a redução do desperdício

4
A redução do desperdício, aliada ao uso da tecnologia, diminui custos e causa impactos ambientais positivos para os negócios do setor. A preocupação com as questões socioambientais na oferta dos mais diversos tipos de serviços e produtos tornou-se um requisito de mercado. E isso não é diferente no setor de alimentação fora do lar. Pequenos negócios como restaurantes, food trucks, padarias, bares e franquias de fast food, pizzarias, vendedores de cachorro- quente, churrasquinhos, doces e frutas, podem incorporar, em seus produtos e serviços, práticas de gestão ambiental. As empresas que adotam práticas de sustentabilidade têm seus custos reduzidos porque: Consomem menos água e energia. Utilizam menos matéria-prima e geram menos resíduos, pela otimização do processo. Reutilizam, reciclam ou vendem resíduos, quando possível. Além de diminuir gastos, ao adotar essas práticas, as empresas posicionam seus negócios num contexto de mercado mais moderno e competitivo. Assim, seus ganhos ocorrem em duas vertentes: a dos ganhos econômicos e a dos ganhos ambientais. Ou seja, com a incorporação de práticas sustentáveis aliadas ao uso da tecnologia, seu negócio ganha em produtividade e eficiência, reduzindo custos. Redução do desperdício Da redução de desperdício de alimentos às melhorias no processo de limpeza do local, passando pela redução do consumo de energia, há muito o que pode ser feito para estruturar a sustentabilidade no empreendimento. Uma das formas mais efetivas é usar os conceitos dos três R’s: redução, reutilização e reciclagem. Confira abaixo algumas orientações sobre como proceder nessas áreas.

Upload: melissa-freitas

Post on 04-Jan-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Dicas sobre como evitar desperdícios no seu estabelecimento

TRANSCRIPT

Page 1: A Redução Do Desperdício

A redução do desperdício, aliada ao uso da tecnologia, diminui custos e causa impactos ambientais positivos para os negócios do setor.

A preocupação com as questões socioambientais na oferta dos mais diversos tipos de serviços e produtos tornou-se um requisito de mercado. E isso não é diferente no setor de alimentação fora do lar. 

Pequenos negócios como restaurantes, food trucks, padarias, bares e franquias de fast food, pizzarias, vendedores de cachorro-quente, churrasquinhos, doces e frutas, podem incorporar, em seus produtos e serviços, práticas de gestão ambiental. 

As empresas que adotam práticas de sustentabilidade têm seus custos reduzidos porque:

Consomem menos água e energia. Utilizam menos matéria-prima e geram menos resíduos, pela otimização do processo. Reutilizam, reciclam ou vendem resíduos, quando possível.Além de diminuir gastos, ao adotar essas práticas, as empresas posicionam seus negócios num

contexto de mercado mais moderno e competitivo. Assim, seus ganhos ocorrem em duas vertentes: a dos ganhos econômicos e a dos ganhos ambientais.

Ou seja, com a incorporação de práticas sustentáveis aliadas ao uso da tecnologia, seu negócio ganha em produtividade e eficiência, reduzindo custos.

Redução do desperdício

Da redução de desperdício de alimentos às melhorias no processo de limpeza do local, passando pela redução do consumo de energia, há muito o que pode ser feito para estruturar a sustentabilidade no empreendimento.

Uma das formas mais efetivas é usar os conceitos dos três R’s: redução, reutilização e reciclagem. 

Confira abaixo algumas orientações sobre como proceder nessas áreas.

Em alimentos e matérias-primas Evite oferecer mais de três tipos de alimentos como prato principal. Mais que isso as

chances de sobras são muito grandes. Planeje as compras dos alimentos privilegiando produtores locais, com um cardápio pré-

definido que aproveite todos os insumos comprados e armazene os alimentos de forma adequada e organizada.

Invista em tecnologias de preparo que reduzam gastos. O uso de uma fritadeira elétrica, por exemplo, reduz o consumo de óleo em até 60%.

Reduza o desperdício de produtos de limpeza.

Em energia Reduza o consumo com o ar condicionado. Utilize modelos adequados para seu espaço e

evite a instalação de condensadores em locais que recebam a luz solar. Invista em equipamentos com o selo Procel de eficiência energética. Otimize o uso de fornos e fogões. Evite a iluminação em excesso.

Page 2: A Redução Do Desperdício

Não sobrecarregue as instalações elétricas. 

Em consumo de água Verifique a existência de vazamentos na sua empresa. Evite enxagues desnecessários na hora da limpeza. Adote equipamentos e tecnologias que economizam água, como torneiras com arejadores,

acionamento eletrônico ou temporizador por pressão. Faça a manutenção periódica dos equipamentos que utilizam água. Envolva todos os colaboradores para estimular a redução do uso de água. 

Em gestão de resíduos  Aproveite os alimentos e insumos em sua totalidade, como os talos de algumas verduras ou

cascas de frutas. Não esqueça de ter como base os requisitos de higiene e segurança alimentar da Anvisa, na RDC 216.

Prefira embalagens ecológicas, retornáveis, econômicas, a granel ou em refil para produtos não químicos.

Ofereça alguma espécie de reconhecimento para os funcionários que não desperdiçam e destinam corretamente os resíduos.

Reuse, recicle, use materiais reciclados, incentive e promova a coleta seletiva. Sensibilize os profissionais que atuam na sua empresa quanto ao tema.

Tecnologia e eficiência

Além da redução do desperdício para aumentar os lucros, o pequeno negócio da alimentação fora do lar pode investir no uso de tecnologia para tornar-se mais eficiente e lucrativo.

Desde o uso de termômetros inteligentes na cozinha, até a adoção de dispenserspara aplicação de molhos e recheios ou de máquinas para abrir e fechar as massas, existem hoje no mercado diversas maneiras de evitar desperdícios e aperfeiçoar a produção.

As novidades tecnológicas para o setor se dividem em duas grandes vertentes. A primeira é a gestão interna da empresa, incluindo:

A gestão de reservas e de delivery. A integração dos sistemas de Costumer Relationship Service (CRM) - tecnologias de gestão

que oferecem as informações para que a empresa possa se focar em atender as necessidades dos clientes.

E até mesmo o aumento da eficiência energética.  Em uma outra frente, as tecnologias avançam também no apoio à comercialização e à

divulgação das empresas.

Internet e mobilidadeUm caminho para as empresas que trabalham com delivery, por exemplo, é adotar o

atendimento de pedidos pela internet. Cada vez mais restaurantes e lanchonetes estão aderindo a esse tipo de plataforma como forma de agilizar o atendimento e oferecer mais uma opção de serviço ao cliente.

Page 3: A Redução Do Desperdício

A oferta de possibilidades na internet é ampla e traz soluções criativas, muitas sem custo e com grande impacto no cotidiano do negócio. No âmbito da tecnologia móvel, por exemplo, os smartphones assumem papel central na vida dos brasileiros, abrindo espaço para que os negócios de alimentação fora do lar explorem serviços e divulgação via aplicativos.

Eles podem funcionar como um guia de estabelecimentos, para reservar mesas, fazer pedidos para entrega em domicílio e oferecer descontos.

O custo em geral é mais baixo e não exige modificações na estrutura do empreendimento. São exemplos: iFood Delivery, Apetitar, RestauranteWeb, Papa Rango, Alakarte, ChefX, Instaurant, Entrega em Casa, Peixe Urbano, Yelp, FourSquare, guia Abrasel  e TripAdvisor.

Outra fonte de divulgação com baixíssimo custo e alto índice de eficiência para o empresário são os sites e as redes sociais. Ao buscar um local para comer fora de casa, o consumidor muitas vezes busca essas informações pela internet. 

Dessa forma, é importante lembrar que, para estar à frente da concorrência, seu negócio precisa estar bem rankeado nos sistemas de busca, seja com um site bem feito ou com páginas e perfis atualizados nas redes sociais. Só assim ele irá se destacar para o consumidor na hora da busca. 

Utilizar a internet como fonte de consulta habitual sobre assuntos relativos ao setor do seu empreendimento é o caminho para descobrir o rumo à eficiência, à inovação e ao maior faturamento.

Capacite-se com o Sebrae: Boas práticas em alimentação  - entenda a legislação e os procedimentos de segurança de

alimentos em curso a distância gratuito.

Implemente as soluções em sustentabilidade e tecnologia no seu negócio:

Com o Sebraetec você tem consultoria em soluções que aumentam a produtividade, evitam desperdícios, danos à saúde e garantem a qualidade do serviço devido à padronização de produtos e serviços com ganhos financeiros para as empresas.