a nuvem a nu+

7
JORNAL EXPRESSO SEGUNDA, 1 de Setembro de 2014 A nuvem a nu Privacidade violada, celebridades expostas, nus integrais, sexo explícito, fotos na Internet de onde nunca mais sairão. Isto pode acontecer-lhe a si? TEXTO PEDRO OLIVEIRA e PEDRO SANTOS GUERREIRO Não é a primeira vez. Não vai ser a última. Ontem à noite algumas celebridades norte- americanas viram a privacidade devassada depois de um pirata informático (“hacker”) ter, alegadamente, entrado no sistema iCloud, da Apple, roubado fotos das celebridades nuas e colocado na Internet, onde se espalharam velozmente. Pode acontecer a qualquer um de nós? “As celebridades são pessoas como nós até que já não o são, até que uma intrusão envolve o corpo da mulher célebre, em poses íntimas, espalhadas por toda a Internet para deleite e deboche e debate”, escrevia esta manhã Roxane Gay no The Guardian. Jennifer Lawrence assumiu, através de um representante, a autenticidade das fotos, informando que vai processar judicialmente os autores do roubo e os sítios que reproduzirem as fotografias. Além de Lawrence, também Kate Upton, Victoria Justice, Lea Michele, Kirsten Dunst ou Mary Elizabeth Winstead se encontram entre as celebridades a quem terão roubado fotografias, que terão sido tiradas com os seus próprios telemóveis. Ainda não se sabe como é que o hacker atuou para entrar dentro de um serviço de alojamento na nuvem que é, supostamente, dos mais utilizados e mais seguros. Afinal, é o no iCloud que milhões de utilizadores de dispositivos da Apple fazem, ou deviam fazer, as cópias de segurança dos seus ficheiros. Aliás, é preciso reforçar que as fotos podem nem ter sido obtidas a partir deste serviço. Até ao início da tarde, a Apple ainda não tinha sequer confirmado o ataque.

Upload: jjcosta

Post on 26-Dec-2015

17 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Artigo sobre privacidade e internet

TRANSCRIPT

Page 1: A nuvem a nu+

JORNAL EXPRESSO SEGUNDA, 1 de Setembro de 2014!

A nuvem a nu!!Privacidade violada, celebridades expostas, nus integrais, sexo explícito, fotos na Internet de onde nunca mais sairão. Isto pode acontecer-lhe a si?!!TEXTO PEDRO OLIVEIRA e PEDRO SANTOS GUERREIRO!!Não é a primeira vez. Não vai ser a última. Ontem à noite algumas celebridades norte-americanas viram a privacidade devassada depois de um pirata informático (“hacker”) ter, alegadamente, entrado no sistema iCloud, da Apple, roubado fotos das celebridades nuas e colocado na Internet, onde se espalharam velozmente. Pode acontecer a qualquer um de nós?!!“As celebridades são pessoas como nós até que já não o são, até que uma intrusão envolve o corpo da mulher célebre, em poses íntimas, espalhadas por toda a Internet para deleite e deboche e debate”, escrevia esta manhã Roxane Gay no The Guardian. Jennifer Lawrence assumiu, através de um representante, a autenticidade das fotos, informando que vai processar judicialmente os autores do roubo e os sítios que reproduzirem as fotografias. Além de Lawrence, também Kate Upton, Victoria Justice, Lea Michele, Kirsten Dunst ou Mary Elizabeth Winstead se encontram entre as celebridades a quem terão roubado fotografias, que terão sido tiradas com os seus próprios telemóveis.!!Ainda não se sabe como é que o hacker atuou para entrar dentro de um serviço de alojamento na nuvem que é, supostamente, dos mais utilizados e mais seguros. Afinal, é o no iCloud que milhões de utilizadores de dispositivos da Apple fazem, ou deviam fazer, as cópias de segurança dos seus ficheiros. Aliás, é preciso reforçar que as fotos podem nem ter sido obtidas a partir deste serviço. Até ao início da tarde, a Apple ainda não tinha sequer confirmado o ataque.!!

Page 2: A nuvem a nu+

!O que sabemos é que centenas de fotos íntimas (nus, seminus, imagens de sexo explícito) de celebridades femininas estão a fazer furor na Internet, o que levantou imediatamente a polémica sobre a exposição das celebridades, a sofreguidão de quem as observa mas também sobre a segurança dos sistemas informáticos. Ainda no The Guardian, Van Badham titulava um artigo hoje com uma frase inequívoca: “Se você carregar nas fotos de Jennifer Lawrence nua, você está a perpetuar o seu abuso”. Olhando para a partilha das imagens, muita gente não se importou com isso. “É um ato de violação sexual”, prosseguiu Van Badha, “e merece o mesmo castigo social e legal conhecido para

perseguidores e outros predadores sexuais”. Dezenas de celebridades “aprenderam numa noite que até os seus próprios telemóveis foram recrutados para a vigilância contra eles”, conclui a colunista.!!Uma vez disponíveis online, as fotos tornaram-se virais: “Meios sociais enlouquecem com fuga massiva de fotografias de celebridades nuas”, escrevia hoje o site “Mashable”. Por mais que as fotografias sejam apagadas de sites, é impossível fazê-las desaparecer da rede, onde vão sendo partilhadas por pessoas que as descarregaram para os seus próprios computadores. Assim é com roubos anteriores de fotografias: quando em 2012 fotografias de Scarlett Johansson foram roubadas e colocadas online, o “hacker” foi condenado a dez anos de prisão, uma sentença histórica.!

Page 3: A nuvem a nu+

Telemóveis particulares, fotos íntimas, amores privados – devassa pública. Até que ponto os serviços de alojamento de dados na nuvem devem ser usados para guardar este tipo de conteúdo?!! !O ELO MAIS FRACO!Guardar os seus ficheiros na Web tem várias vantagens. Pode aceder-lhes a partir de qualquer dispositivo (desde que exista acesso à Internet) e, por exemplo, é uma boa forma de garantir que os seus dados estão em segurança caso aconteça alguma coisa ao suporte físico onde os tem guardados – o disco do computador, por exemplo. É preciso não esquecer que fazer uma cópia de segurança implica a existência de dois ficheiros: o original (que pode estar guardado em casa) e a cópia (que pode estar na Nuvem).!!Há muitos serviços que permitem guardar os ficheiros na Internet. Dropbox, OneDrive (da Microsoft), Drive (da Google) ou o iCloud (da Apple) são dos mais conhecidos. Atraem milhões de utilizadores que confiam nestes servidores como guardiões dos dados o que faz deles verdadeiros ímanes de hackers.!!

� !!Para os piratas, entrar num destes repositórios é quase como ganhar o Euromilhões. Só de pensarem no que podem fazer com a informação roubada a empresas e a particulares: Chantagem, tráfico de informação (e de interesses), danos morais… é todo um manancial de hipóteses que deixam os hackers a salivar.!!!NADA É 100% SEGURO !Ao contrário do que possa pensar-se, estes serviços de armazenamento não são 100% seguros. Aliás, em tecnologia, nada o é. Mas neste caso, entrar num serviço até pode ser mais simples do que parece.!

Page 4: A nuvem a nu+

!Já pensou que se lhe roubarem o smartphone Android podem ter acesso direto ao seu Drive? Nem é preciso colocar uma palavra-passe. Basta abrir a app. O mesmo se passa com a Dropbox ou com, por exemplo, o OneDrive. Ou seja, com o seu telefone na mão,os ladrões ganham acesso imediato às suas fotos, vídeos e documentos guardados nestas redes. Simples.!!Aliás, por mais seguros que sejam os sistemas na Nuvem (e são) a verdade é que estão todos baseados numa primeira barreira de proteção, de acesso, que está longe de ser eficaz.!!A velha palavra-passe continua a ser a chave principal para esta porta. E, claro, se alguém lhe roubar a chave fica com a porta escancarada. Não é complicado fazer uma password complexa, no entanto, os utilizadores são demasiado preguiçosos para o fazer. A maioria opta por coisas como “1234567” ou elementos que misturam o nome e a data de nascimento.!!Pior, quantos é que usam a mesma palavra-passe para vários serviços? Muitos. Ou seja, basta roubar a password para entrar em tudo.!

NÃO, VOCÊ NÃO É UMA CELEBRIDADE!!Há outro fator que deve ter em conta. Ao contrário das celebridades que, assim que há um roubo de dados, recebem toda a colaboração das empresas e das autoridades, no seu caso é bem provável que se estiver a usar um serviço gratuito de alojamento na Nuvem ninguém lhe passe cartão. Por isso, não espere grande colaboração. Ou seja, se fotos suas aparecerem na

Page 5: A nuvem a nu+

Internet não esteja à espera que o Facebook ou o Twitter suspendam as contas que estejam a propagar essa informação.!!A lição a tirar neste caso (e em todos os outros passados e futuros sobre a mesma temática) é que há conteúdos que não deve, nunca, guardar online. Ponto final. Tire as suas fotos “artísticas” e guarde-as num computador (ou acessório) que não esteja ligado à Internet. Caso seja impossível, utilize ferramentas de encriptação e palavras-passe fortes para proteger esses dados.!!Já agora, enquanto não se sabe se este roubo de dados veio do iCloud… vá até ao serviço da Apple e retire de lá as fotos, vídeos e documentos que não quer que se tornem públicos. Fica o aviso.!!REGRAS BÁSICAS PARA USAR UM SERVIÇO DE ALOJAMENTO NA NUVEM!

! !Se usa uma conta na Nuvem, deve seguir alguns cuidados.!!PALAVRA-PASSE FORTE!É a chave que dá acesso ao serviço e, consequentemente, aos seus dados. Não facilite. Faça uma chave longa e que misture carateres. Por exemplo, algo que tenha oito carateres (mínimo), letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos que existam no teclado do computador. Um mix destes componentes deve gerar algo que não se assemelhe a uma palavra. Ou seja, a palavra-passe não deve ser: SLB4ever. Mas já pode ser SlB_4e!!

Page 6: A nuvem a nu+

!ONDE A GUARDO?!É um desafio. Afinal, como recordar uma palavra-passe complexa se não a escrever algures? O conselho que lhe deixamos é que crie uma mnemónica. Por exemplo: A minha praia favorita é a Ericeira. Pode dar algo deste género: Pr@faV3_Ra. Se os auxiliares de memória não funcionam consigo, registe a palavra num documento e nunca, mas nunca, escreva algo como “password iPad” ou, por exemplo “palavra-chave” no nome desse ficheiro.!!VARIE!!Nunca deve utilizar a mesma palavra-passe e o mesmo nome de utilizador em diferentes serviços Web. Tenha uma password para a sua conta de email, outra para o serviço onde guarda as fotos (e outros dados) e uma outra para os sites que consulta. Faça o mesmo para a conta de email. Por exemplo, pode usar o Gmail para determinados sites e a sua conta de Outlook para outros. Desta forma, se um dos serviços for comprometido, os seus dados de acesso continuam seguros.!!MUDANÇA PERMANENTE!Não deve manter os mesmos dados de acesso a um serviço mais do que seis meses. Ou seja, deve alterar a palavra-passe duas vez por ano. Pelo menos. Não se esqueça que há serviços que estão comprometidos (o eBay esteve dois meses à mercê dos hackers antes da falha de segurança ser descoberta) durante algum tempo sem que os administradores tenham conhecimento.!!DISPOSITIVOS MÓVEIS!Os serviços Nuvem mais populares têm apps para dispositivos móveis. Isto significa que pode tirar uma foto com o telefone e ela passa automaticamente para o armazenamento na Internet. No entanto, essas apps não vêm, por definição, protegidas por password. Quer isto dizer que, depois da configuração inicial, só tem de as abrir para aceder aos ficheiros guardados remotamente. Há duas coisas a fazer. Primeiro, o seu telefone/tablet deve estar sempre

Page 7: A nuvem a nu+

bloqueado por palavra-passe (a tal complexa). Segundo, deve definir, nessas apps, sempre que possível, que o acesso ao serviço carece sempre da colocação da password. Se o seu dispositivo for roubado, os ladrões vão ter mais dificuldade em aceder a esses dados.!!BOM SENSO!A Nuvem permite-lhe armazenar todo o tipo de dados. Mas não se esqueça que estes repositórios (devido ao elevado número de utilizadores e densidade de informação) são muito apetecíveis aos hackers. Tenha cuidado com a informação que armazena, principalmente em serviços gratuitos. A informação mais sensível deve manter-se guardada em dispositivos que não têm acesso à Internet. Os dados devem ser encriptados (codificados) e deve utilizar-se uma palavra-passe forte para proteger o seu acesso.!!JORNAL EXPRESSO SEGUNDA, 1 de Setembro de 2014!