a expansão territorial

3
Colégio e Curso PENSI História do Brasil Professor Bruno Müller A EXPANSÃO TERRITORIAL Fatores contribuintes: * Entradas (expedições organizadas pelo governo) e Bandeiras (expedições organizadas por particulares) saem em busca de novas riquezas, devido à crise do açúcar, e o desejo de encontrar metais preciosos. Tipos de bandeiras: – Aprisionamento de índios – Sertanismo de contrato: Faziam serviços como recapturar escravos fugitivos, destruir quilombos, ... – Prospectoras : Busca de metais preciosos – Monções: Realizavam comércio com as comunidades localizadas às margens dos rios * Missões jesuíticas (os jesuítas procuravam locais bem afastados e escondidos para dificultar as ações dos bandeirantes que procuravam aprisionar para escravizar índios). * Expedições militares e construção de fortes para defender o território colonial de ataques estrangeiros. Ex.: Forte dos Reis Magos (1597) no Rio Grande do Norte (deu origem a cidade de Natal) * Atividades econômicas complementares 1) Pecuária Locais de ocupação: Ilha de Marajó, Capitanias do Ceará e Maranhão, Vale do Rio São Francisco, Pampas Gaúchos,... Mão de obra: Predominância de trabalhadores livres (geralmente mestiços). Pagamento: Geralmente 1/4 (um quarto) da cria cuidada pelo peão boiadeiro (isso gera maior mobilidade social, a possibilidade de ascensão social) Foco: Mercado interno (transporte, força motriz, alimentação, couro, ...)

Upload: vitor-costa

Post on 16-Nov-2015

220 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

fewf fewfewf fewfewf

TRANSCRIPT

Colgio e Curso PENSI Histria do Brasil Professor Bruno Mller

A EXPANSO TERRITORIALFatores contribuintes:

* Entradas (expedies organizadas pelo governo) e Bandeiras (expedies organizadas por particulares) saem em busca de novas riquezas, devido crise do acar, e o desejo de encontrar metais preciosos.Tipos de bandeiras:

Aprisionamento de ndios

Sertanismo de contrato: Faziam servios como recapturar escravos fugitivos, destruir quilombos, ... Prospectoras : Busca de metais preciosos

Mones: Realizavam comrcio com as comunidades localizadas s margens dos rios* Misses jesuticas (os jesutas procuravam locais bem afastados e escondidos para dificultar as aes dos bandeirantes que procuravam aprisionar para escravizar ndios).* Expedies militares e construo de fortes para defender o territrio colonial de ataques estrangeiros. Ex.: Forte dos Reis Magos (1597) no Rio Grande do Norte (deu origem a cidade de Natal)

* Atividades econmicas complementares1) Pecuria

Locais de ocupao: Ilha de Maraj, Capitanias do Cear e Maranho, Vale do Rio So Francisco, Pampas Gachos,...

Mo de obra: Predominncia de trabalhadores livres (geralmente mestios).Pagamento: Geralmente 1/4 (um quarto) da cria cuidada pelo peo boiadeiro (isso gera maior mobilidade social, a possibilidade de ascenso social)

Foco: Mercado interno (transporte, fora motriz, alimentao, couro, ...)2) Drogas do Serto Locais de ocupao: Vale AmaznicoMo de obra: Indgenas sob coordenao dos jesutas

Foco: Explorao de ervas medicinais, baunilha, guaran, castanha, pimenta,... 3) Tabaco Locais de ocupao: Recncavo Baiano.Mo de obra: Camadas baixas da populao, indo de brancos pobres a negros.Foco: Escambo com tribos africanas para obteno de escravos naquele continente.

4) Algodo Locais de ocupao: MaranhoMo de obra: Escrava negra e indgenaFoco: Mercado interno (roupas de escravos, por exemplo) e externo (quando ocorreu a independncia das 13 colnias 1776 houve uma reduo daquela produo, que dominava o mercado internacional)OS NOVOS TRATADOS DE LIMITE

(3 linhas)

* Tratado de Madri (1750)Portugal entrega a colnia de Sacramento (que ficava do lado espanhol) e recebe da Espanha em troca a regio conhecida como Sete Povos das Misses (So Miguel, So Borja, So Nicolau, So Joo Batista, Santo ngelo, So Loureno e So Lus Gonzaga).Problema: Portugal enfrenta os ndios guaranis e jesutas espanhis que no aceitavam a administrao portuguesa. Alm da morte de mais de 30 mil ndios, Portugal decidiu no entregar a colnia de Sacramento.

* Tratado de El Pardo (1761) Anula o Tratado de Madri

OBS.: Durante a Guerra dos 7 Anos (Inglaterra X Frana 1756-1763), a Espanha apoia a Frana e Portugal apoia a Inglaterra. A partir dessa rivalidade, a Espanha domina a colnia de Sacramento, a Ilha de Santa Catarina e o sul do Rio Grande do Sul.* Tratado de Santo Ildefonso (1777)Estabelece que a Espanha devolveria o RS e SC a Portugal e ficaria com Sacramento e 7 Povos das Misses.

OBS.: Portugal ainda se sente prejudicado e o clima continua tenso na regio sul da Amrica do Sul!* Tratado de Badaj (1801) Restabelece o Tratado de Madri.