a espiritualidade pelo caminho

43
A ESPIRITUALIDADE A ESPIRITUALIDADE PELO CAMINHO DO PELO CAMINHO DO OCIDENTE OCIDENTE L. Boff L. Boff

Upload: psicologiaisecensa

Post on 05-Jul-2015

169 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O Homem e o Fenômeno Religioso - Irmã Carmelita - A Espiritualidade Pelo Caminho do Ocidente

TRANSCRIPT

Page 1: A Espiritualidade pelo Caminho

A ESPIRITUALIDADE A ESPIRITUALIDADE PELO CAMINHO DO PELO CAMINHO DO

OCIDENTEOCIDENTE L. Boff L. Boff

Page 2: A Espiritualidade pelo Caminho

Espiritualidade: um Espiritualidade: um caminho caminho

de transformaçãode transformação

Page 3: A Espiritualidade pelo Caminho

Espiritualidade,Espiritualidade, - - caminhos percorridos pela caminhos percorridos pela

humanidade, humanidade, * * Oriente Oriente ** Ocidente. Ocidente. -- caminhos espirituais grandiosos caminhos espirituais grandiosos

em sua riqueza interior, diferentes, em sua riqueza interior, diferentes, complementares. complementares.

Page 4: A Espiritualidade pelo Caminho

A partir desses dois tipos de A partir desses dois tipos de experiência se erigiram experiência se erigiram majestosos edifícios majestosos edifícios institucionais e religiões de institucionais e religiões de grande força de atração, grande força de atração, freqüentadas pela grande freqüentadas pela grande maioria da humanidade.maioria da humanidade.

Page 5: A Espiritualidade pelo Caminho

AFIRMAÇÕES BÁSICAS:AFIRMAÇÕES BÁSICAS:

Existe o caminho da comunhão Existe o caminho da comunhão com Deus que inclui o todo.com Deus que inclui o todo.

Existe o caminho da comunhão Existe o caminho da comunhão com o todo que inclui Deus.com o todo que inclui Deus.

Page 6: A Espiritualidade pelo Caminho

O Oriente e o Ocidente se abraçam O Oriente e o Ocidente se abraçam

e nos entregam a possibilidade de uma e nos entregam a possibilidade de uma experiência compreensiva e experiência compreensiva e totalizadora de - Deus, totalizadora de - Deus,

- Divino, - Divino, - Mistério.- Mistério.

Page 7: A Espiritualidade pelo Caminho

SANTIDADE, QUAL É A MELHOR RELIGIÃO?SANTIDADE, QUAL É A MELHOR RELIGIÃO? Esperava que dissesse: Esperava que dissesse: ““É o budismo tibetano” ou “São as religiões É o budismo tibetano” ou “São as religiões

orientais, muito antigas do que o cristianismo”.orientais, muito antigas do que o cristianismo”.

O Dalai-Lama fez uma pausa, deu um sorriso, O Dalai-Lama fez uma pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos afirmou:me olhou bem nos olhos afirmou:

“ “A melhor religião é aquela que te faz melhor.”A melhor religião é aquela que te faz melhor.”

Page 8: A Espiritualidade pelo Caminho

Para sair da perplexidade diante Para sair da perplexidade diante

de tão sábia resposta, perguntei:de tão sábia resposta, perguntei: “ “O que me faz melhor?”O que me faz melhor?”

E ele respondeu:E ele respondeu: ““Aquilo que te faz mais compassivo, Aquilo que te faz mais compassivo,

aquilo que te faz mais sensível, mais aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião.”é a melhor religião.”

Page 9: A Espiritualidade pelo Caminho

Todo o oceano divino Todo o oceano divino não cabe no nosso não cabe no nosso recipiente e toda a recipiente e toda a grandiosidade de Deus grandiosidade de Deus não se exaure nos nossos não se exaure nos nossos discursos.discursos.

Page 10: A Espiritualidade pelo Caminho

. . “Qual é o meu caminho?”“Qual é o meu caminho?”

. “Onde é que desabrocha melhor . “Onde é que desabrocha melhor minha humanidade?” minha humanidade?”

. “. “Onde posso ter um encontro Onde posso ter um encontro mais radical com Deus e dar a Ele o mais radical com Deus e dar a Ele o nome da minha reverência?nome da minha reverência?””

Page 11: A Espiritualidade pelo Caminho

“ “Onde posso tornar-me um ser Onde posso tornar-me um ser de irradiação, capaz, junto com de irradiação, capaz, junto com outros, de crescer em mais outros, de crescer em mais humanidade, em mais perdão, em humanidade, em mais perdão, em mais capacidade de inclusão de mais capacidade de inclusão de todos, para que ninguém fique todos, para que ninguém fique excluído da nossa comunidade e do excluído da nossa comunidade e do nosso amor?”nosso amor?”

Page 12: A Espiritualidade pelo Caminho

““O caminho do Ocidente foi O caminho do Ocidente foi

fundamentalmente marcado pela fundamentalmente marcado pela experiência judaico-cristã. Ela é experiência judaico-cristã. Ela é centrada no encontro com Deus, um centrada no encontro com Deus, um Deus que se revela, dizendo seu Deus que se revela, dizendo seu nome, Javé, que significa:nome, Javé, que significa:

““Eu sou aquele que está Eu sou aquele que está plenamente aí, que caminha contigo, plenamente aí, que caminha contigo, te acompanha e com o qual tu te acompanha e com o qual tu estabeleces um diálogo.”estabeleces um diálogo.”

Page 13: A Espiritualidade pelo Caminho

. A relação com Deus é pessoal e . A relação com Deus é pessoal e dialogal.dialogal.

. É um encontro eu-tu, encontro . É um encontro eu-tu, encontro entre desiguais, que pela abertura, a entre desiguais, que pela abertura, a amizade e o amor estabelecem amizade e o amor estabelecem comunhão.comunhão.

Page 14: A Espiritualidade pelo Caminho

É no diálogo eu-tu que se forma a identidade É no diálogo eu-tu que se forma a identidade humana.humana.

É a partir do tu que descobrimos nosso É a partir do tu que descobrimos nosso próprio eu.próprio eu.

É uma experiência amorosa - - - nos É uma experiência amorosa - - - nos sentimos envolvidos pela realidade divina.sentimos envolvidos pela realidade divina.

Page 15: A Espiritualidade pelo Caminho

É um encontro na sua totalidade, É um encontro na sua totalidade, porque move a nossa interioridade, porque move a nossa interioridade, levando-nos a cair de joelhos como levando-nos a cair de joelhos como Moisés, Moisés,

Pedro a chorar, Pedro a chorar, Davi a dançar...Davi a dançar...

Page 16: A Espiritualidade pelo Caminho

Dialogamos amorosamente com Dialogamos amorosamente com Deus e queremos conhecê-lo mais, Deus e queremos conhecê-lo mais, num autêntico processo de num autêntico processo de enamoramento.enamoramento.

Page 17: A Espiritualidade pelo Caminho

Quando nos enamoramos de Quando nos enamoramos de uma pessoa, tudo dela se torna uma pessoa, tudo dela se torna interessante: * onde nasceu, interessante: * onde nasceu,

* como é sua família, * como é sua família, * quem são seus amigos, * quem são seus amigos, * onde estudou, do que gosta. * onde estudou, do que gosta. Cada detalhe adquire Cada detalhe adquire

importância e se torna importância e se torna sacramental.sacramental.

Page 18: A Espiritualidade pelo Caminho

Por que é nesse encontro que Por que é nesse encontro que crescemos, nos extasiamos e fazemos crescemos, nos extasiamos e fazemos a experiência da nossa mais radical a experiência da nossa mais radical abertura ao outro, a ponto de querer abertura ao outro, a ponto de querer sacrificar tudo para estar com ele, sacrificar tudo para estar com ele, unir nosso destino.unir nosso destino.

Page 19: A Espiritualidade pelo Caminho

Por querer unir-nos à pessoa Por querer unir-nos à pessoa amada, trocamos nossos hábitos, amada, trocamos nossos hábitos, aceitamos mil renúncias, não aceitamos mil renúncias, não contamos o tempo nem medimos contamos o tempo nem medimos dificuldades, contanto que a dificuldades, contanto que a encontremos.encontremos.

Page 20: A Espiritualidade pelo Caminho

Nessa experiência nós nos Nessa experiência nós nos sentimos radicalmente humanos, e sentimos radicalmente humanos, e não conseguimos pensar a felicidade não conseguimos pensar a felicidade e a eternidade senão como e a eternidade senão como prolongamento, de forma infinita, prolongamento, de forma infinita, dessa experiência plena de sentido.dessa experiência plena de sentido.

Page 21: A Espiritualidade pelo Caminho

Só quem tem um encontro Só quem tem um encontro radical de amor com Deus radical de amor com Deus seria capaz de escrever como seria capaz de escrever como João da Cruz. João da Cruz.

“ “Mostra tua face, tua presença!.”Mostra tua face, tua presença!.”

Page 22: A Espiritualidade pelo Caminho

Tais expressões somente são Tais expressões somente são

possíveis numa relação mística de possíveis numa relação mística de eu-tu, onde, por mais que se eu-tu, onde, por mais que se conheça e se ame a pessoa, nunca conheça e se ame a pessoa, nunca seu mistério é desvendado seu mistério é desvendado totalmente. totalmente.

Page 23: A Espiritualidade pelo Caminho

Como tudo está ligado a Como tudo está ligado a

Deus, é a partir de Deus que Deus, é a partir de Deus que encontramos o todo.encontramos o todo.

Page 24: A Espiritualidade pelo Caminho

Deus se espelha no Deus se espelha no universo e penetra no coração de universo e penetra no coração de cada coisa.cada coisa.

O universo e cada coisa se O universo e cada coisa se encontram em Deus.encontram em Deus.

Page 25: A Espiritualidade pelo Caminho

Deus e mundo guardam sua Deus e mundo guardam sua diferença, pois um é Criador e o outro é diferença, pois um é Criador e o outro é criatura. Mas eles se inter-penetram e criatura. Mas eles se inter-penetram e se fazem presentes um ao outro. se fazem presentes um ao outro.

Page 26: A Espiritualidade pelo Caminho

Deus presente em todas as coisas Deus presente em todas as coisas e vice-versa, sem nenhuma e vice-versa, sem nenhuma distância. Ele está na profundidade distância. Ele está na profundidade de nosso coração. * de nosso coração. * Nele nós Nele nós vivemos, vivemos,

* Nele nos movemos, * Nele nos movemos, * Nele nós somos.* Nele nós somos.

Page 27: A Espiritualidade pelo Caminho

Estamos Nele como dentro do ar Estamos Nele como dentro do ar que respiramos.que respiramos.

E Ele está em nós como nossos E Ele está em nós como nossos pulmões vivificados de ar.pulmões vivificados de ar.

Page 28: A Espiritualidade pelo Caminho

Nunca saímos de Deus, nem Nunca saímos de Deus, nem vamos a Deus, porque estamos vamos a Deus, porque estamos sempre dentro de Deus.sempre dentro de Deus.

A tarefa da fé é descobrir esse A tarefa da fé é descobrir esse Deus que está presente em todas as Deus que está presente em todas as coisas, mas oculto sob mil sinais.coisas, mas oculto sob mil sinais.

Page 29: A Espiritualidade pelo Caminho

* O universo é um grande * O universo é um grande

sacramento. * A matéria é sacramento. * A matéria é sagrada. sagrada.

* A natureza é espiritual. * A natureza é espiritual. *** Por quê? *** Por quê? Porque é templo de Deus.Porque é templo de Deus.

Page 30: A Espiritualidade pelo Caminho

Nosso desafio consiste Nosso desafio consiste então em descobrir como então em descobrir como passar da cabeça, onde está a passar da cabeça, onde está a doutrina sobre Deus, para o doutrina sobre Deus, para o coração, onde se encontra a coração, onde se encontra a realidade viva de Deus. Deus realidade viva de Deus. Deus está em nosso coração.está em nosso coração.

Page 31: A Espiritualidade pelo Caminho

“ “Aquele que nós tocamos Aquele que nós tocamos que nossos olhos viramque nossos olhos viram que nossos ouvidos que nossos ouvidos

ouviram, esse nós vos ouviram, esse nós vos comunicamos.”comunicamos.”

O cristianismo ocidental fez essa O cristianismo ocidental fez essa

experiência espiritual que lhe experiência espiritual que lhe possibilitou sintetizar toda a possibilitou sintetizar toda a realidade em Deus.realidade em Deus.

Page 32: A Espiritualidade pelo Caminho

Essa fé deve ser vigorosa Essa fé deve ser vigorosa para poder ver Deus, para poder ver Deus, realmente, em todas as coisas, realmente, em todas as coisas, mesmo nas mais mesmo nas mais contraditórias. contraditórias.

Page 33: A Espiritualidade pelo Caminho

Para quem experimenta Deus em Para quem experimenta Deus em tudo, até a “anti-realidade” não se tudo, até a “anti-realidade” não se encontra fora de Deus, por mais encontra fora de Deus, por mais escandaloso que isso possa parecer.escandaloso que isso possa parecer.

Page 34: A Espiritualidade pelo Caminho

Temos a ver com espiritualidade Temos a ver com espiritualidade

quando quando mergulhamos nessa mergulhamos nessa profundidade de nós mesmosprofundidade de nós mesmos e e experimentamos a realidade como um experimentamos a realidade como um todo. todo.

Page 35: A Espiritualidade pelo Caminho

A espiritualidade A espiritualidade * vive da gratuidade e da * vive da gratuidade e da

disponibilidade, disponibilidade, * vive da capacidade de * vive da capacidade de

enternecimento enternecimento * vive da compaixão, * vive da compaixão, * vive da honradez em face da * vive da honradez em face da

realidaderealidade * vive da escuta da mensagem que * vive da escuta da mensagem que

vem permanente desta realidade. vem permanente desta realidade.

Page 36: A Espiritualidade pelo Caminho

Quebra a relação de posse Quebra a relação de posse das coisas para estabelecer uma das coisas para estabelecer uma relação de comunhão com as relação de comunhão com as coisas. coisas.

Page 37: A Espiritualidade pelo Caminho

Quando estamos no Rio Quando estamos no Rio de Janeiro, diante do mar e das de Janeiro, diante do mar e das ondas grandiosas, não vemos ondas grandiosas, não vemos apenas o mar, vemos a majestade e apenas o mar, vemos a majestade e a imponência. a imponência.

Page 38: A Espiritualidade pelo Caminho

Quando estamos no alto do Quando estamos no alto do Corcovado, vemos a beleza, mais Corcovado, vemos a beleza, mais do que a pedra. A pedra, o mar, a do que a pedra. A pedra, o mar, a natureza, tudo tem mensagens, natureza, tudo tem mensagens, tudo nos fala, e nós, tudo nos fala, e nós, se formos se formos espirituais, podemos escutar, espirituais, podemos escutar, sentir esta grandiosidade.sentir esta grandiosidade.

Page 39: A Espiritualidade pelo Caminho

Quando nos vergamos sobre Quando nos vergamos sobre um recém-nascido, nos um recém-nascido, nos enchemos de enternecimento, enchemos de enternecimento, nos deslumbramos com o nos deslumbramos com o ministério da vida, com o brilho ministério da vida, com o brilho de seu olhar.de seu olhar.

Page 40: A Espiritualidade pelo Caminho

Quando encontramos uma Quando encontramos uma pessoa cuja sabedoria independe pessoa cuja sabedoria independe da cultura acadêmica, nos da cultura acadêmica, nos enchemos de reverência, de enchemos de reverência, de respeito, e queremos escutá-la respeito, e queremos escutá-la atentamente.atentamente.

Page 41: A Espiritualidade pelo Caminho

Desenvolver a Desenvolver a espiritualidade é desenvolver a espiritualidade é desenvolver a nossa capacidade de nossa capacidade de contemplação, de escuta das contemplação, de escuta das mensagens e dos valores que mensagens e dos valores que impregnam o mundo à nossa impregnam o mundo à nossa volta.volta.

Page 42: A Espiritualidade pelo Caminho

Nascimento do filhoNascimento do filho crises profundascrises profundas perda de uma pessoa queridaperda de uma pessoa querida Realização de um sonhoRealização de um sonho amizadeamizade Morte ...Morte ... ......

Page 43: A Espiritualidade pelo Caminho

““Qual o significado disso tudo Qual o significado disso tudo para mim? para mim?

Que coisa, que caminho, que Que coisa, que caminho, que direção essa realidade me quer direção essa realidade me quer mostrar?”mostrar?”