a hemenêutica de schleiermacher

2
A Hemenêutica de Schleiermacher, O Pai da Teologia Liberal 6 de julho de 2015 às 18:57 Friedrich Schleiermacher é tido como pai dos teólogos liberais. Nascido na Prússia, no ano de 1768, atuou como pastor, escritor e professor na Alemanha (Berlin). Schleiermacher obteve uma formação pietista, tanto em casa quanto na escola. Mas ao ingressar na Academia e ter contato com o pensamento kantiano, duvidou dos dogmas que lhe foram ensinados desde a infância. Por cartas, questionou por diversas vezes as crenças de seu pai, chegando a gerar uma ruptura entre anos. Numa tentativa de influenciar os intelectuais adeptos do ceticismo, Schleiermacher, então um ministro eclesiástico e capelão hospitalar, defendeu a tese de que a religião está baseada na sensação, ou sentimento, de depender de uma coisa infinita. Tal sentimento seria uma conscientização intrínseca que todo ser humano carrega acerca de Deus. Embora, para ele, o Cristianismo apresentasse esta consciência de maneira mais sublime, todas as demais religiões também a possuíam. Ao publicar uma teologia sistemática (A Fé Cristã), alegou que falar de Deus é algo que deve partir da experiência humana. Não é a Escritura a maior autoridade para os cristãos, mas sim a sua experiência em relação ao Divino. O próprio Cristo, segundo Schleiermacher, não era divino. Jesus teria sido apenas um humano que teve a consciência da dependência de Deus mais aguçada que os demais homens, e isso o credenciou como Salvador, pois, ninguém melhor que ele transmitiu o ensinamento de conscientização do Divino. Assim sendo, sua morte foi apenas exemplar, e através desse exemplo, conquistou fiéis que passaram a ter ciência na dependência de Deus. Por ter reduzido a teologia a mera experiência sensorial, Schleiermacher, obviamente teve uma hermenêutica bem distante da ortodoxia. Sua forma de interpretação bíblica não partia do pressuposto de que a Bíblia é uma revelação divina, pelo contrário. Sua abordagem é relativa e subjetivista. De acordo com seu método, não se deve procurar um sentido teológico ao interpretar a Escritura. A forma de encontrar sentido no texto

Upload: liaconstantina

Post on 09-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A HERMENEUTICA

TRANSCRIPT

Page 1: A Hemenêutica de Schleiermacher

A Hemenêutica de Schleiermacher, O Pai da Teologia Liberal

6 de julho de 2015 às 18:57

Friedrich Schleiermacher é tido como pai dos teólogos liberais. Nascido na Prússia, no ano de 1768, atuou como pastor, escritor e professor na Alemanha (Berlin). Schleiermacher obteve uma formação pietista, tanto em casa quanto na escola. Mas ao ingressar na Academia e ter contato com o pensamento kantiano, duvidou dos dogmas que lhe foram ensinados desde a infância. Por cartas, questionou por diversas vezes as crenças de seu pai, chegando a gerar uma ruptura entre anos.

Numa tentativa de influenciar os intelectuais adeptos do ceticismo, Schleiermacher, então um ministro eclesiástico e capelão hospitalar, defendeu a tese de que a religião está baseada na sensação, ou sentimento, de depender de uma coisa infinita. Tal sentimento seria uma conscientização intrínseca que todo ser humano carrega acerca de Deus. Embora, para ele, o Cristianismo apresentasse esta consciência de maneira mais sublime, todas as demais religiões também a possuíam.

Ao publicar uma teologia sistemática (A Fé Cristã), alegou que falar de Deus é algo que deve partir da experiência humana. Não é a Escritura a maior autoridade para os cristãos, mas sim a sua experiência em relação ao Divino. O próprio Cristo, segundo Schleiermacher, não era divino. Jesus teria sido apenas um humano que teve a consciência da dependência de Deus mais aguçada que os demais homens, e isso o credenciou como Salvador, pois, ninguém melhor que ele transmitiu o ensinamento de conscientização do Divino. Assim sendo, sua morte foi apenas exemplar, e através desse exemplo, conquistou fiéis que passaram a ter ciência na dependência de Deus.

Por ter reduzido a teologia a mera experiência sensorial, Schleiermacher, obviamente teve uma hermenêutica bem distante da ortodoxia. Sua forma de interpretação bíblica não partia do pressuposto de que a Bíblia é uma revelação divina, pelo contrário. Sua abordagem é relativa e subjetivista. De acordo com seu método, não se deve procurar um sentido teológico ao interpretar a Escritura. A forma de encontrar sentido no texto seria uma abordagem mais psicológica, tentando entender a experiência do autor, isto é, quais circunstâncias o levaram a escrever tais palavras. Embora tenha defendido que o autor tinha um sentido restrito em mente, ao escrever sobre determinado assunto, Schleiermacher admitia a possibilidade de encontrar diversos sentidos no texto bíblico.

Se quisermos ser cristãos bíblicos, devemos desprezar a teologia liberal, pois a mesma, menospreza a Escritura e coloca em xeque dogmas que são essenciais ao cristianismo: Divindade de Cristo, Expiação, Trindade, etc. A influência da hermenêutica feita por Schleiermacher gerou secularismo e acarretou na drástica redução da Igreja em toda a Europa.*************************BibliografiaOLSON. Roger. História da Teologia Cristã: 2000 mil anos de tradição e reformas. São Editora Vida, Paulo1999.

Page 2: A Hemenêutica de Schleiermacher