a escolarização no universo literário

9
A escolarização no universo literário: acomodações e transformações. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares [email protected] [email protected]

Upload: patricia-martins

Post on 14-Dec-2014

57 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: A escolarização no universo literário

A escolarização no universo literário: acomodações e transformações.

Maria Lucilena Gonzaga Costa [email protected]@hotmail.com

Page 2: A escolarização no universo literário

Por que a literatura deixou de ser a forma mais difundida de explicação do mundo, do homem, bem como da transmissão de valores?

Problematizando...

Page 3: A escolarização no universo literário

A leitura tornou-se, depois de três séculos, um gesto do olho. Ela não é mais acompanhada, como antes, pelo rumor de uma articulação vocal, nem pelo movimento de manducação muscular. Ler sem pronunciar em voz alta ou à meia-voz é uma experiência “moderna”, desconhecida durante milênios. Antigamente, o leitor interiorizava o texto; ele fazia de sua voz o corpo do outro; ele era, ao mesmo tempo, autor. Hoje o texto não impõe o seu ritmo ao indivíduo, ele não se manifesta mais pela voz do leitor. Essa suspensão do emprego do corpo, condição de sua autonomia, equivale a um distanciamento do texto. Ela é o habeas-corpus do leitor. (Michel de Certeau)

Page 4: A escolarização no universo literário

José de Alencar (Como e Porque sou Romancista)Era eu quem lia para minha boa mãe não somente as cartas e os jornais, como os volumes de uma diminuta livraria romântica formada ao gosto do tempo(...). Lia-se até a hora do chá, e tópicos havia tão interessantes que eu era obrigado à repetição.

Page 5: A escolarização no universo literário

Relação professor x aluno... Vínculo adequado entre professor e aluno, como condição para ensinar algo tão ligado às experiências pessoais quanto a literatura.

Page 6: A escolarização no universo literário

O Ensino literário visto como realidade

• Interação professor x aluno;• Formação do professor;• Preferência do aluno;• Motivação e escolha da obra;• Texto de Prazer x Texto de Fruição;• Estudar a literariedade da obra;• Nível de expectativa x Nível de realização;• Satisfação professor x aluno x obra literária.

Page 7: A escolarização no universo literário

Segundo Regina ZilbermanPara a leitura ser um hábito estável e regular entre pessoas ou grupos de menor poder aquisitivo, é preciso que exista uma literatura popular (existia no passado, primeiramente de modo oral depois escrito)

Page 8: A escolarização no universo literário

Para Nelly Novaes Coelho

Os textos devem atender ao interesse do aluno (ou devemos criar condições para que esse interesse seja despertado); a leitura deve obedecer a um objetivo que, afinal, a transcenda e ilumine a problemática visada como motivação. (Por exemplo, problemática a ser posta, como motivação de um romance romântico: Como eram as relações homem/mulher na sociedade do século XIX? o amor, como era encarado pelos jovens? e pelos os adultos? quais eram as relações entre pais e filhos? quais as semelhanças com os dias de hoje? e as diferenças? etc. São inumeráveis as questões a serem colocadas. Ou então, o tipo de heroísmo... Ou ainda o confronto das maneiras de falar, a linguagem tradicional ou contemporânea, etc.) Quanto ao critério para a seleção das obras, está também ligado à determinação da tal problemática ou motivação. Bem trabalhado, o livro pode ser de autor antigo ou moderno, não importa... a leitura atingirá o objetivo visado.

Page 9: A escolarização no universo literário

Os Benefícios da Literatura...Democratiza o Saber;Dessacraliza Tabus;Desmistifica Valores.