a psicologia estuda o comportamento humano e seus processos mentais

6
A psicologia estuda o comportamento humano e seus processos mentais, no entanto até a grande separação teórica da modernidade ela sempre caminhou como um eixo temático da filosofia, desde os filósofos da antiguidade ja se problematiza as noções referentes a psicologia, no entanto com o advento da modernidade e a crise das noções epistemológicas (o ''conflito'' entre empiristas e racionalistas) e após isso a separação teórica que ocorreu nesse período histórico (o conhecimento se ramificando e se separando de seus troncos iniciais como a física,química, matemática e filosofia por exemplo) houve a ascendência de pensamentos e teóricas que contemplem especificamente essas questões, desse modo essa ciência surge de fato(nesse período cunhada como psicologia moderna),após essa formação a psicologia se ramifica em três eixos teóricos (cada um deles derivado de uma noções epistemológica): O associacionismo: pensamento derivado do empirismo (em especial o empirismo britânico) que acredita que o homem é total e completo fruto do meio, o individuo é uma tabula rasa ao nascer(como disse Lock, grande empirista britânico, membro do ''triunvirato'' empirista constituído por Berkeley, Hume e Lock)completamente vazia de saber, e a medida que se tem contato com o mundo o conhecimento vai se formando no mesmo. O associacionismo trabalha com a noção de condicionamento pelo ambiente, tendo em vista que o conhecimento acontece como fruto do meio os teóricos associacionistas fundamentam as teorias de condicionamento (por exemplo, todas as vezes que se alimenta um cachorro se toca um sino, o animal ira associar o sino com a ração que o alimenta e assim se tocar o sino o cachorro ira salivar mesmo sem a ração, o animal é condicionado a salivar ao toque do sino devido a ele estar ligado com o ganho de ração), o Inatismo: pensamento derivado do racionalismo (entre os filósofos modernos racionalistas os que se destacam em propor as noçoes inatas são Descartes, Leibniz e Espinoza) acredita que o conhecimento é natural ao homem, o individuo já nasce com a faculdade da razão plena tendo o conhecimento de forma inata.O interacionismo : pensamento derivado da fenomenologia de Kant, onde se acredita que nem tudo é inato e nem tudo é devido ao contato empírico, um ''meio termo'' onde se trabalha tanto com as noções do inatismo quanto com as noções do associacionismo.Desses pontos teóricos da psicologia se

Upload: leonardo-andrade

Post on 13-Sep-2015

19 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Psicologia

TRANSCRIPT

A psicologia estuda o comportamento humano e seus processos mentais, no entanto at a grande separao terica da modernidade ela sempre caminhou como um eixo temtico da filosofia, desde os filsofos da antiguidade ja se problematiza as noes referentes a psicologia, no entanto com o advento da modernidade e a crise das noes epistemolgicas (o ''conflito'' entre empiristas e racionalistas) e aps isso a separao terica que ocorreu nesse perodo histrico (o conhecimento se ramificando e se separando de seus troncos iniciais como a fsica,qumica, matemtica e filosofia por exemplo) houve a ascendncia de pensamentos e tericas que contemplem especificamente essas questes, desse modo essa cincia surge de fato(nesse perodo cunhada como psicologia moderna),aps essa formao a psicologia se ramifica em trs eixos tericos (cada um deles derivado de uma noes epistemolgica): O associacionismo: pensamento derivado do empirismo (em especial o empirismo britnico) que acredita que o homem total e completo fruto do meio, o individuo uma tabula rasa ao nascer(como disse Lock, grande empirista britnico, membro do ''triunvirato'' empirista constitudo por Berkeley, Hume e Lock)completamente vazia de saber, e a medida que se tem contato com o mundo o conhecimento vai se formando no mesmo. O associacionismo trabalha com a noo de condicionamento pelo ambiente, tendo em vista que o conhecimento acontece como fruto do meio os tericos associacionistas fundamentam as teorias de condicionamento (por exemplo, todas as vezes que se alimenta um cachorro se toca um sino, o animal ira associar o sino com a rao que o alimenta e assim se tocar o sino o cachorro ira salivar mesmo sem a rao, o animal condicionado a salivar ao toque do sino devido a ele estar ligado com o ganho de rao), o Inatismo: pensamento derivado do racionalismo (entre os filsofos modernos racionalistas os que se destacam em propor as nooes inatas so Descartes, Leibniz e Espinoza) acredita que o conhecimento natural ao homem, o individuo j nasce com a faculdade da razo plena tendo o conhecimento de forma inata.O interacionismo : pensamento derivado da fenomenologia de Kant, onde se acredita que nem tudo inato e nem tudo devido ao contato emprico, um ''meio termo'' onde se trabalha tanto com as noes do inatismo quanto com as noes do associacionismo.Desses pontos tericos da psicologia se derivaram noes tericas quanto a educao, o modo que o individuo consegue o conhecimento e nos ajudam na formao para a futura docncia.

behaviorismo

Escola americana de psicologia, o behaviorismo tem como fonte terica o empirismo e o positivismo, partindo da estipulao da psicologia como uma cincia(objetividade herdada do positivismo) e desse modo algo que tem de ter mensurao, esse objeto de mensurao no behaviorismo o comportamento humano pois essa noo terica acredita que o objeto da psicologia o comportamento humano e no a mente. Grandes representantes do behaviorismo: J.B. Watson (1878 1958), Ivan Pavlov (1849 1936).

Gestaltismo

O gestaltismo parte das noes racionalistas e desse modo inatistas, acreditam que todo o aparelho racional do individuo de certo modo inato e negligenciam o papel dos objetos no processo epistemolgico, sendo praticamente antagnico ao behaviorismo esse pensamento inatista acredita que de certa maneira a estrutura racional j existe virtualmente no individuo e que desse modo ela s amadurecida de acordo com o processo epistemolgico. Grandes representantes do gestaltismo: Wertheimer (1880-1943), Khler (1887-1967), Koffka (1886-1941) e Lewin (1890-1947).

Interacionismo

O interacionismo tendo como fonte a noo epistemolgica da fenomenologia kantiana se ope tanto ao pensamento empirista(demonstrado no Behaviorismo) quanto ao pensamento racionalista (demonstrado no gestaltismo) afirmando que existe uma mediao entre objeto o sujeito, no descartando a importncia gentica para a formao do conhecimento no individuo(e desse modo dando credito para um certo inatismo) porem tambm afirmando a importncia dos objetos e da mediao do conhecimento para o processo epistemolgico. Grandes representantes do interacionismo : Piaget (1896-1980), Wygotsky (1896-1934) e Wallon (1879-1962).

Nas ltimas pginas do texto: Paradigmas da Psicologia Aplicados a Educao. A autora Mrcia Moreira apresenta de forma sintetizada os trs autores que estamos trabalhando nesta disciplina. Elabore um resumo crtico com as suas primeiras impresses sobre os autores retratados e suas proposies tericas.

a) Piaget - Teoria da EquilibraoPara Piaget nossa mente funciona com esquemas, o conhecimento se d nos momentos de assimilao (contato com o objeto), a acomodao (essa nova informao derivada do objeto incorporada ao esquema mental) e adaptao (sntese dos dois momentos anteriores para a formao de novos esquemas). Em uma analise critica pode ser constatado certo dinamismo no funcionamento da faculdade racional, figuras de mediao e noes tericas que partem de um leque maior de faculdades aparentemente no so fragmentos do processo epistemolgico. b)Vygotsky- Teoria da Formao Social da Mente

A teoria vygotskyana guarda em si a noo de ''zona de desenvolvimento proximal'' onde existe uma mediao entre o objeto e o individuo, essa mediao no se d apenas entre o professor e o aluno mas no caso da zona de desenvolvimento proximal ela tambm se aplica aos outros alunos, e em alguns casos o aluno consegue fazer sozinho o que em tese s faria com a ajuda do professor. Percebe-se na teoria de Vygotsky um grande peso no fator social, onde pode se mensurar de certo modo o aprendizado do individuo pela sua desenvoltura social, o individuo tendo como figura mediadora do conhecimento no mais somente o professor mas tambm os outros alunos e em alguns casos chegando ao conhecimento sem a interveno do professor demonstra significativo apelo aos aspectos sociais.

c) Teoria Waloniana Teoria da Pessoa CompletaA teoria waloniana tem como aspecto o profundo peso as noes motoras e as noes sensveis, a formao do individuo em seus primeiros meses tem total importncia para a teoria onde a boa formao de seu sistema nervoso e a vivencia socio-cultural tem predominncia em seu processo epistemolgico. A criana esta em frente tanto do educador quanto de seus iguais e desse modo tendo contato no s com o objeto de conhecimento mas tambm com as figuras humanas. A movimentao, a capacidade motora e as relaes sociais so os preceitos tericos bsicos da teoria waloniana.Esse ponto de vista terico guarda em si uma grande preocupao com a formao do individuo desde seus primeiros meses, esse ponto ao meu ver se destaca entre os outros autores pois pensar a educao desde tal idade inovador e sensato.

Da teoria freudiana, trabalhada no texto: A Inrcia do Imaginrio, que resgata a questo apresentada no filme:O Enigma de Kaspar Hauser. Releia o item 3.2.1 e escreva um argumento pessoal sobre a temtica trabalhada neste item. Qual a contribuio que este estudo trouxe para a sua formao como futuro docente (professor/a)? Justifique.

Sem duvida a analise tanto do texto ''A inrcia do imaginrio'' quanto do filme foram importantssimos para a formao de minha capacidade docente, o tema abordado rompe com paradigmas que nos acompanham pela vida e sendo a universidade a instituio de formao do individuo vejo que tal analise mudou meu ponto de vista quanto o processo epistemolgico do individuo em si. Foi possvel perceber no s que o conhecimento no se d de forma inata mas tambm poder analisar o caso de algum que ficou isolado da sociedade e aps ser inserido nela conseguiu aprender uma serie de coisas que seria inimaginvel para um olhar comum. Guardo dessa experincia de analise uma profunda mudana quanto a possibilidade de aprendizagem de qualquer individuo que seja, alem de questionamentos quanto a moralidade do homem ''selvagem'', esse individuo natural, que no teve contato com a sociedade se demonstrou (por intermdio do Kasper) um ser ''moralmente superior'' e casto de qualquer corrupo tica.Sem duvida tal analise contribui muito para a futura docncia, a possibilidade de ensino e aprendizagem de qualquer individuo, seja ele quem for, aumentou minha esperana quanto a efetividade da docncia, e tambm o material terico apresentado paralelamente ao caso Kasper engrandeceu meu arsenal terico para a futura docncia.