a semana

8
Ano VIII • número 426 • 31 de mAIo A 6 de junho de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG Douglas Couto Whinter gonçalves Vereadores abrem CPI do Lixo Divulgação Facebook Viúva de joão ramos se alia ao “grupão” com Chico da Farmácia, apontado como o mandante do assassinato do ex-prefeito. PÁgInA 3 • Câmara vai apurar superfaturamento nos contratos com terceirizadas • Justiça determina a volta da empresa que venceu a licitação da coleta PÁgInA 5 VAndALIsmo unIVersItÁrIo Estudantes da UFOP destroem luminária na Praça da Sé, em Mariana. Eles se pendurado no monumento, que se quebrou e caiu no chão. PÁgInA 6

Upload: douglas-couto

Post on 24-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

» Edição 426 | Quinta-feira, 31 de maio de 2012.

TRANSCRIPT

Ano VIII • número 426 • 31 de mAIo A 6 de junho de 2012 • dIstrIbuIção grAtuItA Rua Direita - Mariana/MG

Douglas Couto

Whi

nter

gon

çalve

s

Vereadores abrem CPI do Lixo

Divulgação Facebook

Viúva de joão ramos se alia ao “grupão” com Chico da Farmácia, apontado como o mandante do assassinato do ex-prefeito.

PÁgInA 3

• Câmara vai apurar superfaturamento nos contratos com terceirizadas• Justiça determina a volta da empresa que venceu a licitação da coleta

PÁgInA 5

VAndALIsmo unIVersItÁrIo Estudantes da UFOP destroem luminária na Praça da Sé, em Mariana. Eles se pendurado no monumento, que se quebrou e caiu no chão.

PÁgInA 6

oPInIãoPÁGINA 2 • A SEMANA 31 dE MAIo A 6 dE juNho dE 2012

expediente

Os artigos, cartas, e-mails enviados e assinados são de intei-ra responsabilidade de seus autores. O conteúdo não expres-

sa, necessariamente, a opinião do jornal A Semana.

joRNAL A SEMANA LTdACNPj: 06.22.538/0001-02

24 de março de 2004FundaçãoWalMiR De a. costadiretor-PresidenteDoUGlas coUtojornalistaWHiNteR GoNÇalVesDiagramação

Colaboração:Érica anicetoFlávio almeidaReginaldo Vilela

Studio Élcio Rocha (31) 3557-1995

REdAÇÃoEndereço: Rua jatobá, 137ª, Bairro Rosário. Mariana-MGTelefone: (31) 3557-3455E-mail: [email protected]

CoMERCIALE-mail: [email protected]

CIRCuLAÇÃoMariana | ouro Preto | ItabiritoIMPRESSÃoSempre Editora Ltda.

editorial

Entre outros assuntos que marcaram a semana em Mariana, o ataque ao patrimônio histórico foi, sem dúvida, um dos mais comentados. Dentre tantas opiniões manifestadas nas redes sociais, compartilhamos com você, amigo leitor, um trecho das considerações do professor da UFOP, Fábio Faversani, sobre o caso do poste destruído da Praça da Sé.

“Os responsáveis merecem ser punidos com toda a severidade e extensão prevista nos dispositivos legais. Mas o erro de duas pessoas não pode servir para alimentar o preconceito contra milhares de estudantes que cumprem um papel fundamental para Mariana (...). Acusar um grupo, alimentando preconceitos, é um absurdo enorme, tão grande como o vandalismo cometido”.

É claro que esses fatos causam indignação para nós que amamos essa cidade. Como ponderou o promotor de Justiça Antônio Carlos de Oliveira, os fatos devem ser apurados e os responsáveis punidos, na medida da lei, na medida do necessário. “Mas a reflexão necessária nessa hora de indignação geral é a seguinte: porque é que nos indignamos com esse fato - grave, por certo - e nos calamos frente a fatos muitíssimo mais graves? Nos calamos frente à corrupção que assola esta cidade. Nos calamos frente à política inescrupulosa que afronta a nossa moralidade. Nos calamos quando em épocas eleitorais vemos a farta distribuição de cestas básicas, materiais de construção etc, numa afronta à verdadeira democracia (...)”. Acreditamos que este é um bom momento para iniciarmos uma reflexão.

twittess

em destaque

As frases acima são reproduzidas na íntegra. o jornal A semana não se responsabiliza pelo conteúdo das mesmas, assim como possíveis desvios relacionados ao uso da norma culta da Língua Portuguesa.

PunIção sem dIsCrImInAção

entre aspas

“O tombamento do pirulito na Praça da Sé nos mostrou o quanto algumas de nossas ações podem ser inconsequentes! Se beber, não dance!”rosana mj – estudante da uFoP

IsrAeL QuIrIno

“Um Rei mal coroadoNão queriaO amor em seu reinadoPois sabiaNão ia ser amado”

Nos tempos idos, mas não esquecidos, da Ditadura Mili-tar, os governantes nos eram impostos, pela goela abaixo, sem que tivéssemos o direito de opinar. Governavam como queriam e silenciavam, a seu modo, aqueles que se opu-nham.

Alguns desapareceram misteriosamente, outros mor-reram em condições inexpli-cáveis, muitos foram banidos, escorraçados. Alguns foram desterrados voluntariamente. Saída honrosa ou temerosa, para não se sujeitarem aos desmandos do Poder que tudo podia. Imperava o silêncio dos porões, silêncio das tumbas, silêncio da ausência.

O trecho poético citado acima é da Canção da Despe-dida, de Geraldo Vandré, que, naqueles tempos, solfejáva-mos escondidos, sibilávamos nos becos, aguardando o dia da redenção. Amor, não chora, que a hora é de deixar..., dizia a canção.

Deixamos. Diz um ditado que o mal triunfa quando os

nAu À derIVAhomens bons fracassam. Mas, na política, o que é mau/mal para uns é bem/bom para ou-tros. Difícil saber quem é ho-mem bom ou homem de bem. Assim, temos que assentir que muitos se deram bem com o regime de exceção, em prejuí-zo de outros tantos.

Eles fizeram o que bem quiseram, como cantou Chico Buarque para Geni e o Zepe-lim. Fez tanta sujeira, lambu-zou-se a noite inteira, até ficar saciado... e nem bem amanhe-cia, partiu numa nuvem fria... Que bom que partiram! E já foram tarde! O mal é que as feridas e as cicatrizes perma-necem. Os ditadores, grandes ou pequenos, são como vírus. Combate-se, elimina-se e eles proliferam em outras para-gens. Metamorfoseiam-se, iludem, corrompem, sobrevi-vem como metástases de uma patologia incurável.

A história recente de Ma-riana nos parece um dèjá vu de outros tempos que pensá-vamos que tinham passado. Nosso rei não tem coroa, nem legitimidade popular para go-vernar, mas busca no limbo razões para ficar. A nau está à deriva, sucumbindo no rede-moinho dos acontecimentos do entorno, nas ondas revol-tas da globalização que nos engole, mas os tolos se emba-

lam no farfalhar dos mantos da corte, entorpecidos pelo mimo momentâneo do poder que só tem olhos para seus opacos, parcos e próprios bri-lhos.

O futuro está à venda, nos corredores dos gabinetes se negocia, transige, compra-se e vende o destino da cidade primeira das Minas, sem ne-nhum pudor, escrúpulo ou caráter. E tudo se faz, atrás das portas fechadas, à luz de velas acesas, como dizia Cecília Meireles. As decisões que se tomam, para gerir o futuro do povo, são alheias ao povo, que não as desejam, não as merecem. Conspiram, con-fabulam, corrompe-se. Eh, oô vida de gado! Povo marcado, ê, povo feliz! Cantou o aboio de Zé Ramalho.

Estamos no seculo XXI e nossa forma de fazer política ainda é medieval. Mineira-mente nos comportamos com o mesmo clima conspiratório da Inconfidência. Não evo-luimos enquanto organização social. Nada é o que parece ser, nenhuma verdade subsis-te por si só. Os homens bons, para sobreviverem no am-biente adunco da política lo-cal, se adaptam, se camuflam, se confundem, se misturam. O joio e o trigo formam uma massa, se não homogênea,

pelo menos disforme ou diluí-da, de difícil separação.

O processo eleitoral asse-melha-se a um garimpo onde sobra pirita, o ouro dos tolos. No nosso caso, parece que es-tamos à cata da pedra filoso-fal, um misto de fábula e des-crença aliado à esperança...

A tarefa de selecionar o que aparenta ser melhor, antes, cabia a nós, eleitores. Iludidos pelo marketing, pelo brilho falso e artificial do candidato, não raro escolhía-mos com nossas convicções emotivas, desiludíamos ou conformávamos com nossos eventuais erros. Entretanto, no último pleito, a nossa mani-festação de vontade democrá-tica foi substituída pela caneta do magistrado.

Assim, como um retorno aos tempos da ditadura, nos legaram um governo o qual não escolhemos. Disparo ba-las de canhão, é inútil, pois existe um grão-vizir... De nada adianta a luta, se o re-sultado da peleja será daque-le a quem o Poder desejar. A vitória eleitoral nos tribunais é uma afronta à democracia. Não queremos mais isso. Que-remos de volta o nosso direito de poder errar sozinhos.

Israel Quirinoprofessor e advogado

@xykoneves (Francisco neves)O PSDB de Mariana onipresente, aliado do PPS, que é Oposição, atende pelas costas ao PTB (Situação), dirige o PDT (Câmara), é aliado do PR, ama o PV.

@drrodrigo14 (rodrigo Almeida)O presidente da Câmara de Mariana, Geraldo Sales, do PDT, afirmou: “Terezinha é a pré-candidata oficial da oposição em Mariana”.

@_alexbruno_ (Alex bruno)Os nomes dos vândalos que destruíram nossa história são Rolder Wangler Santana Martins e Gabriel Campbel. Triste =/

@laurossoares (Lauro soares)Chegando do Jardim. Até então nenhum estudante quebrou nada.

@edernonmarcos (edernon marcos)Se for verdade essa história da investigação da Polícia Federal em Mariana, trata-se de uma notícia fantástica. Já não era sem tempo!

@Camarademariana (Câmara de mariana)Os vereadores pretendem fiscalizar, na CPI, entre outros assuntos, a situação do transporte público e da coleta de lixo do município.

PoLÍtICA PÁGINA 3 • A SEMANA31 dE MAIo A 6 dE juNho dE 2012

terezinha ramos se alia ao grupo de Chico da Farmácia

Viúva de João Ramos apoia “blocão” que tem como membro o acusado de ser mandante do assassinato do ex-prefeito

A ex-prefeita Terezi-nha Ramos (PTB) deci-diu se aliar ao “blocão de oposição”, que tem entre os pré-candidatos a pre-feito, pelo PMN, o empre-sário Chico da Farmácia, acusado de ser mandante do assassinato de João Ramos. Ela participou de reunião com diversos par-tidos, no domingo, dia 27, na Câmara, e foi recebida sob aplausos.

Chico da Farmácia não estava presente ao en-contro, mas foi represen-tado pelo seu sobrinho, Rodrigo Cota, presidente

do diretório municipal do PMN. Apesar de negar envolvimento com o cri-me que abalou Mariana, em 2008, o empresário ficou um ano e cinco me-ses preso. Ele aguarda em liberdade a data do jul-gamento. Terezinha não foi encontrada para falar sobre a sua aproximação com Chico. Na reunião, após ouvir o apoio dos líderes dos partidos, ela reafirmou seu desejo de brigar novamente pela cadeira de prefeita. “Eu também sou pré-candidata e estou muito feliz de es-

tar aqui com vocês, à dis-posição, e podem contar comigo”.

Em um vídeo divulga-do nas redes sociais (You-Tube), o ex-secretário de Educação, Rinaldo Urze-do (PSC), deu seu apoio a Terezinha. “As ideias do grupo combinam exa-tamente com as ideias que ela tem para Mariana”. Até o vereador Geraldo Sales “Bambu” (PDT), presidente da Câmara, não poupou elogios, afir-mando que a ex-prefeita “é a verdadeira represen-tante da esquerda maria-

Reprodução YouTube

Terezinha vai apoiar o blocão, ao lado de Chico da Farmácia e outros pré-candidatos

Em reunião ordinária, os vereadores de Mariana aprovaram, em segundo turno, o projeto de lei que autoriza o Executivo a criar mais 10 cargos co-missionados na Prefeitura

Vereadores aprovam ‘cabidão’ na Prefeiturade Mariana, o chamado “trem da alegria”. A pro-posta havia sido arqui-vada na semana passada, mas o prefeito Roberto Rodrigues readequou a medida e conseguiu a

maioria na Câmara favo-rável ao “cabidão”.

Apenas os vereadores Juliano Duarte (PPS) e Fernando Sampaio (PRB) foram contra. No início do mês, a Câmara havia

aprovado a criação de 29 cargos no Executivo. Por ano, os novos postos cus-tarão aos cofres públicos R$ 1 milhão. A proposta segue para sanção do pre-feito.

Sob crítica até do pre-sidente da Casa, Geraldo Sales “Bambu” (PDT), os vereadores também aprovaram o remaneja-mento de R$ 2,3 milhões do Fundo Municipal de

Habitação. Embora seja ano eleitoral, parte do dinheiro (R$1,3 milhão) que seria para construção de casas populares será destinada à “aquisição de materiais para doação”.

nense”.O objetivo da reunião

do “blocão” era definir, já esta semana, o nome do pré-candidato a prefei-to, mas, com a chegada de Terezinha ao grupo, a decisão foi adiada para a próxima semana.

A aliança é formada por PTB, PDT, DEM, PT, PV e PMN. Atualmente, cada um dos partidos tem um pré-candidato, mas se comprometeram a fazer uma pesquisa para indicar aquele que tem condição de enfrentar a chapa tuca-na nas urnas.

PoLÍtICAPÁGINA 4 • A SEMANA 31 dE MAIo A 6 dE juNho dE 2012

roberto tenta barrar Celso Cota no tse

Novo recurso está na pauta da corte e será julgado imediatamente

A cinco meses das elei-ções, o prefeito de Maria-na, Roberto Rodrigues, pré-candidato à reeleição pelo PTB, partiu para o ataque contra o ex-prefeito Celso Cota (PSDB) e tenta minar seu principal adver-sário. Com uma série de ações judiciais, ele recor-reu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tornar o tucano inelegível. Uma ação de 2008, que havia sido arquivada, será julga-da pela Corte.

O caso é de 2008, quando o ex-prefeito foi condenado por “haver en-tregue alguns exemplares do jornal Território notí-cias na época da campanha passada”, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), à perda dos direitos

políticos por três anos, de-vido à “ publicidade irre-gular na imprensa escrita no jornal “Território Notí-cias”. A pena de inelegibi-lidade perdurou até 2011.

Um ano antes, em 2010, Celso pretendia ser candidato a deputado, re-correu ao TSE, em Bra-sília, contra a decisão da Corte mineira. O recurso foi analisado somente ago-ra pelo ministro Arnaldo Versiani, que o havia arqui-vado por entender que não houve crime por simples distribuição de jornais por Celso.

O ministro também entendeu que a pena já es-tava prescrita (totalmente cumprida, se fosse caso de condenação). Ainda assim, os advogados de Roberto

Pense direitoContInuAção

FAzer justIçA não é FAzer dIreItoCArtA desAbAFo do juIz CArLos roberto LoIoLA

A organização do 9º Festival da Vida, que ocorreu no fim de sema-na em Mariana, foi alto de críticas na Câmara. Após aprovar às pres-sas o repasse de R$ 300 mil para a realização do evento, os vereadores apontaram uma série de irregularidades. A principal delas, e mais grave, é a descaracteri-zação do festival.

Criado há nove anos pela Prefeitura para ampliar a discussão do tema da Campanha da Fraternidade da CNBB, o evento este ano sim-plesmente não tocou no assunto e nem teve a parceria da Arquidio-cese de Mariana, como

Festival da Vida é alvo de ataquesnos anos anteriores. Os dois únicos shows também frustraram os vereadores, que ques-tionaram o dinheiro in-vestido.

“O que houve, na verdade, foi um festival da farra com dinheiro público”, disse a ve-readora Aída Anacleto (PT), que sugeriu ainda a exclusão do evento do calendário oficial do município. Desde 2008, a organização do festi-val está a cargo de uma associação. Apesar de o evento ter sido criado pela Prefeitura, foi uma empresa privada, a Mul-tiCulti, quem registrou a patente e se tornou “dona” da festa.

Relativamente ao caso que causou alvoroço da im-prensa, não sei o porquê, de um simples julgamento de briga de duas mulheres, sobre o caso em si não posso mais falar. E nem quero. Já sentenciei e o destino do caso agora está na Turma Recursal. Já fiz minha parte e acho que bem feita. Se não estiver, os sobrejuízes decer-to saberão corrigir, pois é assim que funciona no Estado Democrático de Direito. Mas posso falar acerca do meu estilo, que é o que interessa à imprensa, e porque elaborei aquela sentença, daquela forma. Só estilo pessoal. E digo: quando acabei de elaborar a sentença, tendo como parâ-metro tudo o que havia apurado na audiência, na peça de defesa e na informação de que a ré havia pagado somen-te R$300,00 1para se livrar de acusações de três crimes, pensei comigo: esta sentença está correta; fiz Direitinho meu trabalho. Se o Promotor entendeu que R$300,00 era suficiente para punir criminalmente quem comete três crimes, um até um pouco mais grave, o valor que eu en-contrei aqui está correto. Mas foi aí que eu matutei comi-go mesmo, pois mineiro é assim, matutando ele entende melhor as coisas: está Direitinho mas não está Justinho. Apaguei tudo que havia escrito. Não era Justo. Era Di-reito, mas não era Justo. Como poderia ser justo se nos crimes de manutenção de maritaca (na verdade o nome do bichinho é maitaca e não maritaca) em cativeiro o pró-prio Promotor oferece transação de R$1.800,00 e mais composição civil dos danos ambientais de R$3.000,00 (total R$4.800,00). Liberdade de maritaca vale sozinha mais que três crimes definidos no Código Penal, contra pessoa? Tá errado. Apaguei tudo e fiz o que entendi o que era justo, bem ajustado para o caso. Como poderia es-tar correta uma sentença que havia analisado tantas teses jurídicas, para um caso tão singelo de briga de mulher. Não era nem racional, senti que estava apenas tentando, de outra forma, explicar física quântica para crianças de três anos.

Apaguei e fiz outra. Esta sim, sem as influências do tecnicismo ajustado ao Direito, mas que no caso concre-to, estava muito próxima da Justiça. Do que eu entendo de Justiça. É porque carrego sempre comigo ensinamento de um Mestre dos tempos de escola, livro fininho; só em dez regrinhas ela condensa tudo o que é de Justiça: “Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”.

Continua na próxima edição

Flávio de [email protected]://flavioals.spaces.live.com/

entraram com mandado de segurança contra o arqui-vamento, alegando que a decisão não caberia a um ministro (monocrática), mas à corte.

entendA. Esse recurso já está incluído na pauta e será julgado imediatamen-te. “Com a rapidez de uma tartaruga manca e paraplé-gica, o TSE irá julgar um caso já decidido por falta de objeto: nesse caso espe-cífico, todos já cumpriram a penalidade imposta pelo TRE e já estão elegíveis novamente”, avalia o ad-vogado Ozanan Santos, em artigo publicado em seu blog.

“Celso inicia uma ‘bri-ga’ indigesta morro acima. Este revés jurídico deter-mina também um revés político irrecuperável para

o ex-prefeito, uma vez que, se o pré-candidato vier re-almente a ser o candidato do PSDB, terá contra si todo o sistema judiciário e do Ministério Público, gerando uma instabilida-de política sem preceden-tes para o eleitorado. Em tese, poderia ‘ganhar e não levar’”, argumenta o em-presário Walter Rodrigues, presidente do PDT de Ma-riana, em seu blog.

A versão do pedetis-ta contradiz a opinião de Ozanan. “A infração elei-toral cometida foi anterior à promulgação da Lei da Ficha Limpa, cujos efei-tos jurídicos não poderão retroceder para prejudicá-los, como bem determinou o Supremo Tribunal Fede-ral, de que a lei só teria vi-gência a partir das eleições de 2012”.

Divulgação

O ministro Arnaldo Versiani entendeu que não houve crime

Divulgação CMM

Vereadora Aída sugere a retirada do Festival da Vida do calendário do município

CIdAdes PÁGINA 5 • A SEMANA31 dE MAIo A 6 dE juNho dE 2012

Vereadores instauram CPI do LixoCâmara vai apurar superfaturamento no contrato de emergência que triplicou o preço dos serviços

Coleta de lixo em Maria-na virou caso de Justiça e está na mira dos vereadores, que aprovaram a criação de uma Comissão Parlamentar de In-quérito (CPI) para averiguar falhas no serviço e suposto superfaturamento nos contra-tos mantidos pela Prefeitura com empresas terceirizadas responsáveis pela coleta de lixo e pela manutenção de um aterro sanitário na cidade.

Conforme A SEMANA informou em sua última edi-ção, o Executivo cancelou o vínculo com a EMPAR - em-presa que venceu uma licita-ção até outubro de 2013 - e contratou, após dispensa de licitação, duas empreiteiras sediadas em Belo Horizonte.

Com a mudança, o valor pago pela Prefeitura mais do que triplicou: de R$ 162 mil para R$ 530 mil mensais. O

Ministério Público já abriu procedimento prévio para a abertura de um inquérito, com o objetivo de apurar o caso.

A criação da CPI, propos-ta pelos vereadores Fernando Sampaio (PRB), Aída Ana-cleto (PT) e Juliano Duarte (PPS), foi aprovada no Ple-nário. A comissão será com-posta por Marcelo Macedo (PSDB), Raimundo Horta (PMDB) e Edson Agostinho “Leitão” (PTN). Os integran-tes do grupo se reunirão pela primeira vez na semana que vem, para definir presidente e relator.

O prefeito Roberto Ro-drigues pode ser convocado a explicar a denúncia de super-faturamento. Em entrevista ao jornal OTEMPO (Super), Marcelo Macedo preferiu não comentar sobre as me-

didas que serão tomadas pela comissão e nem revelou se há a intenção de convocar o prefeito para depor.

LImInAr. No dia 23, a 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Mariana acatou um mandado de segurança impetrado pela EMPAR e concedeu liminar determi-nando o restabelecimento imediato do contrato entre a empresa e o município. Em nota, a Prefeitura informou que o Executivo já foi noti-ficado e está providenciando o cumprimento da liminar. A Prefeitura também alegou que os serviços da EMPAR “apresentavam problemas” e prometeu lançar nova lici-tação nesta semana. A asses-soria não soube informar se o edital foi publicado. (Com Jornal O TEMPO)

Juliano Duarte / Divulgação

Coleta de lixo precária é alvo de reclamação de moradores em Mariana

técnico-administrativos da uFoP decidem sobre greveOs servidores Técnico-

Administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizam assembleia geral nesta quinta-feira (31/5), às 14h, na sede do Sindicato ASSUFOP. O ponto principal será

o indicativo de greve a partir de 11 de junho. Eles decidem se vão se unir aos professores que estão paralisados desde o dia 17.

A direção do Sindicato ASSUFOP informará, durante reunião com a sua base, como anda todo o

processo de mobilização para a greve, e o indicativo será colocado em votação. A decisão se dá a partir do momento em que a categoria conclui que não se avançou nas reuniões com o governo, ocorridas no final de 2011 e desde o

início deste ano.O governo mantém

a sua posição de não apresentar contraproposta para a categoria.

mobILIzAção. No dia

17 de maio, a caravana do Sindicato ASSUFOP, com a participação de técnico-administrativos da UFOP, se uniu aos demais trabalhadores na Marcha em Brasília. O evento mobilizou os sindicatos da base da FASUBRA. Os manifestantes se concentraram em frente ao Ministério do Planejamento onde ocorreu mais uma reunião em que o governo não apresentou nada para nossa categoria.

IFmg. Em assembleia na terça-feira, dia 29, professores e servidores do IFMG Ouro Preto decidiram pelo indicativo de greve a partir de 13 de junho. No encontro,

houve a proposta de que seja promovido o Dia de Mobilização, com atos nas capitais. Esta sugestão será apresentada na plenária do SINASEFE, no próximo dia 06.

Divulgação ASSUFOP

Caravana ASSUFOP participou do protesto em Brasília

CIdAdesPÁGINA 6 • A SEMANA 31 dE MAIo A 6 dE juNho dE 2012

jovens destroem luminária na Praça da sé em marianaEles teriam se pendurado no monumento, que se quebrou e caiu no chão

Dois jovens universi-tários foram detidos após destruir a luminária na Pra-ça da Sé, no centro histórico de Mariana. O monumento, feito em de pedra-sabão, datado do século 19, ficava em frente à tricentenária Catedral. A ação, na ma-drugada de sábado, 26, foi registrada pelas câmeras de monitoramento da Guarda Municipal.

Os acusados são Rolder Wangler Santana Martins, de 21 anos, e Gabriel Cam-pbel, alunos do curso de jornalismo da UFOP. Rol-der foi ouvido na delegacia ainda de madrugada e, em seguida, liberado, mas os policiais não conseguiram localizar Gabriel, que cor-reu em direção à Praça Go-mes Freire.

De acordo com o bole-tim da PM, eles teriam se

pendurado na luminária, quando ela se quebrou e caiu no chão. A ação de-sencadeou uma reação nas redes sociais, de revolta, entre os próprios estudan-tes. O promotor de Justiça, Antônio Carlos de Olivei-ra, deverá abrir inquérito nos próximos dias para apurar as responsabilida-des.

Os dois estudantes da UFOP compareceram espontaneamente na Pro-motoria e assinaram ter-mo se comprometendo a ressarcir integralmente os danos causados, com o pa-gamento da restauração da peça, após apresentação do orçamento pelo Município. “Além disso, responderão também criminalmente, após conclusão do inqué-rito pelo delegado”, infor-mou o promotor.

AVISO DE LICITAÇÃO. Prefeitura de Acaiaca. PAL nº 072/2012 PREGÃO PRE-SENCIAL Nº 044/2012 – OBJETO: Acade-mia Popular. Remarcada licitação para o dia 13/06/2012 às 9 horas. Prefeitura municipal de Acaiaca, na Praça Tancredo neves, 35 – CEP 35.438-000. Edital disponível no mesmo en-dereço, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Informações pelo tel.: (31) 3887-1122 ou pelo email: [email protected]. Eliane M de O. Santana. Pregoeira.

AVISO DE LICITAÇÃO. Prefeitura de Acaiaca. PAL nº 023/2012 PREGÃO PRE-SENCIAL Nº 017/2012 – OBJETO: Publici-dade Volante. Remarcada licitação para o dia 18/06/2012 às 9 horas. Prefeitura municipal de Acaiaca, na Praça Tancredo neves, 35 – CEP 35.438-000. Edital disponível no mesmo ende-reço, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 ho-ras. Informações pelo tel.: (31) 3887-1122 ou

Órgão Informativo da Prefeitura Municipal de Acaiaca/MG31 de maio - Jornal A Semana edição 426 - PAG 6

Fatos da semana

Marlon Bento e Lauro Soares

VAndALIsmo. A luminária da Sé ficou destruída após ataque de jovens

mariana é ouro nos jogos escolaresCom garra e muita

determinação, os atletas de Mariana fizeram bonito na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que aconteceu de 21 a 25 na cidade de Ouro Preto. Foram 144 alunos/atletas nos módulos I (de 12 a 14 anos) e II (15 a 17 anos), das escolas municipais Dom Oscar, Wilson Pimenta, CEMPA, Águas Claras e as estaduais Dom Silvério, Cônego Braga, Monsenhor Morais. Mariana conquistou

pelo email: [email protected]. Eliane M. de O. Santana. Pregoeira.

AVISO DE LICITAÇÃO. Prefeitura de Acaia-ca. PAL nº 024/2012 PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2012 – OBJETO: Recarga de Oxigênio. Remarcada licitação para o dia 18/06/2012 às 14 horas. Prefeitura municipal de Acaiaca, na Praça Tancredo neves, 35 – CEP 35.438-000. Edital disponível no mesmo endereço, de se-gunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Informa-ções pelo tel.: (31) 3887-1122 ou pelo email: [email protected]. Eliane M. de O. Santana. Pregoeira

Extrato de Contrato nº 080/2012 e 81/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 065/2012 – Pre-gão Presencial nº 040/2012 Objeto: Aquisi-ção de material de construção para execução de reforma e ampliação do prédio da antiga rodoviária para receber a Escola Municipal

Christodato Martins de Souza. Contratado: (080) Depósito Materiais de Construção Maria-nense LTDA e (081) Maria Helena Pereira MEI. Valor total do processo: R$ 72.727,50. Contrato datado de 25/05/2012. Vigência: 31 de Dezem-bro 2012. Eliane M. de O. Santana – Pregoeira.

Extrato de Contrato nº 082/12, 83/12, 84/12, 85/12, 86/12, 87/12, 88/12 e 89/12. Prefeitura de Acaiaca. PAL 066/2012 – Inexigibilidade nº 007/2012 Objeto: Apresentação de artis-tas populares no dias 06 à 10 de junho no II Festival de Inverno de Acaiaca. Contra: (082) Hélio Barbosa Pinto, (083) Hugo Cesar Lima, (84) José Gomes Da Silva, (85) Eisenhower Avelino Coelho Júnior, (86) Vanusa Cristina Costa Silva, (87) Marcélia Prisca de Carvalho, (88) Ricardo Antonio da Silva e (89) Sebastião Augusto Estevão (Tião Farinhada). Valor total do processo: R$ 3.950,00. Contrato datado de 25/05/2012. Vigência: 30 dias. Eliane M. de O.

Santana – Presidente da CPL.

Extrato de Contrato nº 090/2012. Prefeitu-ra de Acaiaca. PAL 069/2012 – Dispensa nº 016/2012 Objeto: Aquisição de Pneus. Con-tratado: (090) Flash Pneus Comercial LTDA ME. Valor total do processo: R$ 12.388,00. Contrato datado de 25/05/2012. Vigência: 30 dias. Eliane M. de O. Santana – Presidente da CPL.

Extrato de Contrato nº 091/2012. Prefeitura de Acaiaca. PAL 068/2012 – Pregão Presencial nº 043/2012 Objeto: Prestação de Serviços de Monitores de Violão e Dança para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Contratado: (091) Anderson dos Santos. Não houve proposta para o item monitor de dança. Valor total do processo: R$ 3.336,00. Contrato datado de 29/05/2012. Vigência: 17 de Outubro 2012. Eliane M. de O. Santana – Pregoeira.

quatro medalhas de ouro. As equipes que ficaram em primeiro lugar estão classificadas para a etapa regional, que acontecerá em junho na cidade de Sete Lagoas.

Divulgação PMM

Considerado a promessa do esporte

marianense, o goleiro Wandilson Braga, de 14

anos, foi um dos destaques da equipe

Projeto CAmInhArPelo segundo ano, a Unimed Inconfidentes promoveu o Projeto Caminhar, com o tema “Bom dia Saúde”. O Projeto tem como objetivo incentivar a prática da atividade física, garantindo, assim, condicionamento físico e bem-estar a todos os participantes. Nessa edição, houve a participação de técnicos em enfermagem e uma série de atividades na tenda da cooperativa. A Unimed Inconfidentes ofereceu, também, aos aproximados 400 participantes, kits de camisa e boné, além de água para a hidratação e uma manhã repleta de cuidados e orientações à saúde, tudo gratuito.

Divulgação

mArChA À brAsÍLIANa última quarta, 23, na Câmara dos Deputados em Brasília, a Comissão de Legislação Participativa debateu sobre a PEC 534/02, que trata da ampliação das Competências das Guardas Municipais com o “IV Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública e a IV Marcha das Guardas Municipais em Brasília”. Estiveram presentes no evento cerca de 300 instituições, dentre elas as guardas municipais mineiras de Mariana, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Itabirito, Ouro Preto, Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Matias Cardoso e Varginha.

Divulgação

VArIedAdes PÁGINA 7 • A SEMANA31 dE MAIo A 6 dE juNho dE 2012

horÓsCoPoÁries - 21/3 a 20/4Ritmo acelerado no trabalho. A fase será positiva para negociações e atividades comerciais. Conversas esclarecedoras com o parceiro, só-cios ou pessoas próximas diminui-rão as inseguranças.

touro - 21/4 a 20/5Acertos financeiros equilibrarão o orçamento que ainda ficará aper-tado, exigindo planejamento dos gastos e dos investimentos. A Lua cheia inspirará planos de mudanças e esquentará a vida sexual.

gêmeos - 21/5 a 20/6Aproveite a semana para circular mais e renovar sua vida social. As-suntos de família poderão ser resol-vidos mais facilmente na terça com a sua interferência. Domingo mági-co no amor: Lua cheia na sua área afetiva promete emoções fortes.

Câncer - 21/6 a 22/7Encontros excitantes e novidades agitarão a semana, que também promete clima carinhoso na vida íntima e chances para um novo amor, se estiver só. Um encontro poderoso, de sexta para sábado, despertará paixão e fortes emoções.

Leão - 23/7 a 22/8A semana trará oportunidade de crescimento financeiro. Aceite uma proposta de trabalho ou crie um novo projeto. A sexta poderá trazer um reencontro emocionante. Do-mingo divertido, descubra novas motivações!

Virgem - 23/8 a 22/9Assuntos do coração estarão em destaque nesta semana. Desejos à flor da pele e pouca paciência tor-narão seu humor instável. A fase promete sucesso nos empreendi-mentos e evolução da carreira. Tire o domingo para ficar em casa e cur-tir a família.

Libra - 23/9 a 22/10O desejo de viajar e de viver aven-

www.itatiaia.com.br/ouropreto - Tel: 3551 2166 / 3551 5544

turas causarão distrações no trabalho. Aproveite a semana para ampliar seus horizontes. Estudos acadêmicos e planos de longo prazo também atrairão sua atenção. Tudo aberto para o amor!

escorpião - 23/10 a 21/11 Aproveite a semana para sair da sua zona de conforto e mo-vimentar a vida social. Novas amizades trarão aprendizado e oportunidades de negócios. Bom momento para se associar e também para se apaixonar no-vamente, se o coração estiver livre.

sagitário - 22/11 a 21/12Carreira em destaque nesta se-mana: assuma uma nova posi-ção ou impulsione um negócio próprio. Poderá se apaixonar instantaneamente. Haverá mais espaço para o prazer, também em uma relação já estabelecida.

Capricórnio - 22/12 a 20/1Nesta semana, seus conheci-mentos serão testados. Aceite um novo desafio e amplie o seu prestígio. Fim de sema-na gostoso para viajar e curtir uma programação animada com amigos.

Aquário - 21/1 a 19/2Nova paixão, ou momentos românticos em uma relação já existente, apimentarão a vida íntima. Sexta trará sorte nos negócios e resposta financeira positiva. Aproveite o fim de se-mana para pensar no seu plano de carreira e planejar o futuro.

Peixes - 20/2 a 20/3Uma compreensão mais pro-funda do passado e conversas importantes com a família tra-rão maior tranquilidade emo-cional. Relaxe e curta momen-tos de paz, com mais conforto e segurança.

Neste sábado, dia 2 de junho, as portas da Catedral da Sé, em Mariana, se abrem para um espetáculo erudito. A partir das 18 horas, o pú-blico confere, com entrada franca, a apresentação do Coral Canarinhos, de Itabi-rito, sob a regência do ma-estro Eric Lara. O concerto terá acompanhamento da organista Josinéia Godinho, no órgão Arp Schnitger.

Durante a apresentação haverá a execução de um repertório inédito, selecio-nado especialmente junto ao acervo do Museu da Música de Mariana, que preserva manuscritos seculares que, em janeiro de 2012, foram

Coral Canarinhos de Itabirito é atração na Catedral da sé

reconhecido pela UNESCO. Esta apresentação es-

pecial é uma iniciativa da Fundação Cultural e Edu-cacional da Arquidiocese de Mariana (Fundarq), com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Ao longo do mês de ju-nho, haverá apresentação do Coral Vozes de São Vicente, na Catedral da Sé, no dia 16, com o regente Alcemir José Moreira, e, no dia 23, do Coral Madrigal Roda Viva (Conselheiro Lafaiete), sob a regência de Geraldo Vas-concelos. As apresentações acontecem sempre às 18 horas.

Divulgação

As vozes do Coral Canarinhos prometem emocionar o público

Estão programadas apresentações ao som do secular Arp Schnitger

nem te Conto!Angelica FoX

Gentemmmm, como vocês estão? Eu estou feliz!!! E é o que impor-ta! Esta semana cheguei cheinha de fofocas! Va-mos lá?

• Vou come-çar com um babado de Avenida Brasil. Muitas emoções para os próxi-mos capítulos. Quando souber de toda a verda-de sobre Nina e Carmi-nha, Tufão, que já es-tará muito apaixonado pela empregada, vai se sentir culpado por tudo de ruim que aconteceu com a protagonista da trama e a pedirá em casamento. Fragiliza-da por ter levado um fora de Jorginho (ele vai acusá-la de não ter confiado nele) e ainda querendo ferir Carmi-nha, que a essa altura já deverá ter fugido, Nina dirá sim e os dois su-birão ao altar. Será que esse casal vai pegar?

• Pessoas, o segredo de Suelen vai começar a ser revelado em “Avenida Brasil”: a periguete é boliviana e

veio trabalhar no Brasil, como garota de programa, pelas mãos do implacável Ramón. Após ter sua fal-sa gravidez desmascarada por todos os supostos pais, a periguete fica na pior e acaba tendo que procurar seu ex-cafetão. Quem vê toda esta movimentação é Roni. Penalizado com a situação, o rapaz tenta aju-dar Suelen e fica apavora-do ao vê-la sendo levada à força pelo mal-encarado. Depois de seguir a moça, o rapaz descobre tudo so-bre ela e se prepara para ajudá-la.

• Gentem, mudan-do de assunto, li no site do Leão Lobo que a Ive-te Sangalo declarou que, mesmo após ter comple-tado 40 anos, pretende engravidar novamente. A cantora afirma que está “deixando correr solto há algum tempo”. Caso não aconteça, fará um trata-mento. Se não der certo, vai continuar vivendo e fi-cando feliz com as opções que a vida lhe dará.

• E o jogador de futebol Radamés, atu-al namorado de Viviane Araújo, garante que não

fez nenhum pacto de fi-delidade, já que ela está entre os novos confinados de “A Fazenda”, da Rede Record. Segundo o atleta, esse é um assunto que nem precisa ser falado, pois ele confia que não haverá trai-ção. Radamés afirma, tam-bém, que o único medo de Viviane é conviver com as diferenças dos outros con-correntes ao prêmio milio-nário do programa.

• Olha essa!!! Como presente pelo seu aniversário de 50 anos, Luiza Brunet ganhou do novo namorado, o milio-nário Lírio Parisotto, um conjunto de colar e anel de esmeraldas. A musa reve-lou que, por enquanto, não fará declarações sobre o relacionamento, pois está apenas no início. Ela tam-bém afirma que o impor-tante é que tem um homem apaixonado ao seu lado. E

sAgArAnAFim de semana no Sagarana bombando: 5ª tem Daniel Torquete e Banda; 6ª tem Silvani Gomes e Banda e sábado tem Banda Primatas, de Ponte Nova. Imperdível!

o menIno PoetAO Sesi-Mariana traz, no sábado, 2 de junho, o musical O Menino Poeta, que apresenta os poemas de Henriqueta Lisboa musicados por grandes composi-tores mineiros. A apresentação acontece às 16h. Entrada franca (retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo). Mais informações: 3557-1041

ÓrgãoNo próximo domingo, dia 3 de junho, às 12:15h, Júlio Amstalden é o organista convidado da Série de Concertos Regulares do Órgão da Sé de Mariana. O repertório será focado nas obras de compositores nórdicos e latinos, dos séculos XVI a XVIII. Os ingressos são vendidos no local, com valores a partir de R$18,00.

Órgão IINo dia 1º de junho, sexta-feira, quem se apresenta é a organista Josineia Godinho. O concerto acontece às 11h30 e os ingressos são vendidos a partir de R$18,00.

FotogrAFIAO fotógrafo marianense Arlindo Silva está se destacando em Belo horizonte, com a exposição Mãe Natureza In foco, promovida pelo Centro Cultural Jar-dim Guanabara. A exposição apresenta uma seleção de fotografias de animais e plantas, e pode ser visitada até hoje, 31 de maio, na rua João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara. A exposição pode ser visitada de terça à sexta, das 9h às 17h e sábado das 9h às 13h. prestigie!

FeIjoAdANão perca a 7ª Feijoada Casa Lar Estrela 2012, no dia 17/06, a partir das 10h. Feijoada e caipirinha liberadas, shows e muita gente bonita! Quem se interessar em patrocinar o evento, entre em contato no tel 3558-5477. Camisas à venda na loja Fuxico (Rua do Catete, 29). Venha se divertir!

dIVIrtA-se

João Miguel Júnior/TV Globo

Nina e Tufão subirão ao altar em Avenida Brasil

põe apaixonado nisso!• E, pra fechar,

uma bomba: li no Leão que, no último domin-go, devido a uma vio-lenta briga com Allan Rapp, diretor do “Pâ-nico”, que quase acaba em agressão física, pou-co antes de o progra-ma ir ao ar, Wellington Muniz, o Ceará, reve-lou que está pensando em deixar a atração. O humorista declarou que se sente desprestigiado pela produção e os seus personagens quase não aparecem desde que a atração se transferiu para a Rede Bandeiran-tes. Uma situação que está difícil de ser resol-vida.

Amores, vou ficando por aqui. Um grande beijo e até semana que vem!

Aqui quem faz a diferença é VOCÊ!www.bmnoticias.com

Foto: Álbum de família

soCIAIsPÁGINA 8 • A SEMANA 31 dE MAIo A 6 dE juNho dE 2012

Foto: Reginaldo Vilela

A bela Thayná festejou seus 15 anos ao lado de seus familiares e amigos. O fotógrafo Reginaldo Vilela registrou os melhores momentos da festa. Parabéns!

Foto: Álbum de família

A simpática Isabel Sales (Loja Lefitá), recepcionado

o apresentador do Fantástico Tadeu Schmidt, em

Passagem de Mariana.

Foto: Álbum de família

Gleiciane completou mais uma primavera no dia 27/05 e recebeu o

carinho do namorado Alexsandro. Parabéns!

Foto: Álbum de família

Este gatinho é o Ar-thur, que chegou para alegrar ainda mais as vidas dos papais Mari-no e Maria e da irmã-coruja Alice. Lindo!

Quem celebrou mais um aniversário no dia 27 de maio foi o Padre João, prefeito de Acaiaca. Felicidades!

Foto: Àlbum de família

O papai José Oscar Salgado, de Acaiaca, não se cansa

de paparicar o pequeno Francisco, que nasceu no dia

21/05. Felicidades!

Foto: Àlbum de família

Quem aniversariou no dia 21 de maio foi a nossa querida amiga Dorynha. A equipe do Jornal A

Semana lhe deseja toda felicidade do mundo. Parabéns!

Foto: Daniel Oliveira

A linda Laura, filha de Ademar e Neide (Salão Status), festejou

a vitória do Galo no domingo. Alegria geral!