a empreita. a empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes...

7
A empreita

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

115 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: A empreita. A empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes fazer uma grande variedade de “recipientes”. Tais “recipientes”

A empreita

Page 2: A empreita. A empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes fazer uma grande variedade de “recipientes”. Tais “recipientes”

A empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes fazer uma grande variedade de “recipientes”. Tais “recipientes” eram utilizados para armazenar, transportar ou de apoio a algumas atividades. Estão mais ligados a todo o tipo de sementes e grãos secos como os cereais, grãos propriamente ditos, feijões etc., ou ainda para transporte de erva, palha ou forragem, pois alguns tinham dimensões grandes e permitia mesmo o transporte de um peso considerável.

Page 3: A empreita. A empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes fazer uma grande variedade de “recipientes”. Tais “recipientes”

A empreita consiste numa técnica de entrelaçar fibras criando um tipo de tranças espalmadas que depois são cosidas umas às outras para

se obter uma superfície aproveitável. As fibras são retiradas das folhas de uma pequena palmeira espontânea no Algarve que a população

chama de palma.

Page 4: A empreita. A empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes fazer uma grande variedade de “recipientes”. Tais “recipientes”

O exemplar de empreita que vos mostro foi feito pela minha avó e neste caso concreto tem o nome de caparão. Tinha como função receber a farinha resultante do processo de moagem que era feito no seu interior.

Page 5: A empreita. A empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes fazer uma grande variedade de “recipientes”. Tais “recipientes”

A mó no seu interior. Era rodada com uma pega de madeira que era fixada na cavidade mais pequena. Os grãos eram lentamente derramados no centro aberto.

Page 6: A empreita. A empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes fazer uma grande variedade de “recipientes”. Tais “recipientes”

Julgo que a empreita ainda é hoje executada, pois nos mercados podemos ver caparões com grãos secos.

Page 7: A empreita. A empreita era feita manualmente pelas pessoas que viviam no campo, permitindo-lhes fazer uma grande variedade de “recipientes”. Tais “recipientes”

Creio que a empreita era realizada por todo o Algarve, estando obviamente dependente da disponibilidade da palma. No caso concreto dos meus avós, a sua localização situa-se na zona de Alcantarilha – Algarve.