a solenidade em comemora - cff.org.br · tinturas homeopáticas. o boiron apoio o cff na edição...

11
32 Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008 A solenidade em comemora‑ ção ao Dia do Farmacêuti‑ co, realizada pelo Conse‑ lho Federal de Farmácia (CFF), na noite do dia 22 de janeiro de 2008, no amplo Auditório Master do Centro de Convenções Ulys‑ ses Guimarães, em Brasília, foi mais, mais uma vez, um aconte- cimento. O evento reuniu cerca de mil convidados entre autori‑ dades, farmacêuticos, empresá‑ rios e jornalistas. A entrega das comendas da Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional e do Mérito Farmacêutico foi o ponto alto da festividade, que se esten‑ deu, até a madrugada, com co‑ quetel servido pelo Conselho. A solenidade teve sua Mesa Diretora formada pelo Minis‑ tro da Saúde, José Gomes Tem‑ porão, que, ali, representava o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; pelos Comandantes do Exército, General‑de‑Exército Enzo Martins Peri; e da Aeronáu‑ tica, Tenente–Brigadeiro‑do‑Ar Juniti Saito; pelo Governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva; pelo Presidente do CNS (Conselho Nacional de Saúde), Francisco Batista Júnior; e pelos diretores do CFF (Presidente, Jaldo de Souza Santos; Vice‑Pre‑ sidente, Amilson Alvares; Secre‑ tária‑Geral, Lérida Vieira; e o Te‑ soureiro, Edson Taki). A outorga das comendas emocionou homenageados e fa‑ miliares. Este ano, uma novida‑ de: a entrega da Ordem do Méri‑ to Farmacêutico Internacional, o qual foi recebido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à tarde, no Palácio do Planalto; Ministro Temporão, da Saúde; e pelos Co‑ mandantes militares. AS COMENDAS – Esta honra‑ ria foi inspirada na extinta Ordem Imperial do Cruzeiro, instituída por Decreto pelo Imperador Dom Pedro I. Mas a concepção final da homenagem deu‑se, no dia 26 de setembro de 2007, em São Paulo (SP), durante a realização do 9º Pelo jornalista Aloísio Brandão, Assessor de Imprensa do CFF.

Upload: trinhquynh

Post on 08-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

32 Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008

A solenidade em comemora‑ção ao Dia do Farmacêuti‑co, realizada pelo Conse‑

lho Federal de Farmácia (CFF), na noite do dia 22 de janeiro de 2008, no amplo Auditório Master do Centro de Convenções Ulys‑ses Guimarães, em Brasília, foi mais, mais uma vez, um aconte-cimento. O evento reuniu cerca de mil convidados entre autori‑dades, farmacêuticos, empresá‑rios e jornalistas. A entrega das comendas da Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional e do Mérito Farmacêutico foi o ponto alto da festividade, que se esten‑deu, até a madrugada, com co‑quetel servido pelo Conselho.

A solenidade teve sua Mesa Diretora formada pelo Minis‑tro da Saúde, José Gomes Tem‑porão, que, ali, representava o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; pelos Comandantes do Exército, General‑de‑Exército Enzo Martins Peri; e da Aeronáu‑tica, Tenente–Brigadeiro‑do‑Ar

Juniti Saito; pelo Governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva; pelo Presidente do CNS (Conselho Nacional de Saúde), Francisco Batista Júnior; e pelos diretores do CFF (Presidente, Jaldo de Souza Santos; Vice‑Pre‑sidente, Amilson Alvares; Secre‑tária‑Geral, Lérida Vieira; e o Te‑soureiro, Edson Taki).

A outorga das comendas emocionou homenageados e fa‑miliares. Este ano, uma novida‑de: a entrega da Ordem do Méri‑to Farmacêutico Internacional, o qual foi recebido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à tarde, no Palácio do Planalto; Ministro Temporão, da Saúde; e pelos Co‑mandantes militares.

AS COMENDAS – Esta honra‑ria foi inspirada na extinta Ordem Imperial do Cruzeiro, instituída por Decreto pelo Imperador Dom Pedro I. Mas a concepção final da homenagem deu‑se, no dia 26 de setembro de 2007, em São Paulo (SP), durante a realização do 9º

Pelo jornalista Aloísio Brandão,Assessor de Imprensa do CFF.

Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008 33

Congresso Internacional Analí‑tica Latin América. A comenda tem o objetivo de “premiar pro‑fissionais merecedores de reco‑nhecimento”

Já a Comenda do Mérito Far‑macêutico, foi criada, em 1998, por Resolução do CFF, para ho‑menagear pessoas que contri‑buíram para o engrandecimento da profissão farmacêutica, no Brasil. Cada um dos 27 Estados teve um homenageado cujo nome foi indicado pelo Conselheiro Fe‑deral de Farmácia representante daquela Unidade da Federação junto ao Plenário do CFF.

Depois da indicação, o nome foi votado e aprovado pelo Ple‑no. A homenagem foi estendi‑da, ainda, ao paraguaio Andrés Amarilla, químico‑farmacêutico e Diretor da Faculdade de Ciên‑cias Químicas da Universidade Nacional de Assunção.

DISCURSOS – O primeiro pronunciamento foi feito pela farmacêutica homeopata Isabel de Almeida Prado, represen‑tante, no Brasil, do Laboratório Boiron, francês, fabricante de tinturas homeopáticas. O Boiron apoio o CFF na edição deste ano do Prêmio Jayme Torres, com um chegue às suas vencedoras (o tema desta edição foi a Farmácia Homeopática). As ganhadoras foram (na categoria Farmacêutico) Agricélia Marli Almeida e (na ca‑tegoria Jovem Farmacêutico) a aca‑dêmica Lívia Fernanda Presa.

Isabel de Almeida Prado co‑mentou a expansão da Homeo‑patia, no mundo; situou o Labo‑ratório Boiron, nesse contexto, e

manifestou a alegria da indústria em patrocinar o Prêmio Jayme Torres, concurso realizado, anu‑almente, pelo CFF.

Outro pronunciamento foi do Presidente do CNS (Conselho Nacional de Saúde), farmacêuti‑co Antônio Batista Júnior. Com a voz embargada, salientou repeti‑

A farmacêutica homeopata Isabel de Almeida Prado afirmou que a Homeopatia está se expandindo, no mundo inteiro

Farmacêutico Antônio Batista Júnior, Presidente do Conselho Nacional de Saúde: “Os prejuízos causados pela ausência do farmacêutico na saúde pública são grandes demais”.

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

das vezes que era difícil não se emocionar com a homenagem (ele recebeu a Comenda do Mé‑rito Farmacêutico). Lembrou os tempos de estudante de Farmá‑cia e da luta pela universalização do acesso da população aos ser‑viços e aos medicamentos ofe‑recidos pelo SUS. Mas criticou o modelo do Sistema, segundo ele, focado no tratamento da doença e não em sua prevenção.

Depois, foi enfático, ao salien‑tar a não inclusão dos serviços farmacêuticos nos programas do SUS. “Os prejuízos causados pela ausência do farmacêutico na saúde pública são grandes demais”, denunciou. E pediu aos profissionais que lutem para ocupar o seu espaço. “Não ire‑mos ter o espaço que nos é de direito de mão‑beijada. Temos que lutar, que mostrar a nossa cara”, concluiu.

O farmacêutico‑químico e doutor Andrés Amarilla, para‑guaio, Diretor da Faculdade de Ciências Químicas da Univer‑sidade Nacional de Assunção,

34 Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008

Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, salientou a importância dos serviços farmacêuticos no contexto da saúde pública

O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, chamou a atenção para o grande número de contratações de farmacêuticos pelos Municípios. “É um sinal de mudança de conduta dos gestores, que começam a se sensibilizar para os benefícios dos nossos serviços”.

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

Professor Andrés Amarilla, do Paraguai, ressaltou que a homenagem estreita os laços entre o CFF e a sua Universidade

focou o seu pronunciamento no intercâmbio entre o seu País e o Brasil. “Esta homenagem aumen‑ta os laços entre a instituição que eu represento, o meu País e o Conselho Federal de Farmácia. Ela serve, ainda, como incentivo, pois vejo frutificar os esforços de uma vida a serviço das atividades acadêmicas na área das Ciências Farmacêuticas”.

SUS É IGUALITÁRIO E SO-LIDÁRIO – Já o Ministro José Gomes Temporão, da Saúde, iniciou o seu discurso, lembran‑do que o Presidente Lula ficou “muito sensibilizado, ao receber a Comenda do Mérito Farmacêu‑tico Internacional”. Temporão foi enfático, quando falou do SUS. “Precisamos de um sistema de saúde para todos, algo igualitá‑rio e solidário”, ex clamou.

Disse que o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) signi‑fica problemas de financiamen‑to setorial. “A não aprovação da permanência da CPMF foi uma decisão política de uma minoria

de senadores”, declarou. Segun‑do ele, o setor tem outro desafio pela frente: os pactos. Temporão falou ainda da importância dos serviços farmacêuticos.

LUTA PELOS DIREITOS – O Presidente do CFF, Jaldo de Sou‑za Santos, iniciou o seu pronun‑ciamento, lembrando o Papa Pio XII, que dissera ser o farmacêu‑tico “um profissional mudo, por‑que não sabe reclamar”. Souza Santos exclamou: “O CFF não aceitará mais isso. Nós concla‑mamos o farmacêutico a bradar, a lutar por seus direitos, a recla‑mar, sempre que for necessário”.

O grande volume de contra‑tação de farmacêuticos pelos Municípios, no Brasil inteiro, foi citado pelo Presidente do CFF como uma mudança de conduta dos gestores, que começam a se sensibilizar para o fato de que os serviços farmacêuticos resultam em economia e em benefícios para os pacientes.

CERIMÔNIA – A solenida‑de em comemoração ao Dia do Farmacêutico de 2008 teve como mestre de cerimônia a jornalista Rosana Jatobá, apresentadora de notícias relacionadas ao tempo, no Jornal Nacional, da “TV Globo”. A Cerimônia festiva iniciou‑se com a apresentação do “Hino Nacio‑nal Brasileiro” pela cantora lírica brasiliense Janete Dornelas.

Depois da solenidade, os convidados participaram de um coquetel, no salão de recepções do próprio Centro de Conven‑ções Ulysses Guimarães, ao som de um trio formado por um vio‑lão, um cavaquinho / bandolim, uma percussão, tendo como so‑lista Janete Dornelas. Foi um mo‑mento de descontração em que farmacêuticos de todo o País se confraternizaram.

Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008 35

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional das mãos do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Jaldo de Souza Santos, em solenidade no Palácio do Planalto

A Diretora Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira; o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o Presidente da Repúbli-ca, Luiz Inácio Lula da Silva; o Presidente, o Tesoureiro e o Vice-presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, Edson Taki e Amilson Álvares, em solenidade, no Palácio do Planalto.

O Comandante da Aeronáutica, Te-nente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, recebeu a Ordem do Mérito Farma-cêutico Internacional de Dr. Jaldo de Souza Santos.

A Ordem do Mérito Farmacêutico In-ternacional é destinada a premiar profissionais merecedores de reco-nhecimento. O Comandante do Exérci-to, General-de-Exército Enzo Martins Peri, recebeu a homenagem do Presi-dente do CFF, Jaldo de Souza Santos.

Os Ministros da Defesa, Nelson Azevedo Jobim, e das Relações Exteriores, Embaixador Celso Amo-rim, e, também, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, também

foram homenageados com Mérito Farmacêutico Internacional, mas não puderam comparecer à solenidade.

“Precisamos de um sistema de saúde para todos, algo igualitário e solidá-rio”, disse em seu discurso sobre o SUS o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele foi homenageado com a Ordem do Mérito Farmacêutico In-ternacional.

36 Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

Além das Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros foi homenageado, na so-lenidade em comemoração ao Dia do Farmacêutico. O Coronel José Anício Barbosa Júnior, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distri-to Federal, representou a corporação no ato realizado pelo CFF.

O Prefeito de Manaus (AM), econo-mista Serafim Fernandes Corrêa, foi homenageado com a honraria conce-dida pelo CFF. Ele recebeu a comenda das mãos de Jaldo de Souza Santos e do Deputado Federal Marcelo Augusto da Eira (PSDB-AM).

O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, e o Coordenador da Secreta-ria Auxiliar do CFF (SASTE) do Amapá, José Jeová Freitas Marques, entrega-ram a Comenda ao Governador do Es-tado do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva.

O Ex-presidente da Federação Far-macêutica Sul-americana (FEFAS), Blas Vázquez, veio do Paraguai para, junto a Dr. Jaldo, entregar a Comenda ao conterrâneo, o Diretor da Faculdade de Ciências Químicas da Universidade Nacional de Assun-ção, Andrés Amarilla.

O médico goiano Cairo Alberto de Freitas, Secretário de Saúde do Esta-do de Goiás, tem priorizado a atenção farmacêutica em sua gestão. Ele rece-beu a honraria concedida pelo CFF do Presidente do órgão, Jaldo de Souza Santos, e da Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, Nara Luíza de Oliveira.

O Presidente reeleito do Conselho Na-cional de Saúde (CNS), farmacêutico Francisco Batista Júnior, do Rio Gran-de do Norte, fez um discurso muito aplaudido. Enfatizou que a ausência dos serviços farmacêuticos na rede SUS causa prejuízos aos cidadãos. Momen-tos antes, ele recebera, das mãos da Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira, a Comenda do Mérito Farmacêutico.

Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008 37

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

O Conselheiro Federal pelo Estado de São Paulo, Ely Eduardo Saranz Camar-go e o Ex-tesoureiro do CFF, Salim Tuma Haber, entregaram a Comenda ao farmacêutico paulista Dirceu Brás Barbano, Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministé-rio da Saúde.

A Conselheira Federal pelo Rio Grande do Norte, Lenira da Silva Costa, e a Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte, Ma-ria Célia Ribeiro Dantas de Aguiar, en-tregaram a Comenda ao farmacêutico potiguar Almino Fernandes Amorim.

O homenageado, Prof. Dr. Ângelo Roberto Antoniolli, farmacêutico-industrial e Vice-reitor da Universida-de Federal de Sergipe. A Comenda foi entregue pela Conselheira Federal por Sergipe, Vanilda Oliveira Santana, e pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia daquele Estado, Francis-co de Assis A. Feitosa.

Foi das mãos do Conselheiro Federal pelo Ceará, Marco Aurélio Schramm Ribeiro, e da Presidente do CRF-CE, Marize Girão dos Santos, que a far-macêutica Analice Carvalho Costa, Gerente de Assistência Farmacêutica de Fortaleza, recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico.

A Promotora de Justiça no Estado do Pará, Aline Tavares Moreira, recebe do Ex-tesoureiro do CFF, Salim Tuma Haber, e do Conselheiro Federal pelo Estado do Pará, Walter da Silva Jorge João, a Comenda pelos seus relevan-tes serviços em favor da assistência farmacêutica plena nas farmácias pa-raenses.

A farmacêutica integrante do quadro da Anvisa, Marília Coelho Cunha, en-tregou a Comenda ao farmacêutico-bioquímico do Distrito Federal, Dr. Alvacir Machado Rodrigues.

38 Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008

Coube ao Vice-presidente do CFF, Amilson Álvares, e à Presidente do CRF-TO, Eliane Pitman Dias Moraes, a entrega da honraria à farmacêutica-bioquímica Anette Kelsei Partata.

O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos; o Ex-conselheiro Federal pelo Rio de Janeiro, Jorge Cavalcanti, e o Presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Rocha, entregaram a Comenda ao farmacêutico-bioquímico e industrial Carlos Alberto Santarem Santos.

A liderança política, aliada às ativida-des farmacêuticas e ao exercício da do-cência, no Estado do Maranhão, levou o farmacêutico-bioquímico Antônio Pinheiro Gaspar a receber a insígnia do Conselho Federal. A homenagem foi entregue pelo Conselheiro Federal pelo Estado, Ronaldo Pereira Ferreira Filho, e pela Presidente do CRF-MA, Mary Jane Limeira de Oliveira.

O professor e farmacêutico, em Minas Gerais, Elio Hideo Babá, recebeu a Comenda da Conselheira Federal por Minas Gerais, Ângela Ferreira Vieira, e do Presidente do CRF-MG, Benício Machado de Faria.

O Conselheiro Federal pelo Mato Grosso do Sul, Osnei Okumoto, e o Presidente do Conselho Regional de Farmácia daquele Estado, Ronaldo Abrão, fizeram a entrega da Comenda ao farmacêutico-bioquímico Antônio José Paniago Neto.

A dedicação à Farmácia Hospita-lar, no Estado do Tocantins, fez da farmacêutica-bioquímica Carmen Iris Tolentino merecedora da Comenda do Mérito Farmacêutico, homenagem que recebeu de Jaldo de Souza Santos e Amilson Álvares, Presidente e Vice-presidente do CFF.

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008 39

A Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira, e a Presidente do CRF-RO/AC, Ana Maria Pontes Caldas, passa-ram às mãos da farmacêutica Eulália Gonçalves de Aquino, referência em bioquímica em Rondônia, a Comenda do Mérito Farmacêutico.

A Conselheira Federal pelo Rio Grande do Sul, Gilsiane Pioner, e o Presiden-te do CRF-RS, Juliano Sofia da Rocha, entregaram a Comenda ao farmacêu-tico-industrial José Aparício Funk, um exemplo vivo de que a busca pelo conhecimento não tem fim.

A educação também marcou a car-reira da farmacêutica-bioquímica e professora Ilza Martha de Souza, no Estado do Mato Grosso. Na solenida-de em comemoração ao Dia do Farma-cêutico, ela recebeu a homenagem do Diretor-Tesoureiro do CFF, Edson Chi-gueru Taki, e do Presidente do CRF-MT, Adonias Corrêa da Costa.

O farmacêutico-bioquímico Luiz Hen-rique Costa recebeu a Comenda das mãos da Suplente de Conselheiro Fe-deral por Santa Catarina, Anna Paula de Borba Batschauer, e do Presidente do CRF-SC, José Miguel do Nascimen-to Júnior.

Mais de 30 anos dedicados à educa-ção farmacêutica, no Espírito Santo, levaram o farmacêutico-bioquímico Henrique Pereira a receber a honraria farmacêutica. A entrega da Comenda foi feita pelo Suplente de Conselhei-ro Federal pelo Espírito Santo, Jorge Luiz Joaquim Terrão, e pelo Presiden-te do CRF-ES, Carlos Bragança.

O Ex-conselheiro Federal pelo Estado do Piauí, Ronaldo Costa, entregou a Comenda do Mérito Farmacêutico ao professor doutor José Arimatéia Dantas Lopes. A honraria deveu-se aos muitos anos de dedicação do farmacêutico-bioquímico à docência, no Piauí.

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

40 Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008

A professora doutora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz é consi-derada uma referência em Farmacolo-gia, no Estado da Paraíba. Por isso, foi homenageada pelo CFF. A entrega da Comenda foi feita pelo Conselhei-ro Federal pela Paraíba, João Samuel Meira, e pela Presidente do CRF-PB, Tereza Cristina Davi Marques.

O farmacêutico-bioquímico Mauro Guimarães Brandão foi mais um dos homenageados da noite. Recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico do Conselheiro Federal pelo Amazonas, José Carlos Cavalcanti, e da Presiden-te do CRF-AM, Sônia Maria Patrício Braga.

O Conselheiro Federal pela Bahia, Jorge Antônio Piton Nascimento, e o Vice-presidente do CRF-BA, Eustáquio Linhares Borges, entregaram a Co-menda à homenageada, farmacêuti-ca-bioquímica Maria Lúcia Fernandes de Castro.

A defesa dos interesses da categoria farmacêutica levou a farmacêutica-química Maria de Lourdes Gomes de Castro Soares, várias vezes, a cargos de comando, no Estado do Paraná. A entrega da Comenda ficou por conta do Conselheiro Federal pelo Paraná, Valmir de Santi, e do Presidente do CRF-PR, Paulo Roberto Ribeiro Diniz.

A contribuição para o desenvolvi-mento da nanotecnologia farmacêuti-ca foi um dos motivos da homenagem à professora doutora Nereide Stela Santos Magalhães, farmacêutica per-nambucana. Ela recebeu a Comenda do Ex-conselheiro Federal por Per-nambuco, Carlos Alberto Cavalcanti Gallindo, e da Presidente do CRF-PE, Elba Lúcia Cavalcante de Amorim.

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008 41

O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, entregou a Comenda do Mé-rito Farmacêutico ao farmacêutico-bioquímico de Alagoas, Saulo José Sales, membro da Sociedade Brasilei-ra de Análises Clínicas.

Os cargos ocupados na saúde do Esta-do de Roraima e do Município de Boa Vista atestam o reconhecimento me-recido pela farmacêutica-bioquímica Walderly Jeanne da Costa Teixeira e Silva, razão pela qual foi homenage-ada pelo CFF. Ela recebeu a Comenda do Conselheiro Federal pelo Ama-zonas, José Carlos Cavalcanti, e da Coordenadora da SASTE/RR, Juliana Cristina Ferreira.

A farmacêutica-bioquímica acreana Regina Maria Fernandes Vasconcelos, por motivos de saúde, não compare-ceu à solenidade realizada pelo CFF e foi representada pela irmã, Maria Na-zaré Vasconcelos. A Comenda foi en-tregue pela Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira, e pela Presidente do CRF-RO/AC, Ana Maria Pontes Caldas.

O Ex-presidente do CFF, Jairo de Sou-za Santos, foi o responsável pela en-trega da Comenda do Mérito Farma-cêutico ao farmacêutico-químico de Goiás, Sebastião Unes.

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

O Senador Demóstenes Torres (DEM-GO), homenageado pelo CFF com a Comenda do Mérito Farmacêutico, não pôde comparecer ao evento.

42 Pharmacia Brasileira - Janeiro/Fevereiro 2008

Dia Do

FaRMaCÊUTiCo

A farmacêutica Agricélia Marli de Almeida e a acadêmica Lívia Fernanda Presa, ven-cedoras do Prêmio Jaime Torres, com Maria Izabel de Almeida Prado, representante do Laboratório Boiron, francês, e Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF.

O Secretário de Saúde do Estado de Goiás, Cairo Alberto de Freitas; a Diretora Secretária-Geral do CFF, Lérida Maria dos Santos Vieira; o Comandante da Aeronáu-tica, Juniti Saito; o Governador do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva; o Presi-dente do CFF, Jaldo de Souza Santos; o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o Comandante do Exército, Enzo Martins Peri; o Presidente do CNS, Francisco Batista Júnior; o Vice-presidente e o Tesoureiro do CFF, Amilson Álvares e Edson Taki, à Mesa da solenidade de comemoração ao Dia do Farmacêutico.

“Nós conclamamos o farmacêutico a bradar, a lutar por seus direitos, a re-clamar, sempre que for necessário”, disse o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, em seu discurso, na solenidade de comemoração ao Dia do Farmacêutico.