a importância da tutoria na educação a distância 109 educação a distância batatais v. 6 n. 1...

14
109 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André Nogueira MENDES 1 Resumo: O papel do tutor na EaD é muito importante, pois ele é responsável pelo desenvolvimento da autonomia e do aprendizado dos alunos. Ele não pode ser aquele que deposita o conhecimento nos alunos, mas o que estimula neles a autonomia e a capacidade de aprender. O tutor é mediador, pois ele estará não só tirando dúvidas, como auxiliando os alunos na organização do seu tempo e espaço de aprendizagem, criando pontes entre o aprendizado de sala de aula e o ambiente da EaD. O tutor orientará os alunos na utilização do material, tornan- do possível o desenvolvimento da aprendizagem. Ao adquirir a habilidade de organizar seu tempo e espaço para o estudo e a utilização dos materiais, o aluno adquirirá autonomia para o estudo, o que não significa ser só, mas ser capaz de interagir para ampliar e compartilhar conhecimentos e tirar suas dúvidas, desen- volvendo de forma ampla seu aprendizado. Palavras-chave: Sistemas de Tutoria. Educação a Distância. Mediação. Cons- trução do Conhecimento. Autonomia. 1 André Nogueira Mendes. Professor/pedagogo, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (LANTE/UFF), professor do 1º segmento (Colégio Pedro II), professor tutor da disciplina Movimentos Sociais e Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade a distância (UNIRIO/CEDERJ/UAB) e orientador de trabalhos de conclusão de curso. E-mail: <[email protected]>.

Upload: others

Post on 05-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

109

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

A importância da tutoria na Educação a Distância

André Nogueira MENDES1

Resumo: O papel do tutor na EaD é muito importante, pois ele é responsável pelo desenvolvimento da autonomia e do aprendizado dos alunos. Ele não pode ser aquele que deposita o conhecimento nos alunos, mas o que estimula neles a autonomia e a capacidade de aprender. O tutor é mediador, pois ele estará não só tirando dúvidas, como auxiliando os alunos na organização do seu tempo e espaço de aprendizagem, criando pontes entre o aprendizado de sala de aula e o ambiente da EaD. O tutor orientará os alunos na utilização do material, tornan-do possível o desenvolvimento da aprendizagem. Ao adquirir a habilidade de organizar seu tempo e espaço para o estudo e a utilização dos materiais, o aluno adquirirá autonomia para o estudo, o que não significa ser só, mas ser capaz de interagir para ampliar e compartilhar conhecimentos e tirar suas dúvidas, desen-volvendo de forma ampla seu aprendizado.

Palavras-chave: Sistemas de Tutoria. Educação a Distância. Mediação. Cons-trução do Conhecimento. Autonomia.

1 André Nogueira Mendes. Professor/pedagogo, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (LANTE/UFF), professor do 1º segmento (Colégio Pedro II), professor tutor da disciplina Movimentos Sociais e Educação do curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade a distância (UNIRIO/CEDERJ/UAB) e orientador de trabalhos de conclusão de curso. E-mail: <[email protected]>.

Page 2: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

110

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

The importance of tutoring in distance education

André Nogueira MENDES

Abstract: The tutor’s role in distance education is very important as it is responsible for the development of autonomy and student learning. It can not be one that puts knowledge in the students, but which stimulates the same autonomy and ability to learn. The tutor is the mediator, as it will not only be answering questions such as assisting students in the organization of time and space for learning, creating bridges between classroom learning and the distance learning environment. The tutor will guide students in the use of the material development of learning making it possible. By acquiring the ability to organize your time and space for study and use of materials, students will acquire autonomy for the study, which means not only, but it is able to interact to expand and share knowledge and get your questions answered, developing extensive their learning way.

Keywords: Tutoria Systems. Distance Education. Mediation. Knowledge Construction. Autonomy.

Page 3: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

111

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

1. A TUTORIA NA EAD

Ter autonomia nos estudos é, na EaD, um requisito muito im-portante. No entanto, estudar a distância não deve ser sinônimo de abandono e solidão. Contar com a ajuda de um tutor para superar eventuais dificuldades, para ajudar na organização dos estudos, na interação com outros estudantes, na pesquisa e no uso adequado dos ambientes virtuais de aprendizagem pode ser fundamental para a continuidade e progresso dos alunos no curso.

O tutor, mais do que um profundo conhecedor do assunto, deve ser um especialista em estimular pessoas a superar dificulda-des e limites. Uma boa tutoria é um dos ingredientes essenciais para um curso de qualidade em EaD, daí a sua grande importância.

2. O PAPEL DO TUTOR COMO MEDIADOR

Em se tratando de EaD, sabemos que o papel do tutor e, res-pectivamente, do aluno, são de extrema importância para que a aprendizagem aconteça de forma satisfatória, uma vez que é por meio do diálogo – seja ele virtual e/ou presencial – que o processo ensino-aprendizagem ocorre com sucesso.

Segundo Carvalho (2007, p. 6):O tutor é aquele que atende diretamente o aluno orientan-do-o e auxiliando-o na organização do tempo-espaço de aprendizagem, tirando dúvidas, isto é, aquele que repre-sentará – na visão do aluno de EAD – o ponto de equilíbrio na sua aprendizagem, onde é fundamental seu acompanha-mento durante todo esse processo formador”.

Segundo Silva (2010, n.p.):No ambiente online o professor terá que modificar sua ve-lha postura, inclusive para não subutilizar a disposição à interatividade própria do digital online. No lugar da me-morização e da transmissão centradas no seu falar-ditar, o professor propõe a aprendizagem aos estudantes modelan-do os domínios do conhecimento como espaços abertos à navegação, manipulação, colaboração e criação.

Page 4: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

112

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

Na EaD, o papel do professor-tutor modifica-se, uma vez que este passa a ser apenas mediador da aprendizagem, abandonando a antiga postura central do processo. Anteriormente, apenas se trans-mitia conteúdos e conhecimentos por meio de memorizações, sem a participação ativa do aluno, já nessa nova modalidade de ensino, o princípio do processo é cooperação e interação constantes. No entanto, para haver essa cooperação e interação, é necessário que o aluno busque sempre seu tutor para solucionar suas eventuais dú-vidas sobre determinando conteúdo aplicado, e como nos coloca Levy (2010, p.171) “[...] o docente torna-se um animador da inteli-gência coletiva dos grupos dos quais se encarregou, sendo que sua atividade terá como centro o acompanhamento e o gerenciamento dos aprendizados individuais”.

Os alunos devem, ao adentrarem em um curso EaD, saber distinguir os diferentes papéis assumidos pelos educadores, adqui-rindo uma postura mais independente para a sua aprendizagem. Nessa modalidade, temos o conteudista, que é um dos principais responsáveis pela escrita do material de estudo, e o tutor, que inte-rage constantemente com os alunos.

Atualmente, o tutor exerce diferentes funções e lhe é exi-gido que seja qualificado para tal, que seja capaz de suprir as necessidades, dúvidas variadas dos alunos que estão sob sua responsabilidade. Um profissional que ao emitir um conceito de valor sobre os que o cercam, e sabendo utilizar positivamente estes conceitos, concorre para uma educa-ção de melhor qualidade, posto que, ao conhecer, ao estar próximo, ao criar um vínculo afetivo com seus alunos, per-mite uma troca constante, além de ser a pessoa que o aluno vai ter uma melhor empatia (TEIXEIRA, 2008, p. 4-5).

O tutor, durante sua atuação em um curso EaD, ensina e aprende pela interação com seus alunos, tendo a responsabilidade de conceituá-los sobre os valores que os cercam, formando-os para alcançar uma educação de qualidade e tendo a consciência de que é por meio do diálogo e do vínculo afetivo que se cria essa interação, que seu trabalho será ainda mais valorizado, passando a ser vis-to tanto com orientador quanto companheiro do processo ensino--aprendizagem. Contudo, é preciso destacar que a interação com os alunos deve centrar-se na construção do saber, onde o tutor atuará

Page 5: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

113

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

como mediador do planejamento e execução do trabalho, auxilian-do no que for necessário e mostrando qual é o melhor caminho para facilitar sua aprendizagem.

Carvalho (2007, p. 8) mostra que:O papel deste professor, chamado de tutor ou mediador, é estabelecer uma ponte entre a aprendizagem semi- -presencial e a aprendizagem realizada com diferentes mídias (vídeo, ambiente virtual, CD-ROM, etc.), ou seja, encaminhar o aluno fazendo-o desenvolver habilidades para realizar as tarefas em contato virtuais com outros e, principalmente, para saber flexibilizar seu tempo para compreender, enfim, qual a melhor forma de avançar em sua própria aprendizagem.

Portanto, cabe ao aluno – com a mediação do tutor – saber desenvolver seu papel na EaD, de pesquisador reflexivo, para cons-truir sua aprendizagem autônoma, vendo no tutor a figura central para seu pleno desenvolvimento, enquanto aluno de Educação a Distância.

As atuais tendências pedagógicas dirigem-se com muito acerto à concepção de uma nova atitude docente, em que o professor é visto como facilitador em um processo. A sociedade contemporânea tem como premissa fundamen-tal conceder uma grande importância à atividade do aluno como sujeito, para que se forme e se desenvolva em toda a sua potencialidade sob a direção segura de um professor capacitado, por meio de um processo dialógico que tem lugar em um meio cooperativo onde todos têm direito a voz (NOGUEIRA, 2002, p. 78).

O aluno assume uma postura mais independente, vendo no tutor um apoio para superação de obstáculos que eventualmente o impeçam de seguir em frente, pois, na EaD, ele não será um mero receptor de conhecimentos previamente estabelecidos, e sim um construtor do seu próprio conhecimento, tornando-se ativo no pro-cesso.

Nesse processo de construção do conhecimento, o papel do tutor como mediador torna-se fundamental e a troca entre professo-res e alunos é extremamente enriquecedora.

Page 6: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

114

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

Para Moran (2007, p. 100), “as universidades e os professores precisam organizar atividades integradoras da prática com a teoria, do compreender com o vivenciar, do fazer e do refletir de forma sistemática.”. Isso possibilitará uma aprendizagem mais dinâmica, viva e significativa durante todo o curso.

3. AUTONOMIA DO ALUNO

O aluno que ingressa em um determinado curso EaD deve assumir uma nova postura para que obtenha sucesso no final do curso; deve ser ativo, criativo, autônomo e o responsável da sua própria aprendizagem. É ele quem administrará e flexibilizará seu tempo para realizar as tarefas, cumprindo os objetivos propostos pelo curso ao qual pertence.

Para Belloni (2006, p. 42), “[...] na aprendizagem autônoma o estudante não é objeto ou produto, mas sujeito ativo que realiza sua própria aprendizagem”.

A autonomia é uma característica que todo aluno de EaD deve desenvolver durante o curso em que está inserido, onde ele é o sujeito disseminador e participativo do processo ensino aprendizado proposto pelo curso EaD.

Nobre (2005, p. 10) aponta que:A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si é processo, vir a ser. Não ocorre em data marcada. É nes-se sentido que uma pedagogia da autonomia tem que ser centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade, vale dizer em experiências respeitosas de liberdade.

Adquirir autonomia não é uma tarefa fácil, pois não são todos os alunos que se adaptam com facilidade a essa nova modalidade de ensino, o que causa, na maioria das vezes, um quantitativo muito grande de desistência e afastamento do curso. É preciso, pois, que os alunos aprendam, prioritariamente, administrar seu tempo para estudar as aulas preestabelecidas, resolvendo com responsabilida-de as tarefas propostas, tentando atingir os objetivos propostos por cada conteúdo aplicado.

Page 7: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

115

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

Segundo Dotta e Giordan (2007, p. 4), “[...] os processos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal não são dois processos independentes, nem são um mesmo processo; mas existem entre eles relações complexas”. São essas relações que darão o impulso necessário para a aprendizagem dos alunos, pois os levarão a uma necessária autonomia para a construção do próprio conhecimento, por meio da relação que estabelece com os pares envolvidos no processo de aprendizagem coletiva.

A autonomia do aluno, tão valorizada nessa modalidade de ensino, dificulta o desenvolvimento de processos inte-rativos, já que é mais fácil e mais rápido trabalhar indi-vidualmente. Entretanto, tanto as tendências do mercado globalizado como os paradigmas educacionais emergentes apontam para a necessidade de incentivar os processos de interação (REIS, 2000, p. 6).

Na EaD, a autonomia do aluno é um fator relevante para seu desenvolvimento durante o curso; mas esta não deve atrapalhar sua capacidade de interagir com os outros. Aliás, a busca dessa da au-tonomia no processo de aprendizagem é muito importante para o aluno, inclusive para a sua vida.

Por isso, é fundamental que essa conduta/postura seja ampla-mente incentivada desde o início do curso. Até mesmo em relação ao domínio da tecnologia, uma vez que ela é facilitadora para o aluno da EaD, e, muitas vezes, ele entra em um curso a distância sem ter os conhecimentos básicos para fazer uso das ferramentas disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem.

Um dos traços fortes, distintivos e centrais dessa modali-dade é a capacidade de se organizar para melhor viabili-zar ao aprendiz a construção de sua autoformação, de sua autonomia no processo de aprendizagem. Cabe, portanto, adotar outras estratégias que visem despertar os estudan-tes para a necessidade de estarem efetivando suas ativida-des, estruturando seu tempo de estudo, adotando compe-tências de desenvolver sua independência e ação (PRETI, 2000, p. 117).

Saber organizar seu estudo é um fator de extrema importância para alunos da EaD. O aluno que assim agir, durante todo o curso, desenvolverá sua capacidade de aprender autonomamente, cons-

Page 8: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

116

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

truindo seus próprios conhecimentos e consequentemente sua au-toformação, procurando um ensino mais adequado à sua realidade.

Enfim, a busca da autonomia em EaD deve ser pensada como uma forma de promover a liberdade e a independência dos alunos, podendo eles próprios definirem a melhor forma de se construir e aprofundar os conhecimentos, estabelecendo-os a partir de sua rea-lidade. O aluno deve lembrar, porém, que ele é o sujeito e o maior responsável pela sua aprendizagem, devendo ser ativo, crítico e criativo, participando de todas as atividades preestabelecidas, pois é a partir da iniciativa de expor suas ideias e opiniões que estará cooperando com a construção do conhecimento coletivo e das pró-prias habilidades em relação ao desenvolvimento da sua autonomia e do seu pensamento crítico.

Além disso, é fundamental estar sempre em contato tanto com seus tutores quanto com seus colegas de turma, para poder aprender com o outro e fazer a devida aplicação do que aprendeu em seu dia a dia para seu crescimento pessoal, podendo ser reconhecido como um grande profissional na sociedade em que vive.

4. DIRETRIZES PARA UMA TUTORIA DE QUALIDADE

Normalmente, os sistemas de tutoria são formados pelos tu-tores presenciais e pelos tutores a distância. Cada um desses dois tipos de profissionais tem seus papéis bem definidos.

A tutoria presencial tem como objetivo ajudar o estudante proveniente da educação presencial a se adequar à Educação a Dis-tância, onde é necessária participação ativa no processo de constru-ção dos conhecimentos e autonomia de aprendizagem. Esse tutor atua no polo regional, próximo ao aluno.

Os tutores a distância acompanham os estudantes em todas as disciplinas durante o curso. Essa tutoria a distância é realiza-da a partir das instituições promotoras dos cursos e são mediadas pelos ambientes virtuais de aprendizagem. Esse tutor deve ser um especialista e com bom domínio do conteúdo. Todas as disciplinas contam com pelo menos um tutor a distância, que deve atuar jun-

Page 9: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

117

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

tamente com o aluno, com o coordenador da disciplina e com os tutores presenciais.

A seguir, apresentamos algumas das principais atribuições desses tutores:

Tabela 1. Principais Atribuições dos Tutores.

TUTORIA PRESENCIAL TUTORIA A DISTÂNCIA

Participar das atividades de capacitação propostas pela Universidade.

Participar das atividades de capacitação propostas pela Universidade.

Demonstrar domínio do conteúdo específico da disciplina.

Demonstrar domínio do conteúdo específico da disciplina.

Estar presente no polo nos horários previstos.

Atender as solicitações dos alunos, sempre ajudando a encontrar a resposta,

certificando-se de que a dúvida foi sanada.

Atender e orientar os alunos que vão ao polo, individualmente ou em grupo.

Enfatizar para os alunos a necessidade de se adquirir uma autonomia de

aprendizagem.

Orientar o aluno para a metodologia da educação a distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia.

Orientar os alunos sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos

para a aprendizagem.

Familiarizar o aluno com o hábito da pesquisa, com o objetivo de aprofundar e

atualizar os conteúdos da disciplina.

Encorajar os alunos na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais,

endereços eletrônicos, bibliotecas etc.

Emitir relatório mensal de desenvolvimento de conteúdo da disciplina a ser enviado ao

coordenador da disciplina.

Comunicar-se com os alunos ausentes encorajando-os a participar das tutorias

presenciais/a distância como um auxílio no processo de aprendizagem.

Page 10: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

118

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

Conhecer a estrutura de funcionamento do polo.

Participar de encontros, videoconferência, atividades culturais e seminários

presenciais promovidos pela coordenação do curso.

Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações da disciplina e ajudar os alunos a

se manterem em dia.

Cumprir com pontualidade os horários de atendimento aos alunos pelo telefone.

Conhecer as ferramentas de apoio e orientar os estudantes para o uso das mesmas.

Oferecer oportunidades de aprendizagem através da plataforma (fórum, “chats”, construção de páginas da disciplina,

formação de grupos de estudo virtuais etc.)

Incentivar os estudantes a participarem das atividades oferecidas, tanto as presenciais

quanto as oferecidas na Plataforma.

Auxiliar o professor Coordenador de disciplina em todas as suas funções, inclusive na capacitação e apoio aos

tutores presenciais.

Discutir e esclarecer dúvidas de conteúdo. Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua disciplina na plataforma.

Corrigir as Avaliações a Distância (AD). Corrigir as Avaliações Presenciais (AP).

Participar da aplicação das Avaliações Presenciais (AP). Elaborar gabaritos sempre que solicitado.

Manter-se em comunicação permanente com o coordenador da disciplina.

Apresentar um relatório anual de atividades.

Fonte: Acervo do autor.

Page 11: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

119

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

Além do efetivo trabalho dos tutores, que orientam, possibilitam e mediam a construção do conhecimento, a postura dos alunos é extremamente importante. Seguem abaixo, alguns hábitos que estes devem ter para contribuir na obtenção do sucesso nesta modalidade de ensino.

Tabela 2. Posturas desejáveis aos alunos de EaD.HÁBITOS QUE CONTRIBUEM PARA O BOM DESEMPENHO DOS

ALUNOS DE EAD

Acessar diariamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Organizar horários de estudos para a leitura dos textos.

Manter contato com os tutores à distância pelo telefone sempre que surgir alguma dúvida ao longo das semanas. Não deixar para ligar somente nas vésperas das

avaliações.

Fazer uso das ferramentas disponíveis na Plataforma: e-mail, sala de tutoria, fórum etc.

Fazer as Avaliações a Distância (AD’s), pois elas são excelentes guias de estudo/preparação para as Avaliações Presenciais (AP’s).

Participar de todas as atividades propostas nos cronogramas.

Verificar o cronograma de disciplina e respeitar os prazos estabelecidos.

Enriquecer seus estudos, fazer comparações entre os textos, buscar novas bibliografias.

Adotar uma postura crítica e investigativa.

Fonte: Acervo do autor.

Essas tabelas foram elaboradas a partir da minha experiência de dez anos como tutor a distância (UNIRIO/CEDERJ/UAB) em um curso de Graduação em Pedagogia e com base nos estudos de

Page 12: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

120

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

alguns autores que abordam a questão da importância da tutoria para a Educação a Distância.

A partir das tabelas apresentadas, podemos concluir que um sistema de tutoria bem estruturado/organizado propiciará aos alu-nos melhores condições de aprendizagem. Além disso, observamos a importância da função docente dos tutores, fundamental na me-diação da construção do conhecimento.

Para compreender melhor os conteúdos propostos por cada disciplina, objetivando uma educação de qualidade, o aluno tem que ficar atento às atividades dialógicas/interativas do AVA (Am-biente Virtual de Aprendizagem), como fóruns e chats, participan-do o maior número possível de vezes dos mesmos.

Deve também habituar-se a procurar resolver dúvidas de con-teúdos com os professores tutores a distância, por meio dos telefo-nes 0800 ou pela sala de tutoria da plataforma do seu curso que se encontram à sua disposição.

Enfim, precisa participar ativamente das propostas das ofici-nas ou encontros disciplinares nos polos, aproveitando os debates com outros alunos e com os professores tutores presenciais.

Nesse contexto, destacamos a necessidade do aluno em ad-quirir uma postura participativa, crítica, autônoma e reflexiva, de grande importância para seu sucesso acadêmico.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O papel do tutor na EaD é de suma importância, pois ele é responsável pelo desenvolvimento da autonomia e do aprendizado dos educandos sob sua responsabilidade. Ele não pode ser aquele que deposita o conhecimento, mas o que estimula sua autonomia e a sua capacidade de aprender.

O tutor é mediador, uma vez que ele estará não só tirando dúvidas, mas também auxiliando os educandos na organização do seu tempo e espaço de aprendizagem, criando pontes entre o apren-dizado de sala de aula e o ambiente da EaD, composto de diferentes mídias. É o tutor que orientará seus alunos na utilização deste ma-

Page 13: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

121

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

terial e do seu tempo, de forma a tornar possível o desenvolvimento de sua aprendizagem.

Ao adquirir a habilidade de organizar seu tempo e espaço para estudo, o aluno adquirirá autonomia, o que não significa ser só, mas capaz de interagir para ampliar e compartilhar conhecimentos, tirar suas dúvidas, enfim, desenvolver de forma ampla seu aprendizado.

A EaD possui tutores presenciais e a distância, o que não significa que tenham papéis diferentes. Ambos têm como tare-fa estimular o aluno à pesquisa, à autonomia na aprendizagem, e orientá-lo no sentido do cumprimento de cronogramas e no estabe-lecimento de tempo para o estudo, a fim de que possa alcançar os objetivos propostos no curso.

O tutor, na EaD, tem um papel de grande relevância, uma vez que, realizando um bom trabalho com os alunos, estará contri-buindo para que estes deem continuidade aos estudos, pois alunos da EaD tendem a abandonar o curso pelo caminho devido a não adaptação ao modelo a distância.

REFERÊNCIAS

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 2006.

CARVALHO, A. B. Os múltiplos papéis do professor em Educação a Distância: uma abordagem centrada na aprendizagem. In: 18° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – EPENN. Maceió, 2007.

DOTTA, S.; GIORDAN, M. Tutoria em Educação a Distância: um processo dialógico. In: VIRTUAL EDUCA 2007 – Encontro Internacional Virtual Educa, 18 a 22 de junho de 2007. Anais... São José dos Campos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Apoio Fapesp, 2007, p. 1-15.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MORAN, J. M. A Educação que desejamos – novos desafios e como chegar lá. Campinas: Editora Papirus, 2007.

NOBRE, C. V. Dialogando com os vários atores envolvidos no processo de transição de tutoria presencial para tutoria a distância em programas de educação a distância. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/127tcf5.pdf>. Acesso em: 5 mai. 2005.

Page 14: A importância da tutoria na Educação a Distância 109 Educação a Distância Batatais v. 6 n. 1 p. 109-122 an.un. 2016 A importância da tutoria na Educação a Distância André

122

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 109-122, jan./jun. 2016

NOGUEIRA, M. L. L. Ensino Superior a Distância: possibilidades e dificuldades. Tecnologia Educacional, v. 31, p. 157-158, abr./set. 2002

PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância: significados e dimensões. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT; Brasília: Plano, 2000. p.117.

REIS, H. Modelos de tutoria no ensino a distância. 2000. Disponível em: <http://bocc.ubi.pt/pag/reis-hiliana-modelos-tutoria-no-ensino-distancia.html>. Acesso em: 8 mai. 2010.

SILVA. M. O professor online e a pedagogia da transmissão. Disponível em: <http://www.folhadirigida.com.br/professor/Cad08/ArtMarcoSilva.html>. Acesso em: 21 mar. 2010.

TEIXEIRA, M. C. A nova faceta do professor com o advento da Educação a Distância. Travessias, v. 2, p. 1-14, 2008.