a semana 51

12
Ano II - Nº 51 - Barra do Garças - MT, De 31 de maio a 10 de junho de 2010 - [email protected] - www.asemananoaraguaia.com Telefonia Celular cobre todos os municípios do Araguaia Página 05 Página 08 Caos no trânsito de Barra Governador Silval quer implantação de teleférico em Barra do Garças Barra vai receber Governo Itinerante Uma reunião de se- cretários de Estado nes- te final de maio serviu para definir os prepa- rativos para o início do Governo Itinerante que já se encontra em curso na cidade de Cáceres. A iniciativa tem como foco a realização de ações go- vernamentais por todo Mato Grosso e para que a equipe de Silval Bar- bosa conheça de perto as demandas de cada região visitada. Os motoristas e motociclistas estão sentindo na pele a falta de estacionamento no centro de Bar - ra do Garças. O espaço para es- tacionar motos nas esquinas para organizar o trânsito virou motivo de discórdia. Com uma média de cerca de quatro motos para cada habitante, a frota de motos de Bar- ra é, em média, de 16 mil contra 7 mil carros. O impasse ficou evidente com a implantação da Guarda Municipal aptos a multar infratores. As motos fora das áreas demarcadas Estacionamento gera polêmica em Barra Página 07 Página 08 Edsoin Rodrigues/Secom-MT Widson Maradona/AL-MT Página 05 Página 03 Celson Sousa reeleito presidente da ASPM Página 04 Marcão inaugura Rampa Náutica em Aragarças Brasil estréia na Copa dia 15 contra Coreia do Norte

Upload: ronan-cicero

Post on 07-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana no Araguaia - Barra do Garças - MT

TRANSCRIPT

Page 1: A Semana 51

Ano II - Nº 51 - Barra do Garças - MT, De 31 de maio a 10 de junho de 2010 - [email protected] - www.asemananoaraguaia.com

Telefonia Celular cobre todos os municípios do Araguaia

Página 05 Página 08

Caos no trânsito de Barra

Governador Silval quer implantação de teleférico

em Barra do Garças

Barra vai receber Governo ItineranteUma reunião de se-

cretários de Estado nes-te final de maio serviu para definir os prepa-rativos para o início do Governo Itinerante que já se encontra em curso na cidade de Cáceres. A iniciativa tem como foco a realização de ações go-vernamentais por todo Mato Grosso e para que a equipe de Silval Bar-bosa conheça de perto as demandas de cada região visitada.

Os motoristas e motociclistas estão sentindo na pele a falta de estacionamento no centro de Bar-ra do Garças. O espaço para es-tacionar motos nas esquinas para organizar o trânsito virou motivo de discórdia. Com uma média de cerca de quatro motos para cada habitante, a frota de motos de Bar-ra é, em média, de 16 mil contra 7 mil carros.

O impasse ficou evidente com a implantação da Guarda Municipal aptos a multar infratores. As motos fora das áreas demarcadas

Estacionamento gera polêmica em Barra

Página 07

Página 08

Edso

in R

odrig

ues/

Seco

m-M

T

Widson Maradona/AL-MT

Página 05

Página 03

Celson Sousa reeleito presidente da ASPM Página 04

Marcão inaugura

Rampa Náutica em Aragarças

Brasil estréia na Copa dia 15contra Coreia

do Norte

Page 2: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MT

De 31 de Maio a 10 de Junho de 20102 Opinião

Caos no trânsito de Barra. Caos no trânsito de Aragarças e Pon-tal do Araguaia. Foi um dia marcado pela obstrução, pelo

cerceamento de locomoção se o assunto era trafegar sobre as pontes dos rios gar-ças e Araguaia. O dia 08 de junho entrou para a história local como sendo o mais fatídico para os motoristas, ciclistas e motociclistas, todos eles condenados pela falta da incompetência estabelecida de quem pretendia dar início às obras de reparação nas pontes, todas elas refor-madas em 2007 pela Sanches Tripoloni e que custou aos cofres públicos R$ 32 mi-lhões e que, de novo precisam de mais reparos.

Aquele transtorno aconteceu às vés-peras da temporada de praia e foi preci-so que autoridades, entre elas o deputa-do Daltinho convencesse a direção do DNIT a suspender as obras sob pena de anular os dias de junho e julho aos tu-ristas e também à comunidade local, de usufruir suas férias nas praias e pontos turísticos da cidade e região.

A suspensão das obras sopra uma pergunta que não quer calar. Caso não haja reparos as pontes que servem à

malha rodoviária de transportes para a região não oferecem riscos às pessoas? Quem deve esclarecer esta dúvida à po-pulação indefesa quanto à sua segurança no transitar ou trafegar sobre as pontes seria o DNIT. Isto mesmo, o DNIT e, an-tes que nos esqueçamos, este órgão deve uma satisfação pública sobre as obras re-alizadas em 2007, o que foi gasto e o por-quê da reforma de agora e o que deixou de ser bem feito. Essas indagações ser-vem de alento até que o anel viário saia do papel e amenize o trânsito na região central de Barra e Aragarças. Oito de ju-nho é um dia para se marcar no calendá-rio. Barra do Garças, aliás, os motoristas que já vivem às turras com o trânsito de-senfreado, com a nova engenharia aqui estabelecida, com a chamada ‘Indústria das Multas’ que seriam praticadas pela Guarda Municipal, mas que foi suspensa pela Câmara depois de assim ser batiza-da por dois vereadores. Aquele foi um dia de cão, engarrafado no centro comer-cial da cidade, a ponte por ser reconstruí-da e a espera do apito do guarda indican-do o momento da passagem. Muitos se estressaram e mandaram às favas a orde-nança daquele caos.

Trânsito e o caos no centro de Barra

E X P E D I E N T E:

Diretor GeralRonan de Sá - 9213-4370RedaçãoWanderley WasconcelosDiagramação e ArteRonan de Sá Reginaldo BarachoFotosMayke Toscano

Departamento ComercialJerusa Helena - 9202-5327 Admilia Rezende - 9224-4238Circulação: Barra do Garças e Vale do Araguaia Tiragem desta edição: 3.000 exemplares Gráfica Multicor: Impressão e Acabamento:

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião deste Jornal. Os originais recebidos, tenham ou não sido publicados, não serão devolvidos.

A Semana no Araguaia é uma publicação de Edição Publicidade. Rua Pires de Campos, 287-A - 1º Andar - Centro - Barra do Garças - Mato Grosso - CEP: 78.600-000 - Fone: (66) 3407-2976 - CNPJ. 10.828.250/0001-78 - Email: [email protected] - www.asemananoaraguaia.com

Ed

ito

ria

l

O Jornal A SemAnA no Araguaia saiu às ruas e fez a seguinte pergunta: Foram gastos R$ 32 milhões na reforma das pontes sobre os rios Garças e Araguaia em 2007. Em menos de três anos, haverá uma segunda reforma. Em sua opinião o que está acontecendo?

“Em minha opinião não foi feito um serviço bom. Foi uma admi-

nistração malfeita dos gastos. Eles sabiam da durabilidade da obras e fizeram assim para precisar logo

de uma reforma . ”

Marcão Cattoni, 35 anosMoto taxista

Luciana Parrião Fernandes 25 anos, estudante

“Em minha opinião acho uma pouca vergonha. Fizeram o serviço malfeito e o restante do dinheiro

embolsaram. Obrigado! ”

Vitor Vinicius, 17 anos Mecânico

“Falta de responsabilidade e fiscalização por parte do

Ministério Público e da justiça que só serve para soltar ban-

dido da cadeia. Incompetência também dos eleitores que

elegeram mal ”.

Mário de Angeles, 55 anos, Publicitário

“Entendo que a população tem o direito de saber o porquê dessa segunda reforma. A segurança da ponte estaria

comprometida? Que haja uma divulgação sobre esta reforma

mais rápido possível.”

O que você responde?Enquete”

Em a

lta Telefonia Celular - O conceito de modernidade da região, outrora esquecida, ainda isolada por falta de estradas, recebe finalmente a cobertura de tele-fonia celular. Todos os municípios da região foram contemplados com esta ação. O que se pode con-ceber é que estas cidades, a partir de agora estão a salvo do isolamento. A dotação de telefonia móvel encurta distância e promove bem-estar social. Ao todo, somavam 51 municípios no Estado, sendo 19 deles no Vale do Araguaia. A coluna dá mérito ao deputado Adalto de Freitas – Daltinho, pelos esfor-ços que concretizaram esta ação.

OI Internet – O responsável pela área técnica da OI em Barra do Garças no momento em que disse ao editor deste jornal, Ronan de Sá, que a capacidade de opera-ção da empresa ‘está abaixo da oferta da operadora’. Não precisava se expor tanto, até por que são muitos os que sabem que a empresa citada acima ainda não conseguiu suprir a demanda no que diz respeito à In-ternet Banda Larga na cidade. No entanto, no momen-to em que usuários que se sentirem lesados buscar as barras da Justiça talvez a operadora invista pesado em tecnologia e alcance objetivos que venham de encon-tro à satisfação de seus usuários. Busque seus direitos: Ligue Anatel: 133 – Procon 3402-2000

Em b

aixa

Na primeira aula de Gestão Pública Municipal – Módulo II, promovido pela fundação Ulysses Guimarães e coordenado em Barra do Garças pelo Diretório Municipal do PMDB, entre outros temas são tratadas as prerrogati-vas da Câmara Municipal, com o objetivo de ampliar a conhecimento dos alu-nos em relação aos agen-tes políticos mais próxi-mos do cidadão.

Para cumprir com in-dependência as funções que lhe são atribuídas pela Constituição, a Câmara de Vereadores dispõe de prerrogativas exclusivas, sendo a principal a elabo-ração do seu Regimento Interno. Além disso, pode a Câmara Municipal com-por sua Mesa Diretora e deliberar livremente sobre os assuntos de sua econo-mia interna, também cha-mados interna corporis, tudo sem interferência nem do prefeito, nem da União, nem o Po-der Judiciário e nem do Estado-membro de que faz parte. Se não dispusesse de tais prerrogativas, não poderia cumprir suas funções adequada-mente. Logo, pode-se dizer que as prerro-gativas são conferidas como conseqüência das funções que lhe são confiadas.

O Regimento In-terno é resolução po-lítico-administrativa

Prerrogativas da Câmara Municipal

Jovelino Dallabrida, mediador de uma turma do curso para Gesto-

res Públicos Municipais - [email protected]

de competência exclusiva da Câ-mara de Vere-adores, sendo elaborado sem interferência do Prefeito e se dis-põe a regular as matérias de seu exclusivo inte-resse, tais como: a forma de esco-lha dos membros da Mesa Direto-ra; a forma de escolha dos membros das Comissões permanentes e temporárias; funcionamento dos órgãos internos da Câmara; trami-tação dos projetos de lei; elaboração dos pareceres pelas comissões; discussões e votações no plenário; e, ética e o decoro parlamen-tar.

Como o Regimento Inter-no não é uma lei, não pode regular assuntos que não os interna corporis, deven-do observar as disposições pertinentes da Lei Orgâni-

ca do Município, pormenorizando-a e dispondo nos seus claros, sob pena de ofensa ao princípio da reserva legal. A Câmara Munici-pal deve observar ainda, obrigato-riamente, o que dispõe a Consti-tuição Federal a respeito do siste-

ma de governo adotado no país, não podendo ultra-passar os limites das tarefas que lhe foram conferidas, nem alterar a forma impos-ta constitucionalmente para o exercício destas atribui-ções, o que será objeto de disciplina da Lei Orgânica Municipal.

Havendo desrespeito à lei, portanto, poderá o Po-der Judiciário intervir, o que fará, contudo, sem substi-tuir a vontade soberana dos parlamentares, somente para assegurar o respeito ao

princípio da legalidade.Caso, por exemplo,

o Regimento Interno (RI) determine que os projetos de lei ordinária devem ser aprovados por unanimidade, o Ju-diciário pode intervir, uma vez que a Consti-tuição somente exige o voto favorável da maio-ria dos presentes na ses-são plenária, exigência esta obrigatoriamente reiterada pela Lei Or-gânica do Município e consequentemente, também pelo Regimen-

to Interno.Por outro lado, caso

algum artigo do Regimen-to diga que os projetos de lei que tratem de assun-tos relacionados ao meio ambiente devem receber parecer da “Comissão de Meio Ambiente”, não pode o Judiciário invalidar o ar-tigo sob o argumento de que considera a exigência inadequada, inconvenien-te ou desnecessária. Quem avalia o que é necessário ou desnecessário é a Câ-mara, e só ela.

Pode o Judiciário, ainda, ser acionado por vereador ou, até, pelo Ministério Público, para assegurar o cumprimen-to do Regimento Interno quando considerar que tenha sido desrespeitado, ou, ainda, caso entenda que há alguma ilegalidade ou inconstitucionalidade em seu texto. Nestas ocasi-ões, pode a Câmara defen-der-se em juízo, inclusive quando suas prerrogativas sejam violadas por outros entes federativos.

Como vimos, a Câma-ra Municipal tem por lei fixados os limites de sua ação e também as prer-rogativas para atuar em assuntos que são da sua alçada exclusiva e sobre os quais não podem o Poder Executivo nem o Poder Ju-diciário interferir.

Jovelino Dalabriga

A Câmara Municipal deve observar ainda, obrigatoriamente,

o que dispõe a Constituição Federal a respeito do sistema de governo adotado no país, não podendo ultrapassar os

limites das tarefas que lhe foram conferidas, nem alterar a forma

imposta constitucionalmente para o exercício destas atribuições, o que será objeto de disciplina da

Lei Orgânica Municipal.

Page 3: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MTDe 31 de Maio a 10 de Junho de 2010

3Política

TrânsITOÉ só uma agulhadazinha. Estão, ainda, apagados os semáforos que todos esperavam neste início de ano. É preciso saber onde anda a licitação das obras. Chegou a tem-porada de praia, o trânsito de Barra do Garças é um desastre e também não há sinalização horizontal, faixa de pedestres, entre outros que só dificultam a vida de muitos.

MOTOsSão muitos os que protestam con-tra as tartarugas que indicam esta-cionamento para motos. Alfinete acha necessário porque sabe que poucos obedeceriam uma simples faixa. Em tempo, a Prefeitura de Barra do Garças deve encetar uma campanha educativa para que a cidade acompanhe outros centros urbanos do país que já trocaram as tartaruguinhas pelas faixas com um certo tom de civilidade.

Parada ObrIgaTórIa Vergonha de sobra para os respon-sáveis pelo ‘fechamento’ das pontes sobre os rios Garças e Araguaia das 21h de segunda-feira (07) às 16 ho-ras de terça (08). O transtorno inco-mum, em função daquilo que seria o início das reformas (já suspensas) merece punição àqueles que acham que os outros não têm o que fazer. É preciso que a empreiteira Sanches Tripoloni explique suas ‘razões’ à população. Mil alfinetes na cabeça de quem concebeu aquele ‘desas-tre’ ao cotidiano de Barra, Aragarças e Pontal do Araguaia.

MOTOrCyCleRonco de possantes motores, der-rapadas, gente jovem na festa que já se tornou uma tradição em Barra do Garças. Não se tem notícia que algum dos participantes tenham sido multados, a pesar das derra-pagens. Pouco se viu guardas pela cidade. Eles são necessários ao an-damento do tráfego no tumultua-do trânsito de Barra. Mas precisam estar presente em todos os eventos, inclusive com os bloquinhos. Não se tem nada contra o Motorcycle, desde que eles obedeçam as nor-mas que os outros motociclistas são obrigados a cumprir, porque senão não há motivos para as blitz que re-alizam ostensivamente pela cidade. Direitos e deveres para todos. É só uma agulhadazinha.

VergOnhaSaber que a fundista Maria das Gra-ças Reis, de 59 anos, campeã em mais de uma dezena de competi-ções pelo país e que encontra à sua frente dificuldades para atrair patro-cinadores. Na entrevista que conce-deu a este jornal ela citou patroci-nadores como Unimed, Raiz Farma, entre outros. Quando o assunto descambou para o lado político ela fechou os olhos, pensou e disse que já recebeu ajuda até de 1 real, isso mesmo, 1 real de um (a) na Câmara de Vereadores. “Fiquei envergonha-da e só não devolvi por educação”. A reportagem pediu para que ela ci-tasse o nome do misericordioso (a), mas Graça preferiu calar-se. A atleta não quis dar uma agulhadazinha.

arborizaçãoAo longo dos anos as gestões que passaram pela Prefeitura de Bar-ra deixaram correr livre a vontade de alguns no que diz respeito ao processo de arborização no centro comercial da cidade. Na rua Mato Grosso, a exceção da calçada do Basa, todo o resto são fachadas comerciais que não podem ser encobertas pela copa de árvores. Enquanto isso, nesta época do ano a cidade agoniza ao relento, a céu aberto.

abandonoÉ cruel a situação em que se en-contra a frente da área da antiga rodoviária. A região, já denominada de pleno mau gosto como “Copo Sujo” abriga moradores de ruas, dependentes químicos, mendigos, entre outras pessoas que precisam da atenção pública. Enquanto isso se espera que aquele local receba pinceladas de urbanidade e que devolva àquele local toda a beleza que lhe é peculiar. O mais breve possível.

Comunicação

Telefonia celular cobre todos os municípios do Araguaia

Da Assessoria

Os municípios já estão 100% integrados com o serviço de telefonia móvel

O presidente da Comis-são de Telefonia Celular, deputado Adalto de Frei-tas -Daltinho anunciou que o Vale do Araguaia já está 100% integrado através do sistema de Telefonia Ce-lular. A demanda da obra que custou R$ 30,6 milhões entrou em ação no final de maio com as operadoras Oi e Claro liberaram o sinal aos últimos 5 municípios que ainda não tinham a cobertura. Com isso, as em-presas cumprem as metas relativas ao Compromisso de Abrangência firmado com a Agência Nacional de Telecomunicações (Ana-tel), em 2008 visando a uni-versalização do serviço de telefonia móvel.

Daltinho lembra que durante muito tempo a população do Araguaia viveu em completo isola-mento, entre outros fato-res, pela falta de comuni-cação. Com a conclusão de implantação da telefonia nos 19 municípios da re-gião vai possibilitar maior desenvolvimento.

“Desde que a Comis-são foi criada na AL, pro-curamos acompanhar todo o processo para que o ser-viço fosse concluído com êxito. As operadoras cum-priram com prazo estabe-lecido, e hoje a telefonia celular já é uma realidade nos municípios do Ara-guaia e podemos come-morar essa conquista com a população desses muni-cípios beneficiados”, disse o deputado.

Conforme o diretor da BrasilTelecom/OI - MT, Wagner de Oliveira Gomes só foi possível ampliar os serviços no Estado devido ao acordo feito com a Ana-tel que envolveu as ope-radoras que ganharam a concessão para exploração da banda 3G. Com isso, a operadora OI adquiriu uma licença e se compro-meteu com a Comissão de Telefonia Móvel da AL, em implantar o serviço em 27 municípios dos 51 que não possuíam o sistema.

“O trabalho de implan-tação do sistema iniciou em setembro/2008, e Santa Terezinha foi o primeiro município a ser beneficia-do, dos dez atendidos pela Oi”, recordou Wagner.

Segundo ele, para que todos os municípios do Araguaia fossem contem-plados com a Telefonia Celular, foi necessário am-pliar o sistema de trans-missão digital- “Projeto Rota Digital Araguaia” que possibilitou a implantação do sistema de Fibra Òpti-ca de Barra do Garças até Ribeirão Cascalheira, e do sistema Radio Digital de Ribeirão Cascalheira á Vila Rica.

Wagner destaca ainda o trabalho da Comissão. “O deputado Daltinho foi um dos principais incentivado-res e estimuladores na im-plantação dos serviços de Telefonia Celular. Ele sem-pre acompanhou de perto todo o processo, cobrando a prestação de contas da evolução do atendimento para que os dez municípios

sob a responsabilidade da Oi fossem atendidos. Hoje, todos que recebem o sinal da Oi contam com uma comunicação eficiente e de qualidade”, explicou o diretor.

Em Campinápolis, onde a população estava descrente e pensavam que nunca seriam beneficiados com o serviço, o município foi contemplado antes mes-mo do prazo estabelecido.

“A chegada da telefonia celular no município é um grande avanço, agora com essa ferramenta disponí-vel vai ajudar na inclusão social e no crescimento da cidade que tinha a comu-nicação restrita devido a falta do celular. A expec-tativa agora é que outras operadoras possam se ins-talar na cidade”, afirmou o vice-prefeito Vandeir Luiz Ribeiro (PMDB).

- Alto Boa Vista (Oi) - Araguaiana (Oi)- Araguainha (Vivo) - Bom Jesus do Araguaia (Oi)- Campinápolis (Tim) - Cocalinho (Tim)- Canabrava do Norte (Oi) - Novo São Joaquim (Tim)- Nova Nazaré (Claro) - Ponte Branca (Vivo)- Ribeiraozinho (Vivo) - Santa Terezinha (Oi)- São Jose do Xingu (Tim) - Serra Nova Dourada (Oi)- Gaúcha do Norte (Oi) - Luciara (Oi)- Novo Santo Antonio (Oi) - Santa Cruz do Xingu (Oi)- Santo Antonio do Leste (Claro)

Em primeiro plano o deputado Adalto de Freitas - Daltinho, em reunião sobre telefonia móvel no Araguaia

Já o prefeito de São José do Xingu, Gilberto Leon-cini (DEM), lembra que a telefonia celular é uma fer-ramenta fundamental para a integração e desenvolvi-mento dos municípios “A implantação da telefonia celular é uma conquista da maior importância, pois a comunicação é um fator fundamental para promo-ver o desenvolvimento. Na Assembléia Legislativa o deputado Daltinho lutou por essa benfeitoria não só para São José do Xingu, mas para todos aqueles municí-pios do Araguaia que não usufruíam do serviço”.

Com a ação da Comis-são de Telefonia Móvel, além do Araguaia, outros municípios de Mato Gros-so também receberão o beneficio até o fim deste primeiro semestre.

Agecopa

A partir de 21 de junho a Agência Estadual de Exe-cução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa) dará início ao processo de licitação atra-vés de concorrência públi-ca, do conjunto de cinco obras no valor de R$ 31 milhões.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Ageco-pa, Carlos Brito, as “obras de desbloqueio” devem minimizar os transtornos no trânsito e surgem como alternativas aos motoristas, paralelamente as 31 obras que contemplam o projeto de mobilidade urbana que serão executadas nos prin-cipais pontos de tráfego nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, sendo nas Aveni-das Miguel Sutil, Fernando Correia e Avenida da FEB, respectivamente. Ao longo dessas ruas, serão constru-ídos viadutos, trincheiras (passagens subterrâneas), pontes e alargamentos de pista.

Licitação para “obras de desbloqueio”Do 24 Horas News

“Durante o processo construtivo das obras de mobilidade urbana nós en-tendemos que é necessário, que haja alternativas. Por mais que saibamos de sua importância destas obras

uma serie de transtornos serão previsíveis fazendo com que a cidade enfrente dificuldades extras e por essa razão a Agecopa tec-nicamente previu essa série de obras desbloqueio para

dar mobilidade ao moto-rista dentro de Cuiabá e Várzea Grande” justificou Brito sobre a celeridade no certame que coloca a Capi-tal de maneira antecipada no cronograma da FIFA.

Neste primeiro mo-mento as “obras de desblo-queio” contemplam Cuiabá e três delas serão realizadas na região do Coxipó sendo a pavimentação da Aveni-da Itaparica que interliga a Rua Nova Iguaçu (Parque da Saúde) à Rodovia Pal-miro Paes de Barros e prevê ainda a construção de duas pontes, já as outras duas obras, são a pavimentação da Avenida Mário Palma e Estrada do Ribeirão e obra de acessibilidade da Rua Trigo de Loureiros que liga os bairros Consil e Araés.

Carlos Brito ainda lem-brou que o volume de obras será impactante, o que cer-tamente deve fomentar o mercado, local seja para a compra de insumos tanto para a contratação de mão-de-obra qualificada. Se-gundo ele, com a execução do projeto de desbloqueio Cuiabá começa a perceber de maneira prática a impor-tância da Copa do Mundo de 2014 que trará transfor-mações importantes para todo o Estado.

Diretor de infraestrutura da Agecopa, Carlos Brtito em recente evento na capital Cuiabá

Edso

n Ro

drig

ues/

Seco

m-M

T

Wid

son

Mar

adon

a/AL

-MT

Municípios que receberam os serviços de telefonia

Page 4: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MT

De 31 de Maio a 10 de Junho de 20104 Política

Bolsa FamíliaOs beneficiários do programa Bolsa Família que não comparecerem à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação terão o auxílio cancelado pelo Governo Federal. Duas vezes por ano os favorecidos devem ser reavaliados a fim de garantir o repasse do benefício. O recadastramento acontece de acordo com os critérios do Governo Federal. Para informações procure a Prefeitura de Barra do Garças.

TrânsitoInsuportável transitar entre Barra do Garças e Aragarças. A reforma inexplicável da ponte (Araguaia), dois anos depois de sua ampla reforma. Indignada, a população pede explicações ao DNIT e também à Sanches Tripoloni. Explicações que sejam plausíveis ao ouvido e ao bolso público.

TemporadaCaso permanecesse esta barafunda no transitar pelas pontes durante a temporada de férias a cidade perderia muito. Na manhã de terça-feira, (08) comerciantes de Aragarças já reclamavam do engarrafamento na Ministro João Alberto que inibiu a venda de muitos. O que se esperava aconteceu e as obras foram proteladas para agosto de modo a facilitar a vida de turistas que neste período do ano aportam na região em gozo de férias.

John LennonJohn Lennon, o filho de Elis Regina, e desaparecido em nove de junho do ano passado da Crisálida, que funcionava no bairro São Benedito, próximo à Viação Xavante e até agora sem uma resposta das autoridades. Investigações da polícia e do Ministério Público não chegaram, ainda, a lugar nenhum. A mãe, que teve que entregar seu filho ao Estado quer que este mesmo Estado lhe dê explicações e, de preferência lhe devolva seu filho vivo. É o que a mãe e a população barra-garcense esperam.

Santo Antonio Religiosos, devotos, turistas e a população de um modo geral viveram intensos dias embalados pela Festa de Santo Antônio, o padroeiro de Barra do Garças. Santo Antonio de Pádua, ou de Lisboa (como preferir) é considerado pelos católicos o santo casamenteiro e são muitos aqueles que aproveitam a ocasião para fazer ou pagar promessas por ocasião dos festejos que se encerram em 13 de junho.

AjudaPor si tratar de uma festa que faz parte do calendário cultural do município, o prefeito Wanderlei Farias doou à organização responsável pela quermesse recursos da ordem de R$ 7 mil. A doação foi resultante de uma solicitação do pároco da Matriz Santo Antonio, no bairro Cidade Velha. Logo após os festejos de Santo Antonio devem começar as festas juninas em escolas da rede pública e particular. A quem possa interessar na distante periferia da cidade moradores acendem fogueiras em homenagem a São João, dia 24 e São Pedro, 29.

TemporadaA temporada de praia em Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia promete diversão, esporte, lazer e muito sol que brilha forte nesta época do ano. A Praia das Araras, em Pontal e a Quarto Crescente, em Aragarças, o Parque das Águas Quentes, a Praia do Bosque, entre outros locais de forte atração turística estão perfeitos em infraestrutura. O Festival de Praia em julho universaliza as três cidades que recebem turistas de todas as dobras do mapa deste país e de outros que aqui aportam atraídos pela beleza local. Que sejam bem-vindos.

Visita à RedaçãoA desportista Maria das Graças dos Reis, de 55 anos (dia 07). Da dona de casa Elis Regina, mãe de John Lennon, desaparecido da Crisálida em 09 de julho do ano passado, (dia 08 ) e o marqueteiro político e designer gráfico Mário De Angelis, dia 09 e o líder do PV na Câmara de Vereadores, Celson Sousa. Todos eles foram recebidos pelo editor da SEMANA Ronan de Sá.

Foi reeleito presi-dente da Associação dos Servidores Públicos Mu-nicipais – ASPM, para a quarta gestão, o triênio 2010/13, o vereador Cel-son José da Silva Souza, em 07 de junho com 278 votos ‘sim’ e 15 ‘não’, em eleição realizada no Auditório ‘Fernando Pe-res’.

À noite de sua reelei-ção Celson Sousa reuniu-se com a sua diretoria seguida de uma confra-ternização entre os asso-ciados que compareceram ao clube da instituição para cumprimentá-lo.

Quando assumiu a ASPM m 2002 Celson Sousa diz que tinha pela frente uma dívida de cer-ca de 200 mil reais dos quais já foram pagos 170

Celson Sousa reeleito presidente da ASPMASSOCIAÇÃO

e diz que investiu muito “para dar credibilidade à Associação junto ao co-mércio da cidade”.

No decorrer de sua gestão Celson Souza diz

que investiu recursos em duas piscinas, no muro em volta a sede do clube, ampliação do salão de festas, em quatro chalés com churrasqueiras, um

salão para jogos, 800 me-tros de piso no pátio in-terno, recuperou o campo de futebol, e atualmente asfalta todo o estaciona-mento do clube.

Na parte social Celson Sousa promoveu 16 fes-tas, sorteou igual número de motos, 23 bicicletas e oito televisões. Para os próximos anos pretende fazer mais quatro chalés, trocar o piso da piscina por um de fibra.

Os 735 associados da ASPM podem receber em cheques exclusivos da instituição até 30% de seus salários e, se au-torizados, podem efetuar empréstimos em ban-cos conveniados (Caixa, Banco do Brasil e BMG), entre outros benefícios.

Celson Sousa é tori-xorino, 43 anos, casado, pai de quatro filhos e foi eleito pelo PV, do qual é líder na Câmara de Vere-adores para onde foi elei-to com 1510 votos, sendo o mais votado no Vale do Araguaia.

Da Redação

Mesa de apuração que reelegeu Celson Sousa para o quarto mandato à frente da ASPM

Sindicato dos Bancários adere à FetecO Sindicato dos Bancá-

rios do Médio Araguaia – SINBAMA realizou no iní-cio da noite de quarta-feira (09/06) uma assembleia extraordinária para discutir a desfiliação daquela ins-tituição sindical da CON-TEC (Confederação Na-cional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito) para se unir, nos próximos dias, à Federação dos Tra-balhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte – FETEC/CUT/CNT.

À assembleia extra-ordinária do SINBAMA compareceram cerca de 50 associados que optaram pela adesão à FETEC que os torna associados à Con-

federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Esta adesão ocorreu pelo fato de a base do SINBAMA ser em Mato Grosso e quando ocorriam movimentos de paralisação seus associa-dos tinham que esperar pe-las decisões da CONTEC em Brasília.

O Sindicato dos Ban-cários em Barra do Garças é presidido por Nelcimar Coelho Freitas Gouveia e conforme o secretário ge-ral da instituição, Sebastião Soares de Moraes, possui em seu quadro cerca de 150 associados. A sede do SIN-BAMA fica na rua Waldir Rabelo 980, sala quatro – sobreloja – no centro co-mercial da cidade.

SINDICALISMO

Da Redação

Assembleia extraordinária de bancários, realizada dia nove no SINBAMA de Barra do Garças: adesão à CUT

O deputado federal Wellington Fagundes deu entrada recentemente no plenário da Câmara de um projeto de lei que inclui um detector de combus-tível adulterado entre os equipamentos obrigatórios

Detector em postos de combustívelFRAUDE

MT 100 O asfaltamento da MT-

100 que corta vários muni-cípios na região do Araguaia poderá vir a ser federalizada e este será o primeiro passo, segundo Wellington Fagun-des para levar o desenvol-vimento regional que mar-geiam o Estado de Goiás. Já Aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 415/2007, de autoria de Fagundes, pretende federa-lizar pelo menos 595 quilô-metros da estrada, entre os municípios de Alto Taquari

e Cocalinho. Segundo o deputado, o

futuro asfaltamento a MT-100 será um importante elo entre as BRs -070 e 364 às ferro-vias Norte-Sul, Ferronorte e Integração Centro-Oeste. A federalização vai transformar a rodovia em um importante corredor de exportação para o Estado. “Com a rodovia asfaltada, e bem conserva-da, quem trafegar por ela vai ganhar mais tempo e no caso do transporte de cargas, mais dinheiro”, explica.

Fagundes também acredi-ta que os investimentos para a

federalização integrarão os municípios carentes a malha rodoviária, levando empre-go e desenvolvimento à po-pulação de várias cidades de Mato Grosso.

O projeto que está no Senado Federal foi aprovado nas Comissões de Viação e Transportes (CVT) e Cons-tituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Por ser um projeto conclusi-vo nas comissões, não será apreciado nos plenários das duas Casas e segue direto para sanção do presidente Lula. Deputado Federal Welligton Fagundes em defesa do consumidor

dos veículos comercializa-dos no país.

Segundo Fagundes esse tipo de crime já atinge cerca de 20% dos postos brasileiros, que por sua vez, chegam a comercia-lizar, em alguns casos, produtos com até 74% de adulteração.

A ANFAVEA (Asso-ciação Nacional dos Fa-bricantes de Veículos Au-tomotores) informou que, avaliando somente os ve-ículos ainda com garantia de fábrica, os combustíveis adulterados têm causado prejuízos estimados em US$ 50 milhões por ano.

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Da Assessoria

Page 5: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MTDe 31 de Maio a 10 de Junho de 2010

5Política

AÇÃO/GOVERNO

Barra do Garças vai receber Governo ItineranteUma reunião de secretá-

rios de Estado neste final de maio serviu para definir os preparativos para o início do Governo Itinerante que já se encontra em curso na cida-de de Cáceres. A iniciativa tem como foco a realização de ações governamentais por todo Mato Grosso e para que a equipe de Silval Barbosa conheça de perto as demandas de cada região visitada.

Segundo o secretário da Casa Civil, Eder Moraes, nas visitas, aos municípios se tor-narão a capital simbólica do Estado, onde o Governo de-verá realizar ações, seminários e discussões sobre a região, atendimento a prefeitos, verea-dores, lideranças políticas, em-presários e a gente do povo.

Nas entrevistas que con-cedeu à imprensa à véspera do Governo Itinerante o secretá-rio Eder Moraes destacou a importância da participação da sociedade não apenas dos municípios que serão visita-dos, mas também de todas as cidades que compõem sua

região. “Todos estão convida-dos a participar da iniciativa, que estará ouvindo a socieda-de, buscando suas necessida-des, elencando prioridades e,

principalmente, interiorizan-do as ações do Governo do Estado”, concluiu.

Além de Cáceres, o Go-verno Itinerante visitará tam-

bém os municípios pólos de Tangará da Serra em 18 de ju-nho, Alta Floresta dia 24, Bar-ra do Garças dia 29 e Rondo-nópolis no dia dois de julho.

Da Redação

Deputado Adalto de Freitas - Daltinho e o Governador Silval Barbosa agendam escala para Governo Itinerante

May

ke T

osca

no /

A S

eman

a

Diante da solicitação do deputado Adalto de Freitas Filho- Daltinho o governa-dor Silval Barbosa assumiu o compromisso de aprovar o projeto e liberar recurso para a implantação de um teleférico em Barra do Gar-ças.

Com o compromisso firmado com o governador, Daltinho entrou em contato com a empresa Zucchetto, que possui tecnologia de ponta no setor de ascensores suspensos por cabos. Um dos proprietários da empre-sa já Osmar Zucchetto, es-teve em Cuiabá para tratar do assunto e protocolou o projeto na Secretaria de Tu-rismo para a implantação do teleférico em Barra do Gar-ças. Os custos da obra são estimados, inicialmente, em R$ 6 milhões.

Silval orientou que a análise e aprovação do pro-

Governador Silval quer implantação de teleférico em Barra do Garças

TURISMO

jeto devem ocorrer em regi-me de urgência e a licitação deve acontecer até o início de julho. Já as obras para implantação do teleférico deverão ser iniciadas, no máximo, 180 dias após a licitação.

Ano passado, o Governo havia autorizado a Sedtur a levantar dados e fazer estu-dos técnicos sobre a viabili-dade do teleférico em Barra do Garças. Na época, o en-tão secretário de Turismo, Yuri Bastos, disse que o Es-tado poderia investir parte do recurso e buscar parceria o Governo Federal.

No entanto, a aprovação da Mensagem 51/2010 do Governo do Estado, para captação de recursos na ordem de R$ 250 milhões para o setor de turismo, votada pela Assembleia Le-gislativa, facultou a inclu-são da obra do teleférico de Barra do Garças como um dos projetos que receberão

recurso por indicação do deputado Daltinho.

O recurso é provenien-te do Prodetur, uma ini-ciativa do Ministério do Turismo (MTur), que cria linha de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender os estados e municípios; o MTur entra com contrapartida de 40% da proposta.

Os recursos propostos pelo Governo do Estado na Mensagem 51/2010, votada pela AL, serão empregados em investimentos para pre-parar o estado para receber o Mundial de Futebol de 2014.

A Carta Consulta em que são apresentadas as propos-tas e ações pleiteadas pelo Governo do Estado junto ao Prodetur foi protocolada no Ministério do Turismo pela secretária de Desenvolvi-mento do Turismo, Vanice Marques.

Da Redação/Com Assessoria

Modelo de teleférico de Camburiú, similar ao que será utilizado em Barra do Garças de acordo com o projeto de Silval e Daltinho

Arqu

ivo:

A S

eman

a

O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) prestigiou neste início de mês (04/06) a inaugu-ração da Rampa Náutica pelo prefeito de Aragarças Marco Antonio de Oliveira- Marcão, em concorrida solenidade a cerca de 200 metros acima da ponte sobre o rio Araguaia.

Rubens Otoni anuncia verbas para Aragarças

A concorrida solenidade contou com a participação de vários segmentos sociais e po-líticos da cidade. Rubens Oto-ni, “um parceiro de todas as horas da cidade de Aragarças”, conforme as palavras do pre-feito Marcão, surpreendeu em seu discurso ao anunciar cerca de 1 milhão de reais, de suas emendas na Câmara Federal para o município.

Segundo dados da Secre-taria de Comunicação de Ara-garças esta verba, assim que for liberada será indicada a serviços de infraestrutura como pavimentação asfáltica, meio-fios, calçadas e reparos em pavimentação que foram feitas em outras gestões municipais.

Da Redação

Iinvestimentos

Deputado Federal Rubens Otoni

Aprovado neste início

de mês, na Comissão de Constituição, Justiça e Ci-dadania (CCJ) do Senado, o projeto de lei que auto-riza o Poder Executivo a doar as terras de domínio federal da Gleba Maiká e Cristalino/ Divisa a Mato Grosso.

A proposta já tinha sido aprovada pela Câma-ra Federal e pelas demais comissões do Senado. Agora, o projeto deverá ser aprovado pelo plenário da Casa.

Na CCJ, o parecer teve relatoria da senadora Serys Marly (PT), que salientou que o projeto tem como

Projeto prevê doação de terras no Estado

objetivo “pôr fim a dois grandes litígios judiciais entre a União e o Estado". Segundo ela, as famílias que residem nas terras lo-calizadas na região Norte esperam por isso há cerca de 20 anos.

Situada em Marcelân-dia, a Gleba Maiká tem área de mais de 1,2 mi-lhões de hectares e está em litígio na Ação Cível Originária nº 488, que tra-mita no Supremo Tribunal Federal (STF). Já a Gleba Cristalino/ Divisa, com cerca de 473 mil hectares, em Alta Floresta, integra a Ação Discriminatória suspensa por decisão do STF.

Da Redação / Assessoria

Ricarte toma posse na Câmara dos DeputadosO segundo suplente

de deputado federal, Ri-carte de Freitas (PTB), tomou posse na última quinta-feira (10) na Câ-mara dos Deputados. O parlamentar assumiu a cadeira do presidente do Partido da Republica de Mato Grosso, Welling-ton Fagundes, licencia-do para se dedicar à re-eleição.

No primeiro dia de mandato, o deputado de-finiu suas prioridades de trabalho, entre elas, a parceria com o governo federal e estadual para dar continuidade às obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e a du-plicação da BR 163, anti-ga luta do parlamentar.

Veterano no Congres-so Nacional, Ricarte já

representou o estado de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, em outras duas legislaturas. A pri-meira como suplente en-tre 1999 a 2003, e depois como titular na eleição seguinte. Agora, o parla-mentar ficará no cargo por 121 dias.

No discurso de posse, Ricarte também falou do prazer em estar de volta

ao Congresso, tendo novamente a oportuni-dade de dar voz a Mato Grosso e ao município de Sinop, . “Depois de 2 mandatos nesta Casa, volto agora, quase ao final desta legislatura, para saudar os compa-nheiros, rever os ami-gos e voltar a falar em nome do meu Mato Grosso”, afirmou.

Page 6: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MT

De 31 de Maio a 10 de Junho de 20106 Geral

Ronda Policial

Polícia Militar participa de Corpus Christi A Polícia Militar demonstrou bom entrosamento com a sociedade através da parti-cipação na tradicional pro-cissão de Corpus Christi em Barra do Garças em 04 de ju-nho. Foram elaborados dois tapetes que representavam A Polícia Militar, tanto o 2º BPM quanto a Base de Se-gurança do bairro São José juntamente com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG). Os dois tapetes, a base de pó de serragem e tinta, foram elaborados por policiais militares com a participação de José Neto, presidente do CONSEG, com o apoio dos comandantes do 2º BPM, tenente coronel Paulo Costa e da Base Co-munitária de Segurança, ca-pitão Franklin.

Menores apreendidos em barra do garçasQuatro menores foram apre-endidos pela Polícia Militar e encaminhados à DECA no final de maio em Barra do Garças. Os primeiros foram os menores de idade L.F.S.S. (15) e J.S.V. (15) abordados por uma guarnição policial militar após as dez da noite em um posto de gasolina no bairro Cidade Velha, onde ao perceberem que a PM se aproximava, desfizeram-se de uma nota falsa de R$ 50,00 jogando-a próxima a um canteiro. A ação foi percebida e a guarnição recolheu a nota do chão e apreendeu os menores que foram encaminhados à DECA. No bairro Santo An-tônio durante abordagem a um grupo de jovens, o me-nor L.R.B.O. (16) foi flagrado pela PM com uma trouxinha de maconha no bolso de sua bermuda. No bairro União o menor infrator G.S.G. (16) conduzia uma motocicle-ta quando a polícia militar o abordou e constatou que ele era menor de idade - o veículo foi apreendido e en-caminhado à 3ª CIRETRAN e o menor para a DECA.

Força Tática faz apreensão em CanaranaUma equipe da Força Tática do Araguaia (FTA) abaste-cia a viatura na cidade de Canarana, em 31 de maio, quando desconfiaram de El-zimar Ribeiro Soares, de 23 anos que também abastecia seu carro, um Vectra prata, naquele mesmo posto. Ha-via muitas caixas no interior do veículo com mercadorias como lanternas, pulveriza-dores, entre outros e a placa pertencia outro estado. Ao sair do posto de gasolina e já próximo do centro da cidade a guarnição policial abordou o suspeito Elzimar e descobriu uma arma de fogo ‘bereta’, modelo 950, calibre 6.35, que estava sem muni-ção e escondida debaixo do banco do motorista. Preso em flagrante por posse ile-gal de arma de fogo, ao ser conduzido para a Delegacia de Polícia daquela cidade El-zimar confessou ter adquiri-do a arma por 450 reais em Barra do Garças.

SAÚDE

O prefeito Marco Anto-nio de Oliveira – Marcão, ao lado do secretário de Saúde Vladimir Marcelo, inau-gurou em Aragarças neste início de mês (04/06) um Centro de Fisioterapia que foi reformado e ampliado para atender a expectativa de demanda local e de ou-tros municípios que even-tualmente acorrem à cidade para tratamento médico.

O Centro de Fisioterapia fica ao lado do Hospital Re-gional ‘Getúlio Vargas’ com atendimento na área de se-gunda à sexta-feira duran-

Aragarças inaugura Centro de Fisioterapia

te todo o período diurno, segundo disse numa breve entrevista ao SEMANA na manhã do dia 08, por oca-sião da troca de comando da Polícia Militar em Ara-garças, ocorrida na Câmara de Vereadores.

A reforma e ampliação do Centro de Fisioterapia é uma resposta aos pedidos de moradores da cidade ao prefeito Marcão e tam-bém ao secretário Vladimir Marcelo. Marcão, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação local lidera uma equipe sintonizada com os reclames e anseios do povo.

Da Redação/com Assessoria

O deputado Luiz do Carmo em recente visita à igreja Assembléia de Deus na cidade de Bali-za, em 06 de junho, onde foi recebido por cerca de 300 pessoas, tendo à frente o pastor presiden-te Amarildo José de Oli-veira e o pastor Aurélio Carlos da Silva Borges, o vice-prefeito Roldão Lis-boa do Carmo, a primei-ra dama do município Magnólia Barbosa Maia, os vereadores Ubirajara Pinheiro, Juceli Ferreira Silva, Gilvan de Jesus Silva, o pastor daquela igreja em Torixoréu Arli Pereira, entre outros.

Em Bom Jardim de

Deputado evangélico visita Aragarças e regiãoGoiás o deputado reuniu-se com cerca de 100 pesso-as juntamente com pastor João Batista de Oliveira, lí-der da Assembléia de Deus daquela cidade, entre ou-tras lideranças a exemplo do secretário da Saúde do município, Manoel de Oli-veira (Manoel Capim), do presidente PSB Roberto Costa, ocasião em que o as-sessor de gabinete do depu-tado, Flávio Nunes, foi elo-giado pelo seu desempenho no atendimento à gente do interior na capital.

Na recepção ao depu-tado que já se encontra em trabalhos de pré-campanha o pastor João Batista fa-lou sobre a importância do apoio de Luiz do Car-mo em desenvolver uma

política direcionada para o setor evangélico do Es-tado. As palavras de João Batista tiveram o aval dos pastores Manoel Ferreira e José Fernandes.

No início da tarde o de-putado Luiz do Carmo visi-tou a Unidade 3 da Missão Ebenezer localizada a cerca de 20 km do centro comer-cial de Bom Jardim. Aque-la instituição beneficiente atende pessoas vitimadas pela dependência quími-

ca e é mantida pela igreja Assembléia de Deus. Atu-almente possui em torno de 20 internos submetidos a tratamento sem o uso de remédios, em contato com a natureza, fazem trabalhos manuais, praticam oração e assistem cultos diários mi-nistrados pelo pastor Jair Gomes da Silva.

Às 14h Luiz do Car-mo participou do Encon-tro Fraternal de Obreiros com a participação de 500

pessoas para logo depois reunir-se em Aragarças com policiais militares, onde elogiou a classe pelo desempenho em de-fesa da comunidade e da cidadania, visitou igrejas na cidade, conversou com pastores, líderes religio-sos, empresários e encer-rou suas atividades no domingo participando de um culto onde disse que o seu mandato “está a servi-ço da Igreja”.

POLÍTICA

Reunião do deputado Luiz do Carmo com lideranças evangélicas e de outros setores na cidade de Aragarças

Deputado Luiz do Carmo em ação de sua pré-campanha à reeleição em outubro

Da Assessoria

COPA NA ÁFRICA

Brasil estréia na Copa dia 15

Teve início na ma-nhã do dia 11 os jogos da Copa do Mundo sediados na África do Sul, o maior evento do futebol mun-dial promovido pela FIFA com a estréia de África do Sul contra o México, em Johanesburgo e, à tarde, na Cidade do Cabo a sele-ção do Uruguai enfrenta a França.

A Seleção Brasileira es-tréia na tarde do dia 15 em Port Elizabeth contra a se-leção da Correia do Norte. Em seu grupo, o ‘G’, ao Brasil tem pela frente a

Da Redação Costa do Marfim, no dia 20 e Portugal dia 25.

Se depender do otimis-mo dos 190 milhões de bra-sileiros, a Seleção Brasileira sairá vitoriosa das oitavas de finais e terá pela frente

mais três jogos para che-gar às quartas de final que fica a um passo da semi-final que dá o direito de disputar a final e, se ven-cedora, erguer o caneco de hexa.

A espera de um bom resultado nos jogos de agora o Brasil já se prepa-ra para sediar a Copa 2014. Em Mato Grosso a Ageco-pa é a responsável pelo andamento das obras que ora se encontram em cur-so, uma vez que a capital Cuiabá vai sediar alguns jogos daquele certame in-ternacional. Tomara que à época já sejamos hexa.

Dunga, de olho no hexa e à frente da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul

Marcão e Otoni descerram placa inaugural do Centro de Fisioterapia

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Adem

iliaG

omes

Sílvio Fotógrafo

Glo

bo.c

om

Page 7: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MTDe 31 de Maio a 10 de Junho de 2010

7CidadeCaos no trânsito

Da Redação/com Ronaldo Couto

As obras de reparo nas pontes Garças e Araguaia, na divisa de Mato Grosso e Goiás que foram iniciadas

Pagot manda parar obras nas pontes

na terça-feira (08), devem ser adiadas para agosto, conforme autorizou o dire-tor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Luiz Antônio Pa-

O trânsito no colapso estremecido em Barra do Garças no dia 08 de junho: engarrafamento e estresse para todos

Em concorrida sole-nidade na Câmara de Ve-readores de Aragarças a Polícia Militar realizou na manhã de 08 de junho a troca de comando naquele município quando o major Carlos Francisco Gaudino substituiu o também major David Pires.

Na entrevista que con-cedeu á imprensa local o major David Pires lem-brou os dois anos e três meses que esteve à frente da Polícia Militar em Ara-garças e disse que vai le-var consigo “o sentimento da missão cumprida”. O

Aragarças tem novo comandante da PM

major Pires assume nos próximos dias o comando em Jataí.

O major Carlos Fran-cisco Gaudino, que servia na região do entorno de Brasília, assume o coman-do em Aragarças na véspe-ra da temporada de praia, quando a cidade recebe uma população flutuante de cerca de 10 mil pessoas nos finais de semana.

Entrevistado pelo SE-MANA major Gaudino disse que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, “vol-tado para a segurança da comunidade, o bem-estar social”.

Da Redação

SEGURANÇA

got, motivado pelo cons-trangimento que causou às populações de Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia com o engar-rafamento nas duas pontes

que ligam Mato Grosso a Goiás.

Pagot esperava apenas um ofício da prefeitura de Barra do Garças para sus-pender a reforma e oficiali-zar à empreiteira e ao Tri-bunal de Contas da União (TCU), órgão que exigiu os reparos. A obra foi execu-tada em 2007 pela emprei-teira Sanches Tripoloni e custou aos cofres públicos R$ 32 milhões de reais e em apenas dois anos já está a carecer de reparos.

Pagot disse ter sido alertado pelo deputado estadual Adalto de Freitas – Daltinho, através de um ofício ao superintendente Regional do DNIT em Mato Grosso, Rui Barbosa Egual, de que a reforma foi mal programada para esse pe-ríodo de junho, às vésperas do festival de praia, ocasião em que a cidade e a região do Araguaia recebem gran-

de fluxo de turistas.Daltinho pediu a inter-

venção de Pagot e protestou contra o superintendente do DNIT-MT, Rui Egual, para quem ele já havia pe-dido o adiamento da obra e, segundo o deputado, não tomou tomava nenhuma providência.

O advogado do prefei-to Wanderlei Farias, Ed-mar Júnior, informou que o oficio foi entregue pelo deputado federal Welinton Fagundes a Pagot e ao Tri-bunal de Contas da União para suspender a obra nes-se período.

Segundo Júnior, o pre-feito foi informado sobre o assunto por Fagundes e já providenciou a correspon-dência conforme pedido de Pagot, porque entende que realmente a obra nesse pe-ríodo trará muitos transtor-nos à população.

Na manhã do dia 08 foi um caos atravessar as duas pontes com carretas e carros em filas extensas de ambos os lados pelo fato de usar como tráfego apenas meia-pista, em 10 minutos alternados.

A reforma da ponte foi determinada pelo TCU, que verificou irregularida-des no piso do lado esquer-do da ponte do Araguaia, sentido MT a GO, com vá-rias rachaduras e a neces-sidade de um reparo em 20 metros do piso da ponte do rio Garças.

O presidente da Asso-ciação de Hotéis, Bares e Similares, Roberto Farias, considerou sensata a de-cisão de adiar a obra para agosto, para não prejudicar a temporada. O empresá-rio questionou como se faz uma obra de R$ 32 milhões para em menos de três anos apresentar problemas. “A população não pode ser pe-nalizada pela incompetên-cia de quem fez essa obra. A decisão de adiar a refor-ma para agosto é correta porque diminui os trans-tornos”, disse ele.

Na realidade, confor-me documento acima, as-sinatura para suspender a obra resultou de um oficio de Daltinho ao superin-tendente do DNIT Rui Egual, conforme docu-mento acima.

O desaparecimento do menino John Lennon, de seis anos completa um ano em 09 de julho sem nenhuma explicação. O sumiço tornou-se um dos casos mais intri-gantes dos últimos anos em Barra do Garças. O garoto era autista e estava na Casa de Apoio Crisálida, de res-ponsabilidade da Prefeitura, de onde a criança teria sido supostamente retirada.

O mistério é que nin-guém sabe como isso ocor-reu. Os funcionários na épo-ca disseram à polícia que John Lennon tomou café com os coleguinhas e depois ficou brincando no pátio do abrigo. Somente na hora do almoço as monitoras deram pela falta do menino.

A polícia investiga o caso, mas ainda não conseguiu ex-plicar o desaparecimento. As hipóteses são de que ele foi raptado ou morto, embora não haja vestígios algum. O caso chocou a opinião pú-blica e as autoridades ainda preferem se calar sobre o as-sunto.

O Ministério Público do Estado por inúmeras vezes disse que iria aconselhar a Prefeitura retirar o abrigo do setor Recanto das Acácias, por ficar próximo à mata ci-liar de um córrego que ofere-ce risco às crianças. Todavia, isso ainda não ocorreu. Para amenizar a situação, a Pre-feitura construiu muros altos que acabou por dar ar de pre-sídio ao local.

O primeiro promotor que acompanhou o caso, Luis Fer-nando Pepino, pediu a trans-ferência imediata do abrigo para outro lugar. A promo-tora Carla Marques Salati informou que instaurou dois inquéritos civis para apurar eventuais responsabilidades, com relação ao desapareci-mento da criança e também para verificar as condições estruturais do abrigo.

Em novembro, a promo-tora convocou a secretária de Ação Social, Laura Beatriz, para celebrar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para adequar o abrigo da

Onde andará John Lennon?

Com os olhos verme-lhos que prenunciava choro a mulher disse ao repórter do SEMANA que não é fá-cil acordar sem saber onde “está o filho da gente. Eu tento ser forte, mas não consigo ter mais força para esperar.” Está é a vida de quase um ano de Elis Regi-na de Oliveira, 24 anos, mãe de seis filhos (três mortos) e um deles, John Lennon, de-saparecido em 09 de julho de 2009 da Crisálida, depois que o Estado achou por bem tomar-lhe a guarda do filho.

Uma denúncia anônima acionou o Conselho Tute-lar que alegou na época que John Lennon corria risco de vida. Um incêndio acidental, no terreiro de sua casa, numa sexta-feira, aconteceu no mo-mento em que a criança se encontrava sozinha e Elis Re-gina no emprego, entregan-do jornais na cidade. “Não tinha como trabalhar e levar o menino comigo. Eu sentia que ele ficasse sozinho, mas nunca deixei meu filho pas-sar fome. Quando fui no de-

Menor

Prefeitura às normas do Es-tatuto da Criança e do Ado-lescente.

O sumiço de John Len-non mexeu com a sociedade de Barra do Garças e foi pa-rar no Youtube que criticava as autoridades políticas da cidade mencionando o desa-parecimento do menino da-quele abrigo. A crítica se deve ao fato que antes a casa de

apoio funcionava no centro da cidade e tinha formato de um “lar” com quartos, salas e áreas de recreação com gover-nantas. Todavia a nova gestão preferiu transferir o abrigo para o prédio de uma escola abandonada no Recanto das Acácias.

A mãe Elis Regina se cul-pa até hoje pelo fato de ter deixado o menino sozinho

‘Quero meu filho de volta’

legado ele disse que eu ‘quase matei o meu filho queimado’. Isso doeu muito.

Pois começou assim a via-crúcis de Elis Regina que às véspera do aniversário do desaparecimento de seu fi-lho foi entrevistada por este jornal, [que não é hipócrita e que por isso exige que o Estado dê explicações sobre o sumiço de John que deixou a população barra-garcense indignada].

“Eles (o Conselho Tu-telar) tomaram meu filho e levaram para a Crisálida que era ali perto da Xavan-te, no São Benedito. Num certo domingo fui buscar o John e as mulheres me dis-seram que só entregavam com autorização do juiz. Eu nunca vi nenhum juiz cui-dando disso”, disse e sua indignação sobe alguns dí-gitos quando lembra que foi avisada do desaparecimen-to do filho pela boca dos outros, por outras pessoas, entre as quais ela aponta o repórter Ronaldo Couto. “Fizeram pouco caso de mim só porque eu sou po-

Da Redação para trabalhar e o Estado lhe tirou a guarda na época. “O Estado tirou meu filho e su-miu com ele. Eu nem sei se ele está morto”, desabafa. O dele-gado Adilson disse que já foi atrás do padrasto depois de comentários de que John Len-non estaria vivo e, quem sabe, em algum lugar no município de Ribeirão Cascalheira. Re-sultou em nada, até agora.

bre”, desabafa.Elis diz que assim que

ficou sabendo “pela boca dos outros”, umas mulhe-res da Crisálida aparece-ram na minha casa e que-riam que eu desse conta da criança. Eu? Quatro dias depois veio a primei-ra dama e outras mulheres para perguntar se alguém da família estava com John. Engraçado, o Estado me toma meu filho e quer que eu dê conta dele.”

Como vive de aluguel, Elis Regina alega que não podia visitar o filho todos os dias, “porque tenho que trabalhar. Mesmo assim eu passava na porta da casa e ficava sabendo como ele estava”. Depois que a Cri-sálida mudou sua infraes-trutura para o Recanto das Acácias, Elis não conse-guiu mais ver o filho “que agora não sei se está vivo ou está morto”.

Sobre uma resposta das autoridades Elis repete que “faz assim comigo porque sou pobre. Fico magoada e de uns tempos pra cá só acredito na justiça de Deus. Os advogados não ‘entram’ contra o Estado e eu não posso, não tenho condições de contratar um [advogado] particular, não posso pagar. Não recorro também aos políticos, por-que não gosto deles”.

Elis Regina desabafa quando lembra que lhe chamaram de ‘incapaz’ quando levaram John. “Essa gente toda é o quê? Estou esperando uma res-posta do Estado. Eu quero uma solução porque a mi-nha paciência já está aca-bando”.

Elis Regina, mãe de John Lenonn: “Minha paciência está acabando!”

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Page 8: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MT

De 31 de Maio a 10 de Junho de 20108 Cidade / Geral

Os vereadores de Barra do Garças, Odorico Ferrei-ra Cardoso Neto c- Kiko, e Miguel Moreira – Miguelão ingressaram com um reque-rimento na Câmara pedin-do informações do prefeito Wanderlei Farias sobre as obras de reforma do aero-porto da cidade. Eles ques-tionam que o serviço ficou malfeito e já existem bura-cos no recapeamento feito recentemente. A execução

Vereadores alertam sobre obras no aeroporto

da obra, segundo disseram, estaria abaixo do valor in-vestido pelo estado de R$ 468 mil, através de con-vênio assinado em agosto do ano passado. Este foi o primeiro acordo celebra-do entre governador Silval Barbosa, quando vice, com o prefeito Farias.

O vereador informou que teve acesso a um rela-tório dos engenheiros da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso –Sinfra, apontando por sua vez ir-

regularidades mencionadas na pavimentação da pista e pedindo informações sobre a execução da obra. Inclusi-ve o documento foi encami-nhado também ao prefeito para que as devidas provi-dências sobre a correção da obra fossem tomadas.

O requerimento do vereador pede cópias do termo de convênio do ae-roporto assinado pelo pre-feito e por Silval Barbosa, plano de trabalho referente à reforma e documentos re-

ferentes aos valores repas-sados da parte do Governo através da Secretaria de Infraestrutura. “Esperamos que este requerimento seja aprovado apesar do prefeito ter apoio de 8 dos 10 verea-dores em nome da transpa-rência porque pode ser um erro da empreiteira e a cul-pa está recaindo sobre ad-ministração” argumentou o líder do PT na Câmara de Barra do Garças.

O vereador Kiko desta-cou que a recuperação do aeroporto é prioridade para a cidade por funcionar à noite e servir como opção para re-cepção de turistas e empresá-rios que chegam ao Vale do Araguaia. A reforma da pista foi solicitada pelo deputado Adalto de Freitas que pediu ao Silval na época que con-seguiu resposta positiva de Blairo Maggi para o pleito mencionado.

Em tempo, o deputado Adalto de Freitas - Daltinho, já havia alertado o Governo sobre a qualidade das obras no aeroporto de Barra do Garças, recomendando uma vistoria eficaz para evitar pre-juízos aos cofres do Estado.

Da Redação/com Olhar Direto

OLHO VIVO

Aeronave estacionada à margem da pista de pouso do Aeroporto de Barra do Garças que se encontra em fase de reforma

O prefeito marco Antonio de Oliveira – Marcão inaugu-rou neste início de mês, em Aragarças, a Rampa Náutica, no terminal da Rua Bruno Valoes, a cerca de 200 metros acima da ponte sobre o Ara-guaia, em um lugar antes to-mado pelo processo contínuo de erosão, de difícil acesso e que hoje serve para ancora-douro de barcos, canoas e, sobretudo, mais um local de lazer para a população.

O processo inicial para a construção dessa rampa de-morou muito, segundo o se-cretário de Comunicação do município, Everaldo Santoli-ni, em função de vários pro-cessos de licença ambiental e outros reparos essenciais para obras daquele porte na mar-gem do rio, conforme preco-niza o Código Ambiental.

Por outro lado comunida-

Obras

Marcão inaugura Rampa Náutica em Aragarças

Da Redação de e pescadores levantaram um movimento, subsidiado por um abaixo-assinado, rei-vindicando à Prefeitura um porto para Aragarças que já possui por sua vez vasta es-trutura portuária sem ainda possuir um atracadouro de qualidade para quem vive da pesca ou para barcos de passeio.

O secretário lembrou na entrevista que concedeu ao SEMANA que em 40 anos não se construiu uma obra “de tamanha serventia vol-tada para a população e tam-bém para dar a Aragarças certo ar de urbanidade em seu porto que serviu de base para desenvolvimento histó-rico e econômico da região”.

A administração do pre-feito Marcão gastou mais de 150 mil reais para dar àquele local estrutura necessária que superasse a expectativa da comunidade aragarcense.

Prefeitura de Aragarças inaugurou em recente data a Pista Náutica

Melhores condições de trabalho. É isso que o depu-tado federal Wellington Fa-gundes (PR) defende para os servidores que traba-lham nos presídios de todo o país. Por isso, Fagundes apóia a Proposta de Emen-da Constitucional PEC 308 que altera os artigos 21, 32 e 144 da Constituição e cria a Polícia Penitenciária Fe-deral e Estadual.

O deputado também já se pronunciou a favor da PE-Cff no Plenário da Câmara e aproveitou a oportunidade para pontuar os principais problemas enfrentados pela categoria. Segundo ele, o sistema penitenciário brasi-leiro precisa de mudanças e a aprovação do projeto pode ser o primeiro passo para o início dessa reforma. “A criação da polícia penitenci-ária vai dar a esses agentes a possibilidade de exercer fun-ções que antes só cabiam as polícias civil, militar e fede-ral”, explica.

Hoje, em alguns estados

Criação das polícias penitenciárias

do país, o agente penitenciário não pode realizar o desloca-mento de presos, seja de uma penitenciária à outra ou até para um hospital. Os agen-tes alegam que esta situação ocupa policiais que poderiam estar cuidando da segurança pública.

Uma das principais rei-vindicações dos servidores é quanto a falta de condi-ções de trabalho e preparo técnico. A agente penitenci-ária de Mato Grosso, Jacira Maria da Costa, afirma que, atualmente, os agentes não recebem treinamento algum antes de iniciarem as ativi-dades no interior dos pre-sídios. “Nós entramos sem qualquer preparo ou treina-mento. Temos que aprender como funciona a rotina de uma penitenciária com os outros colegas” conta.

O inspetor de segurança penitenciária do Rio de Janeiro, Francisco Rodrigues, explica que além de buscar melhores condições de trabalho, a PEC tem a intenção de oferecer ao detento projetos que visam à reinserção social.

Os motoristas e moto-ciclistas estão sentindo na pele a falta de estaciona-mento no centro de Barra do Garças. O espaço para estacionar motos nas es-quinas para organizar o trânsito virou motivo de discórdia. Com uma média de cerca de quatro motos para cada habitante, a fro-ta de motos de Barra é, em média, de 16 mil contra 7 mil carros.

O impasse ficou eviden-te com a implantação da Guarda Municipal aptos a multar infratores. As motos

Estacionamento gera polêmica em BarraTRÂNSITO

fora das áreas demarcadas estão sendo multadas e alguns comerciantes re-clamam que o movimento diminuiu porque as moto-ristas não conseguem parar perto das lojas.

A prefeitura interferiu também nos estacionamen-tos da praça do Garimpeiro desagradando proprietá-rios dos hotéis Serra Azul e Tawfiq’s Palace que ale-gam que os seus clientes tiveram o espaço de esta-cionamento reduzido.

Sobre os locais para as motos, o coordenador de Trânsito, major Wlamir Gama, distribuiu a cópia do

projeto que criou esse tipo de estacionamento de auto-ria do ex-vereador Ailton Biroska (PPS). O ex-vere-ador disse que o projeto foi distorcido pela atual admi-nistração que aumentou o número de esquinas demar-cadas com tartarugas que tanto revolta a população.

O proprietário de uma casa de carnes, que pediu para não ser identificado, informou que o seu açou-gue ficou inviabilizado de-vido aos estacionamentos de motos, uma parada de ônibus e no meio do quar-teirão ponto de para moto taxis. “Não tenho espaço

para meus clientes”, recla-ma.

O empresário reclama que a Câmara dos Dirigen-tes Lojistas (CDL) não faz nada para mudar a situação. O assunto sobre estaciona-mento escasso foi parar na Câmara de Vereadores onde a oposição alega que o prefeito instituiu na cida-de a “indústria” da multa.

A oposição protestou contra os 5% que os agen-tes receberiam. A Câmara voltou atrás porque todos sabem que aquela prática sob argumento de produti-vidade poderia estimular a prática maldosa de multas.

O novo e oportuno estacionamento para motos na praça dos Garimpeiro no centro comercial de Barra do Garças: alivio para motociclistas

Da Redação / Olhar Direto

Den

ise

Mus

tafa

SEGURANÇA

Da assessoria

Silv

io F

otog

rafo

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Page 9: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MTDe 31 de Maio a 10 de Junho de 2010

9Agronegócio

UFMT

O deputado Carlos Be-zerra (PMDB) disse que vai trabalhar politicamente no sentido de acelerar, junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o proces-so de mudança de status sanitário de Mato Grosso para área livre da febre af-tosa, em apoio ao pedido da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), junto ao Ministério.

Em pronunciamento na Câmara, Bezerra afirmou que há mais de 14 anos não há registro do vírus da fe-bre aftosa no Estado, o que atesta o excelente trabalho de vigilância sanitária rea-lizado pelo poder público, em parceria com o setor produtivo.

Mato Grosso detém o maior rebanho bovino e bu-balino do País, com mais de

O curso de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Barra do Garças promoveu o primeiro simpósio sobre alimentos que reuniu espe-cialistas da área para tratar sobre relação entre alimen-to e saúde além de refletir sobre o perfil e a atuação do profissional na área que mais cresce no país.

A cerimônia de aber-tura do simpósio contou com a presença do reitor da UFMT, Francisco Du-tra Souto, do pró-reitor do campus de Barra do Garças José Pessoa, deputado esta-dual Adalto de Freitas e a coordenadora do simpósio, professora Ellen Cristina de

Bezerra quer MT livre da aftosaGado

Simpósio de Alimentos no Campus Araguaia

Da Assessoria 27 milhões de cabeças, e é considerado estado livre da febre aftosa – com vacina-ção – há 10 anos.

Essa condição exige a obrigação de cumprimento do calendário anual de vaci-nação em duas etapas, maio e novembro. Além disso, no mês de fevereiro, devem ser vacinados os animais de 0 a 12 meses, se localizados na fronteira com a Bolívia.

Dezessete estados estão nessa condição; apenas San-ta Catarina possui certifica-ção de área livre da aftosa, sem vacinação, com reco-nhecimento da Organização Internacional de Epizootias (OIE).

Para alcançar a condição de Santa Catarina, o estado deve pleitear a mudança de status junto ao Mapa, após comprovar que está livre da doença há mais de cinco anos. Nesse processo, o Mi-

nistério faz as devidas ave-riguações, avalia e decreta o novo status, e a OIE ratifica a decisão, declarando a área livre de febre aftosa, sem vacinação.

“Mato Grosso só tem a ganhar com isso. Se, há mais de 14 anos, a febre aftosa sequer ronda o numeroso rebanho mato-grossense, não seria irracional acredi-tar que o reconhecimento ao trabalho sério realizado principalmente pelos pro-dutores do Estado pode-ria trazer retrocessos? Não seria esse um pensamento desprovido de racionalida-de?”, questiona Bezerra.

Outra questão a ser ava-liada, na opinião do depu-tado, é que Mato Grosso já extrapolou – e muito – o prazo mínimo de cinco anos exigido, sem registro da fe-bre aftosa, para requerer a nova condição. “Portanto,

a solicitação feita é absolu-tamente legal e oportuna”, avaliou.

Segundo Bezerra, a va-cinação custa em torno de R$ 50 milhões anuais aos produtores. A mudança de status evitaria esse gasto e ainda traria a possibilidade de acesso a mercados mais rigorosos, nos quais a carne de gado vacinado é menos valorizada.

Bezerra lembrou que ao longo de mais de 14 anos, para manter a doença lon-ge do rebanho, produtores, entidades e órgãos públi-cos do Estado tiveram de estabelecer um pacto pela defesa sanitária animal, de-finindo metas ousadas de vacinação e controle, além de estratégias de biossegu-ridade. “Não seria lógico pensar que é de interesse de todos manter esse pacto, que vem funcionando tão

bem?”, disse o deputado.Segundo Bezerra, os que

se opõem à proposta da Fa-mato adotam uma linha de raciocínio que, a seu ver, é “temerosa e temerária”. “Não há de se temer a res-ponsabilidade, e Mato Gros-

so tem sido extremamente ousado quanto a isso. Com o novo status, os ganhos serão fantásticos, e haverá razões inclusive para inten-sificar as já eficazes ações de vigilância e de fiscalização”, defendeu.

Souza. “Nós preparamos um simpósio que mostrou inovações da engenharia alimentícia no país e dis-cutiu as potencialidades do cerrado”, disse Ellen.

O reitor, Francisco Sou-to, parabenizou a iniciativa dos alunos em promover o simpósio e destacou que a atitude confirma o cres-cimento na qualidade do campus de Pontal que agora ganhou a parceria de Barra do Garças. Além disso, o município recebeu outro polo de estudo possibili-tando a ampliação de cur-sos disponíveis; antes eram quatro e hoje são 14 cursos atendendo mais de dois mil acadêmicos. “Estou aqui para prestigiar esse simpó-sio que aborda um assunto importante sobre potenciais do cerrado cuja discussão a

UFMT deve participar” dis-se ele na ocasião.

Souto parabenizou o pró-reitor José Pessoa e destacou a contribuição da UFMT que investiu em laboratórios e construção de mais salas de aula para oferecer cursos na região do Vale do Araguaia. As

inovações no campus sur-tiram efeito atraindo vários acadêmicos de outras re-giões do país. Prova disso foi a alta procura no último Enem pelos cursos do Ara-guaia, entre eles Engenha-ria de Alimentos, Direito, Jornalismo e Farmácia e Bioquímica.

Da Redação/Olhar Direto

Deputado Carlos Bezerra sai em defesa da saúde animal em Mato Grosso

Concorrido seminário sobre alimentos no Campus Universitário do Araguaia

Arqu

ivo

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Dos 600 milhões de li-tros de biodiesel vendidos no 18º Leilão de Biodie-sel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), re-alizado nos dias 27, 28 e 31 de maio, Mato Grosso foi o Estado que obteve mais destaque. Das 40 unidades produtoras participantes, 35 venceram, dessas, 15 foram de Mato Grosso com 150,1 milhões de litros arremata-dos, o equivalente a 25% do total. Com a conquista, Mato Grosso tende a cres-cer mais em qualidade de vida, emprego e renda.

Os produtos leiloados

MT é destaque em leilão de biodiesel

pela ANP foram adquiridos pela Petrobrás e pela Re-finaria Alberto Pasqualini (Refap). Em Mato Grosso, a unidade que mais vendeu foi a ADM com 68 milhões de litros, em segundo lugar ficou a Fiagril com 21,4 mi-lhões de litros.

A Região Centro-Oeste arrematou o maior volume com cerca de 273 milhões de litros de biodiesel. Em segundo lugar vem a Região Sul 168 milhões de litros. O preço de referência foi de R$ 2,32 por litro e o preço médio ponderado foi de R$ 2,10 por litro.

Unsinas em barra etc....

O laboratório da Em-presa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) completa 27 anos de pes-quisa e inovação tecnológi-ca voltadas para o produtor rural. Entre os destaques, foi diagnosticado pelos pesqui-sadores em 1999, no muni-cípio de Cáceres, o primei-ro foco da doença Sigatoka Negra, que causou a morte dos bananais na região. No ano de 2005, no município de Terra Nova do Norte, foi encontrada a doença Mur-cha de phytomonas, um protozoário, que dizimou plantas e frutos de coquei-ros. O laboratório da Em-paer foi o primeiro a emitir laudo oficial de diagnóstico fitossanitário nos produtos de origem vegetal para pro-dutores rurais e exportado-res de soja. Localizado no

Empaer completa 27 anos em Mato Grossomunicípio de Várzea Gran-de, o laboratório atende os produtores rurais do Estado de Mato Grosso.

O chefe do laboratório de fitopatologia, Napoleão Silvino de Souza, ressalta que o diagnóstico de do-enças de plantas propicia o controle adequado e evi-ta gastos ao produtor com aplicação inadequada de produtos químicos, oferece maior produção, evita o uso abusivo de agrotóxicos e outros. O laboratório de fi-topatologia identifica doen-ças nos produtos de origem vegetal como a soja, arroz, caju, coco, milho, hortali-ças, etc. É o único labora-tório de Mato Grosso que identifica doenças de plan-tas e assiste diretamente o homem do campo.

O pesquisador explica que no ano passado rea-lizaram 200 análises fito-patológicas somente para

verificar incidência de do-enças, fungos, nematóides e também as características de alguns produtos transgê-nicos. O laboratório aten-de todas as exigências do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conta com ins-talações adequadas e fun-cionários capacitados. Em Várzea Grande a empresa dispõe de seis laboratórios: solos, adubos e corretivos, nutrição, fitopatologia, en-tomologia, controle bioló-gico e fitossanitário.

O laboratório de Aná-lises de Solos conta com equipamento de última geração para executar também análises de tecido foliar, sal mineral, ração, silagem, sebo, farinha de carne, osso, água, calcário, rocha, adubo e bromato-logia. O Coordenador dos Laboratórios, Sebastião Campos Filho fala da im-

portância das análises e dá exemplo, como a foliar ou tecido animal pode ofere-cer ao rebanho rações e sal mineral adequados, balan-ceados e de qualidade supe-rior. Conforme Sebastião, o produtor pode ter em sua propriedade animais sadios e produtivos.

Para enviar as amostras ao laboratório, o pesquisa-dor dá uma dica: na coleta da planta ou solo não utili-zar saco plástico - facilita o desenvolvimento de fungos e mascara o resultado da análise, utilizar sempre sa-cos de papel ou jornal. As análises custam R$ 20,00 (fungos e nematóide) e R$ 40,00 (bacteriose – mancha foliar).

As coletas podem ser enviadas para o endereço Rua do Pintado, s/n, bairro Ponte Nova, Várzea Gran-de. Outras informações pelo fone (65) 3648 9271/9270.

Da assessoria

TECNOLOGIA

Sigatoka Negra: o primeiro foco detectado em bananais em Cáceres

Page 10: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MT

De 31 de Maio a 10 de Junho de 201010 Classificados

CARROSCorsa sedan 07/08, preto ar+dh R$ 25.000,00. Tratar Nova Veí-culo, Fone: 3401-9437Corsa sedan 05/05, preto básico R$ 18.000,00. Tratar Nova Veículo, Fone: 3401-9437Kadet 94/94, cor vinho R$ 8.500,00. Tratar Nova Veícu-lo, Fone: 3401-9437Corsa 95/95, azul 02 pts R$ 10.000,00. Tratar Nova Veí-culo, Fone: 3401-9437Corsa sedan 00/00, prata c/ ar R$ 15.000,00. Tratar Nova Veículo, Fone: 3401-9437Gol 06/06, 02pts c/ar R$ 20.500,00. Tratar Nova Veí-culo, Fone: 3401-9437Gol 07/08, branco 04pts completo R$ 26.000,00. Tra-tar Nova Veículo, Fone: 3401-9437Uno 0 Km, prata completo. Tratar Paraná Veiculo, Fone: 3401-1665Uno 94/94, vermelho basico R$ 8.000.00. Tratar Paraná Veiculo, Fone: 3401-1665Audi 98/99, azul completo R$ 25.000.00. Tratar Paraná Veiculo, Fone: 3401-1665Pálio 97/98, branco basico R$ 9.000.00. Tratar Paraná Veiculo, Fone: 3401-1665GOL 07/07, branco completo.Tratar Paraná Veiculo, Fone: 3401-1665Fiorino 98/98, verde basico R$ 11.500.00. Tratar Paraná Veiculo, Fone: 3401-1665

CrossFox 2006 Prata 4portas Completo. R$ 34.000,00. Tratar M3 Veiculos, Fone: 3407-1258Uno 2002/03 Verde 2por-tas ar trava e alarme. R$ 14.500,00. Tratar M3 Veicu-los, Fone: 3407-1258Uno 2002 Prata 4portas Completo. R$ 16.000,00. Tra-tar M3 Veiculos, Fone: 3407-1258Uno 1996 Branco 4 portas Completo. R$ 8.000,00. Tra-tar M3 Veiculos, Fone: 3407-1258Uno 94/95, Branco 2 portas, trava, vidro, alarme, som. R$ 8.000,00. Tratar no fone: 9642-7462

MOTOSC 100 Biz 2003/2003, azul. Tratar Estacionamento São Paulo, Fone: 3401-2133C100 Biz ES 2000/2001, ver-de. Tratar Estacionamento São Paulo, Fone: 3401-2133

DIVERSOSVENDE-SE UMA CASA no Jar-dim Ouro Fino, em frente ao clube da PRF, casa de esquina. Tratar no Fone: 9281-0144.VENDE-SE UM TERRENO no Jardim Universitário, fa-lar com Núbia no Fone: (66) 9281-3509.SERVIÇO DE BUFFET: DM Eventos: casamentos, forma-turas, eventos em geral. Falar com Damares pelo Fone: (66) 9906-6314.

Modelo Preço OpcionaisCELTA 4P 1.0 ..................................19.000,00 FLEX PRATA C/ AR ASTRA SEDAN 2.0 ......................19.000,00 PRATA COMPLETORENAUT CLIO SEDAN ..............19.000,00 VERM.1.0 16V AR+DH+ B.COUROVECTRA GL .....................................16.000,00 BRANCOUNO 2P ..............................................12.800,00 AZUL FIRE UNO 4P ..............................................16.500,00 VERDE ,AR+ TRAVA E ALARME S10 FLEX C.D. ..................................50.000,00 PRETA ADV.COMPLETA S10 FLEX C.D. ..................................48.000,00 PRETA ADV. COMPLETA MERIVA EASYTRONIC 1.8 .....39.000,00 FLEX COMPLETA 21MIL KM/RPÁLIO ELX 1.0 ................................24.000,00 4P VERMELHO COMPLETO

A Empresa Grupo Leste de Comunicação e Marketing Ltda comunica o extravio de 14 blocos de Notas Fiscais, com sequência das Notas Fiscais a partir da 0336 a 1.000.

CNPJ: 03.053.120/0001-45Av. Mato Grosso n. 461 - Centro

CEP: 78.600-000 - Barra do Garças - MT

Nota de extravio de documeNtos:

SEXO FEMININO:01 VAGA P/ COSTUREIRA02 VAGA P/ EMPREGADA DOMESTICA 01 VAGA P/ MASSOTERAPEUTA OU ESTETICISTA01 VAGA P/ MANICURE01 VAGA P/ BABÁ ter disponibilidade para morar em fazenda01 VAGA P/ ACOMPANHANTE DE IDOSO no período noturno

SEXO MASCULINO:01 VAGA P/ PADEIRO01 VAGA P/ AUXILIAR DE PADEIRO02 VAGA P/ OFICIAL DE SERVIÇOS GERAISObs: ter disponibilidade para morar em fazenda

03 VAGA P/ TRATORISTAObs.: ter disponibilidade para morar em fazenda

B A L C Ã O D E E M P R E G O S

sIne - Rua voluntários da pátria, 29 - centro - próximo à prefeitura - os interessados deverão comparecer no SINE, munidos de Cartei-ra de Trabalho e documentos pessoais, para quem já é cadastrado apenas a Carteira de Trabalho. Telefone: 66 3401-1351.

Page 11: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MTDe 31 de Maio a 10 de Junho de 2010

11

LIBRA Como você não acei-ta derrota dentro de um plano mental, deverá reali-

zar o máximo neste momento para chegar às suas pretensões. Sentimentos amorosos confundi-dos por situações estranhas e en-ganosas.

ESCORPIÃO Fase em que tudo correrá de acordo com seus planos. Os negócios

deverão dar lucros. Este é um perí-odo em que fará novos relaciona-mentos mas encontrará poucas pessoas que compreenderão você.

SAGITÁRIO Questões e dis-putas com empregados ou patrões deverão ser deixa-

dos de lado. Evite, também, que abusem de sua boa fé e procure neste momento ser ativo, enérgico e trabalhador. . Pode contar com o favor de todos

CAPRICÓRNIO Fase favo-rável para suas transações financeiras e para comprar

ou vender bens móveis e imó-veis. Terá êxito também ao tratar de assuntos sociais e no lança-mento de novas idéias dentro da sua profissão.

AQUÁRIO Bom fluxo astral para compra e venda de produtos para lavoura e pe-

cuária. Poderá, também, lucrar inesperadamente através de jo-gos, sorteios e loterias. Será favo-recido no campo amoroso e fami-liar.

PEIXES A vida profissional, os negócios, as associa-ções, estarão bastante fa-

vorecidos neste período. Faça novas amizades e procure auxiliar a quem necessitar de sua ajuda. Por outro lado, o fluxo é dos me-lhores para compra de bens mó-veis e imóveis.

ÁRIES Excesso de exigência para com as pessoas demasia-damente sensíveis. Cuidado

com os inimigos ocultos. Não des-cuide da saúde. Acidentes podem acontecer se você abusar. Portanto, previna-se. Passeios inesperados poderão ser muito proveitosos.

TOURO Grande entusiasmo com o trabalho. Atitudes ur-gentes e decisivas poderão

ser tomadas e, desde que as direcio-ne de forma construtiva, serão fonte de bons resultados práticos e finan-ceiros. Um novo empreendimento profissional poderá ser iniciado.

GÊMEOS Algumas contrarie-dades em seu lar estarão pre-vistas para este período. Por

outro lado, o fluxo é favorável para jogar na loteria. Bom fluxo para ne-gócios. Os novos planos, principal-mente os de trabalho, já começarão a mostrar seus primeiros resultados positivos.

CÂNCER Período benéfico para cuidar da vida cotidiana e de seus bens pessoais. De-

senvolvimento de nova situação fi-nanceira. Aumento da confiança em si mesmo, graças à solução de al-guns conflitos interiores. A busca de novos horizontes filosóficos tam-bém lhe será benéfica. LEÃO Possibilidade de programar uma linha de ações e de interesses

mútuos, mesmo que uma antiga aliança não esteja ple-namente restabelecida. No-

vas idéias e estudos elevados pode-rão entusiasmá-lo bastante.

VIRGEM Os fluxos poderão ajudá-lo, surpreendente-mente. Tudo se resolverá da

melhor forma possível e com pers-pectivas das melhores. Lucros e van-tagens no transcorrer desta fase. Momento bom para o amor, princi-palmente com pessoas sinceras.

Para VOCê dIsTraIr, rIr Ou ChOrar. COMO PreFerIr...A loira liga para o celular do namorado: - Amor! Tô com um problema. - O que houve? - Eu comprei um quebra-cabeça, mas é muito difícil... As peças não en-caixam... - Meu amor, eu já te ensinei a montar quebra cabeça, né? Primeiro você tem que achar os cantinhos... - Eu sei, lembrei que você disse isso, mas é que eu não consigo encontraros cantinhos... - Ok... Qual é a figura? Deve estar desenhado na caixa... - pergunta o namora-do. - É um tigre... - responde apreensiva. - Se acalma. Tô indo praí. Ele pega a chave de seu carro e vai para a casa dela. Chegando lá a loira o leva até a cozinha e mostra o quebra-cabeça sobre a mesa. O namorado dá uma olhada, balança a cabeça, chora, esperneia... E após longo e pensativo silencio diz: - Pu*a que o pa-riu!!! Bota já os ‘sucrilhos’ de volta na caixa!!!

Variedades

Câmara presta homenagem a Generoso RodriguesReconhecimento

Da Redação

A Câmara de vereadores aprovou em recente sessão a Moção de Aplausos e Re-conhecimento ao jornalista Generoso Rodrigues de Sou-sa (editor da revista Agora), de autoria do vereador Júlio César (PSDB), dando con-ta “dos relevantes serviços prestados à comunidade barra-garcense (...) dando valorosa contribuição ao pro-gresso e desenvolvimento de nossa cidade e região”.

Natural de Torixoréu, nascido em fevereiro de 1943, Generoso Rodrigues reside em Barra do Garças desde 1963. Para seguir as regras estabelecidas naquela época, ele concluiu o curso primário em Araguaiana em 1956 e o ginasial na Es-cola Agrícola de São Vicente, ambas uma referência de en-sino nos anos de sua juven-tude. O 2º Grau ele concluiu no Liceu de Goiânia.

Generoso foi o primei-

ro professor registrado pelo MEC no ano de 1967. Em Bar-ra do Garças ensinou Língua Portuguesa em várias esco-las e de 69 a 71 cursou Letras Vernáculas na Universidade Federal de Goiás e ao lado do padre Ernesto Capocci e a freira Maria Facondini fundou os ginásios (Ensino Fundamental) nas cidade de Torixoréu, Nova Xavantina e Araguaiana.

Depois de abandonar o magistério Generoso foi Juiz de Paz por 13 anos e o pri-meiro aviador civil a tirar o ‘brevê’ como piloto privado, foi bancário (Banco Financial de Mato Grosso), contador e assessor de Relações Pú-blicas da Prefeitura de Barra do Garças. Como jornalista Generoso Rodrigues fundou a revista ‘Gazita’, que tinha como editor Valdon Varjão, para depois fundar a revista Grande Barra, Mato Grosso Agora e, finalmente, Agora que em 15 de setembro desse ano completa 30 anos de cir-

culação.Na justificativa o verea-

dor Júlio César diz que Ge-neroso tem colaborado mui-to com o desenvolvimento da região e “achamos justa e

meritória a homenagem a ele prestada, como uma forma de reconhecer seus esforços, seu trabalho e a importante colaboração dada a nossa ci-dade e a nossa gente”.

Jornalista Generoso Rodrigues alvo de homenagem na Câmara de Vereadores

Arqu

ivo

A vereadora Mirian La-cerda apresentou em recente sessão uma Moção de Aplau-sos à atleta paraense Maria das Graças Reis, de 59 anos, em função de várias vitórias conquistadas pela fundista como quatro primeiras colo-cações na Corrida Sesi, em 1º de maio em Cuiabá, na faixa etária 55 a 60 anos, Corrida

Esportes

Câmara aplaude para atleta campeã

Da Redação das Mães, Corrida de Ani-versário de Várzea Grande e Corrida em Aripuanã, do Carteiro, em 2009 em Cam-po Grande (MS), entre deze-nas de outras.

Na justificativa Mírian Lacerda diz ser motivo de orgulho e satisfação “saber que a atleta Maria das Gra-ças tem logrado êxito nes-sas competições, revelando o seu potencial e a grande

força de vontade e, acima de tudo, coloca em destaque o nome de Barra do Garças, num testemunho claro de que o esporte é também uma prática que molda não só o corpo, mas a mente e o caráter das pessoas”.

Na entrevista ao SEMA-NA Maria das Graças disse que tudo começou quando “eu subi na balança e vi o ponteiro chegar aos 98 qui-

los. Fiquei assim, pensei e resolvi: eu tenho que voltar aos meus 55 quilos e come-cei a correr para atingir essa meta que só me trouxe ale-gria e ânimo para as coisas boas da vida”.

Esta sua iniciativa ocor-reu por volta de 2006 “e não sei quando pretendo parar” diz a fundista que em abril desse ano venceu os 35 km dos Jogos Encantados de Baliza e tem agenda com-pleta até o final do ano.

Antes de sua adesão ao atletismo Maria das Graças era apenas uma dona de casa e cozinheira de profis-são. Por falar em cozinha ela lembrou ao repórter que sua comida “é a de todo mundo, o arroz, feijão, car-ne, verduras. evita salgados, refrigerantes e em seguida confessas sua verdadeira paixão, “cozinhar um pato no tucupi, a comida da mi-nha terra Belém do Pará”.

Maria das Graças mu-dou-se para Garra do Garças, segundo disse, para acompa-nhar os três filhos que apor-taram na cidade para cursar faculdade. Seus três filhos “já me deram três netos”, diz com um largo sorriso. Patro-cinam a atleta as empresas Unimed, Raiz Farma, Boti-cário e os vereadores Mírian Lacerda e Odorico Ferreira Cardoso Neto – Kiko.

Atleta Maria das Graças Reis, de 59 anos, recordista de maratonas em todo o país, mas sem apoio público

May

ke T

osca

no/A

Sem

ana

Page 12: A Semana 51

Ano II - nº 51Barra do Garças - MT

De 31 de Maio a 10 de Junho de 201012

associaçãoO prefeito de barra do garças, Wanderlei Farias ladeado pelos vereadores Celson sousa e seu colega de parlamento Júlio César, na festa de confraternização na asPM que elegeu Celson para o quarto mandato à frente daquela associação, o triênio 2010/13.belo Clic

a bela Maria eduarda, carinhosamente chamada de duda, completou cinco aninhos em oito de maio. seu aniversário foi comemorado no salão social do Clube Maçonico de Caiapônia, em goiás. O concorrido evento contou com a presença de familiares e amigos da eufórica aniversariante que transbordava de alegria.

Jornal A SEMANA terá versão online

A partir do dia 15 de junho o leitor da SE-MANA terá sua versão impressa na web através do site: asemananoara-guaia.com com adminis-tração técnica araguaiane-tworks. O site foi criado para espelhar as notícias produzidas pela redação do jornal, fundado em janeiro de 2008 com ti-ragem média de três mil exemplares e circulação no Vale do Araguaia.

“A nossa meta é a de acompanhar as inovações de mercado. Foi por isso que a equipe do SEMA-NA decidiu pela criação do site para oferecer aos nossos leitores informa-

ções simultâneas sobre a região, em Mato Grosso e Goiás”, diz o diretor do jornal Ronan de Sá que aposta numa nova pers-pectiva de ampliação no campo de mídia.

Interativo, o novo site pretende sair na frente se o assunto for notícia e, de outro lado, ainda segundo o editor Ronan de Sá, “abrir espaço para os leitores hospedar seus comentários. A nossa ver-são virtual será adaptada constantemente, acom-panhando a evolução da web. O leitor terá ao seu alcance um site inovador e em constante transfor-mação”.

Parabénsao representante do atacado bateforte, de Cuiabá, em barra do garças, antônio José de Oliveira e ademilia gomes de resende, contato comercial do jornal a seMana que selebram em 12 de junho um duplo feliz aniversário.

artes PlásticasseMana VIP brinda seus leitores com o quadro da artista plastico torixorina Marlene Pacheco, residente em goiânia onde mantêm seu ateliê. Marlene visitou recentemente sua terra, Torixoreu, de onde extrai o tema predileto para suas telas: o bioma cerrado que já lhe deu prêmios e participação em coletivas na alemanha e em outros países da europa.

Enils

on A

rnei

ro /

Luz

zi V

ideo

Edevilson Arneiro / ASCOM BG