a vida da mulher na política e no esporte

21
TRABALHO DE CULTURA DO RN

Upload: francisco-verissimo-sousa

Post on 27-Jun-2015

393 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A vida da mulher na política e no esporte

TRABALHO DE CULTURA DO RN

Page 2: A vida da mulher na política e no esporte

A VIDA DA MULHER NA POLÍTICA

Page 3: A vida da mulher na política e no esporte

HISTÓRIA DA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA

Page 5: A vida da mulher na política e no esporte

O Rio Grande do Norte marcou a luta mundial dos movimentos feministas, à época crescente em todos os lugares. O Estado era governado por Juvenal Lamartine e coube a ele o pioneirismo de autorizar o voto da mulher, em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal. A primeira eleitora do Brasil foi a mossoroense Celina Guimarães Vianna, em 25 de novembro de 1927. Após tirar seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte e outros nove estados da Federação a fazerem a mesma coisa.

Page 6: A vida da mulher na política e no esporte

Um ano depois, o município de Lages (RN) elegeu a primeira prefeita do Brasil: Alzira Soreano de Souza. Em 1935, Maria do Céu Fernandes foi eleita a primeira deputada estadual do RN. Com a mulher eleitora, vieram outras conquistas de espaço na sociedade. Veio a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no Brasil e a luta pela emancipação feminina foi ganhando impulso em todo o país, levando o voto feminino a ser regulamentado em 1934.

O episódio tem importância mundial, pois mais de uma centena de países ainda não permitia à mulher o direito de voto. Na própria Inglaterra civilizada o voto, apesar de permitido antes, só foi regulamento após Mossoró inscrever sua primeira eleitoral.  

Page 7: A vida da mulher na política e no esporte

A PRIMEIRA MULHER ELEITA PREFEITA DE APODI

Eleita pela primeira vez para a Prefeitura de Apodi, Maria Gorete da Silveira Pinto tomou posse no dia 1º de janeiro de 2009, para cumprir um mandato de quatro anos. Gorete Pinto foi à primeira mulher a governa o município de Apodi, Gorete já foi vereadora e vice-prefeita da cidade.

Page 8: A vida da mulher na política e no esporte

A PRIMEIRA MULHER ELEITA GOVERNADORA DO RN

Rosalba Escóssia Ciarlini Rosado (Mossoró, 26 de outubro de 1952) é uma médica e política brasileira. Filiada ao partido dos Democratas, é a atual governadora do estado do Rio Grande do Norte.

Page 9: A vida da mulher na política e no esporte

Estreou na política em 1988 quando foi eleita, pela primeira vez, prefeita da cidade de Mossoró, na época pelo PDT. Elegeria-se novamente prefeita em 1996, sendo reeleita em 2000. Em 1994 concorreu como vice-governadora. Em 2006 foi eleita senadora da República pelo Rio Grande do Norte. Ocupou o cargo de senadora até dezembro de 2010 Em 3 de outubro de 2010 foi eleita governadora do Rio Grande do Norte, no 1° turno, com 52,46% dos votos válidos.

Page 10: A vida da mulher na política e no esporte

A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual Presidente da República Federativa do Brasil

Page 11: A vida da mulher na política e no esporte

A VIDA DA MULHER NO ESPORTE

Page 12: A vida da mulher na política e no esporte

A MULHER NO ESPORTE BRASILEIRO:

A mulher no esporte de competição sofreu um processo de discriminação que dificultou sua participação nas mais diversas modalidades. Porém, com o engajamento da mulher na produção sócio - econômica, política e cultural, ocorreram mudanças nesse quadro, e as mulheres incorporaram-se ao esporte.

Page 13: A vida da mulher na política e no esporte

INÍCIO DO FUTEBOL FEMININO NO BRASIL

A primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1921, em São Paulo, onde enfrentaram-se os times das senhoritas catarinenses e tremembeenses. Contudo, em 1964, o Conselho Nacional de Desportos - CND proibiu a prática do futebol feminino no Brasil.

Page 14: A vida da mulher na política e no esporte

A institucionalização do futebol feminino começou em meados da década de 80. No Rio de Janeiro constam informações que a primeira liga de futebol feminino do Estado do Rio de Janeiro foi fundada em 1981, e que muitos campeonatos que se seguiram eram patrocinados por diferentes empresas. Foi a partir de 1980 que o futebol feminino começou a se popularizar mundialmente.

Page 15: A vida da mulher na política e no esporte

MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA NO ESPORTE

Na história do esporte as mulheres deixaram suas marcas, enchendo de orgulho nosso país. Em 1900 elas ganharam o direito de participar pela primeira vez das Olimpíadas em Paris, ganhando espaço e provando que podem representar tão bem quanto os homens o nosso país, seja no campo, água, pista ou quadras.

Marta que jogou pelo Santos e pela seleção, hoje contratada pelo FC Gold Pride da Califórnia, já nos deu muito orgulho no futebol feminino e foi considerada a melhor jogadora do mundo pela FIFA nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009.

Page 16: A vida da mulher na política e no esporte

Magic Paula é a segunda maior pontuadora da história da seleção, ficando atrás de sua colega Hortência que é a maior pontuadora de todos os tempos na história da seleção brasileira de basquete são 3.160 pontos em 127 partidas e pela seleção brasileira conquistou Jogos Pan-americanos, conquistou bronze em Caracas 1983, prata em Indianápolis nos anos de 1987, de ouro em Havana em 1991 e campeã mundial em 1994 no torneio disputado na Austrália além de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

Page 17: A vida da mulher na política e no esporte

CONSIDERAÇÕES FINAIS Enfim, em se tratando de um país

como o Brasil, onde o futebol é discursivamente incorporado à identidade nacional, torna-se necessário pensar, o quanto este espaço ainda é, para as mulheres, um espaço não apenas a conquistar, mas, sobretudo, a ressignificar alguns dos sentidos que a ele estão incorporados de forma a afirmar que esse espaço é também seu. Um espaço de sociabilidade e de exercício de liberdades.

Page 18: A vida da mulher na política e no esporte

O fruto que conhecemos desse processo de novas conquistas e descobertas é a criação da versão feminina da Copa do Mundo, que demonstra a organização e institucionalização da modalidade. Os países onde mais se nota o crescimento da versão feminina são China e Estados Unidos. Já no Brasil, país cinco vezes campeão mundial e referência em termos futebolísticos, a mulher ainda busca afirmação dentro das quatro linhas do gramado.

Page 19: A vida da mulher na política e no esporte

ESCOLA:

Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres

Page 20: A vida da mulher na política e no esporte

PROFESSORA:

Leila Maia

Page 21: A vida da mulher na política e no esporte

COMPONENTES:1. Adriely Darly

2. Antônio Marcos

3. Daniela Morais

4. Débora Daniela

5. Fernanda Elielma

6. Francisco Samuel

7. Francisco Veríssimo

8. Geovano Tôrres

9. Ítalo Ramon

10. Jarlis Arligas

11. Luis Erivan

12. Maurício Maxmiliano

13. Sayonnara

14. Valéria Raquel