a oit e os trabalhadores - cplp.org participação dos trabalhadores na produção e salvaguarda dos...

16
ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARA OS TRABALHADORES (ACTRAV) A OIT E OS TRABALHADORES ESCRITÓRIO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Upload: vuthuy

Post on 20-Dec-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESCRITÓRIO DAS ACTIVIDADES PARAOS TRABALHADORES (ACTRAV)

A OIT E OS TRABALHADORES

ESCRITÓRIO

INTERNACIONAL

DO TRABALHO

SUMÁRIOSUMÁRIOSUMÁRIOSUMÁRIOSUMÁRIO

UM MUNDO EM PLENA MUDANÇA

A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

COMO FUNCIONA A OIT?

A POLÍTICA DE ASSOCIAÇÃO ACTIVA

ESCRITÓRIO PARA AS ACTIVIDADESDOS TRABALHADORES (ACTRAV)

SERVIÇOS QUE ACTRAV PROPORCIONAAS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS

- 2 -

O MUNDO EM PLENA MUDANÇA

A nossa época é caracterizada pelas mudanças massivas emtodos os âmbitos de actividade humana. As transformaçõespolíticas radicais são compostas pelo progresso científico etecnológico, a internacionalização das economias, os processosde abertura económica, a transnacionalização do investimento,a emergência da produção mundial e as redes de informação emaior mudança nas estruturas sociais. A globalizaçãoeconómica e a abertura dos mercados, realiza-se em caminhosdiferentes e numa velocidade espantosa que é confirmada pelasestatísticas sobre o crescimento do comércio internacional.Estas mudanças profundas insidem particularmente noemprego, condições de trabalho, salários e nas própriasestruturas das Organizações Sindicais.

Estas mudanças implicam desafios múltiplos não só com orespeito a eficiências das políticas económicas e o desempenhomacro-económico mas também aos sistemas democráticos eequitativos das relações de trabalho que encorajam aparticipação dos trabalhadores na produção e salvaguarda dosdireitos dos trabalhadores e dos princípios consagrados nosinstrumentos internacionais do trabalho com vista a promovera justiça social. Esta publicação é uma apresentação breve doesforço da OIT para apoiar as Organizações Sindicais frente aestes desafios.

- 3 -

A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

A Organização Internacional do Trabalho foi criada em 1919 nofim da Primeira Guerra Mundial, para melhorar a sorte dostrabalhadores e contribuir para a causa da justiça social emtodo o mundo. Para permitir cumprir estes objectivos, a OITadoptou uma estrutura tripartida. Desde 30 de Junho de 1998a Organização reúne representantes dos governos,empregadores e trabalhadores dos 174 países. Ambas partestêm uma tarefa de decidir as medidas adequadas para alcançareste objectivo dual.

- 4 -

COMO FUNCIONA A OIT?

A Conferência Internacional do Trabalho reúne anualmente e éum forum internacional que discute os problemas laborais e sociaisdo mundo inteiro, estabelece normas internacionais mínimas dotrabalho e define políticas gerais da Organização. Em cada doisanos a Conferência adopta o Programa e Orçamento bienal daOIT que é financiado pelos Estados Membros.

Cada Estado Membro tem o direito de enviar quatro delegados aConferência: dois delegados do governo, um delegado dos

empregadores e um delegado dostrabalhadores, que podem participar nosdebates e votar com toda independência.

A OIT é a única Organização Inter-nacional em que os representantes dosempregadores e trabalhadores - os“parceiros sociais” da vida económica -participam em pé de igualdade com osgovernos na formulação das políticas eprogramas.

A OIT preconiza a prática do tripartismoem cada Estado Membro e promove um“diálogo social” em que as OrganizaçõesSindicais e dos empregadores participamna formulação e implementação das

políticas nos planos económicos e sociais.

No intervalo entre as Conferências, as actividades da OIT sãodirigidas pelo Conselho de Administração (composto por 56membros titulares, 28 membros governamentais, 14 membros dosempregadores e 14 membros dos trabalhadores).

- 5 -

COMO FUNCIONA A OIT?

Localizado em Genebra, o Bureau Internacional do Trabalho éo Secretariado da Organização e também serve como Sedeoperativo e centro da pesquisa e publicações. A administraçãoe gestão estão descentralizadas, distribuídas em SedesRegionais, áreas ou Sedes ramais em mais de 40 Países.

Os assuntos concernentes ao desenvolvimento de aspectoslaborais e sociais dos sectores económicos específicos, sãoexaminados em reuniões sectoriais Bi-partidas e Tri-partidas.Comissões de peritos analisam e elaboram directivas sobretais assuntos como a formação profissional e perfeiçoamentodas habilidades de gestão, higiene e segurança, relações detrabalho e os problemas particulares dos jovens trabalhadorese mulheres trabalhadoras.

A OIT também realiza reuniões periódicas regionais para discutiros assuntos de interesse específico das regiões.

- 6 -

Quatro Organizações Sindicais Internacionais têm estatutopermanente na OIT e tomam parte activa nas suas actividades.Essas Organizações são: A Confederação Internacional dosSindicatos Livres (CISL), a Confederação Mundial do Trabalho(CMT), a Federação Sindical Mundial (FSM) e a Organizaçãoda Unidade Sindical Africana (OUSA).

- 7 -

A POLÍTICA DE ASSOCIAÇÃO ACTIVA

A política de associação activa da OIT foi lançada em 1994com o objectivo de trazer a OIT mais perto dos seus mandatáriostripartidos com os Estados membros e alcançar maior coerênciae igualdade na prestação dos serviços técnicos na execuçãodos objectivos e mandatos da Organização. O elemento cru-cial desta política foi o estabelecimento das 16 equipasmultidisciplinares nas regiões para permitir a OIT respondercom prontidão as solicitações pela assistência técnica da partedas constituentes tripartidas.

Uma assistência especial é oferecida aos Sindicatos no quadroda política de associação activa. A prioridade é dada naassessoria e assistência técnica relativa a implementação dasnormas internacionais do trabalho, em particular dasConvenções fundamentais da OIT sobre os direitos básicoshumanos. Especialistas nas actividades para os trabalhadorestêm sido destacados nas equipas multidisciplinares. As suasresponsabilidades específicas são: promover a participação dasOrganizações Sindicais nas actividades da OIT com especialênfase sobre, os instrumentos internacionais de trabalho,ajustamento estrutural, privatizações, trabalho de menores,tripartismo, contrato colectivo,

- 8 -

emprego e desemprego, desenvolvimento dos recursoshumanos, migração, o meio ambiente de trabalho, SegurançaSocial, saude no trabalho e questões relativas ao género. Elestambém tentam assegurar que os projectos e programas daOIT respondam efectivamente aos anseios das OrganizaçõesSindicais.

- 9 -

ESCRITÓRIO PARA AS ACTIVIDADESDOS TRABALHADORES (ACTRAV)

O Escritório para as Actividades dos Trabalhadores é umaunidade especializada da OIT. A sua função consiste em manteras relações estreitas com as Organizações Sindicais emdiferentes Países, para colocar os recursos da OIT e informandopermanentemente à Sede Internacional do Trabalho dasprioridades, interesses e pontos de vista do movimento sindicale opiniões com vista assegurar que um conjunto de actividadesda Organização respondam a estas preocupações. Para essafinalidade, ele coordena todas as actividades da OITrelacionadas com as Organizações sindicais tanto na Sedecomo no terreno, comprindo um papel essencial, osespecialistas em actividade com os trabalhadores e emeducação operária.

ACTRAV promove como prioridade:

* o desenvolvimento e fortalecimento das OrganizaçõesSindicais representativas, independentes edemocráticas;

* o fortalecimento da capacidade das OrganizacõesSindicais para participar na tomada de decisão nasesferas jurídica, económica e social e nos diferentesníveis de negociação e concertação. Que osProgramas e Projectos da OIT, tenham em conta asnecessidades das Organizações Sindicais.

* a participação activa dos sindicatos nas actividadesda OIT.

- 10 -

O Escritório para as actividades dos trabalhadores cultiva,fortalece e desenvolve as relações entre a OIT, e asOrganizações Sindicais ao nível nacional, regional, sectorial einternacional. Facilita a assistência técnica aos delegados dostrabalhadores que participam na Conferência Internacional doTrabalho, no Conselho de Administração da OIT e nas reuniõesregionais e sectoriais.

Serve de êlo de ligação entre as Organizações Sindicais e osserviços técnicos da OIT e trabalha em estreita relação com asConfederações e estruturas sindicais nacionais e internacionais.

- 11 -

ESCRITÓRIO PARA AS ACTIVIDADESDOS TRABALHADORES (ACTRAV)

Entre as diversas tarefas levadas a cabo pelo escritório paraas Actividades dos Trabalhadores destaca-se a assistênciatécnica aos Órgãos Sindicais através dos serviços consultivose formação nos seminários, simpósio, mesas redondas, cursossobre vários temas, como sejam:

* intrumentos internacionais do trabalho e a legislação;

* relações industriais e negociação colectiva;

* políticas do emprego;

* segurança social;

* higiene e segurança e meio ambiente de trabalho;

* oportunidade igual e a luta contra a discriminação;

* métodos modernos de formação e aprendizagem adistância;

* administração e gestão sindical.

- 12 -

SERVIÇOS QUE ACTRAV PROPORCIONAAS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS

DOIS SERVIÇOS PERMANENTES DE INFORMAÇÃO

* A revista trimestral intitulada “Educação Operária”,publicada em Espanhol, Francês e Inglês, dedicada asanálises multidisciplinares dos tópicos de interessepara o mundo do trabalho;

* A página internet da ACTRAV providenciandoinformações e análises próprias das actividades comas organizações Sindicais.

- 13 -

SERVIÇOS QUE ACTRAV PROPORCIONAAS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS

PUBLICAÇÕES:

Estas contém análises dos temas de actualidade, sob formade livros, manuais, relatórios, módulos, guias, audio-visuais emateriais electrónicos. Uma brochura publicada em Inglês,Frances e Espanhol, contem a lista das publicações. Ainformação pode também ser obtida na página de INTERNET.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

* directamente por meio dos programas de assistênciade cooperação e projectos e também por meio dosespecialistas da OIT;

* ligação com os doadores internacionais,

* bolsas e viagens de estudo.

- 14 -

PESQUISA:

* concernente ao mundo de trabalho em geral;

* destinadas especificamente aos sindicalistas.

FORMAÇÃO:

* directa através de cursos, seminários, colóquios,conferências nacionais, sub-regionais, regionais einternacionais;

* aprendizagem a distância, através dos cursosespecialmente destinados para ser utilizados comajuda de computador;

* no Centro Internacional de Formação da OIT emTurin.

ESPECIALISTAS NAS ACTIVIDADES DOSTRABALHADORES E FORMAÇÃO OPERÁRIA ATRAVÉSDAS DIFERENTES REGIÕES DO MUNDO.O PESSOAL PROFISSIONAL DE ACTRAV NAS SEDES.

PÁGINA INTERNET DE ACTRAV:http://www.ilo.org/actrav

- 15 -

OIT

Bureau para as actividades dos Trabalhadores - ACTRAV

Sede Internacional do TrabalhoCH-1211 Genebra, SuíçaTelefone: 41-22-799-6111Fax: 41-22-799-6750E-mail: [email protected]://www.ilo.org/actrav

FLEMMING SORENSENConselheiro Chefe TécnicoMaputo, Moçambique, 2000