aÇÃo emergencial para reconhecimento de Áreas … · quantidade de imóveis em risco: 300 ......

1
EQUIPE TÉCNICA Andrea Fregolente (SUREG-SP) Deyna Pinho (SUREG-SP) Geólogos - Pesquisadores em Geociências 1 2 3 4 5 Descrição: O Vale das Garças é uma extensa e larga planície de inundação do Rio Atibaia, contendo também o Ribeirão Anhúmas. A região está parcialmente ocupada por propriedades rurais e pequenas chácaras que são periódicamente atingidas por inundações nos meses de precipitação anômala na Bacia do Rio Atibaia. Grandes inundações relatadas nos anos de 1978, 1982, 2002 e 2012, com lâmina d’água chegando a ultrapassar 50 cm em diversos locais pela região (Figuras 1, 2, 3 e 4), enchendo em poucas horas e com demora de vários dias para retorno ao nível normal, em alguns locais . Por conta das constantes inundações, as moradias estão erroneamente se adaptando com aterramento das áreas para elevação da base das moradias. Em alguns locais, as margens do Rio Atibaia e do Ribeirão Anhúmas são mais elevadas e com evidências de processos de erosão (Figura 5). Tipologia do Processo: Inundação (instalado) Grau de Risco: Alto Quantidade de imóveis em risco: 300 Quantidade de pessoas em risco: 1.200 Legenda Delimitação do setor risco Sentido da drenagem Detalhes nas imagens Sugestões de Intervenções Obras de melhorias na infraestrutura urbanística, como, pavimentação de ruas e implantação de sistema eficiente de drenagens de águas pluviais para aumentar a velocidade de escoamento das águas para fora da área de inundação; Implantação de políticas de controle urbano para evitar construções e intervenções inadequadas em áreas de inundação, por exemplo, proibir o aterramento sobre planície e exigir construção das moradias sobre pilotis; Implantação do sistema de aleta para chuvas anômalas, para que os moradores possam ser removidos temporariamente do local com antecedência; implantação de pluviômetros e marcadores de nível d’água dos rios em diversos pontos do município, para auxiliar no alerta de cheias. planicie de inundação ocupada Atterramento de ravina em margem de rio 1 2 3 4 5 planície de inundação ocupada planície de inundação ocupada Moradia atingida pela inundação 2012 2012 2012 2012 SP_CPS_SR_01_CPRM Vila das Garças - Vila Holândia (CA48-CA47) UTM 23 K 288941 E 7483643 S (WGS 84) AÇÃO EMERGENCIAL PARA RECONHECIMENTO DE ÁREAS DE ALTO E MUITO ALTO RISCO A MOVIMENTOS DE MASSAS E ENCHENTES Campinas - São Paulo Maio 2013 Rio Atibaia Ribeirão Anhúmas Município de Campinas Município de Jaguariúna Município de Paulínia

Upload: tranhanh

Post on 04-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AÇÃO EMERGENCIAL PARA RECONHECIMENTO DE ÁREAS … · Quantidade de imóveis em risco: 300 ... Jaguariúna Município de Paulínia. Title: Sem título-1 Author: Deia Created Date:

EQUIPE TÉCNICA Andrea Fregolente (SUREG-SP)

Deyna Pinho (SUREG-SP)Geólogos - Pesquisadores em Geociências

1

2

3 4 5

Descrição: O Vale das Garças é uma extensa e larga planície de inundação do Rio Atibaia, contendo também o Ribeirão Anhúmas. A região está parcialmente ocupada por propriedades rurais e pequenas chácaras que são periódicamente atingidas por inundações nos meses de precipitação anômala na Bacia do Rio Atibaia.Grandes inundações relatadas nos anos de 1978, 1982, 2002 e 2012, com lâmina d’água chegando a ultrapassar 50 cm em diversos locais pela região (Figuras 1, 2, 3 e 4), enchendo em poucas horas e com demora de vários dias para retorno ao nível normal, em alguns locais . Por conta das constantes inundações, as moradias estão erroneamente se adaptando com aterramento das áreas para elevação da base das moradias. Em alguns locais, as margens do Rio Atibaia e do Ribeirão Anhúmas são mais elevadas e com evidências de processos de erosão (Figura 5).

Tipologia do Processo: Inundação (instalado)

Grau de Risco: Alto

Quantidade de imóveis em risco: 300Quantidade de pessoas em risco: 1.200

Legenda Delimitação do setor risco Sentido da drenagem Detalhes nas imagens

Sugestões de Intervenções

Obras de melhorias na infraestrutura urbanística, como, pavimentação de ruas e implantação de sistema eficiente de drenagens de águas pluviais para aumentar a velocidade de escoamento das águas para fora da área de inundação;Implantação de políticas de controle urbano para evitar construções e intervenções inadequadas em áreas de inundação, por exemplo, proibir o aterramento sobre planície e exigir construção das moradias sobre pilotis;Implantação do sistema de aleta para chuvas anômalas, para que os moradores possam ser removidos temporariamente do local com antecedência; implantação de pluviômetros e marcadores de nível d’água dos rios em diversos pontos do município, para auxiliar no alerta de cheias.

planicie de inundação ocupada

Atterramento de ravina em margem de rio

1

2

3

45

planície de inundação ocupada

planície de inundação ocupada Moradia atingida pela inundação

2012

2012

2012

2012

SP_CPS_SR_01_CPRMVila das Garças - Vila Holândia (CA48-CA47)

UTM 23 K 288941 E 7483643 S (WGS 84)

AÇÃO EMERGENCIAL PARA RECONHECIMENTO DE ÁREAS DE ALTO E MUITO ALTO RISCO A MOVIMENTOS DE MASSAS E ENCHENTES

Campinas - São PauloMaio 2013

Rio Atibaia

Rib

eirã

o

Anh

úmas

Município deCampinas

Município deJaguariúna

Município dePaulínia