administraÇÃo financeira

18
Administração Financeira Situação Problema 3 GRUPO 4 Aline Araújo Marco Antonio Fioritti Matheus Garcia Medeiros Raissa dos Santos

Upload: raissa-gomes-dos-santos

Post on 20-Aug-2015

550 views

Category:

Economy & Finance


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Administração Financeira

Situação Problema 3

GRUPO 4

Aline Araújo

Marco Antonio Fioritti

Matheus Garcia Medeiros

Raissa dos Santos

Page 2: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Definição do problemaComo o planejamento financeiro pode

contribuir para evolução da empresa e de seus produtos?

Page 3: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Tópicos de pesquisa• Gestão de tesouraria• Ciclo operacional• Ciclo financeiro e econômico• Capital de giro• Capital de giro líquido• Necessidade de capital de giro• Giro de caixa• Contas a receber e a pagar• Fluxo de caixa• Política financeira

Page 4: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Gestão de Tesouraria

A Tesouraria é o setor responsável por todo o sistema de controle financeiro. O objetivo da gestão da tesouraria é garantir recursos para que a empresa liquide seus compromissos de forma eficiente, ou seja, com um mínimo de recursos ociosos ou subutilizados no caixa.

O principal instrumento de trabalho da tesouraria é o fluxo de caixa, as contas bancárias, liberar recursos para pagamentos e aplicações. 

Page 5: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Ciclo EconômicoO ciclo econômico engloba

fundamentalmente toda a base de produção da empresa, ou seja, estocagem de matérias-primas, fabricação e venda.

CE = PMEmp + PMF + PMV

Page 6: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Ciclo OperacionalO ciclo operacional total é composto de todas

as fases operacionais da empresa, iniciando-se no momento de recebimento dos materiais a serem utilizados no processo de produção e encerrando-se na cobrança das vendas realizadas.

COT = PMEmp + PMF + PMV + PMC

Page 7: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Ciclo FinanceiroTambém conhecido como Ciclo de caixa é o

tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro.

CF = CO - PMPF

Page 8: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Capital de GiroO capital de giro também é conhecido por

capital circulante, corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional. O Capital de giro fica girando dentro das organizações, e cada vez que sofre transformações em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade.

Page 9: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Como calcular meu capital de giro?

Some todas as suas contas a receber mais o valor que tem em estoque. Some também todas as contas a pagar e o valor a pagar em impostos e despesas. Ao diminuir um pelo outro, você terá o valor do capital necessário para fazer sua empresa funcionar em um período de tempo, o capital de giro.

Page 10: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Capital de giro líquido

Ativo circulante é o dinheiro que a empresa tem em caixa, mais os recursos que podem ser transformados em dinheiro em curto prazo, como por exemplo: Estoques, Contas a receber, Aplicações Financeiras, etc.

Passivo circulante são as contas de curto prazo como por exemplo: Pagamento de Fornecedores, Empréstimos bancários, salários, duplicatas a pagar).

O resultado desta conta do Ativo Circulante menos o Passivo circulante é chamada de Capital de Giro Líquido.

Page 11: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Necessidade de capital de giro

A necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira.

O grande ponto da gestão do capital de giro é não deixar que falte capital para o fechamento do ciclo e, quando preciso, manter a necessidade de capital de giro a menor possível.

Page 12: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Exemplo:

• Necessidade de capital de giro

Page 13: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Giro de caixaO giro de caixa representa o número de vezes

em que o caixa girou no período de análise, utilizando a mesma conceituação teórica do giro do estoque, contas a receber e contas a pagar.

Quanto maior for o giro de caixa, menor será a necessidade de caixa para suportar as operações. Da mesma forma que o giro do estoque, o giro do caixa deve ser maximizado, sem no entanto, incorrer no risco da falta de recursos.

Page 14: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Contas a pagar e receber

As contas a receber, ao contrário, são as obrigações que pessoas ou outras empresas assumiram com a sua empresa. Oferecer pagamentos a prazo pode ser um grande atrativo para conquistar novos clientes. As pessoas são atraídas pela possibilidade de comprar e pagar depois. Porém, isso também significa que os clientes poderão atrasar os pagamentos.

Contas a pagar trata-se, principalmente, de acompanhar as compras e contratos e garantir que todos os pagamentos sejam efetuados corretamente, após a constatação de que são verdadeiros e exatos, ou seja, que se está pagando pelo que realmente foi recebido ou consumido pela empresa.

Page 15: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Fluxo de CaixaÉ uma ferramenta de apoio, que o empreendedor

preenche com os dados financeiros da empresa em um determinado período. Ele pode ser diário, semanal ou até mesmo mensal. O fluxo de caixa tem 5 partes básicas:• Saldo inicial: é o dinheiro disponível em caixa e em

todas as contas bancárias.• Entradas de caixa:  São vendas a vista e outros

recebimentos do dia.• Saídas de caixa: São todos os pagamentos feitos no dia.• Saldo operacional: É o resultado das Entradas de

caixa menos as Saídas de caixa.• Saldo final de caixa É a soma do Saldo inicial com

o Saldo operacional.

Page 16: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Exemplo:

• Fluxo de Caixa

Page 17: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

• Política financeiraA política financeira é a área de maior

dinamismo do cenário mundial, onde são realizados todos os negócios envolvendo a mercadoria mais cobiçada por todos nós e, sem sombra de dúvidas, o que todas as pessoas no mundo também o estão: o dinheiro; sendo ela no país ou na forma de negócio que for.

Page 18: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

CONCLUSÕES FINAISPode-se concluir que o planejamento financeiro é

fundamental para continuidade das empresas, e que toda a empresa necessita de ter um bom planejamento, mas para isso a peça chave é o gestor financeiro, capacitado, habilitado que pode planejar o futuro da sua empresa utilizando-se de ferramentas baseadas nas informações geradas por sua própria administração, que irá permitir a esse gestor executar seus planos traçados, e se eventualmente encontrar alguma mudança no decorrer do caminho, terá meios para fazer a correção durante o processo de execução sem interromper ou causar danos a qualquer projeto da empresa. Enquanto Osvaldo estiver no seu processo de capacitação ele deve procurar um profissional qualificado para que possa auxiliá-lo nos processos administrativos da empresa.