biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · web...

12
PLANEJAMENTO DO CONTEÚDO PROFº: RENNÊ FLÁVIO PRÉ-VESTIBULAR LITERATURA 13/04 a 30/04 BIOMÁXIMO

Upload: others

Post on 23-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

PLANEJAMENTO DO CONTEÚDO

PROFº: RENNÊ FLÁVIOCRONOGRAMA DE MATÉRIAS

ORDEM DOS CONTEÚDOS

PRÉ-VESTIBULAR

LITERATURA 13/04 a 30/04

BIOMÁXIMO

Page 2: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

ESTILOS DE ÉPOCA

1. TROVADORISMO IIDIA 13/042. HUMANISMO IIDIA 13/043. CLASSICISMO IIDIA 15/044. QUINHENTISMO NO BRASIL IIDIA 15/045. BARROCO IIDIA 17/046. ARCADISMO IIDIA 17/ 047. ROMANTISMO IIDIA 20/048. REALISMO E NATURALISMO IIDIA 20/049. PRÉ-MODERNISMO IIDIA 22/0410. MODERNISMO PRIMEIRA FASE IIDIA24/0411. MODERNISMO SEGUNDA FASE IIDIA 27/0412. MODERNISMO TERCEIRA FASE IIDIA 29/0413. PÓS-MODERNISMO DIA II30/04

OBS I: AGORA É O MOMENTO DE FAZER UMA REVISÃO PROFUNDA DE TODOS OS ESTILOS DE ÉPOCA, UMA VEZ QUE, NO PRIMEIRO CRONOGRAMA, ATÉ O DIA 13 DE ABRIL, OS ESTILOS DEVERIAM SER TODOS VISTOS EM SEUS ESTUDOS! ABRAÇOS!!! ESTAMOS JUNTOS!!!

OBS II. OS EXERCÍCIOS SÃO GERAIS DE TODAS AS ESCOLAS LITARÁRIAS

DIA 13/041. (FUVEST)

I) “Porque não merecia o que lograva,Deixei, como ignorante, o bem que tinha,Vim sem considerar aonde vinha,Deixei sem atender o que deixava.”

II) “Se a flauta mal cadenteEntoa agora o verso harmonioso,Sabei, me comunica este saudosoInfluxo a dor veemente:Não o gênio suave,Que ouviste já no acento agudo e grave”

III) “Da delirante embriaguez de bardoSonhos em que afoguei o ardor da vida,Ardente orvalho de febris pranteios, Que lucro à alma descrida?”

Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido. Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas, podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente:

Page 3: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

a) Barroco, Arcadismo, Romantismob) Barroco, Romantismo, Parnasianismoc) Romantismo, Parnasianismo, Simbolismod) Romantismo, Simbolismo, Modernismoe) Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo

2. (FMU/FIAM-SP) O poeta simbolista tem outra visão da natureza e do mundo. Para ele, o que importa é:

a) a impassibilidade, o rigorformal, a busca da perfeição.b) a valorização do gosto burguês, o nacionalismo, a tradição.c) a realidade social, o combate ao idealismo, o racionalismo.d) elemento pitoresco, o final inesperado, a caricatura.e) a analogia profunda entre a realidade aparente e a realidade oculta das coisas, a sugestão, a musicalidade.

3. (UCSAL-BA) É possível caracterizar o romance naturalista por vários traços, entre os quais o fato de que, nele:

a) as ações dos homens são considerados resultantes de um compromisso moral entre o ser humano e as forças espirituais, quetranscendem a matéria e tendem ao eterno.b) há preferência por temas sociais e psicológicos, visto que o objetivo maior dessa corrente literária é a análise percuciente das causas e consequências dos fatos históricos.c) se observa uma intenção consciente do escritor no sentido de imprimir á narração um cunho animista, necessário para explicar a relação entre o homem e a natureza.d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal, cujas ações e intenções o escritor analisa e condena, na medida em que defende uma conduta ética.e) o escritor evita julgar ações e personagens de um ponto de vista ético ou moral, pois seu intuito é expor e analisar cientificamente a realidade.

4. (FUVEST) “A identificação da natureza como sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo.”

O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:

a) barrocosb) arcádicosc) românticosd) simbolistase) parnasianos

5. (PUC-SP) Leia, com atenção, as declarações seguintes.

I) Seu traço de relevo: o gosto pela discrição nítida, concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal da impessoalidade que partilha com os realistas do tempo.

II) A Arte é o reflexo de todo o luxo que caracteriza a escultura e a pintura das igrejas.

III) Os poetas recebem o nome de “nefelibatas”, ou seja, “os que vivem nas nuvens”. Revaloriza-se o sonho.

IV) O herói, ao contrário da concepção dos truculentos heróis medievais e antigos, é o pastor pacato e honrado, respirando a brisa balsâmica dos campos e vivendo tranquilos idílios.

Tais declarações referem-se, respectivamente, às correntes estéticas:

a) barroca; pré-modernista; romântica e simbolista.b) pré-modernista; simbólica; romântica e parnasiana.c) parnasiana; romântica; simbólica; e pré-modernista.d) arcádica; romântica; pré-modernista e barroca.e) parnasiana; barroca; simbolista e arcádica.

GABARITO1. A

Page 4: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

2. E3. E4. C5. E

DIA 15/0401. (VUNESP) Assinale a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista:

a) Culto do contraste, que opõe elementos como o amor e o sofrimento, vida e morte, razão e fé, numa tentativa de conciliar poços antagônicos.b) Busca do equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-romanos, por meio, sobretudo, de uma linguagem simples, porém nobre.c) Culto do sentimento nativista, que fez do homem primitivo e sua civilização um símbolo de dependência espiritual, político, social e literária. d) Exploração de ecos, assonâncias, alienações, numa tentativa de valoriza a sonoridade da linguagem, aproximando-a da música.e) preocupação com a perfeição formal, sobretudo com o vocabulário carregado de termos científicos, o que revela a objetividade do poeta.

02. (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:

a) se volta para a natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.b) pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.c) defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social.d) analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa.e) estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta dos personagens.

03. (FCMSC-SP)

I) “Musa!um gesto sequer de dor ou de sincero luto jamais te afeie o cândido semblante!Diante de Jó, conserva o mesmo orgulho; e diante de um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero.”

II) “Brancuras imortais da Lua Nova, frios de nostalgia e sonolência... Sonhos brancos da Lua e viva essênciaDos fantasmas notívagos da Cova.”

Conforme atestam, respectivamente, os excertos, o... pregou, em seu programa, a impassibilidade, ao passo que o ... marcou a poesia com as impressões mais densamente subjetivas, atingindo mesmo as profundidades do inconsciente.

a) Barroco / Arcadismob) Arcadismo / Romantismoc) Romantismo / Parnasianismod) Parnasianismo / Simbolismoe) Simbolismo / Modernismo

04. (UME-SP) Analise a alternativa incorreta sobre a prosa naturalista.

a) As personagens expressam a dependência do homem para com as leis naturais.b) O estilo caracteriza-se por um descritivismo intenso, capaz de refletir uma visualização pictórica dos ambientes.c) Os tipos são muito bem delimitados, física e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturadas.d) Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das personagens.e) O comportamento das personagens e sua movimentação no espaço determinam-lhe a condição narrativa.

05. (FEI-SP) “Desnudam-se as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima; e buscam-se para ambas causas naturais (raça, clima, temperatura) ou culturais (meio e educação), que lhes reduzem de muito a área de liberdade. O escritor tomará a sério as suas personagens e se sentirá no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido positivista de dissecar os móveis do seu comportamento.” (Alfredo Bosi)

O texto refere-se ao:

Page 5: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

a) Romantismob) Realismoc) Simbolismod) Parnasianismoe) Modernismo

GABARITO1. D2. E3. D4. D5. B

17/0401. (CEFET-MG) “O...se tingirá de..., no romance e no conto, sempre que fizer personagens e enredos se submeterem ao destino cego das ‘leis naturais’ que a ciência da época julgava ter codificado; ou se dirá..., à medida que se esgota no lavor do verso tecnicamente perfeito.”

No texto acima, preenchem-se as lacunas, respectivamente, com:

a) Realismo / Naturalismo / Parnasianismob) Romantismo / Naturalismo / Parnasianismoc) Realismo / Naturalismo / Simbolismod) Romantismo / Modernismo / Parnasianismoe) Romantismo / Modernismo / Simbolismo

02. (UMC-SP) Sobre o Realismo, pode-se afirmar:

I) O Realismo e o Naturalismo são introduzidos em 1881 com as obras Memórias postulas de Brás Cuba e O Mulato.II) No Realismo há predomínio da vida concreta e exterior sobre a vida interior e abstrata.III) O melhor da produção realista está na poesia.

a) São corretas as afirmações II e III.b) Apenas a afirmação II é correta.c) As três afirmações são corretas.d) São corretas as afirmações I e II.e) As três afirmações são incorretas.

03. (ITA-SP) Observe as afirmações seguintes.

I) O eu – romântico, objetivamente incapaz de resolver os conflitos com a sociedade, lança-se à evasão. No tempo, recriando aIdade Média Gótica e embruxada. No espaço, fugindo para ermas paragens ou para o Oriente exótico.

II) A natureza Romântica é expressiva. Ao contrário da natureza árcade, decorativa. Ela significa e revela. Prefere-se a noite ao dia, pois sob a luz do sol o real impõe-se ao indivíduo, mas é na treva que latejam as forças inconscientes da alma: sonho e imaginação.III) No romantismo, a epopéia, expressão heróica já em crise no século XVIII é substituída pelo poema político e pelo romance histórico, livre das peias de organização interna que marcava a narrativa em verso. Renascem, por outro lado, formas medievais de estrofação e dá-se o máximo relevo ao metro livre, de cadência popular, as redondilhas maiores e menores, que passam a competir com o nobre decassílabo.

Estão corretas:

a) todas.b) apenas a I.c) apenas a I e II.d) apenas a II e a II.e) apenas a I e a III.

04. (F. CARLOS CHAGAS-BA)

Page 6: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

“É bela a noite, quando grave estendeSobre a terra dormente o negro mantoDe brilhantes estrelas recamado;Mas nessa escuridão, nesse silêncioQue ele consigo traz, há um quê de horrívelQue espanta e desespera e geme n’alma;Um quê de triste que nos lembra a morte!’’

Os versos acima:

a) ilustra acaracterística romântica da projeção do estado de espírito do porta nos elementos da natureza.b) exemplificam a característica romântica do pessimismo, mal-do-século, que vê na natureza algo nefando, capaz de matar o poeta.c) explora a característica romântica do sentimentalismo amoroso, que vê em tudo a tragédia do amor não correspondido.d) apontam a característica romântica do nacionalismo, que valoriza a paisagem de nossa terra.e) apresentam a característica romântica do descritivismo, capaz de valorização exagerada da natureza.

05. (UNIP-SP) Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:

a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

GABARITO

1. A2. D3. A4. A5. B

20/0401. (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa.

a) O Romantismo, com estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.b) O Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.c) O Romantismo, com Estilo de Época, consistiu, basicamente, num fenômeno estético-literário, desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.d) O Romantismo, ou melhor, o espírito romântico de criarem mundos imaginários.e) O Romantismo caracterizou-se por um complexo de características como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.

02. (FMABC-SP) Assinale a alternativa em que se encontram três características do movimento literário ao qual se dá o nome de romantismo.

a) Predomínio da razão, perfeição da forma, imitação dos antigos gregos e romanos.b) Reação anticlássica, busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação.c) Anseio de liberdade criadora, busca de verdades absolutas e universais, arte pela arte.d) Desejo de expressar a realidade objetiva, erotismo, visão materialista do universo.e) Preferência por temas medievais, rebuscamento de conteúdo e de forma, tentativa de expressar a realidade inconsciente.

03. (FAU-SP) O indianismo de nossos poetas românticos é:

a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.b) um meio de reconstituir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.

Page 7: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

04. (UME-SP) Entende-se por literatura árcade:

a) a linha européia de produção literária com linguagem rebuscada.b) a linha européia de produção literária que volta aos padrões clássicos.c) a produção de poesias lírico-amorosa da geração byroniana.d) a produção de poesia lírica nacional com retórica aprimorada.e) a linha européia que prega a “arte pela arte”.

05. (F. CARLOS CHAGAS-BA) “A ciência e o racionalismo constituem as ‘luzes’ com que se costuma caracterizar o século. Razão que ‘ilumina’, que ilustra, que esclarece os homens, que os conduz ao progresso. Daí as palavras ‘Iluminismo’ e ‘Ilustração’, que caracterizam as manifestações culturais do momento, o conjunto de tendências características do século.”

O texto refere-se:

a) ao século XVI, correspondente ao florescimento da literatura informativa no Brasil.b) ao século XVII, momento em que se cultiva a literatura barroca.c) ao século XVIII, época que se identifica com o Neoclassicismo.d) às primeiras décadas do século XIX, quando se instaura o Realismo na literatura brasileira.e) à última década do século XIX, corresponde à vigência da literatura simbolista.

GABARITO

1. A2. B3. E4.B5. C

DIA 24/0401. (CESESP-PE)

I) “O momento ideológico, na literatura do Setecentos, traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.”

II) “O momento poético, na literatura do Setecentos, nasce de um encontro, embora ainda amaneirado, com a natureza e os afetos comuns do homem.”III) “Façamos, sim, façamos, doce amada, / Os nossos breves dias mais ditosos”. A característica que está presente nesses versos é o carpe diem (“gozar a vida”).

a) Só a proposição I é correta.b) Só a proposição II é correta.c) Só a proposição III é correta.d) São corretas as proposições I e II.e) Todas as proposições são corretas.

02. (FUVEST) “Por fim, acentua o polimorfismo cultural dessa época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro.” (Massaud Moisés)

A época histórica a que se refere o crítico é a do:

a) Simbolismob) Arcadismoc) Parnasianismod) Realismoe) Romantismo

Page 8: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

03. (UFPA) Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-secomo nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava por meio de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi:

a) o Barrocob) o Arcadismoc) o Romantismod) o Modernismoe) o Neoclassicismo

04. (USF-SP)

“Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,Te lembra hoje Deus por sua Igreja;De pó te fez espelho, em que se vejaA vil matéria, de que quis formar-te.”

Conforme sugere o excerto acima, o poeta barroco não raro expressa:

a) o medo de ser infeliz; uma imensa angústia em face da vida, a que não consegue dar sentido; a desilusão diante da falência de valores terrenos e divinos.b) a consciência de que o mundo terreno é efêmero e vão; o sentimento de nulidade diante do poder divino.c) a percepção de que não há saída para o homem; a certeza de que o aguardam o inferno e a desgraça espiritual.d) a necessidade de ser piedoso e caritativo, paralela à vontade de fruir até as últimas consequências o lado material da vida.e) a revolta contra os aspectos fatais que os deuses imprimem a seu destino e à vida na terra.

05. (UFPA) A gênese da nossa formação literária se encontra no século XVI. Dela fazem parte:

a) as obras produzidas pelos degredados que eram obrigados a se instalar no Brasil.b) os escritores que os donatários das capitanias hereditárias faziam ao rei de Portugal.c) os relatos dos cronistas viajantes.d) as produções arcádicas.e) as poesias de Gregório de Matos.

GABARITO1. E2. B3. C4. B5. C

DIA 27/0401. (FUVEST) Entende-se por literatura informativa no Brasil:

a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus sobre a natureza e o homem brasileiro.b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.d) os poemas do Padre José de Anchieta.e) os sonetos de Gregório de Matos.

02. (FUVEST) Assinale a alternativa incorreta:

O Barroco surgiu como reação aos ideais da Idade Média e à valorização demasiada da Antiguidade clássica, apresentando:

a) a fusão do teocentrismo com o antropocentrismo.b) predomínio do equilíbrio em todas as formas artísticas.c) estilo rebuscado como manifestação de angústia.d) predomínio de forma, cor e riqueza, em detrimento do conteúdo.

Page 9: biomaximo.com.brbiomaximo.com.br › files › docs › renne-13-04-a-30-04-2… · Web view2020/04/30  · d) a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal,

e) a fusão do pecado com o perdão.

03. (UCPR) Suspiros poéticos e saudades, Memórias póstumas de Brás Cubas. O mulato são, respectivamente, obras que marcam, no Brasil, a introdução dos seguintes movimentos literários:

a) Romantismo, Simbolismo, Modernismo.b) Romantismo, Realismo, Naturalismo.c) Realismo, Simbolismo, Naturalismo.d) Realismo, Modernismo, Parnasianismoe) Modernismo, Parnasianismo, Simbolismo.

04. (FIUBE-MG) A poesia modernista, sobretudo a da primeira fase (1992-1928):

a) utiliza-se de vocabulário sempre vago e ambíguo que apreenda estados de espírito subjetivos e indefiníveis.b) faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista.c) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores.d) enriquece a dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica.e) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário.

05. (UFMS) Dadas as afirmações:

I) Ligado ao movimento da Contra-Reforma, o Barroco, expressando a angústia do homem dividido entre os anseios espirituais e os apelos terrenos, apresentou como uma das características o uso constante da antítese e a linguagem rebuscada.

II) O Arcadismo, que expressa uma visão mais sensualista da existência, propõe uma volta à natureza e um contato maior com a vida simples do campo. Esse distanciamento entre a poesia e a realidade deu-lhe, no entanto, um caráter artificial.

III) Enquanto a poética do Parnasianismo se situa na confluência do culto da forma com a objetividade no tratamento da temática, a do Simbolismo, que enfatiza o subjetivismo e a introspecção, despreza a palavra exata, descrição objetiva e explorao poder de sugestão da linguagem.

a) Todas estão corretas.b) Todas estão incorretas.c) I e II estão corretas.d) II e III estão corretas.e) I e III estão corretas.

GABARITO

1. A2. B3. B4. E5. A

“Non scholae,sed vitae discimus.”

“Não estudamos para a escola, mas para a vida.”