abril/2011 - bangnet.com.brbangnet.com.br/bang/images/stories/bang/bang_190.pdf · dos que...

4
ANO XVIII - Nº 190 - ABRIL/2011 - ÓRGÃO INFORMATIVO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE GUARULHOS E REGIÃO www.bangnet.com.br FETEC/SP O Programa de Combate ao Assédio Moral é uma conquista histórica da categoria, conseguida na Cam- panha Salarial de 2010 e implementada em 2011. Consiste em apurar sigilosamente entre Sindicato e banco a suspeita de Assé- dio e, em caso de confirmação, a resolução do problema. Por conta disto, os diretores do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região estão visitando as agências com atividades de conscientização e alerta. “Os bancos fazem do assédio um instrumento de trabalho para conseguirem seus objeti- vos”, comenta Jessé Costa, presidente do Sindicato. “Utilizar o programa de com- bate ao assédio tem que ser nossa resposta organizada e sistemática para coibir a prá- tica”, finaliza. Toda semana a diretoria percorre postos de trabalho divulgando a campanha, realizando atividades tanto com funcioná- rios quanto clientes. Foi assim nas agên- cias do Santander Brasil Agência Santos Dumont e Bradesco Luiz Gama, realizan- do reuniões com funcionários para orientar quanto aos procedimentos a serem adota- dos no caso de denúncia de Assédio Moral. Para os clientes, a diretoria entregou ma- teriais referentes aos seus direitos e quais procedimentos devem adotar em caso de desrespeito. As atividades continuarão em outras regiões e bancos da base do Sindica- to. As informações sobre o que é As- sédio, suas características e como fazer a denúncia você encontra em www.bangnet. com.br. 1ª Mostra de Curtas Fantásticos de Guarulhos Página 4 CURSOS - Venha estudar com a gente Página 4 Santander e Bradesco são palcos de atividades do Sindicato Veja o novo sítio do Sindicato em www.bangnet.com.br. Acesse, comente, utilize e informe-se!!! Diretores do Sindicato participam das atividades. Para Jessé Costa, presidente do Sindicato (destaque), utilizar o programa é uma forma de barrar assédio PROGRAMA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL Foto: Zinho Silva Fotos: Eduardo Jacupini Desintegração no Santander Página 3 CEF - Cai forro do teto de agência em Guarulhos Página 2

Upload: volien

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ANO XVIII - Nº 190 - ABRIL/2011 - ÓRGÃO INFORMATIVO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE GUARULHOS E REGIÃO

w w w . b a n g n e t . c o m . b r FETEC/SP

O Programa de Combate ao Assédio Moral é uma conquista histórica da categoria, conseguida na Cam-

panha Salarial de 2010 e implementada em 2011. Consiste em apurar sigilosamente entre Sindicato e banco a suspeita de Assé-dio e, em caso de confirmação, a resolução do problema.

Por conta disto, os diretores do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região estão visitando as agências com atividades de conscientização e alerta. “Os bancos fazem do assédio um instrumento

de trabalho para conseguirem seus objeti-vos”, comenta Jessé Costa, presidente do Sindicato. “Utilizar o programa de com-bate ao assédio tem que ser nossa resposta organizada e sistemática para coibir a prá-tica”, finaliza.

Toda semana a diretoria percorre postos de trabalho divulgando a campanha, realizando atividades tanto com funcioná-rios quanto clientes. Foi assim nas agên-cias do Santander Brasil Agência Santos Dumont e Bradesco Luiz Gama, realizan-do reuniões com funcionários para orientar

quanto aos procedimentos a serem adota-dos no caso de denúncia de Assédio Moral. Para os clientes, a diretoria entregou ma-teriais referentes aos seus direitos e quais procedimentos devem adotar em caso de desrespeito. As atividades continuarão em outras regiões e bancos da base do Sindica-to.

As informações sobre o que é As-sédio, suas características e como fazer a denúncia você encontra em www.bangnet.com.br.

1ª Mostra de Curtas Fantásticos de GuarulhosPágina 4

CURSOS - Venha estudar com a gente

Página 4

Santander e Bradesco são palcos de atividades do Sindicato

Veja o novo sítio do Sindicato em www.bangnet.com.br. Acesse, comente, utilize e informe-se!!!

Diretores do Sindicato participam das atividades. Para Jessé Costa, presidente do Sindicato (destaque), utilizar o programa é uma forma de barrar assédio

PROGRAMA DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

Foto: Zinho SilvaFo

tos:

Edu

ardo

Jac

upin

i

Desintegração no Santander

Página 3

CEF - Cai forro do teto de agência em Guarulhos

Página 2

2 Guarulhos, abril / 2011 • Bang! Informativo do Sindicato dos Bancários

Cai forro do teto de agência em GuarulhosCEF

Clientes da Caixa Econômica Federal do PV Guarulhos ligaram para o Sindicato denunciando o risco a que estão sendo

submetidos ao freqüentarem a agência, pois, segundo a denuncia, pedaços do forro se des-prenderam do teto e caíram sobre a fila. O Sin-dicato acolheu denuncia e foi confirmar a sua veracidade, onde foi detectado que realmente o forro está comprometido, e não somente ele, mas o teto todo, principalmente em conseqüên-cia das fortes chuvas que assolaram Guarulhos no final de fevereiro. O sindicato protocolou carta (ver cópia ao lado) solicitando o imediato reparo ou troca total da cobertura e lembran-do que o Código Penal tipifica o ato de expor

a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente como conduta criminosa. Os Gesto-res da agencia informaram que engenheiros do proprietário do prédio e da própria CAIXA compareceram ao local para verificar e detecta-ram que será necessário realmente trocar o teto. Também informaram que esta obra ainda não iniciou em virtude das condições climáticas e garantiram que o serviço será feito somente aos finais de semana. O Sindicato acompanhará este processo atentamente. Fica aqui um recado aos empregados da CEF: não deixem somente os clientes e usuários denunciarem problemas semelhantes a este nas agências. Faça sua par-te, denuncie você também!

Eleições AfubespSANTANDER

As eleições da Afubesp – Associação dos Funcionários do Grupo Santander Ba-nespa acontecerão em 27, 28 e 29 de

abril. Apenas uma chapa participa do processo, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Paulo Salvador. Os bancários de Guarulhos e Região estarão representados na chapa pelos co-legas Carlos Gomes Martins e Nivaldo Hermí-nio de Carvalho. A Afubesp é uma associação que luta em defesa dos empregos e direitos dos funcionários da ativa e aposentados do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp.

7 Delegados Sindicaisforam eleitos

BB

Realizada em março, a elei-ção para delegados sindicais no Banco do Brasil elegeu 7

bancários para o cargo. O represen-tante sindical de base, ou delegado

sindical, é a força expressiva fun-damental para organizar a luta e a mobilização dos trabalhadores e é o primeiro elo entre os trabalhadores e o Sindicato. Confira os eleitos:

Ana Maria Barbosa – agência Praça Santos DumontAngela Kawahami de Menezes – agência ArujáAntonio Ubiraci Craveiro – agência Itaquaquecetuba 6882Cidalva Pereira da Luz – agência Praça do RosárioFabiano Arroio dos Santos – agência MairiporãFernanda Piazza – agência Itaquaquecetuba 2180Thiago Francisco K. Sacoman – agência Guaru Centro

Os bancários do Banco do Brasil estão recebendo nas agências a revista “O Espelho” edição 262. Se você ainda não recebeu a sua, escreva para [email protected] ou li-gue para 2440-7888.

O Espelho

Carlos Gomes Martins será candidato da Executiva, no cargo de Diretor de Relações com Entidades

Nivaldo Hermínio de Carvalho estará na vaga de suplente do

Conselho Fiscal

Fotos: Zinho Silva

SECRETARIA GERAL, 8H ÀS 17H.Falar com Márcia ou Mô[email protected]

TESOURARIA: 9H ÀS 17HFalar com Sérgio ou Má[email protected]

JURÍDICO: Homologações pela manhã e atendi-mento à tarde (necessário agendamento prévio).Falar com Déborah, Ana ou Fá[email protected]

DEPARTAMENTO CULTURAL / CONVÊNIOS: Contatos via fone, e-mail ou agendamento prévio.Falar com [email protected]

Atendimentos:

SECRETARIA DE SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO: Atendimento com agendamento prévio.Falar com João [email protected]

Bang! Informativo do Sindicato dos Bancários • Guarulhos, abril / 2011 3

Desintegração no SantanderSANTANDER

Nas reuniões de di-vulgação do Pro-grama de Com-

bate ao Assédio Moral, o Sindicato detectou vários problemas. A Integração tecnológica entre o Real e Santander, programada para ser um “sucesso”, tornou a vida dos empregados um pesadelo. De um lado os gestores dos PV’s do San-tander foram obrigados a ceder empregados (ou ir para outros locais) de um quadro de bancários já re-duzido, além de tentar se adaptar a nova forma de trabalho do banco. Do outro lado, empregados do antigo Real tentando a todo cus-to manter a produtividade, com a ferramenta (sistema) disponibilizada pelo ban-co se mostrando ineficaz e precária. Esta combinação trouxe a superexploração dos empregados e desres-peitos a clientes e usuários, pois a falta de empregados nas agências, aliada as con-dições de trabalho desuma-nas, coloca em risco a inte-gridade moral e física dos empregados.

Segundo as recla-mações dos funcionários, inclusive muitos gerentes, os problemas atingem vá-rios setores do banco como, por exemplo a folha de pa-gamento e o aumento no número de fraudes, com o conseqüente crescimento do número de reclamações, in-clusive no Procon. Os depar-tamentos não dão o suporte com a agilidade necessária, o que faz com que os proble-mas de um dia se somem ao do outro, transformando um dia de trabalho num inferno. A situação se agravou ainda mais com o fim do cargo de assistentes de gerência, que faziam o atendimento inter-no dos clientes lhes prestan-do informações e resolvendo muitas de suas pendências.

Na comissão de empresa foram feitos rela-tos de fatos semelhantes em todas agencias do Santander no pais. Na reunião com a direção e RH do banco, foi cobrada uma solução para os problemas, ressaltando que caso ela não seja apresenta-da, poderá levar os bancá-rios a ações mais drásticas.

IntegraçãoO banco acordou com o movimento sindi-

cal no dia 11 de fevereiro que todos os emprega-dos que participaram do simulado do dia 09/02 e da integração 13/02 farão jus a:- Um dia de folga abonada a ser gozada até setem-bro de 2011.- Reembolso de despesas incorridas durante o pro-cesso (com transporte e refeição).- Pagamento da hora extra correspondente para os funcionários elegíveis ao ponto eletrônico.

Os Gestores de cada local de trabalho de-verão garantir o cumprimento do acordo realiza-do. Caso isto não aconteça, denuncie ao Sindicato.

Márcio Augusto, diretor do Sindicato e funcionário do Santander acompanhou as reuniões nas agências e detectou vários problemas

Foto: Zinho Silva

4 Guarulhos, abril / 2011 • Bang! Informativo do Sindicato dos Bancários

Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!Bang!

O jornal Bang! é uma publicação do Sindicato dos Bancários de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Mairiporã.Endereço: Rua Paulo Lenk, 128 - Centro - Guaru-lhos - CEP 07094-040 - fone 2440-7888

PRESIDENTE: Jessé CostaDIRETOR DE IMPRENSA:Valdenir M. Silva (Zinho)TEXTOS DESTA EDIÇÃO:Valdenir Medeiros Silva (Zinho)e Márcio Augusto de Lima

DIAGRAMAÇÃO:Renato [email protected]:[email protected]@uol.com.br

TIRAGEM:3.000 exemplares

FOTOLITO E IMPRESSÃO: L.W.C. Gráfica Ltda

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO - SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE GUARULHOS E REGIÃO - CUTc u r s o s

Pré-inscrições pelo fone 2440-7888, com Eduardo Jacupini,ou por e-mail: [email protected] ou [email protected] .

Curso

Como Falar em PúblicoCPA 10

Horário

Segunda à quinta, das 19 h às 22 hAos sábados, das 8h às 14 h

PRÓXIMOS CURSOS

Datas

11/04 à 20/0430/04 à 28/05

Com o intuito de fomentar e incluir a cidade de Guarulhos na esfera do cinema nacional e inter-nacional, o ex-bancário, ator, can-tor e diretor Rubens Mello criou o projeto Guarú Fantástico, com exibição de curtas e filmes para di-vulgação e descoberta de novos talentos nos quesitos direção e pro-

CulturalGuarú Fantástico – 1ª Mostra de Curtas Fantásticos de Guarulhos

30 de abril – 16 h, no Auditório do Sindicato. Entrada Franca

No próximo Bang! você saberá mais do organizador e do evento

Venha estudar com a gente. Professores capacitados, alto índice de aprovação ANBID, simulados, material via correio eletrônico.

Oferecemos para todos os cursos: • Pagamento parcelado • Material didático incluso • Certificados • Coffee Break+ de 80 % de aprovação na certificação ANBID

CURSOS SUJEITOS À FORMAÇÃO DE TURMA DE PELO MENOS, 20 ALUNOS.

CRONOGRAMA• 16h00 – Abertura• Pólvora Negra – teaser do longa-metragem de Kapel Furman• O Livro de Jó – de Renato Rodrigues• Fale Comigo – de Audrey Martiliano • kit Terror – de Rafael Aguiar• Pilulas de Adrenalina – Destino – de Liz Vamp• O Último dia – de Élder Fraga• Ninguém deve Morrer – de Petter Bayestorf• The Blind Date of Cofin Joe – de Raymond Castille• Gato – de Joel Caetano• Pilulas de Adrenalina – Bodas de Prata – de Liz Vamp• O Diabo de Lost Creek (The Devil At Lost Creek) – Raymond Castille• A Carne – de Dimitri Kozma• O Assassinato da Mulher Mental – Joel Caetano• Ivan – teaser do curta de Fernando Rick• Pilulas de Adrenalina – Obituário – de Liz Vamp• Voto Popular para eleger os vencedores• A História de Lia – de Rubens Mello + Palestra sobre o filme pelo cineasta André Okuma + Psicólogo• Acústico musical com a cantora e atriz Mari Moi• Entrega de prêmio a José Mojica Marins ( Zé do Caixão) • Encarnação do Demônio – de José Mojica Marins

Rubens Mello, idealizador do evento, já foi premiado duas vezes melhor diretor com seu trabalho atual “A História de Lia”, que será exibido na mostra

dução cinematográfica. No even-to, o cineasta José Mojica Marins será homenageado pelo conjunto de sua obra, pelo fato da temática da mostra estar dentro do segmen-to fantástico e pela infinita contri-buição do Zé do Caixão à produ-ção do cinema de horror nacional.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o