acib realizou sorteio de 50 ovos da promoção de páscoa o presidente da fundação pio xii,...

8
Pesquisa Empresário do Ano 2017 e Destaques em Preferência e Popularidade já está nas ruas Varejo paulista inicia o ano com crescimento de 4,2% nas vendas P.6 P.6 INDICADORES NOTÍCIAS P.4 ACIB Confiança do comerciante alcança 98,4 pontos em março, maior patamar desde 2015 ACIB P.7 Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro ACIB apoia Instituições de Barretos Nos últimos meses a Associação Comercial têm oferecido apoio à Santa Casa de Barretos através de Campanhas e Eventos para ajudar no custeio e em sua reforma. O mesmo será feito com o UNIFEB, a ACIB está disposta a ajudá-los a continuar melhorando o futuro do Centro Universitário. Na foto, a reitora do UNIFEB Sissi Kawai, e o Presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, à frente da Gestão da Santa Casa. ACIB realizou sorteio de 50 Ovos da Promoção de Páscoa

Upload: ngobao

Post on 20-May-2018

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Pesquisa Empresário do Ano 2017 e Destaques em Preferência e Popularidade já está nas ruas

Varejo paulista inicia o ano com crescimento de

4,2% nas vendas

P.6

P.6

INDICADORES

NOTÍCIAS

P.4

ACIB

Confiança do comerciante alcança 98,4

pontos em março, maior patamar

desde 2015

ACIB

P.7

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em

fevereiro

ACIB apoia Instituições de BarretosNos últimos meses a Associação Comercial têm oferecido apoio à

Santa Casa de Barretos através de Campanhas e Eventos para ajudar

no custeio e em sua reforma. O mesmo será feito com o UNIFEB, a ACIB está disposta a ajudá-los a continuar melhorando o futuro do Centro Universitário. Na foto, a reitora do UNIFEB Sissi Kawai, e o Presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, à frente da

Gestão da Santa Casa.

ACIB realizou sorteio de 50 Ovos da Promoção de Páscoa

Editorial | Ponto de Vista Jornal da Acib2Barretos, março de 2017

EXPEDIENTEGiovane Barroti

2º Vice-Presidente

Marco Aurélio Domingues3º Vice-Presidente

José Luiz da Silva1º Tesoureiro

Roberto ArutimPresidente

Domingos Sávio S. Freitas Baston

1º Vice-presidente

José Carlos Abrão Miziara2º Tesoureiro

Edson Takashi Abe1º Secretário

Rodrigo Sanches de Oliveira2º Secretário

DiretoresLuiz Carlos Silva, André Luiz Peroni Ângelo, Reginaldo Humberto Queiroz

Conselho ConsultivoJosé Marcelo Abrão Miziara, José Jesus Aparecido Faria, Antônio Carlos Dal Porto, Benedito Habib Jajah, Renato Peghim, Carlos Orestes Pereira, Laerte Henrique Chiqueto, Paulo Sérgio Soprano, Carlos Henrique Nunes, José Francisco Alves Junior, Odair de Moura e Silva, Luiz

Carlos Almado, Chade Rezek Neto, Renato Reis, José Carlos Ribeiro, Antônio Roberto Filisbino, Edson Berger Zactiti

Diretorias

Diretor Departamento Indústria

Sérgio Murad Carneiro FilhoJoão Bosco de Oliveira

José Eduardo AníbalNilberto Andrade

José Muzetti Junior

Diretor Departamento Comércio

Antônio Roberto EstevesCaio Lemos MiziaraJosé Carlos Dalbo

Luiz Carlos Silva JuniorRenato Cardoso Serradela Telles

Ronaldo Antônio MarquesFernando H. Thomé de Oliveira

Diretor Departamento Serviços

Marco Antônio Duarte FronerOrlando Carlos de CarvalhoJoaquim Antônio de Souza

Marcos Roberto FerroClaudio Roberto A. Morone

Daniel Bampa Neto

Editorial

Conselho FiscalRenato Peghim, Antônio Carlos Dal Porto, Paulo Sérgio Soprano

Jornal da Acib

Diretor Responsável: José Carlos Firmino da Silva Jornalista Responsável: José Renato Alves Pereira Mtb 24.492 Redação: Camila Marçal Vieira SoutoDiagramação: Camila Marçal Vieira SoutoFotolitos e Impressão: Gráfica Barretos

Publicação Oficial da Associação Comercial e Industrial de Barretos-ACIB

Os artigos assinados são de inteira responsabili-dade de seus autores, não cabendo nenhuma

responsabilidade sobre o Jornal

Ponto de Vista

Muito mais do que apenas Social

PALAVRA DO PRESIDENTE

Roberto Arutim

Eloísa Cristina Carvalho

Comentar a grandeza dos trabalhos que as entidades assistenciais e os clubes de serviço de Barretos prestam à comunidade em geral, é sempre salutar e gratificante. São entidades que assistem centenas de pessoas, en-tre idosos, especiais e carentes. Entidades cujos diretores e colaboradores se dedicam às causas filantrópicas. São entidades que aliviam a obrigação de uma administração pública garantir o atendimento às pessoas mais ne-cessitadas.

Mas ao analisarmos as entidades assistenciais e as de serviço de Barretos, constatamos que elas fazem parte da estrutura de uma cidade, gerando ren-da, criando empregos e aquecendo a economia local.

Quando falamos na economia da cidade, lembramos de imediato da Fundação Pio XII,que gera cerca de 3 mil empregos, ou dos frigoríficos Friboi e Minerva, que empregam cerca de 1.500 colaboradores cada um. Temos ainda a Santa Casa, com seus cerca de 1.000 empregos. Ou as facul-dades existentes na cidade, que também geram centenas de empregos, as-sim como algumas empresas localizadas no Distrito Industrial. O comércio em geral também responde por uma grande fatia na geração de empregos. De pouco em pouco, forma-se um grande volume.

Mas ao analisarmos as entidades assistenciais, elas também respondem pela geração de centenas de empregos, além de aquecer a economia local. Todos os meses, são milhares de reais que os funcionários das entidades da cidade injetam na economia. Outra parte do dinheiro destinado às enti-dades, vão diretamente para o comércio, nas compras de alimentos, roupas, produtos de limpeza e outros itens necessários para a manutenção. Outro grande incentivo à economia do município vem dos clubes de serviço, que com suas ações e promoções aquecem o mercado.

Temos como exemplo da força das entidades assistenciais de Barretos, a última promoção que realizamos: a pizza solidária, que gerou recursos em torno de 200 mil Reais, que foram distribuídos entre as entidades partici-pantes. Com certeza, esse dinheiro foi injetado de imediato na economia da cidade. Até mesmo quando os clubes de serviço realizal uma doação de leite, por exemplo, esta fazendo girar a roda da economia.

Esse é um papel secundário das nossas entidades, mas de grande im-portância para a economia local. É muito mais que apenas assistência so-cial ou clube de serviços. É geração de empregos, é geração de renda. É um trabalho realizado com amor e dedicação, que forma um importante elo na economia da cidade.

Eloísa Cristina Carvalho é empresária de destaque em Barretos, iniciou sua vida profissional como professora. “Parecia naquela época, que a profissão de profes-sora era a única ideal às mulheres”, conta.

Porém, a sociedade mudou, e conferiu às mulheres um novo papel no Brasil e no mundo. As últimas décadas foram marca-das por profundas transformações que im-pactaram nas vidas das mulheres, e elas mostraram sua importância e competência nos mais diversos ramos de atividades.

Há mais de 20 anos Eloisa iniciou sua história no comércio, no início auxiliava seu marido no comando dos negócios. E depois, assumiu a administração da loja de conveniência Lela’s Mania montada junto ao Posto de Combustível.

Hoje, a empreendedora mantém-se à frente do Posto de Com-bustível Lela’s e também da Conveniência 24 horas.

A empresária faz parte da Diretoria Feminina da ACIB se diz agradecida pela oportunidade que a Diretoria da Associação Comercial têm proporcionado às elas mulheres.

Lela’s Mania

“O comércio em geral também responde por uma grande fatia na geração de empregos. De pouco em pouco, forma-se um

grande volume”.

Cursos | Oportunidades Jornal da Acib3Barretos, abril de 2017

OFICINA - SEBRAE

CURSO - SEBRAE

OFICINA DE INDICADORES E METASPeríodo: 18/04/2017Local: Escritório SEBRAEHorários: 19h00 às 23h00Descrição: INDICADORES E METAS SÃO FERRAMENTAS QUE PRO-

MOVEM MELHORIA PARA SUA EMPRESA E TE AJUDAM A ATINGIR SEUS OBJETIVOS. PARTICIPE DESTA OFICINA E SAIBA COMO APLICA-LOS EM SEU NEGÓCIO.

COMEÇAR BEM - TRANSFORME SUA IDEIA EM MODELO DE NEGÓCIOSPeríodo: 24/04/2017Local: Escritório SEBRAEHorários: 19h00 às 23h00Descrição: COMO COLOCAR UMA IDEIA DE NEGÓCIO NO PAPEL? COM

A OFICINA COMEÇAR BEM -TRANSFORME SUA IDEIA EM MODELO DE NEGÓCIOS VOCÊ APRENDERÁ COMO ESTRUTURAR SUAS IDEIAS EM UM MODELO VISUAL E PRÁTICO.

Com o intuito de contribuir para a formação de novas gerações de profissionais com rapidez e dinamismo, a Acib oferece PROE Estágios, que facilita a descoberta de novos talentos, para jovens à partir de 16 anos, que estejam cursando o ensino médio.

O INSTITUTO PROE é um agente de integração entre estudante, empresa e instituições de ensino, aplica o disposto na Lei 11.788, de 2008, para contratação de estagiários por empresas públicas/privadas e profissionais liberais.

Tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de tra-balho, especialmente jovens e adolescentes, realizando o inter-câmbio entre trabalhadores, estudantes e empresas, de maneira a contribuir para o desenvolvimento econômico e social.

ACIB oferece estágios à Jovens à partir de 16 anosatravés do PROE Estágios

Programa Jovem AprendizACIB também promove o Programa Jovem Aprendiz.Ele coloca no mercado de trabalho novos estudantes, garantindo

dessa maneira mão de obra as empresas, e ao mesmo tempo, os direitos das pessoas e ajudando essas pessoas a ter acesso ao con-hecimento de modo teórico e prático.

De acordo com a Lei 10.097/00 o programa Jovem Aprendiz 2016 desenvolve habilidades que atendem as demandas do uni-verso corporativo. Para tornar-se um Jovem Aprendiz é necessário que o jovem tenha entre 14 e 24 anos, preferencialmente tenha feito o curso de Capacitação Básica para o Trabalho oferecido gra-tuitamente nas unidades parceiras ou via ensino à distância, esteja cursando ou já tenha concluído o ensino fundamental e matricu-lado em curso de Aprendizagem. O jovem que já participou do programa, não poderá se candidatar para mesma área ocupacional. A contratação de Aprendizes deve ser feita diretamente pela em-presa, onde o jovem realizará a Aprendizagem prática ou pelo Es-pro, que disponibilizará o curso de Aprendizagem (parte teórica). (artes. 430 e 431 da CLT). Vá até a ACIB e informe-se.

ACIB | NOTÍCIAS Jornal da Acib4Barretos, abril de 2017

ACIB apoia InstituiçõesNo último dia

03, aconteceu na sede da Associação Comercial uma es-pécie de prestação de contas à socie-dade das medidas adotadas na gestão da Reitora Sissi Kawai à frente do Centro Universi-tário da Fundação Educacional de Barretos.

A reunião contou com lideranças empresariais e comunitárias, onde foram apresentados dados referentes à instituição, inclusive a evolução financeira e aspectos acadêmi-cos.

Segundo Sissi Kawai, a UNIFEB hoje está equilibrada, e em dia com seus fornecedores e tributos, mesmo com as medidas de controle financeiro ad-otadas no início de sua gestão em março de 2016, foi possível manter e melhorar os indicadores de qualidade do ensino. Hoje o UNIFEB está no Sistema Federal de Ensino, com conceito institucional 4, menos de um quar-to das instituições de ensino superior do Brasil tem conceito 4.

O objetivo da reunião foi prestar contas à sociedade, e mostrar que a FEB está bem e no caminho correto, além de pedir o apoio da comunidade no sentido de valorizar a instituição que é de Barretos. “A FEB não tem fins lucrativos e tudo que é gerado de superávit é investido nela, de forma que possamos nos orgulhar cada vez mais da instituição na cidade”, continuou. Reitora do Unifeb confirma superávit após plano de recuper-

ação financeiraA reitora Sissi Kawai confirmou superávit do Unifeb após colocar em

prática plano de recuperação financeira.De acordo com a reitora, o plano de recuperação financeira teve aval do

Conselho Curador com objetivo de cortar despesas e aumentar receitas. Os investimentos no campus, incluindo manutenção, deverão começar ainda neste semestre. A reitora enfatizou que mesmo com resultados positivos, as medidas de austeridade devem ser mantidas.

Pesquisa Empresário do Ano 2017 e Destaques em Preferência e Popularidade já está nas ruas

ACIB irá distribuir Mapas de BarretosA Acib irá confeccionar 5 mil mapas atualizados da cidade de Barretos,

com distribuição gratuita para toda a população, ainda neste ano de 2017.

A Pesquisa para indicação do EMPRESÁRIO DO ANO 2017, e as EM-PRESAS DESTAQUES em Preferência e Popularidade em seus segmentos já está nas ruas. A pesquisa é realizada para ser utilizada como fonte e referência pelos consumidores de todos os bairros da cidade - norte, sul, leste e oeste - e também da região central.Ela também aponta como a empresa está na visão do consumidor. E nesse ponto, o empresário tem a opção, ao analisar a pesquisa, de mensurar sua ação dentro do município e definir os próximos passos e investimentos.

A homenagem ao Empresário do Ano e os Destaques acontece dia 15 de julho, no Rio das Pedras com grandes shows, e jantar de gala.

ACIB começará a distribuir Código de Defesa do Consumidor

A Acib irá começar a distribuição da Cartilha com o Código de Defesa do Consumidor gratuitamente às empresas barretenses.

JÂNIO MUNHOS - O DIÁRIO

ACIB alerta empresáriosEmpresários de Barretos têm procurado a ACIB informando que estão re-

cebendo boletos de cobrança, a título de atualização de lista telefônica.A ACIB e o Sincomércio alertam que não se trata de atualização em suas

vendas de espaço. O pagamento do boleto configura um contrato.A orientação é que não assinem contratos enviados por e-mail por supostas

empresas de telefonia, oferecendo atualização de dados em lista telefônica.Se receber o boleto, e estiver com dúvidas, o empresárrio deve procurar a

ACIB ou seu contador para evitar problemas futuros.TRATA-SE DE EMPRESA DESCONHECIDA QUE NÃO

TEM ATUAÇÃO NA CIDADE.

ACIB | Notícias | Indicadores Jornal da Acib5Barretos, abril de 2017

Serviços SCPC

RESPOSTA DA CONSULTA- Síntese Cadastral;- Débitos no mercado;- Títulos protestados;- Participações em empresas;- Informações de cheques;- Confirmação de nome e endereço através do telefone informado;- Consultas de telefone dos últimos 36 meses;- Alerta de documentos e cheques roubados, furtados ou extraviados, in-formados pelo – SOS Cheques & Documentos;- Probabilidade de inadimplência em um período de 18 meses;- Probabilidade de recuperação: em caso de débitos, é exibida a probabi-lidade de o consumidor pagar suas dívidas em um horizonte de três a 12 meses;- Consultas anteriores específicas do produto Consultas adicionais;- Informações sobre veículos e situação;- Informações sobre a empresa do participante;

RELATÓRIO IMOBILIÁRIO NACIONAL - Pessoa Física

EMPRESARIAL GOLDPessoa Jurídica

RESPOSTA DA CONSULTA-- Dados Cadastrais completos, capital social, NIRE;- Tempo de relacionamento com fornecedores;- Histórico de pagamentos à vista, pontual e com atraso;- Sócios, administradores e Participações em outras empresas;- Informações de inadimplência: ações, cheques sem fundo último, protes-tos, falências e pendências financeiras;- Informações segmentadas para empresas que compartilham dados;- Opção adicional de consulta: Faturamento Presumido.

Inflação da construção civil cai, mas acumula 5,87% em 12 meses

O Índice Nacional de Custo da Construção –M (INCC-M) registrou inflação de 0,36% em março, abaixo do resultado de fevereiro (0,53%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o custo da construção civ-il teve um aumento acumulado de 5,87% em 12 meses.

Em março, a maior alta de preços foi observada pela mão de obra, com uma inflação de 0,45%. Entre os componentes da mão de obra, as tax-as de inflação foram as seguintes: auxiliar (0,47%), especializa-do (0,44%) e técnico (0,43%).

Já o custo relativo a materiais, equipamen-

tos e serviços teve uma variação de preços de 0,26%.

A principal alta de custo foi obser-vada nos equipamentos para trans-porte de pessoas (1,37%).

(Agência Brasil)

Contribuinte pode doar parte do imposto de renda para HC de Barretos

O contribuinte que tem imposto de renda a pagar pode doar até 3% do val-or devido ao Hospital de Câncer, através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Barretos.

A pessoa física que tem imposto de renda a pagar pode doar até 3% via Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. No próprio sistema da Re-ceita Federal já sai o DARF onde você pode recolher. Após a doação, é muito importante que este documento seja escaneado e endereçado a nós para que possamos providenciar o recibo e pleitear junto ao Conselho este recurso.

FOTO:Tomaz Silva/Agência Brasil

Indústrias Jornal da Acib6Barretos, abril de 2017

Varejo paulista inicia o ano com crescimento de 4,2% nas vendas

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro

Após um 2016 difícil, no qual o comércio varejista do Estado de São Paulo basicamente não avançou, os dados do setor em janeiro mostram aumento expressivo das vendas no Estado e apontam claramente para o início de um ciclo de crescimento em 2017.

As vendas do varejo na capital pau-lista também demonstraram cresci-mento em janeiro e atingiram R$ 15,1 bilhões, alta de 5,9% na com-paração com mesmo mês de 2016. Considerando a série histórica a par-tir de 2008, foi o segundo melhor resultado do varejo paulista para um mês de janeiro. Com esses resulta-dos, a taxa acumulada nos últimos

12 meses foi de 1,2%.Das nove atividades analisadas,

seis apresentaram crescimento no faturamento em janeiro: autopeças e acessórios (25,4%), farmácias e per-fumarias (20,6%), concessionárias de veículos (18,2%), materiais de construção (18,2%), outras ativ-idades (9,3%) e supermercados (1,9%). Em conjunto, esses segmen-tos contribuíram positivamente com 8,0 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral.

Por outro lado, as quedas foram vistas nas atividades de lojas de vestuário, tecidos e calça-dos (-13,8%), eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamen-

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fun-dos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado obtido pelo recuo de 19,1% na dos cheques devolvidos e diminuição de 18,5% para os cheques movimentados.

tos (-7,7%) e lojas de móveis e dec-oração (-2,8%), que somadas, rep-resentaram pressão negativa de 2,2 p.p. nas vendas do varejo.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a re-cuperação apresentada pelo varejo paulistano em janeiro pode ser con-siderada como muito expressiva. Houve forte contribuição do seg-mento de concessionárias de veícu-los que, isoladamente, respondeu por 2,8 p.p. para o resultado geral de alta de 5,9%. Esse resultado deu sequência a dois resultados positivos registrados a partir de novembro de 2016 no setor. Segundo a Entidade, este tipo de consumo, que implica

em comprometimento significativo da renda por período prolongado, in-dica a melhoria de expectativas dos consumidores, porque só realizam este tipo de investimento quando sentem segurança nas expectativas.

Considerando que as vendas das concessionárias na Capital respon-dem em média por 43% das ven-das de todo segmento no Estado, a Federação aponta que a manutenção provável dessa recuperação per-mite traçar estimativas mais otimis-tas para o crescimento do varejo na Capital, e persistindo essa tendência, o faturamento real anual do comér-cio paulistano pode alcançar 3,9% de crescimento em 2017. FECOMERCIO

BOA VISTA

Economia | Fala Diretor e Associado Jornal da Acib7 abril de 2017março de 2017

Fala Associado Fala Diretor

Luiz Carlos SilvaDIRETOR

Luiz Carlos Silva JuniorVILLA SPORTS

LOJAS DE BARRETOS

UMA ÚNICA LOJA1 - BIABELAMORE2 - ARLETE MAGAZINE3 - BARREPEL4 - ÓTICA SER-CLA5 - CASA BARONI6 - S R EMBALAGENS7 - LÍDER COMERCIAL8 - MP SPORTS9 - CAMILO ALIMENTOS10 - BONNET11 - COLEG. NOMELINI CIRANDINHA12 - JA FACTORING13 - STOP ANIMAL14 - BOM PREÇO TÊXTIL15 - PURICAMPO16 - DURVAL MOTO PEÇAS17 - ULTRAMED18 - JULINHA19 - TAMANKIN CALÇADOS20 - A IMPERIAL

MAIS DE UMA EMPRESA1 - TECIDO JOIA2 - LAVRADORES3 - ÓTICA SANTA LÚCIA4 - SUPERM. N. S. APARECIDA

CONCESSIONÁRIAS 1 – META VEÍCULOS 2 – VOLKS DAHER3 – FORD CABRERA4 – CANNES PEUGEOT5 – MARKS VEÍCULOS

CASA DE CONSTRUÇÃO1 - RIOMAR2 – CONSTRU RIBEIRO 3 – LOJÃO DA CONSTRUÇÃO 4 – BODÃO 5 – TREVÃO HOMER CENTER

SAÍDAS DE ASSOCIADOS1 - VIPS RESTAURANTE2 - CONSOL3 - MENINA MULHER

ENTRADAS DE ASSOCIADOS1 - NOVA TELA2 - RECAP PNEUS3 - PIZZARIA FLORENÇA4 - CHURRASCARIA CHIMARRÃO5 - FLOR DE SETEMBRO

IMOBILIÁRIA1 – RENATO PEGHIM 2 – ROCA3 – FIGUEIRA 4 – CASAREDO5 – DEJAIR VICENTE

INCLUSÕES NO SPC

EXCLUSÕES NO SPC

Confiança do comerciante alcança 98,4 pontos em março, maior patamar desde 2015

351 421

A Acib é parceira de todas as Instituições de Barretos, nas áreas Educacionais, Saúde, In-dústria, Comércio, e o Social, pois acredita em cada um dos seus gestores e oferece todo suporte à elas através de sua Diretoria e Con-selho.

A Associação apoia o desenvolvimento de to-das as Instituições da cidade, pois elas fazem parte da sustentação de cada Município.

Tenho a certeza que a ACIB é essencial para um bom relacionamento empresário-socie-dade oferecendo sempre o total apoio aos em-presários barretenses sem deixar de atender às necessidades da população.

A ACIB também tem sua atenção voltada aos consumidores quando realiza promoções e campanhas nas principais datas durante todo o ano.

Os associados são peça fundamental para que essa entidade consiga realizar todos seus intu-itos e juntamente com os empresários, con-cretizar seus feitos.

MARÇO/17

Após dois meses consecutivos de queda, motivada principalmente por aspectos sa-zonais, os empresários se mostraram mais confiantes em março. O Índice de Confi-ança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou alta de 6,1% ao passar de 92,7 pontos em fevereiro para 98,4 pontos no mês - maior patamar desde janeiro de 2015. Na comparação com o mesmo mês de 2016, o crescimento foi ainda maior, de 29,7%. Apurado mensalmente pela Feder-ação do Comércio de Bens, Serviços e Tur-ismo do Estado de São Paulo (Fecomer-cioSP), o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a pesquisa, o ICEC das empresas com até 50 funcionários cresceu 6,4%, passando dos 92,2 para 98,1 pon-tos em março. Já nas grandes companhias com mais de 50 empregados houve queda de 3,1%, quando o índice passou dos 113,1 pontos em fevereiro para 109,5 pontos no mês - porém, ainda se mantém no patam-ar de otimismo, acima dos 100 pontos. Na comparação anual, tanto pequenas como grandes empresas registraram crescimento na confiança em março, 29,9% e 20,7%, respectivamente.

Segundo a assessoria econômica da

FecomercioSP, tradicionalmente, as grandes empresas se mantém mais confi-antes do que as pequenas, com diferencial positivo de confiança menor neste mês, mas considerando que as grandes empre-sas são uma parte menor da amostra, os dados tendem a ser mais voláteis mesmo.

IndicadoresOs três quesitos que compõe o ICEC reg-

istraram resultados positivos na passagem de fevereiro para março. As avaliações dos empresários no que diz respeito às condições econômicas atuais foi o quesito que mais influenciou no resultado do indi-cador. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) foi o que apresentou maior crescimento no mês, com alta de 14,2% ao passar de 59,7 em fevereiro para 68,2 pontos em março, e el-evação de 67,2% na comparação interanual. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) avançou 4,8% ao pas-sar de 140,1 em fevereiro para 146,8 pontos em março e, no comparativo anual, o índice registrou alta de 26,0%. Por fim, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) subiu 2,3%, passando de 78,2 em fe-vereiro para 80,0 pontos em março e 14,0% na comparação com o mesmo mês de 2016.

FECOMERCIO

6 - CESARI ENGENHARIA7 - COPERCANA8 - SALÃO DA LUIZA9 - DR. BURG10 - MYRI COSMÉTICOS

4 - SAYURI PRESENTES5 - THAMIRES MODAS

Rua 28 - Um corredor comercialVariedade de serviços e segmentos

FITNESS FEMMEACADEMIA

TOPVISTORIA

DOURADO’SBAR

NATIVADEPILAÇÃO

UNAOUTDOOR

BAR DOJUVÊNCIO