir.

regime jurídico das fundações públicas e o das autarquias distinguem-se quanto à forma de suaiação, pois as fundações públicas, ao contrário das autarquias, não são criadas por lei e, sim, têm a

ua criação autorizada por lei.

) Certo ( ) Errado

16 - Q26747 ( Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental - Prova 1 / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

aria, servidora pública federal, com 25 anos de idade,mou posse e entrou em exercício no seu cargo efetivo de

nalista no TCU, cargo para o qual se exige formação de níveluperior em qualquer área do conhecimento. Tempos depois, elamou posse e entrou em exercício no cargo público de professor

niversitário, na Universidade de Brasília (UnB). Somente umno depois de ter tomado posse na UnB, Maria comunicou esseto ao setor de pessoal do TCU, ocasião em que tomou posse em

argo em comissão nesse tribunal.

respeito da situação hipotética acima, julgue os seguintes itens.

exercício do cargo de analista é legalmente acumulável com o cargo de professor, conformerisprudência do STJ, desde que haja compatibilidade de horários.

) Certo ( ) Errado

Page 57: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 57/70

17 - Q26750 ( Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental - Prova 1 / Direitoonstitucional / Ordem Social – Seguridade Social; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

valor da remuneração do cargo em comissão que Maria passou a receber não integra a base deálculo da contribuição social dos servidores públicos.

) Certo ( ) Errado

18 - Q18581 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (TCU); ) 

ulgue os itens subseqüentes, acerca da fiscalização contábil,nanceira e orçamentária da administração pública.

função de um ministro de Estado que, nessa qualidade, realiza atividades fiscalizatórias dentro dorgão administrativo não se confunde com a atuação do TCU. A atuação do TCU é uma atribuiçãoecorrente do controle externo a cargo do Congresso Nacional, enquanto a atuação do ministro

ecorre do controle interno ínsito a cada Poder.

) Certo ( ) Errado

19 - Q18584 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (TCU); ) 

prazo decadencial de 5 anos relativo à anulação de atos administrativos e previsto na lei que regulaprocesso administrativo no âmbito da administração pública federal deve ser aplicado aos processos

e contas que tenham por objeto o exame de legalidade dos atos concessivos de aposentadorias,formas e pensões. Assim, transcorrido esse interregno sem que o TCU tenha analisado agularidade de uma pensão, por exemplo, a viúva deve ser convocada para participar do processo de

eu interesse, desfrutando das garantias do contraditório e da ampla defesa, em que pese ser arincípio dispensável o contraditório e a ampla defesa nos processos que tramitam no TCU e quepreciem a legalidade do ato de concessão inicial de pensão.

) Certo ( ) Errado

20 - Q18585 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (TCU); ) 

omo o TCU não tem poder para anular ou sustar contratos administrativos, não detém tambémompetência para determinar à autoridade administrativa que promova a anulação do contrato ou dacitação que o originou.

) Certo ( ) Errado

21 - Q35245 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

strogildo foi aprovado no concurso público pararovimento de cargo de analista judiciário de determinadoibunal, que foi homologado em 24 de novembro de 1997.strogildo, que estava doente, tomou posse por meio derocuração, mas só iniciou o seu trabalho efetivamente dez dias

Page 58: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 58/70

epois da posse, o que ocorreu em janeiro de 1998. Em 14 dearço de 2005, foi descoberto, pela autoridade competente, questrogildo aplicou R$ 30.000,00 na compra de um veículoopular para o referido tribunal, quando essa despesa não estavarevista no orçamento, sendo aquele recurso destinado à comprae material de informática. A autoridade competente determinou,a mesma oportunidade, a abertura de processo administrativo eportaria de instauração foi publicada no dia 16 de março de005. Astrogildo se aposentou em 24 de abril de 2004. Orocesso administrativo disciplinar foi concluído com aublicação do ato punitivo em 20 de março de 2007.

elo mesmo fato, Astrogildo foi processadoiminalmente, na forma do art. 315 do CP, mas foi absolvido porlta de provas. A alegação de prescrição penal foi rechaçada pela

entença, já que a mesma seria de 2 anos, na forma do art. 109 doP.

om base na situação hipotética apresentada acima e de acordoom o regime jurídico dos servidores públicos, julgue os itens de1 a 75.

ara que Astrogildo obtivesse a estabilidade, conforme o texto constitucional, bastariam o transcursoo prazo de 2 anos, a contar da data em que entrou em exercício, e, ainda, a aprovação em avaliaçãospecial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

) Certo ( ) Errado

22 - Q73353 ( Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas - Prova 2 / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

Constituição Federal, ao longo de seus quase 20 anos degência, passou por várias reformas, em especial no âmbito darganização do Estado. Julgue os itens seguintes de acordo coms inovações introduzidas pelas Emendas Constitucionais (ECs)º 20/1998, n.º 41/2003 e n.º 47/2005, inclusive em relação àterpretação dada pelo STF.

mulher que ingressou no serviço público antes da EC n.º 20/1998 poderá aposentar-se comroventos integrais, desde que tenha o total de trinta anos de serviço, sendo: vinte e cinco anos deetivo exercício no serviço público, quinze anos de carreira e cinco anos no cargo em que se der a

posentadoria e idade mínima de 60 anos, aplicando-se-lhe a redução de um ano de idade para cadano que exceder os 30 anos de serviço.

) Certo ( ) Errado

23 - Q73356 ( Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas - Prova 2 / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

servidor ocupante apenas de cargo comissionado desde período anterior à EC n.º 20/1998, e que

nha preenchido os requisitos para aposentadoria em 12 de janeiro de 2006, terá sua aposentadoriagida pelas mesmas regras da previdência pública para servidores.

) Certo ( ) Errado

Page 59: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 59/70

24 - Q58320 ( Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação - Prova 1 / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

democracia não é mais a escolha dos governantes,as, sim, a orientação sobre como se quer ser governado. Não hánção sem controle. O vetor democrático é pelo pluralismo, o

ue justifica a existência de vários órgãos de controle. Quantoais democrático o Estado, maior será o número de órgãos de

ontrole. A ligação entre democracia e legitimidade está no fatoe que esta é uma qualidade do poder. A legitimação está ligadao acesso ao poder, ao exercício do poder e, finalmente, àgitimação teleológica, pelo alcance dos resultados esperados.ão basta a legitimação formal, mas, sim, a legitimaçãoubstantiva, que se faz pela participação, pela processualidadeberta e pelo resultado.

endo o texto acima como referência inicial, julgue o item quee segue.

ulgado improcedente, no âmbito judicial, com trânsito em julgado, um pedido de reparação de danosroposto pela União contra um servidor público, sob o fundamento de inexistência de autoria, nãostaria impedido o TCU, no exercício do seu direito constitucional de controle da administração pública,e determinar a esse mesmo servidor a reparação do dano, pelo mesmo fato.

) Certo ( ) Errado

25 - Q205188 ( Prova: CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

servidor público da administração direta, autárquica ou fundacional investido no mandato de prefeitounicipal

) será necessariamente afastado do cargo, emprego ou função que esteja ocupando, sendo-lhecultado optar pela sua remuneração.

) perceberá, se houver compatibilidade de horários, as vantagens de seu cargo, emprego ou função,em prejuízo da remuneração do cargo eletivo.

) será afastado do cargo, emprego ou função que esteja ocupando, caso não haja compatibilidade deorários, sendo- lhe facultado optar pela sua remuneração.

) perceberá, incondicionalmente, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo damuneração do cargo eletivo.

26 - Q164566 ( Prova: CESPE - 2008 - FUB - Assistente Administrativo / Direito Constitucional / Administração PúblicaDisposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

Page 60: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 60/70

Constituição Federal de 1988, também denominadaonstituição Cidadã, prevê, entre outros relevantes temas, arganização do Estado, os direitos e garantias fundamentais,organização dos poderes, o serviço público e os direitos do

onsumidor. Com base no que preconiza essa Lei Maior, julgues seguintes itens.

erviço público é a prestação que a administração efetua de forma direta ou indireta para satisfazerma necessidade de interesse geral.

) Certo ( ) Errado

27 - Q8528 ( Prova: CESPE - 2008 - PGE-PB - Procurador de Estado / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; Organização do Estado - Da União; ) 

s terras tradicionalmente ocupadas pelos índios em caráter permanente, utilizadas para suasividades produtivas e imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-

star e às necessidades de sua reprodução física e cultural são consideradas bens

) públicos de uso especial, pertencentes à União.

) públicos de uso especial, pertencentes ao estado em que se localizem.

) públicos de uso especial, pertencentes ao município em que se localizem.

) públicos dominicais, pertencentes à União.

) particulares, pertencentes à comunidade indígena respectiva.

28 - Q46289 ( Prova: CESPE - 2008 - PGE-CE - Procurador de Estado / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; Ordem Social – Meio ambiente; ) 

desafetação é o fato ou manifestação de vontade do poder público, mediante o qual o bem deomínio público é subtraído à dominialidade pública para ser incorporado ao domínio privado do Estadou do administrado. Quanto às unidades de conservação, é correto afirmar que a desafetação

) ou redução de limites pode ser feita mediante lei municipal ou medida provisória.

) que não implique redução de limites pode ser instituída por portaria.

) que não implique redução de limites pode ser feita por decreto.

) ou redução de limites pode ser feita por decreto.

) ou redução dos limites de uma unidade de conservação só pode ser feita mediante lei.

29 - Q21261 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Direito / Direito Constitucional / Direitos eeveres Individuais e Coletivos; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m relação aos institutos do direito adquirido, da coisa julgadado ato jurídico perfeito, julgue os itens a seguir, de acordo comentendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal

STF).

Page 61: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 61/70

s servidores públicos de autarquias que promovem intervenção no domínio econômico têm direitodquirido a regime jurídico.

) Certo ( ) Errado

30 - Q21274 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Direito / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base nos princípios constitucionais que regem os servidoresúblicos, julgue os itens subseqüentes.

servidor que ocupa apenas cargo temporário de livre nomeação e exoneração, ao se aposentar,stará sujeito ao regime geral de previdência social.

) Certo ( ) Errado

31 - Q21276 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Direito / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om base nos princípios constitucionais que regem os servidoresúblicos, julgue os itens subseqüentes.

comportamento omissivo do presidente da República no que se refere à deflagração do processogislativo para a revisão geral de vencimento dos servidores públicos não implica o dever de a Uniãodenizar por perdas e danos.

) Certo ( ) Errado

32 - Q21277 ( Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Direito / Direito Constitucional / Administraçãoblica – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

parcela correspondente ao cargo comissionado acrescida ao vencimento de servidor que tambémcupa cargo efetivo integra a base de cálculo de sua contribuição previdenciária.

) Certo ( ) Errado

33 - Q5053 ( Prova: CESPE - 2007 - TRT-9R - Analista Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /

rganização do Estado - Da organização político-administrativa; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidoresblicos; ) 

ulgue os itens seguintes, a respeito da organização político-administrativa e da administração pública.

s funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos,estinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

) Certo ( ) Errado

34 - Q8342 ( Prova: CESPE - 2007 - TSE - Técnico Judiciário - Área Administrativa - TRE / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s partidos políticos com representação no Congresso Nacional

Page 62: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 62/70

) integram a administração federal indireta, na qualidade de serviços sociais autônomos.

) integram a administração federal indireta, na qualidade de autarquias especiais.

) integram a administração federal direta.

) não integram a administração pública.

35 - Q8411 ( Prova: CESPE - 2007 - TSE - Analista Judiciário - Área Administrativa - TRE / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

driana ocupa cargo de provimento efetivo no TSE, onde trabalha durante o dia, e é professora emma universidade privada, onde trabalha duas noites por semana. Nesse caso, a situação de Adriana

) é regular, pois a atividade de professora é compatível com a de servidora pública.

) é legal, pois a lei permite a acumulação de um cargo técnico com um cargo de professor.

) é inconstitucional, pois não a lei não permite da acumulação de cargo público com emprego emmpresa privada.

) inviabiliza que ela tome posse em outro cargo público.

36 - Q8414 ( Prova: CESPE - 2007 - TSE - Analista Judiciário - Área Administrativa - TRE / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m estudante de direito afirmou que "no direito brasileiro, os ocupantes de cargos vitalícios nãoodem perder seus cargos em decorrência de decisão administrativa". Essa afirmação é

) correta.

) errada, porque não existem cargos vitalícios no direito brasileiro, dado que os servidores públicose aposentam compulsoriamente aos setenta anos de idade.

) errada, porque todo agente público pode perder seu cargo em decorrência de processodministrativo disciplinar que observe o princípio do devido processo legal.

) errada, porque os ocupantes de cargos vitalícios não podem perder seu cargo.

37 - Q8415 ( Prova: CESPE - 2007 - TSE - Analista Judiciário - Área Administrativa - TRE / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

s fundações públicas são entidades da administração direta. Essa afirmação é

) correta.

) errada, pois as fundações são órgãos da administração direta.

) errada, porque as fundações são entidades da administração indireta.

) errada, pois as fundações não integram a administração pública e sim a administração privada dostado.

Page 63: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 63/70

38 - Q8416 ( Prova: CESPE - 2007 - TSE - Analista Judiciário - Área Administrativa - TRE / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

TSE realizou concurso para o provimento de cargos de nível médio, com prazo de validade de doisnos, prorrogável por igual período. Porém, passados dois anos da homologação do concurso, o prazoão foi prorrogado, embora houvesse ainda candidatos aprovados e não nomeados. Dois meses depoisesse decurso do prazo de validade, o TSE editou ato reinstituindo a validade do referido concurso,elo período de dois anos. Nessa situação hipotética, a referida reinstituição é

) inválida, por violação do princípio da legalidade.

) válida, em respeito ao princípio da razoabilidade.

) válida, em respeito ao princípio da economicidade.

) válida, em respeito ao direito adquirido.

39 - Q8417 ( Prova: CESPE - 2007 - TSE - Analista Judiciário - Área Administrativa - TRE / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m TRE publicou edital de concurso público para provimento de uma única vaga de ortodontista. Odital continha cláusula determinando que o concurso seria válido por seis meses, contados daomologação do concurso. Nessa situação, é correto afirmar que essa cláusula é

) válida.

) inconstitucional, pois a Constituição da República determina que a validade mínima de concursosúblicos é de 2 anos.

) ilícita, pois a lei determina que os concursos públicos devem valer por no mínimo 1 ano.

) inválida, porque é incompatível com o princípio da moralidade administrativa.

40 - Q122633 ( Prova: CESPE - 2006 - TJ-SE - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

e acordo com a Constituição Federal, julgue os seguintes itens.

s vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário podem ser superiores aos pagoselo Poder Executivo.

) Certo ( ) Errado

41 - Q122634 ( Prova: CESPE - 2006 - TJ-SE - Titular de Serviços de Notas e de Registros / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

e acordo com a Constituição Federal, julgue os seguintes itens.

o servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação exoneração não se aplica o regime geral da previdência social.

) Certo ( ) Errado

Page 64: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 64/70

42 - Q3677 ( Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Técnico em Regulação / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om a proximidade das eleições, movimentos sindicais iniciaram intensa mobilização, com a realizaçãoe paralisaçõesrelâmpago dos servidores, com vistas a pressionar o Poder Executivo a concederumento de salário a essa categoria por meio de medida provisória.

om relação a essa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

remuneração dos servidores públicos federais somente pode ser fixada ou alterada por lei específica;orém, apenas para o caso dos servidores públicos federais do Poder Executivo, é possível a utilizaçãoe medida provisória, que deve ser apreciada pelo Poder Legislativo, regra geral, no prazo máximo de20 dias, sob pena de perda da eficácia da medida desde a sua edição. 

) Certo ( ) Errado

43 - Q5866 ( Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Especialista em Regulação - Direito / Direito Constitucional / Ordemonômica e Financeira; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m requerimento de convocação endereçado ao presidente de uma comissão especial destinada aroferir parecer ao Projeto de Lei n.º 5.476, de 2001, que trata de tarifas de telefonia fixa, o autorpresentou a seguinte justificativa: "Presente ao Seminário sobre Assinatura Básica de Telefonia Fixa,romovido pela Comissão de Defesa do Consumidor, em 2/6/2005, o coordenador do Fórum Nacionalos PROCON disse que as tarifas básicas são muito 'generosas' e praticamente anulam os riscos daividade. Segundo ele, o modelo de privatização produziu para os empresários um modelo de lucro

erto. Esses contratos podem ser considerados nulos nos casos em que firam o Código de Defesa doonsumidor, afirmou. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

onsiderando-se corretas as afirmações contidas no texto sobre o valor das tarifas básicas, pode-seoncluir que o serviço de telefonia fixa não pode ser considerado um serviço público adequado, nosrmos da lei que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos

revisto no art. 175 da Constituição Federal.

) Certo ( ) Errado

44 - Q4084 ( Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Analista Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

noção de agência reguladora, como instituição resultantea progressiva reconformação da existência política em torno dem setor específico, e, portanto, utilizando-se um termo de Hegel,omo substancialidade imediata do espírito, pode apresentar-se emma roupagem de viés corporativo totalizante, como espaço quencarne uma facção de interessados - daí o fenômeno conhecidoor captura do órgão regulador, em que há a contaminação dospaço público pelos interesses particulares de quaisquer dosartícipes como fins -, ou pode firmar-se na posição a elaesignada de espaço de suspensão de particularidades

o governo, do Congresso, da sociedade civil, dos usuários, das empresas,m nome de uma persona destinada a ser parte de um projeto maior deoexistência de interesses particulares.

árcio Iório Aranha. Agência reguladora e espaço público:ua funcionalidade como espaço de exercício da virtude política.

Page 65: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 65/70

: Direito das telecomunicações: estrutura institucional regulatóriainfra-estrutura das telecomunicações no Brasil. Brasília: JR Gráfica,005 (com adaptações). 

onsiderando o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, acerca da disciplinaonstitucional e legal da administração pública.

s atribuições legais dos cargos que compõem a carreira de regulação e fiscalização de serviçosúblicos de telecomunicações encontram fundamento na competência do Estado brasileiro,xpressamente prevista no texto constitucional de 1988, de agente normativo e regulador da atividadeconômica.

) Certo ( ) Errado

45 - Q4085 ( Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Analista Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

presidente ou diretor-geral ou diretor-presidente e os demais membros do conselho diretor e daretoria das agências reguladoras devem ser brasileiros natos, escolhidos pelo presidente daepública e por ele nomeados, após aprovação pelo Senado Federal.

) Certo ( ) Errado

46 - Q4087 ( Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Analista Administrativo / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

direito de o administrado ter ciência da tramitação dos processos administrativos em curso naNATEL nos quais tenha a condição de interessado fundamenta-se, entre outros, no princípio

dministrativo constitucional da publicidade e no direito de receber dos órgãos públicos informações deeu interesse particular.

) Certo ( ) Errado

47 - Q11775 ( Prova: CESPE - 2005 - TRE-MA - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

uanto às normas constitucionais relativas aos servidores públicos, assinale a opção incorreta.

) A regra do concurso público não se aplica às empresas públicas e sociedades de economia mista.

) A Carta Magna estabelece o concurso público como regra para todas as admissões da administraçãoública, vedando expressamente tanto a sua ausência, quanto o seu afastamento fraudulento por meioe transferência de servidores públicos para cargos diversos daqueles para os quais foramriginariamente admitidos. As exceções ao princípio constitucional do concurso público somentexistirão com expressa previsão na própria Constituição, sob pena de nulidade.

) A Constituição da República ampliou os direitos sociais dos servidores públicos civis, permitindo-es tanto o direito à livre associação sindical, quanto o direito de greve, este último exercido nos

rmos e nos limites definidos em lei específica.

) A Constituição Federal permite a acumulação remunerada de dois cargos ou empregos privativos derofissionais de saúde, com profissões regulamentadas, desde que haja compatibilidade de horários.

Page 66: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 66/70

) A Constituição Federal consagrou a regra que garante a estabilidade do servidor público nomeadoara cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, após três anos de efetivo exercício.

48 - Q101337 ( Prova: CESPE - 2005 - SEAD-PA - Procurador / Direito Constitucional / Administração Pública – sposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

arlos é contratado pela União, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária dexcepcional interesse público.

essa situação hipotética, Carlos é tecnicamente considerado

) servidor público ocupante de cargo efetivo.

) servidor público ocupante de cargo em comissão.

) empregado público.

) agente público.

) agente político.

49 - Q4464 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Técnico Judiciário - Área Serviços Gerais / Direito Constitucional / Poderdiciário – Disposições gerais; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

oão da Silva é, desde 2001, servidor público efetivo do quadro de pessoal dem tribunal regional do trabalho. Em janeiro de 2005, quando ocupava funçãoomissionada não subordinada diretamente à presidência do tribunal, constatoudesaparecimento de um microcomputador que ele havia recebido na véspera.om o intuito de esconder o ocorrido e livrar-se da responsabilidade, João dalva retirou da repartição os documentos atinentes à entrega doicrocomputador, que ainda estavam sob sua guarda. O processo

dministrativo disciplinar que foi instaurado em decorrência do caso,oncluiu, após o devido contraditório e a ampla defesa, que houve culpa deoão da Silva com relação ao desaparecimento do microcomputador e doloom referência à destruição dos documentos. Foi aplicada a João da Silva umaena disciplinar de suspensão de quinze dias. Inconformado com essa punição,e impetrou mandado de segurança.

onsiderando a situação hipotética descrita acima e as disposições da

ei n.º 8.112/1990 e da Constituição Federal vigente, julgue os itens seguintes.

aso a aplicação da penalidade a João da Silva fosse decidida administrativamente pelo plenário doibunal regional do trabalho, a decisão, por imposição da Constituição Federal, deveria ser motivada em sessão pública, além de ser tomada pelo voto da maioria absoluta dos membros do colegiado.

) Certo ( ) Errado

50 - Q4465 ( Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Técnico Judiciário - Área Serviços Gerais / Direito Constitucional /

dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; Remédios Constitucionais – Habeas Corpus, Habeas Data,andado de Segurança, Mandado de Injunção e Ação Popular; ) 

mandado de segurança referido no texto é uma ação prevista na Constituição Federal que tem pornalidade proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o

Page 67: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 67/70

sponsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica noxercício de atribuições do Poder Público.

) Certo ( ) Errado

51 - Q103066 ( Prova: CESPE - 2004 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

m cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a serlgada.

TRT da 10. Região pretende realizar concurso público a para preencher cargos de analista judiciário.essa situação, é compatível com o texto constitucional determinação editalícia estabelecendo que ooncurso será válido pelo prazo improrrogável de um ano.

) Certo ( ) Errado

52 - Q277715 ( Prova: CESPE - 2004 - AGU - Advogado / Direito Constitucional / Direitos e Deveres Individuais eoletivos; Direitos Sociais; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

om relação aos direitos e garantias individuais e coletivos, aosreitos sociais e sua efetivação e aos princípios constitucionaiso trabalho, julgue os itens seguintes.

ão há ofensa ao princípio da irredutibilidade salarial, aplicado à administração pública, se,multaneamente a aumento do salário-base, que assegure, ao final, um aumento do valor nominal damuneração, reestrutura-se a composição da remuneração, reduzindo-se os percentuais das

ratificações percebidas pelos servidores, sem que isso implique redução nominal do valor dessaratificação.

) Certo ( ) Errado

53 - Q277719 ( Prova: CESPE - 2004 - AGU - Advogado / Direito Constitucional / Administração Pública – Disposiçõeserais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens subseqüentes com referência aos princípiosonstitucionais da administração pública, ao processo legislativoaos crimes de responsabilidade do Presidente da República eos Ministros de Estado.

transparência e a desburocratização são, entre outras, obrigações do Estado decorrentes do princípioa eficiência.

) Certo ( ) Errado

54 - Q4736 ( Prova: CESPE - 2004 - TRE-AL - Técnico Judiciário - Especialidade - Telefonia / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

ulgue os itens a seguir, acerca dos direitos administrativo, constitucional e eleitoral.

s partidos políticos integram a administração pública direta.

) Certo ( ) Errado

Page 68: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 68/70

55 - Q4737 ( Prova: CESPE - 2004 - TRE-AL - Técnico Judiciário - Especialidade - Telefonia / Direito Constitucional /dministração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

omente podem ser nomeadas para cargos públicos de provimento efetivo pessoas previamenteprovadas em concurso público de provas ou de provas e títulos.

) Certo ( ) Errado

56 - Q39093 ( Prova: CESPE - 2004 - Polícia Federal - Agente Federal da Polícia Federal - Nacional / Direitoonstitucional / Defesa do Estado e as Instituições Democráticas; Administração Pública – Disposições Gerais e Servidoresblicos; ) 

om referência ao direito brasileiro, julgue os itens que seeguem.

Polícia Federal é incompetente para investigar crimes cometidos contra sociedades de economiaista porque esse tipo de pessoa jurídica não integra a administração pública direta nem a indireta.

) Certo ( ) Errado

57 - Q300247 ( Prova: CESPE - 2003 - TJ-DF - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados / Direitoonstitucional / Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos; ) 

Constituição da República, em seu art. 39, § 3.º, estendeu aos servidores ocupantes de cargoúblico, alguns direitos estabelecidos no art. 7.º, entre eles o direito ao adicional de remuneração paras atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. Em face disso, um servidor público

vil pertencente ao quadro de pessoal de determinado Estado da Federação impetrou mandado dejunção, sob a alegação de que a ausência de lei regulamentadora estaria inviabilizando o exercício doreito garantido pela Constituição.

onsiderando a situação hipotética acima descrita, assinale a opção correta.

) O direito objeto do litígio mencionado está inserido no rol dos direitos sociais, denominados pelaoutrina como direitos fundamentais de segunda geração, que são caracterizados por ações positivaso Estado, tendo por finalidade a melhoria de condições de vida aos hipossuficientes, visando àoncretização da igualdade social.

) Mesmo se tratando de servidor público estadual, a edição da norma infraconstitucionalgulamentadora da matéria em questão é de responsabilidade da União, que tem competênciaxclusiva para legislar sobre direito do trabalho.

) A lei regulamentadora referente à questão em apreço deve excluir da sua incidência asabalhadoras e os menores, visto que a Constituição da República proíbe qualquer trabalho noturno,enoso, perigoso ou insalubre às mulheres e aos menores de dezoito anos de idade.

) Por força da Carta Magna Federal, os direitos sociais estendidos aos servidores públicos sãoxcluídos do regime jurídico de direito público a eles inerentes, e têm aplicação imediata,dependentemente da edição de norma infraconstitucional regulamentadora.

) Diferentemente do que ocorre no caso dos direitos e deveres individuais e coletivos, não é cabívelandado de injunção quando a falta de norma regulamentadora torna inviável o exercício de direitos

ociais previstos na Constituição da República.

Page 69: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 69/70

Page 70: Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

7/22/2019 Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos

http://slidepdf.com/reader/full/administracao-publica-disposicoes-gerais-e-servidores-publicos 70/70

- E 2 - E 3 - E 4 - D 5 - C 6 - D 7 - B 8 - E 9 - C 10 - E

- E 22 - C 23 - C 24 - C 25 - E 26 - E 27 - E 28 - C 29 - E 30 - C

- E 32 - E 33 - C 34 - C 35 - E 36 - E 37 - C 38 - E 39 - C 40 - E

- C 42 - E 43 - C 44 - C 45 - C 46 - C 47 - C 48 - E 49 - C 50 - E

- A 52 - E 53 - e 54 - B 55 - D 56 - E 57 - E 58 - E 59 - C 60 - A

- D 62 - D 63 - B 64 - A 65 - C 66 - E 67 - C 68 - E 69 - C 70 - C

- E 72 - C 73 - E 74 - C 75 - C 76 - A 77 - C 78 - E 79 - B 80 - C

- C 82 - C 83 - E 84 - C 85 - E 86 - C 87 - C 88 - A 89 - C 90 - E

- C 92 - A 93 - A 94 - C 95 - E 96 - D 97 - C 98 - C 99 - A 100 - C

01 - E 102 - E 103 - A 104 - E 105 - C 106 - E 107 - C 108 - E 109 - C 110 - C

1 - C 112 - C 113 - C 114 - E 115 - E 116 - C 117 - E 118 - E 119 - C 120 - C

21 - E 122 - E 123 - E 124 - E 125 - C 126 - D 127 - E 128 - C 129 - C 130 - E

1 - E 132 - E 133 - C 134 - C 135 - E 136 - E 137 - E 138 - C 139 - C 140 - E

51 - C 152 - E 153 - C 154 - C 155 - E 156 - C 157 - C 158 - E 159 - C 160 - E

61 - C 162 - B 163 - E 164 - E 165 - C 166 - E 167 - E 168 - C 169 - C 170 - E

71 - E 172 - C 173 - E 174 - C 175 - B 176 - E 177 - B 178 - C 179 - C 180 - E

81 - E 182 - E 183 - E 184 - E 185 - B 186 - E 187 - C 188 - E 189 - C 190 - B

91 - D 192 - C 193 - C 194 - C 195 - B 196 - A 197 - A 198 - C 199 - C 200 - C

01 - D 202 - E 203 - E 204 - C 205 - C 206 - E 207 - C 208 - D 209 - E 210 - E

1 - E 212 - C 213 - C 214 - B 215 - C 216 - E 217 - C 218 - C 219 - C 220 - E

21 - C 222 - E 223 - E 224 - E 225 - A 226 - C 227 - A 228 - E 229 - E 230 - C

1 - C 232 - E 233 - C 234 - D 235 - A 236 - A 237 - C 238 - A 239 - A 240 - E

41 - E 242 - C 243 - C 244 - C 245 - E 246 - C 247 - A 248 - D 249 - C 250 - C

51 C 252 C 253 C 254 E 255 C 256 E 257 A 258 E 259 E