a t e n Ç Ã o · 2014. 8. 22. · boa prova! cargo: professor p2 frase para exame grafolÓgico...

24
BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor independentemente do que encontramos como reação.” Roberto Shinyashiki CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO PÚBLICO ATENÇÃO: 1. O contém questões de múltipla-escolha, cada uma com 5 opções A, B,C, D e E. 2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores. 3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que responde corretamente a cada uma delas. O será o único documento válido para a correção eletrônica. O preenchimento do e a respectiva assinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do , por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendações relativas ao : - A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada. - Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do . - Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local. 6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 hora contada do seu efetivo início, . 7. Você só poderá levar o próprio caso permaneça na sala até 30 minutos antes do término da prova. 8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova no e no . Qualquer outro tipo de anotação será motivo de eliminação automática do candidato. 9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário de início da prova. 10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o . 11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o . Não esqueça seus pertences. 12. O será disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma. Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas sem levar o Caderno de Questões Caderno de Questões Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Gabarito Oficial da Prova Objetiva V HIS ATENÇÃO: VERIFIQUE SE CÓDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTÕES CONFEREM COM O SEU CARTÃO DE RESPOSTAS PROVA CÓDIGO MANHÃ FORMAÇÃO: HISTÓRIA ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA

Upload: others

Post on 23-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

BOA PROVA!

CARGO: PROFESSOR P2

FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS)

“É importante dar o nosso amor independentemente do que encontramos como reação.”Roberto Shinyashiki

CA

DE

RN

OD

EQ

UE

ST

ÕE

SCONCURSO PÚBLICO

A T E N Ç Ã O :

1. O contém questões de múltipla-escolha, cada uma com 5 opções A,B,C, D e E.

2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição,data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente aofiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores.

3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que respondecorretamente a cada uma delas. O será o único documento válidopara a correção eletrônica. O preenchimento do e a respectivaassinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do

, por erro do candidato.

4. Observe as seguintes recomendações relativas ao :

- A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica detinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada.

- Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do .

- Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou commarcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas.

5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso dedúvida, solicite a presença do coordenador local.

6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 horacontada do seu efetivo início, .

7. Você só poderá levar o próprio caso permaneça na sala até30 minutos antes do término da prova.

8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova noe no . Qualquer outro tipo de anotação será motivo de

eliminação automática do candidato.

9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material,enquanto aguarda o horário de início da prova.

10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregueo .

11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o .Não esqueça seus pertences.

12. O será disponibilizado no site www.funcab.org,conforme estabelecido no Cronograma.

Caderno de Questões

Cartão de Respostas

Cartão de RespostasCartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

sem levar o Caderno de Questões

Caderno de Questões

Caderno deQuestões Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Gabarito Oficial da Prova Objetiva

VHISATENÇÃO: VERIFIQUE SECÓDIGO E PROVA DESTECADERNO DE QUESTÕESCONFEREM COM O SEUCARTÃO DE RESPOSTAS

PROVACÓDIGO

MANHÃ

FORMAÇÃO: HISTÓRIA

ESTADO DO ACRESECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA

Page 2: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

02

CONHECIMENTOS GERAIS

Leia o texto abaixo e responda às questõespropostas.

Texto 1:

Cada idioma do mundo tem suas própriascaracterísticas e diferenças ou “individualidade”.O português difere do francês em ter dois verbosde ligação, ser e estar; o português se distingue dofrancês, do italiano e do espanhol por ter infinitivosconjugados (para vocês falarem, para nósfalarmos, para eles falarem).

A língua portuguesa, diferentemente deoutros idiomas, recorre ao futuro do subjuntivo,que tem, em certos casos, formas verbaisirregulares que atrapalham tanto falantes nativoscomo os aprendizes do idioma. Se o juiz der aautorização, procederemos à investigação. Seeles virem os estragos realizados pelasinundações, tomarão logo as devidasprovidências. Se eles vierem para dialogar e nãobrigar, poderemos chegar a um acordo.

Outra marca do “gênio da línguaportuguesa”, para usar as palavras do gramáticoEvanildo Bechara, é o emprego do gerúndioprecedido do verbo estar (além de outros verboscomo andar, ir, vir, ficar) para “... trazer atos que serealizam paulatinamente, em vez do uso deformas simples do verbo, como faz o francês”. Écomo ilustra um exemplo de Bechara: “Jeannenous regard/Joana está-nos olhando ou olha”, emModerna Gramática Portuguesa (2001, página232).

Um fenômeno também específico doportuguês é a mesóclise, isto é, a intercalação depronomes átonos nos verbos no futuro dopresente ou no futuro do pretérito: “dir-se-á” e“calar-me-ia”. Alguns falantes de portuguêslamentam o fato de que a mesóclise esteja sendocada dia menos usada na língua contemporânea.Alguns jornais de ampla circulação recomendamque os jornalistas não usem a mesóclise em suasreportagens.

É uma realidade que as línguas mudematravés do tempo e as mudanças ocorrempaulatinamente sem os usuários perceberem.Algumas construções desaparecem enquantooutras surgem. É a vida.

O QUE SÓ O PORTUGUÊS TEM

(John Robert Schmitz. In ALingua. Ano I – Número 9 /2006. In www.iilp-cplp.cv/index.php?.)

2. A intertextualidade é um dos recursos usadopor autores para mostrar a validade de seusargumentos, como acontece no texto 1. Nessecaso, a intertextualidade ocorre:

A) através da comparação de estruturasgramaticais da língua portuguesa com as deoutras línguas.

B) c o m a c i t a ç ã o d e u m g r a m á t i c oreconhecidamente conhecido pelos estudiososda Língua Portuguesa.

C) quando o autor aponta a recomendação dejornais de ampla circulação para que se evite ouso da mesóclise nas reportagens.

D) na exemplificação dos diversos usos de verbosirregulares no futuro do subjuntivo, como dar,ver e vir.

E) nos diferentes usos de aspas para marcar ostermos que mereceram destaque pelo autor emsua argumentação.

1. No texto 1, a frase final “É a vida.”, sintetiza aideia do autor de que:

A) a língua portuguesa difere das demais pelo usoda mesóclise, motivo pelo qual deve ser evitadopelos falantes do português, principalmentepelos jornalistas.

B) devem ser evitados os usos de estrangeirismono dia a dia dos falantes de uma língua, paraque não se corra o risco de haver perda daidentidade linguística.

C) o gerúndio precedido de verbos como estar, ir,vir, ficar, em locuções verbais é a marcadistintiva da língua portuguesa, tornando-amais complexa que as demais.

D) só é possível compreender a importância deuma língua, se esta for gramatical ediscursivamente comparada a outras.

E) a língua é mutável, pois algumas estruturaslinguísticas desaparecem, ou são substituídaspor outras, pouco a pouco, através do tempo.

Page 3: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

03

6. A sequenciação textual é responsável pelapermanência do fio discursivo. Dessa forma, amanutenção do tema é indispensável para acoerência do texto, e é garantida, quase sempre,pelo uso de termos pertencentes a um mesmocampo lexical. A opção em que os termospertencem ao mesmo campo lexical e quepromovem, entre os parágrafos, a progressãotemática do texto 1, é:

A) suas próprias características e diferenças –outros idiomas – as palavras do gramáticoEvanildo Bechara – uma realidade – algumasconstruções.

B) cada idioma do mundo – português – francês –italiano – espanhol.

C) idioma – língua portuguesa – outra marca dogênio da língua portuguesa – um fenômenotambém específico do português – as línguas.

D) língua portuguesa – futuro do subjuntivo –formas verbais irregulares – falantes nativos –aprendizes do idioma.

E) português – emprego do gerúndio – mesóclise– fa lan tes do por tuguês – l ínguacontemporânea.

todos

5. Assinale a opção em que a conjunção, oulocução conjuntiva, estabelece a mesma relaçãosemântica que a destacada no período: “Algumasconstruções desaparecem outrassurgem.” (parágrafo 5).

A) Manteve-se calmo diante da situação,es t i vesse in te rnamente

transtornado.B) começou a palestra, todos já se mostravam

impacientes para as perguntas.C) Os alunos o olharam de uma forma o

deixou intrigado.D) árduo seja, o trabalho do

professor é sempre edificante.E) Permitiria a consulta aos livros,

percebesse o interesse dos alunos.

enquanto

a inda que

Mal

que

Por mais que

contanto que

4. “Um fenômeno também específico doportuguês é a mesóclise, isto é, a intercalação depronomes átonos nos verbos no futuro do presenteou no futuro do pretérito: “dir-se-á” e “calar-me-ia”.(parágrafo 4). Neste fragmento, o autor distingue alíngua portuguesa das demais, discutindo aquestão da colocação dos pronomes oblíquosátonos. A alternativa em que a colocação dopronome ob l íquo des tacado es tá emDESACORDO com o padrão culto da língua é:

A) A maneira de falar não corresponde,necessariamente, com o que escreve- nalinguagem formal.

B) “Apiedar- de alguém é forma nobre de dizeramém.” é uma citação que mostra ser o falanteconhecedor da língua culta?

C) Sobre os pronomes: não posso usá-corretamente em todas as situações? Por quê?

D) É importante que recomende mais ênfaseao português formal do que ao coloquial nasséries mais adiantadas.

E) Em tratando do estudo dos pronomes, émelhor mostrar ao aluno a diferença entre onível culto e o coloquial da língua.

se

se

los

se

se

3. N o t r e c h o , “ A l í n g u a p o r t u g u e s a ,diferentemente de outros idiomas, recorre aofuturo do subjuntivo, que tem, em certos casos,formas verbais irregulares que atrapalham tantofalantes nativos como os aprendizes do idioma. Seo juiz der a autorização, procederemos àinvestigação. Se eles virem os estragos realizadospelas inundações, tomarão logo as devidasprovidências. Se eles vierem para dialogar e nãobrigar, poderemos chegar a um acordo.”(parágrafo 2), a sequência de períodos iniciadospela conjunção adverbial SE apresenta umainformação, que denota, em relação ao primeiroperíodo, uma ideia de:

A) explicação.B) comparação.C) consequência.D) exemplificação.E) enumeração.

Page 4: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

04

seguir a forma culta da língua portuguesa

nossa, queburro! ele nem sabe escrever

Acredito que errado é aquele que falacorreto e não vive o que diz

” e nomomento eu questionei que se a forma escritadeve ser culta, a falada também deve ser!

Não existe certo ou errado quando se falade português. Certo e errado é coisa de ciênciaexata. A linguagem é adequada, é voltada para orecebedor da mensagem. Não estou incentivandoninguém a encher um artigo científico de gírias (amenos que elas sejam o tema) ou estrangeirismos,quero dizer que em locais apropriados usar gíriase estrangeirismos não pode ser considerado

! Pensar dessa forma é errado.Muito pior é quando se discriminam

pessoas sem oportunidades, pessoas semestudo, por falarem/escreverem diferente daforma culta. Pensamentos do tipo “

”. Uma pessoa quedesenvolveu de forma cognitiva a capacidade decomunicar-se, seja por gestos ou palavras (ditas eescritas), é digna de respeito pela forma quedesenvolveu o conhecimento sobre comunicaçãoe linguagem (só pra constar, até mesmo estasp e s s o a s d e v e m e s t a r a t e n t a s a oadequado/inadequado).

Apenas entenda: antes de criticar alguémpela forma que escreve, procure o significado determos como comunicação e linguagem. Tenteentender o porquê daquela tal de “formacoloquial”. E jamais, jamais mesmo, discriminealguém que não escreve “tão bem quanto você”,mas é capaz de expressar-se da mesma maneiraou até mesmo de forma melhor: claramente, sem“rebuscagens”.

“.” – FernandoAnitelli

Por hora, é só! Vou desligar.

errado

(Francisco Souza.in )www.franciscosouza.com.br/2009/01/22/

9. No início do texto, o autor utiliza as aspas paramarcar a palavra . Assinale a opção em quese justifica corretamente o uso das aspas peloautor na construção do primeiro período doprimeiro parágrafo.

A) as aspas marcam o emprego de umestrangeirismo, que será ponto de discussãodo tema.

B) o autor pretende chamar a atenção para adiscussão de um ponto de vista sobre o tema.

C) para marcar o tópico, o autor substituiu asvírgulas obrigatórias pelas aspas.

D) por se tratar de uma opinião de outro autor, ouso das aspas, nesse caso, é obrigatório.

E) o emprego das aspas denota a fala de um outrointerlocutor no decorrer do texto.

certo

8. Pelas características do texto 1, a função dalinguagem predominante é:

A) poética.B) expressiva.C) metalinguística.D) referencial.E) apelativa.

7. Nas alternativas abaixo, destacamos palavrasque retomam ou substituem outros termos citadosanteriormente no texto, estabelecendo elos paracriar relações entre os segmentos do discurso.Assinale a opção onde se reescreveu,corretamente, o termo que a palavra destacadaretoma e/ou substitui, no texto 1.

A) “Cada idioma do mundo tem própriasc a r a c t e r í s t i c a s e d i f e r e n ç a s o u“individualidade”.” (parágrafo 1) / cada idioma.

B) “Alíngua portuguesa, diferentemente de outrosidiomas, recorre ao futuro do subjuntivo,tem, em certos casos, formas verbaisirregulares(...)” (parágrafo 2) / a LínguaPortuguesa.

C) “Se virem os estragos realizados pelasinundações, tomarão logo as devidasprovidências.” (parágrafo 2) / falantes nativos.

D) “Um fenômeno específico doportuguês é a mesóclise (...)” (parágrafo 4) /gênio da língua portuguesa.

E) “Algumas construções desaparecem enquantosurgem.” (parágrafo 5) / as línguas.

suas

que

eles

também

outras

Leia o texto abaixo e responda às questõespropostas.

Texto 2:

Escrever “certo” em português. Orgulho dequem acha que é destaque, de quem acha que éinteligente, de quem acha que tem o poder, poisaprendeu gramática. Aprendeu a parte exata dalíngua portuguesa. Exata? Não mesmo!

Existem diversos termos envolvendo acomunicação oral e escrita: linguagem, língua,idioma, etc. Pasmo fico ao ver pessoas no orkutinflamando-se para responder “

” (famosasíndrome da ausência de argumentos).

Espera um pouco, afinal de contas, oportuguês possui ou não exatidão? Há poucosdias meu pai me disse “

Certo e errado, adequado e inadequado

primeiro aprende aescrever, pra depois vir discutir comigo

a linguagem escrita deve

Page 5: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

05

10.Observe o emprego do verbo haver em:poucos dias meu pai me disse “

” (parágrafo 3). A opção em que o verbo entreparênteses também deve manter-se

, de acordo com a norma culta da língua,é:

A) Sempre fomos professores que nos__________________ (esforçar) muito paradespertar o interesse do aluno.

B) Foi considerado como um dos professores quemelhor ________________ (ensinar) naquelaescola.

C) Cada um de nós __________ (fazer)questão de cumprimentar o professor que sedespedia daquela escola.

D) Esses 70% de alunos aprovados me__________ (bastar) para eu me sentirrealizado como professor.

E) Não se pode conceber que a inda__________ (existir) indivíduos analfabetosneste país.

apenas nosingular

a linguagem escritadeve seguir a forma culta da língua portuguesa(...)

13.No texto 2, “(...) Uma pessoa que desenvolveude forma a capacidade de comunicar-se,(...)” (parágrafo 5), a palavra destacada, nocontexto, significa relativo a(o):

A) aquisição de conhecimento.B) descobrimento através dos sentidos.C) representação do inconsciente.D) descoberta do mundo social.E) compreensão através da intuição.

cognitiva

14.Pe las ca rac te r í s t i cas func iona is eorganizacionais, o texto 2 pode ser classificadocomo:

A) narração descritiva.B) epistolar subjetivo.C) descrição científica.D) argumentação opinativa.E) relato histórico.

11. “”.

(parágrafo 6). O verbo discriminar, é parônimo deoutro verbo: descriminar. Assinale a alternativa emque ocorre ERRO na frase pelo usoINADEQUADO da palavra destacada.

A) O professor pediu no processo,quando requereu sua licença prêmio por direitoadquirido.

B) O almoxarifado do colégio está demerenda escolar, já que houve aumento deverba pública para este fim.

C) O aluno requereu a cidadaniabrasileira, por não querer mais retornar ao seupaís de origem.

D) Minha escola recebeu quantia pelapremiação dos alunos que participaram dasOlimpíadas de Conhecimento.

E) Ficamos todos muito satisfeitos com apresença daquele professor emnosso Festival de Poesia.

E jamais, jamais mesmo, alguémque não escreve “tão bem quanto você”(...)

discrimine

deferimento

sortido

imigrante

vultosa

iminente

12.A palavra , no trecho “(...) estasp e s s o a s d e v e m e s t a r a t e n t a s a oadequado/inadequado)” (parágrafo 5) é formadapelo processo de derivação prefixal. O prefixo dapalavra “ ” tem valor semânticocorrespondente ao da palavra:

A) imergir.B) intromissão.C) insanidade.D) inteligente.E) inscrever.

inadequado

inadequado

Leia o texto abaixo e responda à questãoproposta.

Texto 3:

(In. www.monica.com.br/comics/tirinhas)

15.Assinale a opção que enuncia a figura delinguagem a partir da qual o autor constrói o humorda tirinha de Chico Bento.

A) Personificação.B) Metáfora.C) Metonímia.D) Hipérbole.E) Catacrese.

Page 6: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

06

16.De acordo com Moreira (1999, p.153), DavidAusubel, no que se refere à teoria daaprendizagem significativa, “recomenda o uso deorganizadores prévios que sirvam de âncora paraa n o v a a p r e n d i z a g e m e l e v e m a odesenvolvimento de conceitos que facilitem aaprendizagem subsequente.” Para Ausubel, aprincipal função do organizador prévio é:

A) ativar a cognição inata.B) mediar saberes posteriores.C) organizar a aprendizagem formal.D) criar novos métodos de ensino.E) funcionar como ponte cognitiva.

17.De acordo com Libâneo (2008, p. 121),“estudos recentes sobre organização e gestãoescolar (...) e a observação de experiênciaslevadas a efeito nos últimos anos possibilitamsugerir a ampliação do leque dos estilos degestão. Esquematicamente, podemos considerarquatro concepções: a técnico-científica, aautogestionária, a interpretativa e a democrático-participativa.” Condiz com a concepçãoautogestionária a seguinte afirmativa:

A) Aescola é uma realidade social subjetivamentee socialmente construída, não uma estruturadada e objetiva.

B) Prescrições detalhadas de funções e tarefasacentuam a divisão técnica do trabalho.

C) A escola valoriza especialmente os elementosinstituintes da organização escolar e recusa opoder instituído.

D) A gestão enfatiza tanto a divisão de tarefasquanto as relações interpessoais.

E) Aequipe escolar tem uma definição explícita deobjetivos sociopolíticos e pedagógicos daescola.

18.Considerando um ensino tradicional, deposição neoliberal positivista, utiliza-se aavaliação escolar “como instrumento de coerção econtrole social, muitas vezes justificando-senaturalmente a seleção social, a discriminação eaté a punição de determinados grupos.”

Em outro extremo desta questão está a“avaliação formativa”. Esta segunda, em termosde representação social, “é muitas vezespercepcionada como uma modalidade deavaliação subjetiva, querendo isto significar, paraalguns, que ela é a modalidade de avaliaçãomenos rigorosa ou mais sujeita a fatores nãocontroláveis por parte dos diferentes atoresescolares.” . Resgatando oconceito da avaliação formativa, afirma-se quefazem parte de suas características ser:

A) qua l i ta t iva , d iagnóst ica , in tu i t i va einvestigativa.

B) quant i tat iva, general ista, intui t iva einvestigativa.

C) sumativa, intuitiva, diagnóstica e qualitativa.D) intuitiva, investigativa, sumativa e quantitativa.E) diagnóstica, sumativa, intuitiva e quantitativa.

(Loch, 2003,p.131)

(Afonso, 2003, p.93)

19.De acordo com a LDB – Lei nº 9.394/96, noTítulo III –

, especificamente no : “O dever doEstado com educação escolar pública seráefetivado mediante a garantia de:”, assinale qualalternativa abaixo refere-se ao texto incluso no

deste Art. 4º como inciso “X”, em redaçãodada pela Lei nº 11.700, de 2008.

A) “vaga na escola pública de educação infantil oude ensino fundamental mais próxima de suaresidência a toda criança a partir do dia em quecompletar 4 (quatro) anos de idade.”

B) “ensino fundamental, obrigatório e gratuito,inclusive para os que a ele não tiveram acessona idade própria.”

C) “acesso aos níveis mais elevados de ensino,da pesquisa e da criação artística, segundo acapacidade de cada um.”

D) “padrões mínimos de qualidade de ensino,definidos como a variedade e quantidadem í n i m a s , p o r a l u n o , d e i n s u m o sindispensáveis ao desenvolvimento doprocesso ensino-aprendizagem.”

E) “atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos deidade.”

Do direito à educação e o dever deeducar Art. 4º

caput

Page 7: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

07

20.De acordo com Libâneo , sãofatores imprescindíveis para promover a qualidadedas escolas os processos de organização egestão da instituição escolar, modificação decurrículos, equipamentos modernos, etc.. Mas nãoapenas isto. Segundo ele, “O que as escolasprecisam buscar, de fato, é a qualidade cognitivadas experiências de aprendizagem dos alunos.”Para o autor, uma educação escolar de qualidadesocial ocorre quando:

I. cria situações para o desenvolvimento daeducação para a responsabi l idade,participação, iniciativa, capacidade deliderança e tomada de decisões.

II. promove uma educação intercultural ecomunitária.

III. cria mecanismos de controle e avaliação dosdados, visando atender os imperativoseconômicos e técnicos.

IV. assegura sólida formação de base por meio dodomínio dos conteúdos escolares.

V. dispõe de condições físicas, materiais efinanceiras de funcionamento.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente I está correta.B) Somente III e IV estão erradas.C) Somente V está errada.D) Somente II e V estão corretas.E) Somente III está errada.

(2008, p.65-69) 21.De acordo com César Coll, a aprendizagemsempre tem como base conceitos, concepções,representações e conhecimentos construídosdurante as experiências prévias dos estudantes.Vygotsky já chamava a atenção para a importânciada interação entre a criança e o professor e entreas crianças e os colegas em situações deaprendizagem. Pesquisas da educadoraargentina Ana Teberosky mostraram como éprodutivo agrupar os pequenos com colegas queapresentam hipóteses diferentes.

.Refletindo sobre essas observações, identifique aún ica a l te rna t i va que NÃO comple taadequadamente a frase abaixo.

O professor, ao adotar atividades em grupo comseus alunos, deve atentar para o fato de que:

A) o primeiro passo é pensar no conteúdo a serensinado e nos objetivos específicos daatividade.

B) agrupar os alunos mais agitados com outrosmais calmos e os mais tímidos com osextrovertidos é um ótimo critério para definirequipes para uma boa situação de trabalho.

C) cabe ao educador criar condições para que osalunos realizem o trabalho com os própriosinstrumentos e manter o agrupamento sempreprodutivo.

D) antes de apresentar uma proposta de trabalhocoletivo, é preciso diagnosticar se é realmenteo momento de promover a troca deconhecimento ou permanecer ainda com umtrabalho individual.

E) a decisão de deixar ou não os alunos seagruparem por afinidade depende daintencionalidade do professor sobre aatividade.

(Revista Novaescola. Como agrupo meus alunos? Nº 220, março de 2009)

Page 8: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

08

23.O(Bhabha, op. cit.), espaço/tempo intervalar, onde onovo se configura; revela a negociação entre o

e o , anunciando conhecimentosem processo de construção e/ou conhecimentosque se mostram possíveis e/ou necessários.(...)Refletindo sobre este pensamento que, de acordocom Esteban, no texto de sua autoria:

, coloca emdiálogo o e o tecendo novosconhecimentos e propondo ocomo alternativa ao antagonismo entre saber enão saber, podemos enxergar a avaliação comoprática de:

A) rotulação.B) quantificação.C) investigação.D) formatação.E) qualificação.

ainda não saber é fronteira, um entre-lugar

saber não saber

Avaliar: atotecido pelas imprecisões do cotidiano

saber não saberainda não saber

24.Afirmações como: “Não faz sentido, porexemplo, ver o crescimento de uma sementenuma animação se podemos ter a experiênciareal.” (Nova Escola,

. Ed. 223. Junho/2009.)e “O uso de diferentes linguagens de mídia naescola pode ser um caminho para promovermudanças de atitudes e de metodologias detrabalho. O professor se especializar paramelhorar sua didática é insuficiente hoje (...)”(Nova Escola. .Gestão escolar. Abril/2008), nos levam a refletirsobre a aplicabilidade das novas tecnologiascomo recursos didáticos na educação.Especializar-se com o fim de utilizar novastecnologias não é suficiente, é preciso não sósaber utilizá-las, mas também é necessário sabercomo e quando aplicá-las. Professores com umaprática bancária e autoritária, por exemplo,tendem a distorcer o uso didático das novastecnologias em educação utilizando-as para:

I. Reproduz i r o conhec imento fo rma lespecificado no currículo.

II. Explorar novas formas de aprendizagemtornando-as mais significativas.

III. Reforçar o ensino tradicional e sua práticaunilateral.

IV. Adequar a sua apresentação de conteúdos ànova realidade.

V. Incentivar a interação do aluno com oconhecimento.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A) IV e V.B) II e III.C) I e V.D) I e III.E) II e IV.

Um guia sobre o uso detecnologias na sala de aula

A conexão que faz a diferença

22.Sobre o papel dos subsunçores na teoria daaprendizagem significativa de David Ausubel,pode-se afirmar que:

A) a aprendizagem significativa ocorre quando anova informação encontra-se em subsunçoresrelevantes existentes na estrutura cognitiva.

B) são estruturas de conhecimentos específicos erelevantes existentes na estrutura cognitiva doindivíduo.

C) def inem a aprendizagem de novasinformações com pouca ou nenhumaintegração, com conceitos relevantesexistentes na estrutura cognitiva.

D) são informações que não interagem com umaestrutura de conhecimentos específicos doaprendiz.

E) correspondem ao armazenamento deinformações arbitrariamente fixados edistribuídos na estrutura cognitiva.

Page 9: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

09

27.De acordo com Moretto , pensandono conceito de ensinar como organizar condiçõesque facilitem a aprendizagem significativa deconceitos relevantes, a atividade de planejar,neste contexto, assume um papel importante parao professor, pois, um dos primeiros cuidados que odocente deve ter em seu planejamento é:

A) garantir que todo o conteúdo necessário àaprendizagem esteja no planejamento.

B) certificar se haverá tempo hábil em seuplanejamento para o cumprimento de todo oprograma do currículo.

C) verificar a relevância do que está sendoproposto para a aprendizagem, diante docontexto de seus alunos.

D) verificar a importância, para a escola, do queestá sendo planejado.

E) ter noção clara de sua opção epistemológicapara promover uma melhor relação entreprofessor e aluno.

(2010, p. 52)

25.De acordo com Moretto (2010, p. 55-63), aética na relação entre professor e aluno vai alémda moral sem, contudo, negá-la. Ela questionaregras e normas orientadas pela virtude dagenerosidade. A ética questiona as regras,analisando as consequências de nossos atos. Sobo prisma deste conceito, analisemos o caso aseguir:

“A média de aprovação da escola é 6,0(seis) e um aluno obteve 5,8 (cinco vírgulaoito). O professor, anal isando odesenvolvimento de seu aluno, suaparticipação em aula, seu esforço paraaprender, sua história de vida escolar,entende que pode atribuir-lhe média final6,0 (seis), aprovando-o. Esta atitudeprejudica alguém? A resposta é não. Ajudaalguém que precisa, embora não tenhaalcançado os pontos que a regra manda?Possivelmente.”

Realizando uma análise fundamentada nosprincípios éticos de acordo com o conceito deMoretto (2010), a atitude correta a ser tomada é:

A) não aprovar, tendo em vista exclusivamente ofato de que o aluno não demonstrou odesenvo lv imento das competênc iasnecessárias.

B) não aprovar, pois a ética exige, em muitoscasos, defender a aplicação da regra, para nãohaver o prejuízo de outros.

C) aprovar o aluno, pois reprovar alguém que nãodemonstrou desenvolver o mínimo decompetências desejadas pode ser uma falta deética.

D) aprovar o aluno, pois a ética exige quedevemos burlar a aplicação da regra para nãohaver o prejuízo do aluno.

E) aprovar o aluno, pois seria ético apoiá-lomesmo que isto acarretasse algum prejuízosocial quando este aluno fosse à prática.

(Moretto, 2010, p.63)

26.Libâneo sugere alguns tópicoscomo roteiro para formulação do projetopedagógico curricular. Dentre eles está a“concepção de educação e de práticas escolares”da escola.Afinalidade deste tópico é:

A) caracter izar socioeconomicamente eculturalmente o contexto da ação escolar.

B) propor as metas mais amplas que se desejamalcançar, levando em consideração quesitoscomo condições reais do espaço físico, custo,capacidade da equipe de profissionais, tempoe outros.

C) apresentar uma síntese do “pensamento” daequipe de professores e pedagogos sobreeducação e currículo, com base nas exigênciase necessidades sociais.

D) descrever a estrutura de funcionamento e dosm e i o s d e o r g a n i z a ç ã o e g e s t ã o ,responsabilidades e formas de dinamizar oprocesso de gestão.

E) definir a atuação da escola nos processos deensino e aprendizagem, por meio do currículo.

(2008, p.164-165)

Page 10: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

10

29.De acordo com Pimenta , o autor“Develay conceitua a pedagogia como .Isto é, o estudo das condições de execução deuma ação eficaz. Tal definição da pedagogiapermite compreendê-la como uma reflexão sobreos sistemas e os processos da educação, paraconstituir, a partir deles, os valores presentes e osque se espera.” Este conceito se dá com o objetivode aclarar as distinções entre a pedagogia e adidática feitas por Develay. Fazendo distinçõesentre a pedagogia e a didática, pode-se afirmarque a didática por sua vez:

I. é o estudo dos processos de aprender eensinar. Constitui-se como a ciência doconhecer uma teoria.

II. considera a natureza do saber ensinar comodeterminante da aprendizagem.

III. não visa estudar as situações de ensinosomente sob o ângulo da especificidade doconteúdo.

IV. atém-se a situações de ensino-aprendizagem.Enquanto ciência, estuda a ação e cria oselementos de diagnósticos.

V. interessa-se não apenas pela dimensãocognitiva da aprendizagem, mas por todas asdimensões que envolvem as situações deensino.

(1997, p. 54)praxiologia

Estão corretas apenas as alternativas:

A) I, III e IV.B) II e III.C) IV e V.D) I, II e III.E) I, II e IV.

28.Um grande dilema perpassa a prática docente:cumprir o programa ou fazer um trabalho maisaprofundado e significativo? No dia a dia, oprofessor acaba sucumbindo a “cumprir oprograma” por diversos motivos como, atraso noconteúdo, cobrança dos pais, da equipe escolar,dos próprios alunos, etc.. Sendo pressionado acumprir o programa, o professor recorre ametodologias de repetição, reprodução eexposição, onde, de acordo com Vasconcellos

neste contexto, obviamente, não hánecessidade de planejamento. O professor queopta pelo desafio de não simplesmente cumprir oprograma mas, planejar e por em prática umprojeto educativo compromissado com aaprendizagem, tem seu empenho centrado naassimilação dos conteúdos por parte dos alunosde uma forma:

A) passiva e crítica.B) crítica e participativa.C) participativa e conteudista.D) formalista e passiva.E) conteudista e crítica.

(1995, p.128)

30.Sobre o projeto político-pedagógico, leia asafirmativas abaixo, marcando para asverdadeiras e para as falsas.

( ) A elaboração do projeto pedagógico deve serpautada em estratégias que deem voz a todosos atores da comunidade escolar.

( ) O projeto político-pedagógico deve ser revistoanualmente, não sendo necessário eaconselhável mudá-lo ao longo do ano.

( ) É preciso que todos conheçam bem arealidade da comunidade em que se inserempara, em seguida, estabelecer o plano deintenções – um pano de fundo para odesenvolvimento da proposta.

( ) A gestão administrativa estabelece o que ecomo se ensina, as formas de avaliação daaprendizagem, a organização do tempo e ouso do espaço na escola, entre outros pontos.

( ) É importante garantir que o projeto tenhaobjetivos pontuais e estabeleça metaspermanentes para médio e longo prazos

Asequência correta é:

A) F, V, F, V, V.B) V, V, V, F, F.C) V, F, V, V, F.D) V, V, V, V, F.E) V, F, V, F, V.

VF

Page 11: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

11

34. Humanismo e Renascimento representam asmanifestações culturais do início dos temposmodernos. Nesse sentido, é correto afirmar queesse movimento intelectual:

A) atribuiu importância central ao homem,valorizando a sua capacidade e o seu espíritocrítico.

B) buscou elementos da cultura hindu e chinesapara o epicentro das suas preocupaçõesexistenciais.

C) imitou os valores medievais, buscando areprodução dos seus atos, suas crenças esuas realizações.

D) caracterizou-se pela uniformidade demanifestações em diversos países europeus,fiéis ao modelo italiano.

E) preocupou-se, essencialmente, com adivulgação da cultura greco-romana,considerada como insuperável pelosrenascentistas.

33.“É preciso restabelecer ou criar todas asindústrias, mesmo as de luxo; estabelecer osistema protetor nas aduanas; organizar osprodutores e comerciantes em corporações;aliviar os entraves fiscais nocivos à população;restituir à França o transporte marítimo de seusprodutos; desenvolver colônias e ligá-lascomercialmente à França.”

“As verdadeiras colônias de um povo comerciantesão os povos independentes de todas as partes domundo.”

Os textos acima refletem correntes dopensamento econômico europeu. Identifique-os,respectivamente:

A) mercantilismo e liberalismo.B) fisiocratismo e colbertismo.C) metalismo e monetarismo.D) bullionismo e industrialismo.E) nacionalismo e comercialismo.

(Colbert)

(Jean Baptiste Say)

32.Entre os séculos XVI e XVIII, os Estadosmodernos europeus adotaram o absolutismomonárquico, que se caracterizava basicamente:

A) pelo equilíbrio entre os poderes executivo,legislativo e judiciário.

B) pela prática econômica mercantil istaassociada ao livre mercado.

C) pela adoção da centralização administrativacomo instrumento da dominação social.

D) pela manutenção da descentralização políticapredominante durante o período medieval.

E) pe la concessão de benef íc ios aoscamponeses, base de sustentação política domonarca.

31.Durante os séculos XV e XVI, os paísesibéricos exerceram uma indiscutível hegemoniano cenário europeu, em função da dianteira queassumiram na expansão marítima e comercial.Caracterizam essa preponderância:

A) a curiosidade das sociedades ibéricas emconhecer outras culturas e povos.

B) a rápida expansão do setor industrial,financiada pela acumulação da exploraçãocolonial.

C) a exploração de metais preciosos pelaEspanha no México e Peru, e o monopólio dePortugal sobre as rotas de comércio oriental eafricano.

D) a adoção de uma política econômica liberal,que facilitou a atuação da iniciativa privada noprocesso de expansão.

E) a atuação conjunta na expansão marítimapermitiu às monarquias ibéricas uma posiçãode vanguarda em relação aos demais Estadoseuropeus.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Page 12: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

12

36.“(...) Ilustração política é bem mais abrangente(...) pois inclui os séculos XVI e XVIII e estende-seà Inglaterra, França e América do Norte, ou seja,exatamente àqueles países onde não houveabsolutismo ilustrado (...). Corresponde àsmanifestações do pensamento político e socialmais significativas e permanentes, associadas àépoca do Iluminismo. Já o conceito deAbsolutismo Ilustrado corresponde ao chamado'despotismo esclarecido' (...).Ao contrário doanterior, este conceito sé se aplica a um breveperíodo e a alguns Estados europeus”.

Sobre o Despotismo Esclarecido, é corretoafirmar:

A) foi a adoção dos princípios filosóficos deProudhon e Karl Marx, ao final do século XIX,pela monarca Catarina II da Rússia.

B) a adoção de ideias ilustradas pelos monarcase u r o p e u s p r o p o r c i o n o u r e f o r m a sliberalizantes, como na Inglaterra de Jaime II.

C) atingiu o seu apogeu na França de Luís XIV,com as medidas econômicas liberalizantestomadas por Colbert.

D) foi a adoção de princípios da Ilustração pormonarcas europeus, visando a aumentar opoderio do Estado, dentro dos limites doabsolutismo.

E) ocorreu em estados europeus, onde ocapitalismo predominou, com o apoio de suasrespectivas burguesias.

(Falcon,Francisco. Despotismo esclarecido. SP: Ática, 1992)

37.Quanto ao Iluminismo, movimento de ideiasque ocorreu no século XVIII, podemos dizer queestá associado:

A) às “Cartas Inglesas” de Voltaire e à“Enciclopédia” de Diderot.

B) ao “Leviatã " de Hobbes e ao “Contrato Social”de Rousseau.

C) ao “Espírito das Leis” de Montesquieu e ao“Príncipe” de Maquiavel.

D) à “Utopia” de Thomas Morus e ao “Elogio aLoucura” de Erasmo de Roterdã.

E) aos “Ensaios” de Montaigne e à “Cidade doSol” de Tomaso Campanella.

35.“Nós denominamos de predestinação aoconselho eterno de Deus, pelo qual ele determinouo que queria fazer de cada homem... Se alguémpergunta por que Deus tem piedade de uma partee por que deixa e abandona a outra, não hánenhuma resposta, senão a de que isso é o quelhe apraz.”“Erram, pois, os pregadores das indulgências quedizem que, pelas indulgências do papa, o homemfica livre de toda a pena e fica salvo.”

Os textos acima ilustram parte do pensamento dosdois principais reformadores religiosos do séculoXVI. A opção que interpreta, corretamente, umfator do processo histórico que propiciou a reformaprotestante é:

A) a crise da Igreja Católica, em termos dedisciplina e de dogma, aliada às ambiçõesfinanceiras do papado.

B) a tentativa modernizadora preconizada pelaIgreja Católica, em sintonia com a novamentalidade, associada à burguesia.

C) a reação anticristã da burguesia europeiaadepta do islamismo.

D) a revolta dos Países Baixos contra adominação espanhola.

E) os conflitos religiosos naAlemanha e França.

(Calvino)

(Lutero)

Page 13: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

13

39.A colonização da América realizada pelosespanhóis teve como destaque a intensaexploração da mão de obra indígena, podendo sercitado como exemplo o caso da “mita”, queconsistia:

A) na imposição de trabalhos forçados nas minas,durante uma parte do ano, aos indígenas dasregiões onde predominava a extração demetais preciosos.

B) na organ ização dos ind ígenas emaldeamentos jesuíticos, com a finalidade decristianizá-los.

C) na inserção dos elementos indígenas, atravésdo trabalho assalariado, nas manufaturasintroduzidas nas colônias.

D) na prática espanhola de integração voluntáriadas sociedades indígenas no projetocolonizador da Coroa.

E) na parceria com as sociedades indígenas,v i s a n d o a u m d e s e n v o l v i m e n t oautossustentável.

40.A colonização europeia na América produziu aestruturação de dois tipos básicos de colônias:ascolônias de exploração e as de povoamento. Comrelação à colonização inglesa na denominadaNova Inglaterra, pode-se afirmar que:

A) predominou a grande lavoura algodoeira e autilização da mão de obra escrava em largaescala.

B) utilizou a pequena propriedade como elementovital, com a produção voltada para osinteresses da metrópole.

C) desenvolveu uma economia baseada napequena e média propriedade com produçãodiversificada, independente da metrópole.

D) estruturaram uma economia idêntica a dascolônias do sul, apesar das diferençasclimáticas.

E) priorizou os colonos de origem católica devidoà perseguição promovida pelos puritanos.

41.O ano de 1793 registrou uma série deacontecimentos que marcaram o ápice daradicalização da Revolução Francesa. Essemomento da Revolução caracteriza-se pelo(a):

A) retomada do poder pela nobreza, aliada ao altoclero, restaurando a união entre o podertemporal e o espiritual.

B) hegemonia dos jacobinos, de origem pequenoburguesa, aliada aos “sans-culottes”, tendocomo principal líder Robespierre.

C) predomínio da burguesia liberal, preocupadaem manter a monarquia parlamentar.

D) aprovação da chamada Constituição Civil doClero e retomada das propriedades pelanobreza feudal.

E) ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder,através do golpe dos 18 Brumário.

38.A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterrana segunda metade do século XVIII proporcionouuma série de mudanças econômicas e sociaissignificativas, dentre as quais podemos destacar:

A) o completo desaparecimento da produçãoartesanal doméstica.

B) a proibição da utilização da mão de obrafeminina e infantil no trabalho das fábricas.

C) a adoção do protecionismo alfandegário emsubstituição ao liberalismo econômico.

D) o surgimento dos grandes complexosindustriais, fruto da fusão do capital bancáriocom o industrial.

E) a consolidação do capitalismo, identificadocom a utilização de um numeroso contingentede trabalhadores assalariados e com amecanização da produção.

Page 14: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

14

45. Com relação aos processos de unificação daAlemanha e da Itália, apresentaram em geral,mais particularmente durante o período de 1850 a1870, como característica comum:

A) a intervenção favorável das potências comoInglaterra e França nas unificaçõesempreendidas pelos reinos da Prússia e doPiemonte.

B) a vitória dos ideais socialistas da “Primaverados Povos de 1848”, presentes nasconstituições dos novos Estados.

C) a liderança dos Estados mais fortes, Piemonte(Itália) e Prússia (Alemanha), identificadoscom os ideais nacionalistas.

D) o apoio de Napoleão III, imperador dosfranceses, à política das nacionalidades.

E) a forma pacífica com que conseguiu formalizara formação dos seus Estados nacionais.

43.Na segunda metade do século XIX, a questãos o c i a l e s t á i n t i m a m e n t e l i g a d a a odesenvolvimento capitalista. Em decorrênciadesse processo, surgem diferentes soluções,como o anarquismo, que tem entre os seusprincípios essenciais:

A) a extinção do Estado e o controle social daprodução.

B) o incentivo ao livre mercado e a nãointervenção do Estado.

C) a implantação de um Estado socialista.D) a defesa da propriedade privada e o fim do

Estado.E) a autonomia do Estado frente à questão social.

44. “A questão colonial é, para todos os paísesengajados numa grande exportação, oprolongamento natural de sua própria indústria e,como é exatamente o nosso caso, uma questão desobrevivência...”

Sobre a expansão imperialista na África e Ásia,podemos afirmar que visava:

A) à manutenção do equilíbrio europeu.B) à ação missionária cristã sem interesses

comerciais.C) à retomada das relações coloniais tais como

existiam no período mercantilista.D) ao objetivo de promover o desenvolvimento

das colônias através da aplicação de capitaisexcedentes.

E) ao interesse em investir seus capitaisexcedentes nas colônias, obter mercadosfornecedores de matérias-primas e reservarmercados para seus produtos industrializados.

(Jules Ferry, ministro francês, em 1881).

42. “(...) Contudo, o que ninguém esperava (...) eraa extraordinária universalidade e profundidade dacrise que começou, como mesmo os nãohistoriadores sabem, com a quebra da Bolsa deNova York, em 29 de outubro de 1929. Equivaleu aalgo muito próximo do colapso da economiamundial, que agora parecia apanhada num círculovicioso, onde cada queda dos indicadoreseconômicos (fora o desemprego, que subia aalturas sempre mais astronômicas) reforçava odeclínio em todos os outros.

Sobre a crise que se instalou na economia a nasociedade americana após a quebra da Bolsa deNova York, em outubro de 1929, é correto afirmar:

A) marcou o início de uma nova políticaeconômica, que se caracterizou pela nãointervenção do Estado na economia.

B) um momento de recessão econômica que, nosEstados Unidos, levou à suspensão doprograma conhecido como “New Deal”.

C) a crise propagou-se por todos os setores daeconomia, levando ao desemprego e àrecessão prolongada.

D) levou à socialização da economia americanaatravés de mecanismos estatizantes.

E) uma proposta de controle do crescimentopopulacional, como forma de controlar odesemprego sistêmico.

(Hobsbawn,Eric. Era dosExtremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo:Companhia das Letras.1995, p.95-97)

Page 15: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

15

48.“Trata-se de abandonar a construção imediatado socialismo para recuar, em diversos domínioseconômicos, em direção a um capitalismo deEstado.”A passagem acima, retirada de um dos discursosde Lênin, faz referência à política econômicaadotada após a Revolução Russa, denominadade:

A) Comunismo de Guerra.B) Perestroika.C) Nova Política Econômica.D) Planos Quinquenais.E) Socialismo num só país.

(Lênin)

47.“A Europa, e não a Inglaterra, é a pátria mãe daAmérica...Tudo aquilo que é razoável e justoclama pela separação.(...) Da Inglaterra nãoesperamos nada, a não ser a ruína... nada poderesolver nossa situação tão rapidamente quantouma Declaração de Independência, aberta e feitacom determinação.”

A Independência das 13 colônias inglesas daAmérica do Norte, resultou:

A) da oposição dos colonos à polít icaprotecionista inglesa, favorável ao comérciotriangular.

B) da reação dos colonos às medidas fiscais eadministrativas tomadas pela Inglaterra após aGuerra dos SeteAnos.

C) da posição dos colonos favoráveis à volta deuma monarquia absolutista na metrópoleinglesa.

D) do prejuízo causado aos colonos pela políticaliberal da Inglaterra, que aboliu o pactocolonial.

E) da reação dos colonos protestantes, a tentativainglesa de impor a restauração do catolicismo.

(Paine, Thomas. Senso Comum.Coleção Os Pensadores,Abril Cultural, 1979. p. 43-83)

46.“Meu objetivo capital, nesta luta, é salvar aUnião e não salvar nem destruir a escravidão. Seeu pudesse salvar a União, sem libertar escravonenhum eu o faria; e se pudesse salvá-la pelorecurso de libertar alguns, deixando os outrosentregues à própria sorte, também faria.”

No texto acima, o Presidente norte-americanoexpressa a sua preocupação em manter a União,de tal forma que seu Governo não poderia durar sepermanecesse “metade escravo, metade livre”.

Identifique um dos elementos geradores daGuerra de Secessão.

A) A necessidade do sul em quebrar o bloqueioeconômico movido pelo norte.

B) Os sulistas, favoráveis à manutenção daescravidão em suas plantações, reagiram comhostilidade à vitória de Abraão Lincoln naseleições.

C) Os Estados do sul eram mais desenvolvidos noplano industrial do que os Estados do norte.

D) Os nortistas eram defensores dos interesseslivre cambistas.

E) No norte, predominavam os interessesagrícolas, voltados para o mercado externo.

(Carta deAbraão Lincoln, em 1862)

49. Os fascismos na Europa, no período do entre-guer ras , apresentaram caracter ís t icasimportantes. Destacam-se como pontos emcomum desses movimentos:

A) a adoção de práticas socialistas e da nãointervenção do Estado na vida econômica.

B) o fortalecimento da democracia liberal e orespeito ao indivíduo.

C) a liberdade para as minorias étnicas e avalorização da livre concorrência.

D) o pluripartidarismo e a livre organização dostrabalhadores.

E) a necessidade de um Estado forte e o caráterbeligerante.

Page 16: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

16

53.“Na raiz do racismo e da alienação está oregime de brutal exploração do homem pelohomem, sobre o qual repousava estruturascoloniais. A tomada de consciência por parte dospovos colonizados desse processo deexpropriação absoluta constitui a essência doprocesso de descolonização.”

Com relação ao processo de descolonização daÁfrica e Ásia, é corretor afirmar que:

A) a ONU aprovou a incorporação da Namíbiapela África do Sul.

B) a descolonização da Indochina foi fruto dodesinteresse dos franceses pela região.

C) as colônias portuguesas na África foram asprimeiras a conseguir a independência.

D) a descolonização da Índia teve como princípiosbásicos a resistência pacífica e a não violência.

E) o triunfo militar norte-americano na Guerra doVietnã pôs fim ao processo de descolonizaçãona Ásia e África.

(Linhares, Maria Yedda.A Luta contra a Metrópole. São Paulo, Brasiliense, 1981. p.54)

51.Do ponto de vista político, a Segunda GuerraMundial produziu a rivalidade entre os EstadosUnidos e a União Soviética pela hegemonia sobreas outras regiões do globo. Logo após a guerra,começam os desentendimentos entre as duaspotências – Guerra Fria. Identifique o elementoque melhor expressa a origem desse processo.

A) Doutrina Truman.B) Pacto de Varsóvia.C) Guerra do Vietnã.D) Conferência de Bandung.E) Invasão da Baia dos Porcos.

50.“Governei durante vinte anos e deles tireiapenas poucos resultados certos: 1º) a América éingovernável para nós; 2º) aquele que serve a umarevolução ara no mar; 3º) a única coisa que sepode fazer na América é emigrar; 4º) este paíscairá infalivelmente em mãos de multidãodesenfreada, para depois passar a pequenostiranos quase imperceptíveis, de todas as cores eraças; 5º) devorados por todos os crimes eextintos pela ferocidade, os europeus não sedignaram a nos conquistar; 6º) se fosse possívelque uma parte do mundo voltasse ao caosprimitivo, esse seria o último período da América.”

A carta de Simon Bolívar, datada de 9 denovembro de 1830, antecipa alguns dosproblemas que a Hispano-América irá se defrontarao longo do século XIX. No plano político, oelemento importante na formação do EstadoNacional naAmérica Latina foi o:

A) socialismo.B) absolutismo.C) caudilhismo.D) coronelismo.E) fisiocratismo.

(Carta ao general Juan José Flores, in Bolívar: política, M.L.Belloto eAna Maria M. Corrêa(orgs.). São Paulo, Ática, 1983)

52.“A URSS é um país sem inflação... Não háfavelas. Todos têm educação. A taxa demortalidade infantil é a menor do mundo (...) Apopulação em sua grande maioria é passiva.Qualquer liderança política, pensando a curtoprazo, não mexeria em nada. Continuaria nocalmo rumo da estabilidade por não perceberfalhas escondidas ou por percebê-las, mas terconsciência do poder que delas decorre; ou aindapor comodismo, para não correr riscos. Mesmoassim, o grupo dirigente decide correr riscos eembarca em reformas.”

A ascensão desse novo grupo dirigente,comandado por Gorbatchev, empreendeu umamodernização da economia, conhecida por:

A) Glasnost.B) Perestroika.C) Revolução Permanente.D) Comunismo de Guerra.E) Nova Política Econômica.

(Jornal do Brasil, 25 de set.1988, p.9).

Page 17: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

17

56.O “peronismo”, fenômeno político que surge naArgentina após 1945, cuja referência foi oPresidente Juan Péron, pode ser identificadocomo:

A) expressão do fascismo europeu na Argentina,tendo como base social os grandesproprietários rurais.

B) apogeu do caudilhismo, com o apoio dossetores ligados à exportação.

C) um movimento identificado com o socialismorevolucionário castrista.

D) o início do movimento bolivarista, apoiado porChaves.

E) uma variante do “populismo”, com base noproletariado urbano e segmentos inferioresdas classes médias.

54. Mr. Dow-Jones

Andam no ar uns rumoresO meu fax anda alarmadoDiz-se que o choro da Lady DiAgita-se muito o mercadoACadillac tem o monopólioDas bicicletas em PequimBerlusconi distribui pizzasPelas ruas de Bombaim

(...)Você espirra em Nova YorkE lança em crise o planetaNa minha cama sinto a onda de choqueÉ o efeito borboletaO Tarôt diz que o sol vai cairNas malhas da recessãoÉ a treva do milênioÉ a grande depressão

Baseando-se na letra da música acima, identifiquea alternativa que expressa corretamente ofenômeno da “globalização”.

A) É antes de tudo um fenômeno financeiro,tornando os mercados rápidos, violentos emortais. Um erro econômico, que há tempospoderia se arrastar por anos, derruba aeconomia de um país em semanas.

B) Favoreceu a redução do fosso entre os paísesricos e pobres.

C) Ampliou, consideravelmente, a intervençãoestatal na economia, criando o Estado do bem-estar social.

D) Não é só econômica, é também cultural,procurando a preservação das culturas locais.

E) Favoreceu o atendimento de políticas públicas,a t e n d e n d o a s r e i v i n d i c a ç õ e s d o strabalhadores.

(Rui Veloso e Carlos Tê)

55. O dia 11 de setembro de 2001 foi marcado pelomaior atentado terrorista contra os EstadosUnidos, atingindo o Pentágono e destruindo osímbolo do seu poder econômico – as torresgêmeas do Word Trade Center. As repercussõeseconômicas foram terríveis, atingindo em cheio asseguradoras e as empresas aéreas. Comoconsequência, os Estados Unidos, lançam a“Doutrina Bush”, adotando uma postura unilateral:de que o direito da autodefesa permite que os EUAajam militarmente. O apoio às organizaçõesterroristas é realizado pelos países que, segundoa Doutrina Bush, formam o eixo do mal. Quais sãoesses países?

A) Palestina,Afeganistão eArgélia.B) Coreia do Sul, Venezuela e Cuba.C) Rússia, Bolívia e Paquistão.D) Índia, Equador e Nicarágua.E) Coreia do Norte, Irã e Iraque.

Page 18: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

18

58.Bossa Nova mesmo é ser PresidenteDessa terra descoberta por CabralPara tanto basta ser tão simplesmenteSimpático, risonho, original (...)

O governo de Juscelino Kubitschek foi marcadopor polêmicas, com relação ao seu audaciosoPlano de Metas e as suas consequências. Poroutro lado, a estabilidade política é a marca doperíodo. Identifique a razão para tal fato.

A) O apoio da UDN ao plano econômico dogoverno.

B) A aliança PSD/PTB que dava, ao governo,maioria no Congresso.

C) O alinhamento do governo Kubitschek àso r i e n t a ç õ e s d o F u n d o M o n e t á r i oInternacional.

D) A adoção de uma política econômicanacionalista que atendia às reivindicações daUDN.

E) A implementação de medidas de carátersocializante, garante o apoio dos comunistasno Congresso.

(Juca Chaves)

59.“Em 1934, Getúlio Vargas é eleito presidente.Novas eleições seriam marcadas para 1937. Amúsica vencedora do concurso radiofônico 'QuemSerá o Homem' antecipa o desfecho. ”

O homem quem será?Será seu Manduca ou será seu Vavá?Entre esses dois meu coração balança por queNa hora “h” quem vai ficar é seu Gegê.

De fato, não ocorreram eleições. Em novembro de1937, tendo como pretexto uma supostaconspiração comunista, denominada de PlanoCohen, Getúlio Vargas dissolve o Congresso eimplanta o Estado Novo. Com relação ao novoregime, é correto afirmar:

A) adotou uma política econômica liberal.B) proibiu os sindicatos de trabalhadores e

patrões.C) permitiu a ação dos partidos políticos de

extrema direita, como sustentação do regime.D) es tabe leceu a censura at ravés do

Departamento de Imprensa e Propaganda –DIP–, intervindo na cultura popular.

E) implantou um regime autoritário, baseado numpartido único – Ação Integralista Brasileira –similar ao fascismo italiano.

(Nesteprognóstico musical, Seu Manduca é Armando Salles deOliveira e Seu Vavá, OswaldoAranha.)

(Documentos Sonoros do Nosso Século –Abril Cultural)

60. Durante o governo do general João Batista deFigueiredo (1979-1985), o processo de aberturasofreu uma forte ameaça, arquitetada por gruposque não desejavam a redemocratização. Queepisódio do período colocou em cheque oprocesso de abertura política?

A) a oposição da esquerda armada.B) o atentado à bomba do Rio Centro.C) o fechamento dos periódicos de esquerda pelo

DOI-CODI.D) a eleição de Leonel Brizola para o governo do

Rio Grande do Sul.E) a proibição pelo governo de eleições diretas

para os governadores.

57. Varre, varre, varre, varre, varre, varrevassourinhaVarre, varre a bandalheiraQue o povo está cansado de viver dessa maneiraJânio Quadros é a esperança desse povoabandonado (...)

Jânio Quadros saiu vencedor, com quase6 milhões de votos, nas eleições de 1960 e apósseis meses de governo, mergulhou o país numadas mais graves crises da sua história. Durante oseu governo, Jânio contrariou os grupos que oapoiaram, dentre eles a UDN e o seu líder CarlosLacerda. Identifique um dos motivos para essedescontentamento:

A) apoio à legalização do Partido ComunistaBrasileiro.

B) rompimento das relações diplomáticas com aURSS e Cuba.

C) concessão de um aumento de 10% do salário-mínimo.

D) reatamento das relações diplomáticas com osEstados Unidos.

E) implementação de uma política externaindependente.

Page 19: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

19

64.Em meados do século XIX, nas áreas maisdinâmicas do país, ocorreram mudanças nosentido de uma modernização capitalista, tendocomo figura proeminente na época, IrineuEvangelista de Souza, mais conhecido comoBarão de Mauá. Nas origens desse processo demodernização, podemos apontar:

A) a Tarifa Alves Branco que proibia asimportações.

B) o declínio da produção cafeeira do oestepaulista.

C) a Lei de Terras que impedia a aquisição deterras por estrangeiros.

D) a existência de capitais excedentes a partir daproibição do tráfico negreiro.

E) a extinção precoce do trabalho escravo naregião sudeste, favorecendo a criação de ummercado interno.

62.“Nos anos do governo de Nassau (1637-1644),intensificaram-se reformas de caráter urbanístico.Recife ganhou pontes, palácios, jardim botânico eaté mesmo um zoológico. O conde pretendeu secercar de estudiosos e artistas capazes de retratarcom maestria a paisagem natural e humana doNovo Mundo. Além disso, sua administração ficoumarcada pela adoção de princípios opostos aos daadministração portuguesa, (...)”

Que princípio adotado por Nassau destoa daadministração portuguesa?

A) Tolerância religiosa.B) Fim da liberdade de comércio.C) Imposição do trabalho livre nos engenhos.D) Anistia das dívidas dos colonos com o seu

governo.E) Confisco dos engenhos pertencentes aos

portugueses.

(Nívia Pombo eFabiano Vilaça. O Brasil de Franz Post. Revista NossaHistória nº. 28. P.87)

65.Feitiço da Vila

“Quem nasce lá na VilaNem sequer vacilaAo abraçar o sambaQue faz dançar os galhos,Do arvoredo e faz a lua,Nascer mais cedo.Lá, em Vila Isabel,Quem é bacharelNão tem medo de bamba.São Paulo dá café,Minas dá leite,E a Vila Isabel dá samba.”

Em 2010, comemoramos os cem anos donascimento do compositor Noel Rosa, um dosgrandes nomes da nossa música popular. Comsua ironia fina, o mestre não deixou escapar a suacrítica à política do café-com-leite. Com relação aessa política, é correto afirmar que:

A) possibilitou aos Estados mais importantes, amoralização do processo eleitoral.

B) permitiu às oligarquias nordestinas oporem-seà hegemonia de São Paulo e Minas Gerais.

C) significou a alternância no poder entre MinasGerais e São Paulo durante a maior parte da1ª República.

D) perpetuou a hegemonia do Rio de Janeiro emdetrimento do poder econômico da oligarquiacafeeira paulista.

E) intensificou o processo de conscientização doeleitorado pela adoção do voto secreto.

(Noel Rosa / Vadico )

61.No governo do presidente Campos Sales(1898-1902), realizou-se um penoso ajuste nasfinanças do país, que nos anos posteriores, geroua queda da atividade econômica e a quebra debancos e outras empresas.Como ficou conhecidoesse conjunto de medidas econômicas?

A) funding loan.B) encilhamento.C) campanha civilista.D) política dos governadores.E) política de valorização do café.

63.Fernando Henrique Cardoso conseguiu nãoapenas se eleger presidente em 1994, mas com oapoio da maioria do Congresso Nacional aprovouuma emenda de reeleição e se reelegeu em 1998.Favorecido pelos baixos índices de inflação e oapoio da grande imprensa, implementou umasérie de medidas, tendo como ponto alto do seulegado:

A) privatizações.B) nacionalizações.C) proibição às importações.D) medidas socializantes.E) reformas no setor de saúde pública.

Page 20: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

20

66.Os anos 80 passaram à História como a“década perdida”. O país viveu então os últimosdias do regime militar, e já ia longe o chamado“milagre econômico” dos tempos do presidenteMédici.A inflação chegava a níveis insuportáveis ea classe média perdia, a cada dia, o seu poderaquisitivo. Em 1986, o primeiro governo civil daNova República, o presidente José Sarney,através do Ministro da Fazenda Dilson Funaro,implementa o Plano Cruzado com objetivo dezerar o processo inflacionário. Esse planoeconômico tinha como fundamento(s) básico(s):

A) dolarização da economia.B) congelamento de preços e salários.C) reforma agrária e distribuição de renda.D) desnacionalização do parque industrial e

criação do Real.E) privatização das empresas estatais lucrativas.

68.“O Tio Sam está querendo conhecer a nossabatucadaAnda dizendo que o molho da baiana melhorouseu pratoVai entrar no cuscuz, acarajé e abaráNa Casa Branca já dançou a batucada com Ioiô eIaiá.”

O trecho da música evidência a postura doGoverno Dutra (1946-1951) de alinhamento comos Estados Unidos, no início da Guerra Fria. Noplano interno, isso pode ser confirmado peloseguinte fato:

A) introdução de indústrias de base.B) adoção do nacionalismo econômico.C) cassação do Partido Comunista Brasileiro.D) implementação de medidas protecionistas.E) início da campanha pela nacionalização do

petróleo.

(Assis Valente)

67.“O período das regências (1831-1840) foiconsiderado o mais interessante, dramático einstrutivo da História do Brasil por um de seusprimeiros historiadores, Manoel Pereira da Silva,ainda no século XIX. Neste intervalo de nove anos– que vai da abdicação de D. Pedro I, em 1831, àcoroação de seu filho, D. Pedro II, em 1840, o paísfoi governado por sete regentes –, a sociedadebrasileira viveu, de fato, uma experiência singulare marcante. Dezenas de milhares de homens emulheres de todas as etnias e condições sociaispegaram em armas e morreram em rebeliõesocorridas em vários pontos.”

Com relação a mais duradoura das rebeliõesregenciais, a Farroupilha (1835-1845), é corretoafirmar:

A) preconizava uma divisão do Brasil em doisgovernos centrais.

B) expressava os anseios centralizadores dosestancieiros gaúchos.

C) lutava contra os privilégios de estancieiros echarqueadores gaúchos.

D) questionava a excessiva centralização quesubordinava as províncias ao poder central.

E) reivindicava atenção do governo central paraos problemas essenciais dos homens livresnão proprietários, como por exemplo, areforma agrária.

(Mores, Marco. RevistaNossa História.nº. 37, p.14.)

Page 21: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

21

69.“O fato é que o papel da História, enquantodisciplina do currículo escolar no Ensino Médio,não se restringe aos seus aspectos utilitaristas,mesmo porque se fosse assim ela perderiacompletamente a sua razão de ser. Mais do queuma soma de informações na forma de datas,nomes, locais e eventos, a História deve serentendida com uma disciplina que trata de umprocesso no quais as sociedades humanas sedesenvolvem ao longo do tempo. A compreensãodesse processo possibilita que os alunosestabeleçam relações entre o presente e opassado e se tornem conscientes do modo como asociedade se constrói de forma dinâmica. Alémdisso, esse estudo permite que o aluno seja capazde identificar os fatores estruturais nas sociedadeshumanas, diferenciando-os daqueles fatores quedependem mais da ação dos indivíduos, o queamplia suas possibilidades de assumir o papel desujeito histórico e social, tanto em sua dimensãoindividual como coletiva.”

O ensino de História, teoricamente o principalmeio de divulgação da disciplina, tem sofridoconsideráveis mudanças, redefinindo seusmétodos, objetos e conteúdos. De acordo com otexto acima, o ensino da História deve prestigiar oseguinte aspecto:

A) o retorno à História tradicional, atenta aoindivíduo e aos eventos.

B) o incentivo à memorização como elementoprincipal do conhecimento histórico.

C) a preocupação em manter o conhecimento dasgrandes obras e dos heróis da História.

D) o rompimento da História com as outrasciências afins, em busca de uma maiorautonomia.

E) a busca incessante em estimular o aluno aromper a passividade diante do conhecimento,fomentando sua autonomia e reflexão.

(Série Cadernos deOrientação Curricular – Orientações Curriculares para oEnsino Médio – Caderno 1 – História. Rio Branco – Acre –2010. P.23)

70.“O uso da música é importante por situar osjovens diante de um meio de comunicaçãopróximo de sua vivência, mediante o qual oprofessor pode identificar o gosto, a estética danova geração. Apesar de todas essas vantagens,o uso da música gera algumas questões.”Se existe certa facilidade em usar a música paradespertar o interesse, o problema que seapresenta é transformá-la em objeto deinvestigação. Ouvir música é um prazer, ummomento de diversão, de lazer, o qual, ao entrarna sala de aula, se transforma em uma açãointelectual. Existe enorme diferença entre ouvirmúsica e pensar música.”

Segundo a autora, a música popular tem sidoutilizada com muita frequência como recursodidático. Qual o momento da História do Brasil emque a música popular expressa a resistência aomodelo político implantado?

A) Ditadura Militar.B) Nova República.C) Primeira República.D) República Populista.E) Governo Juscelino Kubitschek.

(Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História –fundamentos e métodos. SP: Cortez editora, 2009. p.379/380)

71.“A Semana de Arte Moderna foi um marcorepresentativo de uma busca, por gruposintelectuais mais urbanizados, de uma definiçãode identidade nacional associada ao cultural.Começava-se a combater, com maior vigor, umaidentidade nacional baseada nas teorias deeugenia europeia, sem negro e sem índio.”

Qual autor e obra difundiram a ideia dedemocracia racial na História do Brasil?

A) Sérgio Buarque de Holanda / Monções.B) Gilberto Freire / Casa Grande e Senzala.C) Caio Prado Jr. / Evolução Política do Brasil.D) Nelson Werneck Sodré / Razões da

Independência.E) Florestan Fernandes / A Integração do Negro

na Sociedade de Classes.

(Bittencourt, Circe.Identidade Nacional e Ensino de Históriado Brasil.In Karnal, Leandro. História na sala de aula.SP:Contexto, 2009. p. 200.)

Page 22: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

22

73. “Não é por falta de heróis...Os heróis brasileiros são quase incontáveis.Alguns têm relevância nacional, outros tiveramsuas ações valorizadas em sua região.Uns são exaltados por determinadas corporações;por grupos sociais. Há ainda aqueles que sãomocinhos para uns e bandidos para outros. Sãomulheres e homens que pegaram em armas,defenderam ideias ousadas, ocuparam lugaresimportantes em épocas conturbadas ousimplesmente encarnaram anseios coletivos. Emum país com uma história tão rica, não faltarampersonagens que ultrapassaram a barreira daprópria vida para se tornar, nem sempre de modounânime, referências.”

Baseando-se no texto, identifique um herói dahistória recente do Acre, que conquistourelevância a nível nacional e internacional.

A) Plácido de Castro.B) Chico Mendes.C) Aluísio Ferreira.D) Ajuricaba:E) Sérgio Vieira de Mello.

(Revista de História da BibliotecaNacional –Ano 6 nº. 62 novembro 2010 p.22-23)

75. “O poder está nas mãos não da minoria, masde todo o povo, e todos são iguais perante a lei.”

Na democracia ateniense, nem todos exerciam acidadania. Estavam excluídos desse processo:

A) os escravos prisioneiros de guerra.B) eupátridas que atuavam no pequeno comércio.C) as mulheres escravas, permitindo a

participação dos escravos do sexo masculino.D) as mulheres, os escravos e os estrangeiros,

que juntos compunham a maior parte dapopulação.

E) os metecos que atuavam no setor agrícola enão aqueles que desenvolviam atividadescomerciais.

(Declaração de Péricles - Tucídides. “Guerra do Peloponeso”)

74.“Se um homem arrancar o olho de outro, o seuolho deve ser arrancado.”O código segue o princípio da lei de talião queinfluenciou as leis de outros povos, como as doshebreus e as dos romanos. O preceito legal, citadoacima, pertence ao seguinte código:

A) napoleônico.B) de Hamurabi.C) de Osíris.D) canônico.E) de Drácon.

76.“O Brasil pagou muito caro pelo Acre. Deimediato, precisou desembolsar a significativaquantia de 2.114.000 libras esterlinas. O acordo,obtido pelo Barão do Rio Branco, foi assinado nodia 17 de novembro, em Petrópolis.”

Com relação à aquisição doAcre, é correto afirmarque:

A) a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi decorrente do desenvolvimentocapitalista na região, em virtude da borrachaser o principal produto de exportação do Brasilna época.

B) além da indenização paga, o Brasilcompremeteu-se a construir a Estrada deFerro Madeira-Mamoré, destinada a facilitar oacesso da Bolívia ao mar.

C) a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré não tem relação com a aquisição doAcre, e sim com a necessidade de escoamentoda borracha.

D) a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré não saiu do papel, em decorrência dacrise da borracha.

E) imbuídos de um espírito nacionalista, ostrabalhadores concluíram a Estrada de FerroMadeira-Mamoré em tempo recorde.

(100 Anos deRepública – volume I – 1889-1903. Nova Cultural, SãoPaulo,1989.p.p.59)

72. A floresta amazônica abrigou, há mil anos, asprimeiras sociedades sedentárias de agricultorese produtores de cerâmica que viveram no territórioatualmente ocupado pelo Brasil. Dois dosexemplos mais expressivos são as culturas:

A) tupi e a caeté.B) charrua e tapuia.C) guarani e tamoio.D) caiapó e tupinambá.E) marajoara e a tapajônica.

Page 23: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

23

79.“Em condições ideais, a faixa etária dos alunosdo 5º ao 9º ano seria de 11 a 14 anos,caracterizada como pré-adolescência eadolescência e, no Ensino Médio de 15 a 17 anos,final da adolescência.”

Baseando-se na citação acima e nos seusconhecimentos da realidade educacionalbrasileira, é correto afirmar:

A) o percentual de crianças e adolescentes doEnsino Fundamental com idade acima dacorrespondente à série é superior a 60%,configurando uma grande defasagemidade/série.

B) o Brasil é o país que mais se aproxima do idealna relação idade/série.

C) no Ensino Fundamental, a relação idade/sérieestá dentro dos padrões ideais, o mesmo nãoocorre com o Ensino Médio.

D) no Ensino Fundamental, a relação idade/sérieestá fora do padrão ideal, sendo corrigida noEnsino Médio.

E) tanto no Ensino Médio como no EnsinoFundamental, o Brasil apresenta índice abaixoda ideal na relação idade/série.

(Orientações Curriculares para oEnsino Fundamental – Caderno 1 – História. Rio Branco –Acre – 2010 )

77. Tanto mar

Sei que estás em festa, páFico contenteE enquanto estou ausenteGuarda um cravo para mimEu queria estar na festa, páCom a tua genteE colher pessoalmenteUma flor no teu jardim

Sei que há léguas a nos separarTanto mar, tanto marSei também quanto é preciso, páNavegar, navegarLá faz primavera, páCá estou doenteManda urgentementeAlgum cheirinho de alecrim

A canção de Chico Buarque de Hollanda refere-seà Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal em1974. Aponte a principal consequência dessaRevolução para a política portuguesa na África.

A) O apoio do governo português à chegada daUNITAao poder deAngola.

B) Alinhamento das ex-colônias portuguesas àinfluência dos Estados Unidos.

C) A manutenção da guerra colonial, principalreivindicação do exército português.

D) O reconhecimento, pelo governo de Portugal,das independências das suas colôniasafricanas.

E) A permanência da dependência econômicadas colônias portuguesas na África em relaçãoà antiga metrópole, apesar do rompimentopolítico.

(Chico Buarque de Holanda)

78.O mundo cristão é constituído de três ordenssociais: os que oram, os que guerreiam e os quetrabalham.Com relação ao papel da Igreja nasociedade feudal, é correto afirmar:

A) limitava-se ao papel da liturgia religiosa, nãointerfer indo nos demais campos doconhecimento.

B) detinha o monopólio das escrituras e da leitura:em meio à turbulência e à destruição dasinvasões, havia sido ela a responsável pelaguarda e reprodução, em seus mosteiros, deboa parte dos manuscritos daAntiguidade.

C) a Igreja, que se manteve coerente com a suaorigem democrática, permitiu a livreinterpretação dos textos sagrados.

D) a Igreja, que se manteve fiel a sua criação,optou por uma opção preferencial aos pobres,assumindo para si a questão dos camponeses.

E) durante o período medieval, a Igreja ficouisolada, não interagindo com os demaissegmentos da sociedade.

Page 24: A T E N Ç Ã O · 2014. 8. 22. · BOA PROVA! CARGO: PROFESSOR P2 FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “É importante dar o nosso amor

24

80.“E nós sabíamos, confiávamos na vitória. Ehouve uma reunião mesmo nossa em que, antes,estávamos todos imaginando o tempo que duraria(... a revolução). A previsão era de durar uns seismeses de luta, no mínimo. Eu era considerado umotimista, achava que em um mês se acabava. 'Caícomo um castelo de cartas'.”

Aponte o fator que favoreceu o Golpe Militar demarço de 1964, que derrubou o governo de JoãoGoulart.

A) A forte repressão do governo de Jango aosmovimentos sociais como as LigasCamponesas.

B) A forte oposição ao Presidente Goulart peloPTB.

C) O veto do governo ao projeto de reformas debase, liderado pela UDN.

D) O temor do governo norte-americano de que serepetisse no Brasil um processo revolucionáriosemelhante ao cubano.

E) A reação dos setores nacionalistas, à políticaeconômica do governo, favorável ao capitalestrangeiro.

(Gen. Muricy – líder daRevolução de 1964).