actualidade antonio cotrim/lusa cada vez mais genk 1 ... · com nova peça ‘um sonho pra dois ......

24
Sexta-feira 9 Novembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1915 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Proposta tira oito freguesias à cidade do Porto CUSTO ZERO PÁGINA 04 Vila do Conde está à procura de oito novas vozes talentosas no País VIAGENS PÁGINA 17 Descubra as nossas boas propostas para celebrar a tradição do São Martinho Cada vez mais portugueses estão a pedir casas sociais Número de pedidos para aceder à habitação social duplicou no último ano e meio em Portugal. Consultores do Governo alertam para previsões muito optimistas PUB ACTUALIDADE PÁGINA 08 ACTUALIDADE PÁGINA 06 GRANDE PORTO PÁGINA 05 Guerra biológica ao mosquito da dengue é solução ACTUALIDADE PÁGINA 07 Pereira e Souza com nova peça ‘Um Sonho pra Dois’ é tema de conversa com os actores. EM ENTREVISTA PÁGINAS 02-03 Quase... DESPORTO PÁGINA 18 Leões estiveram a vencer até aos 90+1’ mas deixaram-se empatar. Apuramento na Liga Europa é agora muito difícil. Sporting 1 Genk 1 ANTONIO COTRIM/LUSA Heidi Klum anfitriã da Gala MTV em Frankfurt FAMA & TV PÁGINA 23 Nova criação de Rui Horta em Guimarães ARTE & LAZER PÁGINA 17

Upload: vanlien

Post on 13-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sexta-feira 9 Novembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1915 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Proposta tira oito freguesias à cidade do Porto

CUSTO ZERO PÁGINA 04 Vila do Conde está à procura de oito novas vozes talentosas no País

VIAGENS PÁGINA 17

Descubra as nossas boas propostas para celebrar a tradição do São Martinho

Cada vez mais portugueses estão a pedir casas sociaisNúmero de pedidos para aceder à habitação social duplicou no último ano e meio em Portugal.

Consultores do Governo alertam para previsões muito optimistas

PUB

ACTUALIDADE PÁGINA 08

ACTUALIDADE PÁGINA 06

GRANDE PORTO PÁGINA 05

Guerra biológica ao mosquito da dengue é solução

ACTUALIDADE PÁGINA 07

Pereira e Souza com nova peça‘Um Sonho pra Dois’ é tema de conversa com os actores.

EM ENTREVISTA PÁGINAS 02-03

Quase...DESPORTO PÁGINA 18

Leões estiveram a vencer até aos 90+1’ mas deixaram-se empatar. Apuramento na Liga Europa é agora muito difícil.

Sporting 1 Genk 1

ANTONIO COTRIM/LUSA

Heidi Klum anfitriã da Gala MTV em Frankfurt

FAMA & TV PÁGINA 23

Nova criação de Rui Horta em Guimarães

ARTE & LAZER PÁGINA 17

Ricardo Pereira-Fernanda SouzaEM ENTREVISTA

Como é que se conhece-ram?

RICARDO - Ela trabalha desde os cinco anos de idade, conhe-ce toda a gente, devemos ter sido apresentados por uma amiga, uma das dez Fernan-das… FERNANDA - Temos muitas Fer-nandas na Globo (ri); mas de-pois ele fez uma particpação em Toma lá, Dá Cá, como meu par romântico, estivemos jun-tos em programas de televisão, houve muitas coincidências gostosas. Estiveram juntos na novela Aquele Beijo... RICARDO - Sim, sim, eu era cunhado dela… FERNANDA - Aí trabalhámos jun-to literalmente, e foi aí que a nossa amizade se estreitou. Pensámos um no outro quan-do depois da novela tivemos vontade de ir ao teatro. O que é que faz um actor de te-lenovela querer a experiência do teatro? FERNANDA - A actuação de uma novela e do teatro é muito di-ferente. Como actor é como uma reciclagem, você desen-ferruja todo o seu corpo, usa a máxima potência da sua voz, é muito importante. E há o gos-to de correr o país todo, e levar o teatro a terras onde o teatro normalmente não vai, é obri-gação do actor brasileiro. O teatro é estar sem rede? FERNANDA - É. Saber se virar, improvisar, se alguma coisa corre mal é preciso ter uma grande cumplicidade com o seu parceiro. Graças a Deus, eu tenho com o Ricardo.

RICARDO - É outra linguagem, é usar o corpo na sua totalida-de. Em teatro, o espectador ob-serva o actor da ponta do ca-belo a ponta do pé, é um outro registo. Nunca tinha feito tea-tro no Brasil, excepto como ac-tor convidado em duas peças, porque nunca tinha tempo de agenda, e tem sido muito bom. Desta vez há uma outra novida-de, a do Ricardo pela primeira vez como produtor? RICARDO - Sim é uma experiên-cia nova, mas faço parte de uma equipa, aqui e no Brasil, e como se diz no Brasil, estamos todos “afim” de fazer a peça, por isso tem sido simples.

A comédia também não era o registo do Ricardo? RICARDO (ri) - Estou a aprender com ela, ela é top. Ela leva-me na asa dela, porque esta peça é uma comédia rasgada. FERNANDA - Ele está óptimo. Para fazer comédia é preciso liberdade, permitir-se ser en-graçado, não se criticar, espe-rar o tempo da plateia, porque às vezes a risada está no silên-cio e não na fala. E é preciso sa-ber fazer a pausa para ouvir a gargalhada. O Ricardo se jo-gou na comédia de cabeça, é cárismático, consegue tirar gargalhadas do público com toda a facilidade.

«Para fazer comédia é preciso liberdade, não se criticar, pegar o tempo da plateia. O Ricardo se jogou nisso de cabeça» Fernanda

ISABEL STILWELL E VERA VALADAS FERREIRA «Aprendi a fazer com

6ª Feira · 9 de Novembro de 201202 ·

AMOR DE PAI

O primeiro Natal do Vicente«O Vicente vai passar o pri-meiro Natal da vida dele em Portugal, e isso é bom, mas eu também não passo cá o Natal há muito, muito, muito tempo. Estava a pre-cisar, por isso é quase o pri-meiro Natal do Ricardo também… Há quatro meses que estamos em tournée. Precisamos todos de, quando a peça acabar, ir cada um para o quentinho da sua família.»

CENÁRIO ÀS COSTAS

A cama é portuguesa «Andar com o cenário às cos-tas: um armário, uma cama, duas mesas de cabeceira, tela, etc, tem sido uma aven-tura», conta Ricardo. «Desde pedir ajuda para companhias aéreas – algumas facilitaram outras não –, a andar com o cenário de estado para estado, de carrinha, autocar-ro, camião. Já ficou em casa da Fernanda. Tem acontecido de tudo. Veio tudo para Por-tugal, só não veio a cama». O Leo interrompe, divertido, «Fui comprar a cama, sentei- -me nela para ver se estava boa, e está aprovadíssima.»

O que quer dizer com “não se criticar”? FERNANDA - Quando alguém es-tá a fazer uma cena não pode estar a perguntar-se “ai, isso não é bom, ai isso é bom”, por-que pode perder uma piada, uma gag, como dizemos. Tem de ser livre, tem de experimen-tar, e o público umas vezes ri mais, outras menos, mas não pode podar o seu trabalho. Cada um tem de encontrar a sua graça, às vezes no corpo, na expressão, cada actor tem o seu jeito. RICARDO - O não se criticar é não ter medo de arriscar, até porque o actor só acerta de-pois de experimentar muito. FERNANDA - Se falha, no dia se-guinte tenta diferente. Cada dia é diferente. Já acordaram alguma vez ao lado de um desconhecido, milio-nário ainda por cima? FERNANDA - Graças a Deus, não. RICARDO - Este Edu depois de um primeiro momento de sus-to, começa a lembrar-se que já conheceu a mulher que tem ao lado e que ela é milionária, e então pensa “espera aí que isto pode ser interessante” … FERNANDA (às gargalhadas) - mas ela é de família libanesa, então, espera aí, isto pode ser perigoso. Há que tomar cuida-do com quem se acorda ao lado. Pelo que sei, a peça tem humor, e emoção… FERNANDA - Sim, se ouve rir e rir, mas depois conseguimos escutar gente a fungar discre-tamente, e isso é um prémio para nós. Conduzir o especta-dor do humor à emoção e sur-preender, é prémio mesmo. A Fernanda foi campeã de dança, como é que é ficar quie-

ta uma hora e meia numa cama a conversar? FERNANDA - Tem um elemento físico na peça, um objecto, que acaba atrapalhando os movi-mentos, obrigando a trabalhar mais o corpo. Então a dança foi uma óptima preparação para chegar ao teatro com energia… Está a falar das algemas? FERNANDA - Como sabe? RICARDO - Ela sabe demais... FERNANDA - Era esse o objecto de que falava há pouco, sim. Para vocês as relações são prisões, algemas? FERNANDA - Podem ser uma prisão, quando um não dá li-berdade ao outro, ou ser uma prisão voluntária e deliciosa. RICARDO - Não é uma prisão, é um vínculo, uma união. Há uniões que são prisões, mas as uniões saudáveis são aquelas em que cada um tem a sua per-sonalidade mas vivem uma vi-da em conjunto. Não quero acreditar que as algemas e a prisão sejam o símbolo de uma relação. Ricardo, vai falar em português do Brasil? RICARDO - A peça é brasileira, é um homem brasileiro, só faz sentido que fale em português do Brasil. Para mim foi um grande desafio, é muito mais texto do que na novela, e em nenhum momento posso vaci-lar. Felizmente os portugueses estão habituados às novelas brasileiras e não têm dificulda-de em compreender. Para a próxima faz a Fernanda em português de Portugal… FERNANDA (ri) - Não sei se sou capaz. RICARDO - Daqui a dois meses já vai falar na perfeição (ri).

BIOGRAFIAS RICARDO PEREIRA

Ricardo da Silva Tavares Pereira nasceu em Lisboa, a 14 de Setembro de 1979. Em 2000 estreou-se como actor no Teatro Nacional D. Maria II, na peça Real Caçada ao Sol, de Peter Shaffer. Mas foi na TV que ganhou popularidade em produções para os vários canais nacionais. Quatro anos depois salta o Atlântico e aterra em Como Uma Onda, a novela da Globo das 18h00, a 1.ª protagonizada por um ‘emigrante’. Seguiram-se lá e cá (na SIC) Prova de Amor, Pé na Jaca, Jura, Floribella, Negó-cio da China, Perfeito Coração, Insensato Coração e Aquele Beijo. Com Sofia Cerveira apre-senta o magazine E-Especial.

édia com ela»

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

6ª Feira · 9 de Novembro de 2012 · 03

FOTOS DR

SUCESSO

45 mil espectadores em 26 salasUm Sonho Pra Dois estará em cena até 22 de Dezembro no Teatro Villaret, em Lisboa. A peça chega a Portugal 7 meses após a estreia no Bra-sil. O espectáculo já foi visto por mais de 45 mil espectado-res em 26 salas brasileiras. Neste texto de Rafael Primot, com encenação de Michel Ber-covitch, Edu (Ricardo Pereira), um jovem jornalista, e Cléo (Fernanda Souza), filha de um empresário milionário, acor-

dam juntos na mesma cama, trancados num quarto de hotel, sem nunca se terem conhecido. Sem se lembrarem do que aconteceu, os dois tentam des-vendar o mistério que os colo-cou nesta situação tão inusi-tada. No meio de muitas dúvi-das e várias confusões, numa noite de peripécias, aparente-mente estranha e inexplicável, o amor parece surgir como um sonho. Uma comédia cheia de mistério e romance.

PASSATEMPO DESTAK

Escreva o seu finalUm Sonho pra Dois leva- -nos, entre gargalhadas e muitas emoções, a um universo em que nem tudo é o que parece ser. Num exercício de imaginação, o que o Destak lhe propõe é atrever-se a escrever, em poucas linhas, um final dife-rente para esta história que começa de forma caricata. Para concorrer basta publi-car o seu final alternativo na página do Facebook do Jor-

nal Destak. As três ideias mais originais serão seleccio-nadas pelos protagonistas da peça, sendo premiadas com bilhetes duplos, válidos para a sessão de 23 de Novembro deste espectáculo, actualmente em cena no Tea-tro Villaret, em Lisboa. Mas não é tudo: os premiados terão o prazer de, no final da sessão, conhecer pessoal-mente Ricardo Pereira e Fer-nanda Souza.

FERNANDA SOUZA

Fernanda Rodrigues de Souza nasceu a 18 de Junho de 1984 em São Paulo. Foi logo em criança que deu os primeiros passos no mundo do entrete-nimento, ao brilhar em vários anúncios e programas de televisão. No canal SBT ficou conhecida pelo papel de Mili, da série Chiquititas, que viria a ter um musical. Já transferida para a Globo, destacou-se no papel de Mirna, em Alma Gémea, e no da adolescente rebelde Isadora, de Toma Lá Dá Cá. Malhação, O Profeta e Andando nas Nuvens são outros dos títulos no seu currículo televisivo. Em 2010 venceu o concurso Danças dos Famosos, do programa Domingão do Faustão.

6ª Feira · 9 de Novembro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Propostas musicais e de teatro dominam este fim-de-semana

MATOSINHOS

iDuo actuam esta noite

Os iDuo actuam hoje, às 21h30, no palco do

Fridays in Mar Lounge, no Mar Shopping, em Mato-sinhos. O duo musical tem por conceito a universalida-de da música com um re-pertório apresentado de vá-rias formas e sonoridades em formato acústico. O con-certo inclui covers nacio-nais e internacionais, com versões singulares dentro da vertente world music.

MÚSICA

À procura de oito novos talentos nacionais Arranca amanhã a ini-ciativa que procura oito

novos talentos no panorama musical. No âmbito do oitavo aniversário, o Vila do Conde The Style Outlets convidou oi-to bandas nacionais para apa-drinharem oito novas vozes.

Até 17 de Novembro, às 19h30, grupos como Expensi-ve Soul, Clã, Mónica Ferraz, Luísa Sobral, Darko, Klepht e João Só e Abandonados (com participação especial de Lúcia Moniz) sobem ao palco do outlet com c o n v i d a d o s especiais para protagoniza-rem oito con-certos de entra-da gratuita.

As candidatu-ras são efectuadas

Quem gosta de música, tem várias opções já a partir de hoje no Porto, em Matosinhos e em Vila do Conde. Na Maia, e de novo em Vila do Conde, há ainda dicas para peças de teatro, para miúdos e graúdos. Seja qual for a sua escolha, divirta-se e tenha um excelente fim-de-semana. POR RAQUEL MADUREIRA

FNAC SANTA CATARINA

Showcase de Sofia Ribeiro mostra ‘Ar’ A cantora Sofia Ribeiro está hoje, às 18h, na Fnac de Santa Catarina, no Porto, para um showcase do seu mais recente disco, intitulado Ar, lançado na passada semana. Já a ro-dar nas rádios nacionais, o single Mimo demonstra a versatilidade da voz de Sofia Ribeiro e dos músi-cos que a acompanham, bem como a universalida-de musical que transpare-ce em Ar : do jazz à world music, com temas origi-nais e versões, assim como adaptações de poe-mas de autores lusos.

BIB. FLORBELA ESPANCA

Apresentação de ‘Na voragem do tempo’ A Câmara de Matosinhos promove hoje, às 19h, na Biblioteca Municipal Flor-bela Espanca, a sessão de lançamento e apresenta-ção do livro Na voragem do tempo, da autoria de Teresa Brinco. A apresen-tação da obra ficará a cargo de Jorge Campos. MAIA

‘Nem Morto’ em cena no Fórum O Fórum Jovem da Maia apresenta, amanhã, às 21h30, a peça de teatro Nem Morto, levada a cena pelo grupo da Escola de Teatro SM, pólo de Gueifães. A peça é inspi-rada n’A Birra do Morto, de Vicente Sanches.

DE

BORLA

através do site www.mysty-leonstage.com. Para tal, bas-ta enviar um vídeo (que pode ser feito com o telemóvel) com o tema escolhido pelas bandas para o referido site. As performances serão alvo de uma selecção por parte dos grupos que escolherão três finalistas que estão já neste momento a ser alvo de votação por parte do público.

Para aumentar as proba-bilidades de um dueto com um dos ídolos, os participan-tes podem inscrever-se nas oito músicas. A concurso estão canções bem conheci-das, como Amor é Mágico, da banda Expensive Soul, Go Go Go, que faz parte do ál-bum de estreia a solo de Mó-nica Ferraz ou If you give up, dos Hands on Approach.

Darko abre a iniciativa

amanhã. Domingo há Clã e segunda-

-feira Hands on Approach

PUB

VILA DO CONDE

Duas peças infantis em cena

O Style for Children, programação infantil

do Style on Stage (10 a 17 de Novembro), programa de celebração do 8º aniversário do Vila do Conde The Style Outlets, apresenta dois es-pectáculos para crianças pensados para o grande pal-co. Histórias suspensas e Trava e destrava línguas vão estar em cena domingo, às 11h (com um workshop às 11h50) e às 15h no outlet.

DR

DR

DR

6ª Feira · 9 de Novembro de 2012 · 05

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande PortoPUB

O Porto vai ter sete fre-guesias com uma média

de 33 940 habitantes e 5,9 qui-lómetros quadrados, agregan-do oito das actuais 15 estruturas em apenas três, uma das quais ficará com mais de 40 mil habi-tantes. Esta é a «Proposta Con-creta de Reorganização Admi-nistrativa do Território» da Uni-

TERRITÓRIO Proposta da Unidade Técnica para Reorganização Administrativa

Menos oito freguesias na cidade do Porto No Grande Porto, 11 concelhos vão perder 82 freguesias. Gaia ainda não está incluída nas contas.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

dade Técnica para a Reorgani-zação Administrativa do Terri-tório. Os três novos territórios resultam da fusão entre Cedo-

feita, Santo Ildefonso, Mira-gaia, Sé, Vitória e S. Nicolau; entre Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro; e entre Mas-sarelos e Lordelo do Ouro.

De acordo com a propos-ta, que não se pronunciou so-bre Gaia (actualmente com 24 freguesias), os 11 conce-lhos do Grande Porto vão perder pelo menos 82 fregue-sias, passando de 162 para cerca de 80.

Fazendo as contas aos 11 concelhos – Porto, Gaia, Ma-tosinhos, Gondomar, Valon-go, Trofa, Espinho, Póvoa de Varzim, Maia, Vila do Con-de e Santo Tirso – este últi-mo regista a maior perda: 10 freguesias (de 24 para 14).

Futuro mapa das freguesias ainda não está fechado

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

NUNO FERNANDES VEIGA

23h30, Sexta CAIPICOMPANY - BAIXA

Situado na Rua Conde de Vizela, n.º 122, na Baixa do Porto, o CaimpiCompany – que também existe na Praia do Molhe, na Foz – é uma ver-dadeira perdição para quem gosta de caipirinhas. Há com-binados para todos os gostos, ao som de boa música. 20h30, Sábado LOCANDA RESTAURANTE

Situado em Canelas, em Gaia, o Locanda assume-se como «o fundador das francesinhas em forno a lenha», a iguaria gastronómica da região por excelência. As especialidades incluem também pizzas, mas-sas, lasanha ou bacalhau, entre outros pratos, todos gratinados no forno a lenha. Fica na Travessa Buel, n. 40. 23h30, Sábado AREAL PRAIA

Também no lado de Gaia, mesmo em cima da Praia de Miramar, o Areal é, já há muitos anos, um excelente começo de noite.

ANIMAÇÃO FORA DE HORAS

A Câmara de Gaia vai «participar criminal-

mente» contra um vídeo «ca-lunioso» partilhado na Inter-net sobre o alegado incum-primento da autarquia num contrato de cedência de ter-renos para a construção da avenida VL9. O vídeo em causa intitula-se «Avenida Anastácia» e está partilhado na plataforma do YouTube. «Esta é a história de uma grande avenida plantada em terreno privado. Avenida

URBANISMO

Gaia vai processar autores de vídeo online sobre VL9

D. João II, também chama-da VL9», diz o vídeo, onde também se lê que a câmara «nunca pagou o terreno on-de a avenida foi construída».

A PSP do Porto dete-ve três pessoas que

alegadamente coagiram uma jovem a prostituir-se e a ven-der droga, numa operação que resultou ainda em diver-sas apreensões, incluindo de armas, revelou ontem o co-mando policial metropolita-no. Segundo um comunica-do policial, os três detidos são suspeitos da «prática do cri-

CRIME

Jovem de 23 anos obrigada a prostituir-se e vender drogas

me de lenocínio agravado» sobre uma jovem de 23 anos, que «era forçada, por meio de violência, a prostituir-se diariamente, revertendo o dinheiro obtido em proveito dos suspeitos». A jovem era ainda obrigada a traficar drogas. Os detidos são um homem de 33 anos e duas mulheres de 35 e 55 anos, todos residentes em Gaia.

Disponível em www.youtube.com/watch?v=hUW6oPnzdv8

DR

6ª Feira · 9 de Novembro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

em Portugal, enquanto no Centro e Norte da Europa é de 10 e 13%, e possibilitar uma maior rotação dos beneficia-dos, o responsável defendeu ainda a criação de uma legis-lação adequada. «Como não te-mos instrumentos para fazer uma rotação, quem lá está fi-ca, quem quer entrar e preci-sa não pode», explicou João Carvalhosa à agência Lusa.

O especialista desconhece o total de famílias abrangidas pelo apoio, mas frisou que só em Lisboa e no Porto mais de 20% da população vive numa habitação social pública.

Renda da casa sem subidas No mesmo dia, o BCE anun-ciou a manutenção da taxa de

O diploma legal para deter-minar o nível de conservação

dos prédios urbanos para efei-tos no arrendamento, reabilita-ção urbana e conservação dos edifícios foi aprovado em Con-selho de Ministros. O regime pretende dar um «papel cen-tral» às câmaras municipais.

O presidente do Comité Português de Coordena-

ção de Habitação Social revelou ontem à agência Lusa que os pe-didos para aceder a este apoio duplicaram nos últimos 18 meses e em alguns municípios chegaram mesmo a triplicar.

Com o objectivo de aumen-tar a taxa de mobilidade da ha-bitação social, que é de 2,5%

SOCIEDADE Cerca de 20% dos lisboetas e portuenses vivem em casas sociais

Pedidos de habitação social duplicaram no último ano e meio

Conservação de prédios urbanos

BCE renova mínimos históricos da taxa de referência. Prestação da casa não sobe até ao final de 2013.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

PEDRO CATARINO

juro no mínimo histórico, o que faz com que as prestações registem a mesma tendência. A economista do BPI, Paula Carvalho, prevê mesmo que a inversão do ciclo não ocorra antes de finais de 2013.

Comité defende nova legislação que permite uma maior rotação dos beneficiários de habitação social

Cervejeiras pedem requisição civil nos portos«A continuidade da gre-ve dos trabalhadores dos

portos nacionais está a com-prometer seriamente o desem-penho das exportações do sec-tor cervejeiro nacional», avan-ça em comunicado a Associa-ção Portuguesa dos Produto-res de Cerveja (APCV) que, por

GREVE DOS ESTIVADORES

esse motivo, pede a requisição civil ao Governo português. «Caso a greve dos trabalhado-res se mantenha até ao final do ano, esta poderá representar um custo extraordinário nas operações de exportação na ordem dos cinco a dez milhões de euros para o sector cerve-

jeiro nacional, o que mais con-tribui para a Balança de Tran-sacções Correntes entre Por-tugal e Angola», revela ainda a mesma fonte, que acrescenta que os associados da APCV estão já a considerar a expor-tação a partir dos portos espanhóis mais próximos.

Um mundo em que tudo virou “móvel”

Acabou o tempo em que a tele-visão e o telefone estavam quie-tinhos no mesmo

sítio, e éramos nós que nos tínhamos de aproximar deles. Hoje, como disse Zeinal Bava, CEO da PT, na conferência Media do Futuro, organizada pelo jornal Expresso e pela SIC Notícias, «everything is going mobile», num trocadilho entre já nada pára quieto e... está tudo a ir para os “telmóveis”. E isto tanto se seguirmos a linha do tempo, como se fizermos a análise ao momento presente, pela simples razão de que os smartphones, iPads e com-panhia cabem no bolso e vão connosco para onde formos. Em consequência disto é óbvio que o nosso consumo de informação e entretenimento é cada vez mais individuali-zado – cada um vê a sua coisa, no seu aparelho, e quando lhe dá na gana –, embora numa cadeia de influências e de par-tilha que é mais social do que nunca. Vejo, porque um amigo meu me receitou aquele programa, e partilho a minha experiência com dezenas de pessoas. E o mais extraordiná-rio (e que explica esta exaustão mental que tantos de nós sentimos), fazemos tudo ao mesmo tempo. Ou seja,

vemos uma série (houve uma explosão de visualizações de vídeos nos móveis), mandamos uma SMS, twitamos mais qual-quer coisa, e pelo caminho acede-mos ao site de um jornal para saber a quanto está o jogo de futebol, enquanto respondemos a um mail de trabalho. O resultado final, como explicou Zeinal Bava, justifica bem porque é que o tempo gasto com o telemóvel é duas vezes e meia o de 2008. Aliás, telefones que só residual-mente servem para telefonar: o tempo de uso da voz desceu de

61% em 2008, para 21% este ano. Na verdade, Zeinal Bava acredita que dentro de alguns anos tere-mos 6 ou 7 ecrãs por pessoa, todos sintonizados entre si, e com uma interactividade crescente. Vai passar a ser o consumidor, por exemplo, a clicar num botão se quiser autorizar a empresa do anúncio que está a ver, a contactá-lo para lhe falar com mais detalhe da sua proposta. Quanto à publicidade, Zeinal Bava garante que o dinheiro irá para onde forem os nossos olhos...

Usamos o telemóvel duas vezes e meia mais do que em 2008. E não é para falar.

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

EDP diz que só encontrou «desajustamentos normais»

A DECO alertou on-tem para o facto de

quase metade dos contado-res bi-horários de electrici-dade instalados em Portu-gal continental apresenta-rem a hora errada, o que se reflecte nas facturas. A EDP diz ter feito recentemente uma nova inspecção aos 900 mil contadores com multita-rifa, tendo apenas verifica-do «desajustamentos nor-mais», mas a Entidade Re-guladora do sector já orde-nou três auditorias para identificar as anomalias.

ELECTRICIDADE

País sem verba para lidar com o desemprego

A chanceler alemã dis-se na quarta-feira em

Bruxelas que Portugal não tem dinheiro para respon-der aos números do desem-prego, a poucos dias da sua visita ao nosso país. Ontem, o secretário-geral do PS de-fendeu que a austeridade de-fendida por Angela Merkel «está completamente erra-da». E foi mais além, referin-do ainda que se trata de «um disparate», que tem arras-tado o País para uma situa-ção de «empobrecimento». Seguro considera que o mais importante é «tirar Portu-gal da pobreza».

CHANCELER ALEMÃ

PEDRO CATARINO/CM

Angela Merkel falou sobre a situação lusa antes de visita

EPA

DECO denuncia irregularidades nos contadores

Inundações no Algarve fazem 20 desalojados A Segurança Social está a acompanhar a situação das 20 pessoas desalojadas em Loulé, na sequência do mau tempo que se abateu sobre o Algarve, causando inundações.

CLICKMELANIE MAP’S/LUSA

Actualidade · www.Destak.pt · 076ª Feira · 9 de Novembro de 2012

PUB

10 SEGUNDOS

APOIOS SOCIAIS

O Governo vai reforçar a comparticipação para lares de infância e juventude em 225 euros, medida que integra o

novo protocolo para o sector social a vigorar nos próximos dois anos e que foi ontem assi-nado entre o Governo e os três representantes do terceiro

sector – Confederação Nacional das Instituições de Solidarie-dade, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas.

IRS

Sobretaxa de 4% pode vir a ser cobrada com os subsídios de Natal e de férias no privado. É pelo menos esse o apelo que

os deputados do PSD e CDS-PP vão fazer ao ministro das Finanças, avança a Agência Financeira. O previsto é que o corte seja feito mensalmente.

O risco de usar remédios fora das indicações

João Aranda da Silva, especialista em regu-

lamentação terapêutica, deixou ontem o alerta para os riscos do uso de medica-mentos fora das indicações terapêuticas e criticou a fal-ta de um controlo apertado. O director da Revista Por-tuguesa de Farmacoterapia realçou ainda que, por cá, al-guns medicamentos são usa-dos para fins para os quais estão proibidos na Europa.

SAÚDE

A possibilidade de o psi-codrama, enquanto téc-

nica individual de grupo, «aju-dar a minimizar o sofrimento» das pessoas em tempo de crise vai ser debatida num congresso nacional que começa amanhã na Lousã. «Cada vez mais as pessoas pedem auxílio, porque não conseguem lidar sozinhas com estes problemas todos», disse à agência Lusa a psiquia-tra Paula Carriço, elemento da organização. Com o objectivo de partilhar «experiências, a

CONGRESSO

Psicodrama ajuda a reduzir sofrimento em tempo de crise

nível nacional e internacio-nal», entre psiquiatras, psi-cólogos, técnicos de serviço social e outros profissionais das áreas social e da saúde, a escolha do tema “crise” serve ainda para mostrar que as restrições económi-cas podem «implicar criati-vidade e vontade de mu-dança», sendo os cidadãos desafiados a reagir e parti-cipar. Quanto ao psicodra-ma, «não traz soluções má-gicas, mas pode ajudar».

Numa altura em que, se-gundo o boletim semanal

da Direcção-Geral da Saúde, já se confirmaram 517 casos de dengue na ilha da Madeira, existindo ainda 631 prováveis que aguardam confirmação laboratorial, o presidente da Associação Nacional de Médi-cos de Saúde Pública defende uma guerra aberta ao mosqui-to causador da doença, com recurso a armas biológicas.

«Pode-se fazer a ‘guerra bio-lógica’, com bacilos thuringien-sis, que se utilizam para con-trolar a população de mosqui-tos. Seria uma espécie de insec-ticida, que controla o cresci-mento dos mosquitos», referiu à agência Lusa Mário Durval. Embora existam outras alter-nativas, também em forma de insecticidas, mas químicos, usá-los «em larga escala repre-senta riscos ambientais, e quando se fala em ambiente

DENGUE Número de casos confirmados na Madeira já ultrapassa os 500

Especialista defende «guerra biológica» O difícil é acabar com a população de mosquitos, o que pode ser feito com um insecticida biológico.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

fala-se em pessoas também», referiu ainda a mesma fonte.

Um problema que, embora tratado pelos médicos e hospi-tais, não tem aqui resolução. O «grande desafio» é a acção jun-to da população de mosquitos, impedindo que se reproduzam, «e ir eliminando criadores». Até porque «não é por andar-

mos a matar mosquitos em casa que a situação se resol-ve». E o especialista reforça o papel da população. «Mui-tos dos criadores são provo-cados pelas pessoas. Eles procriam onde haja um bo-cadinho de água, como nos pratos das flores, um pneu velho com água, uma lata.»

É um mosquito que está na origem do problema da dengue

6ª Feira · 9 de Novembro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 08

PUB

único factor condicionante do Orçamento do Estado com al-guma «maleabilidade» e acon-selha o Governo a encetar ne-gociações rapidamente.

Cavaco analisa OE ‘à lupa’ A UGT recebeu ontem a ga-rantia do Presidente da Repú-blica de que o OE 2013 está a ser analisado à lupa através de «grandes especialistas em di-reito constitucional». Recor-de-se que tanto esta central sindical como a CGTP já ti-nham apelado à intervenção de Cavaco. Arménio Carlos in-centivou mesmo o envio do do-cumento para o Tribunal Cons-titucional. Já João Proença cri-ticou a «ultra-austeridade» do OE 2013 e defendeu a necessi-dade de alterações durante o debate na especialidade.

Uma análise do Conse-lho de Finanças Públicas

ao Orçamento do Estado (OE) para 2013 critica o «optimis-mo» das previsões económi-cas do Governo e a reinciden-te «subavaliação» dos efeitos das medidas de austeridade nas famílias e empresas, avi-sando que o Executivo arris-ca repetir, em 2013, o fracasso das metas fiscais inscritas no Orçamento do Estado.

As previsões optimistas, explica o conselho liderado por Teodorosa Cardoso, «corres-pondem a uma tentativa, ma-lograda à partida, de dar à consolidação orçamental uma aparência mais fácil. Na prá-tica, ao adiarem as reformas indispensáveis, prolongam-nas e agravam os seus custos».

O Conselho Económico e Social também aponta para previsões mais negativas que as avançadas pelo Governo. Segundo Adriano Pimpão, conselheiro do CES, a reces-são no próximo ano não será de 1%, como aponta o Orça-mento de Estado, mas sim 2%.

Renegociação é urgente Nesse sentido, o CES volta a insistir que renegociar o me-morando de entendimento é o Presidente garantiu à UGT que OE 2013 está a ser analisado à lupa

ECONOMIA Conselho de Finanças diz que OE desvaloriza efeitos da austeridade

Previsões optimistas põem défice em risco CES aconselha País a renegociar ajuda externa rapidamente. CGTP pede análise constitucional do OE.

TIAGO PETINGA/LUSA

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

EUA

Número de subsídios de desemprego sofreram descida

O número de pedidos de subsídio de desem-

prego nos EUA sofreu uma redução de oito mil na semana de 3 de Novembro, fixando-se nos 355 mil, após ajustes sazonais. No entanto, os dados, fornecidos pelo Departamento de Trabalho dos EUA, podem ter sido distorcidos pela tempestade Sandy, que encerrou os governos estaduais. No mesmo dia, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, reforçou a sua intenção de abandonar o cargo que actualmente ocupa, isto apesar da vitória de Barack Obama nas eleições, avançou o porta-voz governamental.

GRÉCIA

BCE saúda mais cortes e avisa que se acabaram os perdões

A contestação foi muita, mas isso não

impediu o parlamento grego de aprovar o novo plano de austeridade, que contempla cortes adicionais de 18,1 mil milhões de euros até 2016. Uma decisão aplaudida pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu (BCE), que já deixou o aviso: não serão aceites quaisquer perdas nas obrigações gregas detidas pelo BCE.

CHINA

Hu Jintao dá lugar a sucessor e apela ao fim da corrupção

Arrancou ontem o congresso do Partido

Comunista chinês, que juntou mais de dois mil delegados para confirmar a sucessão do presidente Hu Jintao que, após 10 anos no poder, vai dar lugar a Xi Jinping. Isto no dia em que Jintao ressalvou a necessidade de o partido lutar contra a corrupção interna.

Assad quer morrer na Síria O presidente sírio Bashar

al-Assad avisou ontem que está decidido a «viver

e morrer» no seu país.

NO

GLOBO

EPA

Autarca de Oeiras tem nova contestação para entregar

Mais um. O Supremo Tribunal de Justiça

voltou a recusar um recur-so a Isaltino Morais, consi-derando que não há contra-dições do Tribunal da Re-lação relativamente ao trân-sito em julgado do caso judi-cial em que o presidente da Câmara de Oeiras está en-volvido. Contudo, à Rádio Renascença, a defesa de Isal-tino garantiu ter um novo recurso pronto a entregar, desta vez no Tribunal Cons-titucional. Para não cumprir os dois anos a que foi con- denado, o autarca também tem argumentado que par-te dos crimes já prescreveu.

JUSTIÇA

FMI alerta para uma realidade insustentável

«Existe o risco real da União Europeia e

dos seus Estados-membros serem incapazes de imple-mentar as mudanças ne-cessárias para baixar o ní-vel da dívida e estabilizar o sistema financeiro.» O aler-ta parte do Fundo Monetá-rio Internacional (FMI), que num relatório destinado ao G20 avisa que as medidas de austeridade adoptadas em alguns países da Zona Euro «estão em sério risco de se tornarem social e po-liticamente insustentáveis», o que por sua vez ameaça o crescimento económico.

EUROPA

PEDRO ELIAS

Instituição presidida por Lagarde está preocupada

DR

Supremo rejeita mais um recurso a Isaltino Morais

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

6ª Feira · 9 de Novembro de 2012 · 17

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Micro Safari com mais de 130 espéciesO centro comercial Por-to Gran Plaza recebe,

a partir de amanhã, a maior exposição de animais vivos do mundo. Pela primeira vez na Invicta, este Micro Safari reú-ne mais de 130 espécies, algu-mas raras e exóticas, de rép-

EXPOSIÇÃO

teis, anfíbios, insectos, aracní-deos, gastrópodes e crustá-ceos, provenientes dos cinco continentes. Além de cobras, caracóis, baratas gigantes, salamandras e tarântulas, os visitantes poderão ainda encontrar entre os animais ex-

postos mais de dez géneros di-ferentes de formigas. Patente até 30 de Janeiro de 2013, este Micro Safari em pleno coração da cidade pretende essencialmente alertar o pú-blico para a necessidade de preservação da vida animal.

CASA DA MÚSICA

Quinteto Lisboa em concerto A Casa da Música apre-senta amanhã, às 22h, o Quinteto Lisboa, um projecto que surge a partir da cumplicidade de vários anos entre a dupla de compositores João Monge (letrista) e João Gil (músi-co e guitarrista) – ambos fundadores da Ala dos Namorados – e de dois dos músicos que fizeram parte da segunda forma-ção dos Madredeus, José Peixoto (guitarrista) e Fernando Júdice (baixista). As vozes convidadas são de Hélder Moutinho e Maria Berasarte. Os bilhetes custam 15 euros.

GAIA

Sérgio Godinho esgota auditório O Ciclo Conta-me histórias continua hoje em Gaia, com o músico Sérgio Go-dinho a esgotar a lotação do Auditório Municipal. Depois da passagem de nomes como Clã, Rita Redshoes ou Mafalda Veiga, pela iniciativa, é agora a vez de Sérgio Godinho intercalar dois dedos de conversa com temas musicais da sua autoria.

MUSEU DE SERRALVES

‘Noites Brancas’, de Julião Sarmento O Museu de Arte Contem-porânea de Serralves inaugura a 23 de Novem-bro Noites Brancas, a mais completa exposição retrospectiva de Julião Sarmento até agora feita. A obra de Sarmento ex-plora temas como o ero-tismo e a sexualidade, questionando conceitos como o desejo e a ausên-cia, o tempo e a lingua-gem, através de diferen-tes técnicas como a pin-tura, o desenho, a escul-tura, a instalação, o cinema, a fotografia e a performance. A exposição será acompanhada por uma relevante publicação monográfica sobre a obra de Julião Sarmento.

Estado de Excepção, que estará em cena entre 15 e 17 de Novembro, retrata os momen-tos de emergência e de reco-lher obrigatório que são sen-tidos ao longo da vida.

A peça defende que a crise sempre foi um ruído de fundo na vida das pessoas e que ca-da geração tem direito à sua. Numa clara associação à si-tuação económica e social dos dias de hoje, Rui Horta une teatro, dança e performance, contando com música original e interpretação ao vivo de Da-vid Santos, responsável pelo projecto Noiserv.

36 anos de carreira Rui Horta é um dos principais impulsionadores da nova ge-

O trabalho do coreógrafo tem vindo a ser premiado a nível internacional, nomeadamente

com o Grande Prémio dos ‘Reen-contres Chorégraphiques Inter-nationales de Bagnolet’, o ‘Bon-nie Bird Award’ e o ‘Germans Producers Prize’, prémio de criação atribuído na Alemanha.

A Capital Europeia da Cultura será o palco pa-

ra a apresentação da mais re-cente criação de Rui Horta. A peça Estado de Excepção é uma coprodução de três entidades: Guimarães 2012, São Luiz Teatro Municipal e O Espaço do Tempo, com criação e produção de Ana- Pereira.PedroGil.

CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA Estreia em Guimarães a 15 de Novembro

‘Excepção’ de Rui Horta

Trabalho premiado internacionalmente

Peça defende que a crise foi sempre um ruído de fundo. Criação de pioneiro na dança contemporânea.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

MARIANA SILVA

ração de bailarinos e coreó-grafos nacionais, promoven-do a dança contemporânea nacional. Com 36 anos de car-reira, Rui Horta criou obras para inúmeras companhias de renome.

Obra de Rui Horta alude à situação económica e social dos dias de hoje

TOME

NOTA

POUSADA DO FREIXO

‘Taschen’ do ‘New York Times’ recomenda

A imponente Pousada do Freixo, no Porto foi distin-guida pela revista Taschen, do The New York Times. Para a publicação, este é um espaço obrigatório e integra o roteiro À Desco-berta de uma Nova Europa: 125 itinerários de 36 horas, agora publicado em livro.

S. Martinho é pretexto para celebrar e comer!

Um pouco por todo o País, comemora-

-se a tradição do São Mar-tinho. Aceite as nossas sugestões.

Este fim-de-semana, o Vidago Palace Hotel propõe juntar-se às gen-tes locais na apanha da castanha e também sabo-rear a deliciosa gastrono-mia confeccionada com este fruto.

O Cais da Villa – res-taurante, wine house e lounge inserido num antigo armazém de ca-minhos-de-ferro de Vila Real – celebra o dia amanhã, com um jantar e uma festa em que a castanha é rainha.

A Herdade do Esporão reservou para domingo uma visita às adegas, uma prova do vinho novo de

2012, um almoço tradicional alentejano acompanhado de Monte Velho e ainda uma reconstituição teatral da len-da de São Martinho pelo Teatro Pim.

Celebre o S. Martinho na companhia dos sabores du-rienses e descanse no recan-to oitocentista da Casa da Lavand’eira, em Baião. A unidade de turismo rural sugere um jantar de S. Mar-tinho, um passeio, música ao vivo, além das castanhas e do vinho novo da quinta.

Também a feira do Cho-colate de Grândola se une aos sabores das castanhas. Até domingo, 22 restauran-tes do concelho apresentam deliciosas ementas, que cru-zam os sabores tradicionais da cozinha alentejana, o cho-colate e as castanhas. FILIPA ESTRELA

16.º FESTIVAL

Balões de ar quente vão invadir Elvas

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente – Elvas Património Mundial recebe 50 equipas de diversos can-tos do globo, de 10 a 18 de Novembro. A programação começa amanhã, às 20h, com o Night Glow, um espectáculo de luzes expelidas por vários balões.

ViagensFAÇA AS MALAS SEM PENSAR DUAS VEZES

DR

DRDR

6ª Feira · 9 de Novembro de 201218 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

mo de esquema táctico, pas-sando do 4-3-3 para um 4-4-2 com Elias e Schaars em duplo pivot, atrás de Capel e Labyad (nas alas) e Wolfswinkel e Viola na frente.

A ideia seria resolver a fal-ta de profundidade no último terço do terreno que os leões mostram desde o início da épo-ca, mas o plano fracassou por-que Viola não recuava para aju-dar na construção de jogo e a equipa acabou por ficar com os sectores muito distantes entre si. Um problema que só se resolveu no 2º tempo graças às arrancadas de Capel.

Segurando a bola, aceleran-do o jogo, confundindo as mar-

Ao 2º jogo de Franky Vercauteren, o Sporting

continua sem vencer, acumu-lando uma série de oito parti-das só com empates e derro-tas. É o 13º resultado negativo da época (em 15 jogos...) que tem uma consequência imedia-ta: os leões deixaram de depen-der só de si para chegarem aos 16-avos-de-final da Liga Europa – terão de esperar que o Videoton não ganhe ao Genk na próxima jornada para pode-rem chegar ao 2º lugar.

Na sua estreia em Alvalade, o treinador belga mudou mes-

LIGA EUROPA Golo belga fora de horas deixa Sporting dependente de terceiros

Leão masoquista

Capel bem carregou a equipa para a frente, mas (nova) expulsão deixou Sporting à mercê do adversário.

JOÃO MONIZ [email protected]

LUSA

cações adversárias, o espanhol construiu o lance do golo pra-ticamente sozinho, colocando a bola de tal modo perfeita na cabeça de Wolfswinkel que nem o desinspirado holandês teve dificuldades em marcar.

Só que o céu voltou a ficar cinzento, e como há duas sema-nas por causa de uma expulsão (forçada) que virou o jogo. Rui Patrício ainda evitou o golo belga, mas à enésima vez que Cédric foi ultrapassado, o Genk marcou, num lance em que o Sporting pagou pela inexpe-riência de Ilori. Percebe-se que, pelas falhas de Xandão, Fran-ky procure alternativas, mas ontem terá errado no timing...

Sporting esteve perto de vencer, mas desequilibrou-se no último quarto de hora e deixou a vitória fugir

«Temos progredido, devemos manter-nos neste caminho e lutar pelo objectivo» FRANKY VERCAUTEREN TREINADOR DO SPORTING

Rui Patrício Cédric Xandão Rojo Insúa Elias Schaars Capel (Carrillo, 87’) Labyad (Ilori, 83’) Viola (Gelson, 63’) Wolfswinkel Técnico: Franky Vercauteren

Van Hout Dani Fernandez Nadson Koulibaly Tshimanga Anele Hyland (Plat, 69’) Buffel Gorius Joseph-Monrose (Ayub, 79’) Vossen Técnico: Mario Been

Disciplina: Amarelos: Viola (15’), Koulibaly (24’), Anele (27’), Schaars (29’ e 59’), Insúa (35’) e Vossen (90+4’) Golos: Wolfswinkel (64’) e Plet (90+1’)

SPORTING 1 - 1 GENKEstádio de Alvalade, Lisboa

Árbitro: Stefan Johannesson (Suécia)

JORNADA 3 GRUPO B ACADÉMICA 2-0 AT. MADRID PLZEN 4-0 HAPOEL JOGOS PONTOS AT. MADRID 4 9 PLZEN 4 9 ACADÉMICA 4 4 HAPOEL 4 1 GRUPO D BRUGGE 2-2 NEWCASTLE BORDÉUS 1-0 MARÍTIMO JOGOS PONTOS NEWCASTLE 4 8 BORDÉUS 4 7 BRUGGE 4 4 MARÍTIMO 4 2 GRUPO G BASILEIA 1-0 VIDEOTON SPORTING 1-1 GENK JOGOS PONTOS GENK 4 8 VIDEOTON 4 6 BASILEIA 4 5 SPORTING 4 2

Académica e Marítimo tive-ram ontem sortes diferentes

nos seus jogos. Os estudantes venceram em Coimbra o At. Madrid por 2-0, graças a dois golos de Wilson Eduardo, um em cada parte, numa exibição muito personalizada e que não deu hipóteses ao segundo classificado do campeonato espanhol, que alinhou sem a sua grande estrela: Falcao. Já o Marítimo perdeu em Bordéus (1-0), pelo que conti-nua em último do seu grupo. As duas equipas ainda têm hipóteses de se apurarem para os oitavos-de-final, mas não terão missão fácil. Basica-mente precisam de vencer os últimos dois jogos e ainda esperar pelos outros jogos.

Vida difícil para equipas nacionais

Vitória do Benfica e empate do FCP permitiram a subida

A luta pelo importan-te ranking da UEFA

(que permite aumentar ou diminuir o número de clu-bes de um país nas compe-tições europeias) está ao rubro. Portugal conseguiu uma pequena vitória fren-te a França ao ultrapassar os franceses no 5º lugar do ranking da UEFA. O regis-to acontece graças à vitó-ria do Benfica e ao empate e apuramento do FC Por-to. A vantagem lusa é resi-dual e tudo pode mudar, jornada a jornada.

UEFA

Paulo Bento deve fazer testes na convocatória

Paulo Bento divulga hoje, pelas 12h30, os

convocados para o particu-lar com o Gabão, marcado para quarta-feira, em Li-breville, França. O seleccio-nador poderá testar o ‘minhoto’ Éder a titular e o central Luís Neto, do Na-cional, que já foi pré-convo-cado, pode ser uma das es-treias, tal como Ricardo, guarda-redes da Académi-ca. Outra das dúvidas é Coentrão. O lateral apenas ontem começou a treinar, mas está em dúvida. Eliseu ou Nélson podem ser os substitutos do lateral.

SELECÇÃO

JOSÉ SENA GOULÃO/EPA

Seleccionador divulga hoje as suas escolhas às 12h30

JOSÉ MOREIRA

Portugal passou a França e é 5.º no ranking

A Federação Portugue-sa de Futebol (FPF) al-

terou as normas e instruções para árbitros e clubes devido à entrada em vigor do decre-to-lei 216/2012, que retira a obrigatoriedade de policia-mento em competições de es-calões juvenis e inferiores.

O organismo anunciou também a criação de um ga-binete de segurança destina-do a recolher e publicar os dados estatísticos relativos à violência ocorrida nos jogos

REGRAS

Federação agora já permite jogos sem policiamento

das suas competições. O decreto-lei 216/2012, que entra hoje em vigor, prevê que «nos espectáculos re-ferentes a competições de escalões juvenis e inferio-res, quando realizados em recinto, em regra, não de-ve ter lugar o policiamen-to». O documento acres-centa que caso o policia-mento seja requerido, «de forma justificada», os en-cargos são «suportados pelos promotores».

O FC Porto é a única equipa invencível na Eu-

ropa, entre as participantes nas provas europeias, depois da queda dos ucranianos do Shakhtar Donetsk na 4ª jor-nada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em 14 jo-gos oficiais, a equipa de Vítor Pereira soma 11 vitórias e três empates, com 30 golos mar-cados e sete sofridos, osten-tando um registo limpo de der-rotas sem paralelo entre as equipas que disputam ou já

REGISTO

FC Porto é a única equipa que continua invencível na Europa

disputaram as competições da UEFA esta época.

Os dragões já conquista-ram, inclusive, uma compe-tição: a Supertaça (1-0 à Aca-démica) e lideram a Liga, com os mesmos pontos que o Ben-fica. Um registo bem diferen-te do da época passada, em que os portistas de Pereira falharam na fase de grupos da Champions e só consegui-ram qualificar-se para a Liga Europa. Jackson é o melhor marcador actual, com 11 golos.

Com 11 vitórias e três empates em 14 jogos, FCP destaca-se

JOSÉ COELHO/EPA

Desporto · www.Destak.pt · 196ª Feira · 9 de Novembro de 2012

Há um ano, com oito jornadas disputadas

na Liga portuguesa, tudo era igual ao topo da tabela que encontramos hoje, na entrada para a 9ª jornada. Ou melhor, quase tudo, is-to porque o Sporting ‘saiu’ de cena esta época. Há 12 meses, como hoje, Benfica e FC Porto lideravam com 20 pontos e o Sp. Braga era 3º com 17, em igualdade pontual com Marítimo e... Sporting. Os minhotos con-tinuam em 3º esta época, com os mesmos 17 pontos, só que o Sporting (liderado há um ano por Domingos) agora tem menos 10 e é 13º, só com uma vitória.

A atravessar o pior mo-mento desportivo da sua história – não vence há se-te jogos e em cinco deles foi derrotado -, o Sporting recebe domingo, na estreia de Vercauteren em Alvala-de, o Sp. Braga, que atra-vessa um dos melhores mo-mentos do seu historial.

Ainda assim, a tradição dos últimos anos é favorá-vel aos leões: venceram os últimos quatro jogos, com vitórias minhotas só em 09/10 e 08/09. Ainda assim, o minhoto Hélder Barbosa

PUB

LIGA Sporting recebe Sp. Braga na estreia de Vercauteren em Alvalade

Clássico entre desiguaisLeões venceram minhotos nos 4 últimos jogos e têm menos 10 pontos do que há um ano.

JOÃO TOMÉ [email protected]

MANUEL ARAÚJO

defende que o Sp. Braga é ago-ra o 3º grande português e que vão a Alvalade para vencer.

Na luta pela liderança, o FC Porto recebe a Académica e o Benfica vai a Vila do Conde.

Barbosa acredita que o Sp. Braga é agora o 3.º grande do futebol luso

10 SEGUNDOS

JUSTIÇA

A PSP deteve o adepto do Ben-fica autor do disparo mortal do ‘very light’ que matou um adepto do Sporting na final da

Taça de Portugal em 1996. Tudo aconteceu por desacatos após o jogo entre o Benfica e o Spartak, de quarta-feira, e o adepto foi ontem presente a tribunal.

MUNDIAL FUTSAL

Portugal defronta no domingo o Paraguai nos ‘oitavos’ do Mundial de futsal, que se está a realizar em Banguecoque e será

transmitido às 9h pela RTP2. A selecção portuguesa terminou no segundo lugar do grupo C, apesar de ter estado em igual-dade pontual com o Japão.

NBA

Os campeões Miami Heat con-seguem o melhor arranque da história da NBA com a 4.ª vitória, sobre os Brooklyn Nets.

LIGA JORNADA 9 SEXTA-FEIRA

GIL VICENTE 20H15 P. FERREIRA *

SÁBADO

V. GUIMARÃES 20H30 NACIONAL DOMINGO ESTORIL PRAIA 16H MOREIRENSE OLHANENSE 16H BEIRA-MAR FC PORTO 18H ACADÉMICA * RIO AVE 19H30 BENFICA * SPORTING 20H15 SP. BRAGA *

SEGUNDA-FEIRA

MARÍTIMO 20H15 V. SETÚBAL * *SPORT TV

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Ma-trícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tava-res; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Bran-co; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordena-dor); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pe-droso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

20 pontos é o registo actual de Benfica e FCP, que é igual a 2011/12

46 dias passaram da últi-ma vitória do Sporting, com o Gil Vicente

Classificados · www.Destak.pt · 216ª Feira · 9 de Novembro de 2012

PUB

6ª Feira · 9 de Novembro de 2012 · 23

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Sofia Ribeiro e Ruben Rua estão divorciados

A actriz Sofia Ribei-ro (28 anos) e o mane-

quim Ruben Rua (24) anun-ciaram o divórcio. Casados há pouco mais de um ano, foi logo aos primeiros me-ses de matrimónio que o casal revelou sinais de des-gaste. Os papéis do divór-cio por mútuo acordo já estão assinados. «Escrevo--vos com o objectivo de evi-tar quaisquer especulações e falsas verdades, de que eu, em particular, nos últi-mos tempos tenho sido al-vo. (...) Nunca imaginei que este dia chegasse», expli-cou a estrela das novelas da TVI num comunicado enviado às redacções.

UM ANO DEPOIS

Com a modelo alemã Heidi Klum no papel de

anfitriã, realiza-se no próximo domingo, a partir das 20h00, a 19ª edição dos MTV Euro-pean Music Awards. A emble-mática arena Festhalle, em Frankfurt, será palco desta festa que contará com as ac-tuações de Alicia Keys, Usher, David Guetta, Pitbull, The Kil-lers, fun., Taylor Swift, Muse e No Doubt, entre tantos ou-tros. Antes disso, o pré-Show dos MTV EMA 2012 Red Car-pet reserva muitas surpresas à entrada do espectáculo. Se-rá então que o rapper Luda-cris actuará, apresentando em exclusivo a sua nova canção, Rest of My Life. DJ, modelos e estrelas de reality show tam-bém não faltarão ao evento.

GALA MTV European Music Awards realizam-se em Frankfurt no domingo

Heidi Klum será a anfitriã da festaDesfile de celebridades começa às 19h00, na “red carpet”. Muse, The Killers e No Doubt sobem ao palco.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

EPA

A modelo alemã conduzirá esta 19.ª edição do evento europeu

‘CASA DOS SEGREDOS’

Wilson foi expulso após dar uma cabeçada a Hélio Na noite de quarta-feira, na Casa dos Segredos, em plena festa de Anjos e Demónios, e já com os ânimos exaltados, o con-corrente Wilson agrediu Hélio à cabeçada. Devido ao seu acto de violência, que poderia ter sido pior, se os colegas não o tivessem travado, o treinador foi ontem expulso do programa da TVI, num momento exibido em directo no Você na TV!. «Saio de

cabeça erguida. Jogo é jogo, eu perdi, que ganhe o melhor», disse Wilson.

REALITY SHOW

‘Swinger Wives’ em estreia no canal TLC Swinger Wives, o novo reality show do canal TLC – hoje em estreia, às 20h00 – dará a conhecer as vidas de cinco casais americanos típicos que tentam conciliar os seus compromissos familiares e profissionais, enquanto levam uma vida paralela como “swingers”. Tendo como pano de fundo Atlanta, uma tradi-cional cidade do Sul dos EUA, o formato explora as nuances complexas da psicologia subjacente a este modo de vida.

NAS

ESTRELASJúlio Magalhães regressa ao pequeno ecrã

Júlio Magalhães regressa esta noite ao pequeno ecrã, agora no recém-inaugurado. (no dia 5), Porto Canal. O antigo jornalista da TVI será o

pivot do espaço noticioso das sextas-feiras.

«Quem se importa que

eu não seja um tamanho 34?»

KHLOE KARDASHIAN Estrela de tv

REVISTA ‘STAR’

Jennifer Aniston está grávida de uma menina Após vários anos de desilusão, Jennifer Aniston está final-mente grávida. A actriz de 43 anos, mundialmente conhecida pelo seu papel de “Rachel” em Friends, com casamento mar-cado com Justin Theroux para 14 de Fevereiro de 2013, dará à luz a uma menina em Maio, avança a revista Star.

PUB

DIA 9, FOX MOVIES, 22H00

A PROFISSIONAL

Após 8 anos de amnésia, a professora Samantha (Geena Davis) descobre que foi uma assassina mortífera ao serviço da CIA. Vingança!

DIA 10, RTP2, ÀS 22H40

NEW YORK, I LOVE YOU

Onze curtas, de distintos cineastas, narram histórias sobre “a cidade que nunca dorme”. No elenco só há estrelas de Hollywood.

DIA 11, TVCINE1, ÀS 21H30

A MINHA SEMANA COM...

... Marilyn é um dos muitos filmes neste fim-de-semana em canal aberto dos canais TVCine. O papel valeu o Globo de Ouro a Michelle Williams.

CINEMA NO SOFÁDR

DR

DR

PUB