a viagem de ulisses

17
A viagem de Ulisses A viagem de Ulisses de de Maria Alberta Menéres Maria Alberta Menéres Madalena Fernandes, E.E.B.2,3 Prof. Galopim de Carvalho E.E.B.2,3 Prof. Galopim de Carvalho

Upload: lena21fernandes

Post on 21-Dec-2014

7.277 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: A viagem de ulisses

A viagem de UlissesA viagem de Ulisses

de de

Maria Alberta Menéres Maria Alberta Menéres

Madalena Fernandes, E.E.B.2,3 Prof. Galopim de Carvalho

E.E.B.2,3 Prof. Galopim de Carvalho

Page 2: A viagem de ulisses
Page 3: A viagem de ulisses

Em ÍtacaEm Ítaca

Ulisses vivia numa Ulisses vivia numa ilha grega que se ilha grega que se chamava Ítaca, chamava Ítaca, com a sua mulher com a sua mulher Penélope e o seu Penélope e o seu filho Telémaco. Era filho Telémaco. Era um rei diferente, um rei diferente, que gostava de que gostava de caçar e conversar caçar e conversar com o seu povo…com o seu povo…

Page 4: A viagem de ulisses

Quando o príncipe Páris Quando o príncipe Páris raptou a bela rainha raptou a bela rainha Helena, Ulisses não Helena, Ulisses não quis ir para a guerra e quis ir para a guerra e fingiu estar louco para fingiu estar louco para não ir. Mas....lá foi com não ir. Mas....lá foi com os seus guerreiros, os seus guerreiros, pensando alegremente pensando alegremente que iam ter uma vitória que iam ter uma vitória fácil e,  em breve,  fácil e,  em breve,  regressariam ao reino…regressariam ao reino…

Page 5: A viagem de ulisses

Em TróiaEm Tróia

O cerco e a guerra O cerco e a guerra de Tróia duraram de Tróia duraram 10 anos....10 anos....

Page 6: A viagem de ulisses

«Ulisses teve a ideia de «Ulisses teve a ideia de construir um enorme construir um enorme cavalo de pau, assente cavalo de pau, assente num estrado com rodas num estrado com rodas para se poder deslocar. para se poder deslocar. Dentro da barriga do cavalo Dentro da barriga do cavalo esconderam-se alguns esconderam-se alguns homens. O cavalo foi homens. O cavalo foi deixado, como oferta, às deixado, como oferta, às portas da cidade de Tróia. portas da cidade de Tróia. Os outros Gregos fingiram Os outros Gregos fingiram que se retiravam…»que se retiravam…»

Page 7: A viagem de ulisses

• Os Troianos Os Troianos convenceram-se que convenceram-se que os Gregos tinham os Gregos tinham mesmo partido. mesmo partido. Abriram as portas da Abriram as portas da cidade e levaram para cidade e levaram para o meio da praça  o o meio da praça  o cavalo, começando a cavalo, começando a festejar a vitória…festejar a vitória…

Page 8: A viagem de ulisses

Durante a madrugada, Durante a madrugada, quando os Troianos quando os Troianos estavam a descansar, estavam a descansar, os Gregos saíram de os Gregos saíram de dentro do cavalo, dentro do cavalo, abriram as portas  da abriram as portas  da cidade aos cidade aos companheiros e companheiros e destruíram, destruíram, completamente, Tróia…completamente, Tróia…

Page 9: A viagem de ulisses

«Cheios de saudades os «Cheios de saudades os Gregos meteram-se nos Gregos meteram-se nos barcos e dirigiram-se  barcos e dirigiram-se  para as suas terras. para as suas terras. Ulisses reuniu-se com Ulisses reuniu-se com quarenta valentes quarenta valentes marinheiros e lá foram marinheiros e lá foram num belo navio em num belo navio em direcção a Ítaca...Agora direcção a Ítaca...Agora em pleno mar, Ulisses só em pleno mar, Ulisses só pensa em regressar à pensa em regressar à pátria...»pátria...»

Page 10: A viagem de ulisses

Na terra dos ciclopes Na terra dos ciclopes (Ciclópia)(Ciclópia) Os ciclopes eram Os ciclopes eram

seres gigantescos seres gigantescos com um só olho com um só olho situado na testa e situado na testa e eram pastores.eram pastores.

Mas havia um que Mas havia um que era muito mau, era muito mau, chamado chamado Polifemo…Polifemo…

Page 11: A viagem de ulisses

Na ilha de ÉoloNa ilha de Éolo

A viagem de Ulisses A viagem de Ulisses continuou e aportaram continuou e aportaram na ilha de Eólia. Foram na ilha de Eólia. Foram bem recebidos e o rei bem recebidos e o rei ofereceu-lhes um saco ofereceu-lhes um saco feito de pele de boi onde feito de pele de boi onde tinha metido todos os tinha metido todos os ventos do mundo à ventos do mundo à excepção de Zéfiro, a excepção de Zéfiro, a brisa suave. Mas avisou-brisa suave. Mas avisou-o do grande perigo que o do grande perigo que seria se alguém abrisse o seria se alguém abrisse o saco pois os ventos saco pois os ventos soltar-se-iam...soltar-se-iam...

Page 12: A viagem de ulisses

Na ilha de CirceNa ilha de Circe

Cansado e desiludido, Cansado e desiludido, Ulisses chegou a uma Ulisses chegou a uma nova ilha. Estranhou nova ilha. Estranhou não ver os seus não ver os seus marinheiros mas marinheiros mas encontrou Euríloco: encontrou Euríloco: soube então que soube então que naquela ilha vivia uma naquela ilha vivia uma lindíssima feiticeira, lindíssima feiticeira, Circe, que ao dar de Circe, que ao dar de beber aos homens um beber aos homens um licor, os transformava licor, os transformava em animais e os em animais e os marinheiros eram marinheiros eram agora...porcos!agora...porcos! … …

Page 13: A viagem de ulisses

No reino dos InfernosNo reino dos Infernos

Nesta ilha apenas havia Nesta ilha apenas havia desolação e  as sombras, desolação e  as sombras, as almas vagueando…as almas vagueando…

Cérbero, o cão de três Cérbero, o cão de três cabeças, o cão que dorme cabeças, o cão que dorme com os olhos abertos, com os olhos abertos, guarda a gruta. guarda a gruta.

Ulisses vê a mãe que ele Ulisses vê a mãe que ele ainda imaginava viva. Ela ainda imaginava viva. Ela fala-lhe dos perigos que fala-lhe dos perigos que ameaçam a sua família e ameaçam a sua família e do estratagema que do estratagema que Penélope arranjara para Penélope arranjara para adiar os seus pretendentes: adiar os seus pretendentes: de noite desmancha a teia de noite desmancha a teia que tece durante o dia…que tece durante o dia…

Page 14: A viagem de ulisses

No mar das sereiasNo mar das sereias

Aproximando-se do Aproximando-se do mar das Sereias os mar das Sereias os marinheiros marinheiros quiseram colocar quiseram colocar cera nos seus cera nos seus ouvidos mas Ulisses, ouvidos mas Ulisses, teimoso, não o teimoso, não o permitiu e insistiu permitiu e insistiu em ser amarrado a em ser amarrado a um mastro…um mastro…

Page 15: A viagem de ulisses

Na terra dos FeáciosNa terra dos Feácios

Desmaia e perde a Desmaia e perde a memória quando alcança memória quando alcança as praias de uma nova as praias de uma nova ilha.ilha.

É recebido por Nausica, É recebido por Nausica, a filha do rei Alcino e da a filha do rei Alcino e da rainha Arete. Está na rainha Arete. Está na Córcira, a terra dos Córcira, a terra dos Feácios. depois de contar Feácios. depois de contar a sua história parte para a sua história parte para Ìtaca.Ìtaca.

E dorme. E dorme…E dorme. E dorme…

Page 16: A viagem de ulisses

De regresso à casaDe regresso à casa

É reconhecido pelos É reconhecido pelos seu velho cão,  seu velho cão,  Argus que morre de Argus que morre de emoção e por emoção e por Euricleia que, ao Euricleia que, ao lavar os pés daquele lavar os pés daquele mendigo reconheceu mendigo reconheceu uma estranha e uma estranha e profunda cicatriz que profunda cicatriz que só Ulisses tinha...só Ulisses tinha...

Page 17: A viagem de ulisses

Autora

Título da obra

Editora

Autora