ac-f3 - escritores da liberdade

2
AC-F3 – RELATÓRIO OU RESUMO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Nome Completo: Vera Lucia Maria de Santana RA: 4300066868 E-mail:[email protected] Data:30 / 11 /2012 Curso:Pedagogia Série:2º RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA Filme Escritores da Liberdade Sinopse: Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendoadolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade. Resumo: A priori, o filme “Escritores da Liberdade” representa a realidade da multiculturalismo americano, com uma sala de aula repleta de negros, brancos e latinos e cambojanos, oriundos de uma classe social desfavorecida economicamente; Fonte: DDIE – Departamento de Desenvolvimento e Inovação Educacional

Upload: antonio-carlos-dias

Post on 01-Jan-2016

18 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: AC-F3 - Escritores Da Liberdade

AC-F3 – RELATÓRIO OU RESUMO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Nome Completo: Vera Lucia Maria de Santana RA: 4300066868

E-mail:[email protected] Data:30 / 11 /2012

Curso:Pedagogia Série:2º

RELATÓRIO OU RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA

Filme Escritores da Liberdade Sinopse:Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante

história, envolvendoadolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey’s Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Resumo:A priori, o filme “Escritores da Liberdade” representa a realidade da

multiculturalismo americano, com uma sala de aula repleta de negros, brancos e latinos e cambojanos, oriundos de uma classe social desfavorecida economicamente; de modo que, o filme representa um estudo sobre a educação atual e a questão da multiplicidade étnica que ocorre atualmente nas salas de aula. Percebemos que culturas e tradições diferentes se confrontam, muitas vezes, até mesmo na sala de aula e que ao invés de construirmos uma ponte de conhecimentos, acabamos construindo barreiras entre a escola e a sociedade, entre professores e alunos, e, entre os próprios alunos.

Ali, onde muitos vêem um certo desrespeito dos adolescentes para com o professor, eu vejo gritos dos adolescentes que não conseguem se comunicar com os pais, com seus professores e com os próprios colegas. Onde muitos vêem simples desrespeito a regras e normas, eu vejo o clamor de uma juventude que se recusa a ser subjugada pelas normas burocráticas e por um ensino que está totalmente desvinculado da realidade em que vivem. É claro

Fonte: DDIE – Departamento de Desenvolvimento e Inovação Educacional

Page 2: AC-F3 - Escritores Da Liberdade

que é difícil ter de enfrentar alunos muitas vezes violentos verbal e fisicamente, mas, o maior problemas está em como “enfrentar” esses alunos.

Pelo próprio filme, e já trazendo ele para a nossa realidade brasileira, podemos perceber que muitas vezes estamos jogando fora as oportunidades que temos, a partir da valorização de quem eles são na realidade e introduzi-los no mundo mágico da leitura e do aprendizado. É o que fez a professora ao transformá-los em escritores de suas próprias experiências, de suas vivências. “Escritores da Liberdade” de ter um sonho, de buscar uma melhor qualidade de vida, um mundo melhor e mais justo. ( Comentário de Roberto Abadio ).

Após ler o comentário do Roberto, tivemos a oportunidade de assistir este incrível filme e deixar seu comentário pertinente como resumo.

Fonte: DDIE – Departamento de Desenvolvimento e Inovação Educacional