a falsa teologia da prosperidade

3
A FALSA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE At 20.20,21,27 ENTENDENDO O MOVIMENTO Secularismo/Humanismo secular : “Modo de vida e de pensamento que é seguido sem referência a Deus ou à religião; a raiz latina saeculum referia-se a uma geração ou a uma era. “Secular” veio significar pertencente a esta era, mundana”. “Hoje, secularismo e humanismo são uma só dupla que forma o humanismo secular – uma abordagem da vida e da sociedade que glorifica a criatura e rejeita o Criador. O secularismo, como tal, constitui-se num rival do Cristianismo”. Características do Secularismo : 1. Imediatismo – satisfação rápida e imediata de uma necessidade. Evangelho fast food (Bob’s,etc). 2. Divisão – entre o sagrado e o secular, temporal e eterno, natural e sobrenatural, etc. 3. Racionalismo – A razão está acima de tudo, é o fator dominante. 4. Relativismo – Não há verdade absoluta. Tudo é relativo. Cada um tem sua verdade. 5. Narcisismo – Cultivo de amor próprio exacerbado. 6. Hedonismo – Faça tudo que proporcione o máximo prazer. Nada que traga dor ou esforço. 7. Materialismo - Só se ouve falar de ganhos MATERIAIS: CASAS, EMPRESAS, RÁDIOS, GELADEIRAS, CARROS IMPORTADOS, EMPREGOS, ETC. A Igreja pra eles, assim como o culto, são apenas AGÊNCIA DE EMPREGO MAIS RÁPIDO: BASTA 7 SEMANAS. 8. Pragmatismo – Se funciona,Deus está no negócio, Ele aprova. São utilitários: ideia=resultado; não ideia baseada na verdade. Os fins justifica os meios – Ex: Eutanásia. Teologia da Prosperidade Também chamada “Movimento da Fé”; “Confissão Positiva”; “Palavra da Fé”; “AMP”, etc. Origem : Alguns pensam ter sido Kenneth Hagin o pai do movimento. Outros atribuem esse fato a Essek William Kenyon. Kenyon adaptou as ideias de um curandeiro e hipnotizador chamado Finéias Parkhurst Quimby, conhecido como pai das Ciências da Mente. Teve contato com essas ideias na Escola Emerson de Oratória, em Boston(EUA). “Ali se encontrou com o Novo Pensamento de Finéias Quimby sobre o poder da mente e os ensinos da Ciência Cristã” Heresias e Modismos, p.306 O Emerson College era conhecido como um centro do chamado movimento “transcendental” ou “metafísico”. Kenyon pregou diversas vezes no Templo Angelus, em Los Angeles, de Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular. “Ali se encontrou com o Novo Pensamento de Finéias Quimby sobre o poder da mente e os ensinos da Ciência Cristã” Heresias e Modismos, p.306 Kenyon foi influenciado pelas seitas Ciência da Mente,Ciência Cristã e Metafísica do Novo Pensamento. Hoje, é reconhecido como o pai do Movimento Confissão Positiva. “Seus escritos tornaram-se, também, embrionário para o ministério de Kenneth Hagin, Kenneth Copeland, Don Gosset, Charles Capps, e outros nos movimentos Palavra da Fé e Confissão Positiva”. “O que o mundo secular chama de “poder da mente” muitos crentes confundem com “fé”. De igual modo, a “Força” impessoal, à qual os ocultistas também chamam de Mente

Upload: eldo-carlos-lima-azevedo

Post on 24-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: A falsa teologia da prosperidade

A FALSA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

At 20.20,21,27

ENTENDENDO O MOVIMENTO

Secularismo/Humanismo secular:

“Modo de vida e de pensamento que é seguido sem referência a Deus ou à religião; a raiz latina saeculum referia-se a uma geração ou a uma era. “Secular” veio significar pertencente a esta era, mundana”.

“Hoje, secularismo e humanismo são uma só dupla que forma o humanismo secular – uma abordagem da vida e da sociedade que glorifica a criatura e rejeita o Criador. O secularismo, como tal, constitui-se num rival do Cristianismo”.

Características do Secularismo:

1. Imediatismo – satisfação rápida e imediata de uma necessidade. Evangelho fast food (Bob’s,etc).

2. Divisão – entre o sagrado e o secular, temporal e eterno, natural e sobrenatural, etc.

3. Racionalismo – A razão está acima de tudo, é o fator dominante.

4. Relativismo – Não há verdade absoluta. Tudo é relativo. Cada um tem sua verdade.

5. Narcisismo – Cultivo de amor próprio exacerbado.

6. Hedonismo – Faça tudo que proporcione o máximo prazer. Nada que traga dor ou esforço.

7. Materialismo - Só se ouve falar de ganhos MATERIAIS: CASAS, EMPRESAS, RÁDIOS, GELADEIRAS, CARROS IMPORTADOS, EMPREGOS, ETC. A Igreja pra eles, assim como o culto, são apenas AGÊNCIA DE EMPREGO MAIS RÁPIDO: BASTA 7 SEMANAS.

8. Pragmatismo – Se funciona,Deus está no negócio, Ele aprova. São utilitários: ideia=resultado; não ideia baseada na verdade. Os fins justifica os meios – Ex: Eutanásia.

Teologia da Prosperidade

Também chamada “Movimento da Fé”; “Confissão Positiva”; “Palavra da Fé”; “AMP”, etc.

Origem: Alguns pensam ter sido Kenneth Hagin o pai do movimento. Outros atribuem esse fato a Essek William Kenyon.

Kenyon adaptou as ideias de um curandeiro e hipnotizador chamado Finéias Parkhurst Quimby, conhecido como pai das Ciências da Mente. Teve contato com essas ideias na Escola Emerson de Oratória, em Boston(EUA).

“Ali se encontrou com o Novo Pensamento de Finéias Quimby sobre o poder da mente e os ensinos da Ciência Cristã”

Heresias e Modismos, p.306

O Emerson College era conhecido como um centro do chamado movimento “transcendental” ou “metafísico”. Kenyon pregou diversas vezes no Templo Angelus, em Los Angeles, de Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular.

“Ali se encontrou com o Novo Pensamento de Finéias Quimby sobre o poder da mente e os ensinos da Ciência Cristã”

Heresias e Modismos, p.306

Kenyon foi influenciado pelas seitas Ciência da Mente,Ciência Cristã e Metafísica do Novo Pensamento. Hoje, é reconhecido como o pai do Movimento Confissão Positiva. “Seus escritos tornaram-se, também, embrionário para o ministério de Kenneth Hagin, Kenneth Copeland, Don Gosset, Charles Capps, e outros nos movimentos Palavra da Fé e Confissão Positiva”.

“O que o mundo secular chama de “poder da mente” muitos crentes confundem com “fé”. De igual modo, a “Força” impessoal, à qual os ocultistas também chamam de Mente Universal ou Natureza, é ingenuamente aceita por grande número tanto de crentes quanto de descrentes como apenas uma outra maneira de nos referirmos a Deus, quando na verdade é um substituto para Ele”.

A Sedução do Cristianismo, p.13

A jogada é o sucesso. Humildade está fora de moda. O que conta mesmo é a autoestima. Ao contrário, a Bíblia ordena considerar o outro superior a nós mesmos (Fp 2.3).

COLOCAÇÕES DOS LÍDERES DA FÉ

“Jesus conhecia o Seu próprio valor; Seu sucesso alimentou Sua autoestima...Ele suportou a cruz para santificar Sua autoestima...a cruz santificará a valorização do ego”

Robert Schuller

“...Descobri a realidade daquela dimensão na oração que vem por meio da visualização...Não tente

entender isso. Simplesmente comece a tirar proveito! É verdade. Funciona. Eu experimentei”.

Idem

Page 2: A falsa teologia da prosperidade

“Pela palavra falada nós criamos nosso universo de circunstâncias...Você cria a presença de Jesus com a sua boca...Ele está preso por seus lábios e pelas suas palavras”.

Paul Yonggi Cho

“Conheça sua mente...Fé autoconfiante em si mesmo é um ingrediente indispensável para uma vida feliz...Um ego saudável o torna mais receptivo às influências que o guiam...além do poder cognitivo de nossos cinco sentidos...Forças invisíveis,

silenciosas, nos influenciam constantemente...há vigilantes invisíveis”.

Napoleon Hill

“Se as palavras “Eu não dou conta” já saíram de sua boca, a hora de mudar é agora. Mude isso por “Eu dou conta! Eu posso comprar aquilo!”. Repita isso sem parar. Seja como um papagaio”.

O Segredo, p.102

“A substância espiritual da qual vem toda a riqueza visível nunca se esgota. Está com você todo o tempo e responde à fé que você lhe tem e aos pedidos que lhe faz”.

O Segredo, p.103

O QUE A BÍBLIA ENSINA?

1. Que devemos estar contentes em qualquer situação (Fp 4.11-13);

2. Que devemos nos contentar com nosso soldo (Hb 13.5,6);

3. Que é apenas Deus que traz a existência o que não existe (Rm 4.17);

4. Que há apenas 2 mandamentos: Amar Deus acima de todas as coisas e ao próximo (Mt 22.37-40);

5. Que Deus atende nossas orações segundo Sua vontade (Mt 21.22; Jo 14.13,14; 1ª Jo 3.22; 5.14,15).

6. Que Deus não divide Sua glória com ninguém (Is 42.8);

7. Que Jesus sustenta todas as coisas criadas pela palavra do Seu poder (Hb 1.1-3);

8. Que na cruz Jesus nos salvou de nossos pecados, não elevou nossa autoestima (Jo 3.14; 2ª Co 5.19; Gl 6.14; Cl 1.20; 2.14; 1ª Jo 1.7,9; 2.1,2).

“Fique sabido de uma vez por todas que Deus não abdicará de Sua soberania em favor do poder de nossas mentes, seja ele positivo ou negativo. Devemos buscar a mente de Cristo, e Sua mente não é materialista; não se focaliza no sucesso ou na riqueza. A mente de Cristo se focaliza apenas na glória de Deus e na obediência à Sua palavra”.

A Sedução do Cristianismo, p.22