a história do sindicalismo no brasil

19
A história do Sindicalismo

Upload: vinicius-soares

Post on 12-Apr-2017

815 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: A história do sindicalismo no brasil

A história do Sindicalismo

Page 2: A história do sindicalismo no brasil

O que é sindicalismo?• O Sindicalismo surgiu paralelamente

ao capitalismo, pouco tempo depois se espalhou pelo mundo.

• O objetivo principal do sindicalismo é a melhora das condições de vida da classe operária. Porém, o papel dos sindicalistas difere do dos operários, já que eles não trabalham nas fábricas e nem são ameaçados pelo desemprego. Eles são como um advogado, pois estão ali para defender os interesses dos trabalhadores. Essa condição de mediadores fez com que eles conhecessem tanto o lado capitalista quanto o lado operário.

Page 3: A história do sindicalismo no brasil

Obra “Operários”, de 1933, de Tarsila do Amaral, retrata a diversidade da classe trabalhadora brasileira.

Page 4: A história do sindicalismo no brasil

• No Brasil, o sindicalismo surgiu no final do século XIX. Os operários imigrantes que trabalhavam em diversas fábricas estavam insatisfeitos com suas condições de trabalho e então começaram a se unir para questionar e lutar pelos seus direitos, formando os primeiros sindicatos no país.

• No final da década de 70 e no decorrer da década seguinte, o sindicalismo viveu seu auge, pois o Brasil estava num momento importante: saindo do regime militar para o democrático.

Page 5: A história do sindicalismo no brasil

Charge ilustra a importância do movimento sindical.

Page 6: A história do sindicalismo no brasil

• O Sindicalismo nasce com a industrialização crescente na Europa, a partir do século XVIII.

• Nesta época, as pessoas que abandonam o campo para trabalhar nas fábricas das cidades quase não possuem direitos.

• As jornadas de trabalho chegavam a 16 horas diárias, as condições eram precárias e não havia incentivo algum, algo bastante semelhante à escravidão.

Page 7: A história do sindicalismo no brasil

Operários em Londres no século XIX. Reprodução internet.

Page 8: A história do sindicalismo no brasil

• A primeira forma de resistência dos trabalhadores ocorreu na Inglaterra.

• No Brasil, tendo a indústria se desenvolvido tardiamente, o movimento sindical surge no Rio de Janeiro, com a greve de tipógrafos, em 1858, contra as injustiças patronais e por melhores salários.

• Neste período, os imigrantes europeus que desembarcaram no Brasil trouxeram experiências de lutas mais organizadas dos que já haviam por aqui.

Page 9: A história do sindicalismo no brasil

Navio com imigrantes italianos desembarcando no porto de Santos, em 1907. Acervo Memorial do Imigrante.

Page 10: A história do sindicalismo no brasil

• Em 1906 ocorreu, no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Operário Brasileiro, com a presença de vários sindicatos, federações, ligas e uniões operárias. A reação dos patrões e do governo ao movimento dos trabalhadores não demorou a acontecer. No ano seguinte, 132 sindicalistas foram expulsos do Brasil.

• Em 1930, com o integralismo de Getúlio Vargas instaurado e a indústria nacional consolidada, leis trabalhistas foram criadas e, ao mesmo tempo, o movimento sindical se fortaleceu.

Page 11: A história do sindicalismo no brasil

Congresso Operário Brasileiro. Rio de Janeiro, 1906. Reprodução.

Page 12: A história do sindicalismo no brasil

• Em 1945, no Rio Grande do Sul, um grupo de professores, em sua maioria mulheres, cria o Centro de Professores Primários do Estado do Rio Grande do Sul, lançando as bases para a criação do CPERS Sindicato.

Page 13: A história do sindicalismo no brasil

Assembleia geral do CPERS em agosto de 2015. Porto Alegre.

Page 14: A história do sindicalismo no brasil

• Em 1966, o CPERS conquista o direito às eleições para a escolha de diretores de escola. Em 1979, o CPERS é o primeiro sindicato do RS e o segundo do Brasil a entrar em greve durante o período da ditadura militar, desencadeada em 1964. A mobilização garantiu a nomeação de 20 mil professores aprovados em concurso público e foi fundamental para a reabertura política no país.

Page 15: A história do sindicalismo no brasil

Assembleia do CPERS. Data desconhecida. Arquivo CPERS.

Page 16: A história do sindicalismo no brasil

• Em 1987, os professores estaduais permaneceram em greve durante 97 dias, o que garantiu a permanência do plano de carreira. Em 1991, 74 dias de greve foram necessários para conquistar o histórico reajuste salarial de 191%.

Page 17: A história do sindicalismo no brasil

Charge publicada no jornal Zero Hora ilustra a combatividade dos professores do CPERS, que se mantiveram 97 dias em greve, protestando com sinetas em frente ao Palácio Piratini. Reprodução: chargista Sampaulo.

Page 18: A história do sindicalismo no brasil

• A luta do CPERS vai além da busca com melhores salários e condições de trabalho. O Sindicato esteve presente nos protestos pelo fim da Ditadura Militar, nos debates pela Constituinte de 1988, sempre em defesa da educação pública de qualidade, que é a sua bandeira permanente.

Page 19: A história do sindicalismo no brasil

Referências bibliográficas: CPERS Sindicato. Jornal Sineta – edição de janeiro de 2016. Disponível em: http://cpers.com.br/sineta-janeiro-de-2016/. Acesso em 20 de fevereiro de 2016.GOMES, Cristiana. Sindicalismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/sociologia/sindicalismo/. Acesso em 20 de fevereiro de 2016. Sintet-UFU. Disponível em: http://www.sintet.ufu.br/sindicalismo.htm. Acesso em 20 de fevereiro de 2016.https://observatoriosc.wordpress.com/2014/05/05/mes-dos-trabalhadores-relembra-importancia-do-movimento-sindical-para-a-democracia-brasileira/ Acesso em 20 de fevereiro de 2016.