a prescriÇÃo excessiva de benzodiazepÍnicos na … · c urso de e specialização em e...

1
C urso de Especialização em Estratégia Saúde da Família Logo_UNA-SUS_Horizontal-01 Gov Federal - Período Eleitoral-01 A PRESCRIÇÃO EXCESSIVA DE BENZODIAZEPÍNICOS NA ABORDAGEM DA INSÔNIA NO MUNICÍPIO DE BELO VALE – MINAS GERAIS. Felipe Bedeschi Faria* Polo: Belo Horizonte/MG INTRODUÇÃO Os benzodiazepínicos são fármacos com efeito ansiolítico e que, muitas vezes, são utilizados no manejo de outras comorbidades, tais como a insônia. Os pacientes, comumente, no entanto, adotam comportamentos comprometedores da qualidade do sono, os quais, acredita-se, deveriam ser abordados pelo médico, antes mesmo da prescrição de tais medicamentos. Elaborar um projeto de intervenção que possibilite a melhora da qualidade do sono dos usuários com a finalidade de se promover a diminuição da prescrição de benzodiazepínicos. OBJETIVO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Utilizou-se o método Planejamento Estratégico Situacional – PES (CAMPOS; FARIA; SANTOS, 2010) e realizou-se uma revisão bibliográfica nos bancos de dados ScieLO e LILACS, utilizando-se os descritores: benzodiazepínicos, abuso, insônia e higiene do sono, sendo o período de busca das publicações de 2004 a 2014. METODOLOGIA REFERÊNCIAS CAMPOS, F. C. C.; FARIA, H. P.; SANTOS, M. A. Planejamento e avaliação das ações em saúde. 2ª ed. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2010. 118p. Maria Rizoneide Negreiros de Araújo ** CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso indiscriminado de benzodiazepínicos é um problema de escala mundial que tem promovido diversos efeitos colaterais, além de sobrecarregar financeiramente o sistema de saúde. Atenta-se, atualmente, para a terapia não farmacológica da insônia, obtendo-se resultados animadores com a “Higiene do Sono”. Os benzodiazepínicos são drogas que atuam no SNC que, quando usadas por períodos superiores a 4-6 semanas, podem levar ao desenvolvimento de tolerância, abstinência e dependência. A “Higiene do Sono”, por sua vez, é composta por orientações gerais que favorecem a sincronização biológica do ciclo sono-vigília e tem se mostrado uma importante ferramenta na abordagem da insônia. Problema prioritário O uso indiscriminado de benzodiazepínicos na abordagem da insônia. Nó crítico (1) A adoção de práticas que comprometem a qualidade do sono. Projeto (1) Oficinas de “Higiene do Sono”. Resultados (1) Diminuir as queixas de insônia na atenção básica, inicialmente no PSF onde atuo. Nó crítico (2) A medicalização da saúde por parte dos médicos Projeto (2) Palestras com os médicos do município a fim de conscientizá-los à abordagem de forma preventiva da insônia. Resulados (2) Diminuir a expedição de tais fármacos pela “Farmácia de Minas”. Nó crítico (3) O sedentarismo. Projeto (3) Projeto “Caminhada Itinerante”. Resultados (3) Incentivar a criação de grupos de caminhadas e implementar maior adesão aos grupos de atividades físicas já instaurados no município. * Médico PSF Lages [email protected] Prefeitura de Belo Vale/MG ** Orientadora REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Upload: vannguyet

Post on 14-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A PRESCRIÇÃO EXCESSIVA DE BENZODIAZEPÍNICOS NA … · C urso de E specialização em E stratégia Saúde da F amília Logo_UNA-SUS_Horizontal-01 Gov Federal - Período Eleitoral-01

C u r s o d e E s p e c ia l i za ç ã o e mE s tr a té g ia S a ú d e d a F a m í l ia

Logo_UNA-SUS_Horizontal-01 Gov Federal - Período Eleitoral-01

A PRESCRIÇÃO EXCESSIVA DE BENZODIAZEPÍNICOS NA ABORDAGEM DA INSÔNIA NO MUNICÍPIO DE BELO VALE – MINAS GERAIS.

Felipe Bedeschi Faria*Polo: Belo Horizonte/MGINTRODUÇÃO Os benzodiazepínicos são fármacos com efeito ansiolítico e que, muitas vezes, são utilizados no manejo de outras comorbidades, tais como a insônia. Os pacientes, comumente, no entanto, adotam comportamentos comprometedores da qualidade do sono, os quais, acredita-se, deveriam ser abordados pelo médico, antes mesmo da prescrição de tais medicamentos.

Elaborar um projeto de intervenção que possibilite a melhora da qualidade do sono dos usuários com a finalidade de se promover a diminuição da prescrição de benzodiazepínicos.

OBJETIVO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Utilizou-se o método Planejamento Estratégico Situacional – PES (CAMPOS; FARIA; SANTOS, 2010) e realizou-se uma revisão bibliográfica nos bancos de dados ScieLO e LILACS, utilizando-se os descritores: benzodiazepínicos, abuso, insônia e higiene do sono, sendo o período de busca das publicações de 2004 a 2014.

METODOLOGIA

REFERÊNCIASCAMPOS, F. C. C.; FARIA, H. P.; SANTOS, M. A. Planejamento e avaliação das ações em saúde. 2ª ed. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2010. 118p. 

Maria Rizoneide Negreiros de Araújo **

CONSIDERAÇÕES FINAISO uso indiscriminado de benzodiazepínicos é um problema de escala mundial que tem promovido diversos efeitos colaterais, além de sobrecarregar financeiramente o sistema de saúde. Atenta-se, atualmente, para a terapia não farmacológica da insônia, obtendo-se resultados animadores com a “Higiene do Sono”.

Os benzodiazepínicos são drogas que atuam no SNC que, quando usadas por períodos superiores a 4-6 semanas, podem levar ao desenvolvimento de tolerância, abstinência e dependência. A “Higiene do Sono”, por sua vez, é composta por orientações gerais que favorecem a sincronização biológica do ciclo sono-vigília e tem se mostrado uma importante ferramenta na abordagem da insônia.

Problema prioritário

O uso indiscriminado de benzodiazepínicos na abordagem da insônia.

Nó crítico (1)

A adoção de práticas que comprometem a qualidade do sono.

Projeto (1) Oficinas de “Higiene do Sono”.Resultados

(1)Diminuir as queixas de insônia na atenção básica, inicialmente no PSF onde atuo.

Nó crítico (2)

A medicalização da saúde por parte dos médicos

Projeto (2) Palestras com os médicos do município a fim de conscientizá-los à abordagem de forma preventiva da insônia.

Resulados (2)

Diminuir a expedição de tais fármacos pela “Farmácia de Minas”.

Nó crítico (3)

O sedentarismo.

Projeto (3) Projeto “Caminhada Itinerante”.Resultados

(3)Incentivar a criação de grupos de caminhadas e implementar maior adesão aos grupos de atividades físicas já instaurados no município.

* Médico PSF Lages

[email protected] Prefeitura de Belo Vale/MG

** Orientadora

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA