adams outdoor 40

16
#40

Upload: adamsoutdoor

Post on 06-Apr-2016

257 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista digital da Adams Superlifts.

TRANSCRIPT

Page 1: Adams Outdoor 40

#40

Page 2: Adams Outdoor 40
Page 3: Adams Outdoor 40
Page 4: Adams Outdoor 40

Quem diria que um dia teríamos uma picape entre os carros mais vendidos do Brasil. O Brasil tem uma forte tradição no uso delas. Uma coisa antiga. Iniciada com as F100, Chevrolet Brasil La no final dos anos 50.

Passaram-se décadas e as picapes sempre andaram a base de motores v8 a gasolina. Mas nos anos 70 o diesel chegou e criou-se um novo padrão de economia para estas maquinas de duas toneladas. Bom as vendas... Nunca chegaram assustar outros veículos do mercado. As Pick Ups foram inicialmente selecionadas para o trabalho. Seja rotineiro ou casual. Nas propriedades rurais e também nas pequenas empresas urbanas. Máquinas que caíram no gosto do publico. Mesmo os recém moradores dos grandes centros, mas ainda com um “pé no mato”.

O mundo mudou, e downsizing passou a apertar este mundo mágico e beberrão. Logo as grandes seriam substituídas pelas compactas. Agora não como apenas uma opção, mas uma nova realidade. Com a crise do petróleo de 1974, o Brasil logo seguiu a linha européia. Onde tudo era bem menor. .

Em 1978 com a chegada da Fiat ao Brasil. Surgia a primeira picape derivada de automóveis. Inicialmente um projeto acanhado que carregavam 500 quilos em terreno plano e tinha como base a Fiat 147. Chegando a ter ate versão furgão. Mas era feia de doer, frágil e apodrecia como as frutas. Lembro-me do dia em que me deparei com uma em Cascavel (PR), era simplesmente ridícula, perante a ostentação de uma F1000...

Num mercado mutante... O rumo foi seguido pela Ford. Em 1982 a tradicional fabricante de picapes, lançou o modelo Pampa, baseada no Ford Corcel. Veiculo que venderia ate 1997, 380.000 unidades. Projeto robusto para seu tamanho. Econômica com o motor CHT 1.6 e depois com o 1.8.

Neste ano a Volkswagen entrou em cena. Transformando seu produto mais vendido, o hatch Gol em uma small truck chamada de Saveiro. Nada de motor refrigerado a água 1.6, 1.8. Na época usava mesmo o bom e velho motor de Fusca. Da primeira versão do gol. Logo ficou conhecido por chaleira...

Em 1984 a Chevrolet iniciava sua Chevy 500 derivada no superstar Chevette. Com a indefectível tração traseira do mesmo. O que foi abandonado na picape Corsa e finalmente na Montana em 2003.

Mesmo assim no topo do pódium ainda corria a clássica Ford Pampa. Que inclusive teve sua versão 4x4... Que poderia ter sido melhor. Mas a pobreza do projeto aniquilou a mesma. Ficando uma previa do

que seria a suspensão de uma picape media com 4x4.

Nestes tempos a Fiat como sempre estava ha frente do seu tempo e mantinha a picape Fiorino em varias versões. Furgão, picape frigorifica ou aventureira. E ai abre-se um novo capitulo. A Adventure insere as mini picapes no mundo dos jovens Aventureiros.

Em 1997 chega a Ford Currier, baseada no compacto Fiesta em nada lembrava a rusticidade da Irma mais velha. Mas em termos de ergonomia e mecânica já se apresentava superior aos concorrentes.

Na verdade La nos idos de 1980 ninguém dava bola para estes veículos. Eram apenas usados para trabalho. Não tinha conforto, muito menos desempenho. So que nestes quase 40 anos o mercado mudou.

Mas e porque falar destas velharias, mal concebidas e ate problemáticas. Bom, elas são à base de produtos de grande sucesso no Brasil de hoje. Onde as picapes pequenas passaram a vender como água.

Olhe o exemplo da mesma Fiat Strada lançada em 2001, vendeu 122.000 unidades no ano de 2013. Um número forte, se comparado a picape líder de mercado no segmento médio. Que não vende 50 por cento disso. São 03 configurações de motor, dois de cambio e 03 de cabine e ate três portas. Um projeto vencedor no Brasil como a F150 tem sido nos USA (Guardadas as devidas proporções). Pior, o preço vai de 33 mil reais a praticamente 60 mil reais na versão ponta da pirâmide.

Em segundo lugar (72.000 unidades em 2013) vem a não menos afamada Volkswagen saveiro, não tão configurável quanto à concorrente. Tem agora cabine dupla também. Mas o preço... Quase 60 mil também na versão Cross...

O engraçado é que com R$ 75 mil o cidadão escolhe entre Ranger e S10 CD, com chassis e capacidade de carga de mais de 1000 kgs. Mas ninguem liga. Na hora da manutenção e que a diferença de tamanho ajuda o consumidor.

Não há como negar, as pequenas picapes tomaram conta das ruas e estradas brasileiras. Detalhe somos o único pais do mundo que dispõem de tantos modelos neste segmento.

Page 5: Adams Outdoor 40
Page 6: Adams Outdoor 40
Page 7: Adams Outdoor 40
Page 8: Adams Outdoor 40
Page 9: Adams Outdoor 40
Page 10: Adams Outdoor 40
Page 11: Adams Outdoor 40
Page 12: Adams Outdoor 40
Page 13: Adams Outdoor 40
Page 14: Adams Outdoor 40
Page 15: Adams Outdoor 40
Page 16: Adams Outdoor 40