a redação no enem

16
A Redação no Enem ATIVIDADE ESPECIAL

Upload: colegio-waldorf-micael-de-sao-paulo

Post on 10-Jul-2015

690 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A redação no enem

A Redação no EnemATIVIDADE ESPECIAL

Page 2: A redação no enem

ENEM 2013PROPOSTA E COLETÂNEA

Page 3: A redação no enem

Enem 2013

A partir da leitura dos textosmotivadores seguintes e com base nosconhecimentos construídos ao longo desua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão dalíngua portuguesa sobre o tema OMOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA OBRASIL NO SÉCULO XXI, apresentandoproposta de intervenção, que respeiteos direitos humanos. Selecione,organize e relacione, de forma coerentee coesa, argumentos e fatos paradefesa do seu ponto de vista.

Enunciado

Page 4: A redação no enem

Enem 2013

Ao desembarcar no Brasil, osimigrantes trouxeram muito mais doque o anseio de refazer suas vidastrabalhando nas lavouras de café e noinício da indústria paulista. Nos séculosXIX e XX, os representantes de mais de70 nacionalidades e etnias chegaramcom o sonho de “fazer a América” eacabaram por contribuirexpressivamente para a história do paíse para a cultura brasileira. Deles, oBrasil herdou sobrenomes, sotaques,costumes, comidas e vestimentas.

A história da migração humana nãodeve ser encarada como uma questãorelacionada exclusivamente aopassado; há a necessidade de tratarsobre deslocamentos mais recentes.

Disponível em: http://www.museudaimigracao.org.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

Texto 1

Page 5: A redação no enem

Enem 2013

Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti

Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre,elevando para 1400 a quantidade de imigrantesdaquele país no município de Brasileia (AC). Segundo osecretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos doAcre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam apraça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galõesde água potável e alimentos, mas ainda nãoprovidenciou abrigo.

A imigração ocorre porque o Haiti ainda não serecuperou dos estragos causados pelo terremoto dejaneiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianoschegou a Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desdeentão, a entrada ilegal continua, mas eles não sãoexpulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirarcarteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar noBrasil.

Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, nãosão haitianos miseráveis que buscam o Brasil para viver,mas pessoas da classe média do Haiti e profissionaisqualificados, como engenheiros, professores,advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros.Porém, a maioria chega sem dinheiro.

Os brasileiros sempre criticaram a forma como os paíseseuropeus tratavam os imigrantes. Agora, chegou anossa vez — afirma Corinto.

Acesso em: 19 jul. 2012 Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

Texto 2

Page 6: A redação no enem

Enem 2013Gráfico

Page 7: A redação no enem

Enem 2013

Trilha da Costura

Os imigrantes bolivianos, pelo último censo,são mais de 3 milhões. Com população deaproximadamente 9,119 milhões de pessoas, aBolívia em termos de IDH ocupa a posição de114º de acordo com os parâmetrosestabelecidos pela ONU. O país está no centroda América do Sul e é o mais pobre, sendo 70%da população considerada miserável. Osprincipais países para onde os bolivianosimigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil,Espanha e Estados Unidos.

Assim sendo, este é o quadro social em que seencontra a maioria da população da Bolívia,estes dados já demonstram que as motivaçõesdo fluxo de imigração não são políticas, maseconômicas. Como a maioria da população tembaixa qualificação, os trabalhos artesanais,culturais, de campo e de costura são os de maisfácil acesso.

OLIVEIRA, R. T. Disponível em:http://www.ipea.gov.br.

Texto 3

Page 8: A redação no enem

Principais aspectosO QUE FAZ DIFERENÇA NO ENEM

Page 9: A redação no enem

Principais aspectos

1. Visão ativista / Cidadã

2. Proposta de Intervenção

3. Interdisciplinaridade

4. Uso da coletânea

Page 10: A redação no enem

1. Visão ativista / cidadã“Ao despontar como potência econômica do século XXI, oBrasil tem cada vez mais atraído os olhares do mundo,chamando a atenção da mídia, de grandes empresas e deoutros países. Contudo, é outro olhar não menosimportante que deveria começar a nos sensibilizar mais: oolhar marginalizado e cheio de esperança daqueles que nãotêm dinheiro, dos famintos e desempregados ao redor doglobo. São pessoas com esse perfil que majoritariamentecontribuem para o crescente volume de imigrantes no país,e o que se vê é uma ausência de políticas públicas eficientespara receber e integrar essas pessoas à sociedade.”

Page 11: A redação no enem

2. Proposta de Intervenção“Portanto, para impedir a continuidade dessa situação,é imprescindível a intervenção governamental, pormeio da fiscalização de empresas que apresentemimigrantes como funcionários, bem como a realizaçãode denúncias de exploração por brasileiros ou porimigrantes. Ademais, é necessário fomentar o respeitoe a assistência a eles, ideais que devem ser divulgadospor campanhas e por propagandas do governo ou deONG’s, além de garantir seu acesso à saude e àeducação, por meio de políticas públicas específicas aesse grupo.”

Page 12: A redação no enem

2. Proposta de Intervenção“Assim, com a finalidade de preparar a sociedade e aeconomia brasileiras para a chegada dos novos imigrantes,medidas devem ser tomadas. O Estado deve oferecerincentivos às empresas que empregarem os recém-chegados; essas, por sua vez, devem prepará-los para omercado brasileiro, oferecendo treinamentos adequados ecursos de Língua Portuguesa e, ainda, garantir seus direitostrabalhistas. É imprescindível que o governo procurehabitações para os imigrantes e que nós, brasileiros,respeitemos os povos que, seja no passado ou no presente,somente têm a nos acrescentar.”

Page 13: A redação no enem

3. Interdisciplinaridade“Desde o Brasil Colônia, a imigração para o Brasil éexpressiva. Foi preciso povoar o território para garantiro controle da região e, além disso, escravos foramtrazidos da África para satisfazer as necessidadeseconômicas das lavouras. Mais tarde, já no BrasilImpério, com a abolição da escravatura, imigranteseuropeus encheram os portos brasileiros parasubstituir a mão-de-obra e embranquecer a população.No Brasil República, a abertura para o capitalestrangeiro trouxe multinacionais para o país. Nesteséculo XXI, as causas da imigração são outras edecorrem dos avanços do país.”

Page 14: A redação no enem

4. Uso da coletâneaTRECHO DA COLETÂNEA

“Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrouilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1400 a quantidadede imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC).Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos doAcre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça dacidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável ealimentos, mas ainda não providenciou abrigo.

A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dosestragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeirogrande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de janeirode 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não sãoexpulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira detrabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.”

Page 15: A redação no enem

4. Uso da coletânea“A principal causa para tal movimento é o progressoeconômico do Brasil, confirmado pela liderança dobloco financeiro sulamericano, o Mercosul. Além disso,como consequência do crescimento econômico, ascondições sociais melhoraram, como a expectativa devida, as quais também são resultado das políticasassistenciais do governo, como o Bolsa-família. Comisso, grande parte da população que emigrava, embusca de melhores condições de vida, permanece nopaís. Paralelamente, as dificuldades econômico-sociaisde outros países, como o Haiti, abalado peloterremoto ocorrido em 2010, estimulam a entrada deestrangeiros no Brasil.”

Page 16: A redação no enem

Resumo1. Visão ativista / Cidadã – mostrar-se engajado e consciente dos

direitos humanos

2. Proposta de intervenção – mais de um responsável / inovação / relação com análise

3. Interdisciplinaridade – trazer informações de outras matérias

4. Uso da coletânea – não copiar, e sim mencionar informações